• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rosuvastatina Teva 5 mg comprimidos revestidos por película

Rosuvastatina Teva 10 mg comprimidos revestidos por película Rosuvastatina Teva 20 mg comprimidos revestidos por película Rosuvastatina Teva 40 mg comprimidos revestidos por película Rosuvastatina

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4. Neste folheto:

1. O que é Rosuvastatina Teva e para que é utilizada

2. O que precisa de saber antes de tomar Rosuvastatina Teva 3. Como tomar Rosuvastatina Teva

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Rosuvastatina Teva

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O QUE É ROSUVASTATINA TEVA E PARA QUE É UTILIZADA A rosuvastatina pertence a um grupo de medicamentos chamados estatinas. Foi-lhe prescrita rosuvastatina porque:

- tem níveis de colesterol elevados. Isto significa que está em risco de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Foi-lhe aconselhado tomar rosuvastatina porque a alteração na sua dieta e o aumento do exercício físico não foram suficientes para corrigir os seus valores de colesterol. Deverá continuar a sua dieta de redução do colesterol e o exercício físico enquanto toma

rosuvastatina. Ou

- tem outros fatores que aumentam o seu risco de sofrer um ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral ou problemas de saúde relacionados.

Ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e outros problemas podem ser causados por uma doença chamada aterosclerose.

(2)

A aterosclerose é devida à acumulação de depósitos de gordura nas suas artérias. Porque é importante continuar a tomar Rosuvastatina Teva?

A rosuvastatina é usada para corrigir os níveis de substâncias gordas no sangue, designadas de lípidos, sendo o colesterol o mais comum.

Existem diferentes tipos de colesterol no sangue – o colesterol “mau” (C-LDL) e o colesterol “bom” (C-HDL).

- A rosuvastatina pode reduzir o colesterol “mau” e aumentar o colesterol “bom”.

- Atua ajudando a bloquear a produção corporal do “mau” colesterol. Também melhora a capacidade do corpo em removê-lo do sangue.

Na maioria das pessoas, o colesterol elevado não afeta a forma como se sente porque não produz quaisquer sintomas. No entanto, se não receber tratamento, podem ocorrer

depósitos de gordura nas paredes dos seus vasos sanguíneos provocando o seu estreitamento.

Por vezes, estes vasos sanguíneos estreitos podem ficar bloqueados, o que pode impedir o fornecimento de sangue ao coração ou ao cérebro, conduzindo a um ataque cardíaco ou a um acidente vascular cerebral. Se corrigir os seus valores de colesterol, poderá reduzir o risco de ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral ou de problemas de saúde.

Necessita de continuar a tomar rosuvastatina mesmo tenha reduzido o colesterol para o nível correto, uma vez que evita que os níveis de colesterol aumentem novamente e causem acumulação de depósitos de gordura.

No entanto, deverá parar de tomar rosuvastatina se o seu médico lhe disser para interromper o tratamento ou se engravidar.

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TOMAR ROSUVASTATINA TEVA NÃO tome Rosuvastatina Teva

- se tem alergia à rosuvastatina ou a qualquer outro componente deste medicamento (listados na secção 6). Uma reação alérgica pode incluir erupção na pele, comichão, dificuldade respiratória ou inchaço na face, lábios, garganta ou língua.

- se estiver grávida ou a amamentar. Se engravidar enquanto estiver a tomar

Rosuvastatina Teva, pare imediatamente de o tomar e informe o seu médico. As mulheres deverão evitar engravidar enquanto estiverem a tomar Rosuvastatina Teva, utilizando um método contracetivo adequado.

- se tiver uma doença do fígado. - se tiver doença renal grave.

- se sentir dores musculares frequentes ou inexplicáveis.

- se estiver a tomar uma substância designada de ciclosporina (utilizada, por exemplo, após o transplante de órgãos).

(3)

Se alguma das situações acima descritas se aplica a si consulte novamente o seu médico. Adicionalmente, NÃO tome Rosuvastatina Teva de 40 mg (a dose mais elevada do medicamento):

- se tiver doença renal moderada ( em caso de dúvida, consulte o seu médico). - se a sua glândula tiroide não estiver a funcionar corretamente.

- se sentir dores musculares frequentes ou inexplicáveis, antecedentes pessoais ou familiares de doença muscular, ou antecedentes de doença muscular associados à administração de outros medicamentos de redução do colesterol.

- se bebe regularmente grandes quantidades de álcool

- se é de origem asiática (Japonesa, Chinesa, Filipina, Vietnamita, Coreana ou Indiana) - se tomar outros medicamentos designados de fibratos para reduzir os níveis de colesterol.

Se alguma das situações acima descritas se aplica a si (ou em caso de dúvida), consulte novamente o seu médico.

Advertências e Precauções

Enquanto estiver a tomar este medicamento o seu médico irá avaliar de perto se tem diabetes ou está em risco de vir a ter diabetes. Estará em risco de vir a ter diabetes se tem níveis elevados de açúcar e gorduras no sangue, excesso de peso ou pressão arterial elevada.

Antes do tratamento com Rosuvastatina Teva, informe o seu médico: - se tiver doença renal

- se tiver doença hepática

- se sentir dores musculares frequentes ou inexplicáveis, se tem antecedentes pessoais ou familiares de doença muscular ou antecedentes de doença muscular associada à

administração de outros medicamentos para redução do colesterol. Contacte

imediatamente o seu médico se sentir dores musculares inexplicáveis, especialmente se não se sentir bem ou se tiver febre.

Informe o seu médico imediatamente se tiver dores musculares inexplicáveis ou dores especialmente se não se sentir bem ou tiver febre.

- Se estiver a tomar ou tiver tomado nos últimos 7 dias um medicamento chamado ácido fusídico (um medicamento para infecções bacterianas) por via oral ou por injeção. A combinação de ácido fusídico e Rosuvastatina Teva pode originar problemas musculares graves (rabdomiólise).

-se bebe regularmente grandes quantidades de álcool.

-se a sua glândula tiróide não estiver a funcionar corretamente.

- se estiver a tomar outros medicamentos designados de fibratos para reduzir o seu nível de colesterol. Leia atentamente este folheto, mesmo que já tenha tomado outros

medicamentos para o tratamento do colesterol elevado.

- se estiver a tomar substâncias para combater a infeção pelo VIH, por ex., ritonavir com lopinavir e/ou atazanavir, ver Outros medicamentos e Rosuvastatina Teva.

(4)

- se sofrer de insuficiência respiratória grave.

- se tiver realizado um teste sanguíneo e os seus níveis de glucose (açúcar) em jejum se encontram acima da média (entre 5,6 e 6,9 mmol/L).

- se o doente tiver idade inferior a 10 anos: Rosuvastatina Teva não deverá ser administrado a crianças com idade inferior a 10 anos.

- se o doente tiver idade inferior a 18 anos: Rosuvastatina Teva 40 mg não é adequada para utilização em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos.

- se tem idade superior a 70 anos (uma vez que é necessário que o seu médico escolha a dose inicial de Rosuvastatina Teva mais adequada para si).

- se é de ascendência asiática - ou seja, Japonesa, Chinesa, Filipina, Vietnamita, Coreana e Indiana. É necessário que o seu médico escolha a dose inicial de Rosuvastatina Teva mais adequada para si.

- se for hospitalizado ou receber tratamento para outra doença. Informe o pessoal médico de que está a tomar Rosuvastatina Teva.

Se algum dos casos for o seu (ou se tiver dúvidas):

- Não tome Rosuvastatina Teva de 40 mg (a dose mais elevada do medicamento) e confirme com o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar qualquer uma das doses de Rosuvastatina Teva.

Num número reduzido de pessoas, a rosuvastatina pode afetar o fígado. Esta situação é identificada através da realização de um teste simples para detetar o aumento dos níveis das enzimas hepáticas no sangue. Por este motivo, o seu médico pedirá esta análise ao sangue (teste de função hepática) antes e durante o tratamento com Rosuvastatina Teva. Crianças e adolescentes

Crianças com menos de 10 anos

Rosuvastatina não deve ser utilizada por crianças com menos de 10 anos. Crianças e adolescentes com idades entre 10 e 18 ano

Rosuvastatina Teva 40 mg não deve ser utilizada por crianças com idade entre os 10 e os 18 anos.

Outros medicamentos e Rosuvastatina Teva

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou se vier a outros medicamentos.

Informe o seu médico especialmente se estiver a tomar alguma das seguintes substâncias: - ciclosporina (utilizada, por exemplo, após o transplante de órgãos),

- varfarina (ou quaisquer outras substâncias utilizadas para diminuir a viscosidade sanguínea),

- fibratos (utilizados para reduzir os níveis de colesterol, tais como gemfibrozil,

fenofibrato) ou quaisquer outras substâncias utilizadas para reduzir os níveis de colesterol (tal como a ezetimiba),

- substâncias utilizadas para tratar a indigestão (para neutralizar a acidez no seu estômago),

(5)

- contracetivos orais (a pílula),

- terapêutica hormonal de substituição,

- ritonavir com lopinavir e/ou atazanavir (utilizadas para combater a infeção pelo VIH – ver secção Advertências e precauções).

- Se precisar de tomar ácido fusídico oral para o tratamento de uma infecção bacteriana terá que temporariamente parar de tomar este medicamento. O seu médico irá dizer-lhe quando é seguro reiniciar Rosuvastatina Teva. Tomar Rosuvastatina Teva com ácido fusídico pode provocar, raramente, fraqueza muscular, sensibilidade ou dor

(rabdomiólise). Ver mais informações sobre rabdomiólise no ponto 4.

Os efeitos das substâncias acima descritas podem ser alterados pela Rosuvastatina Teva ou podem alterar o efeito de Rosuvastatina Teva.

Ao tomar Rosuvastatina Teva com alimentos e bebidas alcoólicas Rosuvastatina Teva pode ser tomada com ou sem alimentos. Gravidez e aleitamento

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico para aconselhamento antes de tomar este medicamento. Não tome Rosuvastatina Teva se estiver grávida ou a amamentar. Se engravidar enquanto estiver a tomar Rosuvastatina Teva pare imediatamente de o tomar e informe o seu médico. As mulheres devem evitar engravidar enquanto tomam Rosuvastatina Teva utilizando um método contracetivo adequado.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas

A maioria das pessoas pode conduzir veículos e utilizar máquinas enquanto toma Rosuvastatina Teva – tal não afetará a sua capacidade. No entanto, algumas pessoas poderão sentir tonturas durante o tratamento com Rosuvastatina Teva. Se tal ocorrer, consulte o seu médico antes de tentar conduzir ou utilizar quaisquer ferramentas ou máquinas.

Rosuvastatina Teva contém lactose, amarelo de sunset e carmosina

Doentes com intolerância à lactose (açúcar do leite) deverá ter em conta que a Rosuvastatina Teva comprimidos revestidos por película contém uma pequena

quantidade de lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem alguma intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

O revestimento do comprimido de 5 mg contém amarelo sunset FCF (E110) e o revestimento dos comprimidos de 10 mg, 20 mg e 40 mg contém carmosina (E122). Estes corantes podem causar reações alérgicas.

(6)

Tome este medicamento sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose diária habitual é de uma toma por dia, com ou sem alimentos. Tome a dose recomendada com um pouco de água.

Dose inicial

O seu tratamento com Rosuvastatina Teva deve ser iniciado com a dose de 5 mg ou de 10 mg, mesmo que anteriormente tenha tomado uma dose mais elevada de uma substância diferente utilizada para a redução do colesterol. A escolha da sua dose inicial irá

depender:

- dos seus valores de colesterol.

- do nível de risco de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. - se tem ou não um fator que o torne mais suscetível aos possíveis efeitos secundários. Confirme com o seu médico ou farmacêutico qual a dose inicial de Rosuvastatina Teva mais adequada para si.

O seu médico poderá decidir prescrever-lhe a dose mais baixa (5 mg):

- se é de origem asiática (Japonesa, Chinesa, Filipina, Vietnamita, Coreana ou Indiana). - se tem idade superior a 70 anos.

- se tem doença renal moderada.

- se está em risco de ter dores musculares. Aumento da dose e dose máxima diária

O seu médico poderá decidir aumentar a sua dose para que a quantidade de Rosuvastatina Teva seja adequada para si. Se iniciou o tratamento com a dose de 5 mg, o seu médico poderá decidir duplicar a dose para 10 mg, posteriormente para 20 mg e em seguida, para 40 mg se necessário. Se iniciou o tratamento com a dose de 10 mg, o seu médico poderá decidir duplicar a dose para 20 mg e posteriormente para 40 mg se necessário. O ajuste de cada dose será feito em intervalos de 4 semanas.

A dose máxima diária de Rosuvastatina Teva de 40 mg sendo apenas prescrita a doentes com valores de colesterol elevados e com risco elevado de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, cujos valores de colesterol não diminuíram o suficiente com a dose de 20 mg.

Doses habituais em crianças com idades entre os 10 e 17 anos

A dose habitual inicial é de 5 mg. O seu médico poderá aumentar a dose para determinar a quantidade de Rosuvastatina Teva adequada para si. A dose diária máxima é de 20 mg. Tome a sua dose uma vez por dia. Rosuvastatina Teva 40 mg não deve ser utilizado em crianças.

Tomar os seus comprimidos

Ingerir o comprimido inteiro com água. Não mastigar.

(7)

Tente tomar o comprimido à mesma hora do dia de forma a ajudá- lo (a) a lembrar-se de o tomar.

Controlo regular do colesterol

É importante consultar novamente o médico para que seja feito um controlo regular do seu colesterol, de forma a assegurar que o seu colesterol atingiu e se mantém num nível correto.

O seu médico poderá decidir aumentar a sua dose para que a quantidade de Rosuvastatina Teva adequada para si.

Se tomar mais Rosuvastatina Teva do que deveria

Contacte o seu médico ou a unidade hospitalar mais próxima para aconselhamento e não se esqueça de levar o medicamento consigo.

Caso se tenha esquecido de tomar Rosuvastatina Teva

Se se esquecer de tomar uma dose, não se preocupe, mas tome a próxima dose o mais rapidamente possível. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose não tome a dose esquecida e continue com o seu esquema posológico normal. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Rosuvastatina Teva

Esta decisão deverá apenas ser tomada com o consentimento do médico uma vez que é provável que os seus níveis de colesterol aumentem com a interrupção de Rosuvastatina Teva.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Tal como todos os medicamentos, Rosuvastatina Teva pode causar efeitos secundários; no entanto, estes não se manifestam em todas as pessoas.

Se tiver quaisquer efeitos secundários incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Pare de tomar Rosuvastatina Teva e procure imediatamente ajuda médica se tiver alguma das seguintes reações alérgicas:

- dificuldade em respirar, com ou sem inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta. - inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta, podendo causar dificuldade em engolir - comichão grave na pele (com pápulas).

(8)

se tiver alguma dor muscular invulgar que se prolongue mais do que o esperado. Tal como com outros medicamentos destinados à redução do colesterol, um número muito reduzido de pessoas poderá sentir efeitos musculares secundários que, raramente, resultam na destruição muscular potencialmente fatal conhecida como rabdomiólise. Frequentes podem afetar até 1 em 10 pessoas:

- dor de cabeça - tonturas - prisão de ventre - náusea - dor de estômago - dor muscular

- Diabetes. É mais provável ter diabetes se tiver níveis elevados de açúcar e gorduras no sangue, excesso de peso ou pressão arterial elevada. O seu médico irá avaliar se tem diabetes enquanto estiver a tomar este medicamento.

- sensação de fraqueza.

Pouco Frequentes: podem afetar até uma 1 em 100 pessoas: - erupção na pele, comichão e sensação de picadas (urticária). Raros: podem afetar até uma 1 em 1000 pessoas:

- contagem de plaquetas baixa (trombocitopénia)

- dor de estômago grave (causada pela inflamação do pâncreas)

- lesões musculares – como medida de precaução, pare de tomar Rosuvastatina Teva e informe imediatamente o seu médico se tiver alguma dor muscular invulgar que se prolongue mais do que o esperado.

- reação alérgica grave – os sintomas incluem inchaço da face, lábios, língua e/ou

garganta, dificuldade em engolir e em respirar, comichão grave na pele (com pápulas). Se pensa que está a ter uma reação alérgica, pare de tomar Rosuvastatina Teva e procure imediatamente ajuda médica.

- aumento das enzimas hepáticas no sangue.

Muito Raros: podem afetar até uma 1 em 10 000 pessoas: - lesão dos nervos das pernas e braços (dormência) - perda de memória

- vestígios de sangue na urina - dor nas articulações

- amarelecimento da pele e da conjuntiva ocular (icterícia) - inflamação do fígado

- ginecomastia (aumento da mama no homem)

(9)

- diarreia

- doença grave que causa bolhas na pele, boca, olhos e genitais, conhecida como síndrome de Stevens-Johnson

- perturbações do sono, incluindo insónia e pesadelos - dificuldades sexuais

- depressão

- problemas respiratórios, incluindo tosse persistente e/ou respiração ofegante ou febre -edema (inchaço)

- lesões nos tendões

- fraqueza muscular que é constante

É possível verificar-se um aumento dos níveis de proteínas na urina ao tomar

Rosuvastatina Teva 40 mg – normalmente regressam ao normal por si só, sem que seja necessário interromper o tratamento com os comprimidos de Rosuvastatina Teva (apenas com Rosuvastatina Teva 40 mg).

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 73 73

Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) Fax: +351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

5. COMO CONSERVAR ROSUVASTATINA TEVA Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Rosuvastatina Teva, 5 mg: Não conservar acima de 25ºC.

Rosuvastatina Teva, 10 mg, 20 mg e 40 mg: Não conservar acima de 30ºC.

(10)

Não utilize Rosuvastatina Teva após o prazo de validade impresso no blister e na embalagem exterior após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Rosuvastatina Teva

A substância ativa é a rosuvastatina (sob a forma de rosuvastatina cálcica). Cada comprimido de Rosuvastatina Teva contém 5 mg, 10 mg, 20 mg ou 40 mg de rosuvastatina (sob a forma de rosuvastatina cálcica).

Os outros componentes são: Núcleo:

Celulose microcristalina (Avicel PH-112) Crospovidona (Tipo A) (Kollidon CL) Lactose anidra

Povidona (PVP K-30)

Estearil fumarato de sódio (PRUV) Revestimento:

Rosuvastatina Teva, 5 mg: Opadry II 85F23426 Laranja

Álcool polivinílico – parcialmente hidrolisado Dióxido de titânio (E171)

Macrogol 3350 (polietileno glicol) Talco (E553b)

Óxido de ferro amarelo (E172) Óxido de ferro preto (E 172)

Amarelo sunset FCF (E110, FD&C amarelo # 6) Rosuvastatina Teva, 10 mg, 20 mg e 40 mg: Opadry II 85F24155 Rosa

Álcool polivinílico – parcialmente hidrolisado Dióxido de titânio (E171)

Macrogol 3350 (polietileno glicol) Talco (E553b)

Óxido de ferro amarelo (E172) Óxido de ferro vermelho (E 172) Carmosina (E122, laca de alumínio)

(11)

Qual o aspeto de Rosuvastatina Teva e conteúdo da embalagem

Rosuvastatina Teva, 5 mg: comprimidos revestidos por película cor-de-laranja, redondos, convexos (padrão), gravados com “N” num dos lados e “5” no outro lado do comprimido. Rosuvastatina Teva, 10 mg: comprimidos revestidos por película de cor-de-rosa claro a cor-de-rosa, redondos, convexos (padrão), gravados com “N” num dos lados e “10” no outro lado do comprimido.

Rosuvastatina Teva, 20 mg: comprimidos revestidos por película de cor-de-rosa claro a cor-de-rosa, redondos, convexos (padrão), gravados com “N” num dos lados e “20” no outro lado do comprimido.

Rosuvastatina Teva, 40 mg: comprimidos revestidos por película, de cor-de-rosa claro a cor-de-rosa, ovais, gravados com “N” num dos lados e “40” no outro lado do

comprimido.

Rosuvastatina Teva encontra-se disponível em embalagens com blisters de 14, 14x1, 15, 15x1, 20, 20x1, 28, 28x1, 30, 30x1, 56, 56x1, 60, 60x1, 90, 90x1, 98, 98x1 e 100x1 comprimidos revestidos por película.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante: Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Teva Pharma – Produtos Farmacêuticos Lda. Lagoas Park,

Edifício 5A, Piso 2, 2740-245 Porto Salvo Portugal

Fabricante:

TEVA Pharmaceutical Works Private Limited Company, Debrecen, Hungria TEVA Pharmaceutical Works Private Limited Company, Gödöllő, Hungria TEVA UK Ltd, Eastbourne, Reino Unido

Pharmachemie B.V., Haarlem, Holanda

Teva Czech Industries s.r.o., Opava-Komárov, República Checa

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes designações:

Áustria - Rosuvastatin Teva 5 mg, 10 mg, 20 mg & 40 mg Filmtabletten Bulgária - Rosuvanor Teva 10 mg & 20 mg film-coated tablets

República Checa - Rosuvastatin Teva 10 mg, 20 mg & 40 mg Dinamarca - Rosuvastatin Teva

(12)

Finlândia - Rosuvastatin Teva 5 mg, 10 mg, 20 mg & 40 mg tabletti, kalvopäällysteinen Hungria - Rosuvastatin Teva 5 mg, 10 mg, 20 mg & 40 mg filmtabletta

Irlanda - Rosuvastatin Teva 5 mg, 10 mg, 20 mg & 40 mg film-coated tablets Letónia - Rosuvastatin Teva 10 mg &20 mg apvalkotās tabletes

Lituânia - Rosuvastatin Teva 10 mg & 20 mg plevele dengtos tabletes Polónia - Rosuvastatin Teva

Portugal - Rosuvastatina Teva 5 mg, 10 mg, 20 mg & 40 mg film-coated tablets Roménia - Rosuvastatin Teva 10 mg, 20 mg & 40 mg Comprimate filmate Eslovaquia - Rosuvastatin Teva 5 mg, 10 mg & 20 mg

Eslovénia - Rosuvastatin Teva 5 mg, 10 mg, 20 mg & 40 mg filmsko obložene tablete Espanha - Rosuvastatina Belmac 5 mg, 10 mg, 20 mg & 40 mg comprimidos recubiertos con película EFG

Referências

Documentos relacionados

Os trabalhos de fortificação estenderam-se ainda à escavação de fossos que reforçam a defesa do povoado a nascente, em frente ao torreão, e a norte. Neste

Aquilo que chamamos de muitos nomes- esquizo-análise, micropolítica, pragmática, diagramatismo, rizomática, cartografia- tem apenas como objeto o estudo dessas linhas,

Trabalha-se com a hipótese de que a inserção da rodovia BR 386 alterou os padrões espaciais através dos quais se efetiva a expansão urbana modificando a

- N.S.A.: Não especificadas de outro modo; Nch - Norma chilena; NO(A)EC - Concentração máxima que não éobservado nenhum efeito (adverso); NO(A)EL - Nivel máximo que

“Mas temos outro risco, o jurídico, para o qual ainda não atingimos níveis adequados de controle, porque ele nasce, muitas vezes, de demandas inesperadas e infundadas que não

A Figura 4 mostra que o comportamento da evapotranspiração real e da evapotranspiração de referência do clone de café Conilon (Vitória 2 Precoce) foi semelhante ao saldo de

Objetiva-se promover no aluno a habilidade de localizar, seqüenciar, observar, relacionar, comparar textos em diferentes linguagens, essenciais para a comunicação

Para que ocorra o Atendimento Técnico não serão aceitos recibos, cupons, bilhetes, declarações, e- mails e afins; somente a cópia da Nota Fiscal será válida;