• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO QUESTÕES PROVAS ANTIGAS/SIMULADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO QUESTÕES PROVAS ANTIGAS/SIMULADOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO

QUESTÕES

PROVAS ANTIGAS/SIMULADOS

CONCURSO

CONHECIMENTOS GERAIS

TODOS OS CARGOS

2016

(2)

SUMÁRIO

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS ... 4

1. LEI 8.112/90 E ALTERAÇÕES POSTERIORES ... 4

2. LEI 11.416/2006 – ORGANIZAÇÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO ... 4

3. LEI 8.429/1992 – LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ... 4

4. ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO ... 4

5. REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL – PE ... 4

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE... 5

LEI N. 13.146/2015 – ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ... 5

(3)

www. u m a v a g a a m e n o s .c o m .b r

4

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

NORMASAPLICÁVEISAOSSERVIDORES

PÚBLICOSFEDERAIS

1. LEI 8.112/90 E ALTERAÇÕES POSTERIORES

1 – (CESPE – 2016 – TRE/PI – Técnico

Judiciário) - Com base no disposto na Lei n.º

8.112/1990, assinale a opção correta acerca do estágio probatório.

a) Se o servidor não for aprovado no estágio probatório, ele será demitido.

b) O técnico judiciário em estágio probatório poderá acumular seu cargo público com um emprego público no Banco do Brasil, caso haja compatibilidade de horários.

c) Os vencimentos de técnico judiciário em estágio probatório poderão ser reduzidos, caso essa redução seja de interesse público.

d) Se, em razão de doença de genitor, o servidor usufruir de licença durante o período de seu estágio probatório, este ficará suspenso durante a licença e será retomado a partir do término do impedimento.

e) Devido ao fato de ainda não ter adquirido a estabilidade, o técnico judiciário que esteja em estágio probatório não poderá exercer função de chefia, em seu órgão de lotação, durante o estágio.

2. LEI 11.416/2006 – ORGANIZAÇÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES DO PODER

JUDICIÁRIO DA UNIÃO

1 – (Simulado – umavagaamenos) – Joaquim, é

técnico judiciário – área administrativa do Poder Judiciário do estado da Bahia, contudo, suas atribuições são de analista judiciário (supervisão técnica de elevado grau de complexidade), com base na lei 11.416/06, é correto afirmar que:

a) Joaquim poderá requerer a progressão funcional, pois já passou um ano e pelo resultado de avaliação formal de desempenho foi considerado apto para o cargo.

b) Joaquim poderá requerer a promoção funcional, pois já passou um ano e o resultado de avaliação formal de desempenho foi considerado apto para o cargo.

c) como Joaquim prestou concurso para técnico judiciário não possui direito ao cargo de analista judiciário.

d) Nenhum direito é devido ao Joaquim porque a lei 11.416/06 dispõe apenas sobre as carreiras do Poder Judiciário da União.

e) A progressão, segundo a lei, poderá ocorrer se Joaquim realizar uma prova confeccionada pelo Poder Executivo da União.

3. LEI 8.429/1992 – LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

1 – (CESPE – 2015 – TRE/RS – Técnico

Judiciário) - Servidor público federal que adquirir

bem cujo valor mostre-se desproporcional à sua renda praticará ato

a) que se presumirá regular caso não haja denúncia que aponte para a ilicitude.

b) que importa enriquecimento ilícito.

c) que atenta contra os princípios da administração pública.

d) que causa prejuízo ao erário.

e) impunível administrativamente, por ser da esfera da vida privada.

4. ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

1 – (UECE/CEV – 2016 – Prefeitura de

Amontada/CE – Agente Administrativo) - Os códigos

de ética são normas de conduta, que pautam o comportamento. Os valores morais orientam o comportamento ético. Assinale a assertiva que expressa o comportamento profissional ético.

a) Posso fazer uma pequena concessão enquanto ninguém está vendo.

b) Faço se percebo vantagem para minha ascensão profissional.

c) Somente farei algo que considere moralmente correto. CORRETO

d) Se estão fazendo eu também posso fazer.

5. REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL – PE

1 (Simulado – umavagaamenos) – Com base no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de PE, assinale a alternativa correta:

a) Por questão de incompatibilidade, não podem fazer parte do Tribunal, concomitantemente, cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o segundo grau, excluindo-se, neste caso, o que tiver sido nomeado por último.

b) Por questão de impedimento para nomeação por advogado, poderá recair em cidadão que ocupe cargo público ocupante de cargo em comissão (demitido ad

(4)

www. u m a v a g a a m e n o s .c o m .b r

5

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

nutum): diretor, proprietário ou sócio de empresa beneficiada com subvenção, privilégio, isenção ou favor, em virtude de contrato com a administração pública, ou que exerça mandato de caráter público federal, estadual ou municipal.

c) Os membros substitutos serão escolhidos pelo mesmo processo dos titulares e em igual número e terão os mesmos direitos, garantias, prerrogativas, deveres e impedimentos.

d) Consideram-se consecutivos dois biênios, quando a interrupção entre eles for igual a dois anos.

e) Aos substitutos, e enquanto nessa categoria, não se aplicam a regra do biênio, sendo-lhes permitido voltar a integrar o Tribunal como efetivos.

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

1 – (Simulado – umavagaamenos) – Com base na

resolução n. 23.474/16, do TSE, analise as afirmativas e assinale a correta:

a) o objeto da resolução é a implantação do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário.

b) A coleta seletiva tem como consequência a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos que foram previamente separados.

c) Ponto de equilíbrio serve para relacionar o estoque dos materiais (físicos e financeiros), a fim de utilizar apenas aquilo que for necessário para o trabalho.

d) Resíduos Recicláveis Descartados são aqueles separados nas fontes geradoras, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

e) Magistrados, servidores efetivos, sem vínculo efetivo, requisitados e estagiários fazem parte da força de trabalho auxiliar nas políticas públicas de sustentabilidade.

15 – (FCC – 2014 – PGE/RN – Procurador) - São

objetivos da Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC:

a) A interação do mercado de carbono com o mercado de compensação de áreas de preservação permanente.

b) A redução das emissões de gases expelidos naturalmente em relação às suas diferentes fontes.

c) O estímulo ao mercado de compensação de reserva legal e ao mercado de compensação de áreas de preservação permanente.

d) A preservação, a conservação e a recuperação dos recursos ambientais, com particular atenção aos grandes biomas naturais tidos como Patrimônio Nacional.

e) A união do mercado de carbono com o mercado de compensação de reserva legal.

24 – (CESGRANRIO – 2014 – Petrobras –

Técnico) - Conscientes de seu papel no

desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, as empresas vêm realizando ações para aumentar a gestão sustentável dos resíduos sólidos no país.

Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma dessas ações é a implantação de sistemas de logística reversa, que apresenta a seguinte definição:

a) O processo de encerramento, recuperação e monitoramento da área degradada por antigos lixões e a proposição de uso futuro da área.

b) O plano de encerramento, recuperação, monitoramento e uso futuro previsto para a área do aterro sanitário a ser licenciado.

c) Um conjunto de ações que somente os fabricantes são obrigados a estruturar e a implementar nos sistemas de logística.

d) Um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para outra destinação final ambientalmente adequada.

e) Uma técnica para avaliar aspectos ambientais e impactos potenciais associados a um produto.

LEI N. 13.146/2015 – ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNC IA

1 – (2015 – DPE/RR – Assistente Social) - Um

assistente social atendeu um adolescente com deficiência, cuja queixa era discriminação no ambiente educacional. Com base na Lei de inclusão n°13.146/2015, considera-se discriminação.

a) manifestação de desafeto à pessoa com deficiência, por expressar rebaixamento da condição de ser humano e, ainda, expressão de rejeição com base na condição hegemônica da maioria dos cidadãos.

b) toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

c) expressão ou palavras de desagravo que possam ser comprovadas por vídeos e gravação, indicando possível negligência; recusa do fornecimento das condições de acessibilidade e tecnologias assistivas, adaptadas a cada tipo de deficiência tanto mental como física.

(5)

www. u m a v a g a a m e n o s .c o m .b r

6

GABARITOS DAS QUESTÕES DE CONCURSO

d) todo tipo de omissão ou atitude relacionadas ao impedimento de acessibilidade e prejuízo da pessoa com deficiência e por deficiência reconhece-se todo o tipo de incapacidade descrita na convenção internacional da pessoa com deficiência.

e) toda a forma de distinção que resulte na subalternização da pessoa com deficiência e que incida na dificuldade de acesso a todos os tipos de serviços, bem como o cerceamento das liberdades individuais.

GABARITOS DAS QUESTÕES DE CONCURSO

Referências

Documentos relacionados

Tornar o instante de conexão uma variável aleatória, mantendo-se a mesma distância percorrida do caso determinístico, fez com que a energia total de recarga da

Na simulação do "caso atual" considerou-se o sistema elétrico de transmissão externo representado pelo equivalente de curto-circuito trifásico no barramento de 138

A concepção do eletroposto objetiva dotar a LIGHT com uma instalação pioneira para recarga de um veículo leve rodoviário de quatro rodas, um veículo de pequeno porte

2.1. Com isso, a ideia de substância representa, antes de tudo, a marca da história da filosofia ocidental. O conceito de substância visa expressar a identidade de uma coisa

O projeto Vida Mais Leve, tem como proposta promover a participação e engajamento social, contribuir para a ressignificação da percepção do envelhecer como uma

Ou seja, quando dois sons são fusionados em um só, parte dos traços de um dos fones e parte dos traços do outro fone são recombinados para formar um terceiro fone diferente

O Sistema de Matrículas para os Centros de Convivência Infantil da Unesp – SisCci foi elaborado com o objetivo de contribuir e sistematizar os controles de

De um ponto de vista histórico, é curioso lembrar quando pensamos sobre o ensino da filosofia hoje, seus rumos e seu futuro, que o ceticismo que parecia morto e enterrado ao final