• Nenhum resultado encontrado

ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA NO DIA 05 DE JULHO DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA NO DIA 05 DE JULHO DE 2016"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG,

REALIZADA NO DIA 05 DE JULHO DE 2016

Às oito horas e trinta e seis minutos do dia cinco de julho de dois mil e dezesseis, na sala de Reuniões “Prof. Eduy Catão”, reuniu-se a Congregação da Escola de Veterinária da UFMG, sob a presidência do Senhor Diretor, Professor Renato de Lima Santos, com a presença dos seguintes membros: Professores Diogo Gonzaga Jayme, Diretor da Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa; Joana Ribeiro da Glória, Coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Medicina Veterinária; Daniela Chemim de Melo Hoyos, Subcoordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Aquacultura; Zélia Inês Portela Lobato, Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal; Ronald Kennedy Luz, Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia; Valentim Arabicano Gheller, Decano do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias; Carlos Augusto Gomes Leal, Subchefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva; Cláudia Freire de Andrade Moraes Penna, Chefe do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal; Ângela Maria Quintão Lana, Chefe do Departamento de Zootecnia; Afonso de Liguori Oliveira, Representante da Unidade junto ao Conselho Universitário; Marcelo Resende de Souza (suplente), Francisco Carlos Faria Lobato, Cléia Batista Dias Ornellas, Roberto Maurício Carvalho Guedes, Andrey Pereira Lage, Cintia Labussière Nakayama (suplente), Silvana de Vasconcelos Cançado e Ana Luiza Costa Cruz Borges, Representantes do Corpo Docente; os Servidores Técnicos Administrativos Érika Ramos de Alvarenga (suplente), Suellen Cristina Moreira de Sales, Wemerson Alves de Alcântara (suplente) e Eliane Beatriz Magalhães Silva (suplente), Representantes dos Servidores Técnicos Administrativos. Não Justificaram a ausência o Professor Álan Maia Borges, Diretor do Hospital Veterinário, e Helton Mattana Saturnino, Representante do Corpo Docente. Estavam em gozo de férias a Professora Sandra Gesteira Coelho, Vice-Diretora da Escola de Veterinária, e a Professora Maristela Silveira Palhares, Representante do Corpo Docente. Secretariou a sessão a Secretária Geral da Escola de Veterinária, Cássia Juliana de Souza Monteiro.

PAUTA DO DIA:

(2)

2 2. Boas vindas aos novos servidores que entraram em exercício no 1º semestre de 2016 e

homenagem aos servidores que se aposentaram no 1º semestre de 2016. 3. Apreciar Ata da reunião de Congregação realizada em 16 de junho de 2016.

4. Apresentação do resultado dos trabalhos da Comissão encarregada de analisar e propor um plano de implementação de melhorias na Escola de Veterinária, com base no projeto “Diagnóstico Organizacional”, pela Sra. Érika Ramos de Alvarenga.

5. Apresentação do resultado dos trabalhos da Comissão Permanente para avaliação da viabilidade de acreditação da Escola de Veterinária da UFMG junto à American Veterinary Medical Association – AVMA, pela Profa. Zélia Inês Portela Lobato.

6. Homologar afastamento do país do Prof. Elias Jorge Facury Filho, no período de 02 a 09/07/2016, para participação no Congresso Mundial de Buiatria, com apresentação de trabalhos do Setor de Clínica de Ruminantes e possibilidade de desenvolver parcerias com outras instituições, em Dublin/Irlanda.

7. Apreciar projetos de prestação de serviços:

a) "I Curso teórico-prático de palpação transretal em bovinos”, coordenado pelo Professor Álan Maia Borges, aprovado pela Câmara do DCCV em 03/06/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos;

b) "Mini-curso no Encontro de Técnicos e Produtores de Leite Tecnoleite Goiás”, coordenado pelo Professor Lívio Ribeiro Molina, aprovado ad referendum da Câmara do DCCV em 13/05/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos. 8. Apreciar projeto de extensão “Curso Introdução à Medicina Veterinária do Coletivo”,

coordenado pelos Professores Rubens Antônio Carneiro e Danielle Ferreira de Magalhães Soares, aprovado ad referendum da Câmara do DMVP em 28/06/2016 e ad referendum da Câmara do DCCV em 29/06/2016.

9. Apreciar projeto de extensão “Capacitação e Transferência de Tecnologias Grupo Forragicultura e Alimentos EV-UFMG/Produtores Rurais e Técnicos de Mariana-MG”, coordenado pelo Prof. Diogo Gonzaga Jayme, aprovado ad referendum da Câmara do DZOO em 22/06/2016.

10. Apreciar progressão funcional da Profa. Christina Malm, do nível II para o nível III, da classe de Associado, com Relatório de Atividades aprovado pela Câmara do DCCV em 03/06/2016.

(3)

3 11. Apreciar progressão funcional do Prof. Luciano dos Santos Rodrigues, do nível III para o nível IV, da classe de Adjunto, com Relatório de Atividades aprovado pela Câmara do DMVP em 27/06/2016.

12. Eleição de um representante titular e seu respectivo suplente, para integrarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, na qualidade de representante da Unidade junto ao CEPE, tendo em vista o encerramento do mandato dos Professores Antônio de Pinho Marques Júnior (titular) e Ana Luiza Costa Cruz Borges (suplente) em 29/06/2016.

13. Indicação de um substituto para a Profa. Adalgiza Souza Carneiro de Rezende, como suplente do Prof. Leonardo Bôscoli Lara, na representação da Unidade junto à Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA.

Após verificação do quórum, o Professor Renato de Lima Santos cumprimentou a todos e, tendo em vista a ausência da Profa. Sandra Gesteira, convidou o Prof. Valentin Arabicano Gheller para sentar-se à mesa de condução da reunião, na qualidade de primeiro na ordem de decanato presente à sessão. O Prof. Valentin aceitou o convite e sentou-se ao lado do Prof. Renato de Lima. Em seguida, o Presidente da Sessão sugeriu aos demais presentes inversão dos itens de pauta, no sentido de proceder-se primeiro ao item 2 da pauta. Com a concordância de todos, o Senhor Diretor deu início ao item 2. Boas vindas aos novos servidores que entraram

em exercício no 1º semestre de 2016 e homenagem aos servidores que se aposentaram no 1º semestre de 2016: Foram convidados a adentrar a sala de reuniões Prof. Eduy Catão os

servidores aposentados no primeiro semestre de 2016, para receberem homenagem pelos serviços prestados à instituição. Constam como aposentados no primeiro semestre de 2016, os docentes Nelson Carneiro Baião, José Monteiro da Silva Filho, Lúcio Carlos Gonçalves, Nivaldo da Silva e José Sérgio de Resende, bem como os Técnicos Administrativos em Educação Cláudia Kafuri, Mônica Maria Campolina Teixeira Stehling e Helenice da Silva Freitas. Compareceram à cerimônia a Sra. Mônica Maria Campolina Teixeira Stehling, o Prof. Nelson Carneiro Baião, o Prof. Lúcio Carlos Gonçalves e o Prof. José Sérgio de Resende. Com a palavra, o Prof. Renato de Lima fez discurso de agradecimento, explanando sobre a vida profissional de cada um dos homenageados presentes, ressaltando a importância de todo o trabalho realizado por eles ao longo dos anos. O Prof. Renato de Lima fez menção especial à Sra. Cláudia Kafuri, que não pôde comparecer à cerimônia, destacando todo o seu

(4)

4 comprometimento e zelo para com a Universidade. Com a palavra, cada um dos homenageados presentes agradeceu a deferência, lembram-se dos bons momentos passados dentro da UFMG e ressaltaram o processo de amadurecimento individual. Após os discursos, o Prof. Renato de Lima fez a entrega dos certificados de agradecimento a cada um dos homenageados. Franqueada a palavra, vários membros da Congregação fizeram discursos de agradecimento e reconhecimento do valor dos homenageados. Finalizadas as homenagens aos aposentados, estes se retiraram da sala, e o Prof. Renato de Lima passou às boas vindas aos novatos. Ingressaram na Unidade no primeiro semestre de 2016 os TAEs Pablo Herthel de Carvalho, Flaviani Emilia dos Santos, Roberta Oliveira de Carvalho, Maira Souza de Oliveira, Renato Dornas de Oliveira Pereira, Gabriela Fioravante da Silva, Isabel Isaura Amorim de Castro, Charles Pereira Costa, Mariana de Pádua Costa, Heloísa Estevão da Silva, Helberson José de Souza Santos, Rosane Moreira Cunha Santos e Viviane Tinório Santos de Almeida, bem como as docentes Debora Cristina Sampaio de Assis e Camila Valgas e Bastos Castro. Todos os novatos compareceram à cerimônia. O Prof. Renato de Lima apresentou cada um, individualmente, e falou sobre a importância dos mesmos para a instituição. Aberta a palavra, a Profa. Cláudia Penna deu as boas vindas e desejou sucesso a todos, destacando a paixão pela profissão e pela instituição, que sempre se aflora. Finalizando as boas vindas, os novos servidores deixaram o recinto e o Diretor da Unidade passou à análise do restante da pauta. 1. Comunicações: a) Respondendo questionamento feito pela Profa. Maristela Palhares, em reunião do dia 16/06/2016, ao apreciar afastamento do país do servidor Pablo Herthel, o Presidente da Sessão informou que não há necessidade de reposição de horas em caso de afastamento do país de servidor TAE por interesse da Administração, sendo tal informação colhida junto à PRORH; b) Aquisição do novo micro-ônibus: O Prof. Renato informou sobre defeito ocorrido no ônibus, durante a volta da APIC, fato que fortaleceu o argumento da Unidade para conseguir os recursos necessários para a compra de um novo veículo. Informou, ainda, sobre a existência de uma Portaria que restringe a compra de veículos oficiais no ano de 2016, mas que sendo feito o possível para que tal Portaria não prejudique a compra do novo ônibus da EV; c) Aprovação da proposta de criação do órgão complementar LAQUA pela comissão de legislação do Conselho Universitário: O Prof. Renato informou que esse assunto deve voltar ao Conselho Universitário em sua próxima reunião; d) Situação das obras da EV: sobre o assunto, o Presidente da Sessão informou que o PDI do Hospital Veterinário deverá ser aprovado e a reforma do HV deve

(5)

5 começar em 2017. Informou, ainda, que as duas grandes obras da Escola (AQUACEM e MULTILAB) terão seus projetos executivos prontos em 28 de julho, devendo as obras começarem no início de outubro/2016; e) Aula inaugural da EV, dia 08/08/2016, às 17hs, ministrada pelo Dr. Paulo Roberto Haddad; f) Ofício 002/2016-TAEs/VET, sobre “Criação de Comissão Interna de Servidores TAEs da Escola de Veterinária (CISTAE Vet)”: O Prof. Renato de Lima leu o documento e fez um breve histórico das reuniões realizadas entre a Diretoria e os TAEs, bem como explicou as normas definidas no Estatuto e no Regimento Geral da UFMG sobre a representação TAE junto à instituição, esclarecendo que tal representação já vem definida na normatização vigente e que o pedido em foco não se mostra da competência da Congregação. O Diretor ressaltou, ainda, que a criação de qualquer associação é livre aos TAEs, apenas o caráter representativo institucionalmente não se mostra acobertado pela legislação. Com a palavra, a Sra. Érika Ramos explicou que o intuito do documento era de apenas informar à Diretoria sobre a existência da comissão/associação e suas frequentes reuniões. Complementando a fala da Sra. Érika, o Sr. Wemerson Alcântara informou que um dos objetivos da comissão/associação é estreitar as relações entre a Diretoria e os TAEs. A Sra. Suellen Sales ressaltou a importância do estreitamento referido pelo S. Wemerson, tendo em vista, principalmente, a mudança de perfil dos novos servidores TAES, que vem se apresentando cada vez mais capacitados. O Prof. Renato de Lima esclareceu que a Direção da EV está e sempre esteve aberta aos TAEs, para tratar de qualquer assunto institucional e mencionou a reunião que teve com a Sra. Cristina Del Papa, Coordenadora do SINDIFES, sendo uma reunião muito elucidativa, onde ficou claro que o papel dos TAEs é extremamente importante e que a Diretoria está sempre aberta ao diálogo. O Prof. Renato ressaltou que os TAES estão cada vez mais qualificados, possuindo graduação, mestrado e doutorado, muito além do exigido pelos cargos que ocupam, devendo este tema ser trato a nível de Sistema de Universidades Federais, pois, muitas vezes, gera insatisfação pessoal no servidor que, apesar de extremamente qualificado, entra na instituição em um cargo de nível médio e isto, ao longo do tempo, gera frustração pessoal, devido à impossibilidade de aplicar todo o seu potencial. Finalizando, a Sra. Suellen ressaltou que o Termo de Posse, onde estão descritas todas as atribuições dos cargos, deve ser melhor observado. 3. Apreciar Ata da reunião de

Congregação realizada em 16 de junho de 2016: sem necessidade de maiores

(6)

6 unanimidade. 4. Apresentação do resultado dos trabalhos da Comissão encarregada de

analisar e propor um plano de implementação de melhorias na Escola de Veterinária, com base no projeto “Diagnóstico Organizacional”, pela Sra. Érika Ramos de Alvarenga:

O Prof. Renato de Lima fez introdução com breve histórico da comissão e do trabalho realizado pela mesma, que finalizou no relatório em pauta. Em seguida, a Sra. Érika Ramos fez a apresentação do material (cópia anexa). Finalizada a apresentação, o Prof. Renato de Lima agradeceu à Sra. Erika e informou que, até o final do ano, a Unidade receberá uma vaga de Administrador, com a finalidade de exercer a função de Gerente de Recursos Humanos (RH). Sobre os arquivos, o Presidente da Sessão ressaltou o trabalho da Sra. Wilma, que, além de organizar todo o arquivo da EV, está digitalizando todos os documentos. O Prof. Renato ressaltou, ainda, que a ideia deste trabalho é deixar um procedimento institucional, que deverá ser seguido pelas Direções futuras. O Prof. Roberto Guedes quis saber em que consistiria o trabalho do Gerente de RH, sendo prontamente explicado pela Sra. Érika, que informou ser tal atividade voltada para a solução de conflitos e melhor adequação e alocação dos profissionais dentro da Unidade, bem como para a realização de treinamentos, acolhida de novatos e encaminhamento de aposentados. A Prof. Ângela Lana parabenizou a comissão pelo excelente trabalho e solicitou que o relatório fosse encaminhado às Chefias. O Prof. Renato agradeceu a solicitação feita pela Prof. Ângela e informou que tanto esse relatório coo o relatório objeto do item 5 da pauta serão encaminhados às Chefias. 5. Apresentação do resultado dos trabalhos

da Comissão Permanente para avaliação da viabilidade de acreditação da Escola de Veterinária da UFMG junto à American Veterinary Medical Association – AVMA, pela Profa. Zélia Inês Portela Lobato: Com a palavra, a Profa. Zélia Lobato explicou a sistemática

de trabalho adotada pela Comissão e como seria feita a apresentação. Feita a apresentação do relatório (cópia anexa), o Prof. Renato de Lima explanou sua satisfação com o caminho tomado, dizendo que o relatório foi bastante construtivo e será essencial para que os pontos deficientes sejam sanados. O Prof. Renato ressaltou, ainda, as diferenças curriculares entre Brasil e Estados Unidos, destacando que seria muito proveitoso para o Brasil se o currículo fosse melhor vinculado à missão da instituição. Por fim, o Diretor colocou para a Congregação a seguinte questão: Continuar com o processo de tentativa de acreditação ou não? A Profa. Joana Ribeiro questionou se o SISU, nossa forma de admissão e que não é aceita pela AVMA, poderia ser adequado de alguma forma. O Prof. Renato respondeu que, uma vez aberta a outros

(7)

7 países, a AVMA já se demonstra maleável, mas que tudo precisa ser melhor estudado. O Prof. Francisco Lobato ressaltou a importância de se manter o objetivo, visto que o principal para a acreditação é o fator humano, ponto forte da Escola de Veterinária. O Prof. Marcelo de Souza lembrou a vinculação da Escola de Veterinária com a Lei de Diretrizes e Bases, que delineia a formação do Médico Veterinário. A Prof. Zélia reforçou que os benefícios serão enormes, caso a acreditação seja obtida. A Sra. Érika Ramos questionou se, além dos custos com as melhorias necessárias, haveria também algum custo para receber a acreditação, ao que o Prof. Renato esclareceu que sim. O Prof. Renato informou também que vem mantendo proximidade com a Faculdade de Veterinária da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), que é acreditada e tem a mesma realidade Latino Americana que a EV/UFMG. Corroborando fala do Prof. Diogo Gonzaga, o Prof. Renato destacou que o processo de acreditação traria uma estratégia de investimentos à Escola. Retornando à questão anteriormente colocada, o Prof. Renato de Lima consultou os membros do colegiado sobre a continuidade ou não do processo de tentativa de acreditação. Em votação, por unanimidade, os membros da Congregação decidiram pela continuidade do processo de tentativa de acreditação da Escola de Veterinária da UFMG junto à AVMA. O Prof. Renato de Lima informou que, no próximo semestre, a Comissão será reformulada, para dar continuidade aos trabalhos. Continuando, o Prof. Renato de Lima relatou aos membros sobre treinamento voltado para dirigentes de instituições em processo de acreditação, que haverá em Chicago/EUA, no mês de setembro, e consultou a Congregação sobre a concessão de suporte financeiro da Unidade, para que ele participe do referido treinamento. Por unanimidade, os membros da Congregação concordaram que a Unidade custeie a viagem e a participação do Prof. Renato de Lima no treinamento em questão.

6. Homologar afastamento do país do Prof. Elias Jorge Facury Filho, no período de 02 a 09/07/2016, para participação no Congresso Mundial de Buiatria, com apresentação de trabalhos do Setor de Clínica de Ruminantes e possibilidade de desenvolver parcerias com outras instituições, em Dublin/Irlanda: sem necessidade de maiores esclarecimentos, o

item foi homologado por unanimidade. 7. Apreciar projetos de prestação de serviços: a) "I Curso teórico-prático de palpação transretal em bovinos”, coordenado pelo Professor Álan Maia Borges, aprovado pela Câmara do DCCV em 03/06/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos; b) "Mini-curso no Encontro de Técnicos e Produtores de Leite Tecnoleite Goiás”, coordenado pelo Professor Lívio Ribeiro Molina, aprovado ad

(8)

8 referendum da Câmara do DCCV em 13/05/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos: uma vez analisados, sem pontos a serem a sem esclarecidos, o Prof. Renato colocou os projetos para aprovação em bloco, sendo os mesmos aprovados por unanimidade. 8. Apreciar projeto de extensão “Curso Introdução à Medicina Veterinária

do Coletivo”, coordenado pelos Professores Rubens Antônio Carneiro e Danielle Ferreira de Magalhães Soares, aprovado ad referendum da Câmara do DMVP em 28/06/2016 e ad

referendum da Câmara do DCCV em 29/06/2016: após breve discussão, o projeto foi aprovado por unanimidade. Em seguida, a Profa. Zélia Lobato questionou sobre a existência de registro junto ao SIEX, sendo verificado que o projeto não apresentava o formulário relativo ao citado registro, ao que o Prof. Renato informou que seria encaminhada orientação aos Departamentos sobre a necessidade do registro junto ao SIEX. 9. Apreciar projeto de

extensão “Capacitação e Transferência de Tecnologias Grupo Forragicultura e Alimentos EV-UFMG/Produtores Rurais e Técnicos de Mariana-MG”, coordenado pelo Prof. Diogo Gonzaga Jayme, aprovado ad referendum da Câmara do DZOO em 22/06/2016: após

análise, o item foi aprovado por unanimidade. 10. Apreciar progressão funcional da Profa.

Christina Malm, do nível II para o nível III, da classe de Associado, com Relatório de Atividades aprovado pela Câmara do DCCV em 03/06/2016: o Prof. Valentim Gheller

esclareceu que toda a documentação foi apresentada a contento e que a progressão é legítima, ao que os membros do colegiado aprovaram o item por unanimidade. 11. Apreciar progressão

funcional do Prof. Luciano dos Santos Rodrigues, do nível III para o nível IV, da classe de Adjunto, com Relatório de Atividades aprovado pela Câmara do DMVP em 27/06/2016:

com a palavra, o Prof. Carlos Augusto Leal informou que toda a documentação está de acordo, sendo o item aprovado pela unanimidade dos membros do colegiado. 12. Eleição de um

representante titular e seu respectivo suplente, para integrarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, na qualidade de representante da Unidade junto ao CEPE, tendo em vista o encerramento do mandato dos Professores Antônio de Pinho Marques Júnior (titular) e Ana Luiza Costa Cruz Borges (suplente) em 29/06/2016: o Presidente da

Sessão informou que se inscreveu apenas a chapa composta pelos Professores Andrey Pereira Lage (titular) e Maristela Silveira Palhares (suplente) e constituiu comissão escrutinadora, formada pelas docentes Zélia Inês Portela Lobato e Joana Ribeiro da Glória. Em seguida, a comissão distribuiu cédula aos membros do colegiado, que depositaram seus votos secretos em

(9)

9 urna. Finalizada a coleta de votos, a comissão escrutinadora fez a apuração do resultado, sendo o seguinte: 21 (vinte e um) votos a favor; 00 (zero) votos nulos; 01 (um) voto em branco. Desta forma, foram eleitos os Professores Andrey Pereira Lage (titular) e Maristela Silveira Palhares (suplente) como representantes da Unidade junto ao CEPE, para cumprirem mandato de três anos. 13. Indicação de um substituto para a Profa. Adalgiza Souza Carneiro de Rezende,

como suplente do Prof. Leonardo Bôscoli Lara, na representação da Unidade junto à Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA: atendendo a pedido da Profa. Adalgiza, que

solicitou sua substituição junto à CEUA, vez que dá aulas todas as segundas-feiras, à tarde, horário das reuniões da referida Comissão, os membros da Congregação, por unanimidade, indicaram o Prof. Galileu Crovatto Veras, para substituir a Profa. Adalgiza na suplência do Prof. Leonardo Bôscoli junto à CEUA. Finalizados todos os itens da pauta, o Presidente da Sessão solicitou aos demais membros do colegiado permissão para a inclusão de itens fora de pauta. Tendo seu pedido atendido, o Prof. Renato de Lima passou a colocar em análise os seguintes itens FORA DE PAUTA: 1) Apreciar progressão funcional do Prof. João Paulo Amaral Haddad, do nível I para o nível II, da classe de Associado, com Relatório de Atividades aprovado pela Câmara do DMVP em 27/06/2016: sem necessidade de maiores esclarecimentos, o item foi aprovado por unanimidade; 2) Apreciar progressão funcional da Profa. Cleia Batista Dias Ornellas, do nível II para o nível III, da classe de Adjunto, com Relatório de Atividades aprovado pela Câmara do DTIPOA em 05/05/2016: sem necessidade de maiores esclarecimentos, o item foi aprovado por unanimidade; 3) Apreciar projeto de extensão “II Curso de período de transição de vacas leiteiras”, coordenado pelo Prof. Ronaldo Braga Reis, aprovado ad referendum da Câmara do DZOO em 30/06/2016: após análise, o item foi aprovado por unanimidade; 4) Apreciar projeto de prestação de serviços "Melhoramento da produtividade leiteira dos produtores rurais afiliados à cooperativa agropecuária de Dores do Indaiá/MG”, coordenado pelos Professores Antônio Último de Carvalho e Elias Jorge Facury Filho, aprovado pela Câmara do DCCV em 20/05/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos: estando tudo de acordo, os membros do colegiado aprovaram o item por unanimidade. Finalizados os itens fora de pauta, o Prof. Renato de Lima franqueou a palavra aos membros da Congregação, ao que o Prof. Roberto Guedes expôs sua dificuldade, enquanto membro da Comissão de análise de projetos de prestação de serviços, de identifica a essência dos projetos e classificá-los entre extensão, pesquisa e prestação de serviços. Em discussão, os

(10)

10 membros da lembraram que a definição das normas será essencial para facilitar tal identificação. O Prof. Renato ressaltou a extrema necessidade de revisão da Resolução 10/95 pelo Conselho Universitário. Nada mais havendo a tratar, o Professor Renato de Lima Santos declarou encerrada a reunião, da qual eu, Cássia Juliana de Souza Monteiro, na qualidade de Secretária Geral da Escola de Veterinária, lavrei a presente ata, que dato e assino, após ser assinada pelo Presidente da Sessão e demais membros da Congregação da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, 05 de julho de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Objetivo: Desenvolver projetos e ações que promovam e estimulem a área pública do turismo; os empreendimentos da iniciativa privada; a capacitação de recursos humanos; a gestão

Avaliação: Como proposta para avaliação da atividade sugerimos que os procedimentos utilizados na construção do teorema de Pitágoras pelos participantes sejam registrados. Debater

áudio no Home Theater e à saída de áudio na TV e pressione AUDIO SOURCE várias vezes para selecionar a origem de áudio correspondente.. Som ou

• [Áudio Digital]: Seleccionar um formato de áudio para a saída de som quando este leitor está ligado através um conector digital (coaxial).. PCM]: Definir

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

As actividades do Grupo estão expostas a uma variedade de factores do risco financeiro: risco de mercado (inclui risco cambial, risco do justo valor associado à taxa de juro e risco

Ao meio dia retorna até a propriedade de Oscar Barbieri, rumando para a comunidade de Novo Paraíso, até a propriedade de Rogério Mánfio, e desta, retornando,