• Nenhum resultado encontrado

FISCAL PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO LANÇA REFIS 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISCAL PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO LANÇA REFIS 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Informativo Duarte Benetti ﺍ Agosto 2013 ﺍ Página 1

BOLETIM INFORMATIVO

DUARTE BENETTI CONTABILIDADE

ANO XXIX – Nº 118 – Agosto /2013

Fiscal... 1

Pessoal... 3

Diversos... 4

Feriado e Agenda Obrigações...5

Mensagem...6

NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS – NOVA VERSÃO (LEIAUTE 3.10)

Recentemente foi liberado nova versão do leiaute das notas fiscal eletrônica (3.10) através da Nota Técnica 2013/005, onde foram alterados e incluídos diversos campos para a geração das Nfe.

De modo geral, as necessidades de alteração de leiaute da NF-e são agrupadas durante um tempo, compondo uma versão nacional anual, ou a cada 2 anos. A última revisão de leiaute foi feita em 2010 e não tivemos grandes versões nacionais nos anos de 2011 e 2012.

O objetivo é evitar alterações frequentes do leiaute da NF-e, além da necessidade de manutenção nos sistemas de emissão de NF-e para as empresas e para as Sefaz

Os prazos para entrada em vigor das alterações são os seguintes: Para NF-e (Modelo 55): 03/03/2014

Para NFC-e (Modelo 65): 03/11/2013

Sugerimos a todos que entrem em contato com a empresa de software, para que providenciarem os devidos ajustes e alterações.

Fonte: Portal da NF-e PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO LANÇA REFIS 2013

A Prefeitura de Novo Hamburgo lançou o Refis 2013 e durante o período de 01/08/2013 a 30/09/2013 os contribuintes que possuírem débitos inscritos em dívida ativa podem efetuar pagamentos e parcelamentos com descontos, veja abaixo as condições:

- Débitos inscritos em dívida ativa - ajuizados:

- Pagamento á vista: desconto de 50% dos juros moratórios ; - Débitos inscritos em dívida ativa - não ajuizados:

- Pagamento á vista: desconto de 50% dos juros moratórios e 100% da multa de mora;

- Pagamento parcelado: desconto de 30% dos juros de moratórios e 100% da multa de mora. pode ser efetuado em no máximo de 12 parcelas e o valor mínimo da parcela é de r$ 60,59;

- O vencimento da primeira parcela é na data em que for efetuado o parcelamento;

As guias para pagamento á vista ou informações dos débitos podem ser solicitadas para este e-mail ou para guias@novohamburgo.rs.gov.br

BASE LEGAL: LM 2583/2013

(2)

FISCAL

REDUÇÃO DO ICMS PARA INDÚSTRIA

A partir de 01 de agosto de 2013 o valor do ICMS de venda para as indústrias será de 12%

Este decreto, desonera a produção sem prejuízo da arrecadação de ICMS na medida em que transfere o recolhimento para a fase de comercialização (diferimento). A iniciativa representa o início de um processo que deve se estender a outros setores.

Importante salientar que esta redução é apenas para indústria, o comércio permanecerá vendendo à alíquota de 17% A indústrias que se beneficiam com este decreto são aquelas cujo CAE principal esteja relacionado no Apêndice XLIII BASE LEGAL: decreto 50.498 de 22/07/2013 DOE RS de 23/07/2013

(3)

PESSOAL

Informativo Duarte Benetti ﺍ Agosto 2013 ﺍ Página 3

SPED - EFD SOCIAL - PREPARE-SE PARA O BIG BANG

Maior e mais complexo projeto do SPED não exigirá somente revisão de processo, exigirá uma mudança cultural. Hoje a legislação trabalhista brasileira exige procedimentos que não são realizados na sua totalidade pela imensa maioria do mercado. Contudo, vem por aí o maior e mais complexo projeto do SPED: a antiga EFD Social e agora renomeada de eSocial, que acontecerá como um Big Bang e, para que seja cumprida, exigirá das empresas não só a revisão de processos, mas também uma mudança cultural.

Uma das principais premissas do SPED é que ele não modifica a legislação, ele apenas desenvolve e utiliza mecanismos mais eficientes para fiscalizar seu cumprimento. O grande problema é que a Consolidação das Leis Trabalhistas (legislação que rege as relações de trabalho, individuais ou coletivas) exige procedimentos que hoje não são realizados em sua plenitude pela imensa maioria das empresas brasileiras, como por exemplo informar férias com 30 dias de antecedência ao trabalhador.

Todavia, se estas são falhas de governança comuns na maioria das empresas, por que essas empresas não são penalizadas? A resposta está nos mecanismos de fiscalização atuais que não atendem ao volume e à complexidade fiscalizatória exigidas pela legislação trabalhista. Mas não se engane, o descumprimento da legislação trabalhista não é um problema novo, ele é muito antigo, nós somente não olhávamos para ele.

Para suprir essa lacuna fiscalizatória, a Receita Federal, a Caixa Econômica Federal, o INSS e o Ministério do Trabalho e Emprego estão desenvolvendo em conjunto a eSocial, que promete ser o maior e mais complexo projeto do SPED. Esta nova obrigação acessória visa a monitorar as relações trabalhistas de todos os empregados e empregadores brasileiros, abrangendo desde multinacionais até empregadores domésticos, exigindo de todos uma coleção considerável de informações.

Quanto à rigidez desta nova obrigação, não há saída: as empresas terão que adaptar-se à legislação trabalhista! A implementação trará mudanças drásticas em rotinas consolidadas, como aconteceu nos outros projetos do SPED, cito como exemplo a NF-e, na qual houve um grande choque de realidade. Por exemplo, com a eSocial, eventos como alteração de cargo e local de trabalho, disponibilizar e restringir benefícios e dissídios deverão ser informados quando ocorrerem. Embora a Legislação hoje já exija que isso seja cumprido de forma imediata, a maioria das empresas apura estas informações uma vez por mês, no “fechamento da folha”. Como se vê, a eSocial exigirá não só uma revisão de processos, mas uma mudança cultural nas empresas.

Sistemas de informação só apoiam processos. Com automatização de processos errôneos, só iremos Informar nossos erros ao Fisco mais rapidamente e com mais riqueza de provas. Portanto, se hoje você não cumpre a legislação trabalhista, com a eSocial você só estará informando isso mais rápido ao Fisco.

A previsão era de que até o final de Abril fossem disponibilizados os Guias e Manuais para orientação das empresas, além do leiaute. A partir do lançamento dessas normatizações, ocorrerá o desenvolvimento de softwares de mercado para o atendimento dessa nova obrigação. Faz-se o alerta para os prazos de desenvolvimento de software, pois num prazo de 6 a 8 meses deverá ser desenvolvida a sistemática da eSocial. Também é preciso pensar qual a estratégia a ser adotada pela empresa em relação às informações que não são geridas nativamente no RH, como processos judiciais trabalhistas, pagamento de autônomos e outras fontes de retenção de tributos federais. Entretanto, software e processo não são o mais alarmante no que tange a prazos, pois, com certeza, mais demorado que desenvolver softwares e processos é mudar a cultura do funcionário e de todos os setores envolvidos na eSocial: RH, Financeiro, Jurídico, entre outros (dependendo da empresa).

Fica aqui o alerta de quem participa das reuniões no Grupo de empresas piloto da eSocial, já implementou todos os projetos do SPED e o acompanha desde a reunião de sua concepção: Prepare-se para o Big Bang!

(4)

ASSUNTOS DIVERSOS

FRAUDE - ATENÇÃO – NÃO PAGUEM ESTES BOLETOS

Novamente estamos alertando aos nossos clientes que não efetuem pagamentos de boletos recebidos em nome de entidades associativas como:

● ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DO BRASIL ● ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO BRASIL

● ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DO BRASIL

(5)

AGENDA

Vencimento Obrigações

01/08/2013 - Honorários Duarte Benetti

07/08/2013 - FGTS

09/08/2013 - ICMS Substituição Tributária- ISSQN (Porto Alegre e Campo Bom) 12/08/2013 - ICMS (221 Comércio)

15/08/2013

- Retenção Pis / Cofins / CSLL – 2ª quinzena de julho - ISSQN (Novo Hamburgo e São Leopoldo)

- GPS de Domésticas e Facultativos

20/08/2013

- GPS (INSS)

- INSS Receita Bruta - IRRF

- ISSQN (Sapiranga) - Simples Nacional 21/08/2013 - ICMS (222 Indústria)

23/08/2013

- Cofins (2172 Presumido e 5856 Lucro Real) - PIS (6912 Lucro Real e 8109 Presumido) - IPI Mensal (5123)

- ISSQN (Ivoti, Estância Velha)

30/08/2013

- Retenção Pis / Cofins / CSLL – 1ª quinzena agosto - Refis (9100) e Refis II

- ISSQN (Dois Irmãos) - GPS Refis II – INSS (4103)

- Contribuição Social (2484 - Lucro Real Estimado/Bal. de Redução/Suspensão) - IRPJ (5993 - Lucro Real Estimado/Balancete de Redução/Suspensão)

Observações: Caso vencimento em dia não útil, antecipar o pagamento.

FERIADOS

Data / Comemoração Local

22/08 – Imaculado Coração de Maria – Padroeira

do município (5ª Feira) - Esteio

Fonte: ACI/NH

(6)

MENSAGEM

CÉU DE ESPERANÇA

Como diz o adágio popular “Há uma grande diferença entre um fim sem esperança e uma

esperança sem fim”. Não importa onde você está o que importa é aonde quer ir. Não

interessa quem você é, o que interessa é quem você quer ser. Para que se apegar ao

passado se é no futuro que você passará o resto de sua vida?

Não importa o tamanho dos obstáculos que está enfrentando hoje, o importante é

primeiro vencer os seus obstáculos interiores, essa é a maior jornada e aí nasce a

esperança. A esperança é o sentimento humano mais positivo, é a capacidade de ser

feliz quando os motivos para a felicidade ainda não aconteceram.

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados com as circunstâncias

da vida. Esperançoso é aquele que sabe ter perseverança, é a decisão de acreditar que

algo é possível mesmo quando há indicações do contrário, o perseverante tem mais

chances de sair vencedor.

Não deixe seus medos impedirem de ter esperança, pois o seu futuro depende do quanto

você acredita na beleza de seus sonhos. Seu sonho é o destino, seu otimismo é o que faz

você esperar pelo melhor, a sua confiança é saber lidar com o pior, a sua paciência é a

“ciência da paz” no caminho, e a esperança é aquilo que faz você continuar

caminhando. Por isso, o tamanho da sabedoria de um homem é proporcional ao tamanho

de sua esperança.

Lembre-se que diariamente o Universo nos dá uma caixinha de possibilidades que pode

mudar tudo o que nos deixa infelizes, onde há um “sim” ou um “não” que pode mudar

toda a nossa vida. Então, que você saiba distinguir o momento de dizer “sim” do

momento de dizer “não” e lembre-se que omissão já é uma escolha. Aquele que se

omite na escolha, escolhe e se torna responsável por qualquer coisa de bom ou de ruim

que possa acontecer.

Que você tenha na sua vida, tantas esperanças quanto as estrelas que podemos ver nas

noites mais escuras, e sempre sabendo que na manhã seguinte o sol brilhará

impreterivelmente.

Referências

Documentos relacionados

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo