• Nenhum resultado encontrado

Sistema de Controle de Nível de Óleo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema de Controle de Nível de Óleo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sporlan

Os componentes do Sistema de Controle de Nível de Óleo da Sporlan foram desenvolvidos para oferecer à industria de refrigeração um sistema de controle de nível de óleo com a melhor qualidade. O coração do sistema é o Controle do Nível de Óleo (Bóias) que quando combinado com o Reservatório de Óleo, Válvula de Retenção Diferencia de Óleo , Filtro do Óleo OF e possivelmente a Válvula de Pressão Diferencial Y1236-C, mantém um nível de óleo mínimo no cárter do compressor durante todas as fases de operação do sistema.

Projetando o Sistema de

Retorno de Óleo de Baixa

Pressão

Óleo deve ser usado para lubrificar o compressor. Porém, o óleo se torna um detrimento para o desempenho do sistema caso apresentado em grandes quantidades no evaporador. Portanto, é necessário controlar a distribuição do óleo dentro do sistema.

Em sistemas paralelos com multi-compressores, níveis de óleo devem ser mantidos em cada compressor independente do grau de consumo dos compressores individualmente. Óleo bombeado pelos compressores pode variar consideravelmente, dependendo do modelo do compressor, idade e condições de operação.

Quando o óleo é bombeado pelo compressor, ele flui pelo distribuidor de descarga comum para um separador de óleo. A função do separador de óleo é de separar o óleo dos gases de descarga. Visto que o separador de óleo não tem capacidade para segurar grandes volumes, o óleo é transferido para um reservatório de óleo.

Conforme ele atravessa o separador de óleo até o reservatório de óleo, o óleo fica com uma alta pressão de descarga. Esta pressão deve ser reduzido a uma pressão ligeiramente superior ao cárter do compressor. A pressão do reservatório

Sistema de Controle de

Nível de Óleo

Filtros de Óleo OF-303 e ROF-413-T

Informações do

Contato:

Parker Hannifin Corporation Divisão Refrigeração - Brasil Rodovia Anhanguera Km 25,5 - Perus CEP 05276-977 - São Paulo, SP tel 11 3915 8500

fax 11 3915 8578 vendasref@parker.com www.parker.com

Vantagens

Controles de Nível de Óleo são externamente ajustáveis •

Controle de Nível de Óleo – Adequado para diferencial de pressão de até 90 psi, opcio •

nal conexão de equalização do nível de óleo Filtros de alto desempenho

Opções de configurações na Válvula de Retenção Diferencial de Pressão •

O Y1236-C externamente ajustável permite diferencial desejado acima da pressão de •

sucção

Reservatórios de Óleo, Controles de Nível de Óleo e Filtros de Óleo OF – Registrados •

pelo UL

Diversos adaptadores disponíveis para vários tipos de compressores •

de óleo é reduzida através da fervura do refrigerante do óleo, e assim aliviando a pressão em cima do óleo através de uma linha de ventilação para o coletor de sucção. A pressão no reservatório de óleo é mantida, ligeiramente acima da pressão do coletor de sucção, por meio de uma Válvula de Retenção de Diferencial de Óleo instalada na linha de ventilação. Em sua pressão reduzida o óleo é depois fornecido ao Controle de Nível de Óleo que regula o óleo para o compressor igual ao seu grau de bombeamento, e assim mantém o nível de óleo especificado pelo fabricante do compressor. O Controle de Nível de Óleo funciona através da adição do óleo enquanto o nível estiver baixo – ele não corrige um nível de óleo que esteja muito alto.

Para se obter um correto retorno de óleo, cada um dos componentes do sistema de óleo deve ser selecionado de acordo com os requisitos do sistema geral de controle de óleo.

(2)

Sistemas de retorno de óleo de alta pressão são fabricados ligeiramente diferentes de sistemas de óleo de baixa pressão, mas atingem o mesmo resultado que é fornecer óleo ao compressor. Ambos os tipos de sistemas são usados na indústria.

O separador de óleo usado nos sistemas de alta pressão é projetado para também servir como um reservatório de óleo. O

óleo no reservatório está com uma pressão de descarga. Esta pressão precisa ser reduzida à uma pressão levemente superior ao cárter do compressor para que possa ser administrada pelo controle do nível de óleo. Isto pode ser realizado através do uso da Válvula de Pressão Diferencial Y1236-C.

Independent Suction

Oil Separator / Reservoir

OF-303, OF-303-BP or ROF-413-T Oil Filter

Y1236-C

Common Discharge Header To Condenser

Oil Level Controls

Common Suction Header

Projetando o Sistema de Retorno de Óleo de Alta Pressão

Figura 2 Figura 1 Independent Suction OF-303, or ROF-413-T Oil Filter

Oil Differential Check Valve POR Oil Reservoir

Location of OF-303-BP

Common Discharge Header

Common Suction Header To

Condenser

Oil Level Controls

A B D E C D D

PARA USO APENAS EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO e/ou AR CONDICIONADO

Boletim 110-10, Janeiro de 2008 substitui o Boletim 110-10, Janeiro de 2004, Boletim 110-10-1 Janeiro de 2002 e Boletim 110-30, Agosto de 1997, e todas as publicações anteriores. © Copyright 2008 por Parker Hannifin Corporation, Washington, Missouri

(3)

Reservatório de Óleo – Modelo POR

Os Reservatórios de Óleo da Sporlan (POR-2, 3 e 4) armazena o óleo que não esteja dentro do cárter, separador de óleo, ou em circulação. Os reservatórios têm uma válvula de serviço para a entrada e saída para que possa ser isolado do resto do sistema. Ou o fornecimento de óleo do reservatório de óleo para o Controle de Nível de Óleo pode ser interrompido para manutenção. Quando adicionar um Reservatório de Óleo a um sistema existente ou substituir um reservatório em um sistema existente, ele deverá ser cheio apenas até o topo do visor inferior. Conforme o sistema for colocado em operação, o nível de óleo deverá ser observado. Se o nível de óleo subir além do visor superior, um pouco de óleo deverá ser drenado do reservatório.

O nível de óleo nunca deverá cair além da parte de baixo do visor inferior.

Na partida de novos sistemas o reservatório deve ser cheio até o topo do visor superior. Conforme o sistema estiver funcionando, óleo deverá ser adicionado para manter o nível entre os dois visores para o POR-2. Para o POR-3 e 4, o nível deverá ser entre o visor superior e intermediário. Este procedimento pode requerer várias cargas conforme o óleo for absorvido no refrigerante e reveste a tubulação da parte inferior.

Registrado pelo Underwriters Laboratories Inc., Guia Nº SROT, Arquivo Nº SA6386 (N)

Benefícios

Visores com indicadores com bóias para •

monitoramento do nível de óleo Válvulas rotalock (de serviço) de flange •

macho 3/8’’ fornecidas com o reservatório de óleo permitem fácil ajuste quando conectando ao sistema

Passagem para ventilação de flange •

macho 3/8’’ – para conectar à linha de sucção

Pregos e braçadeiras para montagem •

Pressão máxima operacional de 500 psi •

Revestimento em pó resiste a 500 horas •

de spray de sal ASTM

Componentes do Sistema

Válvula de Pressão Diferencial Y1236-C

A Válvula de Pressão Diferencial Y1236-C da Sporlan foi projetada para uso em sistemas de retorno de óleo de alta pressão ou outras aplicações onde um regulador de pressão diferencial seja necessário. A válvula permite que o Controle de Nível de Óleo aco-plado ao compressor alimente em qualquer nível especificado, pois o óleo pressurizado no controle é ligeiramente superior à pressão do cárter. Sem o Y1236-C, a excessiva queda de pressão através do controle mecânico do nível de óleo fará com que o controle alimente o compressor em excesso. Isto ocorre porque mais força é necessária na bóia, sendo assim um nível de óleo mais alto, para superar a queda de pressão através da passagem para fechar o controle de nível de óleo.

O Y1236-C reduz a pressão de entrada controlando o diferencial através da saída da válvula e a força fornecida ao elemento da vál-vula. Com sistemas de retorno de óleo de alta pressão, pressão de sucção é fornecida ao elemento quando localizado entre o sepa-rador/reservatório de óleo e o controle do nível de óleo. A válvula é ajustável desde um diferencial de pressão de 10 até 25 psi. Girar a haste de ajuste no sentido anti-horário reduz o diferencial. Uma virada no ajuste é igual a uma mudança de 2,5 psi. A configuração padrão de fábrica é de 17 psi.

Especificações

1.93" 2.02" 1.62" 1.35" 0.97" 2.43" 6.10" 3/8" SAE Flare (Outlet) 3/8" SAE Flare (Inlet) 1/4" SAE Flare Figura 3

Modelo Capacidade Total(Galões) Capacidade “A”(Galões) Capacidade “B”(Galões) Número de Visores Comprimento(Polegadas) Diâmetro da Armação(Polegadas)

POR-2 2 3/4 3/4 2 18 6.0

POR-3 3 3/4 1-1/2 3 23 6.0

POR-4 4 3/4 2-3/4 3 36 6.0

Capacidade ‘A’ é a capacidade do primeiro visor

Capacidade ‘B’ é a capacidade entre os dois visores para o POR-2 e o visor superior e inferior para o POR-3 e POR-4

O Y1236-C inclui um filtro de entrada removível de 100 mesh para proteger a válvula da circulação de contaminantes. O filtro removível pode ser adquirido separadamente (código do produto: 1538-000).

(4)

Válvula de Retenção Diferencial de Óleo

Modelos OCV-5, OCV-10, OCV-20

A Válvula de Retenção Diferencial de Óleo (OCV) é instalada na conexão 3/8’’ SAE no topo do reservatório de óleo. Ele permite que a pressão seja aliviada do reservatório para a sucção conforme necessário para manter a pressão do reservatório no nível pré-fixado acima da pressão de sucção. O diferencial de pressão criado pela OCV garante o fluxo de óleo do reservatório ao Controle do Nível de Óleo, caso houver uma quantidade de óleo adequado no reservatório.

A OCV aliviará a pressão do reservatório apenas se exceder seu ponto de ajuste pré-fixado.

Sistemas com pressão de sucção flutuante, como resultado da descarga do compressor, staging ou outros controles de linha de sucção, devem ser ligados a uma OCV com um diferencial maior que a flutuação da pressão de sucção. Isto garante o fluxo de óleo do reservatório através do controle do nível de óleo ao cárter do compressor.

A Sporlan oferece OCVs com uma configuração de diferencial definida de 5, 10 e 20 psi. Porém, a Sporlan recomenda o uso de uma OCV-20 em todas as aplicações montadas em campo. Fabricantes de equipamentos podem, após testes extensivos, usar uma OCV com uma configuração de pressão diferente. Por exemplo: OCV-5

OCV-20

Todas as válvulas de retenção têm conexões 3/8’’ SAE Construção completamente em latão

Controles de Nível de Óleo

A finalidade do Controle do Nível de Óleo da Sporlan é regular o fluxo de óleo ao cárter do compressor e manter um nível de óleo mínimo conforme especificado pelo fabricante do compressor para uma determinada aplicação. O Controle do Nível de Óleo é ajustável entre o visor 1/2 e o visor 1/4 em qualquer diferencial de pressão entre 5 e 90 psi. Conforme o nível de óleo diminui no cárter do

compressor, a bóia do Controle do Nível de Óleo desce e abre uma válvula agulha. Isto permite o fluxo de óleo desde o reservatório de óleo até o cárter do compressor, ver Figura 5.

Diversos Controles de Nível de Óleo tem uma conexão de equalização de 3/8’’ SAE. A conexão de equalização permite que os Controles do Nível de Óleo sejam interligados, assim possibilitando a transferência de óleo entre uma série de compressores. Esta transferência algumas vezes é necessária devido ao aumento repentino do nível de óleo causado pelo retorno de óleo na linha de sucção. Se um equalizador não for necessário, uma tampa deve ser instalada.

CUIDADO: Se um aumento repentino de carga, ou degelo do sistema, faz com que uma grande quantidade de óleo retorne pela linha de sucção, o Controle de Nível de Óleo não impedirá que o nível de óleo aumente além do ponto de ajuste.

O Controle de Nível de Óleo da Sporlan pode ser acoplado diretamente ao cárter do compressor ou, dependendo do modelo do compressor, pode ser adaptado ao cárter por meio de um dos adaptadores disponíveis, veja a tabela na página 6. Cuidado deve ser tomando para instalar um Controle de Nível de Óleo para garantir que o compressor esteja nivelado, e a conexão do compressor e conexão do visor do Controle do Nível de Óleo estejam no mesmo nível.

Existe uma pequena folga nos buracos para os parafusos para permitir a rotação do Controle do Nível de Óleo para garantir que o visor esteja no mesmo nível que a conexão do compressor. Se o compressor e o Controle do Nível de Óleo não estão nivelados, uma falsa leitura pode aparecer no visor.

OL-60XH

Registrado pelo Underwriters

Laboratories Inc., Guia Nº. SFJQ, Arquivo Nº SA5460 (N)

NOTAS: O MODELO OL-60XH-1 é IDêNTICO AO OL-60XH, PORéM MENOS CONEXãO DE EQUALIzAçãO.

Todos os controles do nível de óleo da Sporlan agora incorporam o desenho OL-60 para a simplificação do produto. A Série OL-60 é desenhada para suportar uma vasta faixa de operação e substitui os controles do nível de óleo da Série OL-1 e 2.

Especificações

Inlet

Modelo Faixa deAjuste Desenho do Flange para Acoplagem do Compressor Número de Braços Comprimento Conexão de Equalização Opcional/Localização

OL-60CH

5-90 psi Differential

3 parafusos, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) Dois braços – comprimento padrão Nenhum

OL-60FH 3 parafusos, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) Dois braços – comprimento padrão Sim – parte de baixo da perfuração na linha do centro do visor

OL-60HH-6 3 parafusos, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) Um braço – comprimento padrão Nenhum

OL-60NH-2 3 parafusos, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) Dois braços – comprimento padrão Sim – conexão é .375 polegadas acima da localização padrão

OL-60XH 3 parafusos, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) Dois braços – comprimento curto Sim – parte de baixo da perfuração na linha do centro do visor

(5)

.777 .777 Localização Típica do Buraco para Parafuso Centro de parafuso 1-7/8” 3.68 Flange SAE 3/8’’ .90 5.96 3.50 1.265 1.500 3.68 REMOVA A TAMPA DA VEDAÇÃO PARA AJUSTAR O NÍVEL GIRE A HASTE Sentido horário para

Abaixar Sentido anti-horário para Aumentar (0,05 por giro) 3.56 Flange SAE 3/8’’ 4.00 6.16 3.50 1.265 1.500 3.56 REMOVA A TAMPA DA VEDAÇÃO PARA AJUSTAR O NÍVEL GIRE A HASTE Sentido horário para

Abaixar Sentido anti-horário para Aumentar (0,05 por giro) CONEXÃO DE EQUALIZAÇÃO OL-60FH OL-60CH1; OL-60HH-6 e OL-60NH-2

OL-60CH OL-60FH OL-60HH-6 OL-60NH-2 OL-60XH/OL-60ZH

Flange para Montagem de 3 Parafusos e Visor de Óleo (S-OL)

Os buracos para parafusos têm um diâmetro de 0,271. A configuração do buraco acima encaixa em um típico visor de compressor de 3 parafusos e conexões de controles do nível de óleo.

Flange para Montagem OL-60ZH

Os buracos para parafusos têm um diâmetro de 0,261. A configuração do buraco acima encaixa em um típico visor de compressor de 4 parafusos para determinados com-pressores Bitzer o outros modelos de competidores.

1.34 3.16 Flange SAE 3/8’’ .90 5.96 3.50 1.265 1.500 REMOVA A TAMPA DA VEDAÇÃO PARA AJUSTAR O NÍVEL GIRE A HASTE Sentido horário para

Abaixar Sentido anti-horário para Aumentar (0,05 por giro) 3.83 1.34 3.16 Flange SAE 3/8’’ .90 5.96 3.50 1.440 1.620 REMOVA A TAMPA DA VEDAÇÃO PARA AJUSTAR O NÍVEL GIRE A HASTE Sentido horário para

Abaixar Sentido anti-horário

para Aumentar (0,05 por giro)

3.83

OL-60ZH - (Flange de 4 Parafusos)

1.34

OL-60XH

Figura 5

1 OL-60CH e OL-60HH-6 são fornecidas sem a conexão de equalização

.937 .524 Centro do Parafuso 50 mm 90° .985 1.969 .261

Pressão Determinante

A informação à seguir deve ser considerada antes de selecionar um controle de nível de óleo para um sistema. Veja a Figura 1 dos sistemas de retorno de óleo de baixa pressão para localização da pressão.

A Pressão do coletor de sucção comum – psig

B Configuração da Válvula de Retenção Diferencial de Óleo (OCV) – psi

C Pressão do Reservatório de Óleo (soma do A e B) – psig D Pressão do cárter (compressor em coletor comum) – psig E Pressão do cárter (compressor em sucção independente – caso aplicável) – psig

Pressão Diferencial

O primeiro passo é determinar o requisito de diferencial de pressão do controle do nível de óleo. Isto pode ser determinado em compressores com um coletor de sucção comum através da subtração da pressão do cárter do compressor D da pressão do reservatório de óleo C . Para

um compressor com sucção independente, o requisito de diferencial é determinado através da subtração da pressão do cárter E da pressão F.

(6)

Dados obtidos durante o uso do lubrificante POE em 75°F com visor de uma polegada.

Se houver um aumento de carga repentina ou degelo do sistema faz com que uma grande quantidade de óleo retorne através da linha de sucção o controle não

evitará que o nível de óleo aumente além do ponto do controle.

NOTA: Use o controle OL-60ZH apenas quando especificado. Peso de envio é de 4 libras para controles do nível de óleo e 1 libra para adaptadores. O controle OL-60ZH é uma opção possível em alguns modelos. Uso o visor do compressor.

1.

Alguns modelos de compressor têm uma passagem com diâmetro menor que o diâmetro do braço do controle de nível de óleo. Esta situação pode 2.

enganar o controle sobre a quantidade de óleo que realmente existe no compressor. É recomendado que a seleção e ajuste do controle seja revista nesta situação.

Requisitos do Adaptador do Compressor

7/8 3/4 5/8 1/2 3/8 1/4 1/8

OIL LEVEL, SIGHTGLASS

NUMBER OF TURNS 1 2 3 4

OL-60

Top Position 8 7 6 5 9

40 PSI 60 PSI70 PSI 90 PSI 30 PSI 80 PSI 5 PSI Factory Setting 20 PSI 10 PSI DIFFERENTIAL PRESSUR E Figura 6 Fabricante do

Com-pressor Modelo do Compressor Conexão Padrão do Compressor

Número do Kit de Adaptador da

Sporlan

Método de Vedação Visor

Bitzer

2 KC, 2JC, 2HC, 2GC, 2 FC, 2EC, 2DC, 2CC, 4FC, 4EC, 4DC, 4CC

1-1/8” Thread AOL-MA/TE Use vedação fornecida Use visor fornecido com adaptador

4VC, 4TC, 4PC, 4NC 3 Bolt, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) Nenhum Use vedação fornecida Use visor do compressor

4J, 4H, 4G, 6J, 6H,

6G, 6F 4 Bolt, 50 mm B.C.

Nenhum com o controle OL-60ZH

Use vedação

forneci-da com o controle Use visor do compressor

8GC, 8FC 3 Bolt, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use vedação for-necida Use visor do compressor

Bock

HA3-5, HG3-5,

AM/F2-5 4 Bolt, 50 mm B.C. AOL-BO Q Use fita de Teflon Use visor fornecido com o adaptador

HA8, HG6

F... 3 Bolt, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use vedação fornecida Use visor fornecido com o adaptador

Bristol — 15/16” – 20 Thread AOL-BR/TR Use vedação fornecida Use visor do compressor

Carrier 06EA, 06ER 3 Bolt, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use vedação fornecida Use visor fornecido com o adaptador

06DA, 06DR, 5F, 5H 1-1/2” – 18 Thread AOL-C Use visor do compressor

Copeland

Acima de 5 Ton 3 Bolt, 1-7/8” B.C. (47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use vedação fornecida Use visor fornecido com o adaptador

Abaixo de 5 HP 1-1/8” – 12 Thread AOL-A Use vedação forneci-da do compressor Use visor do compressor

8R, 3D Front,

2D, 4D, 6D 3 Bolt, 1-7/8” B.C.(47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use vedação fornecida Use visor fornecido com adaptador

8D 3 Bolt, 1-7/8” B.C.(47.6 mm B.C.) Use controles com comprimento de braço padrão com adaptador AOL-R-1.

Dorin 4 cyc-15 HP 3 Bolt, 1-7/8” B.C.(47.6 mm B.C.) Entre em contato com a Sporlan

Dunham-Bush Big 4 3 Bolt, 1-7/8” B.C.(47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use vedação for-necida Use visor do compressor

Frascold Todos os modelos 3 Bolt, 1-7/8” B.C.(47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use vedação fornecida Use visor do compressor

Maneurop MT..., LT... 1-1/8” – 18 Thread AOL-MA/TE Use vedação fornecida Use visor fornecido com o adaptador

Prestcold E, C 42 mm Thread AOL-P Use fita de Teflon Use visor fornecido com o adaptador

Tecumseh

P, R, S, PA, RA, SA, CK,

CM, CH, CG 1-1/8” – 12 Thread AOL-A

Use vedação forneci-da do compressor

Use visor fornecido com o adaptador

— 1-1/8” – 18 Thread AOL-MA/TE Use vedação fornecida

Trane

M, R 3 Bolt, 1-7/8” B.C.(47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use seal provided Use visor do compressor

K 3/4” NPT AOL-K-1 Use Teflon tape

Use visor fornecido com o adaptador

— 15/16” – 20 Thread AOL-BR/TR Use seal provided

York GC, GS, JS 3 Bolt, 1-7/8” B.C.(47.6 mm B.C.) AOL-R-1 Use seal provided Use sightglass from compressor

Ajuste

O controle do nível de óleo é ajustado na fábrica em 3-1/2 giros no sentido horário da parada superior. Para ajustar o nível de óleo, remova a tampa da vedação do topo do controle. Gire a haste para ajuste no sentido horário para abaixar e no sentido anti-horário para aumentar. O ajuste correto pode ser determinado através da Figura 6. O nível de óleo é dado em oitavos de uma polegada em diversas condições de diferenciais de pressão. Faça ajustes (caso necessário) antes de instalar o controle no sistema.

Em nenhuma circunstância ajuste além de 10 giros abaixo da parada superior ou o controle pode ser danificado. Com cuidado pode se sentir as paradas superiores e inferiores. Um dos sintomas do ajuste em excesso do controle de nível de óleo é um visor completamente cheio.

(7)

Recurso de Bypass-Fechado

Posição Normal – assento de teflon garante uma vedação apertada

Recurso de Bypass – Aberto

Recurso foi projetado para abrir apenas se o filtro for plugado e um diferencial de 30 psi existir através do filtro.

Nota: O OF-303 deve ser colocado entre o separador de óleo

e o reservatório de óleo em sistemas de óleo de baixa pressão.

Figura 7

Filtro de Óleo OF-303-BP

A ilustração do OF-303-BP na Figura 7 mostra o padrão normal de fluxo através do filtro.

O desenho do OF-303 é similar ao OF-303-BP, mas o OF-303 é fornecido sem o recurso de bypass. Qualquer um dos filtros podem ser instalados na posição horizontal ou vertical.

Filtros de Óleo Série OF

Benefícios do Projeto

O Filtro Sporlan Catch-All ou Filtro de Sucção SF-283 já foi usado por vários anos como um filtro de óleo em sistemas que usam óleo mineral ou alquilbenzeno com lubrificante.

Com o uso dos novos óleos polioléster (POE), a química do sistema tem mudado. O óleo POE tem uma tendência a agir como solvente e pode soltar e recircular pequenos contami-nantes sólidos. O POE solta e recircula uma alta concentração de partículas mícrones 2-20, com a maior porcentagem entre 2-10 mícrones. Embora algumas partículas são menores do que as tolerâncias do mancal, estudos mostram que a vida do mancal pode ser afetada. Desgaste do rolamento depende do tamanho, firmeza, e a concentração de partículas em circula-ção. Para efetivamente remover estas pequenas partículas, a Sporlan desenvolveu os Filtros de Óleo OF.

A Série de Filtros de Óleo OF foi desenhada para ser 99% efi-ciente na remoção de partículas do tamanho de 3 mícrons e mesmo assim ter capacidade de fluxo suficiente em uma queda de baixa pressão. A habilidade de filtração imbatível garante que o óleo POE, mineral, ou alquilbenzeno retorne limpo aos compressores. Óleo limpo garante uma operação correta do controle de nível de óleo e minimiza o desgaste do compressor. A Série de Filtros OF da Sporlan foi desenvolvida para pratica-mente eliminar a necessidade de trocas de óleo que resultam de contaminantes sólidos em circulação.

(8)

Sporlan

© 2007 Parker Hannifin Corporation

NOTA: A Série de Filtros de Óleo OF não é adequada para uso em sistemas de amônia.

Especificações

Fluxo do óleo (dentro) Fluxo do óleo (fora

Válvula de Acesso Conexões de

Entrada / Saída (Não são fornecidas)

Precisa ser instalado verticalmente

Figura 8

UNiDADE DEsCriçãO CONExõEs (POlEgADAs QUADrADAs)ÁrEA DE FilTrAgEm gErAl (POlEgADAs)COmPrimENTO ArmAçãO (POl)DiâmETrO DA rEgisTrADA PElO Ul (Psi)PrEssãO DE OPErAçãO

OF-303 Filtro de Óleo

Flange SAE 3/8’’

325

9.69

3.00 500

OF-303-BP Filtro de Óleo com

Recurso de Bypass 10.63

rOF-413-T Filtro de Óleo Substituível para CampoFornecidas 8.77 3.50 400

Filtro de Óleo Substituível ROF-413-T

A ilustração na Figura 8 mostra o padrão do fluxo de óleo através do Filtro de Óleo Substituível ROF-413-T. O ROF-413-T usa o Elemento de Filtro de Óleo OFE-1 substituível.

O ROF-413-T deve ser instalado verticalmente, com a placa terminal na posição “para cima”. Um grampo de refrigerante ou uma Braçadeira para Montagem A-175-1 da Sporlan deve ser usado para facilitar a instalação. A remoção da braçadeira para montagem ou conexão das mangueiras nas conexões de entrada e saída na placa terminal do filtro permite flexibilidade na mudança do Elemento de Filtro OFE-1.

Devido á diversidade de esquemas de tubulação, conexões de entrada e saída não são fornecidas com o ROF-413-T. ADQUIRA AS PLACAS TERMINAIS SEPARADAMENTE. A instalação requer duas conexões que se conectam aos orifícios roscados da tubulação de 3/8’’ na placa terminal de alumínio. Uma válvula de acesso modelo Schrader é fornecida com o ROF-413-T. A válvula de acesso na placa terminal permite o alívio de pressão dentro do filtro quando trocar o Elemento de Filtro OFE-1. O ROF-413-T é recomendado para sistemas altamente contaminados e/ou aplicações onde o filtro seria usualmente trocado. Isto pode resultar em uma redução de custos durante vida do sistema. Uma válvula de acesso na parte inferior da armação auxilia a drenagem do óleo durante a troca do elemento.

Braçadeira para Montagem A-175-1 – Peça Separadamente

A Braçadeira para Montagem A-175-1 pode ser usada para o Filtro de Óleo Substituível ROF-413-T. Uma braçadeira por pacote. Todas as braçadeiras são fornecidas com um parafuso, porca e arruela. Uma braçadeira é adequada para montar o ROF-413-T. A braçadeira A-175-1 não é fornecida com o ROF-413-T.

Elemento do Filtro de Óleo OFE-1 - Peça Separadamente

O OFE-1 é um elemento de filtro substituível para o Filtro de Óleo ROF-413-T. O

elemento pode ser instalado deslizando o filtro completamente sobre o suporte na placa de alumínio do Filtro de Óleo ROF-413-T. A vedação de anel-O no elemento OFE-1 previne contaminação do bypass . O Elemento de Filtro OFE-1 NÃO é fornecido com o ROF-413-T.

Localização

A Série de Filtros de Óleo OF foi desenvolvida para ser instalada na linha de óleo entre o reservatório de óleo

e o distribuidor de óleo em um sistema de retorno de óleo de baixa pressão. Se o OF-303-BP for usado neste tipo de sistema, ele deve ser instalado entre o separador de óleo e o reservatório de óleo para que uma queda de pressão ampla exista para encaixar o recurso de bypass caso necessário (ver Figura 1). Em um sistema de retorno de óleo de alta pressão, o filtro de óleo seria instalado entre o separador/reservatório de óleo e o distribuidor de óleo (ver Figura 2).

.41 x .81 Slot 3.50 4.62 3.50 0.12

Referências

Documentos relacionados

ADESIVO DE OPERAÇÃO PARA BORNES TOPJOB®S MONTADOS EM TRILHO 210-400/2000-001. COMUTADOR DE TESTE PARA

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

COORDENADOR PROJETO NÚMERO DO PERFIL DA VAGA PERFIL ESCOLAR TIPO DE BOLSA DATA MARCOS SARMET MOREIRA DE BARROS SALOMÃO. Como conservar os peixes ameaçados da extinção na região

O principal fator limitante no cultivo do arroz são as plantas daninhas, devido a competição por recursos necessários para um desenvolvimento saudável, de

Não somos santos por piedade numa religião, por um livro sagrado ou pelas nossas boas obras, mas somos santos porque recebemos esta palavra vinda do Cordeiro em 24 de Abril de

A Comissão organizadora da ERAD/RS 2016 teria o Prof Rodrigo Righi (Unisinos) como Coordenador Geral, e os professores Edson Padoin (Unijui) e Mozart Siqueira

lietošanai, šķīdums iekšķīgai lietošanai Čehijas Republika BERLIN-CHEMIE AG Glienicker Weg 125 12489 Berlin Germany ambroksola hidrohlorīds Ambroxol Berlin-Chemie 30