• Nenhum resultado encontrado

CARGO 6170 ORIENTADOR EDUCACIONAL I PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGO 6170 ORIENTADOR EDUCACIONAL I PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS GERAIS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CARGO –6170–ORIENTADOR EDUCACIONAL I PROVA OBJETIVA –CONHECIMENTOS GERAIS

1. Segundo a Lei Complementar n° 170 – Lei do Sistema Estadual de Ensino de Santa Catarina, a educação escolar, no Estado de Santa Catarina, obedece aos seguintes princípios:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o

pensamento, a arte e o saber.

III. Respeito à individualidade, às diferenças pessoais, aos valores e capacidades coletivas, reforço às desigualdades e defesa do patrimônio público.

IV. Gestão democrática do ensino, valorização dos profissionais da educação e promoção da justiça social.

Estão corretas as assertivas: a) Somente II, III e IV. b) Somente II e III. c) Somente I, III e IV. d) Somente I, II e IV.

2. Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico. Precisa “ensinar” a certos alunos/as determinados conteúdos, ou seja, necessita desenvolver um currículo. Nessa situação, é preciso partir, ao menos de três considerações corretas e usuais em educação. Assinale a alternativa correta:

a) Condições da situação na qual se realiza o planejamento, o currículo dado aos professores e as condições materiais, e o grupo de alunos/as por possibilidades e necessidades concretas.

b) Condições da situação na qual se realiza o planejamento, a garantia de implantação de novos paradigmas de avaliação, e os conselhos do corpo diretivo, em virtude de conhecerem melhor a escola.

c) Inexperiência dos/as professores/as e equipe pedagógica, o currículo imposto pelos sistemas de ensino, e a forma de gestão da unidade educativa.

d) Desconsiderar as condições situacionais da escola, rever o reagrupamento de alunos/as para formação de turmas, e a experiência do professor.

(2)

3. As práticas do cotidiano escolar têm, por trás de si, vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade, e como conseqüência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1988), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

a) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).

b) Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

c) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

d) Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, em um dos seus artigos afirma: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, a em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”. Conforme o enunciado, assinale a alternativa correta.

I. Os currículos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

II. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.

III. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.

IV. As disciplinas de História e Geografia são de caráter obrigatório, porém deverão ser adequadas a cada região ou comunidade em que vivem os alunos.

Está(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) Somente a I está correta.

b) Somente I, II e IV estão corretas. c) Somente I e IV estão corretas. d) Somente I e III estão corretas.

(3)

5. Quando temos a preocupação com a elaboração do Projeto Político Pedagógico, logo pensamos na concepção filosófico-pedagógica, na organização escolar e na organização do ensino. O artigo 3o da resolução 17/99 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina estabelece que a concepção filosófica, definida como norteadora do processo ensino-aprendizagem, deve:

I. Definir a concepção de mundo, sociedade, homem e escola que quer trabalhar e produzir.

II. Definir a função sócio-econômica e pública da escola, e ainda definir as inter-relações de poder dentro da escola.

III. Materializar as condições necessárias à garantia dos direitos e deveres dos segmentos que compõem a comunidade escolar: alunos, pais, professores e corpo diretivo-administrativo.

IV. Definir que as deliberações deverão seguir a seguinte ordem hierárquica de poder: diretor da escola, conselho deliberativo, APP’s, Grêmio Estudantil.

Está(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) Somente I, II e IV estão corretas. b) Somente I e III estão corretas. c) Somente a I está correta.

d) Somente III e IV estão corretas.

6. Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:

a) A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.

b) A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.

c) A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade.

d) As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.

(4)

7. Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A:

Coluna A

1. Percepção da educação brasileira nos anos 70. 2. Perspectiva curricular da educação popular.

3. Perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos.

4. Movimento de renovação curricular da década de 80 do século XX.

Coluna B

( ) Focaliza questões referentes ao conhecimento escolar, propondo-se a resgatar a importância dos conteúdos e a ressaltar a função básica da escola – a transmissão do saber sistematizado, a transmissão dos conteúdos escolares.

( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminação, o “saber universal”, ou seja, o saber historicamente acumulado, necessário à formação de cidadãos.

( ) A abordagem crítica de questões curriculares no Brasil acentua-se quando acentua-se inicia o processo de redemocratização do país, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos índices de evasão e repetência, problematizam o currículo e a estrutura da escola.

( ) Para pensar a escola e o currículo, os autores rejeitam a dicotomização entre saber sistematizado e conscientização, argumentando que tudo que é ensinado e aprendido precisa sê-lo criticamente.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é: a) 1, 2, 4, 3.

b) 3, 4, 1, 2. c) 3, 4, 2, 1. d) 4, 2, 1, 3.

8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais desenvolvidos para o ensino fundamental destinam-se a todos os/as brasileiros/as e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles: a) Solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo. b) Respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais. c) Justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância.

(5)

9. Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

( ) O argumento da universalidade da cultura escolar significa que cabe à escola transmitir saberes “públicos”, explicitamente formulados e controlados, aos quais todos possam ter acesso potencial e que apresentem valor independentemente das circunstâncias e dos interesses particulares.

( ) A aprendizagem em sala de aula é sempre individual, limitada às relações frente a frente de um professor/a e um aluno/a. Apesar de acontecer dentro de um grupo social, processa-se individualmente, isto é, de aluno para aluno.

( ) Um dos pontos mais significativos do movimento da reestruturação escolar é o do desenvolvimento curricular baseado na escola, que funciona como uma unidade básica de mudança, em função do protagonismo dos atores/atrizes, sobretudo dos professores/as e alunos/as, e da busca dos critérios de qualidade. ( ) O ensino é uma atividade teórica que se propõe a dirimir dúvidas

educativas, objetivando orientar professores/as e alunos/as num sentido determinado, e a exercer influências na constituição da escola e na forma de gestão.

( ) Na perspectiva heurística da prática escolar, com a consciência da importância e transformação de significados como finalidade educativa, o dilema entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento do aluno/a como ponto de partida para os processos de aprendizagem é resolvido sempre a favor do conhecimento do aluno. A seqüência correta é: a) F, V, F, V e F. b) F, F, V, V e V. c) V, F, V, V e V. d) V, F, V, F e V.

(6)

10. Quando analisamos modelos sistematizados para propostas de mudança educativa, constatamos que tanto a descentralização como a centralização são instrumentos para a gestão de problemas permanentes, cujas soluções se situam em tempos e contextos específicos. Aplicando o quadro conceitual abaixo, assinale a alternativa correta:

Central B

a) A crítica à heterogeneidade e à defesa de uma democracia próxima dos atores, com competência para interpretar localmente as decisões centrais, não são aspectos de maior relevância nas políticas centralizadas.

b) A indefinição dos limites entre as dimensões de localização do poder (nível central ou nível local) e de assunção do poder (responsabilidade política e responsabilidade profissional) é uma das questões em permanente debate na concepção de política curricular de consenso entre os atores e que não merece relevância na discussão de descentralização educativa.

c) O vetor principal da descentralização educativa é o da territorialização da decisão, isto é, o reconhecimento de que territórios são recursos instrumentais para a democratização e a eficiência.

d) A política centralista tem papel predominante, nos territórios locais, na contextualização da política curricular mediante a concepção, implementação e avaliação de projetos curriculares que são recontextualizados em função de orientações políticas que assegurem a igualdade.

C Profissional

D

Políticas curriculares Política A

(7)

PROVA OBJETIVA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Considerando a trajetória histórica da Orientação Educacional em nosso país, escolha a alternativa correta:

a) Decreto n.º 72.846 de 1973 que regulamentou a profissão de Orientador Educacional determinou como uma de suas atribuições primeiras a mediação do processo pedagógico-administrativo da escola.

b) A Lei Orgânica do Ensino Industrial de 1942 instituiu a Orientação Educativa nas escolas e previu que este profissional deveria fazer encaminhamentos didático-pedagógico-administrativos ao quadro docente das escolas.

c) A partir de meados da década de 80, do século XX, com o estabelecimento do processo de abertura política, o Orientador Educacional subverte sua função numa nova perspectiva para sua prática, redefinindo suas ações, centrando o currículo como objeto de seu trabalho.

d) A LDBEN n.º 5.692 de 1971 definiu o papel dos Especialistas em Assuntos Educacionais no processo de transformação da escola.

12. Dentre as afirmações abaixo, escolha a alternativa correta:

a) A Orientação Educacional na década de 90, do século XX, baseava-se em aspectos psicológicos dos alunos e visava a necessidade de seu ajustamento ao meio sócio-econômico.

b) A Orientação Educacional no Brasil surgiu da Orientação Profissional, na década de 20, do século XX, especialmente na área de seleção e orientação de alunos para o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

c) A LDB n.º 4.024 de 1961 previu a obrigatoriedade da Orientação Educacional nas escolas, destacando seu trabalho na tarefa de guiar os jovens na formação cívica, familiar, moral e religiosa.

d) A Lei n.º 7.044 de 1982 tornou a profissionalização obrigatória no 2º grau e previu ao Orientador Educacional, atividades de aconselhamento vocacional e aplicação de instrumento de sondagem de habilidades, interesses e aptidões.

(8)

13. Se no paradigma tradicional a atuação e postura do Orientador Educacional era psicologizante, centrada basicamente no aluno, com enfoque no desenvolvimento da personalidade e na orientação profissional; no paradigma contemporâneo, escolha a alternativa correta que exprima a finalidade da Orientação Educacional:

a) Contribuir com o processo educacional, sendo um facilitador das relações interpessoais, levando o aluno a ajustar-se à realidade. b) Propiciar o encontro de subjetividades, provocando reflexões

críticas, levando a realidade do aluno para dentro da escola.

c) Centrar sua atuação no assessoramento didático-pedagógico do professor, auxiliando no ato educativo.

d) Prestar um serviço de assistência aos problemas individuais dos alunos e intervir nos momentos de tensões e/ou conflitos.

14. As abordagens clássicas de currículo o definem como “um conjunto de disciplinas e atividades, organizado com o objetivo de possibilitar que seja alcançada uma meta proposta e fixada em função de um planejamento educativo”. Escolha a alternativa correta que expresse o significado de currículo nas perspectivas crítica e pós-crítica currículo:

a) Um conjunto de conhecimentos e práticas das várias disciplinas e áreas do saber, no qual o conhecimento científico contribui necessariamente para a melhoria da sociedade em geral.

b) Um documento que deve conter a definição de objetivos, de atividades para o alcance desses objetivos e de mecanismos de avaliação, assim como a busca de coerência mútua entre esses elementos.

c) Um importante elemento da organização escolar preocupado com as relações entre saber, identidade, subjetividade e poder.

d) Uma representação oficial de conhecimentos considerados válidos e legítimos.

15. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e nele estão implicados, necessariamente , a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa.

a) As teorias tradicionais de currículo estão preocupadas com questões inerentes à organização do espaço educativo e a eficiência do processo ensino-aprendizagem.

b) As teorias pós-criticas de currículo pressupõem a existência de um currículo oculto que precisa ser desvelado para que a aprendizagem dos alunos tenha relevância social.

c) As teorias críticas de currículo destacam questões didático-metodológicas como eixos centrais das reflexões sobre a prática educativa.

d) Na relação entre currículo e cultura, podemos nos ater à cultura escolarizada apenas como manifestação de práticas culturais, econômicas e políticas oriundas das estruturas externas à escola.

(9)

16. Das alternativas abaixo identifique aquela na qual todos/as se dedicaram ao estudo das teorias de currículo:

a) Michael Apple, Tomaz Tadeu da Silva e Antonio Flávio Barbosa Moreira.

b) Donald Schön, António Nóvoa e Antonio Flávio Barbosa Moreira. c) Ilma Passos Veiga, Vera Candau e Jean Claude Forquin.

d) Louis Althusser, Gimeno Sacristán e Paulo Freire.

17. Escolha a alternativa correta. O projeto político-pedagógico da escola tem como eixo constitutivo o currículo, por ser:

a) um subsídio administrativo eficiente na condução de mudanças nas metodologias de ensino.

b) o núcleo articulador do processo de socialização e construção do conhecimento.

c) um documento destinado ao registro das especificidades da ação docente sobre o processo de ensino.

d) um instrumento teórico-metodológico que determina o processo de planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

18. Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola e como organização da sala de aula. Nesta perspectiva, projeto político-pedagógico é:

a) um importante documento do sistema de ensino capaz de promover nas instituições escolares atividades didáticas coerentes com os anseios sociais.

b) o plano global da instituição, no qual o planejamento participativo define o tipo de ação educativa a se realizar, a partir de um posicionamento quanto às intencionalidades e leituras da realidade. c) um instrumento jurídico que articula no interior da escola o processo

de autonomia institucional.

d) uma proposta que objetiva o gerenciamento da programação escolar e das atividades pedagógicas do ano letivo, assim como, os principais princípios filosóficos da instituição.

(10)

19. Escolha a alternativa certa. Ilma Passos Veiga (1996, p. 16) afirma que a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. Nesta perspectiva, são princípios norteadores do projeto político-pedagógico:

a) Marco situacional, marco operativo, diagnóstico e programação. b) Missão filosófica, planejamento estratégico, currículo e formação

continuada.

c) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola, qualidade para todos, gestão democrática, autonomia e valorização do magistério.

d) Processo de decisão, relações de trabalho, metodologias participativas e avaliação.

20. Escolha a alternativa correta. O Orientador Educacional junto com os demais Especialistas em Assuntos Educacionais da escola tem como atuação num projeto político-pedagógico democrático:

a) a padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem e na relação entre professores, alunos, famílias e comunidade escolar. b) a articulação do trabalho individual dos professores com vistas ao

trabalho coletivo de forma que não haja conflitos na elucidação e execução do planejamento global da escola.

c) a coordenação e fiscalização sistemática das práticas pedagógicas para que seja garantida a autonomia relativa da escola junto aos órgãos da administração central de educação.

d) a articulação e mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, elaborando e reelaborando os dados da comunidade escolar como suporte necessário ao seu dinamismo.

21. A partir dos anos 90, do século XX, foram criados no âmbito da política educacionais nacional sistemas de avaliação para o ensino fundamental, médio e superior. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a estes sistemas:

a) Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 9394/96, Provão.

b) Sistema de Avaliação da Educação Fundamental (SAEF), Instituto Nacional de Pesquisa em Educação (INEP).

c) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Lei de Diretrizes e Bases Educação n.º 9394/96.

d) Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Cursos (ENC).

(11)

22. Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. Se a educação escolar e a avaliação não podem ser consideradas dissociadas e é da relação dinâmica entre ambas e da multiplicidade de elementos constitutivos de cada pólo que se constitui o aluno como sujeito em processo de aprendizagem e desenvolvimento, numa perspectiva democrática do processo educativo, os conhecimentos apreendidos devem ser:

a) avaliados em vários momentos, considerando o processo como um todo, conforme as atividades desenvolvidas e a atuação dos sujeitos nelas envolvidos, subsidiando a condução do processo de ensino e de aprendizagem.

b) verificados pela auto-avaliação e por instrumentos pedagógicos adequados e coerentes que meçam o nível de necessidades dos alunos e o domínio de conteúdos, visando detectar situações problemas da classe.

c) medidos por provas escritas ou orais em cada disciplina ou área de conhecimento, ao final de cada conteúdo ministrado, quantificados através de notas, conceitos ou pareceres descritivos.

d) avaliados por trabalhos, provas, testes ou exercícios em cada disciplina ou área de conhecimento ao longo do processo de ensino e quantificados através de conceitos, agregando-se pontos por interesse, comportamento e participação.

23. Nos últimos anos temos visto as reflexões sobre a avaliação intensificar-se, produzindo distintos movimentos e perspectivas teóricas que apontam diferenças e convergências com uma escola de qualidade para todos, entendendo a avaliação como um processo relevante para a produção da qualidade desejada. Considerando o enunciado, assinale a alternativa

INCORRETA:

a) A avaliação formal é sinônimo de mensuração de um aluno empírico. Nela predominam procedimentos avaliativos objetivos e neutros que possibilitam a manipulação matemática dos resultados.

b) A avaliação como processo de classificação e hierarquização tem por fundamento a homogeneidade, a competição e a exclusão.

c) A avaliação quantitativa classificatória está baseada em pressupostos teórico-metodológicos que expressam o positivismo. d) A concepção qualitativa de avaliação antagoniza-se à concepção

quantitativa pela dificuldade de alcançar a fidedignidade dos instrumentos de coleta e análise dos dados, por sua aplicabilidade e pela subjetividade intrínseca ao processo.

(12)

24. Considerando que um dos pressupostos da educação democrática é a possibilidade de apropriação significativa, crítica e criativa do conhecimento, escolha a alternativa correta que define avaliação processual-diagnóstica:

a) É um momento do ato pedagógico que acontece no início do ano letivo ou no início das unidades do planejamento com o objetivo de subsidiar o professor na elaboração de seu planejamento de aula e na identificação de técnicas para recuperação dos alunos defasados. b) É um processo de seleção que considera a autonomia, o esforço pessoal do aluno e sua disponibilidade e empenho para o estudo, oportunizando ao professor a mensuração dos objetivos estipulados no planejamento.

c) É um dos subsídios do projeto político-pedagógico que ocorre nos vários momentos da prática pedagógica, numa relação dialógica entre professor e alunos que considera o processo como um todo, atribuindo a mesma importância a todas as atividades desenvolvidas, permitindo identificar os avanços e as dificuldades dos alunos e dos professores para que sejam tomadas as decisões. d) É um processo de julgamento que visa contribuir com o

desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, reunindo dados através de anotações e descrições que possibilitarão separá-los por níveis de aprendizagem e estágios evolutivos.

25. A construção de uma escola pública que se pretenda competente e assuma o compromisso político com a ação transformadora da vida social, pode ser compreendida no âmbito de uma perspectiva inclusiva de educação. Assinale a alternativa que NÃO expresse objetivos nesta perspectiva:

a) objetivo da educação inclusiva é produzir um trabalhador com capacidade de abstração, polivalente, tecnicamente competente, flexível, criativo e competitivo no mercado de trabalho, capaz de identificar e de resolver problemas e imprevistos, ou seja, um trabalhador de “novo tipo”.

b) A escolarização inclusiva é um dos meios para se formar solidariedade entre crianças com necessidades especiais e seus colegas com vistas a uma educação humanizadora.

c) Uma sociedade inclusiva é aquela capaz de oferecer a todos os seus cidadãos condições de existência plena e digna, independente de suas posse, antecedentes culturais e étnicos, credo religioso, ideologia, idade, gênero e condições incapacitadoras.

d) Na escola inclusiva o professor tem a responsabilidade de educar todas as crianças e assegurar que o aluno portador de necessidades especiais seja um membro integrante, integrado, valorizado e respeitado na sala de aula.

(13)

26. Escolha a alternativa correta. Atualmente, várias reflexões apontam a necessidade de se reconhecer o papel da mídia no enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. Reconhecer este papel significa:

a) decidir a utilização dos recursos independente de análises críticas. b) adotar os meios tecnológicos reflexivamente, como proposta

pedagógica de trabalho com múltiplas possibilidades.

c) utilizar os meios tecnológicos para instrumentalizar a prática docente.

d) ter uma visão da informática educativa como instrumentalização técnica.

27. Escolha a alternativa correta. A informática educativa na sociedade contemporânea, numa perspectiva crítica, é entendida como:

a) uma ferramenta pedagógica que possibilita com a mediação do professor que o aluno experiencie seu próprio caminho e estabeleça suas próprias relações no processo de construção e apropriação do conhecimento e da inclusão digital.

b) um recurso tecnológico que garante acesso às informações para o desenvolvimento da autonomia individual do aluno.

c) um importante recurso na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, ou seja, à escola cabe ensinar seus alunos a utilizarem o computador.

d) um recurso técnico disponível para ilustrar as aulas.

28. Escolha a alternativa correta. Considerando que uma das funções comuns dos Especialistas em Assuntos Educacionais é “propiciar a discussão junto aos pais, equipe pedagógica, professores, sobre o processo ensino-aprendizagem, visando o acompanhamento, discussão e acompanhamentos necessários” (Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, 1996), ao Orientador Educacional, nesta atividade, caberia: a) participar das análises do rendimento escolar junto com o professor

e demais membros da comunidade escolar a fim de melhorar os índices de evasão e repetência, subsidiando o processo ensino-aprendizagem.

b) coordenar o processo de discussão das questões do currículo como mediador da ação docente.

c) contribuir para a permanência dos alunos na escola como mediador das condições necessárias a organização escolar.

d) emitir pareceres e informações técnicas sobre as questões administrativas e pedagógicas da escola.

(14)

29. Escolha a alternativa que NÃO expressa uma característica do currículo inspirado na teoria queer.

a) Compreende e analisa a identidade sexual, sexualidade e gênero como questões amplas do conhecimento.

b) A sexualidade é tratada no currículo como uma questão legítima de conhecimento e de identidade.

c) Os processos institucionais e discursivos são questionados, assim como, as estruturas de significação que definem o que é correto/incorreto, normal/anormal etc.

d) Procura familiarizar as crianças com atividades culturais, intelectuais, artísticas, religiosas de outras culturas, principalmente das culturas não dominantes.

30. Escolha a alternativa que NÃO identifica a abordagem centrada no multiculturalismo.

a) Enfatiza a existência da diferença cultural e afirma que a igualdade das raças encobre diferenças responsáveis por comportamentos, valores, e práticas sociais.

b) Enfatiza que as representações de raça, classe e gênero são resultados de lutas sociais mais amplas.

c) Enfatiza que a identidade de gênero é uma construção sócio-cultural.

d) Enfatiza que existe uma igualdade natural entre as pessoas de diversas raças.

(15)

PROVA DISCURSIVA -CONHECIMENTOS GERAIS

1. Com relação aos elementos constitutivos ou norteadores do Projeto Político Pedagógico, podemos classificá-los em dois eixos, nomeando-os de elementos estáveis ou permanentes e elementos circunstanciais ou transitórios. Os pressupostos didático-metodológicos, ou seja, organização da escola, avaliação e planejamento anual, ações, calendário escolar, entre outros, constituem os elementos circunstanciais ou transitórios.

Escreva um texto, em forma de redação, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da prova discursiva, iniciando na linha 01 (um), descrevendo, caso sua escola tivesse optado por desenvolver, através de seu PPP, a interdisciplinaridade como elemento norteador das práticas pedagógicas, como você desenvolveria o planejamento anual de sua disciplina utilizando o processo interdisciplinar.

PROVA DISCURSIVA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2. “A escola é, portanto, o espaço/tempo de encontro de múltiplas redes relacionais e de conhecimentos. Cada sujeito – aluno, aluna, professor, professora, supervisor, supervisora, orientador, orientadora, servente, merendeira, vigia, diretor ou diretora – vai mudando de acordo com os contextos em que vive seus múltiplos cotidianos e, com sua própria história em confronto com outras histórias coletivas e singulares, vai participando de um grande movimento do qual é parte, influindo e sendo influenciados”. (ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite; 2002, p. 133). Com base na afirmativa acima, escreva um texto, em forma de redação, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da

prova discursiva, iniciando na linha 16 (dezesseis), discorrendo sobre o

sentido da escola na sociedade contemporânea e a função social da Orientação Educacional e dos/as demais Especialistas em Assuntos Educacionais frente aos novos desafios.

Referências

Documentos relacionados

Figura 1 - Protocolo alerta triangular das ocorrências traumáticas de Urgências ou Emergências...5 Figura 2 - Fluxograma das solicitações telefônicas de urgência

Ao ampliarmos um pouco mais a reflexão, poderemos retomar novamen- te a importância do professor no desenvolvimento de relações mais próximas com as famílias, fato que nos remete a

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that