Caderno de Prova P07. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013

Texto

(1)

Processo Seletivo • Edital 001/2013 http://educasaojose2013.fepese.org.br

Caderno

de Prova

junho

9

9 de junho das 15 às 18 h 3 h de duração* 30 questões

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta. * A duração da prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções

Para fazer a prova você usará: ƒ este caderno de prova;

ƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscri-ção e espaço para assinatura.

Verifique, no caderno de prova, se:

ƒ faltam folhas e a sequência de questões está correta. ƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.

Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Atenção!

ƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.

ƒ Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas dife-rentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. ƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova, não

sendo permitidas perguntas aos fiscais. ƒ Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova comple-to e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado.

(2)
(3)

1. Qual dos autores abaixo defende a ideia de que o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento? a. ( ) Freud

b. ( ) Piaget c. ( ) Skinner d. ( X ) Vigotski e. ( ) Montessori

2. De acordo com a Proposta Curricular de São José, o trabalho docente, nas instituições de educação infantil, demanda que os educadores atuem no sentido de:

1. Promover o desenvolvimento físico, emocio-nal, intelectual e social da criança.

2. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar.

3. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma disciplinar.

4. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma linear, interdisciplinar e homogênea. 5. Desvelar as desigualdades sociais, trabalhando

com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Legislação e conhecimentos gerais

sobre educação

(14 questões)

3. No artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da

Educação, consta que na educação infantil a avaliação far-se-á mediante:

a. ( X ) acompanhamento e registro do seu desen-volvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. b. ( ) acompanhamento e registro do seu desenvol-vimento, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

c. ( ) acompanhamento e registro quantitativo do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

d. ( ) registro quantitativo do seu desenvolvimento intelectual, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

e. ( ) observações e registros fotográficos que comprovem o desenvolvimento intelectual e motor das crianças.

4. A respeito das diversas dimensões humanas que são exploradas na educação infantil, consta nos docu-mentos oficiais do MEC que “as maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades cor-porais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história”.

Nesse sentido pode-se dizer que tais movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa:

a. ( ) cultura estética. b. ( X ) cultura corporal.

c. ( ) atividade corporal mecânica. d. ( ) atividade corporal condicionada. e. ( ) representação social estereotipada.

(4)

8. No ano de 1998, foi elaborado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) no contexto da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais que atendiam ao estabelecido no artigo 26 da LDB em relação à necessidade de uma base nacio-nal comum para os currículos.

O RCNEI consiste:

a. ( X ) Num conjunto de referências e orientações pedagógicas.

b. ( ) Num conjunto de normas e leis pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente. c. ( ) Num conjunto de referência e orientações

pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente.

d. ( ) Num documento que não apresenta ele-mentos que possam contribuir com a ação docente.

e. ( ) Num documento elaborado pelos gestores escolares que deve ser seguido obrigatoria-mente pelos professores.

9. De acordo com as Diretrizes da Política Nacional da Educação Infantil é correto dizer que a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada:

a. ( ) Por profissionais especializados em clínicas particulares.

b. ( ) Separadamente das demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família.

c. ( X ) Em conjunto com as demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

d. ( ) Em um espaço educacional especializado fora das instituições de educação infantil mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

e. ( ) Em conjunto com as demais crianças com necessidades especiais, fora das instituições de educação infantil, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família. 5. De acordo com a legislação vigente, a Educação

Infantil é:

a. ( ) Direito da criança e dever da família. b. ( ) Etapa obrigatória da educação básica.

c. ( ) Dever da família e etapa obrigatória da educa-ção básica.

d. ( X ) Direito da criança, opção da família e dever do Estado.

e. ( ) Direito da criança, dever da família e opção do Estado.

6. De acordo com os pressupostos teóricos de Vigotski é correto dizer que:

(1) de desenvolvimento (2) caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, e (3) de desenvolvimento (4) caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) potencial b. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) real c. ( X ) (1) O nível ; (2) real ; (3) a zona ; (4) proximal d. ( ) (1) O nível ; (2) emocional ; (3) a zona ; (4) real e. ( ) (1) O nível ; (2) potencial ; (3) a zona ; (4) proximal

7. A perspectiva de aprendizagem fundamentada nas ideias do materialismo histórico dialético é denomi-nada de Psicologia: a. ( ) Genética. b. ( ) Relativista. c. ( ) Construtivista. d. ( ) Comportamental. e. ( X ) Histórico-Cultural.

(5)

12. A teoria que fundamenta a prática pedagógica na Proposta Curricular de São José sustenta seus pressu-postos nas ideias de:

a. ( X ) Vigotski e Wallon b. ( ) Vigotski e Skiner c. ( ) Skiner e Wallon d. ( ) Skiner e Freinet e. ( ) Wallon e Montessori

13. Consta na Proposta Curricular de São José que “a organização do trabalho no interior da instituição

baseia-se em diferentes competências e responsabilida-des entre os profissionais, quer sejam membros dirigen-tes, educadores, quer sejam auxiliares e demais profissio-nais envolvidos”.

Nesse sentido é correto dizer que o trabalho do educador:

a. ( ) Está pautado na realização de atividades de ordem cognitiva e disciplinar.

b. ( ) Deve centrar suas ações no processo de desenvolvimento da dimensão intelectual das crianças.

c. ( ) Deve propor situações e estratégias que pos-sam preparar a criança para entrar no ensino fundamental.

d. ( ) Precisa organizar situações para que a criança aprenda a importância da disciplina para melhor aprender os conceitos trabalhados. e. ( X ) Desenrola-se em uma dinâmica que está

vinculada a diferentes instâncias de organi-zação inter e extragrupo, da instituição e da comunidade.

14. Os estudos de Vigotski trazem contribuições fun-damentais para entender o processo de:

a. ( ) Formação corporal do sujeito. b. ( X ) Formação do psiquismo humano. c. ( ) Desenvolvimento biológico do ser. d. ( ) Constituição dos esquemas corporais. e. ( ) Aprendizagem centrada em práticas

espontâneas. 10. A Proposta Curricular de São José apresenta

uma concepção de infância fundamentada em uma perspectiva: a. ( ) Inatista. b. ( X ) Histórica. c. ( ) Biológica. d. ( ) Positivista. e. ( ) Comportamental.

11. Tomando por base as políticas já existentes, as dis-cussões realizadas em torno da elaboração da LDB, as demandas de estados e municípios e tendo em vista suas prioridades, o Ministério da Educação, em 1995, definiu a melhoria da qualidade no atendimento edu-cacional às crianças de 0 a 6 anos como um dos prin-cipais objetivos e, para atingi-lo, apontou as seguintes linhas de ação:

1. Incentivo à elaboração, implementação e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares.

2. Fiscalização das ações docentes por meio de relatórios mensais a serem enviados às secre-tarias de educação de cada município. 3. Promoção da formação e da valorização dos

profissionais que atuam nas creches e nas pré-escolas.

4. Definição das atribuições por meio de leis que regulamentam e diferenciam as funções do professor e do auxiliar de sala.

5. Apoio aos sistemas de ensino municipais para assumirem suas responsabilidades com a Educação Infantil.

6. Criação de um sistema de informações sobre a educação da criança de 0 a 6 anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 6. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. e. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5 e 6.

(6)

Conhecimentos Específicos

(16 questões)

15. Com relação ao tema Noções sobre a Cadeia

Alimentar, analise as afirmativas a seguir:

1. A energia absorvida pelos produtores retorna para o ambiente como energia térmica, não podendo ser utilizada pelos organismos vivos. 2. Os consumidores terciários são geralmente os grandes predadores como os tubarões, leões e as orcas, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Estes têm como característica o grande tamanho corporal e menores densida-des populacionais.

3. Nas pirâmides ecológicas, a quantidade de matéria transferível de um nível para outro sofre um acréscimo de um décimo a cada passagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.

b. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

16. Assinale a alternativa que utiliza os termos ecoló-gicos de maneira correta.

a. ( ) Uma comunidade não pode jamais alterar os componentes abióticos do ecossistema. b. ( ) Os biociclos representam conjuntos de

ecos-sistemas dentro dos Biomas.

c. ( ) O conceito de biosfera pode ser interpretado como o conjunto formado pelas diferentes biocenoses.

d. ( ) Uma população corresponde a uma reunião de indivíduos que ocupam o mesmo lugar no tempo e no espaço.

e. ( X ) A biocenose é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e que interagem entre si.

17. Sobre a representação dos níveis de organização da vida, faça a associação correta entre as colunas 1 e 2. Coluna 1 1. organismos 2. populações 3. comunidades 4. ecossistemas 5. biomas Coluna 2 ( ) se organizam em Biócoros. ( ) se organizam em comunidades. ( ) se organizam em ecossistemas. ( ) se organizam em biomas. ( ) se organizam em populações.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) 1 – 2 – 3 – 4 – 5 b. ( ) 1 – 3 – 2 – 4 – 5 c. ( ) 4 – 5 – 3 – 2 – 1 d. ( X ) 5 – 2 – 3 – 4 – 1 e. ( ) 5 – 4 – 2 – 3 – 1

18. Assinale a alternativa que é composta apenas por Biomas Terrestre:

a. ( ) Bioma Polar e Sapais.

b. ( ) Bioma da Taiga, da Tundra e Abissal. c. ( X ) Bioma Pampas; das Pradarias e das Estepes. d. ( ) Bioma da Floresta, do Cerrado e da Zona

endolítica.

e. ( ) Bioma da Zona Pelágica, dos Manguezais e do Deserto da Líbia.

(7)

21. Relacione as colunas 1 e 2 a seguir: Coluna 1 1. produtores 2. decompositores 3. consumidores primários 4. consumidores secundários Coluna 2 ( ) leveduras ( ) cogumelos ( ) baleia Jubarte ( ) bactérias ( ) ave de rapina Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) 1 – 1 – 4 – 2 – 4 b. ( ) 1 – 2 – 3 – 1 – 4 c. ( ) 2 – 1 – 4 – 1 – 3 d. ( X ) 2 – 2 – 3 – 2 – 4 e. ( ) 2 – 2 – 3 – 4 – 3

22. Sobre o ensino de ciências, analise as afirmativas abaixo:

1. Vivemos um tempo de muitos debates e dis-putas em torno de questões tecnocientíficas, pois se assiste a um encontro indissociável entre a ciência e a tecnologia.

2. Os fatos científicos e os objetos técnicos são a concretização de redes de relações, de tamanho variável, constantemente manti-das e atualizamanti-das, que excluem os interesses políticos e econômicos, bem como os valores sociais e morais.

3. Não há um mundo exterior à prática científica. As relações entre natureza, ciência, técnica e sociedade são vistas como indissociáveis. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. d. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 19. Sobre o tema ciência como produção humana,

analise as afirmativas a seguir:

1. A ciência é uma das atividades culturais humanas, sendo um dos muitos elementos que compõem o nosso universo cultural, tal como as artes e religiões, que são modificadas ao longo da história.

2. A ciência é influenciada por fatores internos e externos, pois o cientista é um indivíduo suscetível a emoções e preferências pessoais, assim como à procura de prestígio.

3. As instituições de produção de conhecimento científico, como universidades, centros de pesquisas e laboratórios, são influenciadas pelos interesses dos que os gerenciam. Por serem comandadas por pessoas, as primeiras acabam por direcionar seus estudos para campos que possam trazer maiores benefícios intelectuais, sociais ou financeiros.

4. Não se pode afirmar que existe neutralidade na ciência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 4.

b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

20. Os conceitos a seguir estão relacionados com hábitat. Escolha a alternativa que emprega correta-mente o uso do termo:

a. ( ) O biótopo do peixe tucunaré é o rio Amazonas. b. ( X ) Um bioma é o conjunto da flora e fauna que

vive num determinado habitat e ocupa uma determinada região geográfica e topográfica. c. ( ) Um biótopo é a maior parcela ecológica que é

possível discernir geograficamente.

d. ( ) O nicho ecológico de uma espécie é determi-nado apenas pela população que ela ocupa, dentro de um ecossistema.

e. ( ) O micro-habitat é o local onde vivem os espé-cimens animais ou vegetais de pequeno porte.

(8)

25. Assinale a alternativa correta.

a. ( X ) Na vagina se localiza a vulva, que inclui os pequenos e grandes lábios, o clitóris e a uretra. A primeira é ligada ao útero através do cérvix. b. ( ) A produção de espermatozóides ocorre nos

testículos, que estão alojados no saco escrotal, com temperatura mais elevada, de onde os espermatozoides imaturos deslocam-se para a próstata.

c. ( ) No epidídimo se localizam as glândulas que produzem o líquido ejaculatório.

d. ( ) Um hormônio sexual masculino produzido pelas células de Leydig é um estrógeno cha-mado de Testosterona.

e. ( ) O sistema reprodutor masculino humano é uma série de órgãos localizados fora do corpo e ao redor da pélvis, que tem função de pro-porcionar que os espermatozoides contidos no líquido ejaculado fecundem o óvulo.

26. Quanto ao ciclo menstrual feminino e os métodos contraceptivos, é correto afirmar:

a. ( ) Apenas um óvulo é liberado a cada ciclo mes-trual. Este passa através do endométrio, nas trompas de Falópio, até o útero.

b. ( ) A membrana do útero, a placenta formada e os óvulos não fertilizados são eliminados a cada ciclo através de um processo conhecido como menstruação.

c. ( ) O diafragma é um anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina, que a mulher deve colocar na vagina, para cobri-la. Deve ser usado preferencialmente em con-junto com um espermicida.

d. ( ) Um dos métodos contraceptivos intrauteri-nos utilizados hoje é a esponja contraceptiva, que se constitui em uma pequena esponja embebida em espermicida, que possui uma depressão para segurá-la no lugar sobre o colo uterino.

e. ( X ) Em determinados intervalos, geralmente a cada 28 dias aproximadamente, os ovários liberam um ovócito que maturará totalmente apenas quando a fecundação ocorrer.

23. A respeito do processo de fotossíntese, analise as afirmativas a seguir:

1. Na fase fotoquímica da fotossíntese a energia luminosa é captada por meio de pigmentos fotossintetizantes, capazes de conduzi-la até o centro de formação de ATP.

2. A fase escura da fotossíntese ocorre apenas à noite ou na ausência de luz, pois esta fase não necessita da luz para ocorrer. Ela acontece logo após a fase clara, numa reação em cadeia até que o substrato se esgote.

3. A água oxigenada produzida durante a fotos-síntese é decomposta pela célula em água e O2, sendo este último liberado do processo como resíduo.

4. O Ciclo de Calvin, ou fase química, corresponde à fase clara do processo que ocorre no estroma do cloroplasto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( X ) É correta apenas a afirmativa 3.

b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

24. Sobre a Fotossíntese, é correto afirmar: a. ( ) A enzima ribulose bifosfato

carboxilase-oxi-dase atua na fase clara da fotossíntese. b. ( ) Para a síntese de uma molécula de glicose

são fixadas cinco moléculas de dióxido de carbono.

c. ( X ) No estroma do cloroplasto se encontra a pen-tose (ribulose fosfato), que ativada por um fos-fato, fixa os átomos de carbono provenientes do CO2 do ar.

d. ( ) Plantas jovens libertam mais CO2 e consomem mais O2, pois o carbono é incorporado a sua estrutura física durante a fase de crescimento da planta.

e. ( ) O processo de fotossíntese produz, a cada reação, uma nova ribulose fosfato, não a reci-clando no estroma.

(9)

28. Sobre os temas transversais constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alterna-tiva correta.

a. ( ) Os temas transversais compreendem cinco áreas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde e Pluralidade Cultural. b. ( ) Dentre todos os temas tranversais, apenas

o do meio ambiente, da saúde e da orienta-ção sexual não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam outras áreas do conhecimento.

c. ( ) O papel da escola ao trabalhar temas transver-sais é facilitar a formação do cidadão, fragmen-tando as informações, em blocos de conhe-cimentos, para que a educação realmente constitua o meio de transformação social. d. ( X ) Os temas transversais devem expressar

conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e devem obedecer a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.

e. ( ) Temas transversais envolvem um aprender sobre a realidade das sociedades, para apren-der a convivência pacífica nessas sociedades, aceitando as limitações dos seus componentes. 27. Assinale a alternativa correta.

a. ( X ) A maioria das fontes de energia utilizadas no mundo, hoje, é de origem fóssil como carvão, gás natural e petróleo.

b. ( ) Todas as fontes naturais de energia não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natu-reza. Caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em menos de 100 anos.

c. ( ) A energia nuclear é uma fonte de energia não limpa, pois não é renovável, e libera no meio ambiente um excesso de carbono que contri-bui para o efeito estufa.

d. ( ) A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a cons-trução de usinas hidroelétricas.

e. ( ) Os biocombustíveis são combustíveis fósseis, obtidos a partir do beneficiamento de deter-minados vegetais, como cana-de-açúcar, soja, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros.

(10)

30. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ):

( ) Durante o início da vida escolar, as crianças, especialmente as meninas, demonstram aumento da consciência dos costumes sociais quanto a sexo, nudez e privacidade.

( ) As crianças do ensino fundamental tornam--se mais conscientes das diferenças entre os sexos, e tendem a escolher amigos ou com-panheiros do mesmo sexo, com menosprezo pelo sexo oposto.

( ) A prática da masturbação é exercida pelos adolescentes e também pelas crianças. ( ) Na maioria dos países, as relações sexuais

não consensuais que envolvem crianças são proibidas por leis de estupro presumido e leis sobre o abuso sexual infantil.

( ) Dentre os sintomas de abuso sexual estão manifestações de estresse pós-traumático em crianças em idade escolar, como medo, agres-sividade e pesadelos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) V – V – V – V – V b. ( X ) V – V – V – F – V c. ( ) V – V – F – V – F d. ( ) F – V – V – V – V e. ( ) F – V – V – F – V 29. Analise as afirmativas abaixo:

1. Apreciar a textura de um sorvete, relaxar numa massagem, desfrutar o beijo da pessoa amada: tudo o que se relaciona ao prazer com o corpo está ligado à sexualidade, embora pelo senso comum ela se confunda com o erotismo, a genitalidade e as relações sexuais. 2. No ensino da sexualidade, um dos

princi-pais objetivos é a conscientização sobre o próprio corpo e as formas de se relacionar amorosamente.

3. Além de explicações sobre anatomia e con-cepção, a discussão sobre o tema sexualidade leva à construção de ideias sobre cada gênero. Por volta dos 7 anos, a criança percebe se é do sexo feminino ou masculino e, no contato com os adultos ao seu redor e pela mídia, aprende o que é ser menino ou menina em sua sociedade e tem contato com os rótulos associados aos gêneros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

(11)
(12)

Imagem

Referências

temas relacionados :