• Nenhum resultado encontrado

ORGANIZAÇÃO COLETIVA E ECONOMIA POPULAR PARA A CONSERVAÇÃO DO CERRADO: UMA VIVÊNCIA EM SÃO JOÃO D`ALIANÇA - GO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORGANIZAÇÃO COLETIVA E ECONOMIA POPULAR PARA A CONSERVAÇÃO DO CERRADO: UMA VIVÊNCIA EM SÃO JOÃO D`ALIANÇA - GO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

“ORGANIZAÇÃO COLETIVA E ECONOMIA POPULAR PARA A

CONSERVAÇÃO DO CERRADO: UMA VIVÊNCIA EM SÃO JOÃO D`ALIANÇA - GO”

Ana Carolina Cançado Teixeira1, Leila Chalub Martins2 (1,2Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS/UnB e-mail: anacarolinact@uol.com.br; Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, 70910-900 Brasília, DF)

Termos para indexação: Cerrado, organização coletiva, economia popular e solidária, apicultura.

Introdução

O desenvolvimento do capitalismo moderno traz consigo um modo de viver, valores sociais, econômicos e ambientais próprios. A relação monetária se fecha em um círculo bem simplificado: pagou, recebeu e adeus, não importando o vínculo social que foi estabelecido, as relações e os papéis dessas pessoas envolvidas em nossa sociedade. Essa forma de agir acarreta na quebra das relações humanas do ajudar, doar e retribuir.

O termo Economia Solidária engloba inúmeras práticas econômicas e não há um consenso sobre o seu significado. Segundo Mance (2002) está associado a práticas de consumo, comercialização, produção e serviços (entre eles, o de financiamento) em que se defendem a participação coletiva, autogestão, democracia, cooperação, desenvolvimento humano, responsabilidade social e equilíbrio do meio ambiente.

Conforme Arroyo (2006) a economia popular e solidária está centrada na comunhão, tanto entre indivíduos para a constituição de empreendimentos coletivos como entre empreendimentos para obter saltos de competitividade, em estruturas em rede que também podem ser compreendidas como empreendimentos coletivos. É o diálogo com valores que a economia tradicional não dialogava. Neste contexto, é inserido o crédito popular, também denominado como microcrédito, enfrentando o desafio da inclusão social, da democracia substantiva e do desenvolvimento sustentável.

(2)

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado apenas pela Amazônia (Klink e Machado, 2005). O Estado de Goiás situa-se no bioma Cerrado, em uma posição central com relação ao território nacional, no denominado Planalto Central Brasileiro.

O Estado de Goiás é essencialmente agropecuário e como a atividade agropecuária em larga escala é reconhecida como geradora de fortes impactos ambientais, vê-se a necessidade de se implantar atividades econômicas complementares e alternativas nas regiões ainda preservadas, criando áreas ou zonas tampões, que impeçam ou reduzam uma expansão agropecuária ainda mais acelerada em áreas de ecossistemas considerados frágeis, como o Cerrado. A cidade de São João d'Aliança é um município brasileiro localizado na porção nordeste do estado de Goiás (Fig. 1), a população estimada em 2005 era de 7.751 habitantes (IBGE) e sua área é de 3.327 km.

Fig. 1 Localização do município de São João d`Aliança no Estado de Goiás

Fonte: IBGE – Base Cartográfica Integrada Digital do Brasil ao Milionésimo, 2003

A apicultura compreende uma área de produção em ampla expansão no país. Uma das características que tem favorecido seu crescimento diz respeito à condição favorável a criação das abelhas, encontrada em todas as regiões brasileiras. Além disso, a criação de abelhas não necessita de cuidados diários, permitindo aos apicultores consorciar esta atividade com outras, fazendo da apicultura uma fonte alternativa de renda. A interação entre as abelhas e plantas garantiu aos vegetais o sucesso na polinização cruzada, que constitui numa importante adaptação evolutiva das plantas, aumentando o sucesso reprodutivo das espécies,

(3)

possibilitando novas combinações de fatores hereditários e aumentando a produção de frutos e sementes (Couto e Couto 2002). Desta forma, não apenas os componentes desta interação são beneficiados, mas também o homem, que ao longo dos anos desenvolveu técnicas que lhe permitiram tirar proveito do trabalho de polinização das abelhas, uma vez que, as abelhas fornecem dentre os seus produtos, o mel.

O projeto visa desenvolver junto à comunidade um programa de crédito popular, trazendo à tona aspectos do conhecer, pensar e realizar o processo de Desenvolvimento Sustentável em São João d`Aliança – GO. Desse modo, a presente pesquisa buscará discutir, consolidar e avaliar a implementação do processo produtivo de mel com base na economia popular, com o objetivo de promover uma alternativa de rendas dos participantes e a conservação de uma área de Cerrado em São João d`Aliança (Goiás).

Material e métodos

A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação que segundo Thiollent (1996) é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e, no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Tem como princípios gerais os elementos: a formação do pesquisador coletivo a contratualização e a escuta sensível (Barbier, 2002).

Foram realizadas algumas visitas às casas das pessoas com interesse em desenvolver os processos produtivos com apicultura com a finalidade de reunir um grupo solidário que apresente afinidades de interesse para iniciar o debate e desenvolver as etapas do microcrédito participativo. Essas visitas serão conduzidas por uma pessoa líder na comunidade no processo de incentivo a produção local. O grupo solidário formado possui 10 pessoas/famílias, incluindo o “pesquisador de fora”.

As etapas foram realizadas junto à comunidade a fim de buscar o estímulo para a participação e apropriação das questões envolvidas, como a colheita, produção, comercialização do produto no Cerrado, negociação do pagamento, investimento e o reinvestimento do lucro na produção de mel ou em novos processos de produção.

Para a realização da coleta de dados da pesquisa qualitativa foram utilizados os seguintes instrumentos:

(4)

• Observação

As observações foram realizadas no período de janeiro a agosto de 2008, durante as reuniões, etapas do processo e acompanhamento. Os registros serão realizados de imediato por escrito e transcritos no diário de campo.

Os objetivos da observação serão:

- Verificar o interesse em participar do processo;

- Acompanhar o desenvolvimento das atividades acordadas pelo consenso; - Perceber as relações entre os pesquisadores-coletivos.

• Diário de campo

No diário de campo, serão anotados os passos da pesquisa, as observações, as visitas e as dúvidas.

• Entrevistas com o seguinte “roteiro” prévio: - Levantamento das histórias de vida;

- Levantamento da história local (Cerrado/Mudança da paisagem); - Expectativas e desejos das pessoas envolvidas.

Foram utilizadas metodologias referentes ao crédito popular (ver Parente 2002, 2003) e cartilhas construídas por alguns bancos e organizações não-governamentais.

Resultados e Discussão

Foram realizados vários encontros a fim de mobilizar e sensibilizar a comunidade interessada no desenvolvimento de um projeto envolvendo a apicultura e a produção de mel para conservação do Cerrado. Nos primeiros contatos foi percebida certa barreira em desenvolver uma atividade centralizada em uma área coletiva e não cada um na sua propriedade.

Percebeu-se também que cada uma das pessoas tem expectativas diversas, que são resultados das suas diferentes histórias de vida e desejos. Lidar com a expectativa do Outro é compreender que teremos que lidar com a causalidade, imprevisibilidade, relatividade e descontinuidade. Alguns do grupo durante o planejamento tinham como foco adquirir um maior número de caixas para as abelhas e outros já desejavam começar com poucas e aumentar o número à medida que alcançarem experiência suficiente.

(5)

Conforme Random (2006), cada sujeito apresenta o território da sua realidade, que engloba a o cérebro (conceitos, criações), a cultura, o sentido (ver, investigar, interpretar) e variáveis que nos compõem. O território do olhar mostra ou, em certos casos, oculta a nossa subjetividade. Cada sujeito possui seu tempo específico para elaborar e assimilar, ou rejeitar, novos conhecimentos e assim ver de outra forma.

Foi realizado um curso de capacitação em técnicas de apicultura (Fig. 2) a fim de conhecer as vantagens da atividade, a sua estreita relação com a preservação do ambiente a qual está inserida, os seus obstáculos e as diferentes situações que poderão enfrentar a fim de que diminuir o risco dos possíveis impactos negativos para o meio ambiente e comunidade. Além desses fatores, foi possível aprender a ecologia e biologia das abelhas (Fig. 3), o manejo das caixas, possíveis doenças, um panorama geral sobre a higiene do alimento produzido e um modelo de planejamento inicial dos custos e materiais existentes.

Fig.2 Caixa com abelhas Fig. 3 Favo com a realeira, larva, pupa e ovo

Conclusões

O trabalho procurou demonstrar e foi possível perceber que existe a preocupação das pessoas envolvidas com a conservação do Cerrado presente na sua região, uma vez a participação da natureza é condição indispensável para a evolução e permanência da atividade escolhida por todos. Também se percebeu a necessidade e importância da organização coletiva como ponto fundamental do trabalho uma vez que a demanda em relação à produção de mel é grande e que a necessidade do planejamento e decisão seria melhor em grupo. No entanto, a todo o momento “elas esbarram” em falas como “por que não ter cada um as suas caixas na sua casa?”, mostrando de individualismo e preocupação com as atividades em grupo.

(6)

Espera-se que a comunidade em questão São João d`Aliança perceba a atividade como uma oportunidade com obstáculos a serem enfrentados, mas com autonomia para tratá-los e resolvê-los. É necessário compreender que embora não seja agradável pensar que os lucros serão divididos, é confortável pensar que os prejuízos e dificuldades o serão, e que o grupo irá estudar e decidir as suas causas e o planejamento posterior para superá-las.

Referências bibliográficas

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Editora: Liber Livro, 2002.

COUTO, R.H.N & COUTO, L.A. Polinização com abelhas Apis mellifera e abelhas sem ferrão. In: XIV Congresso Brasileiro de Apicultura. Anais. Campo Grande, MS, 2002.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://mapas.ibge.gov.br/website/cim/viewer.htm. Acesso em: 10 nov. 2007.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php. Acesso em: 10 nov. 2007.

KLINK, C.A. & MACHADO, R.B. A Conservação do Cerrado Brasileiro. Megadiversidade, v. 1 nº 1, 2005.

MANCE, André Euclides. Redes de Colaboração Solidária – Aspectos econômicos-filosóficos: complexidade e libertação. Editora Vozes, 2002.

(7)

PARENTE, Silvana. Microfinanças: Passo a passo / Silvana Parente – Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento - AED, 2003. 172 p.; 20cm – Coleção Prazer em Conhecer; v.5. 2003.

PARENTE, Silvana. Microfinanças: Saiba o que é um banco do povo / Silvana Parente – Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento - AED, 2002. 192 p.; 20cm – Coleção Prazer em Conhecer; v.1. 2002.

RANDOM, M. “O território do olhar”. IN: BARROS V.M., MELLO, M.A. & SOMERMANN, A. (orgs.). Educação e Transdisciplinaridade II, São Paulo: TRIOM, UNESCO, 2006.

SEPLAN – Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás. Disponível em <http:;/www.seplan.go.gov.br/>. Acesso em 20 de outubro de 2007.

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença