• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Setor de Biodiversidade e Ecologia

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MACEIÓ, ESTADO DE ALAGOAS

AGOSTO DE 2007

(2)

APRESENTAÇÃO

Estas normas foram compiladas pela Profa. Dra. Iracilda Maria de

Moura Lima, baseadas nas recomendações contidas em FRANÇA et al. (1998) e UFPR (2001).

O objetivo deste trabalho foi o de contribuir como agente facilitador ao longo da construção do texto monográfico final (TCC). Como poderá ser observado, é permitida certa flexibilização na estrutura, criando um espaço de execução, como forma de respeito às peculiaridades de determinadas áreas específicas, bem como à criatividade, que, sem dúvidas, é um princípio importante para o acesso à produção do conhecimento.

Assim, mesmo considerando que nem todos os trabalhos de conclusão de curso terão a mesma estrutura, certamente, em termos gerais, ter-se-á uma padronização na confecção dos próximos trabalhos de Conclusão de Curso.

(3)

1.CONFIGURAÇÃO DAS PÁGINAS

Tamanho do papel: Padrão A4 (210 x 297mm)

Margens: esquerda e direita (3cm), inferior (2 cm), superior (3cm), sendo

1,5cm a distância da margem da página até o cabeçalho, quando houver, contendo autor, data, nome parcial da monografia ...(página).

Espaçamento: 1,5

Tamanho da letra do texto: 12 (os itens e subitens podem ser escritos em

tamanhos maiores e em negrito).

Paginação: no limite direito superior, com algarismos arábicos, a partir do

capítulo “INTRODUÇÃO” (p.1); quando utilizado o cabeçalho, paginar em seu limite direito; com algarismos romanos, no centro e abaixo, nas páginas que antecedem a “INTRODUÇÃO”

Cabeçalho: opcional, deve conter o nome do autor (Moura, M.C), ano e

parte do título da monografia (Diversidade de peixes na Lagoa do Pau, Coruripe Alagoas, Brasil).

2. ESTRUTURA DO TRABALHO

Capa: informações mínimas para a identificação do trabalho - autor (na

primeira linha), título (no centro da página) e na base da página um bloco contendo na primeira linha o local (município da página) e na base da página um bloco contendo, na primeira linha, o local (município e Estado), na segunda, a Instituição, na terceira, o curso, e, na última linha, data (mês e ano, na última linha).

Folha-de-guarda: folha em branco que separa a capa da folha-de-rosto. Folha-de-rosto: dados utilizados na elaboração da ficha catalográfica:

autor, título, ementa com a finalidade do trabalho (em letra tamanho 8 ou 10, abaixo do título e concentrada à direita: [Monografia apresentada à Coordenação do Curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de alagoas, para a obtenção do grau de bacharel em Ciências Biológicas], orientação (abaixo da finalidade), local (MACEIÓ-ALAGOAS-BRASIL, na penúltima linha) e data (dia, mês e ano, na última linha).

OBSERVAÇÃO: (O nome da Instituição não deve ser evidenciado, pois ela

não é responsável pela edição, devendo aparecer na descrição da finalidade

do trabalho).

(4)

folha-de-rosto, sendo elaborada por profissional especializado (bibliotecário, a partir das informações fornecidas pelo autor), sendo enquadrada num retângulo de 8,00 x 12,50cm. Sua inclusão é importante, pois permite ao aluno contato com o profissional da área de biblioteconomia de bibliotecas oficiais.

Folha-de-avaliação: registra o que aconteceu no dia da apresentação ou

defesa. Deve conter título (acima), autor (apresentador), comitê de orientação, examinadores, local e data da apresentação ou defesa (respectivamente, penúltima e última linha).

Dedicatórias, Agradecimentos e Epígrafe: opcionais. Itens e texto

escritos em itálico.

Sumário: relação dos tópicos hierarquizados do trabalho, não deve conter

agradecimentos . A partir das listas de figuras, etc. Deve apresentar o cabeçalho a partir de sua segunda página.

Lista de figuras: opcional, útil quando se têm muitas figuras no texto.

Lista de tabelas: opcional. Deve apresentar o cabeçalho a partir de sua

segunda página.

Lista de anexos: opcional. Deve apresentar o cabeçalho a partir de sua

segunda página.

Lista de apêndices: opcional. Deve apresentar o cabeçalho a partir de sua

segunda página.

OBSERVAÇÃO: todas as páginas a partir da lista de figuras devem conter

cabeçalho com nome do autor, ano e parte do título do trabalho.

Resumo: texto curto, no máximo com 25 linhas (para permitir sua

publicação), descrevendo de forma sintética, aspectos relacionados aos objetivos, justificativa, metodologia, resultados e conclusões (informa o leitor rapidamente sobre a contribuição do trabalho).

Abstract: opcional, uma vez que não é obrigatório o domínio da língua

estrangeira para o estudante de graduação. Quando presente, não

(5)

TÓPICOS DO TEXTO DA MONOGRAFIA (elementos textuais): considerando

a existência de variações em relação aos títulos dos tópicos, que dependem da natureza do trabalho e da opinião do orientador, esses tópicos são apenas sugestões.

INTRODUÇÃO: deve conter o problema delimitado, a justificativa e os objetivos

do trabalho (gerais [relacionados ao título do trabalho], e específicos [relativos às variáveis a serem estudadas, e que, pelo princípio da congruência orientarão toda a construção do texto relativo à revisão de literatura, metodologia, resultados e conclusões]).

REVISÃO DE LITERATURA: levantamento do que já foi publicado em relação

ao tema do trabalho, principalmente relacionado aos tópicos dos objetivos específicos.

DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO: opcional. Localização, coordenadas da

área.

METODOLOGIA: esse termo deve ser preferido como substituição ao “Material

e Métodos”. Esse capítulo contém o relato dos procedimentos biológicos não podem faltar informações de temperatura e umidade relativa do ar, coordenadas dos pontos de coleta, descrição de materiais utilizados e equipamentos etc. Deve ser escrito de forma clara para que os experimentos possam ser repetidos.

RESULTADOS: atualmente a tendência é a adoção desse termo único (em vez

de resultados e discussão), uma vez que a ele está relacionada à apresentação e a discussão dos resultados. A discussão deve se caracterizar por comentários acerca dos dados e sua comparação com dados concretos obtidos por outros autores. Os tópicos apresentados nesse capítulo devem referir-se a todos os objetivos específicos estabelecidos na introdução (princípio da congruência).

CONCLUSÕES: sintetiza a contribuição do trabalho e deve ser simétrica aos

objetivos, não deve conter dados concretos, são comentários conclusivos e deve manter simetria com os objetivos específicos estabelecidos na introdução. OBSERVAÇÃO: há casos, como trabalhos descritivos, onde as conclusões podem coincidir com a discussão dos resultados.

(6)

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: apesar de existirem as normas da ABNT,

a adoção das regras apresentadas nos periódicos, onde o trabalho pode ser apresentado, tem sido também aceita. Assim, podem ser utilizadas várias formas de apresentação, a depender do orientador. No entanto, no final das referências indicar que as “Referências foram elaboradas segundo orientações da Revista...”

APÊNDICES: opcional, mas de fundamental importância, principalmente para

quem está avaliando o trabalho. Tudo o que não for essencial ao corpo do trabalho, mas que merece estar registrado (dados coletados pelo autor), permitindo que o leitor, e, preferencialmente, o avaliador, possa efetuar contestações. Aí se incluem os dados originais coletados, planilhas para coleta de dados primitivos, etc.

ANEXOS: opcional. Tudo o que foi utilizado no trabalho mas que não é de

responsabilidade do autor. Por exemplo: dados meteorológicos fornecidos por alguma estação, fórmulas, desenhos de outros autores, atestado de identificações biológicas, etc.

ÍNDICE DE NOMES CIENTÍFICOS: também denominado índice remissivo.

Opcional, mas de grande utilidade na prática, pois permite que o trabalho seja consultado mais vezes. Nele, as informações são apresentadas

obrigatoriamente em ordem alfabética ou em ordem cronológica,

(7)

ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

CITAÇÕES: Informações extraídas de fontes (geralmente bibliográficas) para

esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. São frequentes ao longo de todo o texto, principalmente, na introdução, na revisão de literatura e na discussão dos resultados. Considerando que se trata de trabalho de área das Ciências Biológicas, o nome do autor deve ser escrito em maiúsculas para não confundir o leitor em relação à autoria dos nomes de espécie; também deve ser incluída a página de onde a informação foi retirada como forma de respeitar o tempo do leitor e garantir o princípio da precisão (é muito comum tentar se localizar uma informação em um livro e não localizá-lo, por ter sido omitida a página). Ex.: Segundo MOURA (2003:22)... Segundo MOURA (2003:p..22) ou [informação] (MOURA 2003:22) ou [informação] (MOURA 2003,p.22).

NOTAS DE RODAPÉ: aparecem na parte inferior das páginas [escritas com

letra tipo 10 ou 8, no caso de monografias], e que servem para esclarecer pontos que necessariamente não devem ser incluídos no texto para não sobrecarregá-lo. A chamada no texto deve ser feita com um número em [sobrescrito] no local onde cabe ser feito o esclarecimento.

FIGURAS: são fotografias, desenhos, gráficos, plantas, mapas, esquemas, etc.

Devem apresentar legenda auto-explicativa, incluindo nomes científicos, local onde o trabalho foi desenvolvido e condições ambientais (quando couber). A legenda deve ficar abaixo desse tipo de ilustração. No texto, ao ser chamado, pode vir por extenso (ex.: Na FIGURA 1 podem ser observados,...), ou entre

parênteses e abreviada. Aspecto geral do adulto de Careta careta (autor e ano)

(Fig. 1)

TABELAS: a finalidade das tabelas é resumir ou sintetizar dados, fornecendo o

máximo de informação num mínimo de espaço, dando uma visão panorâmica do comportamento das variáveis. As tabelas contêm nas células parâmetros (números). A legenda deve vir acima do corpo da Tabela. As chamadas no texto devem ser conforme as recomendações para FIGURA. Normalmente, devem ser colocadas apenas linhas no cabeçalho e fechando a base da tabela.

QUADROS: arranjo de palavras e/ou números dispostos em colunas e linhas,

porém predominantemente preenchido com palavras. A diferença na forma do quadro em relação à tabela é que nele devem ser colocados traços verticais nas laterais e nas linhas. As chamadas no texto devem ser conforme as recomendações para FIGURA.

(8)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FRANÇA, J. L., S. M. BORGES, A. C. VASCONCELOS, M. H. A. MAGALHÃES. 1998. Manual para normalização de publicações técnica científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 213p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. SISTEMA DE BIBLIOTECAS. 2001. Normas para apresentação de documentos científicos. 10 volumes. Curitiba: Ed.da UFPR.

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Recomenda-se que ações futuras de conscientização associadas à reintrodução do Mutum-de-alagoas objetivem: (i) promover o entendimento do público sobre a biologia

1) Aprofunda estudos da estrutura química do carvão Barro Branco para se estabelecer mecanismos de coqueificação: esses estudos devem ser realizados a partir da