• Nenhum resultado encontrado

VERÃO NO RIO TEM MÚSICA CLÁSSICA. a música clássica na cidade do JANEIRO. grátis FEVEREIRO/12

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VERÃO NO RIO TEM MÚSICA CLÁSSICA. a música clássica na cidade do JANEIRO. grátis FEVEREIRO/12"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

VERÃO NO RIO TEM MÚSICA CLÁSSICA

p. 6

SÉRIE “MÚSICA NO MUSEU” EM JANEIRO E FEVEREIRO

p. 7

CONCERTOS NO CCBB, ÓpERAS DO MET EM CINEMAS

Nos meses de janeiro e fevereiro, o circuito clássico carioca oferece mais de 40 opções de programação em diversos espaços da cidade.

a música

clássica na

cidade do

RIO DE

JANEIRO

ExEMpLAR

gRÁTIS

JANEIRO

FEVEREIRO/12

nº 108 ano 10 issn: 1676-9562

(2)

Otimismo no ano que começa

por HeloÍsa FiscHer

O início de cada ano costuma ser envolto em justificado otimismo: o lote de doze meses vindouros pode possi-bilitar novas – e melhores – escolhas. Aqui no Rio, com os investimentos infra-estruturais recebidos graças às competições esportivas do porvir, temos respirado um ar mais leve: parece haver um senso comum de que a vida na urbe está mesmo melhor. Sem contar o Carna-val, que sempre confere uma dose adicional de alegria e irreverência ao cotidiano. Nós que gostamos de acom-panhar o circuito clássico carioca temos ainda razões adicionais para iniciar 2012 com boas expectativas. À maneira de limões e limonadas, a cisão na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) provocou o surgimento de um segundo corpo artístico, que promete se especializar em ópera. E permanece a OSB principal, com importantes ganhos salariais para seus músicos. A reforma da Sala Cecília Meireles tem previsão de conclusão até o fim do ano e a proposta de atrair mais espectadores, sejam eles novatos ou já frequentadores dos concertos. A Dell’Arte, produtora importantíssima na formação do público mu-sicalmente informado, e também novas plateias, com-pleta 30 anos. A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra 40 anos de fundação e 25 de relacionamento estável com a empresa patrocinadora (leia sobre as temporadas Sala, Dell`Arte e Petrobras na página 4). E o prefeito Eduardo Paes tem afirmado na mídia que a Cidade das Artes, ex da Música, será inaugurada. Se todas as auspiciosas perspectivas musicais se concretizarem, o Rio clássico vai dar o que falar em 2012. É esperar para ver...e ouvir.

agenda ViVamúsica! rio de Janeiro – reVista mensal publicada por ViVamúsica! edições ltda. teleFax: (21) 2296-8245 e 2233-8393 – caixa postal 21.004 cep: 20081-971 – rio de Janeiro www.ViVamusica.com.br roteiro dia a dia concluÍdo em 21/12/2011

redação

inFo@ViVamusica.com.br direção editorial e edição: HeloÍsa FiscHer estagiária: luÍza lima proJeto gráFico: mila waldeck diagramação: ô de casa reVisão: karine FaJardo imagem de capa:istock.

comercial

comercial@ViVamusica.com.br direção comercial: luiz alFredo moraes

operacional

superVisão: adriana barros

circulação

renata Ferreira última semana anterior ao mês de capa. distribuição gratuita impressão: walprint tiragem: 20 mil exemplares

como usar

a agenda

destaque:

f

local:  repertório: série: # preço: $

notas

4

ViVamúsica! destaca

6

programação

8

endereços

20

sumário

leonardo a Versa

(3)
(4)

agenda ViVamúsica!

informa

NOTAS

5

4

pianista chinês Lang Lang é uma das atrações da Série Dell’Arte: em 2012, produtora completa 30 anos de atividade.

di

Vulga

çã

o

Constelação clássica

Vem aÍ uma

temporada

de estrelas

O ano de 2012 promete aos cariocas uma temporada clássica repleta de estre-las. Quando esta AGENDA entrava em gráfica, três realizadores de concertos haviam divulgado suas temporadas: Dell’Arte, Orquestra Petrobras Sinfônica e Sala Cecília Meireles. A Série Dell’Arte de Concertos Internacionais começa em abril, com recital do pianista Nelson Freire. No mesmo mês, a Orquestra Nacional Russa. Maio traz a Orchestre National Du Capitole de Toulouse e um recital de piano solo do chinês Lang Lang, um dos principais nomes da cena mun-dial. Em junho, o pianista Evgeny Kissin. Em agosto, a Orquestra do Maggio Musicale Fiorentino regida por Zubin Mehta e um recital de piano com András Schiff. Em setembro, espetáculo com a violinista Hilary Hahn e recital da violon-celista Sol Gabetta. Em novembro, a

so-prano americana Renée Fleming encerra a temporada que celebra os 30 anos da Dell’Arte. Em 2012, a Petrobras Sinfônica recebe três grandes solistas brasileiros: Nelson Freire (junho), Arnaldo Cohen (novembro) e Antonio Meneses (ju-lho). Entre os artistas internacionais, a trompetista Alison Balsom (março) e o pianista Barry Douglas (maio). A orquestra estreia obras encomenda-das aos compositores brasileiros João Guilherme Ripper – a ópera “Piedade”, (abril) – e Nelson Ayres – “Cantos para o Rio” (março). Já a temporada da Sala Cecília Meireles vai de março a agosto, com concertos no Theatro Municipal – espera-se a reabertura do espaço no último trimestre do ano. Entre os artis-tas agendados, destacam-se as irmãs pianistas Katia & Marielle Labèque (mar-ço), o trio da violinista Nicola Benedetti (maio), a orquestra de câmara Academy of St. Martin in the Fields (agosto) e o Ensemble Intercontemporain, fundado por Pierre Boulez (junho).

Foco na apuração

anuário 2012

em produção

Como sói acontecer nos meses de ve-rão, enquanto o circuito de concertos das cidades brasileiras faz sua pausa para descanso, aqui em VIVAMÚSICA! estamos dedicados à apuração e produ-ção do ANUÁRIO 2012. Há 14 anos con-secutivos, organizamos, publicamos e distribuímos este livro que é a principal referência do setor profissional clássi-co brasileiro, clássi-com circulação em todo o Brasil e também em outros 70 países. Nos meses de janeiro, fevereiro e mar-ço, apuramos os milhares de cadastros que compõem as listas de organizações e pessoas do setor clássico, atualiza-mos os recursos técnicos das principais salas de concerto do país e produzi-mos a reportagem temática do ano. O ANUÁRIO 2012 será lançado em maio.

No rádio e na internet

ViVamúsica! com

Você nas Férias

Nos meses de janeiro e fevereiro, VIVAMÚSICA! segue mantendo você em dia com as novidades da músi-ca clássimúsi-ca. Na rádio CBN, todas as terças e quintas, às 16h10, Heloísa Fischer, editora desta AGENDA, faz comentários ao vivo. Na internet, o site vivamusica.com.br tem atualiza-ções regulares. No Facebook, as pos-tagens são diárias (facebook.com/ vivamusicabr). Os podcasts “1/4  de hora”, produzidos por Heloísa, seguem entrando no ar semanalmente (http:// helofischer.podomatic.com).

Rio Música

tiJuca recebe

programa musical

Quando esta AGENDA entrava em gráfica, estava prevista para 21 de ja-neiro a estreia de um novo programa no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca. Chamado “Rio Música”, iniciaria com apresentações musicais regulares às quintas (clássi-cos), sextas (jazz), sábados (samba, choro e bossa nova) e domingos (espe-táculos para crianças). Consulte o site vivamusica.com.br para atualizações. Em abril, o espaço recebe uma exposi-ção interativa. O projeto ocorre gra-ças à parceria da Secretaria Municipal de Cultura, liderada por Emilio Kalil, com o Instituto Musica Brasilis, presi-dido por Rosana Lanzelotte.

Música dá futuro

proJeto social

reúne pianistas

Sylvia Thereza e Nivaldo Tavares são pia-nistas com importantes carreiras artísti-cas e experiência pedagógica. Juntos, eles desenvolveram o projeto social “Música dá futuro”, que leva música clássica para alunos da rede pública de ensino por meio de módulos semanais e oficinas. Já fo-ram atendidas 12 mil crianças no Rio de Janeiro. O projeto conta com apoiadores no meio artístico: os pianistas Maria João Pires e Nelson Freire, a atriz Malu Mader e o maestro Roberto Tibiriçá. O site www. musicadafuturo.com tem comoventes depoimentos de crianças sobre a boa experiência de ouvir música clássica em suas escolas.

(5)

agenda ViVamúsica!

destaca

destaques do mês

7

6

‘Música no Museu’ não para

f

Vários dias, horários, locais e artistas. confira a programação dia a dia. todos grátis.

Em 14 anos de atividades, a Série “Música no Museu” orgulha-se de apresentar programação gratuita de clássicos no Rio de Janeiro sem interrupção em mês algum. Mesmo em janeiro e fevereiro, quando a atividade de concertos praticamente entra em recesso em todo o Brasil, o projeto segue trazendo opções para o público carioca. “Nunca cancelamos um concerto sequer”, acrescenta Sérgio Costa e Silva, diretor da Série. Nesses meses de alto verão, são oferecidos 13 espe-táculos em espaços espalhados pela cidade. No Centro, as apresen-tações serão realizadas no Centro Cultural Light, Parque das Ruínas, Museu de Arte Moderna (MAM), Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e Museu Histórico Nacional. Na Zona Norte, há programação no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão. Na Zona Sul, es-tão previstos eventos no Museu da República, no Catete, e no Forte de Copacabana. A Série costuma abrir espaço para músicos em começo de carreira, artistas brasileiros já estabelecidos e, eventualmente, re-cebe estrangeiros como o violonista húngaro Sándor Mester (dia 21 de janeiro). A programação começa no dia 13 de janeiro, com a Camerata de Violões dirigida por Paulo Pedrassoli. Entre os músicos escalados, estão as pianistas Fany Lowenkron, Raquel Gierszonowicv, Fernanda Cruz, Monica Kudiess e Adriana Kellner. A Série costuma apresentar es-petáculos além do limite dos clássicos, como é o caso do grupo dedi-cado à música indiana, que encerra a programação em 28 de fevereiro.

Lá fora, mar e sol. Em recintos fechados, opções de música clássica. Série “Música no Museu” programou 13 atrações gratuitas, em diversos locais.

is

tock

No CCBB, Série ‘Eternos Modernos’

f

dias 10 e 31 de

janeiro (terças-feiras), às 12h30 e 19h, no centro cultural banco do brasil/teatro ii. banda anacleto de medeiros (dia 10) e trio Velasquez (dia 31). r$ 6. Há meia-entrada para idosos e estudantes.

Bem interessante a Série que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta de janeiro a maio. Chamada “Eternos Modernos” e idealizada pelo músico e escritor Antonio Augusto, tem como pro-posta um amplo arco de repertório: desde a virada para o século 20 até os dias atuais. Os programas são sempre temáticos. Em janeiro, “Modernidade e Civilização”, a cargo da Banda Anacleto de Medeiros (dia 10) e “Modernidade e República”, com o Trio Velasquez (dia 31). Em fevereiro, há uma pausa e a Série retorna em março.

Óperas do Met em cinemas

f

Dias 21 de janeiro e 25 de fevereiro (sábados), às 16h. Dia 11 de fevereiro (sábado), às 15h. Salas a definir. Exibição em cinemas das óperas “A ilha encantada” (dia 21 de janeiro), “O crepúsculo dos deuses”, de Wagner (dia 11 de fevereiro) e “Ernani”, de Verdi (dia 25 de fevereiro), ao vivo, direto do Metropolitan Opera House de Nova York. R$ 60. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

Outra atração que não para é a exibição ao vivo das óperas do Metropolitan Opera House. Dia 21 de janeiro, espetáculo com música de compositores barrocos, estrelado por Plácido Domin-go e Danielle de Niese. Dia 11 de fevereiro, “O crepúsculo dos deu-ses”, de Wagner, com Deborah Voigt e Gary Lehman. Dia 25 de fevereiro, transmissão de “Ernani”, de Verdi, com os cantores An-gela Meade e Marcello Giordani. Quando esta AGENDA entrava em gráfica, as salas de cinema não estavam definidas. Consulte o site vivamusica.com.br para atualizações.

Musicativa e Desafios Musicais

f

Vários dias, horários, locais e

preços. consulte a programação dia a dia.

Os encontros “Musicativa”, no Leblon, ocorrem todas as quartas--feiras de janeiro e fevereiro – única exceção é a Quarta-feira de Cinzas –, com curadoria e apresentação de Marcel Gottlieb. O proje-to “Desafios Musicais”, produzido por Saulo Chermont e apresentado por Rodolfo Valverde, tem quatro encontros no verão.

Trompista Antonio Augusto dirige Série no CCBB e soprano Deborah Voigt estrela ópera do Met “O crepúsculo dos deuses”. di Vulga çã o di Vulga çã o

(6)

agenda ViVamúsica!

janeiro/fevereiro

8

as informações aqui divulgadas são de responsabilidade dos organizadores. é recomendável confirmar, antes de sair de casa.

Janeiro

4

quarta

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – la Fanciulla del west, puccini e tchaikovsky: a magia genial de sua música – 1875” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

10

terça

ZBanda Anacleto de Medeiros. Antonio Augusto,

regente  centro cultural banco do brasil (ccbb)/

teatro 2, 12h30 e 19h # série “eternos modernos” e Henrique gurjão: Hilaridade. alexandre levy: samba. meneleu campos. Henrique alves de mesquita. chiquinha gonzaga $ r$ 6. Há meia-entrada para idosos e estudantes.

11

quarta

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – andrea chernier, de giordano, e tchaikovsky : a magia genial de sua música – 1875” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

13

sexta

ZCamerata de Violões (Paulo Pedrassoli, Gaetano

Galifi, Lenine Vasconcellos, Eduardo Gatto, Valmyr de Oliveira, Rogério Borda, Artur Gouvêa e Adriano Furtado, violões. Paulo Pedrassoli, diretor musical.)  centro cultural

light, 12h30 # série “música no museu” e Francisco mignone: congada. ricardo tacuchian: imagem carioca. oscar lorenzo Fernândez: estudo n. 1, n. 2, n. 3, em forma de sonatina. cláudio santoro: toccata. roberto Victorio: microconcerto. e outros compositores $ grátis

14

sábado

ZRodolfo Valverde, palestrante. Saulo Chermont,

produtor  centro cultural Justiça Federal (ccJF)/

cinema, 16h # série “desafios musicais” e sessão comentada de dVd com a ópera “dido & aeneas”, de purcell $ r$ 30. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

17

terça

ZSándor Mester, violão  espaço cultural correia

lima, 20h e bach: praeludium bwV. 999, em ré menor e suíte bwV 1006, em mi maior. augustín barrios: el sueño de la muñeca, minueto em dó, minueto em lá, gavota al estilo antiguo, mabelita e la catedral. bartók: movimentos n. 1 ao n. 20 (de “For children”). carlos paredes: ballade de coimbra, danca palenciana, canção de alcipe e Verdes anos. luis milan: pavana n. 1 ao n. 6. carlos seixas: sonata n. 1 e n. 2. e outros compositores $ grátis

18

quarta

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – tosca, de puccini e tchaikovsky: a magia genial de sua música – 1876” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

20

sexta

ZMarcos Leite, piano  museu do exército/Forte

de copacabana/auditório santa bárbara, 18h # ”projeto “sarau no Forte” e carlos gomes. Franz Ventura. Francisco mignone $ grátis

Ouça os comentários

e reflexões da jornalista

Heloisa Fischer.

• MEC

(98,9 FM e radiomec.com.br)

Todos os dias, 13h

• CBN

(92,5 FM, 860 AM e cbn.com.br)

Terças e quintas, 16h10

VivaMúsica!

no rádio

(7)

11

agenda ViVamúsica!

janeiro/fevereiro

10

(8)

13

21

sábado

ZSándor Mester, violão  parque das ruínas, 11h30

# série “música no museu” e bach: praeludium bwV. 999 em ré menor e suíte bwV 1006, em mi maior. augustín barrios: el sueño de la muñeca, minueto em dó, minueto em lá, gavota al estilo antiguo, mabelita e la catedral. bartók: movimentos n. 1 ao n. 20 (de “For children”). carlos paredes: ballade de coimbra, danca palenciana, canção de alcipe e Verdes anos. luis milan: pavana n. 1 ao n. 6. carlos seixas: sonata n. 1 e n. 2. e outros compositores $ grátis

ZFicha técnica: Danielle de Niese, soprano. Joyce

Di Donato, mezzo-soprano. David Daniels, contratenor. Plácido Domingo, tenor. Luca Pisaroni, baixo-barítono. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova York. William Christie, diretor musical. Luca Pisaroni, diretor cênico  salas de exibição a

definir (consulte o site vivamusica.com.br para atualizações), 16h # projeto “the metropolitan opera live in Hd” e exibição em cinemas do espetáculo “a ilha encantada”, libreto de Jeremy sans para música de compositores barrocos como Handel, rameau e Vivaldi, ao vivo, direto do metropolitan opera House de nova York (estreia mundial) $ r$ 60. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

22

domingo

ZMarcos Leite, piano  alfa barra clube/salão nobre,

19h e liszt. Franz Ventura. camargo guarnieri e alexandre levy $ grátis

ZSándor Mester, violão  centro cultural laurinda

santos lobo, 20h e bach: praeludium bwV. 999, em ré menor e suíte bwV 1006, em mi maior. augustín barrios: el sueño de la muñeca, minueto em dó, minueto em lá, gavota al estilo antiguo, mabelita e la catedral. bartók: movimentos n. 1 ao n. 20 (de “For children”). carlos paredes: ballade de coimbra, danca palenciana, canção de alcipe e Verdes anos. luis milan: pavana n. 1 ao n. 6. carlos seixas: sonata n. 1 e n. 2. e outros compositores $ grátis

23

segunda

ZMauro Perelman, palestrante  centro cultural

midrash, 20h30 # e palestra “música klezmer: renascimento de uma tradição”, ilustrada em vídeo e música $ r$ 20

25

quarta

ZEvan Alexander Megaro, piano  escola de música

da uFrJ/sala da congregação, 12h30 e albeníz: evocación do “livro n. 1” da “suíte iberia”. bach: suíte francesa n. 2 bwV. 813, em dó menor. ravel: Jeux d’eau. shostakovich: prelúdio e Fuga n. 5 op. 87, em ré maior. Villa-lobos: suíte Floral op. 97 $ grátis

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – os contos de Hoffmann, de offenbach e tchaikovsky: a magia genial de sua música – 1878” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

26

quinta

ZCíntia Fortunato, soprano. Ilem Vargas, tenor.

Inês Rufino, piano  igreja de são José, 12h

# série “quinta musical na são José” e Verdi: sempre libera (da ópera “la traviatta”). puccini: chi il bel sogno di doretta (da ópera “la rondine”). gounod: Je veux vivre (da ópera “roméo et Juliette”). chopin: tristesse eternelle. Francisco mignone: improviso e alma adorada. e outros compositores $ grátis

ZDuo Santoro (Paulo e Ricardo Santoro,

violoncelos.) e José Staneck, gaita  sala Funarte

sidney miller, 18h30 # série “som em 4” e Vivaldi: sonata n.1. bizet: seguidilla e Habanera da ópera “carmen”. Villa-lobos: prelúdio das “bachianas brasileiras n. 4”. piazzolla: primavera portenha e libertango. ernesto nazareth: brejeiro. e outros compositores $ r$10 e r$5 (estudantes e idosos).

ZSándor Mester, violão  museu do ingá, 20h

e bach: praeludium bwV. 999, em ré menor e suíte bwV 1006, em mi maior. augustín barrios: el sueño de la muñeca, minueto em dó, minueto em lá, gavota al estilo antiguo, mabelita e la catedral. bartók: movimentos n. 1 ao n. 20 (de “For children”). carlos paredes: ballade de coimbra, danca palenciana, canção de alcipe e Verdes anos. luis milan: pavana n. 1 ao n. 6. carlos seixas: sonata n. 1, n. 2. e outros compositores $ grátis

Agenda VivaMúsica!:

saiba onde encontrar.

A revista tem distribuição gratuita

nos principais concertos da cidade.

E também está disponível nos pontos culturais abaixo:

RIO DE JANEIRO Barra da Tijuca

• Livraria Argumento – Rio Design Barra Av. das Américas, 7777 – loja 326 a 330

Botafogo

• Blooks Livraria – Unibanco Arteplex Praia de Botafogo, 316

Centro

• Arlequim Música e Imagem Paço Imperial

Praça XV de Novembro, 48 - loja 2 • Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – balcão de informação

Rua Primeiro de Março, 66 • Espaço Cultural BNDES

Av. Chile, 100

• Museu Nacional de Belas Artes - Bilheteria

Av. Rio Branco, 199 • Rádio MEC FM Praça da República, 141 - A

• Theatro Municipal Recepção do anexo e bilheteria Av. Almirante Barroso, 14/16

caso não encontre a agenda Vivamúsica! nos locais indicados, consulte a revista online em www.vivamusica.com.br.

Copacabana

• Espaço Sesc Rua Domingos Ferreira, 160

Laranjeiras

• Livraria Moviola Rua das Laranjeiras, 280 Lojas B e C

Leblon

• Livraria Argumento Rua Dias Ferreira, 417

Tijuca

• Sesc Tijuca Rua Barão de Mesquita, 539

NITERÓI Centro

• Teatro Municipal de Niterói Rua 15 de novembro, 35

PETRÓPOLIS Centro

• Museu Imperial Rua da Imperatriz, 220

(9)

agenda ViVamúsica!

janeiro/fevereiro

14

as informações aqui divulgadas são de responsabilidade dos organizadores. é recomendável confirmar, antes de sair de casa.

27

sexta

ZSándor Mester, violão  rampa lugar de criação,

20h e bach: praeludium bwV. 999, em ré menor e suíte bwV 1006, em mi maior. augustín barrios: el sueño de la muñeca, minueto em dó, minueto em lá, gavota al estilo antiguo, mabelita e la catedral. bartók: movimentos n. 1 ao n. 20 (de “For children”). carlos paredes: ballade de coimbra, danca palenciana, canção de alcipe e Verdes anos. luis milan: pavana n. 1 ao n. 6. carlos seixas: sonata n. 1 e n. 2. e outros compositores $ grátis

28

sábado

ZRodolfo Valverde, palestrante. Saulo Chermont,

produtor  centro cultural Justiça Federal (ccJF)/

sala multimídia, 16h # série “música para os olhos” e sessão comentada de dVd com obras de brahms e beethoven $ r$ 20. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

29

domingo

ZAdriana Kellner, piano  museu de arte moderna

(mam), 11h30 # série “música no museu” e Villa-lobos: prelúdio das “bachianas brasileiras n. 4”, Valsa da dor e polichinelo (da “prole do bebê n.1”). ernesto nazareth: coração que sente, eponina e garoto. rachmaninov: prelúdio op. 23 n. 5. chopin: Fantasia-improviso op. 66, Valsa op. 69 n. 2 e polonaise op.53 $ grátis

30

segunda

ZDuo Tocata Dois (Rubens Küffer, flauta. Roberto

Velasco, violão.)  centro cultural midrash, 21h

e obras de roberto Velasco $ r$ 20

31

terça

ZTrio Velasquez (Oxana Dragos, violino. Sergio

Schreiber, violoncelo. Terão Chebl, piano.)

 centro cultural banco do brasil (ccbb)/

teatro 2, 12h30 e 19h # série “eternos modernos” e Francisco braga. glauco Velasquez $ r$ 6. Há meia-entrada para idosos e estudantes.

Reserve já o seu espaço

publicitário no guia de

negócios da música

clássica do Brasil.

Seja visto pelos decisores

do setor de clássicos,

patrocinadores, governantes

e músicos aqui e em mais

de 70 países.

Ligue (21) 2296-8245

ou mande um email para

comercial@vivamusica.com.br

Anuário

VivaMúsica!

(10)

17

agenda ViVamúsica!

janeiro/fevereiro

16

as informações aqui divulgadas são de responsabilidade dos organizadores. é recomendável confirmar, antes de sair de casa.

Fevereiro

1

quarta

ZFernanda Cruz, piano  museu da república, 12h30

# série “música no museu” e chopin: noturno op. 9 n. 1, n. 2; polonaise op. 40 n. 2 e grande valsa brilhante op. 18. liszt: consolações n. 3 e estudo de concerto n. 3 “un sospiro”. debussy: arabesque n. 1 e Jardins sous la pluie. piazzolla: la muerte del angel e primavera portenha (de “as quatro estações portenhas”) $ grátis

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – sansão e dalila, de saint-saens” e “tchaikovsky: a magia genial de sua música – 1877” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

4

sábado

ZStael Malamut e Verônica Marques, flautas

 museu do exército/Forte de copacabana,

12h30 # série “música no museu” e guerra-peixe: suíte “em duas flautas”. antônio guerreiro de Faria: dois pífis e chorim. ernani aguiar: bifonia n. 4. pixinguinha: carinhoso. waldir azevedo: brasileirinho $ grátis

ZRodolfo Valverde, palestrante. Saulo Chermont,

produtor  centro cultural Justiça Federal (ccJF)/

cinema, 16h # série “desafios musicais” e sessão comentada de dVd com obras de Joaquín rodrigo, de Falla, albéniz e granados $ r$ 30. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

5

domingo

ZMonica Kudiess, piano  museu de arte moderna

(mam), 11h30 # série “música no museu” e debussy: suíte bergamasque. chopin: estudo op. 25 n. 1 em lá bemol maior; estudo op. 10 n. 3 em mi maior “tristesse”; Valsa op. post. 69 n. 2, em si menor e Valsa op. post. 70 n. 1 em sol bemol maior; noturno op. post. em dó sustenido menor e balada n. 1 op. 23 em sol menor $ grátis

6

segunda

ZDuo Américas (Maria Carolina Cavalcanti, flauta.

Jorge Santos, violão.)  centro cultural midrash,

21h e programa não enviado pelo organizador do evento $ r$ 20

8

quarta

ZFani Lowenkron e Raquel Gierszonowicv, pianos

 museu da república, 12h30 # série “música

no museu” e chopin: balada n. 1 e n. 4. ernesto nazareth: estudo de concerto. tchaikovsky: trechos do balé “o quebra-nozes” $ grátis

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – lohengrin, de wagner e tchaikovsky: a magia genial de sua música – 1880” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

10

sexta

ZMonica Kudiess, piano  centro cultural Justiça

Federal (ccJF), 15h # série “música no museu” e debussy: suíte bergamasque. chopin: estudo op. 25 n. 1 em lá bemol maior; estudo op. 10 n. 3 em mi maior “tristesse”; Valsa op. post. 69 n. 2, em si menor; Valsa op. post. 70 n. 1 em sol bemol maior; noturno op. post. em dó sustenido menor e balada n. 1 op. 23 em sol menor $ grátis

11

sábado

ZFicha técnica: Deborah Voigt (Brunhilde),

soprano. Gary Lehman (Siegfried), tenor. Robert Lepage, diretor cênico. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova York. Fabio Luisi, diretor musical  salas de exibição

a definir (consulte o site vivamusica.com.br para atualizações), 15h # projeto “the metropolitan opera live in Hd” e exibição em cinemas da ópera “o crepúsculo dos deuses”, de wagner, ao vivo, direto do metropolitan opera House de nova York $ r$ 60. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

ZLuiz Paulo Sampaio, palestrante. Saulo Chermont,

produtor  centro cultural Justiça Federal (ccJF)/

sala multimídia, 16h # série “música para os olhos” e sessão comentada de dVd com obras de ravel e shostakovich $ r$ 20. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

14

terça

ZGrupo Cordas Douradas  museu militar conde

de linhares, 12h30 # série “música no museu” e chiquinha gonzaga: atraente. bach/gounod: ave maria. François/revaux: my way. waldir azevedo: delicado. Jacob do bandolim: noites cariocas. e outros compositores $ grátis

15

quarta

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – otello, de Verdi e tchaikovsky: a magia genial de sua música – 1880” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

16

quinta

ZStael Malamut e Verônica Marques, flautas

 centro cultural Justiça Federal (ccJF), 18h # série

“música no museu” e guerra-peixe: suíte “em duas flautas”. antônio guerreiro de Faria: dois pífis e chorim. ernani aguiar: bifonia n. 4. pixinguinha: carinhoso. waldir azevedo: brasileirinho $ grátis

24

sexta

ZNewton Nazareth, teclado  museu Histórico

nacional, 12h30 # série “música no museu” e carlos gomes: trecho de abertura da ópera “o guarani”. carlos gomes/Francisco bittencourt sampaio: quem sabe? chiquinha gonzaga: lua branca, atraente, gaúcho e ó, abre-alas! anacleto de medeiros: iara. ernesto nazareth: coração que sente e apanhei-te, cavaquinho! e outros compositores $ grátis

25

sábado

ZFicha técnica: Angela Meade (Elvira), soprano.

Marcello Giordani (Ernani), tenor. Dmitri Hvorostovsky, barítono. Ferruccio Furlanetto, baixo. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova York. Marco Amiliato, diretor musical  salas de

exibição a definir (consulte o site vivamusica. com.br para atualizações), 16h # projeto “the metropolitan opera live in Hd” e exibição em cinemas da ópera “ernani”, de Verdi, ao vivo, direto do metropolitan opera House de nova York $ r$ 60. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

26

domingo

ZEdison Monteiro, violino. Anderson Alves, piano

 museu de arte moderna (mam), 12h30 # série

“música no museu” e Handel: sonata em sol menor, para violino e piano. anderson alves: prelúdio para piano solo n. 1, n. 2, n. 3 e Fantasia para violino e piano. corelli: la folia $ grátis

27

segunda

ZDuo Suoni e Silenzi (Rubens Küffer, flauta. Rita

Cabus, cravo.)  centro cultural midrash, 21h

e mancini. barsanti. corelli. Vivaldi. e outros compositores $ r$ 20

28

terça

ZGrupo Música Indiana Brasil (Paramatma

Cristophe, flautas. Sandro Shankara, cordas. Jaffer Ferreira, percussão.)  museu do

exército/Forte de copacabana, 12h30 # série “música no museu” e música tradicional indiana $ grátis

29

quarta

ZMarcel Gottlieb, comentários  musicativa, 16h

e sessão de dVd comentada “plácido domingo: seus personagens preferidos – carmen, de bizet e tchaikovsky: a magia genial de sua música – 1888” $ r$ 55 (aula avulsa) e r$ 50 (se comprada no pacote mensal de r$ 200).

(11)

19

agenda ViVamúsica!

janeiro/fevereiro

18

(12)

21

agenda ViVamúsica!

janeiro/fevereiro

20

espaços musicais

endereços

Alfa Barra Clube/Salão Nobre, r. maestro José siqueira, 81– barra da tijuca. tel.: (21) 2433-1212/1966, ramal 200.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)/ Teatro 2, r. primeiro de março, 66 – centro. tel.: (21) 3808-2020.

Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), av. rio branco, 241 – centro. tel.: (21) 3261-2550. Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, r. monte alegre, 306 – santa teresa. tel.: (21) 2224-3331.

Centro Cultural Light, av. marechal Floriano, 168 – centro. tel.: (21) 2211-4515.

Centro Cultural Midrash, r. general Venâncio Flores, 184 – leblon. tel.: (21) 2239-1800.

Escola de Música da UFRJ/Sala da Congregação, rua do passeio, 98 – centro. tel.: (21) 2240-1391. Espaço Cultural Correia Lima, r. bento lisboa, 58/1º andar – catete. tel.: (21) 2558-1550. Igreja de São José, av. antônio carlos, s/nº – centro. tel.: 2533-4545.

Museu da República, rua do catete, 153 – catete. tel.: (21) 3235-2650.

Museu de Arte Moderna (MAM), av. infante dom Henrique, 85 – parque do Flamengo. tel.: (21) 2240-4944.

Museu do Exército/Forte de Copacabana/ Auditório Santa Bárbara, pça. coronel eugênio Franco, 1 – posto 6 – copacabana. tel.: (21) 2287-3781/2521-1032.

Museu do Ingá, r. presidente pedreira, 78 – ingá. tel.: (21) 2717-2903/2919.

Museu Histórico Nacional, pça. marechal Âncora, s/nº – centro. tel.: (21) 2550-9220.

Museu Militar Conde de Linhares, av. pedro ii, 383 – são cristóvão. tel.: (21) 2521-5584.

Musicativa, r. Venâncio Flores, 305/2º andar – leblon. tel.: (21) 2267-4056/8741-0003.

Parque das Ruínas, r. murtinho nobre, 169 – santa teresa. tel.: (21) 2253-8645.

Rampa Lugar de Criação, r. sá Ferreira, 202 – copacabana/ipanema. tel.: (21) 3796-7307. Sala Funarte Sidney Miller, rua da imprensa, 16/térreo – centro. tel.:(21) 2240-5151.

Acompanhe VivaMúsica!

nas redes sociais.

Curta nossa página no Facebook

(www.facebook.com/vivamusicabr)

e siga-nos no Twitter

(@vivamusicabr).

(13)

agenda ViVamúsica!

janeiro/fevereiro

Referências

Documentos relacionados

Schmidely e Morand-Fehr (2004) forneceram uma dose de 0,2 g/d de CLA trans-10, cis-12 na forma intravenosa para cabras em lactação durante dois dias consecutivos, e não

Conceder licença inicial para aleitamento materno à servidora em conformidade com o art. FABIANA LIMA DA SILVA OHTSUBO. Após este período a servidora deverá retornar a novo

Ensaio Imunoenzimático para a determinação quantitativa, para diagnóstico in-vitro, de neopterina em soro, plasma e urina humanos.. SUMÁRIO

Ensaios imunoenzimáticos (tiras da microtitulação) para a determinação qualitativa e quantitativa de anticorpos IgM contra o antigénio da cápside viral (VCA) do

São estabelecidos dois pontos na estratégia para o tratamento da caquexia: o ponto primário final que pretende um aumento da massa corporal magra, uma diminuição dos

Nesta perspectiva, o texto parte de uma abordagem sobre o sentido da terminologia judaica para Benjamin, utilizada pelo filósofo na tentativa de pensar a história; apre-

O arquivo Central, conforme demostrado na figura 02, representa ao longo de sua formação, o parquet fluminense, com todas as suas mudanças institucionais, administrativas

A luta romana, embora fosse con- siderada por grande parte dos jornais como prática de combate civilizada e cavalheiresca, recebeu críticas quanto à conduta imprópria tanto dos