• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Americana Secretaria de Educação EMEF PROFESSOR FLORESTAN FERNANDES DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA LUCIANA C. B.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Americana Secretaria de Educação EMEF PROFESSOR FLORESTAN FERNANDES DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA LUCIANA C. B."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Prefeitura Municipal de Americana Secretaria de Educação

EMEF PROFESSOR FLORESTAN FERNANDES

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LUCIANA C. B. NOVAES

ATIVIDADE QUINZENAL – DE 31 DE AGOSTO A 11 DE SETEMBRO DE 2020 9ºs anos A e B

ATIVIDADE 1

Leia o texto atentamente.

Esporte Orientação

O que é o Esporte Orientação?

ORIENTAÇÃO: “É A ARTE DE NAVEGAR POR TERRAS DESCONHECIDAS, GERALMENTE FLORESTAS OU MONTANHAS COM O AUXÍLIO DE UM MAPA E UMA BÚSSULA, ONDE ESTÁ MARCADO O PERCURSO (CAMINHO) QUE DEVE SER REALIZADO NO MENOR TEMPO POSSÍVEL”

A Orientação, embora recente no Brasil, é um esporte organizado já com mais de 100 anos de existência.

Os registros indicam que na Noruega, no dia 31 de outubro de 1897, se organizou a primeira atividade desportiva de Orientação.

A maior prova do mundo, o “O-Ringen”, realiza-se anualmente na Suécia com um número de participantes que chegou a alcançar os 25.000.

Ao longo destes mais de cem anos de existência, a modalidade foi evoluindo, tornando-se um esporte altamente detornando-senvolvido, que é praticado simultaneamente, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, por todos, independentemente do nível físico ou técnico, da idade ou de gênero.

Na partida, cada praticante recebe um mapa específico de Orientação onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controle. Estes ficam no terreno em formato de "balizas" (prismas de cores laranja e branca) que precisam ser visitados na ordem indicada.

(2)

Prefeitura Municipal de Americana Secretaria de Educação

O Mapa e a Bússola

O mapa e a bússola são de grande importância para o acontecimento desse esporte. Os praticantes podem usar rotas escolhidas livremente, para isto, é permitido o uso de uma bússola e as condições devem ser iguais para todos. A ferramenta mais importante para escolher a rota e a navegação é o mapa.

Características dos mapas

Representar com a maior fidelidade possível as condições do terreno

Ser completo Ser bem detalhado

Indicar as condições do terreno Ser claro e fácil de ler, mesmo à noite

Permitir usar bem os instrumentos de navegação (bússolas, passos etc.)

Ser resistente para manuseá-los durante a corrida.

A Bússola

A bússola é um material indispensável na corrida de orientação. A utilização da bússola é também de grande importância. É com ela que confirmamos a direção geral, a localização do ponto de controle e, algumas vezes, até a própria localização.

Sabendo utilizar este instrumento, qualquer pessoa poderá atravessar uma imensa floresta sem andar em círculos. O orientista (corredor) deve entender para que serve as setas de navegação e orientação, compreender como funciona a agulha magnética e como se utiliza os meridianos da bússola para o auxílio da Orientação.

Princípios Básicos

Os praticantes devem cumprir as seguintes regras ao realizarem um percurso de Orientação:

Passar por todos os pontos de controle,

Marcar corretamente o cartão de controle, e respeitar a natureza. Escolher e seguir a melhor rota, através de terreno desconhecido, Lutar constantemente contra o tempo.

O Prisma

É o instrumento da Orientação mais interessante, pois representa o “tesouro da floresta”, que na verdade, são os pontos de passagem (laranja e branco) obrigatórios que todos os orientistas (corredores) terão que visitar, durante seus percursos. Cada prisma possui um picotador ou uma base eletrônica, onde os orientistas (corredores) terão que encaixar os seus chips de controle, para confirmarem as suas passagens nestes pontos.

(3)

Prefeitura Municipal de Americana Secretaria de Educação

Cartão de descrição

Esse cartão, ajuda a dar maior velocidade para encontrar os prismas. Está impresso no mapa, e o orientista (corredor) recebe na largada das competições

Uma boa corrida, exige dos praticante: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração, tomada de decisão rápida, correr em terreno natural etc.

Os praticantes podem ser homens, mulheres, crianças, adultos ou idosos. Eles podem praticar o esporte individualmente ou acompanhados. Existem categorias que os dividem por sexo, idade e grau de dificuldade dos percursos. Em relação às dificuldades, classificam desta forma:

N, para os novatos e os percursos são fáceis; B, para experientes e os percursos são difíceis; A, para experientes e os percursos são muito difíceis.

E, para praticantes com um alto nível técnico e um ótimo condicionamento físico.

Na partida o atleta recebe o cartão de descrição, o cartão de controle e o mapa com o percurso traçado. É neste local que começa a contar o tempo do competidor.

Os pontos de controles devem ser visitados na ordem determinada, mas seguindo suas próprias escolhas de rotas. A principal função de um ponto de controle é marcar o começo e fim de uma corrida. Nesses pontos de controle o praticante encontra um prisma e um picotador, para marcar o seu cartão. É assim que o corredor consegue provar que passou por todos eles.

BENEFÍCIOS DO ESPORTE DE ORIENTAÇÃO:

BENEF que contribui significativamente p

✓ Conseguir Identificar o problema, buscar a melhor solução e agir, ✓ Exercício da memória e raciocínio

✓ Tomada de decisões rápidas

Desenvolvimento da coragem e responsabilidade.

Errando ou acertando, surgirá um indivíduo mais confiante e seguro de si, capaz de resolver com mais tranquilidade situações críticas, pois estará mais consciente do seu potencial humano.

ATIVIDADE 2: Responda as perguntas e envie para o e-mail:

novaes1luciana@gmail.com

1- Em uma corrida de orientação quais ferramentas são extremamente importantes para a nossa localização no percurso?

2- Quais regras um praticante de corrida orientação deve cumprir ao realizar o percurso?

3- Escreva com suas palavras, algumas diferenças entre as corridas de pista (Atletismo) e a corrida orientação.

4- Um(a) garoto(a) de 13 anos fez a sua primeira inscrição para uma corrida orientação: em qual nível de dificuldade ele seria classificado para a corrida?

(4)

Prefeitura Municipal de Americana Secretaria de Educação

VAMOS PRATICAR!!!!

Sugestões de prática:

1 - JOGO DO LABIRINTO OU PERCURSO EM LINHA

Material: Papel para desenhar o Mapa do labirinto, giz ou fita crepe, pares de sapato. Objetivo: aprender a manter o mapa permanentemente orientado.

Participantes: quantos desejarem.

Descrição: Desenhar no papel o percurso escolhido (este será o seu mapa). Com a fita crepe ou giz, desenhe no chão o mesmo percurso. O tamanho será de acordo com o espaço que possuir em casa.

Em cada círculo do percurso, colocar no chão um pé de sapato, ele representa a mudança de direção.

Começar o percurso seguindo o caminho, e manter sempre o mapa na mão. Toda vez que você encontrar um pé de sapato (círculo no mapa) deverá mudar a direção do corpo, virando também o mapa, assim ele permanecerá sempre orientado com o chão. Continuar assim até finalizar o percurso.

Variação: Não colocar os sapatos no chão, mantendo apenas as linhas. Utilize sua criatividade, monte diferentes mapas.

Exemplos de mapas:

Triangulo: saída

(5)

Prefeitura Municipal de Americana Secretaria de Educação 2 - CORRIDA DE ORIENTAÇÃO EM CASA

Corrida de orientação em casa

Materiais lápis de cor (uma cor para cada cômodo da casa), papel, cronometro (pode ser o do celular);

Objetivo vivenciar uma corrida de orientação em casa;

Participantes 2 ou mais;

Descrição

1- Os participantes deverão decidir em que local da casa a corrida começa e termina; 2- o participante que ficar com o cronômetro também deverá esconder um lápis de cor em cada cômodo da casa;

3- após essas decisões, o primeiro corredor deverá ter em mãos um pedaço de papel; 4- ao acionar o cronometro o corredor deverá

se deslocar para todos os cômodos da casa, sendo um de cada vez, com o objetivo de conseguir fazer um risco com cada lápis na sua folha e retornar ao ponto inicial para encerrar a corrida o mais rápido possível;

5- o participante que correu deverá agora ficar com o cronometro e iniciar a corrida do outro.

Variações

a) correr novamente tentando diminuir seu tempo;

b) a pessoa que ficar no cronometro poderá decidir uma ordem de cores para dificultar o percurso;

E NÃO SE ESQUEÇA: FIQUE EM CASA, SE PUDER! 😊

REFERENCIAS:

https://impulsiona.org.br/

https://i.ytimg.com/vi/beF3fPEiPQo/hqdefault.jpg https://coc.esp.br/assets/gerenciador/COC/Arquivos/imagens/mapa_orienta.jpg https://decathlonpro.vteximg.com.br/arquivos/ids/2520426-1000-1000/compass-begin-100-no-size1.jpg?v=637207451227630000

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

entomologista dos Serviços de Saúde e Assistência de Angola que, desprovido nos seus serviços de origem de quaisquer apoios logístico e de material, foi colocado na Secção

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

 Random storage - refere-se à alocação de um espaço de stock de forma aleatória, segundo o espaço disponível no momento de chegada dos produtos (Petersen e Aase,