• Nenhum resultado encontrado

I Módulo 802 Problema 07 I Thiago Almeida Hurtado 1) Anatomia e Fisiologia dos mecanismos do movimento 1) Introdução O sistema extrapiramidal se

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I Módulo 802 Problema 07 I Thiago Almeida Hurtado 1) Anatomia e Fisiologia dos mecanismos do movimento 1) Introdução O sistema extrapiramidal se"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

1) Anatomia e Fisiologia dos mecanismos do movimento 1) Introdução

• O sistema extrapiramidal se enquadra muito mais como um conceito funcional do que como uma região anatômica bem definida.

o Como os núcleos da base são as principais estruturas componentes desse sistema motor, muitas vezes o termo “extrapiramidal” faz referência a essa estrutura.

• Os distúrbios extrapiramidais constituem nos distúrbios de movimento, os quais podem causar excesso ou escassez de movimentos, distúrbios de postura, do tônus...

o Assim como os transtornos do trato piramidal, acometem o sistema motor, porém com manifestações clínicas distintas (fraqueza, espasticidade e hiper-reflexia – sintomas de 1º neurônio motor)

• Grosseiramente falando, o sistema extrapiramidal pode ser considerada uma rede neural que influencia o controle motor (piramidal).

2) Anatomia e Fisiologia a) Anatomia

• A denominação “extrapiramidal” é um termo criticado por muitos anatomistas (que preferem utilizar o termo “sistema corticofugais não piramidais”) atualmente, porém, ainda tem utilidade clínica.

• Como dito anteriormente, a principal região extrapiramidal são os núcleos da base, um conjunto de núcleos (substância cinzenta) localizadas na base do encéfalo e relacionadas do ponto de vista antômico e funcional.

o Os mais importantes clinicamente são: núcleo caudado, putame, globo pálido, substância nigra e núcleo subtalâmico

▪ ATENÇÃO! Muitas vezes o caudado e o putame são denominados em conjunto, como estriado. Isso se deve a sua semelhança citológica e funcional, apesar de serem separados pelo ramo anterior da cápsula interna, e o nome estriado se deve a alternância entre filamentos cinzentos e brancos (dá uma aparência listrada)

o Os núcleos da base também apresentam conexões límbicas, as quais participam dos aspectos emocionais do movimento.

• O núcleo caudado encontra-se profundamente posicionado na substância do hemisférico cerebral, entre o ventrículo lateral e a ínsula.

• O núcleo lentiforme (em formato de lente) é uma junção do putame e do globo pálido. o O globo pálido forma a parte medial do complexo e o putame a parte lateral do núcleo.

▪ O globo pálido situa-se em posição medial ao putame, logo lateralmente ao terceiro ventrículo.

o O claustro é um anexo de substância cinzenta que se localiza adjacente ao putâmen, sendo separado dele pela cápsula externa.

(2)

• A substância nigra é uma região de substância cinzenta localizada no pedúnculo cerebral entre os pilares do cérebro e o tegmento do mesencéfalo, na altura dos colículos superiores.

o Sua denominação se deve a presença de neurônios que contem melanina em sua parte profunda. • A cápsula interna é uma estrutura que permeia todos os componentes do sistema extrapiramidal.

o Lateral: putame e globo pálido

o Medial: caudado, tálamo, núcleo subtalâmico, substância nigra

• Outras estruturas importantes que participam do sistema de controle motor extrapiramidal são: o Tálamo (núcleos da porção motora do tálamo)

o Núcleo Rubro (trato rubroespinal e trato tegmentar central) o Formação Reticular

o Núcleo Olivar Inferior (Bulbo) o Zona Incerta

o Núcleos Vestibulares

o Núcleo pedunculopontino (envolvido na doença de Parkinson – recebe fibras aferentes da substância nigra reticular e do globo pálido, enviando projeções colinérgicas para a substância nigra compacta)

(3)

o Substância cinzenta da lâmina do teto

b) Histologia

• O núcleo estriado apresenta neurônios pequenos, os quais são as principais vias eferentes dos núcleos estriados. Esses dividem-se em “com espinhas” e “sem espinhas”.

o Com espinhas: são GABAérgicos (podem conter encefalina, dinorfina ou substância P), são o local de origem das fibras eferentes estriadas.

▪ Os neurônios que secretam encefalina apresentam receptores de dopamina D2 ▪ Os neurônios que secretam substancia P apresentam receptores de dopamina D1 o Sem espinhas: são colinérgicos

▪ Esses neurônios são facilitadores para os neurônios de projeção e são inibidos pela dopamina

• Já o globo pálido apresenta predominantemente neurônios grandes, os quais tem o GABA como principal neurotransmissor.

• Histologicamente, a substância nigra pode ser compreendida em zona compacta e zona reticular. o Zona compacta: neurônios predominantemente dopaminérgicos, contendo melanina

o Zona reticular: neurônios predominantemente GABAérgicos.

c) Principais vias envolvendo os núcleos da base

• Resumindo, o córtex cerebral projeta-se para o estriado, que, por sua vez, projeta-se para o globo pálido e para a subtância nigra reticular. As fibras eferentes seguem até o tálamo, onde se projetam novamente para o córtex cerebral, sobretudo para as áreas motoras.

Putame (lateral) + Globo pálido (medial) = núcleo lentiforme

Putame + Caudado = Estriado

(4)

d) Fisiologia dos núcleos da base

Conexões essenciais envolvendo os núcleos da base

• “Núcleos de Entrada”: estriado e núcleo subtalâmico

o Facilitam ou inibem a atividade motora cortical (desinibem ou inibem o tálamo) • “Núcleos de Saída”: substância nigra reticular e globo pálido interno

o Causam inibição do tálamo motor

• Os núcleos de entrada e saída se conectam através das alças diretas e indiretas.

• Como explicado anteriormente, a substância nigra apresenta neurônios dopaminérgicos, os quais podem exercer ação excitatória (receptores D1) ou inibitória (receptores D2) sob o movimento.

o A via direta age através dos receptores D1 e a indireta através dos receptores D2!

▪ A excitação de receptores D1 facilita a via direta e aumentam a excitação talamocortical • Aumenta a inibição estriada sob GPi e SNr, estruturas que inibem a excitação

talâmica.

▪ A ativação dos receptores D2 inibe a excitação talamocortical (a substancia nigra, quando secreta dopamina, inibe os receptores D2)

• Reduz a inibição estriada sob o GPe, o qual, quando ativado, inibe o GPi, SNr e NST. O NST, quando ativado, estimula o GPi e o SNr, levando a inibição da excitação talâmica.

• O que ocorre é que o estriado “deixa de inibir” o GPe, o qual, quando ativado, inibe o NST, portanto, permitindo a excitação talamocortical!

o Como resultado, a substância nigra e o estriado facilitam a atividade na via direta e inibe a atividade na via indireta, portanto, aumentando a excitação talamocortical.

• Resumindo, podemos entender o processo como um “freio de carro”. Os núcleos de saída (SNr e GPi) são os freios, quando ativados, param a geração de movimento no córtex cerebral e no tronco encefálico por diminuírem a ação excitatória do tálamo sobre o córtex. A ativação dos receptores D2 pelo córtex

Córtex Estriado Globo Pálido Tálamo Córtex

Conexões excitatórias (glutaminérgicas) Conexões excitatórias (glutaminérgicas)

Aqui, a via pode ser excitatória ou inibitória!

Via DIRETA - É excitatória - Facilita a excitação cortical e os movimentos voluntários Via INDIRETA - É inibitória

- Contém o Globo Pálido e o Núcleo Subtalâmico

- Inibe a excitação cortical e os movimentos indesejados

(5)

pode ser comparado ao ato de “pisar no freio” (pois reduz a atividade inibitória basal do GPe sob o NST, o qual facilita a atividade inibitória do GPi e SNr), enquanto a ativação dos receptores D1 pode ser comparada a ação de “tirar o pé do freio”.

• Mas pera... Se o estriado age estimulando tanto a via indireta quando a direta simultaneamente, como o “movimento resultante” não é nulo? Simples! Isso se deve ao fato de a via direta facilitar apenas os movimentos que queremos executar, enquanto a via indireta apresenta uma inibição mais difusa, dificultando os movimentos involuntários.

• ATENÇÃO! Tanto as vias diretas quanto indiretas são importantes para que o movimento ocorra de forma satisfatória. A via direta permite que os movimentos voluntários sejam feitos sem dificuldade, enquanto a via indireta impede a ativação de áreas corticais motoras que poderiam interferir no movimento voluntário exercido pela via direta!

o Por isso que doenças da via direta, como o Parkinson, levam a distúrbios hipocinéticos, pois há inibição dos movimentos voluntários.

o Já doenças da via indireta, como a coreia, cursam com distúrbios hipercinéticos, pois os estímulos que atrapalham os movimentos voluntários deixam de ser inibidos!

o Porém, a teoria das vias diretas e indiretas não explica completamente os achados clínicos dessas doenças... Por exemplo, alguns distúrbios hipocinéticos podem cursar com tremor.

• OBS: sei que essa parte é meio complicada, então aqui em baixo tem alguns vídeos que podem ajudar no entendimento:

(6)

- Neuroanatomia dos núcleos da base: https://www.youtube.com/watch?v=InJByqg1x-0&feature=youtu.be e https://www.youtube.com/watch?v=6JUjr8hNPfM

2) Compreender os critérios diagnósticos e o curso clínico e fisiopatológico da Doença de Parkinson, identificar as manifestações clínicas representativas desses critérios no caso clínico (bradicinesia, tremor de repouso e rigidez)

1) Introdução

• É uma doença que acomete igualmente todos os grupos étnicos, apresentando incidência maior com o avançar da idade (a faixa etária média é de aproximadamente 60 anos)

o ATENÇÃO! Quando se inicia antes dos 20 anos, denomina-se parkinsonismo juvenil,

sugerindo etiologias genéticas (como doença de Wilson, Huntington e mutações no gene PRKN). • O parkinsonismo é uma síndrome, primeiramente descrita em 1817 por James Parkinson, sendo

evidenciada por qualquer combinação das seis seguintes anormalidades (o diagnóstico clínico é firmado pela combinação de qualquer uma das duas, sendo que uma deve ser necessariamente tremor de repouso ou bradicinesia):

o Tremor de repouso* o Rigidez

o Bradicinesia-hipocinesia* o Postura flexionada

o Abolição de reflexos posturais o Fenômeno de congelamento

• O Parkinsonismo pode ter diversas causas, divididas em cinco grupos: primárias, secundárias, síndromes Parkinson-plus, doenças hereditárias e parkinsonismo com déficit de enzimas envolvidas na síntese de neurotransmissores.

• A Doença de Parkinson é a causa mais frequente de parkinsonismo primário e representa cerca de 80% dos casos de parkinsonismo.

Etiologias de Parkinsonismo Idiopática (primária) - Doença de Parkinson

Encefalite letárgica - Causa rara de parkinsonismo, no século 20 costumava se desenvolver após quadros de encefalite de Economo (forma atípica e idiopática de encefalite, que cursava com letargia, sonolência e tremores)

Induzido por fármacos

- Iatrogênico: causa reversível com a suspensão do medicamento (fenotiazinas, butirofenonas, metoclopramida)

- Tóxico: pó de manganês, dissulfito de carbono, intoxicação grave por monóxido de carbono

- MPTP: substância que destrói seletivamente os neurônios dopaminérgicos na substancia nigra, Seu mecanismo de “indução de parkinsonismo” sugere que uma toxina ambiental possa ser responsável pelo desenvolvimento da Doença de Parkinson e é utilizado como base para desenvolvimento de fármacos contra essa doença.

Vascular - Originado por infarto subcortical na substância branca. - Em geral é acompanhado por hiperreflexia e babinski +

(7)

- O diagnóstico é feito por RM

- Resposta insatisfatória a medicação antiparkinsoniana

Pós-traumático - O traumatismo craniano recorrente leva a uma encefalopatia traumática crônica.

- Comum em boxeadores e em esportes de impacto - Inexiste tratamento satisfatório

Familiar e genético - Causa rara de parkisonismo Outras doenças

neurológicas

- O parkinsonismo pode ser uma síndrome encontrada em doenças como: depressão, doença de Huntington, doença de Wilson, distonia...

2) Fisiopatologia a) Patologia

• Há degeneração dos neurônios do tronco encefálico que contém neuromelanina, especialmente os dopaminérgicos da camada ventral da parte compacta da substância negra!

• O achado patológico característico da doença são os corpúsculos de Lewis, inclusões proteináceas de alfa-sinucleína citoplasmáticas presentes nos neurônios sobreviventes.

o ATENÇÃO! Existem outras doenças que podem cursar com a malformação e acúmulo de alfa-sinucleína, denominadas sinucleonopatias, como a atrofia sistêmica múltipla!

• Quando surgem os primeiros sintomas da doença, a substância negra já perdeu cerca de 60% dos seus neurônios dopaminérgicos e a concentração de dopamina no corpo estriado já é cerca de 80% menor do que o normal...

b) Patogênese

• Acredita-se que o acúmulo da alfa-sinucleína seja responsável pela doença.

o Estudos indicam que essa proteína malformada pode se agregar e acumular, disseminando-se contiguamente célula a célula, dessa forma, propagando a doença para partes

contíguas do sistema nervoso.

• Outra hipótese é que a disfunção mitocondrial e o estresse oxidativo também apresentam um papel-chave na patogênese. Na realidade, é provável que as duas hipóteses se complementem.

• A destruição neuronal leva a uma alteração do equilíbrio de excitação e inibição (mantido pela concentração de dopamina e acetilcolina) presente nos núcleos da base, e suas consequentes conexões com as vias direta e indiretas.

o Na doença de Parkinson há uma degeneração da parte compacta da substância negra, o que leva a uma

(8)

AUMENTO DA EXCREÇÃO GLUTAMATÉRGICA NO NÚCLEO SUBTALÂMICO o Portanto, o que ocorre é uma inibição da via direta por hiperativação da via indireta!

3) Quadro Clínico

• Consiste no “sexteto” já citado: tremor, bradicinesia, rigidez, abolição dos reflexos tendíneos, postura em flexão e congelamento.

o Para a suspeita clínica, é necessário que no mínimo dois desses estejam presentes, sendo tremor ou bradicinesia necessários.

• Tremores, bradicinesia e rigidez ocorrem nos estágios iniciais da doença, enquanto a postura em flexão, a abolição dos reflexos posturais e o congelamento da marcha aparecem nos estágios mais avançados. a) Tremor

• Costuma ter frequência de 4 a 6 Hz • É mais evidente em repouso

• Aumenta durante o estresse emocional

• Frequentemente melhora durante a atividade voluntária

• Costuma se iniciar na mão ou no pé, porém pode também ser encontrado na face ou na região perioral. o Não é incomum que inicialmente esteja confinado a um único membro antes de se tornar mais

generalizado.

o O clássico é o tremor de “contar notas”, que afeta predominantemente os dedos polegar e indicador.

• ATENÇÃO! O principal diagnóstico diferencial é o tremor essencial! A principal característica que os diferencia é que esse é postural e cinético, enquanto o parkinsonismo é de repouso!

b) Rigidez

• Aumento do tônus muscular, desencadeado quando o examinador movimenta os membros, pescoço ou tronco do paciente.

• É a famosa rigidez em “roda denteada”, ocasionada pelo tremor coexistente (mesmo que não esteja visível). A resistência, em geral, é uniforme durante toda a movimentação.

o Já na espasticidade muscular, a hipertonia não é uniforme, o que leva a um tônus maior no início do movimento passivo – “em canivete”.

• O distúrbio muscular é o principal responsável pela postura fletida desses pacientes. A cabeça é curvada, o tronco é inclinado para frente, o dorso é cifótico, os braços são mantidos à frente do corpo e os cotovelos, quadris e joelhos são flexionados.

(9)

o Pode ocorrer inclinação lateral do tronco (síndrome da torre de Pisa) ou flexão extrema do tronco (camptocormia)

o Muitas vezes é difícil começar a andar, e, por isso, o paciente pode se inclinar cada vez mais para frente (desvio do centro de gravidade) antes de conseguir andar.

o Em geral, há uma instabilidade para se virar, e pode ser difícil parar o movimento.

o Em casos avançados, está presente a marcha festinante, na qual os pacientes tendem a andar com velocidade crescente para evitar uma queda.

c) Acinesia

• É a característica mais incapacitante desse distúrbio, sendo também a manifestação mais comum desse, mesmo que possa se manifestar após o início do tremor.

• Pode ser compreendida como uma escassez de movimentos espontâneos, comumente sendo englobada como sinônimo de bradicinesia e hipocinesia

o Bradicinesia: lentidão dos movimentos, dificuldade de iniciar os movimentos e perda dos movimentos automáticos. Geralmente é confundida pelos pacientes com fraqueza.

o Hipocinesia: redução da amplitude dos movimentos, principalmente dos movimentos repetitivos. • Geralmente cursa com as seguintes manifestações:

o Perda de expressão facial e redução do piscar dos olhos o Perda de gesticulação (paciente se sente “imóvel”)

o Alterações da fala (hipofonia, aprosódia, disartria e taquifemia) ▪ Hipofonia: fala suave

▪ Aprosódia: voz monótona ▪ Diastria: falta de pronúncia clara

▪ Taquifemia: ausência de separação silábica nítida (pronunciam as palavras juntas)

o Dificuldade em realizar tarefas com as mãos (letras pequenas, dificuldade de barbear, escovar os dentes, abotoar a camisa, tocar instrumentos musicais)

o Oscilações dos braços reduzem gradativamente, até desaparecerem (podem ser normais quando o paciente quer balançar os braços voluntariamente com esforço ao caminhar)

o A marcha é lenta, com passadas curtas.

• Com a agravação da bradicinesia, a lentidão e a dificuldade de executar atividades da vida diária

aumentam... Por exemplo, o paciente pode demorar 1:30h para terminar uma refeição e a sua deglutição pode ser prejudicada, aumentando o risco de engasgos e aspiração.

• ATENÇÃO! Os pacientes podem apresentar uma cinesia paradoxal, sendo possível a movimentação normal por um curto período quando são estimulados repentinamente.

Sinais clínicos de Bradicinesia Craniana - Face em máscara

- Expressão fixa, com redução do piscar dos olhos e retração palpebral - Limitação do olhar para cima

(10)

- Hipofonia - Aprosódia

- Palilalia (repetição da primeira sílaba)

- Sialorreia (incapacidade de deglutir espontaneamente) Membros

Superiores

- Redução dos movimentos espontâneos

- Redução da amplitude dos movimentos repetitivos (abrir e fechar as mãos, pronação e supinação dos antebraços e bater com um dedo sobre o polegar) - Micrografia e lentidão da escrita

- Lentidão para cortar alimentos, vestir-se e realizar higiene pessoal - Redução das oscilações dos braços ao andar

Membros Inferiores

- Redução da amplitude dos movimentos repetitivos como pisar com força no chão ou tamborilar com os dedos dos pés

- Passadas lentas e curtas ao caminhar

- Incapacidade de levantar o pé ao caminhar, tendência a embaralhar as pernas - Base estreita ao caminhar

- Tendência de andar sob o dedo dos pés, incapacidade de apoiar os calcanhares Bradicinesia

Corporal

- Lentidão para iniciar movimentos solicitados

- Dificuldade de levantar-se de uma cadeira e virar-se no leito - Dificuldade de realizar duas atividades motoras simultâneas - Redução do movimento de encolher os ombros

d) Arreflexia

• A abolição dos reflexos posturais provoca quedas e incapacidade de se manter em pé sem auxílio. o Podem ser testados pelo teste do empurrão, o qual consiste em dar um empurrão firme nos

ombros do paciente e observar se há retropulsão. Um indivíduo normal consegue se recuperar com duas passadas.

o Com a abolição dos reflexos posturais, o paciente cai sobre a cadeira à medida que tenta se sentar.

• Em geral, os reflexos tendíneos não são alterados pela doença de Parkinson.

e) Congelamento

• Consiste em uma incapacidade transitória de realizar movimentos ativos (bloqueio motor)

• É um fenômeno que ocorre repentinamente e é transitório, costuma não persistir por mais de alguns segundos.

• Um exemplo: o paciente pode se queixar de “estar com os pés colados no piso”, sendo subitamente “despregado” e conseguindo andar normalmente (hesitação inicial) ou quando se aproxima de seu destino (como sentar-se em uma cadeira – hesitação final).

• A combinação de congelamento da marcha com a abolição dos reflexos posturais leva a predisposição a quedas nesse grupo de pacientes.

f) Sintomas não motores

(11)

• Cursa com sintomas referentes a alteração de:

o Personalidade e comportamento: depressão, dependência crescente, perda de motivação, apatia, ansiedade...

o Função cognitiva: bradifenia – demora a responder, sensação de “estar na ponta da língua, demência em estágios tardios (acúmulo de corpúsculos de Lewy em zonas corticais)

o Sintomas sensitivos: dor, ardência e formigamento (geralmente na mesma região da disfunção motora)

▪ Frequentemente o paciente pode referir dor difusa em um ombro como primeiro sintoma da doença, sendo frequentemente confundida com artrite ou bursite.

o Transtornos do sono: fragmentação do sono, sonolência diurna excessiva, crises de sono provocadas pelos fármacos

o Sintomas autonômicos: pele fria, constipação intestinal, esvaziamento inadequado da bexiga, disfunção erétil, PA baixa, rinorreia, transpiração excessiva...

o Transtornos relacionados aos fármacos: alucinações, psicose, compulsão, “apagões” não motores. 4) Diagnóstico

• Atualmente, inexistem exames laboratoriais específicos para a DP. Os exames solicitados devem ter como intuito excluir causas secundárias de parkinsonismo, como disfunções tireoideana, hepática ou paratireoideana.

o A doença de Wilson deve ser considerada em pacientes com menos de 20 anos que apresentem parkinsonismo. Seu screening é feito através da medida de ceruloplasmina sérica (proteína de transporte do cobre) e excreção urinária de cobre.

• Como a maioria dos casos é idiopático (~90%), inexiste indicação bem definida de testes para screening gênico... Todavia, alguns guidelines europeus indicam a sua realização em paciente com início da doença antes dos 40 anos, naqueles com um histórico familiar relevante ou pertencentes aos grupos étnicos de risco

o Nesses pacientes, o teste teria a função de planejamento familiar e de auxiliar no prognóstico... • Os exames de neuroimagem também apresentam utilidade limitada, visto que são capazes apenas de

detectar atrofia cortical generalizada. A utilidade maior da RM e TC também é de excluir causas secundárias de Parkinson, como as vasculares ou hidrocefalia normopressórica.

• Portanto, o diagnóstico é predominantemente clínico. 5) Tratamento

• O parkinsonismo precoce não requer tratamento com fármacos, mas é importante discutir com o paciente a natureza do distúrbio e a disponibilidade de tratamento medicamentoso.

• Os fármacos têm como intuito restaurar o equilíbrio dopaminérgico-colinérgico no estriado, pelo bloqueio do efeito da acetilcolina com fármacos anticolinérgicos ou através da melhora da transmissão dopaminérgica.

(12)

• Infelizmente, atualmente inexistem fármacos modificadores do curso da doença... O tratamento visa apenas o alívio sintomático para o paciente.

o Atualmente, os estudos buscam drogas capazes de interferir nos mecanismos moleculares específicos por trás do processo neurodegenerativo (é surreal pensar em apenas uma droga que cure a doença)

• ATENÇÃO! O tratamento, por ser sintomático, deve ser iniciado quando os sintomas causam incapacidade ou desconforto considerável para o paciente, devido ao número considerável de efeitos colaterais causados por esses.

o As principais complicações com o tratamento crônico são: flutuação dos sintomas, discinesia e psicose.

a) Anticolinérgicos Muscarínicos

• São úteis para alívio do tremor e da rigidez (não se observa melhora significativa da bradicinesia) • Os mais comumente usados são a tri-hexifenidila e a benztropina.

o Geralmente o tratamento é iniciado com uma pequena dose de um dos fármacos anticolinérgicos, sendo a dosagem aumentada gradualmente até que os benefícios se instalem ou até que os efeitos colaterais inviabilizem aumentos futuros...

• ATENÇÃO! É melhor evitar o uso de fármacos anticolinérgicos nos idosos, devido a efeitos colaterais como boca seca, constipação, retenção urinária e confusão...

b) Amantadina

• Fármaco que pode ser administrado isoladamente ou em combinação com um anticolinérgico no parkisonismo leve.

• Ainda não se sabe o seu mecanismo de ação exato, entretanto, suspeita-se que atue aumentando a liberação de dopamina de seus sítios de armazenamento e bloqueando a sua recaptação pelas terminações pré-sinápticas.

• É um ótimo fármaco para melhora dos sintomas motores do parkinsonismo, e seus efeitos colaterais são raros... Infelizmente muitos pacientes não apresentam melhora frente a administração desse fármaco, ou, se apresentam, essa é de curto prazo.

c) Levodopa

• Molécula convertida em dopamina no interior do organismo, melhorando todas as características do parkinsonismo, inclusive a hipocinesia!

• Seus efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, vômitos, hipotensão, movimentos anormais, inquietude e confusão.

(13)

o Os distúrbios mentais (confusão e psicose) não podem ser tratados com a retirada do fármaco, visto que a redução da dose pode extinguir qualquer benefício terapêutico...

o Uma complicação tardia grave e frequente é a flutuação na resposta: efeito wearing-off ou fenômeno on-off, que podem estar relacionados a níveis pulsáteis de dopamina cerebral (o gradiente entre os níveis de levodopa intracerebral e extracerebral se torna menor)

▪ Wearing-off: o efeito da droga passa um pouco antes da administração da próxima dose ▪ Fenômeno on-off: ocorrem flutuações nos sintomas do parkinsonismo durante o dia, em

intervalos frequentes.

• ATENÇÃO! Ainda não há consenso sobre qual o melhor momento para iniciar o tratamento com

levodopa, devido a possibilidade de resposta irregular ao fármaco após uso crônico desse, o que dificulta o tratamento.

o Por isso, alguns autores defendem que a introdução da levodopa seja feito o mais

tardiamente possível, sendo utilizada inicialmente em baixas doses e associadas a agonistas da dopamina.

• ATENÇÃO! A levodopa é frequentemente administrada em conjunto com a carbidopa, um fármaco que inibe a conversão extra-encefálica de levodopa em dopamina, portanto, reduzindo seus efeitos colaterais, como vômitos, hipotensão e arritimias (efeitos sistêmicos da dopamina).

o Geralmente já vem combinada nos fármacos, sendo o mais popular o Sinemet. • ATENÇÃO! As principais contra-indicações para o tratamento com levodopa são:

o Glaucoma de ângulo estreito o Doença psicótica

o Pacientes que recebem tratamento com inibidores da monoaminoxidase tipo A o Úlcera péptica ativa

o Suspeita de melanoma maligno

d) Agonistas da dopamina

• Bromocriptina: estimulada seletivamente os receptores D2 (via indireta). Raramente utilizada atualmente devido a existência de agonistas mais eficazes... Seus principais efeitos colaterais são os psiquiátricos (delírio e psicose), e, portanto, deve ser utilizada com cautela nesses pacientes.

• Pramipexol e Ropinirol: são os agonistas mais modernos, apresentando menos efeitos colaterais adversos (porém, ainda causam fadiga, sonolência, náusea, edema periférico, confusão, alucinações e hipotensão ortostática). Pode levar a sonolência diurna excessiva, o que potencializa lesões e a distúrbios

psiquiátricos que levam a comportamentos impulsivos, como jogo ou atividade sexual anormal. • Cloridrato de apomorfina: agonista não seletivo do receptor da dopamina, administrado por injeção

(14)

Não deve ser utilizada por médicos que não estão familiarizados, por apresentar interações medicamentosas múltiplas e complicações graves

e) Inibidores da catecol-0-metiltransferase (COMT) • O principal fármaco utilizado é a entacapona

• Classe de fármacos que inibe uma das enzimas responsáveis pela degradação de dopamina.

• Podem ser utilizados para reduzir as doses de levodopa ou evitar a flutuação das respostas terapêuticas. o Há uma combinação de levodopa + carbidopa + entacapona, denominada Stalevo.

• Seus efeitos colaterais são diarreia, confusão, discinesias e aumento das enzimas hepáticas.

f) Inibidores da monoaminoxidase

• Os principais são a selegilina e a rasagilina.

• A monoaminoxidase tipo B (MAO-B) é outra enzima responsável pela degradação da dopamina.

• Assim como os inibidores da COMT, são úteis para evitar a flutuação sintomática.

g) Tratamento cirúrgico

• A talamotomia ou a palidotomia podem ser adotados quando os pacientes não respondem mais ao tratamento farmacológico ou quando desenvolvem reações adversas intoleráveis decorrentes da medicação parkinsoniana.

o A talamotomia é mais útil para controle do tremor o A palidotomia é mais útil para controle da hipocinesia

• Demência e doença vascular difusa são contra-indicações para essa abordagem! Além disso, pacientes com parkinsonismo atípico, que apresentaram resposta prévia pobre aos fármacos, que apresentam comprometimento cognitivo, distúrbios psiquiátricos ou expectativas não realistas em relação a cirurgia também não devem ser selecionados para essa abordagem.

h) Estimulação cerebral profunda

• Atualmente, vem substituindo a cirurgia ablativa como método de escolha para casos refratários. o É um procedimento reversível, de baixa morbidade e leva a danos cerebrais mínimos. • É realizada principalmente no globo pálido e no núcleo subtalâmico, sendo observada melhora nas

características motoras do parkinsonismo, sendo reduzido o tempo no estado off em pacientes com flutuações na resposta.

(15)

Medidas gerais, fisioterapia e meios auxiliares para a vida diária - Sintomas psiquiátricos e anomalidades cognitivas: rivastigmina, donepezil ou memantina - Psicose e alucinações: ajuste da medicação ou uso de antipsicóticos

- Sonolência diurna: modafinil

- Bexiga hiperativa: oxibutinina ou tolterodina - Constipação: emolientes ou laxantes osmóticos

- Fisioterapia é uma medida importante para melhora da qualidade de vida dos pacientes. - Medidas estruturais: talheres com cabos grandes, apoios ao longo da casa, uso de borrachas antiderrapantes...

3) Identificar os principais diagnósticos diferenciais da Doença de Parkinson: Tremor Essencial, Demência por corpos de Lewy, Atrofia de Múltiplos Sistemas, Paralisia Supranuclear

Progressiva), focando em seus achados característicos no exame físico 1) Tremor Essencial Benigno (Tremor Familiar)

• Um tremor postural pode ser proeminente em indivíduos normais. • Geralmente se manifesta em adolescentes ou na idade adulta precoce

• Não se sabe ao certo sua fisiopatologia, entretanto, suspeita-se de que esteja envolvida com herança autossômica dominante.

• O tremor envolve principalmente uma ou ambas as mãos, ou a cabeça (“balançar da cabeça”) e a voz. As pernas tendem a ser poupadas. Geralmente é mínimo, levando apenas a um incômodo estético e constrangimento social.

o Uma característica curiosa é a melhora dos sintomas com a ingestão de álcool!

o No parkinsonismo a história familiar é infrequente, o álcool não apresenta benefícios e outros sintomas neurológicos estão presentes. Além disso, costuma afetar mais a mandíbula do que a cabeça.

• O tratamento é feito através de beta-bloqueadores (propranolol). Primidona (anticonvulsivante) e estimulação talâmica com alta frequencia podem ser úteis para casos não responsivos a terapia convencional.

2) Demência por corpos de Lewy

• Presente em 15% dos pacientes com demência

• Geralmente apresenta início entre os 50 e 85 anos de idade Estágio Inicial da doença

(diagnóstico)

- Selegilina (IMAO-B)

Estágio tardio da doença (sintomas incomodam)

- O momento de início deve ser discutido com o paciente (avaliação das incapacidades)

- Levodopa é o fármaco mais eficaz (levar em consideração os efeitos colaterais e complicações dose dependente, buscar associação supracitada com outros fármacos. Pode ser utilizada "de cara" em pacientes idosos (>70 anos), devido a maior eficácia e menor risco de efeitos colaterais

- Em pacientes jovens (<70 anos) , preferir o uso de fármacos poupadores de levodopa (amantadina, anticolinérgicos, agonistas da dopamina...)

(16)

• A principal característica é a demência (a função cognitiva pode flutuar acentuadamente em um período de 24 horas), que pode preceder ou ocorrer logo após o aparecimento de déficts parkinsonianos (sendo a bradicinesia e a rigidez as principais manifestações motoras).

o Frequentemente, os pacientes apresentam períodos inexplicáveis de confusão ou delirium. • Déficts visuais, hipotensão ortostática e síncope são sintomas que podem estar presentes, entretanto,

raramente são a queixa principal do paciente.

• ATENÇÃO! A Doença de Parkinson se difere dessa pelo fato de a função cognitiva estar preservada, no mínimo, até um estágio mais tardio da doença. Além disso, o tremor é um achado mais

frequente na DP.

• É uma condição de tratamento difícil, visto que a levodopa induz alucinações e exacerba os distúrbios cognitivos e comportamentais, não fornecendo alívio sintomático significativo. Medicações

antipsicóticas também são mal-toleradas.

• Atualmente, a demência e anomalidades comportamentais frequentemente respondem bem aos inibidores da colinesterase.

3) Paralisia supranuclear progressiva

• Em conjunto com a atrofia de múltiplos sistemas, integra as síndromes Parkinson-Plus, condições que cursam com síndrome parkinsoniana, porém, não respondem bem ao tratamento com dopaminérgicos. • É um distúrbio degenerativo idiopático que afeta principalmente a substância cinzenta das regiões

cerebrais subcorticais.

• A degeneração ocorre devido ao acúmulo de emaranhados neurofibrilares nas estruturas supracitadase redução da secreção dopaminérgicas

• É mais incidente em homens entre 45 a 75 anos.

• Seu quadro clínico clássico é demarcado por distúrbio da marcha, com quedas precoces, oftalmoplegia supra-nuclear, paralisia pseudobulbar, distonia axial (com ou sem rigidez extrapiramidal nos membros) e demência.

o Oftalmoplegia supranuclear: insuficiência acentuada do olhar vertical, podendo ocorrer comprometimento posterior do olhar horizontal e distúrbios da motilidade palpebral

▪ Geralmente os pacientes apresentam dificuldade em manter o contato ocular em interação social e apresentam dificuldades em tarefas que necessitem de olhar para baixo, como ler, comer ou descer escadas.

▪ As queixas de diploplia, visão turva e dificuldade na leitura são frequentes.

o Distonia axial: manifesta-se principalmente pela postura em extensão do pescoço, com resistência a flexão passiva. A postura pode ser ereta.

o Paralisia pseudobulbar: resulta do dano de fibras motoras entre o trajeto do córtex para o tronco cerebral, levando a paralisia facial, disartria, disfagia, movimentos mandibulares e reflexos do vômito.

(17)

▪ Geralmente os pacientes apresentam uma face com aparência de surpresa ou preocupação ▪ A paralisia pseudobulbar é um termo usado quando há acometimento das vias

corticobulbares (síndrome de primeiro neurônio) envolvidas na via motora.

o Demência: esquecimento, processos mentais lentos, alterações do humor e da personalidade, além de comprometimento do cálculo e capacidade de abstração.

▪ Podem estar presentes alterações emocionais, como choro ou riso inadequados, além de impulsividade.

• No exame de imagem, ao contrário da doença de Parkinson, há uma atrofia mesencefálica. Além disso, no Parkinson não há alteração do olhar, a postura axial tende a ser em flexão (e não em extensão) e o tremor de repouso é mais frequente.

• Pode ser tratado com fármacos dopaminérgicos, todavia, o distúrbio costuma seguir uma evolução progressiva, com óbito por aspiração ou inanição entre 6 e 10 anos (pois a disfagia e a disartria são graves e progressivas).

4) Atrofia de Múltiplos Sistemas

• Assim como a paralisia supranuclear progressiva, integra o grupo das síndromes Parkinson-Plus. • Como o nome sugere, o quadro é caracterizado por perda neuronal e gliose difusa no SN... Algumas

estruturas afetadas são: globo pálido, substância negra, núcleo olivar inferior, tratos corticoespinais e células do corno anterior.

• Sua sintomatologia depende da zona afetada pela degeneração...

o Degeneração nigroestriatal: marcada pelos sintomas de síndrome parkinsoniana, porém não apresentam tremores. Geralmente a progressão é rápida e a resposta a levodopa é ausente, pois os neurônios dopaminérgicos estão ausentes. Outros achados são:

▪ Autonômicos: hipotensão ortostática, impotência, incontinência de urgência, esvaziamento vesical incompleto, distúrbio da motilidade gastrintestinal.

▪ Sono: estridor laríngeo, respiração disrítmica, sonolência, apneia central

o Degeneração olivo-ponto-cerebelar: caracterizada por uma mistura de parkinsonismo e síndrome cerebelar (ataxia da marcha, dismetria, nistagmo...)

o Corno anterior da medula: forma mais rara, que simula a esclerose lateral aminiotrófica (síndrome de primeiro ou segundo neurônio motor)

• Na maioria dos casos, o paciente progride rapidamente e fica confinado a uma cadeira de rodas dentro de um período médio entre 6 a 7 anos após o início, morrendo devido a infecções pulmonares, das vias urinárias, úlceras de decúbito e complicações das quedas...

• O principal diagnóstico diferencial é a forma nigroestriatal.

• Inexiste tratamento para o déficit motor, contudo, a hipotensão pode responder a uma dieta hiperssódica, administração de fludocortisona e mdodirina (agonsta alfa-adrenérgico).

(18)

4) Discutir as principais causas de delirium e seu diagnóstico diferencial com demência 1) Introdução

• Delirium é uma alteração cognitiva definida por início agudo, curso flutuante, distúrbios da consciência, atenção, orientação, memória, pensamento, percepção e comportamento.

• É considerada uma emergência geriátrica, acometendo até 50% dos idosos internados (principalmente em UTI e setores de pós-operatório) e associando-se a uma maior taxa de institucionalização.

o Relata-se delirium em 30% dos pacientes em cirurgia cardíaca aberta e em mais de 50% daqueles tratados para fratura do quadril

o Ocorre em 70 a 87% dos pacientes em UTI e em até 83% de todos os pacientes em cuidados paliativos.

• A taxa de mortalidade de pacientes internados com delirium variam de 22 a 76%, podendo ser comparadas às de IAM ou sepse.

• Os fatores de risco podem ser compreendidos em predisponentes e precipitantes (aqueles que

desencadeiam o quadro). Atualmente, a terapêutica se volta mais para os fatores precipitantes e destinam pouca atenção para os predisponentes...

o Predisponentes: gravidade da doença de base, déficit visual, nível cognitivo basal, índice de desidratação. Virtualmente qualquer doença pode predispor ao delirium, contudo, a demência é o fator predisponente mais bem identificado!

o Precipitantes: uso de medicamentos (interação medicamentosa e efeitos colaterais),

procedimentos médicos, doenças agudas (infecções, infarto, AVE, trauma...), imobilização prolongada, restrição física, desidratação...

(19)

2) Fisiopatologia

• Os mecanismos ainda não são bem conhecidos... As principais hipóteses defendem que o delírium estaria relacionado a anomalia nos neurotransmissores (dopamina e acetilcolina, principalmente), inflamação e estresse crônico.

• Alguns estudos indicam que diversos mecanismos patogênicos estariam envolvidos, os quais culminariam na redução global do metabolismo oxidativo cerebral e na falência da transmissão colinérgica.

• Acredita-se que o principal NT envolvido seja a acetilcolina e que a principal área neuroanatômica acometida seja a formação reticular (principal área reguladora da atenção e excitação)

• As principais causas de delirium são doenças do SNC (epilepsia), doença sistêmica (insuficiência cardíaca), intoxicação ou abstinência de agentes farmacológicos ou tóxicos.

o Ao avaliarmos esses pacientes, devemos considerar que todas as drogas ou fármacos consumidos podem ser etiologicamente relevantes...

3) Quadro Clínico

• É demarcado principalmente pelo: início agudo e atenção prejudicada com curso flutuante (é comum momentos de lucidez durante o decorrer do dia)

o O início agudo é o principal diferencial da demência! Nessa, o déficit cognitivo se instala de forma crônica (semanas a meses).

• O déficit de atenção é reconhecido pela dificuldade em focar e manter a atenção

o É comum que o paciente se distraia facilmente, apresentando dificuldade em manter diálogos ou seguir comandos

o Uma forma fácil de identificar é pedir que o paciente realize tarefas que necessitem de atenção plena: contar de 20 a 0 ao contrário, ditar os meses do ano em ordem inversa...

• A desorganização do pensamento costuma se apresentar pelo discurso desorganizado e fluxo ilógico de ideia.

• Além disso, outros aspectos relacionados a alteração do estado cognitivo podem estar presentes, como: alucinações, letargia, labilidade emocional, ansiedade, agressividade, alteração do ciclo sono-vigília (sono fragmentado a noite), desorientação (tempo e espaço), redução da memória...

• ATENÇÃO! O delirium pode se apresentar em duas formas: a hiperativa e a hipoativa!

o Hiperativa: agitação, agressividade, risco aumentado de agressão; raramente passa despercebida o Hipoativa: nível de consciência rebaixado, prostração e redução no contato; frequentemente passa

despercebida (pior prognóstico)

o Misto: apresenta características do delírio hiperativo e do hipoativo.

• ATENÇÃO! Apesar do início súbito, podem estar presentes sintomas prodrômicos, como inquietação e medo. Além disso, os sintomas irão persistir enquanto os fatores causais estiverem presentes, embora geralmente dure menos de uma semana (quando retirados, o QC regride em um período de 3 a 7 dias)

(20)

4) Diagnóstico

• É eminentemente clínico, realizado a beira-leito, de acordo com os critérios estabelecidos pelo DSM-V. • Durante o exame, devemos buscar mudança em relação ao estado cognitivo anterior do paciente e avaliar

sua atenção. Devemos também rever as medicações utilizadas e eventuais mudanças na prescrição. • O confusion assessment method (CAM) é um método confiável para screening desses pacientes.

A) Estado confusional agudo com flutuação sintomática B) Défict de atenção marcante

C) Pensamento e discurso desorganizados

D) Alteração do nível de consciência (hipo ou hiperativo)

Critérios Diagnósticos do DSM-V A. Perturbação da atenção

B. A perturbação se desenvolve em um período breve, representa uma mudança da atenção e da consciência basal e tende a oscilar quanto à gravidade ao longo de um dia

C. Perturbação adicional na cognição (déficit de memória, desorientação..)

D. As perturbações dos critérios A e C não são mais bem explicadas por outro transtorno neurocognitivo preexistente, estabelecido ou em desenvolvimento e não ocorrem no contexto de um nível gravemente reduzido de estimulação, como no coma.

E. Há evidências a partir da história, do exame físico ou de achados laboratoriais de que a perturbação é uma consequencia fisiológica direta de outra condição médica, intoxicação ou abstinência de

substancia, de exposição a uma toxina ou de que ela se deve a múltiplas etiologias Especificar se:

Agudo: duração de poucas horas a dias Persistente: duração de semanas ou meses Especificar se:

Hiperativo: O indivíduo tem um nível hiperativo de atividade psicomotora que pode ser acompanhado de oscilação de humor, agitação e/ou recusa a cooperar com os cuidados médicos.

Hipoativo: O indivíduo tem um nível hipoativo de atividade psicomotora que pode estar acompanhado de lentidão e letargia que se aproxima do estupor.

Nível misto de atividade: O indivíduo tem um nível normal de atividade psicomotora mesmo com perturbação da atenção e da percepção. Inclui ainda pessoas cujo nível de atividade oscila rapidamente.

• Os principais diagnósticos diferenciais são: demência, esquizofrenia e depressão

o Esquizofrenia: alucinações e delírios mais constantes e “mais organizados”. O paciente não costuma cursar com alteração de nível de consciência ou orientação

o Depressão: os pacientes com a forma hipoativa podem se assemelhar, sendo a diferenciação feita através de eletroencefalograma.

o Demência: diferencia-se principalmente pelo curso crônico e insidioso e ausência de oscilação no nível de atenção na demência (exceto na demência vascular, causada por AVE). Além disso, esses pacientes costumam estar alertas

O diagnóstico é confirmado pela presença dos itens A e B + C ou D

(21)

5) Tratamento

• O objetivo principal é abordar a causa subjacente

o Antídoto para fármacos anticolinérgicos: salicilato de fisostigmina (IV ou IM)

o Identificar e tratar: diabetes, cirrose, insuficiência cardíaca, hipo ou hipertireoidismo, distúrbios hidroeletrolíticos...

• Medidas não farmacológicas são relativamente simples e fundamentais! Devemos buscar transferir o paciente para um apto privado, mais calmo e permitir a presença de familiares e acompanhantes. Contato pessoal e comunicação são fundamentais!

o Devem-se evitar medidas como restrição física, por piorarem a agitação e potencializarem o acontecimento de trauma.

• Os dois principais sintomas que necessitam de tratamento farmacológico são a psicose e a insônia o Psicose: Haloperidol (cuidado com efeitos adversos – torsades de pointes e prolongamento de

QT, sendo necessário monitoramento com ECG)

o Insônia: benzodiazepínicos de meia-vida curta ou intermediária (lorazepam) ▪ Não há evidencias de que é efetivo em delirium não relacionado ao álcool!

• Também deve ser feita a prevenção primária do delirium (intervenções visando fatores desencadeantes), por meio de medidas como: mobilização precoce, correção de distúrbios hidroeletrolíticos precocemente, terapia ocupacional...

(22)

Referências

Documentos relacionados

Após a execução, com aprovação, de uma prova escrita para avaliação de conhecimentos (Prova intermediária teórica de acesso à clínica), os alunos passam a efetuar a

a) Para o gerenciamento e inventário do computador, deverá ser entregue com o equipamento um agente DMI ou WMI, o qual deverá informar no mínimo o número de série, fabricante

b) para os condutores que trabalham sob o regime de semanas alternadas, devem estes estar à disposição da Instituição em período integral, de segunda-feira a domingo, durante

No entanto, em geral, observa-se a não obediência da largura mínima estabelecida por Lei para a faixa de preservação permanente, notando que muitos trechos ao redor dos cursos

Essa é uma questão que se abre como um vasto campo de possibilidades para explorarmos nesta pesquisa, no contexto da educação integral, na perspectiva de uma educação que, além

PERIPHERALS, INC. SERÁ RESPONSÁVEL POR QUALQUER PERDA DE LUCROS, PERDA DE USO OU.. GARANTIA LIMITADA LHE DÊ DIREITOS ESPECÍFICOS. VOCÊ PODE TER OUTROS DIREITOS QUE PODEM VARIAR

b) Tal se encontre expressamente previsto neste Código. 10 - Para efeitos do cálculo do nível percentual de participação indirecta no capital a que se refere o número anterior

Sendo a HCSR por défice da enzima 21-OH a causa mais comum de alterações da diferenciação sexual em recém-nascidos do sexo feminino, a abordagem inicial destes