• Nenhum resultado encontrado

Depressão na Gravidez

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Depressão na Gravidez"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

De

Depressão na

Gravidez

Um relato de uma mulher com Depressão na Gravidez

O E-mail enviado por Gabriela, uma mulher que teve depressão durante a Gravidez e as respostas de apoio e ajudar à essa mulher.

(2)

1

Depressão na Gravidez

Parabéns! Quantas pessoas já te felicitaram pela tua gravidez? Você sorrir, faz até de conta que estar feliz, mas a verdade é que não está nada bem, uma tristeza profunda tomou conta de você.

A depressão na gravidez é uma realidade para cerca de 10% das mulheres que engravidam, a questão é que muitas destas mulheres se sentem incompreendidas e solitárias, pois na maioria das vezes as pessoas esperam festa e euforia por parte da “mãe”, que está passando por esta experiência.

Há algum tempo atrás escrevi um e-book intitulado: Vencendo a

Depressão, ele conta de uma experiência vivida por mim, frente a esta enfermidade e fala de uma atitude que tomei para me livrar desta doença. Até o momento (nov/2015) mais de 2500 pessoas buscaram baixar este livro. Dentre estas pessoas que escreveram, algumas delas estavam grávidas.

Eu li suas histórias e principalmente procurei apoia-las neste momento tão difícil. Estas mulheres me autorizaram a transcrever seus textos, então eu mudei o nome e outras informações para preservar a identidade das mesmas.

E hoje eu quero compartilhar a história de uma delas, que hoje eu irei chamar de Gabriela, veja o que ela escreveu:

(3)

2

Joazi

Vim com o meu príncipe encantado para a China. Aqui eu fico sozinha a maior parte do tempo e para completar estou grávida. Meu esposo sai para trabalhar e volta só à noite, ele não tem sido muito

companheiro.

Minha mãe está longe, ela pergunta se está tudo bem, eu digo que está, mas não está nada bem, a solidão tá pra me deixar doida. Ninguém fala o meu idioma. Só o meu esposo e por quase não ter contato com ninguém, não consigo aprender este novo idioma. A única coisa que ainda me alegra é quando falo com alguém pela internet lá de São Paulo.

Mas o grande problema é que eu não durmo, porque os meus

pensamentos não param, penso que ninguém liga para mim, ninguém se importa comigo, que vão me achar morta sozinha neste

apartamento. Que de uma hora para outra eu vou começar a sangrar e vou acabar morrendo.

Também tenho um cansaço crônico, eu não tenho animo para fazer nada a não ser em pensar em coisas horríveis, para mim e para meu filho.

(4)

3

Semana que vem eu vou voltar para o Brasil para ter esta criança lá,

preciso ir logo, senão não permitirão mais a minha viagem, estou com medo de viajar e morrer durante o voo. Mas também não quero mais ficar aqui.

Parece que eu sou culpada por tudo isso, por engravidar, por vim parar neste lugar tão distante da minha família, parece que eu mereço

mesmo morrer.

O que eu faço para vencer tudo isso, ajuda-me. Gabriela,

Minha Resposta para este Email

Querida Gabriela,

A solidão tem te incomodado e a gravidez acabou por se tornar um fardo para ti, mas o que percebo no seu email é que você perdeu a esperança.

(5)

4

Quando mantemo-nos esperançosos, mantemo-nos vivos. Quando deixamos de ter esperança, morremos por dentro. E infelizmente isso aconteceu com você.

O Seu príncipe conseguiu lhe convencer a deixar toda a sua família, amigos e seu país para viver com ele, como nos contos de fadas, uma linda de história de amor a sós. Seu espírito aventureiro estava

queimando dentro de você.

Você falou com todo mundo a sua volta da loucura de amor que você faria com o seu amado. Alguns te alertaram se não seria precipitado tomar tal atitude, outros e outras te apoiaram e outras queriam estar, literalmente, no seu lugar.

Você viajou e o príncipe nem sapo virou, pois o sapo ainda canta a noite, mas seu parceiro ficou mudo, sem ser um verdadeiro

companheiro. (A verdade que muitas mulheres se queixam desta

situação na gravidez. Vocês mais do que nunca precisam de atenção neste período e infelizmente os homens somem nestes momentos, ou seguem com as suas rotinas, como se nada estivesse acontecendo, minha esposa chamou minha atenção quanto a isto, não é que eu cheguei a sumir, é porque eu queria fazer de conta que estava tudo bem, queria passar uma imagem de segurança, por isso foi importante ela abrir a boca e me dizer que tal atitude estava passando uma ideia de que eu não estava dando importância para aquele momento).

E para completar o caso você fica grávida, sua mãe liga e pergunta se está tudo bem, e você diz que está, mas não está nada bem. Sua esperança de um grande amor foi embora, sua esperança de uma grande aventura em outro país se desfez, você quer voltar mais está com medo.

(6)

5

Deixa eu te dizer, este lugar se tornou uma prisão para você, e o pior é que a cela onde você estar é uma solitária. E nesta prisão você só consegue enxergar os muros, você só consegue ver medo, solidão e desespero, ao ponto de teus pensamentos te deixarem agitada, porque você só pensa o pior.

Mas eu quero te dizer que todos nós lutamos e sofremos de vez em quando, todos nós desejamos coisas melhores que às vezes não

alcançamos e todos nós temos sonhos que não se realizam. Ou seja, a vida é incerta para todos, por isso precisamos de esperança, para nos arriscar. A mesma esperança que te fez encarar toda esta aventura, precisa iluminar teu coração novamente.

Por isso te digo, não olhe mais para os muros desta prisão, isso te enfraquece, olhe para o céu, olhe para as estrelas. Você não precisa ser prisioneira desta cadeia, você pode derrubar estes muros mentais com esperança.

(quando estamos deprimidos não conseguimos olhar para o futuro, olhamos apenas para o passado, para o sofrimento, para angustia, para a falta de ânimo e para o sentimento de impotência, que nos faz sentir

(7)

6

que está situação nunca vai passar, mas precisamos olhar para o outro

lado, tirar os olhos da lama e olhar para as estrelas)

Quantos como você levantaram muros como os teus. Muros que aprisionam, como o daquela menina que sabota todos os seus relacionamentos porque foi agredida antes por um namorado, ela levantou verdadeiras muralhas que impedem de seus relacionamentos de darem certo. É aquela pessoa que não pode fazer um curso superior porque ninguém na sua família ainda fez, por isso, ele levantou muros que gritam que ele também não pode. E se ele continuar ouvindo estes muros ele não poderá mesmo.

Todavia preciso te convidar a acreditar que a vida pode ser diferente, que você não irá morrer, que você chegará com saúde no Brasil, que seu filho nascerá saudável e que você poderá recomeçar na sua terra natal.

O espirito aventureiro que está dentro de você precisa ser despertado, você precisa se arriscar, mas na esperança de que as coisas vão dá certo, na expectativa de que coisas boas irão acontecer. Por isso eu te convido para que a partir de agora você crie uma expectativa positiva de você mesma.

(8)

7

Para você ter ideia de como a expectativa tem um poder imenso sobre nós, vou te contar uma história:

Certo dia um homem estava viajando escondido em trens de cargas no EUA, sendo que numa noite ele entrou num vagão coberto e fechou a porta a pós si, com as arrancadas do trem as portas se fecharam literalmente e ele ficou preso dentro do vagão.

Com o tempo ele percebeu que dentro do vagão estava frio e que não havia nenhuma fresta de luz, o que o levou a concluir que ele estava dentro de um vagão frigorifico.

Ele deve ter gritado por socorro, ele deve ter esmurrado a porta, mas ninguém percebeu que ele estava dentro daquele vagão. Por fim, o homem desistiu de lutar, ele encolheu-se em um dos cantos do vagão, tremendo de frio.

Pela manhã, um técnico de manutenção da ferrovia, abriu aquele vagão frigorifico e achou o viajante morto. Pelo que parece ele foi congelado até a morte.

Mas o motivo da chegado do técnico foi que a unidade de

(9)

8

nem chegou a 18° graus durante a noite, ou seja, não era frio o

bastante para matar um homem. Então por que ele morreu? Porque ele esperava congelar até a morte.

O ponto principal é que nossas expectativas causa um impacto em nossa realidade e criam profecias autorrealizadoras como resultado. Tanto bons como ruins.

Mas agora tome cuidado, alguns tomam essa noção de esperança positiva como um segredo maravilhoso do cosmo, mas não é bem assim. Esta ideia de que se eu mudar meus pensamentos posso ter tudo não é toda a verdade. Não tenho tempo agora para explicar com detalhes esta situação, talvez em outra oportunidade, mas uma coisa é certa:

Você conhece alguém que tinha uma forte esperança em emagrecer (ela sonhava emagrecer, ela se via magra), mas infelizmente ela não obteve sucesso. Ou outra pessoa, que fez juras de que iria mudar, que iria ser melhor, que iria controlar os seus impulso, mas não mudou, poiser, foi uma falsa esperança, foi uma esperança que não se arriscar, que não pega um avião, por temer o pior, que não quer fica do lado de seu príncipe por que ele nunca mais pode ser companheiro.

Não posso tomar a decisão por você, mas tentei neste e-mail te dá uma direção, pois com toda certeza ai no seu coração você sabe que

decisão tomar. Você só está com medo de tomar esta decisão. Na paz dAquele que nos dá esperança,

Joazi.

Resposta de Gabriela para o meu E-mail Joazi,

Eu nem pensava em ter a sua resposta, você não imagina como fiquei feliz em receber o seu email, pois fazia tempo que eu não recebia o email de uma pessoa.

(10)

9

Li e reli várias vezes o seu email e percebi mesmo que eu precisava de

esperança.

Mas eu nunca conseguia perceber esperança em nada que eu

pudesse fazer, depois de um tempo aqui, eu sempre esperei o pior em tudo, mas depois do seu email comecei a pensar no Brasil, lembrei da minha infância, do meu povo e um desejo profundo tomou conta de mim, comecei a sonhar voltando para o Brasil, vendo a minha mãe, meus amigos e meu filho sorrindo no verde do park da minha rua. Há vida na minha volta para o Brasil, esta é minha decisão, eu vou voltar e vou ser muito feliz, falei desta minha decisão para o meu

namorado, ele decidiu voltar também, ele não aguenta mais este lugar.

Minha passagem já está comprada a dele não, eu vou na frente e ele vem atrás, mas uma coisa é certa, vamos embora deste lugar para sermos felizes.

Nunca li algo como o que você escreveu, não foi nada de clichês, gostaria de saber porque esta ideia de mudança dos pensamentos pode me dá o quiser, não é toda a verdade, tem grandes escritores falando isso.

(11)

10

Muito obrigada viu,

Gabriela.

Recebi ainda alguns E-mails de Gabriela, Sua viagem para o Brasil foi tranquila, ela esperava que o seu namorado retornasse também, mas ele não voltou, seu filho estava bem e iria nascer nov/2015, ela disse que o Brasil curou ela, ela não quer ficar longe da sua família de novo.

Ao ler esta história eu gostaria que você entendesse que não é a única a passar por isso, o período da gravidez mexe com os hormônios das mulheres, elas se tornam mais sucessivos a passar por momentos de tristeza e angustia.

Com certeza você deve está na sua terra natal e deve está rodeada de seus familiares, então a sua situação é muito melhor do que a de Gabriela,

Tenho outro livro intitulado: Uma Ajuda para a Depressão na Gravidez, onde compartilho a história de outras cinco mulheres, sobre suas experiências e as palavras de apoio e incentivo para os momentos de crise que elas enfrentaram durante a gravidez. Com certeza estas histórias vão te expirar.

Referências

Documentos relacionados

CF/88 – Constituição Federal de 1988 CDA – Certidão de Dívida Ativa CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CPF – Cadastro de Pessoa Física CTN – Código

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

É um trabalho complexo, ainda mais por toda a relação conflituosa existente entre as ideias de barroco e revolução, já expressas anteriormente, mas que para Carpentier aparecem

Ao longo da pesquisa foram desenvolvidas e testadas metodologias de análise nas três escalas: a da cidade e suas bordas, onde se tem uma visão macro do sistema

Mais de 50% dos pacientes receberam orientação sobre cuidados com a prótese, em sua maioria verbal, e realizam higienização tanto oral quanto das próteses 3 vezes por

Os Capsi (Centros de Atenção Psicossocial Infanto - Juvenil) consistem na principal ação para melhorar o atendimento a crianças e adolescentes, são financiados pelo SUS e

Diante disso, a constituição do envelope multimodal pela criança, bem como sua emergência e seu uso em diferentes contextos, facilita a interação com o outro e favorece o processo de

In addition to factorial structure and internal consistency, the external criterion- related validity of ULS-6 was tested by exploring its association with other instruments