• Nenhum resultado encontrado

RECEITA CULINÁRIA 2º ANO TRABALHAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RECEITA CULINÁRIA 2º ANO TRABALHAR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

“RECEITA CULINÁRIA” 2º ANO

TRABALHAR

CATTELAN, Alice R. HANSEN, Celaide Lucia OLIVEIRA, Ilda de Fatima de L. BRAGA-NATH, Margarete Aparecida Nath

Professor (a):

Inicie a apresentação do gênero receita culinária perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma receita. Informá-los que muitos pratos que são servidos necessitam de receita, pois há uma quantidade certa de cada ingrediente que deve ser colocada para que o produto fique bom. Por exemplo, num bolo não se pode colocar demais açúcar ou demais leite ou menos trigo. Na sequência, pedir que os alunos digam o nome de alguns produtos que dependem de receita para serem feitos. Ex.: pão, bolo, empadão, torta salgada, torta doce, pudim, entre tantos outros. Escrever o nome desses produtos na lousa e ler com os alunos, chamando a atenção para as sílabas e nomes, revisando o que já foi trabalhado e enfatizando sílabas que ainda sejam de dificuldade para o aluno, como por exemplo: EMPADÃO, TORTA SALGADA, PUDIM, etc.

Em seguida explicar aos alunos que:

Receita é um gênero discursivo em que predomina as sequências descritivas e injuntivas, uma vez que descreve os ingredientes que compõem a receita e prescreve as ações que precisam ser rigorosamente seguidas para efetuar o produto desejado (bolo, pão, sorvete, etc...). Apresenta-se em duas partes: a primeira enumera-se os elementos (ingredientes) a serem utilizados. Em seguida, ocorre à descrição das ações, o modo de fazer. Os ingredientes são acompanhados da quantidade que deve ser usada, disposta em forma de lista. As instruções são iniciadas com verbos no modo imperativo (misture, acrescente,

(2)

1. Compreendendo melhor o gênero:

1.1 Apresentar a obra literária “Que delícia de bolo”, de Elza Calixto.

Anexo: Obra literária em PowerPoint.

1.2 Após os alunos visualizarem a capa dessa obra, questioná-los: a) O que o título desta obra sugere?

b) Pela capa do livro, podemos saber do que é feito esse bolo? c) Do que é feito um bolo de chocolate?

1.3 Na sequência, a professora conta a história para os alunos, chamando a atenção para as ilustrações.

1.4 Após contar a história, destacar a receita apresentada no livro:

mexa, etc.) ou no infinitivo (misturar, juntar, acrescentar, etc.). É importante mencionar de que forma devem ser realizadas as ações (lentamente, rapidamente, vagarosamente). Todas essas ações precisam ser expostas com muita precisão para que o leitor não tenha problemas na hora de preparar o prato em questão.

(3)

Obs. Essa receita deverá ser digitada para todos os alunos, pois ela servirá de estímulo à leitura diária, enquanto o(a) professor(a) estiver trabalhando com esse gênero.

1.5 Após a leitura dessa receita, questionar os alunos: a) Quem escreve receitas?

b) Quem mais usa esse gênero? Por quê? c) Onde esse gênero circula?

d) Em sua casa tem receitas? Onde? e) Quem usa receitas em sua casa?

Obs.: Pode-se produzir um texto coletivo com essas respostas, o qual servirá para leitura e revisão de letras, sílabas e palavras diariamente. Ex.:

As receitas geralmente são escritas pelas pessoas que gostam muito de cozinhar, especialmente por aquelas que cozinham por profissão. São pessoas que testam novos produtos e, dando certo, produzem uma nova receita. As pessoas que mais usam receitas são os chef – chefes de cozinha, profissionais que trabalham em restaurantes e as donas de casa. As receitas circulam em casa, na própria família, nos sites, na internet e nos livros de receitas. Para fazer um bom prato ou um prato diferente é necessário que tenhamos uma receita, a qual estabelece quais produtos serão usados, a quantidade que deve ser usada e o modo como devemos fazer esse produto.

1.6 Após a produção desse texto, ler coletivamente com os alunos apontando para cada palavra.

1.7 Entregar uma cópia desse texto digitada para os alunos.

1.8 pintar de vermelho nesse texto, as palavras que são escritas com SS, depois copiá-las aqui:

(4)

--- --- Professor(a): Promova a leitura dessas palavras enfatizando o som do SS.

1.6 Solicitar aos alunos que, na próxima aula, tragam uma receita.

1.7 Na aula seguinte pedir que cada aluno tente fazer a leitura de sua receita para a classe toda. Caso o aluno não consiga ler sozinho a receita, pedir que um colega ajude a ler.

- Enquanto os alunos leem o (a) professor (a) escreve na lousa as palavras que constam na receita que os alunos apresentam dificuldade para ler, destacando essas sílabas. Ex.: COLHER – MANTEIGA – FARINHA - CHÁ - JUNTE

1.8 Após a leitura e socialização dessas receitas, o (a) professor(a) elabora um mural na sala de aula e expõe essas receitas.

1.9 Dentre essas receitas o (a) professor(a) escolhe uma para um trabalho mais aprofundado.

Sistematização da escrita:

BOLO DE BAGAÇO DE MILHO VERDE

Ingredientes:

2 ovos inteiros

1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de margarina 1 e 1/2 xícara (chá) farinha trigo bagaço de 5 espigas de milho (mais ou menos 2 xícaras de chá) 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

(5)

Untar uma forma (redonda de furo no meio mais ou menos 20 cm de diâmetro) com margarina e enfarinhar;

Levar ao forno 240°C por 30 a 40 minutos, ou até ficar dourado; Desenformar frio.

2. Entregar de forma digitada essa receita para todos os alunos e expor uma cópia na sala de aula para leitura de todos os alunos.

2.1 Ler apontando palavra por palavra soletrando cada sílaba, de modo que os alunos acompanhem e percebam o som e nome de cada letra.

2.2 Após a leitura ditar algumas palavras que estão na receita para que os alunos circulem no quadro (a Professora escolhe o aluno) e, posteriormente, no caderno. Ex.: MILHO – AÇÚCAR – MARGARINA – OVOS – FERMENTO – ESPIGAS – LEITE.

3. Encontrar no caça-palavras as palavras utilizadas na receita do bolo de milho:

A R F G H F R E T Y U O V O T D R B O L O D E R E O G B G H A S D F G H J K L L G F F S Z P Ó S S A C Ú C A R J B V F S A D F G G H F H S A D S O P A S S D R E C E I T A Z D F F D S A D G F H J K L I F F F G H D A T R I G O I N A S Z Z S A H G E S P I G A S G J F S S A G W W R T X S F D H L E I T E G D M A R G A R I N A S S D G F O R N O Q W E R D A E F G N D F H K V T D S T Y U I O P L A O C L A M I L H O L A T E K C H Á F Z D Q W B A G A Ç O G

3.1 Pintar cada palavra encontrada no caça – palavras e transcrevê-la no quadro ao lado da palavra correspondente, com letra manuscrita:

(6)

BOLO - MILHO - RECEITA - AÇÚCAR - TRIGO - CHÁ - OVO - SOPA - LEITE - PÓ - FORNO - MARGARINA - BAGAÇO - ESPIGAS -

3.2 Observe a palavra MILHO. Essa palavra apresenta duas letras com um único som: LH.

Que outros nomes vocês conhecem que também possuem essas duas letras? Ex.:

COLHER – PALHA – FALHA – CANALHA – ILHA – PILHA – PALHAÇO – ALHO- OLHO

3.3 Pesquise em jornais e revistas palavras que tenham essas letras. Recorte-as e cole no caderno.

- Dentre as palavras recortadas, o professor pode selecionar algumas para leitura: escrevê-las na lousa, ler com os alunos destacando essa sílaba e, posteriormente, pedindo aos alunos que registrem no caderno.

3.4 Com o alfabeto móvel construa outras palavras: EX.: BOLO – LOBO

XÍCARA: MARGARINA:

COLHER: FARINHA:

4. Classificar os ingredientes seguintes conforme o número de sílabas:

OVOS – FARINHA – MANTEIGA – AÇÚCAR – MILHO – FERMENTO – LEITE

DISSÍLABAS TRISSÍLABAS

4.1 Peça aos alunos que separem as sílabas das palavras, conforme as possibilidades de separação que elas apresentam. Informe aos alunos que

(7)

precisamos separar as sílabas corretamente no final da linha, quando não cabe toda a palavra: OVOS: LEITE: FERMENTO: MANTEIGA FARINHA

- Propor que os alunos separem as sílabas das demais palavras. Enfatizar muito a leitura e a composição de cada palavra, destacando as sílabas mais complexas. 4.2 Observe a palavra AÇÚCAR – Veja que a letra Ç tem som de S. Outras palavras com esse som no meio de vogais são escritas com SS.

O- VOS LEI TE FER- MENTO FERMEN- TO

(8)

4.3 Pesquise em jornais e revistas palavras com Ç e palavras com SS. Depois de pesquisadas, o(a) professor(a) escolhe algumas e escreve-as na lousa para leitura coletiva. Na sequência exponha essas palavras na sala de aula para leitura diária:

PALAVRAS COM SS PALAVRAS COM Ç

SOSSEGO ASSADO PROFISSÃO PASSE PASSEIO MASSA OSSO PESSOA GIRASSOL DINOSSAURO POSSE BAGAÇO CAÇADOR CAÇA CALÇADO DOÇURA PALHAÇO LAÇO BRAÇO CALÇA RAÇA FAÇA

5. Em dupla e com a ajuda de seu(ua) professor(a), tente relacionar o título de cada umadas receitas seguintes às imagens que seguem.

Professor(a): Aproveite esse momento para registrar o título dessas receitas na lousa e ler com os alunos, destacando cada palavra e cada sílaba, de modo que o aluno possa se apropriar das letras e das sílabas que ainda não conhece.

RECEITA DE XAMPU PARA CÃES E GATOS (COM ALECRIM)

BOLINHO DE FRANGO

(9)

RECEITA PARA ELIMINAR PULGAS E CARAPATOS (CAPIM-CIDREIRA)

RECEITA PARA ELIMINAR FORMIGAS

(10)

6. Propor a realização de um bingo com os nomes aprendidos durante o trabalho com o esse gênero. Destacar na tabela do bingo as sílabas mais complexas. Ex.:

MANTEIGA BOLO DE CHOCOLATE AÇÚCAR

FARINHA FERMENTO MILHO

Referências

Documentos relacionados

possuírem os primeiros 47 (quarenta e sete) números para sorteio a partir do número base inicial, excluindo aqueles já utilizados para a ocupação das vagas reservadas para

EUH066 Pode provocar pele seca ou gretada, por exposição repetida H335 Pode provocar irritação das vias respiratórias. H304 Pode ser mortal por ingestão e penetração nas

Portanto, levando em consideração os resultados obtidos, conclui-se que a adição de PEBD no ligante CAP 50/70 usado em mistura asfáltica do tipo SMA,

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Obviamente este se- gundo argumento só será válido se nos seres humanos a tecnologia de clona- gem reprodutiva funcionar apropriada- mente, porque se ela funcionar tão mal como

Essa forma de conhecimento, explicita Jodelet (2001, p. Pois as representações sociais referem-se à construção de saberes sociais, envolvendo as dimensões cognitiva,

Este lançamento da Blink Operador Logístico é para o dia a dia de quem busca praticidade para executar as mais variadas tarefas. Inserção de conteúdo visual Dimensões: 800 X

pela recusa em efetuar o fornecimento ou pela não entrega do material, ou pela não prestação do serviço, caracterizada em dez dias após o vencimento do prazo de