• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE. Diagnóstico e recarga dos sistemas de Ar Condicionado Pag. 4 Pag. 16 Pag. 18. Análise de Emissões. Diagnóstico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE. Diagnóstico e recarga dos sistemas de Ar Condicionado Pag. 4 Pag. 16 Pag. 18. Análise de Emissões. Diagnóstico"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

CAR

(2)

ÍNDICE

Diagnóstico

Análise de

Emissões

Diagnóstico e recarga

dos sistemas de Ar

Condicionado

(3)

Os especialistas mundiais do diagnóstico

Há vinte anos a TEXA é sinônimo de diagnóstico para o setor automotivo mundial, dividida entre as linhas de diagnóstico eletrônico e elétrico, análise de emissões e diagnóstico e recarga dos sistemas de ar condicionado. A TEXA tem desenvolvido uma rede mundial extraordinária, com cerca de 700 distribuidores presentes em quase 100 países.

Oferta completa e modular

A TEXA oferece ao mecânico uma assistência total durante todas as fases de reparação: da análise do sintoma de falha, até à identificação da peça de reposição. A TEXA garante uma oferta imbatível de ferramentas e serviços, capazes de atender todas as necessidades do cliente:

Com um PC Windows comercial comum é possível gerenciar todos os tipos de operações de diagnóstico, diagnóstico elétrico, análise de emissões, diagnóstico de ar condicionado.

Instrumentos de auto-diagnóstico, diagnósti-co elétridiagnósti-co, análise de emissões, diagnóstico e manutenção de sistemas de ar condicionado. Software operacio-nal sempre atualizado com vastos bancos de dados de diagnóstico, informações técnicas e de serviço.

Atendimento ao cliente através de call-center telefônico, suporte para reparação on-line, amplo banco de dados de so-luções.

Treinamento especializado através de cursos para mecânicos e estudantes de escolas profissionais e técnicas.

(4)
(5)

(AGRI e CONSTRUCTION), MARINE e dentro de cada um deles uma cobertura de marcas e modelos insuperável, que vai desde os veículos europeus, aos asiáticos e norte-americanos, graças a equipes de desenvolvimento espalhadas por todo o mun-do.

A TEXA desenvolveu IDC4 CAR (plataforma software específica para automóveis e veículos comerciais leves) para o gerenciamento de todas as operações que normalmente se efetuam dentro da oficina.

Esse software coloca à disposição recursos de diagnóstico, bancos de dados com com esquemas elétricos interativos, informações técnicas do sistema, dados detalha-dos detalha-dos componentes, boletins técnicos e dadetalha-dos mecânicos.

O IDC4 é constantemente aperfeiçoado graças à dedicação dos técnicos TEXA, que todos os dias trabalham em campo para expandir e melhorar o número de veículos diagnosticável, tanto para os modelos mais recentes quanto para os mais antigos. Para o seu desenvolvimento, são muito importantes os contínuos feedback recebidos das oficinas mecânicas, as quais requerem para suporte do autodiagnóstico, também a presença de documentação técnica precisa e atualizada.

Um verdadeiro

parceiro profissional,

um companheiro

de trabalho insubstituível.

COBERTURA DE VEÍCULOS IDC4

AUTOMÓVEIS E VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI AUTOBIANCHI BMW BSI VEICOLI CADILLAC

CHERY CHEVROLET CHRYSLER CITROËN DACIA DAEWOO DAIHATSU DODGE

DR FAW FIAT FORD GAZ GONOW GREAT WALL HONDA

HUMMER HYUNDAI IKCO INFINITI INNOCENTI ISUZU IVECO JAGUAR

JEEP KATAY KIA LADA LANCIA LAND ROVER LDV LEXUS

LOTUS MAHINDRA MARUTI MAYBACH MAZDA MERCEDES-BENZ MG MINI

MITSUBISHI NISSAN OPEL (GM) PERODUA PEUGEOT PIAGGIO RENAULT RENAULT

SAMSUNG

ROVER SAAB SCION SEAT SKODA SMART SOLLERS FIAT SPERANZA

SSANGYONG SUBARU SUZUKI TATA TOYOTA UAZ VAZ VICTORIA GIOTTI

VOLKSWAGEN VOLVO

SUPERCAR

(6)

Um autodiagnóstico imbatível

O autodiagnóstico ou diagnóstico eletrônico é o coração do sistema, a função principal que o mecânico precisa para trabalhar de forma eficiente em automóveis.

O ambiente de autodiagnóstico TEXA IDC4 permite o acesso direto às funções individuais, tais como: a leitura de parâmetros e estados, a leitura de erros, as ativações para o controle da operação de cada componente e as funções de ajuste e calibração.

Tela de PARÂMETROS/ESTADOS de entrada e saída processada pela ECU com uma exibição em forma numérica e gráfica.

Tela de ATIVAÇÕES com funções de teste dos componentes. Tela de ERROS com a lista dos problemas/

falhas salvados na unidade de controle, com detalhes específicos que descrevem suas características.

Tela de AJUSTES com a possibilidade de executar funções de calibração, iniciali-zação e programação previstas pelo sistema, permitindo a conclusão da fase de reparo.

(7)

Direto ao ponto!

Uma inovadora aplicação permite efetuar as operações de manutenção programada de maneira rápida e imediata, simplesmente selecionando as operações desejadas em uma lista específica; o software conecta automaticamente as funções ao sistema eletrônico de referência, evitando ao mecânico uma complexa busca dentro dos vários sistemas.

Identificação do veículo

Para identificar com precisão o veículo no qual está trabalhando, foi introduzida a identificação através do número de chassi. Uma vez conectado à tomada OBD e ativada a função específica, o instrumento compara o número de chassi com o banco de dados TEXA, identificando sem erros as características do veículo.

Caso se trate de veículos que não estão preparados para a comunicação do número de chassi através de OBD, o técnico pode digitar o número manualmente.

* Opcional

“FALHAS RESOLVIDAS” powered by Google

*

Graças a essa extraordinária função do IDC4, o técnico reparador que dispõe de uma conexão a Internet pode consultar facilmente os bancos de dados da TEXA, através da tecnologia de busca do Google, para buscar os processos de reparação já encontrados e experimentados por mecânicos de todo o mundo, recolhidos pelos call centers internacionais TEXA. O procedimento é muito simples e intuitivo: uma vez selecionado o veículo no qual está operando, o mecânico pode enviar um pedido digitando diretamente a descrição do problema no campo livre, obtendo em poucos segundos a solução correta para o problema.

(8)

Unidade de controle reconhecida, detectada a presença de erro/s Unidade de controle

não reconhecida

Unidade de controle reconhecida, nenhum erro detectado

Unidade de controle não presente

Função TGS3

TGS3 (TEXA Global Scan 3) é a extraordinária varredura automática de todas as unidades de controle eletrônicas diagnosticáveis*, montadas a bordo do veículo. Comparando com a versão anterior, a já muito apreciada TGS2, foram introduzidos aperfeiçoamentos adicionais, incluindo a velocidade das varreduras, aumentada em até 30 vezes.

Graças à extraordinária capacidade de entrada em diagnóstico e de reconhecimento automático das unidades de controle, assim que termina a varredura, a TGS3 mostra imediatamente os resultados obtidos: identifica as unidades de controle a bordo do veículo, a eventual presença de erros e a variante correta para aquele modelo específico.

Depois de analisar os resultados na tela intuitiva, o mecânico pode selecionar a unidade de controle desejada entre as propostas e iniciar imediatamente um teste de autodiagnóstico no sistema selecionado.

Abaixo propomos uma tabela que compara o número de unidades de controle e a velocidade da TGS3 na varredura das mesmas, para alguns veículos atualmente em circulação:

Modelo de veículo Unidades de controle presentes Tempo de varredura com TGS3 Alfa Mito 1.6 JTDm 18 38 segundos

Fiat Stilo 1.9 JTD 35 80 segundos Ford Focus 1.6i Gasolina 33 30 segundos Toyota Avensis 2.2 Diesel 28 28 segundos Volkswagen Golf V 1.6 Gasolina 36 46 segundos

Um exemplo prático que ajuda a en-tender as excepcionais capacidades da função TGS3 é a varredura das 33 unidades de controle presentes em um Ford Focus 1.6i a gasolina, efetuada em 30 segundos, menos de um segundo por unidade de controle!

*A varredura TGS3 pode não estar disponível para veículos antigos, pois as unidades de controle presentes nesses veículos podem não suportar essa função inovadora.

TGS3

TGS2

(9)

Atualização contínua

Graças à função de Atualização Contínua, a TEXA dá ao cliente a possibilidade de baixar os pacotes para os veículos e modelos novos, sempre que estiverem disponíveis, sem ter que esperar a atualização completa de toda a versão em datas fixas.

Tudo isso através dos novos servidores velozes, que permitem realizar a operação em pouquíssimo tempo. Com a assinatura anual TEXPACK, o cliente recebe pontualmente uma comunicação sobre a disponibilidade de novos conteúdos descarregáveis, mantendo seu instrumento sempre atualizado com a melhor cobertura possível.

Cobertura incomparável

A TEXA é uma empresa que tem o diagnóstico como seu core-business. Por isso, para se manter competitiva no mercado, coloca como interesse primário garantir a seus clientes sempre a melhor cobertura possível da frota circulante. Recentemente, às equipes de desenvolvimento das várias filiais europeias foram acrescentados novos elementos que operam diretamente na Ásia, a fim de também garantir uma cobertura imediata e pontual dos veículos japoneses, coreanos, chineses e indianos. Essa rede TEXA garante a seus clientes de todo o mundo uma cobertura incomparável, em termos de quantidade e qualidade. Para dar um exemplo, em janeiro de 2013, o software IDC4 CAR incluía:

mais de

350.000

possibilidades de diagnóstico.

Para conhecer todas as oportunidades diagnósticas oferecidas pelo software IDC4, é possível consultar online, mesmo para quem não é cliente TEXA, um novo portal. Para acessa-lo, basta digitar o seguinte endereço: www.texa.it/coverage.

O portal é muito útil, pois permite selecionar o ambiente de diagnóstico, a categoria e a marca do veículo desejados. Dessa forma, pode-se ver de imediato a lista de aplicativos completa e sempre atualizada com informações sobre o modelo, motor, sistema e as funções de diagnóstico disponíveis.

Como se pode ver, esses números são impressionantes e visam garantir ao técnico reparador uma cobertura que lhe permita enfrentar melhor seu duro trabalho na oficina. A atualização é garantida pela assinatura do TEXPACK.

(10)

Diagnóstico multimarca

Navigator nano

O Navigator nano é um instrumento de autodiagnóstico de última geração para automóveis e veículos comerciais leves, desenvolvido segundo a filosofia TEXA do diagnóstico com duas unidades, que exalta a praticidade e a versatilidade das soluções portáteis sem fio. Pode-se operar via Bluetooth em combinação com um PC.

A ausência de fios, a ergonomia, o tamanho muito reduzido, um potente led que facilita a identificação da tomada de diagnóstico, aumentam a usabilidade desse inovador instrumento e reduzem consideravelmente o espaço ocupado dentro do habitáculo, garantindo um autodiagnóstico completo e confiável. Graças à auto-alimentação e à comunicação através da tecnologia Bluetooth, o mecânico pode efetuar todos os testes necessários, inclusive a 30 metros de distância do veículo.

(11)

Diagnóstico multimarca

NAVIGATOR TXTs

O NAVIGATOR TXTs é uma poderosa ferramenta de autodiagnóstico multimarca, que ao ser conectada dire-tamente ao conector de diagnóstico do veículo se comunica via Bluetooth com um PC Windows. A ausência de cabos de conexão permite ao usuário efetuar todos os testes de diagnóstico com grande liberdade de movimento na oficina ao redor do veículo.

O NAVIGATOR TXTs permite realizar testes de autodiagnóstico, entre os quais: ler e apagar erros, ver os parâmetros de engenharia e os estados de ativação, ajustar e configurar o apagamento das luzes de troca do óleo, revisão e airbag, configurar as unidades de controle, chaves e controles remotos. O NAVIGATOR TXTs é compatível com o protocolo PASS-THRU*, o qual prevê a possibilidade para qualquer oficina de se conectar

ao servidor central de cada montadora para baixar os pacotes de software ou informação técnica oficial. As funções PASS-THRU podem ser utilizadas sempre que seja necessário realizar a atualização do software de uma ou mais unidades de controle, em caso de falha das mesmas.

* Verificar no sítio www.texa.com/passthru a compatibilidade e as funções habilitadas com os vários fabricantes

(12)

Diagnóstico elétrico

TwinProbe

TwinProbe é a ferramenta TEXA dedicada à realização de medições de tipo analógico e digital para todos os testes de diagnóstico tradicional. Seu preço é mais reduzido em relação ao irmão mais velho UNIProbe, mas ambos têm em comum a elevada praticidade e a precisão que garantem cada intervenção do mecânico. Comunica-se com um PC Windows através de uma conexão USB ou usando a tecnologia Bluetooth sem o uso de cabos. O software operacional para gerenciar o instrumento é o IDC4 ou, alternativamente, o MSS (Measurement System Software).

O TwinProbe inclui:

• Osciloscópio: dois canais analógicos independentes com entradas até ± 200V, equipado com função SIV para interpretar o sinal detectado.

• Gerador de sinais: para simular os pulsos produzidos pelos sensores e os sinais enviados pela unidade de comando para o controle, por exemplo, das eletroválvulas.

• Amperímetro: para medir a intensidade da corrente elétrica. Para efetuar esses testes é necessário associar ao TwinProbe uma pinça amperimétrica BICOR.

(13)

Diagnóstico elétrico

UNIProbe

UNIProbe é um instrumento dedicado para medições de tipo analógico e digital para todos os testes de diagnóstico tradicional. Comunica-se com um PC Windows através de uma conexão USB ou usando a tecnologia Bluetooth sem o uso de cabos. A bateria interna de lítio garante uma autonomia excepcional. O software operacional para gerenciar o instrumento é o IDC4 ou, alternativamente, o MSS (Measurement System Software).

Inclui 6 ferramentas diferentes no mesmo instrumento:

• Osciloscópio: quatro canais analógicos independentes, equipado com função SIV para interpretar o sinal detectado.

• Battery Probe: para testar a bateria, assim como para a análise e o controle de todo o sistema de arranque e recarga.

• TNET: para a medição e a análise elétrica das redes de comunicação automobilística CAN.

• Gerador de sinais: para simular os pulsos produzidos pelos sensores e os sinais enviados pela unidade de comando para o controle, por exemplo, das eletroválvulas.

• Multímetro: para medir a tensão, resistência e corrente (com pinça amperimétrica).

(14)

Análise de Emissões

A solução TEXA para a análise de emissões

inclui uma série de ferramentas específicas

para a execução correta de todos os testes

e inspeções exigidas pelas atuais normas

antipoluição: GASBOX Autopower, OPABOX

Autopower, RC2, RC3.

(15)

Câmeras de análise

RC2 e RC3

OPABOX Autopower e GASBOX Autopower são as câmeras de análise TEXA. A primeira é dedicada aos motores diesel e a segunda aos motores a gasolina, ambas equipadas com um prático carrinho que permite movê-las facilmente dentro da oficina. Para garantir a melhor dinâmica de utilização, além da tomada tradicional para a rede elétrica, OPABOX e GASBOX podem ser associadas ao Power Pack, prático módulo de bateria removivel e recarregável separadamente. Essa solução permite ter uma ou mais baterias carregadas sempre prontas para o uso.

São instrumentos para detectar as rotações e a temperatura do motor, que se comunicam com as unidades de exibição TEXA e com MULTI PEGASO sem fio, graças à tecnologia wireless Bluetooth. O RC2 pode realizar as medições com o microfone e o sinal residual da bateria ou usando a pinça de indução e o sensor piezoelétrico. Além dessas modos, o RC3 também pode ler os dados diretamente da tomada OBD.

(16)

Estações de diagnóstico de A/C

para R134a e R1234yf

A linha KONFORT 700 é composta por 2 modelos que se diferenciam pelas características e modos de uso, permitindo trabalhar eficazmente tanto em veículos equipados com o gás refrigerante R134a, quanto naqueles equipados com o novo R1234yf. São estações fabricadas numa linha de montagem altamente automatizada, equipada com avançados controles computadorizados nas fases da pré-montagem e na produção de subconjuntos mais complexos, a fim de garantir a máxima qualidade e confiabilidade ao longo do tempo.

KONFORT dispõe de oito patentes internacionais requisitadas. Os componentes utilizados têm características excepcionais e garantem uma eficiência na recuperação do refrigerante superior a 95%. O design, com linhas essenciais e limpas, combina com características de fácil manuseio, robustez e segurança que tornam simples e fáceis todas as operações de manutenção.

(17)

Estações de diagnóstico de A/C

(18)

Diagnóstico de ar condicionado

KONFORT 760R e 760R BUS

Esses modelos estão equipados com display TFT a cores e de alta reso-lução, com uma interface gráfica avançada, caracterizada por imagens e indicações de fácil compreensão. O gerenciamento de todo o serviço de manutenção é completamente automatizado, sem o uso de qualquer torneira manual. As características distintas em relação à versão 720R são: o sistema em garrafas seladas para o óleo, o gerenciamento do serviço de manutenção full automatic, o dispositivo de trava/destrava da balança e o controle automático da exatidão do peso do refrigerante. A versão 760R BUS, especificamente desenvolvida para os sistemas maiores, está equipada com um tanque de 30 Kg, um compressor de 21cc para recuperar o refrigerante e uma bomba de vácuo de duplo estágio de 146 l/min, capaz de gerar uma depressão de 0,030 mbar.

Pode ser comprada preparada para o refrigerante R134a tradicio-nal ou para o novo R1234yf, passando eventualmente de uma a outra configuração usando o específico kit retrofit opcional.

Visite-nos em www.texa.com/konfort

Descubra todas as novidades e todos os detalhes dainovadora linha KONFORT 700 em www.texa.com/konfort. Você vai encontrar todas as informações, as imagens e os vídeos de demonstração dedicados à linha de estações de recarga já prontas para o futuro.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

• Compatível com R134a ou R1234yf

• Display TFT a cores de alta vi-sibilidade com interface gráfica avançada

• Gerenciamento de BANCO DE DADOS e serviços efetuados através de SD card

• Grupo de manômetros-display giratório (exceto Alemanha) • Tanque de 20 kg para o modelo 760R

• Tanque de 30 kg para o modelo 760R BUS

• Precisão de carga +/- 15 gr • Recuperação do refrigerante com alta eficiência (mais de 95%) • Bomba de vácuo de duplo estágio

• Recipientes de óleo herméticos anticontaminação

• Injeção automática de óleo de alta precisão

• Reconhecimento automático do recipiente do óleo

• Controle automático da pre-cisão de medição do refrigerante • Sistema de trava da balança • Gerenciamento do serviço de manutenção automático

• Modo de operação: - BANCO DE DADOS

- SERVIÇO PERSONALIZADO - MEU BANCO DE DADOS • Software multilíngue

• Compensação automática do comprimento das mangueiras de serviço

• Alarme automático de manu-tenção

• Manutenção simplificada • Gerenciamento automático da descarga de incondensáveis

OPCIONAL

Kit de fluxagem, Kit VDC, Kit de eficiência climatizador, Kit identi-ficador de refrigerante, impresso-ra térmica.

(19)

KIT IDENTIFICADOR DE REFRIGERANTE

A TEXA desenvolveu um inovador identificador de refrigerante, o único produzido na Europa, montado de série na KONFORT 770S e opcional nas outras versões (exceto a 720R e 710R). Tutelado por três patentes internacionais requisitadas, é capaz de garantir a pureza tanto do R134a, quanto do R1234yf. Sua utilização impede ao mecânico realizar qualquer atividade que possa colocá-lo em risco, evitando as perigosas misturas de refrigerante.

Diagnóstico de ar condicionado

KONFORT 710R

Nesse período de transição entre o velho e o novo gás, a TEXA não quis descuidar do setor das estações dedicadas somente ao gás R134a, que ainda é utilizado em grande parte dos veículos em circulação.

Apesar de ser um modelo base, a KONFORT 710R TEXA coloca à disposição de série importantes funções que caracterizam a linha KONFORT 700, tais como o reconhecimento automático das perdas, o controle do refri-gerante com balança eletrônica, a injeção automática temporizada dos óleos e do detector UV, a recuperação do refrigerante de alta eficiência (mais de 95%).

(20)

Programa TEXAEDU para CAR

Para poder operar nos sistemas eletrônicos que gerenciam os veículos de hoje, é necessária uma preparação mais profunda e especializada, além do conhecimento dos princípios teóricos básicos. Por isso, a TEXA associa a sua vasta gama de produtos um projeto de treinamento especializado, dedicado exclusivamente ao treinamento dos técnicos automotivos, constituído por uma rede de Centros de Treinamento espalhados por todo o território nacional, nas filiais de sua rede de vendas. O programa TEXAEDU está estruturado em módulos que permitem a cada oficina seguir o curso específico mais adequado a suas necessidades específicas. A possibilidade de utilizar o equipamento de diagnóstico em salas de aula e em locais devidamente equipados para realizar testes práticos diretamente nos meios e nos simuladores eletrônicos disponíveis, permite a perfeita integração entre a atividade teórica e prática, garantindo um treinamento mais rápido e eficaz.

D2CT - DIAGNÓSTICO DE AR CONDICIONADO DURAÇÃO: 8h

Aprender as características básicas dos sistemas termodinâmicos e os principais componentes de um sistema de ar condicionado instalado nos veículos. Adquirir um conhecimento geral do uso e das propriedades dos gases fluorados e dos efeitos das emissões dos fluidos refrigerantes no meio-ambiente. Conhecer as disposições do Regulamento CE 842/2006 relativas a determinados gases fluorados com efeito estufa e o conteúdo da Diretiva 2006/40/CE. Ser capaz de usar um equipamento para a recuperação do refrigerante, aprendendo os procedimentos comuns para a recuperação.

D3 - TÉCNICAS DE AUTO ZERO E CONFIGURAÇÕES 2011 DURAÇÃO: 8h

Aprender os mais recentes procedimentos de diagnóstico e auto zero realizados com o instrumento de autodiagnóstico e saber fazer os ajustes nos diferentes sistemas:

• motor - autodiagnóstico Volvo XC60; controle FAP Golf V; análise de câmbio automático BMW; autodiagnóstico Renault GrandEspace; autodiagnóstico motores MultiAir.;

• chassi - freio de estacionamento elétrico Volvo XC60; rodas de direção traseiras Renault Laguna III “4 Control”; amortecedores auto-nivelantes Citroën C5 “Hydractive 3”;

• carroceria - painel de instrumentos Golf VI; sistema de Airbag Fiat 500;

• conforto - ar condicionado novo Volkswagen Touran; ajustes do ar condicionado.

D4 - TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO DURAÇÃO: 8h

Ilustração das funções do osciloscópio e dos modos de leitura dos sinais analógicos e digitais, tais como a leitura de pico, a frequência, a modulação PWM e o modo T-NET para a linha CAN. O curso se desenvolve principalmente em modo prático com “estudos de caso”, tais como: análise do potencial de massa e de alimentação, verificação do sinal DFM dos alternadores, análise dos sinais lambda, medição de massa de ar digital, sincronismo do sensor de giros e fase. Na parte final do curso são apresentadas as noções úteis para verificar os sinais digitais das redes CAN-BUS, graças ao uso facilitado da ferramenta T-NET.

D5 - DIAGNÓSTICO E BUSCA DE FALHAS NA ESTRADA DURAÇÃO: 8h

Ser capaz de encontrar soluções para as falhas presentes, a partir da análise de estudos de caso reais mediante a utilização do registro dos parâmetros de autodiagnóstico com o auxílio de instrumentos de diagnóstico On Board, como OBD MATRIX e OBD Log.

O diagnóstico On Board reconhece antecipadamente qualquer falha do motor porque controla e monitora todas as funções centralizadas do veículo. O objetivo fundamental do curso é o de adquirir e ser capaz de aplicar uma nova técnica de diagnóstico dinâmica, que não se limita a recolher e verificar os parâmetros dos vários sensores, mas também permite avaliar a plausibilidade dos valores nas diferentes condições de utilização.

D6 - AJUSTES E CONFIGURAÇÕES COM IDC4 SERVICE PARA MONTADORES DE PNEUS E OFICINAS DE SERVIÇOS RÁPIDOS DURAÇÃO: 8h

Durante o curso são ilustradas as funções do instrumento NanoService associado ao software IDC4 Service para o diagnóstico e a manutenção dos automóveis a serem reparados em oficinas de troca de pneus ou de serviços rápidos, através das operações de autodiagnóstico mais comuns, tais como: a regeneração DPF e FAP, o apagamento da luz do óleo em Fiat e Ford, o processo de substituição das pastilhas dos freios nos veículos do grupo VAG e Volvo com freio de estacionamento eletromecânico, os sistemas de monitoramento da pressão dos pneus, o apagamento da luz de furo no pneu em BMW e Renault e a aferição com a calibração do sensor do ângulo de direção de Fiat. São ainda efetuados os procedimentos de manutenção e auto zero de luzes e a substituição/codificação da bateria em veículos BMW. Finalmente, são explicadas as normas para o controle dos poluentes e o sistema EOBD.

G9 - DIAGNÓSTICO DAS REDES CAN-BUS DURAÇÃO: 12h

Ao final do curso, o participante será capaz de saber os princípios de funcionamento dos sistemas de transmissão e receção de dados do Controller Area Network (CAN), as lógicas de funcionamento, a arquitetura do sistema e os recursos de autodiagnósticos para os sistemas B-CAN e C-CAN e do Body Computer, compreender as diferenças do sistema VENICE e as sucessivas evoluções dos sistemas MULTIPLEXING, efetuar os procedimentos de autodiagnóstico usando a “função de busca dos sistemas presentes” a bordo dos veículos. Será ainda capaz de realinhar a rede CAN, conhecendo os métodos de diagnóstico e de busca de falhas, usando os recursos de análise das redes e de autodiagnóstico.

(21)

Introdução à nova legislação sobre os sistemas de ar condicionado incluída na Diretiva 2006/40/CE e à aplicação do novo gás refrigerante HFO-1234yf e relativas alterações dos sistemas de ar condicionado dos veículos. Análise do funcionamento dos novos compressores com comando eletrônico presentes nos veículos HÍBRIDOS e descrição do sistema de ar condicionado com gerenciamento eletrônico aplicado ao Toyota Prius. Descrição dos sistemas de ar condicionado automático Renault Megane II e Climatronic Volkswagen Golf 6. Conhecimento dos procedimentos de diagnóstico com os instrumentos TEXA e dos métodos de recarga do refrigerante com as estações KONFORT 700 e 600.

G11 - FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS HÍBRIDOS DURAÇÃO: 8h

Apresentação da arquitetura e do funcionamento dos sistemas “Micro HYbrid” (Start & Stop) Fiat, Citroën e BMW, do sistema “MidleHybrid” da Honda e Volkswagen e do sistema “Full Hybrid”. Estudos de caso sobre os veículos com sistemas Micro-Hybrid,: Start&Stop Citroën C4, Sistema Start/Stop BMW série 1 (MSA, inibidores de parada, MSA componentes) , Sistema Start & Stop Fiat.

Testes práticos em: Honda CivicHybrid, Honda InsightHybrid, Volkswagen Tuareg Hybrid, Grupo Fiat Start&Stop.

G12A - OPERAÇÃO E DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS A GÁS NATURAL DURAÇÃO: 8h

O curso tem por objetivo ilustrar o funcionamento dos sistemas a gás natural, reconhecendo os componentes e suas funções. O técnico será informado sobre as principais normas que regulam a manutenção desses sistemas e sobre os processos para o gerenciamento da segurança na oficina. Serão analisadas as 5 gerações de sistemas a gás natural desenvolvidas pelos principais fabricantes (Landi, BRC) e o funcionamento de alguns sistemas OEM (Fiat, Volkswagen, Mercedes), com foco no uso do instrumento de diagnóstico para a resolução das falhas nesses sistemas.

G12B - OPERAÇÃO E DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS A GPL DURAÇÃO: 8h

O curso tem por objetivo ilustrar ao cliente a operação dos sistemas a GPL. No final do curso, o participante saberá os principais componentes desses sistemas, sua função e verificar sua operação. Conhecerá as principais normas, os procedimentos para efetuar uma correta manutenção do motor e os processos para gerenciar com segurança a reparação através do auxílio do autodiagnóstico para analisar as falhas mais comuns nos sistemas a GPL.

S5a - OPERAÇÃO E DIAGNÓSTICO DOS CÂMBIOS ROBOTIZADOS DURAÇÃO: 8h

Saber reconhecer os vários tipos de câmbios automáticos existentes, os princípios de operação e o uso do autodiagnóstico em alguns desses tipos de câmbio. Conhecer o princípio de funcionamento dos câmbios robotizados com controle eletrônico, distinguindo os câmbios robotizados com configu-ração padrão dos câmbios robotizados com embreagem dupla; do câmbio Selespeed, do câmbio DSG Volkswagen e do câmbio de variação contínua BMW. Ser capaz de analisar os parâmetros, as calibrações e os alinhamentos através dos procedimentos de autodiagnóstico. Aprender os modos para controlar e atestar o óleo e substituir os filtros.

S5b - DIAGNÓSTICO DOS CÂMBIOS AUTOMÁTICOS DURAÇÃO: 8h

Conhecer o funcionamento do câmbio automático de variação contínua (CVT) e dos câmbios automáticos epicicloidais (AT). Ser capaz de realizar o diagnóstico correto e as configurações das unidades de controle do câmbio AT Mercedes 7G Tronic e dos câmbios ZF 6HP adotados pela BMW, AUDI, LAND ROVER e JAGUAR. Aprender ainda os respectivos procedimentos de manutenção de rotina (troca de óleo, controle dos níveis, substituição do filtro).

S6 - DIAGNÓSTICO COMMON RAIL NOVOS MOTORES AUDI-VOLKSWAGEN DURAÇÃO: 8h

Conhecer as características técnicas do sistema SIMOS PCR2 aplicado ao motor 1.6 TDI e do sistema BOSCH EDC 17 CP14 aplicado ao motor 2.0 TDI. Saber analisar as estratégias de operação do injetor piezoelétrico Bosch e do circuito de aspiração e descarga do ar. Ser capaz de efetuar os procedi-mentos de autodiagnóstico desses sistemas para o reparo e a manutenção desses veículos, conhecendo o circuito de aspiração do ar e descarga do gás 2.0 TDI e 1.6 TDI.

S7 - OPERAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO SISTEMA HÍBRIDO TOYOTA DURAÇÃO: 8h

Durante o curso serão descritos os componentes do sistema híbrido da Toyota: grupo Inversor e conjunto de baterias HV, localização da unidade de controle e instrumentos. Será explicado o funcionamento do motor térmico 1 NZ FXE e analisadas as redes bus e a rede de alimentação elétrica tradi-cional e os respectivos processos de recuperação, através dos principais procedimentos de autodiagnóstico. Por fim, será ilustrado o sistema de freio híbrido ECB (Electronically Controlled Brake System) e os procedimentos de autodiagnóstico de falhas.

(22)
(23)
(24)

BLUETOOTH é uma marca de propriedade da Bluetooth SIG, Inc., U.S.A. licenciada por TEXA S.p.A.

www.facebook.com/texacom www.youtube.com/texacom

ADVERTÊNCIA

As marcas e logotipos dos fabricantes de veículos presentes nesse documento se destinam somente a informar o leitor sobre a potencial adequação dos produtos TEXA aqui mencionados para serem utilizados nos veículos desses fabricantes. As referências a marcas, modelos e sistemas eletrônicos contidas nesse documento devem ser interpretadas como meramente indicativas, pois os produtos e o software TEXA – estando sujeitos a evolução e atualização contínuas – no mo-mento da leitura deste documo-mento, podem não ser capazes de efetuar o diagnóstico de todos os modelos e sistemas eletrônicos de todos os fabricantes mencionados. Por isso, antes da compra, a TEXA recomenda sempre verificar a “Lista de cobertura de diagnóstico” do produto e/ou software nos Revendedores autorizados TEXA. As imagens e os esboços dos veículos presentes nesse documento têm o único objetivo de facilitar a identificação da categoria de veículo (carro, caminhão, motocicleta, etc.) à qual o produto e/ou software TEXA é dedicado. Os dados, descrição e desenhos podem variar em relação aos descritos no presente documento. A TEXA S.p.A. se reserva o direito de fazer quaisquer alterações a seus produtos, sem aviso prévio.

Verificar a grande cobertura da oferta da TEXA em: www.texa.com/coverage Compatibilidade e especificações mínimas de sistema do IDC4: www.texa.com/system

TODOS OS PRODUTOS TEXA SÃO GARANTIDOS 24 MESES

Referências

Documentos relacionados

A Contabilidade tradicional trata da mensuração de diversos ativos (recursos econômicos) disponíveis na empresa, por meio da evidenciação de seus componentes

Professor Mota Miranda Drª Patricia Ferreira Wyeth Wyeth Departamento Médico Departamento Médico Drª Claudia Constantino Drª Cristina Camilo Drª Isabel Vale Drª Patricia Rodrigues

Dr.ª Alexandra Raquel Antunes Oliveira- Hospital Pediátrico Carmona da Mota Dr-ª Ana Beatriz Pacheco Fraga - Hospital do Divino Espirito Santo Ponta Delgada Dr.ª Ana Catarina

Com relação à cultura do café (Coffea arabica L.), a praga que propicia maiores danos é a broca do cafeeiro (Hypothenemus hampei, Ferrari, afetando vários

Table 2 - Prevalence of positive serology for Prevalence of positive serology for Trypanosoma cruzi in inhabitants of 10 domiciliary units infested by Triatoma pseudomaculata in

Associada a essa base, incorporar métodos analíticos para, nesse momento, realizar análises básicas relacionadas à regulação da expressão gênica, visando aprofundar

A actinomicose torácica é incomum e, quando ocorre, pode ser erroneamente diagnosticada como broncopneumonia ou como neoplasia pulmonar, (7) sendo muito mais comum em adultos

Na filosofia de Levinas, portanto, cabe à ética questionar o reinado absoluto do Mesmo, apontando para uma saída que não a redução do Outro que, segundo nosso filósofo,