• Nenhum resultado encontrado

PARA QUEM? PARA QUÊ? São objectivos do CURTAS QUE PREVINEM:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARA QUEM? PARA QUÊ? São objectivos do CURTAS QUE PREVINEM:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O Programa CURTAS QUE PREVINEM destina-se a todos os Jovens que queiram, individualmente ou em grupo, realizar uma Curta-Metragem no âmbito dos temas propostos. É um Programa preparado para os Jovens que pensam ter uma mensagem a passar à Sociedade e aos outros Jovens.

Os materiais de Filmagem serão dos próprios concorrentes. Os participantes poderão ter ou não experiência na área da Realização cinematográfica.

São objectivos do CURTAS QUE PREVINEM:

 Sensibilizar os Jovens para os fenómenos sociais emergentes dos consumos de Droga e Álcool, da violência dos comportamentos de risco para a saúde e da gravidez precoce.

 Apoiar Jovens realizadores Nacionais na realização de Curtas-metragens experimentais.

 Conceber material de apoio à realização de Palestras na área da Prevenção aos comportamentos sociais de risco.

(2)

Não existe, no CURTAS QUE PREVINEM, processo de selecção na participação. Os filmes recepcionados serão todos avaliados pelo Júri Nacional.

São encontrados três Premiados no Concurso em cada uma das quatro categorias:

1. Sensibilização às problemáticas sociais dos consumos (Drogas e Álcool);

2. Sensibilização aos actos de violência;

3. Sensibilização à prevenção de comportamentos de risco para a saúde;

4. Problemáticas da gravidez precoce.

O CURTAS QUE PREVINEM é um Programa de realização de pequenos filmes, Curtas-metragens, com duração entre 15 e 30 minutos, de teor educativo, em quatro áreas de realização:

5. Sensibilização às problemáticas sociais dos consumos (Drogas e Álcool);

6. Sensibilização aos actos de violência;

7. Sensibilização à prevenção de comportamentos de risco para a saúde;

8. Problemáticas da gravidez precoce.

As Curtas-metragens serão avaliadas por um Júri Nacional, que seleciona 3 filmes em cada um das quatro categorias, presentes em Festival Nacional que depois circulará por todas as Províncias, com Programa de Palestras associado. Os autores dos Filmes premiados receberão Prémios em valores monetários a definir e publicar com o Regulamento do Concurso.

(3)

Os Jovens acedem ao Regulamento no site da Juventude Angolana (www.juventudeangolana.org), devendo seguir as respectivas instruções.

Fase 1 – Divulgação do Regulamento do Concurso, com definição das datas de concurso.

Fase 2 – Recepção das Curtas-metragens e selecção, pelo Júri Nacional, de 12 Curtas, 4 em cada categoria, que serão premiadas.

Fase 3 – Realização do “Festival Nacional de Curtas”. Fase 4 – Digressão das Curtas-metragens por todo o País, com exibição e Palestra gerida por Técnicos devidamente credenciados e previamente preparados para desenvolver os debates formativos.

O MINJUD possui uma linha de apoio aos Programas da Juventude que os Jovens podem utilizar em casos de dúvidas, através do número de telefone 947 844 432.

Mantém-te actualizado em www.juventudeangolana.org!

PROP

2014-2015

INFRAESTUTURAS FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO CRÉDITO JOVEM APOIOS INDIRECTOS

COMO ACEDER?

“CURTAS QUE PREVINEM”

CURTAS-METRAGENS

(4)

Os calendários das várias fases do CURTAS QUE PREVINEM serão divulgados brevemente no site.

O Festival Nacional de Curtas deverá ocorrer em Abril de 2015, enquadrado no mês da Juventude.

Após o Festival, conhecidos os 12 filmes vencedores, tem início a digressão dos Filmes e respectivas Palestras por todo o País, iniciando-se o processo pelas Escolas de Ensino Médio, a partir do início do próximo ano lectivo.

O PROP 2014-2015 é o Programa Operacional 2014-2015 do PNADEJ 2014-2017 (Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 2014-2017).

É o documento que estabelece as linhas de actuação do Programa de Governação do Executivo Angolano para o Sector da Juventude, para o biénio 2014/2015.

Pretende-se, com o PROP 2014-2015, dinamizar a implementação de algumas acções do PNADEJ 2014-2017, com impacto directo e imediato na melhoria da qualidade de vida dos Jovens angolanos.

(5)

Os Jovens Concorrentes ao CURTAS QUE PREVINEM comprometem-se a ceder os direitos de autor das Curtas-Metragens que produziram.

O MINJUD divulga o Concurso pelas vias de comunicação criadas para o PROP 2014-2015, elege o Júri Nacional que avalia as Curtas-metragens a concurso e agiliza o espaço e a logística para a organização da Gala Nacional de Curtas. O Fundo de Apoio Social patrocina o valor dos Prémios para os Filmes vencedores, subsidia a Formação Especializada dos Técnicos que dirigem as Palestras e custeia as digressões dos Filmes e o acompanhamento dos Técnicos nas Palestras. A Plurália procede a selecção de Jovens licenciados que sejam animadores das Palestras e procede à Formação Especializada dos Jovens Técnicos para as dirigirem.

QUE COMPROMISSOS?

O PROP 2014-2015 tem que ir ao encontro dos Jovens, ali onde eles estão, de levar o negócio

(6)

São beneficiários do Programa, de forma directa, os Jovens vencedores do Festival Nacional de Curtas e os Jovens Licenciados que serão formados como Técnicos para a orientação das Palestras.

Estima-se que sejam beneficiários indirectos do CURTAS QUE PREVINEM 75% dos Jovens que frequentam o Ensino Médio e/ou são Membros de Associações Juvenis, que serão alvo da exibição das Curtas-metragens e Palestras sequentes.

QUE IMPACTO?

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

PROP 2014-2015

PROGRAMA DE OPERACIONALIZAÇÃO DO

PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA JUVENTUDE 2014-2017

ENTIDADE PARCEIRA

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

“CURTAS QUE PREVINEM”

CURTAS-METRAGENS

(7)

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Fonte: Distrito Sanitário Bandeira.. Sífilis Doenças Transmissíveis: Sífilis Congênita Sífilis Congênita 2018 2019 1º sem 2020. Nº de casos notificados

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

De acordo com as políticas e pesquisa e extensão, pretende-se ao longo desta atualização do Curso de Engenharia de Computação, fortalecer as atividades de pesquisa executadas

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,