• Nenhum resultado encontrado

PROSPECTO SIMPLIFICADO. PIMCO Funds: Global Investors Series plc Euro Bond Fund 9 de Fevereiro de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROSPECTO SIMPLIFICADO. PIMCO Funds: Global Investors Series plc Euro Bond Fund 9 de Fevereiro de 2010"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROSPECTO SIMPLIFICADO PIMCO Funds: Global Investors Series plc

Euro Bond Fund 9 de Fevereiro de 2010

O Prospecto Simplificado inclui informação relativa ao Euro Bond Fund (o "Fundo"). O Fundo é um subfundo da PIMCO Funds: Global Investors Series plc (a "Sociedade") que é uma sociedade de investimento de agrupamentos de fundos de tipo aberto, com capital variável e responsabilidade separada entre os subfundos, constituída com responsabilidade limitada ao abrigo da legislação irlandesa em 10 de Dezembro de 1997 com o número de registo 276928. A Sociedade é constituída como um organismo de investimento colectivo em valores mobiliários de acordo com os Regulamentos das Comunidades Europeias de 2003 (Organismos de Investimento Colectivo em Valores Mobiliários) (S.I. Número 211 de 2003), conforme alterados. A Sociedade foi autorizada a 28 de Janeiro de 1998 e é controlada e autorizada na Irlanda pela Autoridade de Supervisão Financeira (a "Autoridade de Supervisão Financeira").

Para além do Fundo, a Sociedade possui actualmente os seguintes subfundos, nomeadamente: All Asset Fund*, Asian Inflation Response Fund*, CommoditiesPLUS™ Strategy Fund, Developing Local Markets Fund, Diversified Income Fund, Emerging Local Bond Fund, Emerging Markets and Infrastructure Bond Fund, Emerging Markets Bond Fund, EuriborPLUS Fund, Euro Bond II Fund*, Euro Credit Fund, Euro Liquidity Fund, Euro Long Average Duration Fund, Euro Real Return Fund, EuroStocksPLUS™ Total Return Fund*, Euro Ultra Long Duration Fund, FX Strategies Fund, Global Advantage Fund, Global Bond Fund, Global Bond Ex-US Fund, Global High Yield Bond Fund, Global Investment Grade Credit Fund, Global Multi-Alpha Fund*, Global Multi-Asset Fund, Global Real Return Fund, High Yield Bond Fund, Low Average Duration Fund, Mortgage-Backed Securities Fund, StocksPLUS™ Fund, Total Return Bond Fund, UK Corporate Bond Fund, UK Fundamental EquityPLUS Fund, UK Long Term Corporate Bond Fund, UK Sterling CorePLUS Fund*, UK Sterling Inflation-Linked Fund, UK Sterling Long Average Duration Fund, UK Sterling Low Average Duration Fund, UK Sterling Ultra Long Duration Fund*, UK Total Return Bond Fund, Unconstrained Bond Fund e US Government Money Market Fund.

* Indica um fundo encerrado. Será efectuado um pedido de revogação da aprovação de fundos encerrados quando forem preparadas contas auditadas apresentando um Valor Patrimonial Líquido nulo.

Os potenciais investidores devem ler o Prospecto completo datado de 11 de Junho de 2007, conforme alterado de tempos a tempos (o "Prospecto") antes de tomar qualquer decisão de investimento. Os direitos e deveres do investidor, bem como a relação legal com a Sociedade encontram-se indicados no Prospecto completo.

O Fundo emite Classes de Acções Institucionais, Classes de Acções Investidor, Classes de Acções Administrativas, Classe de Acções H Institucionais, Classe de Acções E e Classe de Acções Z. Dentro de cada Classe de Acções, o Fundo poderá emitir tanto Acções de Distribuição (Acções que distribuem rendimento) como Acções de Capitalização (Acções que acumulam rendimento). As classes de acções distinguem-se (i) pelo tipo de investidor para o qual estão disponíveis; (ii) pelos montantes mínimos de subscrição; (iii) pelas comissões cobradas e (iv) pela forma como são pagos os dividendos.

A Moeda Base do Fundo é o EUR. Objectivo de

Investimento:

Procura maximizar o retorno total de forma consistente com a preservação do capital e uma gestão prudente do investimento.

Política de Investimento:

O Fundo investe pelo menos dois terços dos seus activos numa carteira diversificada de Instrumentos de Rendimento Fixo expressos em euros com diferentes maturidades. A duração média da carteira deste Fundo varia normalmente no espaço de dois anos (mais ou menos) do Índice Citigroup European Broad Investment Grade. O Índice Citigroup European Broad Investment Grade é um índice do mercado de rendimento fixo de nível de investimento baseado em euros acessível a investidores institucionais (em termos de euros). Os detalhes da duração do Índice Citigroup European Broad Investment Grade serão disponibilizados pelo Consultor de Investimento, a pedido. O Fundo investe principalmente em valores mobiliários com categoria de "investment-grade", mas também poderá investir até 10% dos seus activos em Instrumentos de Rendimento Fixo com notação inferior a Baa pela Moody’s ou inferior a BBB pela S&P, mas com notação mínima de B pela Moody’s ou S&P (ou, caso não tenham sido notados, que possuam uma qualidade comparável determinada pelo Consultor de Investimento). Pelo menos 90% dos activos do Fundo serão investidos em valores mobiliários que sejam cotados, transaccionados ou negociados num Mercado Regulamentado da OCDE.

O Fundo poderá conter Instrumentos de Rendimento Fixo não expressos em euros e posições de moeda não expressas em euros. A exposição a moeda não expressa em euros está limitada a 20% dos activos totais. Assim, os movimentos tanto em Instrumentos de Rendimento Fixo não expressos em euros como em moedas não expressas em euros podem influenciar o retorno do Fundo. As actividades de cobertura de moeda e as posições de moeda serão implementadas através de contratos spot, contratos cambiais a prazo, futuros cambiais, opções e swaps. As várias técnicas de gestão eficiente da carteira (incluindo sem limitação quando emitida, entrega atrasada, compromisso a prazo, transacções de divisas, recompra e recompra reversa e transacções de empréstimo com valores mobiliários) estão sujeitas aos limites e condições fixados pela Autoridade de Supervisão Financeira de tempos a tempos e encontram-se detalhadamente descritas no Prospecto abaixo do título "Gestão Eficiente da Carteira". Não podem ser dadas garantias de que o Consultor de Investimento seja bem sucedido no emprego dessas técnicas.

Sujeito aos Regulamentos previstos no Anexo 4 do Prospecto e como mais detalhadamente descrito no mesmo abaixo dos títulos "Gestão Eficiente da Carteira" e "Características e Riscos de Valores Mobiliários, Derivados e Técnicas de Investimento", o Fundo poderá usar instrumentos derivados como contratos de futuros, contratos de opções, contratos de swap (que podem estar cotados numa bolsa de

(2)

valores ou num mercado de balcão) e poderá também participar em contratos cambiais a prazo. Esses instrumentos derivados poderão ser usados (i) para fins de cobertura e/ou (ii) para fins de investimento. Por exemplo, o Fundo poderá usar derivados (que apenas serão baseados em activos subjacentes ou sectores permitidos ao abrigo da política de investimento do Fundo) (i) para cobrir a exposição cambial, (ii) como alternativa para tomar uma posição no activo subjacente quando o Consultor de Investimento ache que a exposição de um derivado ao activo subjacente seja melhor do que a exposição directa, (iii) para adaptar a exposição da taxa de juro do Fundo à perspectiva do Consultor de Investimento relativamente a taxas de juro e/ou (iv) para obter uma exposição à composição e desempenho de um determinado índice (contando sempre que o Fundo não possa ter uma exposição indirecta através de um índice a um instrumento, emitente ou moeda com o qual não possa ter uma exposição directa).

A utilização de instrumentos derivados (para fins de cobertura e/ou investimento) poderá expor o Fundo aos riscos apresentados abaixo dos títulos "Factores Gerais de Risco" e descritos detalhadamente na secção "Características e Riscos de Valores Mobiliários, Derivados e Técnicas de Investimento" no Prospecto. A exposição da posição aos activos subjacentes de instrumentos derivados (outros que não derivados com base em índices) (para fins de cobertura e/ou investimento), quando combinada com posições resultantes de investimentos directos, não excederá os limites de investimento previstos no Anexo 4 no Prospecto. Embora a utilização de instrumentos financeiros derivados (para fins de cobertura ou de investimento) possa dar lugar a uma exposição alavancada adicional, a mesma será coberta e o seu risco será gerido através da

metodologia VaR em conformidade com os requisitos da Autoridade de Supervisão Financeira. O VaR é uma metodologia estatística que prevê, utilizando dados históricos, a perda diária máxima provável que o fundo poderá perder, calculada a um nível de confiança de 99%. No entanto, existe a possibilidade estatística de 1% de que o número do VaR diário possa ser excedido. O Fundo poderá usar o modelo de VaR Relativo ou o modelo de VaR Absoluto. Nos casos em que for usado o modelo de VaR Relativo, o VaR da carteira do Fundo não excederá duas vezes o VaR numa carteira comparável de referência de mercado ou uma carteira de referência (ou seja, uma carteira semelhante sem derivados) que reflectirá o estilo pretendido de

investimento do Fundo. Nos casos em que for usado o modelo de VaR Absoluto, o VaR da carteira do Fundo não poderá exceder 20% do Valor Patrimonial Líquido do Fundo e o período de detenção será de 20 dias. Deve ter-se em atenção que estes são os limites actuais de VaR exigidos pela Autoridade de Supervisão Financeira. No caso de a Autoridade de Supervisão Financeira alterar estes limites, o Fundo terá a capacidade de beneficiar desses novos limites. A avaliação e a monitorização de todas as exposições relativas à utilização de instrumentos derivados serão realizadas pelo menos numa base diária.

As restrições ao investimento descritas abaixo do subtítulo "Valores Mobiliários de Acções e Convertíveis" na secção intitulada "Características e riscos de valores mobiliários, derivados e técnicas de investimento" aplicam-se ao Fundo.

Conforme utilizada neste Prospecto Simplificado, a expressão "Instrumentos de Rendimento Fixo" inclui os seguintes instrumentos:

Valores Mobiliários e instrumentos derivados incluindo, mas não limitados a, contratos de futuros, contratos de opções e contratos de swap (que podem estar cotados ou disponíveis em mercado de balcão) emitidos em ligação com, combinados, relacionados ou referenciados a esses Valores Mobiliários de Rendimento Fixo.

Conforme utilizada neste Prospecto Simplificado, a expressão "Valores Mobiliários de Rendimento Fixo" inclui os seguintes instrumentos:

Valores mobiliários emitidos ou garantidos por Estados-membros ou Estados não membros, as suas subdivisões, agências ou instrumentos; títulos de divida empresariais e papel comercial empresarial; títulos garantidos por hipoteca e outros títulos garantidos por activos que sejam valores mobiliários garantidos por valores a receber ou outros activos; obrigações indexadas à inflação emitidas por governos e empresas; obrigações relacionadas com eventos emitidas por governos e empresas; títulos de agências internacionais ou entidades supranacionais; títulos de dívida cujo interesse resida no facto de, na opinião do conselho obrigacionista para o emitente aquando da emissão, estarem isentos do imposto sobre o rendimento federal americano (obrigações municipais); notas estruturadas livremente transferíveis e sem alavancagem, incluindo participações em empréstimos securitizados; títulos híbridos livremente transferíveis e sem alavancagem que sejam derivados que combinam uma acção ou obrigação tradicional com um contrato de opção ou a prazo; participações em empréstimos e transmissões de empréstimos que constituam instrumentos do mercado

(3)

oscilações da taxa de juro. À medida que as taxas de juro nominais sobem, o valor dos Instrumentos de

Rendimento Fixo que constituem o Fundo pode provavelmente descer.

Risco de Crédito

O Fundo poderia perder dinheiro se o emitente ou fiador de um Instrumento de Rendimento Fixo ou contraparte de um contrato derivado não tiver condições ou não estiver disposto a respeitar as respectivas obrigações financeiras.

Risco de Mercado

O valor dos valores mobiliários detidos pelo Fundo pode subir ou descer, por vezes rapidamente ou de forma imprevisível. O valor dos valores mobiliários poderá cair devido a factores que afectam os mercados de valores mobiliários em geral ou sectores particulares.

Risco relativo ao Emitente

O valor de um valor mobiliário poderá cair por uma série de razões que estão directamente relacionadas com o emitente, tais como desempenho de gestão, alavancagem financeira e diminuição na procura dos bens e serviços do emitente.

Risco de Liquidez

O risco de liquidez existe quando determinados investimentos têm dificuldade em serem comprados ou vendidos.

Risco dos Derivados

Quando o Fundo investe num instrumento derivado pode perder mais do que o montante de capital investido. Os derivados estão sujeitos a vários riscos tais como risco de liquidez, de taxa de juro, de mercado, de crédito e de gestão. Também englobam o risco de avaliação errada. As alterações ao valor do derivado poderão não se correlacionar perfeitamente com o activo, taxa ou índice subjacente.

Risco de Investimento Estrangeiro

O Fundo poderá sofrer alterações mais rápidas e extremas em termos de valor ao investir em valores mobiliários estrangeiros.

Risco de Rentabilidade Elevada

O Fundo poderá estar sujeito a maiores níveis de taxa de juro, de riscos de crédito e liquidez do que os Fundos que não investem nesses valores mobiliários.

Risco dos Mercados Emergentes

O risco de investimento poderá ser particularmente elevado na medida em que um Fundo investe em valores mobiliários de mercados emergentes de emitentes sedeados em países com economias em desenvolvimento. Esses valores mobiliários poderão apresentar riscos de mercado, de crédito, de liquidez, legais, políticos e outros diferentes ou superiores aos riscos de investir em países desenvolvidos.

Risco Cambial

As alterações nas taxas de câmbio entre moedas ou na conversão de uma moeda para outra poderão fazer com que o valor dos investimentos de um Fundo diminua ou aumente. As taxas de câmbio poderão flutuar significativamente durante períodos de tempo curtos.

Risco de Exposição

Determinadas transacções podem dar origem a uma forma de exposição. Embora o uso de derivados possa criar um risco de exposição, qualquer exposição que surja como resultado do uso de derivados será gerida relativamente a riscos usando uma metodologia avançada de avaliação de riscos em conformidade com os requisitos da Autoridade de Supervisão Financeira.

(4)

Dados de Desempenho:

Desempenho Médio Acumulado: Passado 1 ano 12,50%

Passados 5 anos 11,45%

Os dados acima indicados são expressos líquidos de impostos e encargos, mas sem dedução das comissões de subscrição e resgate. O desempenho passado não é necessariamente indicador de qualquer desempenho futuro.

Não há qualquer dado para períodos anteriores uma vez que o Fundo foi lançado em 1998. Perfil de um

Investidor Típico:

Investidores que procuram um investimento de rendimento fixo básico e que estão interessados na diversificação oferecida por esta abordagem de investimento em obrigações. A diversificação não constitui uma garantia contra perdas. Investidores com uma carteira de investimento agressiva que pretendam equilibrar o risco da bolsa de valores através de uma opção de investimento mais estável.

Política de

Distribuição: Os dividendos poderão ser pagos e distribuídos relativamente às Acções de Distribuição, da forma que os Administradores entenderem.

O Valor Patrimonial Líquido por Acção de Acções de Capitalização será aumentado contemplando a correcção de quaisquer dividendos relativamente a Acções de Capitalização.

Os dividendos serão declarados trimestralmente e, dependendo da opção do Accionista, serão pagos em numerário ou reinvestidos em Acções adicionais após declaração.

Quaisquer dividendos não reclamados no prazo de seis anos a contar da data da declaração desse dividendo

serão perdidos e acrescerão em benefício do Fundo.

Taxas e Despesas:

As comissões a pagar à PIMCO Global Advisors (Ireland) Limited (o "Gestor"), conforme abaixo definido, não deverão exceder uma percentagem anual de 2,5% do Valor Patrimonial Líquido do Fundo.

Comissão de Gestão (expressa numa percentagem por ano sobre o Valor Patrimonial Líquido do Fundo)

Classes de Acções Institucionais, Investidor e Administrativas: 0,46%

Classe de Acções H Institucionais: 0,63%

Classes de Acções E: 1,36%

Classe de Acções Z: 0%*

Euro Bond Fund, Classe de Acções Institucionais, Acções de Capitalização

-1,30% 8,21% 5,81% 8,58% 5,95% 8,08% 4,34% -0,95% 0,69% -5,06% 12,18% -6,00% -4,00% -2,00% 0,00% 2,00% 4,00% 6,00% 8,00% 10,00% 12,00% 14,00% 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Até à data* Ano Civil

*Até à data de 30 de Novembro de 2009

D e s e m p e n h o ( % )

(5)

operacionais possam exceder, devido ao pagamento de custos de estabelecimento e comissões

proporcionais dos Administradores, a soma dessa Classe de Acções dessa Comissão de Gestão do Fundo (antes da aplicação de qualquer renúncia de Comissão de Gestão aplicável), qualquer Comissão de Serviço ou Comissão de Agente, conforme aplicável, e outras despesas suportadas por essa Classe de Acções do Fundo não cobertas pela Comissão de Gestão, conforme acima descrito, (para além de custos de

estabelecimento e comissões proporcionais dos Administradores), com acréscimo de uma percentagem anual de 0,0049% (calculada numa base diária, com base no VPL do Fundo).

Em qualquer mês em que o Acordo de Gestão esteja em vigor, o Gestor poderá recuperar, a partir de um Fundo, qualquer parte da Comissão de Gestão renunciada, reduzida ou reembolsada, de acordo com o Acordo de Gestão (o "Montante de Reembolso"), durante os 36 meses anteriores, desde que esse montante pago ao Gestor não 1) exceda uma percentagem anual de 0,0049% da Classe de Acções dos activos líquidos médios do Fundo aplicável (calculada numa base diária), 2) exceda o Montante de Reembolso total, 3) inclua quaisquer montantes anteriormente reembolsados ao Gestor ou 4) leve qualquer Classe de Acções de um Fundo a manter um rendimento líquido negativo.

Despesas dos Accionistas

Taxa Inicial: Máx.: 5%

Comissão de Resgate: Nenhuma

Comissão de Conversão: Nenhuma para Classes de Acções Institucionais, Investidor e Administrativas. Máx. 1% para Classe de Acções H Institucionais e Classes de Acções E.

Os critérios dos objectivos em que se baseiam as diferenças nas taxas e comissões entre classes de acções encontram-se definidos no Prospecto.

Rácio Total de Despesas a 30 de Junho de 2009:

Classe de Acções Institucionais: Acções de Capitalização 0,49%

Classe de Acções Institucionais: Acções de Distribuição 0,49%

Classe de Acções Institucionais GBP (Coberta): Acções de Capitalização N/A

Classe de Acções Institucionais GBP (Coberta): Acções de Distribuição 0,50%

Classe de Acções Institucionais CHF (Coberta): Acções de Capitalização 0,46%

Classe de Acções Investidor: Acções de Capitalização 0,84%

Classe de Acções Investidor: Acções de Distribuição 0,87%

Classe de Acções Administrativas: Acções de Capitalização 1,00%

Classe de Acções E: Acções de Capitalização 1,44%

Classe de Acções E: Acções de Distribuição 1,41%

Classe de Acções H Institucionais: Acções de Capitalização 0,23%

Taxa de Rotação da Carteira para o período findo a 30 de Junho de 2009: 1.089%

Os dados históricos referentes ao Rácio Total de Despesas e à Taxa de Rotação da Carteira para o Fundo estão disponíveis junto do Administrador.

Tributação: A Sociedade é residente na Irlanda para efeitos fiscais e não está sujeita ao imposto irlandês sobre o rendimento ou ganhos de capital. Na Irlanda não é aplicado o imposto de selo aquando da emissão, resgate ou transferência de acções na Sociedade.

Não poderá haver garantia de que a situação fiscal ou a situação fiscal proposta existente na altura em que um investimento é feito sobre o Fundo se irá manter indefinidamente.

Os accionistas e potenciais investidores deverão consultar os seus consultores profissionais relativamente ao tratamento em matéria de impostos das suas participações na Sociedade.

Publicação do Preço de Acção:

O Valor Patrimonial Líquido por Acção actualizado para o Fundo estará disponível junto do Administrador e

no seguinte endereço: http://GISNAV.pimco-funds.com. Pode igualmente ser acedido na Bloomberg e

Reuters. Além disso, o Valor Patrimonial Líquido por Acção para a Classe de Acções de Capitalização Institucionais para o Fundo será publicado relativamente a cada Dia de Negociação no Financial Times. Como

Comprar/Ven der Acções:

Pode comprar, vender e trocar acções diariamente. Os pedidos de negociação deverão ser remetidos ao Administrador.

Informação Adicional Importante:

Gestor: PIMCO Global Advisors (Ireland) Limited

Distribuidores PIMCO Europe Ltd

Allianz Global Investors Distributors LLC PIMCO Asia Pte Ltd

PIMCO Australia Pty Ltd.

Administrador Brown Brothers Harriman Fund Administration Services (Ireland) Limited Auditores PricewaterhouseCoopers

Consultores de Investimento Pacific Investment Management Company LLC PIMCO Europe Ltd

Secretário Brown Brothers Harriman Fund Administration Services (Ireland) Limited

Depositário Brown Brothers Harriman Trustee Services (Ireland) Limited

Intermediários Patrocinadores Goodbody Stockbrokers

Consultores Jurídicos em relação à

Legislação Irlandesa Dillon Eustace Outras informações

As cópias do Pacto Social e dos Estatutos da Sociedade, os relatórios anual e semestral mais recentes e o Prospecto da Sociedade poderão ser obtidos (gratuitamente) nos escritórios do Administrador e do

(6)

Distribuidor durante o horário normal de trabalho: Distribuidor no Reino Unido – PIMCO Europe Limited

Tel.: + 44 207 872 1316 / E-mail: Shareholderserviceslondon@pimco.com

Administrador – Brown Brothers Harriman Fund Administration Services (Ireland) Limited Tel.: + 353 1 241 7100 ou Fax: + 353 1 241 7101

Referências

Documentos relacionados

Esses olhos que não se pode ver o estão observando; os pensamentos também estão dirigidos para você e não há como discerni-los.. Uma gota cai de uma árvore próxima e atinge a

A Estilo Pack tem o produto certo para a realidade de cada empresa, pois todos os Copos, Potes e Pratos, podem ser personalizados. É uma nova possibilidade para mostrar exclusividade

Este artigo descreve e analisa a exposição de adolescentes escolares às bebidas alcoólicas e drogas ilícitas a partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE)

foram& deturpados& pelos& inimigos& da& Cruz& de& Cristo,& transformando& momentos' especiais' da' experiência' da' humanidade' com' o' Senhor'

A criação de um órgão centralizador da nossa politica econômica de guerra, com i-mbi- to nacional, a exemplo do que se fez nos Es- tados Unidos e outros paises

Juntou documentos (fls. 6º, da Lei 13.188/2015, determinou a citação da requerida para que, em 24 horas, apresentasse as razões pelas quais não divulgou, publicou

Projetos fora da formatação estabelecida na letra (i) do item 3.8 deste Edital não serão avaliados e o candidato será automaticamente desclassificado. Será considerado

Uma produção combinada permite produzir energia eléctrica e energia térmica, esta sob a forma de vapor de água quente que vêm dos gases de escape e da água de refrigeração do