• Nenhum resultado encontrado

QTC Nº 41 DA LABRE/RS DE 27 DE OUTUBRO DE 2007.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QTC Nº 41 DA LABRE/RS DE 27 DE OUTUBRO DE 2007."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS

SITE:

www.labre-rs.org.br EMAIL: py3aa@terra.com.br

AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 – Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS

CEP. 91150-000 - Porto Alegre, R.S. – Fone: 51-3368-3972.

QTC Nº 41 DA LABRE/RS DE 27 DE OUTUBRO DE 2007.

Visite a nossa Sede, Estamos de segunda a sexta-feira.

Das 14h00min às 17h30min.

LEIA NESTA EDIÇÃO!!

   NOTICIAS DA LABRE – RS    NOTICIAS DA USRA    NOTICIAS DA SEMANA    QUESTÕES DE PROVA

Estas e outras manchetes serão noticias do QTC de nº 41, deste sábado 27 de outubro de 2007, elaborado pela LABRE do Rio Grande do Sul e editado por PY3VPR – RODEMA. A LABRE não se responsabiliza por comentarios que não estejam no texto deste QTC.

NOTICIAS DA LABRE – RS

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Parabenizamos aos aniversariantes do periodo de 28 de outubro à 03 de novembro de 2007.

Indicativo Nome Data Cidade

PY3GAD ANTONIO DARCI GOMES 28-OUT SANTA MARIA PY3PJS PEDRO JAIR DA SILVA 30-OUT ESTÂNCIA VELHA

ZZ3RCR ROBERTO CLAUS RADKE 30-OUT PORTO ALEGRE PU3SSC SADI SOARES COUTO 30-OUT CACHOEIRA DO SUL

PY3BKV ADÃO RIBEIRO GUARALDI 31-OUT PORTO ALEGRE PY3VT CYRO AUGUSTO DE MORAIS 31-OUT SÃO BORJA PU3GTS GIOVANI TOLEDO SEVERO 31-OUT GRAVATAÍ PY3BY DANILO FEIJO DA SILVA 01-NOV VIAMÃO PY3GBV GERSON BOMFIM VIANNA 01-NOV CANDIOTA PY3CCN HILARIO GREHS 01-NOV CARAZINHO PY3WZY ALEXANDRE FACCHIN 02-NOV CAXIAS DO SUL

Que nesta data toda a felicidade do mundo esteja dentro de você, que seja repleta de alegrias e

surpresas e que este seja o dia mais reluzente de sua vida. Que possamos comemorar juntos e nos

convidem para assoprar as velinhas e, é claro comer o bolo.

VISITANTES:

Estiveram visitando a entidade os seguintes radioamadores:









PY3CMR – MATOS SAPUCAIA DO SUL









PU3LBS – LUCIANO SAPUCAIA DO SUL









PY3GIN – GILMAR PORTO ALEGRE







(2)









PY3FU - ENIO PORTO ALEGRE

Eleição do Conselho Deliberativo; Eleição da Diretoria Executiva.

O presidente do Conselho Deliberativo comunica, que os registros de candidatos ao Conselho e das chapas para a Diretoria Executiva, de acordo com os estatutos e código eleitoral, estão sendo realizadas na sede da LABRE/RS, em livro próprio, a partir de 08/10/2007, até 17/11/2007 no horário das 14h00min às 18h00min, dirigidos à junta Eleitoral.

RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO

Se você não pode comparecer ao 55º Rancho do Radioamador Gaúcho, que está sendo realizado nesse fim de semana na cidade de Canoas, agradecemos mesmo assim, pedindo que não deixe de comparecer ao 56º Rancho do Radioamador Gaúcho, que no próximo QTC estaremos divulgando a Cidade.

NOTICIAS DA USRA

50o JOTA - 2007

No último final de semana, dias 19, 20 e 21 de outubro, aconteceram as atividades do JOTA 2007, que aqui na região central do estado, reuniu escoteiros e radioamadores na sede do Grupo Escoteiro Socepe, em Itaara, município vizinho de Santa Maria.

Com a coordenação de PY3YD o Fredy, Diretor de Radioescotismo do 4o Distrito Escoteiro e Organizador Regional do JOTA 2007-RS, mais o time da USRA, ativaram a PY3UR, estação oficial da USRA.

Esta base representou a Estação Organizadora Regional gaúcha (OR). O Departamento de Radioamadorismo da USRA e sua equipe de operadores deram apoio total as atividades promovidas pelo Fredy. Pelo menos ha dois meses, foram feitas palestras nos Grupos Escoteiros, com o intuito de levar informações sobre o JOTA e motivar a participação de todos. Como resultado deste trabalho, tivemos o prazer de termos a presença de sete Grupos Escoteiros na Base. Queremos parabenizar e agradecer aos dirigentes e chefes escoteiros dos grupos que participaram: GE Henrique Dias o 22-RS, GE Socepe o 24 RS, GE Baependi de Porto Alegre, o 91-RS, GE do Ar Augusto Severo o 116-RS, GE Piratinins o 120-RS, o GE Boca do Monte o 264-RS e o GE Olavo Bilac o 322-RS. Embora não estivessem inscritos, Visitaram a Base o GE Honório Lemes de Alegrete e o GE Tupanciguara o 47-RS. Queremos registrar a Presença do Chefe do 4o Distrito Escoteiro, Ch. Deivid, que acompanhou toda atividade.

Em função do grande número de escoteiros presentes, tivemos a oportunidade de participar ativamente da fase confraternizante. Como a equipe de trabalho esteve completa, sempre mantivemos a estação em atividade e ao mesmo tempo conseguimos realizar oficinas que possibilitaram a muitos escoteiros, fazerem provas para especialidade radioamador e também, preparar toda a documentação para trabalharem o diploma para Radioescuta-escoteiro. Também foi uma ótima oportunidade para divulgarmos o radioamadorismo.

Durante o período Competitivo, que iniciou às 14 horas de sábado, pudemos contatar com diversas estações Brasileiras. Tivemos algumas dificuldades em função da propagação e da chuva que houve no sábado à tardinha. Pudemos constatar, e lamentamos, a pequena participação de estações brasileiras nesta JOTA. Queremos agradecer a acolhida da diretoria e chefia do GE Socepe, que nos deram todo o apoio para mais esta atividade radioescoteira. O PY3YD foi incansável na função de Organizador Regional do Jamboree e também como Diretor de Radioescotismo do 4o Distrito Escoteiro. Queremos parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado, o que ficará como exemplo de trabalho realizado em prol do radiescotismo. Declinou da utilização do seu Indicativo pessoal para valorizar o trabalho em equipe realizado desde o inicio com o apoio dos operadores e diretoria da USRA. Mais uma excelente atividade! Parabéns a todos que participaram do 50o JOTA. O JOTA do ano do Centenário do Escotismo! Sempre Alerta e até o próximo!

Paulo – PY3PA

UCRA UNIÃO CANOENSE DE RADIOAMADORES

Somos uma organização cultural sem fins lucrativos e beneficiente, que congrega RADIOAMADORES de diversas faixas de ondas, promovendo contatos via éter entre diversas

(3)

Regiões do País e do Mundo, o que nos permite sentir que, de algum modo, contribuímos para aproximar pessoas e trocar experiências que a todos enriquecem.

Estamos sempre presentes, em auxilio às campanhas de vacinação, campanhas do agasalho, doação de sangue, serviço ao TER, na divulgação do Município de Canoas, do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. O GPA e a UCRA participam da Diretoria da Defesa Civil de Canoas – COMDEC.

O GPA é considerado Entidade de Utilidade Pública pelo Município de Canoas, através do Decreto Lei nº 0226 de 14 de maio de 1987, e a UCRA pelo Decreto Lei nº 008 de 18 de janeiro de 1967.

A UCRA foi fundada em 30 de novembro de 1963 e está sintonizada na freqüência 3.775/LSB em HF 80 metros e VHF 2 metros freqüência 147.050 + 600 Mhz. Esta mesma freqüência foi registrada uma repetidora de prefixo PY3GPA, órgão máximo em Canoas, conforme autorização do Ministério das Comunicações como PY3UCR. O GPA tem seu prefixo PX3C5844. O GPA foi fundado em 25 de setembro de 1982. Ambas estão estabelecidas em sua sede social provisória, à Rua Nazaré, 617 na AMJI – Associação dos Moradores Jardim Ideal, no bairro Nossa Senhora das Graças em Canoas, RS. Mantemos um Galpão Crioulo para nossas atividades no parque E. E. G. na Avenida Guilherme Schell 3200, bairro Fátima, em frente ao Trensurb em Canoas, RS. O DTG foi fundado em 02 de dezembro de 1998, com mesma sede das Entidades.

O GPA está cadastrado na Secretaria de Educação e Cultura do Município de Canoas: Reg. 120/84.

Em sessão Plenária de 15 de junho de 1992, através do ex-vereador Cláudio Schultz, foi consignado uma Moção Honrosa ao GPA, pelos serviços prestados à comunidade. Prestamos serviço nas eleições, solicitado pela justiça Eleitoral de Canoas, com diversas estações de Rádio nos bairros e uma central no TER de Canoas, cobrindo totalmente a Zona 66ª. Damos assistência permanente a diversas creches na cidade de Canoas, através do Departamento de Assistência Social do GPA/UCRA/DTG. Acreditamos que somos uma das Entidades mais ativas no gênero em nosso Estado. Estamos em QRV na repetidora PY3GPA na freqüência de 147.050 + 600 e pelo canal 14 AM e 55 LSB, que é a sala de visita do GPA/UCRA de Canoas da “INTEGRAÇÃO”. Somos identificados com três placas de sinalização nas rodovias que ligam Canoas, como: PX CANOAS, QAP 14 AM. O GPA/UCRA/DTG, agradecem seu apoio.

Se você não pode comparecer ao 55º Rancho do Radio Amador Gaúcho, agradecemos mesmo assim, pedindo que não deixe de comparecer ao 56º Rancho do Radioamador Gaúcho.

NOTICIAS DA SEMANA

Matéria jurídica radioamadorística: mais recente decisão judicial de todo o Brasil autoriza ao radioamador manter suas antenas no teto de prédio em condomínio. O colega radioamador PP5DDS - Domingos da Silva obteve por agora no Egrégio Tribunal de Santa Catarina, a seu favor, uma decisão que concedeu uma liminar para que possa ter e usar as suas antenas de radioamador no teto do edifício em condomínio onde reside.

Novidades na ISS, mais um passo em prol do Radioamadorismo.

Esta seguindo rumo a Estação Espacial Internacional o ônibus espacial Discovery. Em seu interior seguem sete astronautas que instalarão no complexo espacial o modulo Europeu Columbus.

Para nós aqui na Terra não teria diferença a instalação de mais um modulo de habitação na ISS, pois não estaríamos lá em cima para conferirmos como seria instalado nem como ficaram

essas instalações.

Mas para nós aqui na Terra que somos Radioamadores a instalação do modulo Columbus significa um marco na mudança dos equipamentos a bordo. Este modulo já estão instaladas duas antenas que serão utilizadas para comunicação com Radioamadores. No ultimo dia 12 de outubro de 2007 foram realizados testes elétricos e aferição de onda estacionaria na transmissão e recepção destas antenas. Todos os testes foram satisfatórios e finalizados com testes de aquecimento e congelamento em uma câmara de vácuo. Com a instalação destas antenas no modulo de habitação Columbus nós presenciaremos a nova geração de equipamentos que serão instalados na Estação Espacial Internacional. Nesta nova geração esta incluída a instalação de uma nova estação de radio juntamente com transmissões de sinais de TV digitais, conhecidos como DATV, do inglês digital Amateur Television.

Com a instalação de novos equipamentos de radio no complexo espacial as freqüências destinadas para contatos com os astronautas serão ampliadas e haverá possibilidade de

(4)

utilizar-se vários modos de transmissão e recepção. No futuro a NASA juntamente com a ARISS colocarão a disposição de todos nós Radioamadores um link com transmissões em vídeo ao vivo sem a intervenção dos astronautas a bordo.

QUESTÕES DE PROVA

Como estão seus conhecimentos? Tente responder as seguintes questões de prova para ingresso e promoção de classe ao radioamadorismo. No final deste QTC estaremos informando as respostas certas, vamos tente responder.

RADIO ELETRICIDADE:

09) O eixo central, em forma de bastão, das pilhas é feito de carvão e constitui o: A) Polo positivo B) Polo negativo C) Polo neutro D) Eletrólito E) Potencial de terra LEGISLAÇÃO:

09) A idade mínima para habilitação à classe C de radioamador é: A) 10 anos B) 12 anos C) 16 anos D) 17 anos E) 18 anos ÉTICA OPERACIONAL

09) Quanto à instalação de uma antena:

A) Basta ter as medidas de comprimento e ela transmitirá sem causar problema B) Com as medidas e o aterramento correto não haverá problemas

C) Todas as antenas são padrão: a que der certo para um dará para todos

D) Além de medidas corretas, cabos coaxiais de acordo, aterramento, o fator local tem muita influência.

E) O local não interfere na qualidade de transmissão de uma antena MOMENTO DE REFLEXÃO

“A generosidade consiste em dar antes de ser solicitado” (Sabedoria Árabe). NOTAS DE EXPEDIENTE

LABRE DO RIO GRANDE DO SUL

Remetam à LABRE-RS, suas coordenadas completas: Nome, indicativo, endereço completo, telefone e endereço eletrônico, py3aa@terra.com.brou correspondência para a sede da LABRE.

Lembre-se: A OBRIGAÇÃO DE MANTER SEUS DADOS ATUALIZADOS É SUA.

MENSALIDADES

Para remessa de mensalidades à LABRE-RS, utilizar até segunda ordem, o sistema de Vale postal ou pagamentos na secretaria. Maiores informações pelo telefone 51 3368 3972.

• Este QTC é transmitido aos sábados nos 40m em 7.155 kHz às 13h30min;

Nos 2 m em 146.910 às 18h00min para Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha pelo nosso colega PU3XSM – Sílvio Mohr ou pelo PY3NO – Alberto – Igrejinha; • Em 145.290 pelo PU3PRT – Paulo Treib – Santa Cruz do Sul;

Nos 80m em 3.760 kHz às 19h00min; • Enviado via PACKET;

• Apresentado via echolink às 18h30min na Sala Brasileira;

(5)

Enviem as informações sobre as atividades radioamadorísticas de sua região, para o e-mail

qtclabre@labre-rs.org.br até quinta-feira, às 20 horas. Use também este e-mail para mandar

sua solicitação de recebimento deste QTC e estará recebendo aos sábados, após as 21h00 h. A retransmissão e divulgação deste QTC têm a prévia autorização da LABRE-RS, desde que citada a fonte.

RESPOSTAS DAS QUESTÕES:

RADIO ELETRICIDADE:

09) O eixo central, em forma de bastão, das pilhas é feito de carvão e constitui o: Resposta certa: A Polo positivo

LEGISLAÇÃO:

09)A idade mínima para habilitação à classe C de radioamador é: Resposta certa: A 10 anos

ÉTICA OPERACIONAL

09) Quanto à instalação de uma antena:

Resposta certa: D Além de medidas corretas, cabos coaxiais de acordo, aterramento, o fator local tem muita influência.

Se você acertou todas, parabéns, caso contrário continue nos prestigiando, ouvindo sempre esse QTC.

Agradecemos aos colegas presentes e aos que optaram em apenas acompanhar esta apresentação. No próximo sábado, retornaremos com mais informações.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O trabalho teve como objetivo avaliar se riqueza e di- versidade da fauna associada ao guano de morcegos hematófagos eram afetadas pela área e forma das manchas dos depósitos, pelo pH

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Adicionalmente, 7 dias depois da ovariectomia, ratas foram tratadas com óleo milho (OVO) ou 17-β-estradiol (OVE) por 3 dias consecutivos, para compreender melhor o padrão de