• Nenhum resultado encontrado

PUBLICADO NO D.O.E DE SEÇÃO I PÁG. 77 ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, PARA O ANO DE 2018.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PUBLICADO NO D.O.E DE SEÇÃO I PÁG. 77 ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, PARA O ANO DE 2018."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PUBLICADO NO D.O.E DE 21-10-2017 – SEÇÃO I – PÁG. 77

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, PARA O ANO DE 2018.

Estarão abertas, no período de 02 a 26 de janeiro de 2018, as inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Serão oferecidas 20 vagas para o Mestrado distribuídas entre as Áreas de Concentração: (I) Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica e (II) História da Filosofia, Ética e Filosofia Política. O preenchimento das vagas ficará condicionado a aprovação dos

candidatos no Processo Seletivo, não havendo obrigatoriedade do preenchimento de todas as vagas oferecidas.

As instruções gerais relativas ao Processo Seletivo, assim como os resultados e as convocações para as etapas, serão divulgadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP) - Poder Executivo - Seção I e no site do Programa: <http://www.marilia.unesp.br/posfil>

1. Inscrições:

Para realizar a inscrição no processo seletivo o candidato deve seguir as seguintes etapas:  Ler atentamente este Edital

 Efetuar a inscrição pela internet no prazo estabelecido neste Edital

 Recolher por meio de depósito bancário a taxa de inscrição no valor e prazo estabelecido neste Edital  Enviar toda a documentação solicitada no prazo estabelecido neste Edital

1.1 Requisitos

Poderão se inscrever no processo seletivo os portadores de diplomas de curso superior na modalidade licenciatura ou bacharelado e os portadores de diploma de graduação em cursos superiores de Tecnologia com no mínimo 2.400 horas/aula, todos reconhecidos pelo MEC.

(2)

Os diplomas de Instituições estrangeiras deverão estar traduzidos e reconhecidos.

O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de nível superior poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento assinado e em papel timbrado da instituição de ensino atestando que poderá concluí-lo até o primeiro semestre de 2018. O candidato que se inscrever nesta condição e for aprovado, deverá apresentar à Seção Técnica de Pós-Graduação cópia do comprovante de conclusão do curso de nível superior até 29/06/2018.

1.2 Inscrições on-line

O candidato deverá efetuar a inscrição pela internet, por meio de link disponível no site do Programa: <http://www.marilia.unesp.br/posfil>, no período de 02 a 26 de janeiro de 2018. O candidato receberá e-mail de confirmação da inscrição no endereço eletrônico indicado no cadastro.

OBS.: OS DOCUMENTOS RECEBIDOS SEM A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO PELA INTERNET SERÃO DESCONSIDERADOS.

1.3 Recolhimento da taxa de inscrição

Taxa de inscrição: R$ 66,00

O recolhimento da taxa de inscrição deve ser feito no período de 02 a 26 de janeiro de 2018, por depósito bancário na seguinte conta:

Banco: 001 (Banco do Brasil) Agência: 6605-2

Nº da conta: 8188-4

Favorecido: UNESP RECEITA PRÓPRIA

(3)

1.4 Documentos necessários

Os documentos necessários deverão ser enviados exclusivamente por Sedex, no período de 02 a 26 de janeiro de 2018, para o seguinte endereço:

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A/C Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Processo Seletivo 2018

Av. Hygino Muzzi Filho, nº 737 - Jardim Mirante

CEP: 17.525-900 - Marília - São Paulo – Brasil

A documentação enviada exclusivamente por Sedex deve ser postada, impreterivelmente, até 26 de janeiro de 2018, data que será conferida pelo carimbo de postagem dos Correios.

OBS.1: AS INSCRIÇÕES CUJOS DOCUMENTOS FOREM POSTADOS FORA DE PRAZO E/OU ESTIVEREM INCOMPLETOS E/OU INCORRETOS SERÃO INDEFERIDAS.

OBS.2: O DEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO ESTÁ CONDICIONADO AO RECOLHIMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO E AO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA NO PRAZO ESTABELECIDO NESTE EDITAL.

Documentos necessários:

• Requerimento, devidamente assinado, indicando o Programa e o Curso (modelo disponível no Anexo I deste Edital);

• Cópia do comprovante da inscrição on-line (cópia do e-mail de confirmação da inscrição ou do comprovante disponível no sistema);

• Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição;

• Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso) ou do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação ou documento original e em papel timbrado da instituição de ensino, atestando que a data provável da colação de grau será até o primeiro semestre de 2018;

• Cópia simples do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

• Currículo Lattes atualizado (Plataforma CNPq: http://www.cnpq.br), acompanhado de cópia comprobatória das atividades descritas no Currículo Lattes, uma via impressa e outra em arquivo no formato.PDF, gravado em CD-R ou DVD-R (mídias não regraváveis);

(4)

• Projeto de pesquisa (com identificação do candidato, do título do projeto e da linha de pesquisa), uma via impressa, não espiralada, e outra em arquivo no formato.PDF, gravado em CD-R ou DVD-R (mídias não regraváveis);

OBS: OS ARQUIVOS DIGITAIS EM FORMATO. PDF (Projeto de Pesquisa e Currículo Lattes) PODERÃO SER ENTREGUES EM ÚNICA MÍDIA (CD-R ou DVD-R, mídias não regraváveis)

2. Projeto de Pesquisa:

O projeto deverá conter na folha de rosto com identificação do candidato, do título do projeto e da linha de pesquisa à qual se vincula.

O Projeto deve compreender:

1. Resumo (10 a 15 linhas);

2. Introdução (com síntese da bibliografia consultada);

3. Justificativa (relevância para a Área de estudo em questão); 4. Objetivos (geral e específico);

5. Procedimentos metodológicos; 6. Atividades e cronograma de execução; 7. Bibliografia consultada.

3. Etapas do processo seletivo e procedimentos:

1ª etapa:

- Prova de língua estrangeira e prova dissertativa (eliminatória);

a) Prova de língua estrangeira – Inglês, francês ou alemão - a prova terá a duração de três horas.

A Prova de Proficiência constará da apresentação de um texto a ser traduzido pelo candidato. É permitido o uso do dicionário (apenas livro em papel). Os critérios utilizados para avaliação são:

(5)

- Capacidade de expressão na língua materna; - Qualidade da tradução efetuada;

Nesta etapa serão atribuídos conceitos “aprovado” ou “reprovado”, considerando os critérios indicados para avaliação. O candidato que não obtiver aproveitamento suficiente para aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira poderá seguir para as próximas etapas do processo seletivo. Se aprovado na última etapa, o candidato somente poderá ingressar no Programa como aluno do curso de Nivelamento. Neste caso, deverá ser realizada uma nova prova de proficiência de língua estrangeira num prazo máximo de seis meses, sendo a aprovação nesta prova uma das condições obrigatórias para o ingresso no Programa como aluno regular.

b) Prova dissertativa (eliminatória) - a prova terá a duração de três horas e será sem consulta;

A prova dissertativa constará de um texto relativo à Linha de Pesquisa na qual o aluno se inscreveu, que deverá ser analisado e comentado criticamente. Os critérios utilizados para avaliação são:

- Clareza;

- Qualidade da argumentação;

- Articulação do texto com os conhecimentos na Área (vide Bibliografia no anexo II do presente edital);

Note-se que a Bibliografia indica um conjunto de obras básicas na Área de pesquisa escolhida pelo candidato e que, portanto, deve ser conhecida por ele.

Nesta etapa serão atribuídos conceitos “aprovado” ou “reprovado”, considerando os critérios indicados para avaliação. Somente o candidato considerado aprovado nesta etapa será convocado para a realização da arguição sobre projeto de pesquisa e curriculum lattes.

2ª etapa:

(6)

Os candidatos aprovados nesta etapa deverão cursar as Disciplinas de Nivelamento no primeiro semestre de 2018. As Disciplinas de Nivelamento serão divulgadas juntamente com o resultado desta etapa.

Os candidatos avaliados nesta etapa poderão ser dispensados das disciplinas de nivelamento a critério da Comissão Avaliadora.

3ª etapa:

- Disciplinas de Nivelamento (eliminatória).

Serão consideradas três disciplinas de cada Área de Pesquisa. A aprovação em todas as disciplinas de nivelamento, correspondentes à área de inscrição do candidato, assim como a aprovação na prova de língua estrangeira, são condições necessárias para o ingresso como aluno regular.

Os alunos não aprovados na prova de proficiência em língua estrangeira durante o processo seletivo para 2018 deverão refazer a prova de proficiência ao término do curso de Nivelamento, em data a ser definida pelo Conselho do Programa. A aprovação nesta prova é obrigatória para o ingresso no Programa como aluno regular.

4. Provas e resultados

As provas serão realizadas na Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP – Campus de Marília, sita à Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília – SP, conforme cronograma abaixo. Os resultados serão publicados no DOE-SP e divulgados no site <http://www.marilia.unesp.br/posfil>

Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas: 09/02/2018.

Prazo para apresentação de recurso referente às inscrições deferidas e indeferidas: 09, 15 e 16/02/2018.

 Divulgação dos resultados das análises dos recursos referentes às inscrições deferidas e indeferidas: 21 /02/2018.

(7)

Prova dissertativa: 27/02/2018, às 14h30.

Divulgação dos resultados da 1ª etapa: 06/03/2018.

 Prazo para apresentação de recurso referente à prova de língua estrangeira e/ou prova dissertativa: 06 a 08/03/2018.

 Divulgação dos resultados das análises dos recursos referente à prova de língua estrangeira e/ou prova dissertativa: 13/03/2018.

Arguição sobre projeto de pesquisa e curriculum lattes: 19 e/ou 20/03/2018. Resultado da 2º etapa: 22/03/2018.

Matrícula presencial dos candidatos aprovados para cursar o Nivelamento – 3ª Etapa: 27 e 28/03/2018.

Início do período letivo: 02/04/2018.

Resultado Final (aprovados no nivelamento): 31/07/2018.

Em caso de recurso o candidato deve apresentar o pedido por escrito e protocolá-lo na Seção Técnica de Comunicações, sita à Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília – SP, das 08h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

O requerimento é de livre redação, e deve conter as considerações que o candidato julgar adequadas.

Obs: Não serão oferecidas cópias de provas.

5. Disposições finais:

 A Unesp e o Programa não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por falhas técnicas dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e internet, bem como por outros fatores de ordem técnica que impeçam a transferência de dados e impossibilitem o candidato de efetuar sua inscrição.

 O candidato que não tiver acesso particular à internet poderá utilizar-se de serviços da rede pública do PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO: infocentros disponibilizados em locais públicos para acesso à internet, distribuídos em todas as regiões da cidade de São Paulo e em várias cidades do Estado de São Paulo. Para utilizar os equipamentos, basta fazer um cadastro apresentando RG nos próprios

(8)

Postos. A relação completa dos infocentros está disponível no site www.acessasp.sp.gov.br, acessando “Catálogo de Postos”.

 O candidato com deficiência que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização da prova, deverá indicar claramente quais os recursos especiais necessários, por meio de solicitação específica, no ato da inscrição. A prova para o candidato com deficiência seguirá as determinações promulgadas em legislação específica.

 Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de indeferimento da inscrição, desistência do candidato ou qualquer outro motivo.

 Para realizar as provas, os candidatos deverão comparecer às etapas da seleção munidos de documento oficial de identidade com foto, e caneta esferográfica preta ou azul.

 O candidato que não comparecer a qualquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários estabelecidos será considerado desistente.

Os documentos dos candidatos não aprovados deverão ser retirados no período de 02 a 30/05/2018, na Seção Técnica de Pós-Graduação, sita à Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília, SP. Não haverá devolução de documentos pelo correio. Após esse período os documentos serão descartados.

 A inscrição implicará a completa ciência e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá o candidato alegar qualquer espécie de desconhecimento.

Informações:

Seção Técnica de Pós-Graduação – UNESP – Horário de Atendimento: 08h00 às 12h00 Av. Hygino Muzzi Filho, 737 - Jardim Mirante

CEP: 17525-900 - Marília - SP - Brasil Fone: +55 (14) 3414-9655

E-mail: processoseletivo@marilia.unesp.br URL:< http://www.marilia.unesp.br/posfil>

(9)

Anexo I

Requerimento, devidamente assinado, indicando o Programa e o Curso

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR

UNESP, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS, CAMPUS DE MARILIA

Eu,__________________________________________________________________________, RG. nº.____________________,CPF nº.___________________________, venho nos termos do Art. 15, inciso I, da Resolução Unesp nº 30/2010, requerer minha inscrição no Processo de Seleção ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília.

___________________, ____ de_________________ de 2018.

_________________________________

(10)

Anexo II

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DA ÁREA DE FILOSOFIA DA MENTE, EPISTEMOLOGIA E LÓGICA:

 LINHA 1 - Ciência Cognitiva, Filosofia da Mente e Semiótica

COSTA, C. Filosofia da mente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

DEBRUN, M., GONZALES, M. E., PESSOA JÚNIOR, O. (Org.). Auto-organização: estudos interdisciplinares. Coleção CLE, v.18. Campinas: UNICAMP, 1996.

DIBIASE, F. & AMOROSO, R. (org.) A revolução da consciência. Novas descobertas sobre a mente no séc. XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.

FERREIRA, A. GONZALEZ, M.E.Q. & Coelho J.G. (Ed.). Encontros com as ciências cognitivas, Volume 4. Coleção Estudos Cognitivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.

FETZER, J.H. Filosofia e ciência cognitiva. Bauru: EDUSC, 2001. IBRI, I. Kósmos e noetós. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MASLIN, K.T. Introdução à filosofia da mente. 2ª ed. Trad. F. J. da Rocha. São Paulo: Artmed, 2009. SANTAELLA, L. A assinatura das coisas. Rio de janeiro: Imago. 1992.

SILVEIRA, L. F. B. da. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007. TEIXEIRA, J. de F. Filosofia e ciência cognitiva. Petrópolis: Vozes, 2004.

THAGARD, P. “A Natureza da mente”. Mente: introdução à ciência cognitiva. São Paulo: Ed. Artmed, 1998. VARELA, F. Conhecer: introdução à ciência cognitiva. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

 LINHA 2 - Epistemologia e Lógica:

CHARLMERS, A. F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

FREGE, G. Os fundamentos da aritmética. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1974. GRANGER, G.-G. A ciência e as ciências. São Paulo: UNESP, 1994.

(11)

MORTARI, C. A. Introdução à lógica. São Paulo: UNESP, 2001.

PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DA ÁREA DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA:

AQUINO, T.de. O ente e a essência. Petrópolis: Vozes, 2005.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973. DESCARTES, R. Meditações metafísicas. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973.

DIDEROT, D. Paradoxo sobre o comediante. In Guinsburg, J. Diderot: Obras II – Estética, poética e contos. São Paulo: Perspectiva, 2000.

HABERMAS, J., Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. HEGEL, G.W.F. Introdução à História da Filosofia. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2006. HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1975. HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1975. KANT, I. Crítica da razão pura. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1974.

LEIBNIZ, G. W., Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano. Tradução de Luiz João Baraúna. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultura, 2004.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. PLATÃO. A república. Trad. M. H. R. Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.

Referências

Documentos relacionados

[r]

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for