• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE RESUMO TOPIFICADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE RESUMO TOPIFICADO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FICHA DE RESUMO TOPIFICADO

AULA 08: SOCIOLOGIA CLÁSSICA (KARL MARX)

• MÉTODO DE ESTUDO DE MARX: MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

• MATERIALISMO: parte da compreensão de que o mundo é material, ou seja, de que existe uma realidade objetiva, uma realidade que não depende da nossa consciência. É da própria realidade que Marx extrai seus conceitos e categorias. Por exemplo, Marx não inventou o conceito de mais-valia, Marx na verdade captou esse conceito da realidade material, concreta.

• A partir desta concepção materialista, Marx conclui que nós somos formados a partir da realidade concreta a qual estamos inseridos, ou seja, a nossa consciência, a nossa mentalidade, é formada a partir do nosso contato com o mundo material: “Não é a sua consciência quem determina quem você é na sociedade, mas a sua posição na sociedade é quem determina a sua consciência”.

• HISTÓRICO: é histórico porque esse método foi criado para analisar a trajetória da humanidade ao longo do tempo. Ou seja, é importante notar que em cada momento histórico existe uma realidade concreta diferente (ser camponês na Inglaterra do século X não é ser operário da Inglaterra no século XX). É importante historicizar, ou seja, analisar as coisas dentro de seu contexto histórico específico.

• DIALÉTICO: a dialética considera que as coisas estão encadeadas entre si, tudo se relaciona. Todo movimento, toda transformação decorre de tensões, de conflitos entre contrários. Em outras palavras, a dialética é um método que olha a vida social e natural pelo prisma das ‘contradições’.

1) O materialismo histórico-dialético é uma filosofia da PRÁXIS, ou seja, um tipo de filosofia voltada não só à teorização, mas à prática, à intervenção no mundo: “os filósofos até hoje se preocuparam em interpretar o mundo de diversas maneiras. o importante agora é transformá-lo”

2) Segundo Marx, a essência humana é o TRABALHO. Portanto, a história da humanidade é a história das diferentes formas de como organizamos o trabalho ao longo do tempo (o que ele chama de MODO DE PRODUÇÃO).

3) A forma como organizamos o trabalho, a produção de bens, ao longo do tempo (o aspecto material da sociedade →

INFRAESTRUTURA), molda toda a nossa vida em sociedade (molda a religião, molda a política, molda a cultura, molda a

(2)

4) MODOS DE PRODUÇÃO:

✓ Primitivo: pré-histórico (trabalho comunal) ✓ Asiático: antiguidade oriental (servidão coletiva) ✓ Escravista: antiguidade clássica (senhor – escravo) ✓ Feudal: Europa ocidental (senhor – servo)

✓ Capitalista: mundo inteiro (burguês – proletário)

5) Segundo Marx, a tarefa histórica dos trabalhadores deve ser construir um novo modo de produção, o comunismo, assim como a burguesia cumpriu a sua tarefa histórica de derrotar a nobreza feudal. No entanto, antes de chegarmos a uma sociedade comunista, precisaríamos de uma etapa de transição, o socialismo.

6) DIFERENÇAS ENTRE SOCIALISMO E COMUNISMO:

• Segundo Marx, a derrubada do modo de produção capitalista acontecerá quando os acirramentos entre as classes sociais (luta de classes) chegar ao seu clímax, isso se dará por uma tomada de consciência de classe por parte dos trabalhadores, e por uma realidade material extremamente injusta e desigual. Os trabalhadores em um processo revolucionário tomarão o poder, e usarão do controle do Estado para derrotar os resquícios burgueses da sociedade e para se apoderarem dos meios de produção. Esse Estado Proletário, ou Ditadura do Proletariado, é o Socialismo.

(3)

• Para Marx, o Estado só se faz necessário para legitimar a dominação de uma classe sobre outra, no entanto, quando a dominação burguesa for afastada da sociedade, o Estado sumirá, desaparecerá, e a sociedade se autorregulará. Essa sociedade sem Estado e sem hierarquias é a sociedade comunista. Ou seja, as experiências históricas do século XX, foram experiências Socialistas, mas não concluíram a transição para o comunismo.

• Se o método de Marx é o materialismo histórico-dialético, seu objeto de estudo só pode estar preso à realidade material. Marx não teoriza sobre o comunismo, pois isso seria impossível. Futurologia é incompatível com materialismo. Logo, O

GRANDE OBJETO DE ESTUDO DE TODA A VIDA INTELECTUAL DE MARX FOI O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.

7) CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO:

1) O objetivo do capitalismo é se reproduzir, se perpetuar, e para isso ele precisa sempre maximizar os lucros, mesmo que isso signifique a destruição da natureza e das relações sociais.

2) No capitalismo os meios de produção estão nas mãos da burguesia (propriedade privada dos meios de produção),

que é a classe social dominante economicamente e politicamente da sociedade. Lembre que, para Marx, uma classe social não é definida pela sua renda, mas pela posição que você ocupa dentro do processo produtivo (comprador de força de trabalho ou vendedor de força de trabalho). Assim sendo, o Socialismo se caracterizaria pela propriedade coletiva /

pública dos meios de produção.

3) A superestrutura burguesa é composta por vários elementos que reforçam o sistema econômico capitalista, tais quais: uma ideologia pró burguesia, uma justiça pró burguesia, um Estado pró burguês, cultura pró burguesia e religião pró burguesia, entre outros).

✓ A ideologia é o conjunto de ideias fabricadas pela classe dominante para impedir que o dominado tenha uma consciência de classe própria e enxergue o mundo com as lentes do dominador. A meritocracia é uma das mais fortes ideologias

✓ A ideologia dominante em uma época histórica é sempre a Ideologia fabrica pela classe dominante daquela época histórica.

✓ Em outras palavras, a Ideologia serve para que os conflitos entre as classes sociais não ocorram o tempo todo. A classe dominante faz com que os dominados naturalizem sua situação de dominados.

✓ A Religião também cumpre um papel ideológico, na medida em que ela conforta os pobres e explorados à esta condição de exploração, ajudando a reforçar o capitalismo.

4) No capitalismo o homem encontra-se alienado (alienação significa estranhamento ou separação):

4.1) alienação da produção: aquilo que produzimos não nos pertence, portanto, dedicamos a nossa vida à produzir algo em que não nos reconhecemos.

(4)

4.3) alienação enquanto humano: já que para sobreviver temos que vender a nossa força de trabalho (nosso esforço, nossa vida, nosso tempo) em troca de um salário, nos transformamos em uma mercadoria. Esta alienação é chamada também de Reificação

(coisificação)

4.4) alienação em relação à humanidade: o trabalho deveria ser aquilo que nos liberta, que permite que a gente desenvolva nossas potencialidades, mas no capitalismo o trabalho é um fardo, algo que nos subutiliza, e portanto, nos desumaniza.

Obs: dividimos em quatro tópicos para fins didáticos, mas a alienação é um processo de interação (dialética) entre esses quatro tipos. No mundo real, tudo isso se mistura, é o mesmo processo alienador.

5) O burguês lucra ao explorar o trabalho do proletário: mais-valia (a diferença não remunerada entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe de salário)

✓ Mais Valia Absoluta: aumentar a jornada de trabalho, sem contrapartida proporcional no salário

✓ Mais Valia Relativa: aumentar o uso de tecnologia na produção, sem contrapartida proporcional no salário

6) A dinâmica de mercado ocupa todas as esferas da vida: todos os aspectos da vida humana passam a ser vistos como mercadorias (mercantilização da vida)

7) Fetichismo da mercadoria: quando temos uma mercadoria em nossas mãos não imaginamos todo o processo de exploração que há por trás dela → a mercadoria mascara a sua história e parece que assume vida própria, parece que chegou às nossas mãos ‘do nada’. A mercadoria final desumaniza o trabalhador que dedicou a sua vida para fazê-la (tua barra de chocolate nestlé provavelmente foi decorrente de trabalho semi-escravo).

8) É o sistema mais desigual que já existiu, pois foi o único a conseguir desenvolver as forças produtivas ao ponto de gerar grande abundância, mas mesmo assim ainda persiste e cresce a miséria. Em outras palavras, a tendência natural do capitalismo é a concentração do capital nas mãos de poucos.

(5)

Nesta foto há todos os 4 tipos de alienação + o fetichismo da mercadoria.

ABAIXO LISTO FRASES MARCANTES DE KARL MARX QUE REMETEM DIRETAMENTE AOS CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA:

• Modo de Produção:

“Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção”

• TOTALIDADE

“Síntese de múltiplas determinações”

• TRABALHO

“Condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana.”

• INFRAESTRUTURA E SUPERESTRUTURA

“A totalidade dessas relações constitui a INFRAESTRUTURA econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as SUPERESTRUTURAS política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.”

• ESTADO E ESTADO BURGUÊS (RESPECTIVAMENTE) “Instrumento de dominação de uma classe sobre outra”

“Balcão de negócios da burguesia”

• MAIS VALIA

“A relação entre lucro capitalista e remuneração da força de trabalho pode ser abordada a partir do conceito de MAIS-VALIA, definido como aquele ' valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca." “É a forma específica de exploração sob o capitalismo, em que o excedente toma a forma de lucro e a exploração resulta do fato da classe trabalhadora produzir um produto líquido que pode ser vendido por mais do que ela recebe como salário”

(6)

“Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito.”

• FORÇA DE TRABALHO E A TRANSFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EM MERCADORIA (alienação)

O capitalismo vê a força de trabalho como mercadoria, mas é claro que não se trata de uma mercadoria qualquer. Ela é capaz de gerar valor. [...] O operário é o indivíduo que, nada possuindo, é obrigado a sobreviver da venda da força de trabalho

• MAIS VALIA RELATIVA

Configura-se quando o dono do capital consegue aumentar a capitação de excedente de produção mediante o avanço tecnológico. • REIFICAÇÃO (COISIFICAÇÃO)

“É o ato (ou resultado do ato) de transformação das propriedades, relações e ações humanas em propriedades, relações e ações de coisas produzidas pelo homem, que se tornaram independentes (e que são imaginadas como originalmente independentes) do homem e governam sua vida.”

“Significa igualmente a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que não se comportam de forma humana, mas de acordo com as leis do mundo das coisas”

• FETICHISMO DA MERCADORIA

“As relações sociais entre alfaiate e carpinteiro aparecem como uma relação entre casaco e mesa nos termos da razão em que estas coisas se trocam entre si, e não em termos do trabalho nelas materializado.”

• IDEOLOGIA

“Distorção do pensamento que nasce das contradições sociais e as oculta.”

• PRÁXIS

“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo”

• CONSCIÊNCIA DE CLASSE

“Os proletários de todos os países têm um único e mesmo interesse, um único e mesmo inimigo, uma única e mesma luta”

• MODO DE PRODUÇÃO

(7)

• MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO

“Afirma o primado da explicação dos modos de produção da humanidade ao longo do tempo e de reprodução do ser através do trabalho, ou, de um modo mais geral, do processo de trabalho no desenvolvimento da história humana”.

• ALIENAÇÃO

“Ação ou estado pelo qual um indivíduo, um grupo, uma instituição, uma sociedade se tornam estranhos, alheios aos resultados ou produtos de sua própria atividade, e/ou à natureza na qual vivem, e/ou a outros seres humanos e também a si mesmos.”

• RELIGIÃO

Referências

Documentos relacionados

A opção de inicializar a variável com apenas um zero e rotacionar pode não funcionar pois, na maioria dos sistemas, a função de rotação insere zeros à medida que os bits

Embora hoje, em muitos lares, as mulhe- res sejam aquelas que o sustentam, a sociedade atual ainda enxerga com os olhos baseados no modelo patriarcal, por isso, muitas mulheres

Se dispuser de uma peça de mão X-Smart IQ ® , você pode operar o localizador apical Propex IQ ® no modo combinado para o monitoramento simultâneo da progressão da lima

Limites para exposição / padrões para materiais que podem ser formados quando manuseamos este produto:.. Quando névoas ou aerossóis podem ocorrer, recomenda-se o seguinte: 5 mg/m³

O novo e-EPOS está ligado ao controlo electrónico do motor através duma linha de transferência de dados para harmonizar o funcionamento do motor e o controlo da hidráulica. •

6.2.1.3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular: n.a. Other academic staff and lecturing load in the curricular unit:.. b) Conhecimento e compreensão

O desenvolvimento da propagação das tolerâncias abordara a influência dos desvios de média inerentes dos processos de fabricação, os quais deverão ser

Através do cálculo do IBUTG, pretende -se determinar o tempo de trabalho e descanso de acordo com o Quadro nº1 do Anexo 3º da NR-15: Limites de Tolerância