• Nenhum resultado encontrado

DF É O 3º NO RANKING NACIONAL DE VACINAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DF É O 3º NO RANKING NACIONAL DE VACINAÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2021 bsbagora brasilia_agora bsbagora www.brasiliaagora.com.br bsbagora@gmail.com

O GDF SOLICITOU E O MINISTÉRIO DA SAÚDE ENVIOU 290 MIL DOSES DE IMUNIZANTES. A PARTIR DAÍ, A

SECRETARIA DE SAÚDE ELEVOU CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE PESSOAS VACINADAS DIARIAMENTE.

PÁGINA 4

DF É O 3º NO RANKING

NACIONAL DE VACINAÇÃO

Por meio da Novacap, o GDF lança edital de licitação para reformar 28 feiras. Objetivo é oferecer mais

infra-estrutura aos frequentadores e feirantes e promover ainda mais o comércio em várias Regiões Administrativas.

GOVERNO VAI INVESTIR R$ 27 MILHÕES EM

REFORMA DE FEIRAS POPULARES DO DF

FOTO: KIKO PAZ/NOVACAP

FOTO: GEOVANA ALBUQUERQUE/AGÊNCIA SAÚDE

CIDADE

PÁGINA 3

AUDITOR DO TCU

DIZ QUE DOCUMENTO

FOI ADULTERADO

Em depoimento à CPI,

Alexandre Figueiredo

reafi rmou que fez

levan-tamento com algumas

informações públicas para

provocar debate junto

à equipe de auditoria.

PÁGINA 5

FOTO: JEFFERSON R U D Y/AGÊNCIA SENADO

NACIONAL

PÁGINA 7

CONSELHO DISCUTE

DIVISÃO DE PARTE

DO LUCRO DO FGTS

A TRABALHADORES

POLÍTICA

ESPORTE:

DEZ ATLETAS REPRESENTAM O DISTRITO FEDERAL NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO.

PÁGINA 8

(2)

CIRCULAÇÃO:

Brasília: Plataforma superior e inferior da Rodoviária do Plano Piloto; Es-tações do Metrô; GDF e Governo Federal. Tribunais, bancas de revistas, rede de escolas particulares e rede de hospitais e clínicas.

•Goiás: Goiânia; Anápolis; Luziânia; Cidade Ocidental; Novo Gama; Valparaíso; Santo Antônio do Descoberto; Águas Lindas; Formosa; Planaltina de Goiás.

Lista VIP + Restaurantes + Agências de Publicidade.

*ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES

TÍTULO DEPOSITADO NO INPI SOB Nº 828213798

JORNAL BRASÍLIA AGORA EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. - ME Redação e Deptº Comercial: SIG Quadra 3 Bloco B, Entrada 75 - Sala

101 - Brasília-DF - CEP: 71200-432 - Fones: (61) 3344-9063 e 3344-9064.

3DUTXH*Ui¿FR SIA quadra 3C lote 24 – fundos. Telefone: 3341-3852

E-mail: bsbagora@gmail.com e o site: www.brasiliaagora.com.br

Diretor: SÍLVIO AFFONSO Editor Geral: EZEQUIEL MOR AIS Editora Executiva: KÁTIA SLEIDE Diagramação: ANTÔNIO CAL ANDRINI Colunista: CARLOS HONORATO Fontes: AGÊNCIAS BRASIL e BRASÍLIA

CIDADE

Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) promoveu, ontem (16), uma reunião com donos de bares, quiosques e distribuidoras de bebi-das com objetivo de sensibilizá-los sobre a importância do cumpri-mento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. O evento reuniu cerca de 30 comerciantes no auditório da Admi-nistração Regional da Estrutural.

A ação faz parte da programa-ção da Área de Segurança Prioritá-ria (ASP), lançada pela SSP/DF em junho. “Estabelecer este canal de diálogo é de extrema importância para continuidade de nossas ações

na Estrutural. Estamos na região desde o dia 22 de junho, com uma série de medidas e ações para prevenção da criminalidade e pro-moção da cidadania. Esta reunião é fundamental para que possamos tirar as dúvidas dos comerciantes, entender suas demandas e, ainda, orientá-los sobre os próximos pas-VRVHPTXHRFRUUHUiD¿VFDOL]DomR desses locais”, diz o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Outra pauta debatida foi o horário de funcionamento dos es-tabelecimentos, além da emissão de som dentro do limite máximo estabelecido por lei e normas de segurança.

Os donos dos estabelecimentos FRPHUFLDLVUHFHEHUDPRFHUWL¿FDGR de estabelecimento responsável durante a reunião, assim como uma pasta contendo toda a legislação sobre o assunto. A próxima fase VHUiSDUD¿VFDOL]DomRGDVPHGLGDV

“O próximo passo é aumen-tarmos a fiscalização na região para garantirmos o cumprimento das leis, especialmente daquelas relacionadas à venda de bebidas alcoólicas, som alto, som automo-tivo e horário de funcionamento dos estabelecimentos”, explica o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, da SSP/DF, Sávio Ferreira.

ÓRGÃOS PARTICIPANTES

Participaram da reunião o se-cretário executivo de Segurança Pública, Milton Neves, a adminis-tradora da Estrutural, Vânia Gurgel, e representantes das polícias Militar e Civil do DF, do Departamento de Trânsito e do Corpo de Bombeiros. A reunião contou, ainda, com a par-ticipação do Instituto Brasília Am-biental e da Secretaria DF Legal.

Os pontos comerciais que se LQWHUHVVDUHPHPUHFHEHUDFHUWL¿-cação de estabelecimento respon-sável podem entrar em contato com a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade pelo telefone 3441-8664.

A

Durante a reunião, os proprietários de pontos comerciais da cidade receberam o certificado de estabelecimento responsável

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-DF

Estrutural: alerta sobre venda de bebida alcoólica

SSP/DF reúne-se com

comerciantes como

parte da programação

da ASP na região

a menores

NO VARJÃO

Bartolomeu Rodrigues: engajamento nas políticas de cultura Objetivo é preparar novas profissionais para o mercado de trabalho

FOTO: MARINA GADELHA/SECEC FOTO: REPRODUÇÃO DA INTERNET

SECEC-DF INICIA A ATUALIZAÇÃO

CADASTRAL DE PONTOS CULTURAIS

Cerca de 20 alunas do

curso de Estética Facial

recebem formatura

Nesta terça-feira (17), às 9h30, no salão da Igreja Batista Palavra de Vida, a Administração do Varjão, em parceria com o Instituto Formulando Beleza, realizará a formatura dos participantes do Curso de Estética Facial. Cerca de 20 alunas assisti-ram a 90/horas aulas que duraram um mês. As aulas práticas e teóricas foram ministradas gratuitamente para a comunidade local.

O administrador do Var-jão, Lúcio Rogério, ressaltou que o projeto é muito bem-vin do para uma cidade que tem uma necessidade real de emprego e renda para seus moradores. “Eu adorei a ideia, até porque já temos a ação e a intenção de seguir formando empreendedores na cidade”, destaca.

A professora Terezinha Maia afirmou que o curso não teve foco apenas em aulas teóricas e práticas, mas também no

empreendedoris-mo, como forma de geração da própria renda. “É uma oportunidade para as alunas darem o primeiro passo, se-rem microempresárias e até grandes empresárias do ramo da beleza. Aqui é a base, a partir deste curso essas alunas têm condições de voarem mais alto”, enfatiza.

DESEMPREGADA

A aluna do curso de estética facial Aline Paim, moradora da quadra 06 da Cidade do Varjão, conta que está desempregada, é mãe solteira e tem um filho. Ela ressalta que está muito grata com a oportunidade ofertada pela administração regional. “O curso ampliou meus horizontes e me deu a possibilidade de sonhar novamente. Temos que fazer novos cursos, sempre procu-rando algo que nos acres-cente. A nossa comunidade é carente e não tem muitas oportunidades”, destaca.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec/DF) come-çou, ontem (16) a atualização cadastral da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF e Região Integrada de Desen-volvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Os cadastros serão aceitos até 31 de agosto.

Nesse momento, só podem atualizar o cadastro os pontos e pontões certificados tanto pela Secec quanto pelo extinto Ministério da Cultura. Em caso de identificação de abandono, a Secec abrirá vagas para novos cadastramentos.

Para participar da atuali-zação, o responsável precisa responder a um questionário, que identificará a permanência do funcionamento do local durante o período de pausa.

Em um levantamento rea-lizado pela Subsecretaria de

Difusão e Diversidade Cultural, foram identificados 120 antigos cadastros dessas localidades culturais. A Lei da Cultura Viva (12.343/2010) vai investir mais de R$ 2 milhões em Pontos e Pontões de Cultura, localizados, em maior parte, nas cidades periféricas.

ENGAJAMENTO

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, defende a importân-cia dessa política pública nesse momento difícil da pandemia. “É preciso engajar a comu-nidade, e o papel do Estado é potencializar a diversidade cultural, de forma a incentivar a cultura na ponta”.

O objetivo é valorizar os pequenos espaços culturais das regiões administrativas (RAs) e Ride, a fim de refazer a rede cultural da cidade.

CULTURA VIDA

Já foram substituídos 2.214 ramais em Ceilândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto

FOTO: DIVULGAÇÃO/CAESB

Caesb avança com obras na região do

DF para evitar perdas de água potável

A Caesb iniciou a 5ª etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ra-mais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índi-ce de perdas da companhia, o que UHVXOWDUiHPPDLRUFRQ¿DELOLGDGH do sistema de fornecimento.

Uma das metas é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF. Ao todo serão substituídos mais 154 ramais na QNP 30 de Ceilândia. Desde novembro de 2020, quando o plano começou a ser executado, 2.214 ramais foram substituídos em

Cei-EM CEILÂNDIA

lândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto.

O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera custo para os clientes. Durante a execução dos serviços, os técnicos da compa-nhia farão a manutenção de redes de água, substituições de ramais pre-diais, inspeções, levantamento dos dados e pesquisa de vazamentos.

No caso de serviços externos, está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica e, inter-namente nas residências, as obras compreendem ainda a recomposi-ção de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.

Para a execução da obra, even-tualmente será necessário acessar a

residência dos moradores, gerando uma Ordem de Serviço (OS). Os empregados da Caesb estarão uni-formizados, portando crachá de LGHQWL¿FDomRHLUmRDGRWDUWRGDVDV medidas de prevenção ao corona-vírus, como o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções.

O Plano de Manutenção Preven-tiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. O projeto prevê a substi-tuição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022. O contrato permite que esse número chegue a cerca de 30 mil.

ENERGIA ELÉTRICA

Quatro regiões do

DF ficarão sem

luz nesta terça-feira

A substituição de um transfor-mador deixará a Quadra 2 de Sobra-dinho, Conjunto C4, temporariamente sem energia, nesta terça-feira (17). O desligamento deverá durar das 8h40 às 13h e será necessário para garantir a segurança nos trabalhos. Outras três regiões do Distrito Federal também terão cortes ao longo do mesmo dia.

Vicente Pires vai ficar sem energia, para recondutoramento de rede, a partir das 8h40 até 16h30, afetando as chácaras 118 a 123, 125, 128, 130, 137, 143, 181 e 249 da Colônia Agrícola Samambaia. Já em São Sebastião, a compactação de rede é que provocará interrupção no fornecimento, das 9h às 16h30, na AG I, ruas 73, 78 e 79.

Em Samambaia, o desligamento começa um pouco mais tarde, às 11h, e deve durar até 16h30, para remanejamento de rede. Assim, ficarão sem energia os núcleos rurais Samambaia, Buriti Tição, Engenho das Lajes, Taguatinga e a Chácara Murici.

Caso os serviços sejam con-cluídos antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio, reduzindo o tempo em que os consumidores permanecerão sem energia elétrica.

Para qualquer região do DF, em caso de falta de energia, a população pode registrar ocorrência na Agência Virtual. Em caso de urgência, basta ligar para o 116 e, estando fora de Brasília, para 0800 061 0196. Clientes portadores de deficiência auditiva e de fala podem acessar o atendimento pelo 0800 701 01 55.

(3)

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR

OFERECEM, HOJE, 365 VAGAS

Metade das vagas de em-prego disponibilizadas nas agências do trabalhador nesta terça-feira (17) é para profissio-nais da construção civil. A maio-ria é para servente de obras, um total de 60, com salário de R$ 1.177. Em seguida, para armador de ferragens, com 55 oportunidades e remunerações de R$ 2 mil e R$ 1.804, mais benefícios. Mas ainda serão contratados auxiliar de mar-ceneiro, carpinteiro, pedreiro, pintor, serralheiro, operador de retroescavadeira e técnico orçamentista de obras.

A outra metade, contem-plando um total de 365 vagas, busca profissionais para comér-cio, serviços e saúde. As profis-sões com mais oportunidades são cobrador de transportes coletivos (exclusivas para pes-soas com deficiência), com 25 vagas; vendedor (23); operador de atendimento receptivo (PCD), com 10 oportunidades; e

opera-dor de telemarketing ativo (10). Os salários ficam entre R$ 1,1 mil e R$ 1.401,85.

Quatro profissões pouco frequentes na tabela de vagas ofertam sete oportunidades: atendente de mesa (1), auxiliar de depósito (3), operador de forno para fabricação de pães e similares (1) e vaqueiro (2). As remunerações ficam entre R$ 1,1 mil e R$ 1,7 mil, mais benefícios.

Interessados em concorrer a qualquer uma das vagas pode ir a uma das 14 agências do trabalhador em funcionamento no DF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vale destacar que mesmo que nenhuma das vagas cons-tantes na tabela do dia seja interessante para quem está em busca de emprego, a população pode deixar o currículo em uma das unidades ou cadastrar-se no aplicativo Sine Fácil. Mais informações: (61) 9.9209-1135.

EMPREGOS NO DF

Qualquer ocorrência deve ser comunicada pelo telefone 193

MEIO AMBIENTE

FOTO: DIVULGAÇÃO/CBMDF

Onde há fumaça, há fogo.

O dito popular, no contexto do período de seca mais intensa no Distrito Federal, é um convite para a população ajudar no combate aos focos de incêndios florestais e queimadas irregu-lares. E a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que coordena o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), intensifica esse convite.

O objetivo é que os cidadãos alertem o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) ao avistar focos de fogo. “Em 2021, a meta é diminuir o total de área queimada nas Unidades de Conservação (UCs) em relação ao ano passado, quando houve 50% de redução se comparado ao período anterior”, diz o titular da Sema, Sarney Filho.

O diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Flores-tais do Ibram, Pedro Cardoso, explica que, entre agosto e setembro, 99% dos focos cor-respondem a incêndios ambien-tais, ou seja, ocorrem de forma

acidental, geralmente motivados por queima de restos de podas ou por bituca de cigarro.

“Nesta época de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, a propagação do fogo é favorecida. Em contato com material combustível do Cerrado, que é propenso a incêndios, as chamas podem se alastrar rapidamente”, acres-centa Sarney.

Assim, quem detectar um foco de incêndio pode entrar em contato direto com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Se houver certeza de que o fogo ocorre em uma UC, o Brasília Ambiental também deve ser informado, por meio do telefone (61) 99224-7202, que funciona 24 horas.

“Pedimos que, se possível, as pessoas mandem mensa-gem no WhatsApp, enviando a localização, foto e até um breve relato da situação. Isso vai ajudar a dimensionar a equipe e os equipamentos necessários para o combate”, afirma Pedro Cardoso.

Sema convoca a

população comunicar

incêndios florestais

FOTO: KIKO PAZ/NOVACAP

Licitação para os serviços será realizada no próximo dia 18 pela Novacap

Feiras terão R$ 27 milhões para serem investidos em obras

O Governo do Distrito Fede-ral (GDF) vai reformar 28 feiras populares para oferecer mais infraestrutura a frequentadores e feirantes. O investimento de cerca de R$ 27 milhões vai pro-mover ainda o comércio local em várias Regiões Administrativas.

No próximo dia 18 de agos-to, está prevista a licitação das obras. A responsável pelo proces-so de escolha das empresas será a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Os serviços serão divididos em sete lotes da licitação, que serão feitos no modelo registro de preço. Nesse tipo de pregão, as empresas interessadas em participar registram o quanto cobram para cada tipo de serviço HVSHFL¿FDGRQRHGLWDO

À medida que os recursos forem sendo disponibilizados para os trabalhos determinados em cada feira, Novacap vai es-colher a empresa com o menor valor registrado.

MAIS INFRAESTRUTURA

De acordo com o Diretor de (GL¿FDo}HV GD 1RYDFDS 5XEHQV de Oliveira Pimentel Júnior, o ob-jetivo desta licitação é fortalecer e expandir a conservação das feiras.

“Por meio dessas intervenções, queremos torná-las mais funcionais

e, restabelecendo essa funciona-lidade, garantir ambientes mais agradáveis e seguros”, relata.

Quem administra as feiras não esconde a expectativa pela manu-tenção dos espaços. O presidente da Feira Permanente da Estrutural,

CRAS E CECONS

Secretaria de Desenvol-vimento Social (Sedes) apresentou ao governo federal, ontem (16) os trabalhos desenvolvidos nas unidades socioassistenciais no Distrito Federal. A equipe do Ministério da Cidadania visitou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Convivência (Cecon) do Paranoá, que tem 12.122 famílias referenciadas e faz cerca de 1.700 atendi-mentos ao mês. Atualmente, o DF conta com 28 Cras e 18 Cecons.

A visita faz parte das ações de apoio técnico estabelecidas entre a Sedes e o ministério SDUD D TXDOL¿FDomR GD RIHUWD dos serviços socioassistenciais às unidades da Federação. “Esse supor te do gover no federal é importante para que nossa equipe possa realizar ajustes necessários, como tam-bém para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido, sempre priorizando as norma-tivas e à atenção as famílias, em especial as mais vulne-ráveis”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

A

Gestoras do ministério em roda de conversa com servidores dos dois centros para entender a dinâmica de atendimento

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEDES

EM 5 MESES, 65,3 MIL FAMÍLIAS FORAM ATENDIDAS

GDF apresenta ao governo federal as ações

R

EPRESENTATES

de

ministério visitam

unidades assistenciais

do Paranoá para

conhecer os trabalhos

na área social

Durante a visitação, as gestoras do governo federal participaram de uma roda de conversa com os servidores dos dois centros para entender a dinâmica de atendimen-WR UHVSHLWDQGR DV HVSHFL¿FLGDGHV e necessidades de cada família. A diretora nacional do Departa-mento de Proteção Social Básica, &iVVLD)HUQDQGHVGLVVHWHU¿FDGR impressionada com o trabalho da atual gestão à frente da política de assistência social do Distrit Federal.

“Foi maravilhoso ver a evolução da assistência social aqui. Muitos

são os desafios de um gestor da política social em nosso país, mas o DF tem se destacado na organização e na gestão dos serviços socioas-sistenciais”, diz a representante do Ministério da Cidadania.

“Uma das nossas coordenadoras não conteve as lágrimas ao ver os serviços sendo executados de forma DLGHQWL¿FDUDVUHDLVQHFHVVLGDGHV das famílias. Queremos ter o DF como modelo para o restante dos estados e municípios, por isso é importante a aproximação dos entes federados”, disse a diretora nacional.

ATENDIMENTOS

De janeiro até o início de junho, foram realizados 102.956 atendi-mentos socioassistenciais na rede de proteção social básica do DF. Segundo o balanço da Sedes, em cinco meses, mesmo com adoção dos atendimentos remotos em razão da pandemia da covid-19, 65.352 fa-mílias foram atendidas nas unidades do Cras do DF.

O Cras já é referência para a população em vulnerabilidade ter acesso a benefícios como o Cartão Prato Cheio e o DF Sem Miséria.

Reinaldo Oliveira, conta que o local precisa de um alambrado para conter a ação de vândalos, mas elogia a proatividade da atual gestão em prol dos feirantes. “O governador e seus secretários estão ajudando muito, mostrando mais carinho pelas feiras, que estavam abandonadas”, ressalta.

“A maioria das feiras precisa de manutenção, enquanto algumas WHPOLFLWDomRGHUHIRUPDHVSHFt¿-ca. Caso seja necessária uma inter-venção maior, faz-se uma licitação específica complementando tal manutenção”, explica o diretor de (GL¿FDo}HV

NÚCLEO BANDEIRANTE

A próxima grande reforma do tipo será feita na Feira do Núcleo Bandeirante, a feira permanente PDLVDQWLJDGR')1R¿PGHMXOKR o governador Ibaneis Rocha esteve no local para assinar a ordem de serviço que deu o pontapé inicial nas obras, que terão um investi-mento de R$ 8,4 milhões do GDF.

(4)

bsbagora@gmail.com

>>

FOTO: LÚCIO BERNARDO JR/AGÊNCIA BRASÍLIA

O IMPACTO DA PANDEMIA

O IMPACTO DA

PANDEMIA (II)

A PANDEMIA inviabilizou o cumprimento de mais da metade das

po-líticas do GDF planejadas para 2020. Apenas 47% das metas e 42% dos indicadores alcançaram os índices almejados. Os dados constam no rela-tório de monitoramento e avaliação do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, apresentado pela Secretaria de Economia, em audiência pública da Comis-são de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa.

GDF

QUER

AMPLIAR

AJUDA

A

SETOR

DE

BARES

E

RESTAURANTES

GDF

QUER

AMPLIAR

AJUDA

A

SETOR

DE

BARES

E

RESTAURANTES

(II)

A VEZ DO ARROZ

FOTO:

ROSINEI COUTINHO/SCO-STF

Aras queria que professor respon-desse por injúria e difamação

Justiça Federal no DF

rejeita ação de Aras contra

professor Conrado Hübner

A Justiça Federal no Distrito Federal rejeitou uma queixa-crime apresentada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra o professor de direito da Universidade de São Paulo (USP) Conrado Hübner Mendes. Aras queria que o docente respondesse por injúria e difamação, devido a críticas feitas ao trabalho do PGR, nas redes sociais e no jornal Folha de S. Paulo.

A decisão é da juíza Pollyana Kelly Maciel Medeiros Martins Alves, da 12ª Vara Federal Criminal do DF, e foi publicada no domingo (15). Segundo a magistrada, “a liberdade de expressão e a imprensa livre são pilares de uma sociedade democrá-tica, aberta e plural, estando quem exerce função pública exposto a publicações que citem seu nome, seja positiva ou negativamente”.

CRÍTICAS

A queixa-crime foi apresentada por Aras no fi m de maio. Em pos-tagens nas redes sociais, Conrado Hübner o chamou de “Poste geral da República” e o acusou de omissão ao não abrir investigações para apurar a conduta do governo federal na pandemia de Covid-19.

Em uma das críticas, Conrado escreveu, em uma rede social: “O Poste Geral da República é um grande fi ador de tudo que está acon-tecendo. Sobretudo da neutralização do controle do MS na pandemia”.

Aras também citou um texto escrito pelo professor no jornal Folha de S. Paulo, no qual acusou o PGR de arquivar investigações contra integrantes do governo Bolsonaro e agir contra a lei.

Segundo o procurador-geral da República, Conrado “não se limita somente a tecer críticas em relação ao querelante, mas imputa-lhe a prática do crime de prevaricação”. Por isso, Aras argumentou que sua honra foi atingida pelas críticas.

DECISÃO DA JUÍZA

Ao analisar o caso, a juíza Pollyana Kelly Maciel Medeiros Martins Alves entendeu que não foi “possível

extrair-QUEIXA-CRIME

COVID-19

A Câmara Legislativa publicou na segunda-feira (16) o Ato da Mesa Diretora nº 72/2021, que suspende por 30 dias a “realização de eventos presenciais abertos ao público no âmbito da CLDF”. A medida, no entanto, está restrita a reuniões, audiências públicas e sessões solenes. O funcionamento dos

gabinetes, setores administrativos da Casa e do Plenário seguem inalterados.

O Ato é uma medida preventiva diante do grande número de eventos parlamentares e sindicais previstos para serem realizados nos próximos dias e que poderiam causar aglomerações nas dependência da Casa.

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), explica que a “Câmara Legislativa está aberta ao público e que assim continuará”. “As sessões continuam funcionando de acordo com o protocolo defi nido pelo setor de saúde da Casa, que inclui distanciamento, uso obrigatório

de máscara, álcool gel e acesso limitado de assessores e imprensa ao plenário”.

Após o prazo de 30 dias, a realização de eventos presenciais na CLDF dependerá da análise e autorização do Gabinete da Mesa Diretora.

CLDF SUSPENDE EVENTOS PRESENCIAIS, MAS SEGUE ABERTA AO PÚBLICO

FOTO: GEOVANA ALBUQUERQUE/AGÊNCIA SAÚDE

A partir do envio de mais doses, a Secretaria de Saúde elevou consideravelmente o número de pessoas vacinadas diariamente

DF é 3º colocado no ranking nacional de

vacinação

Distrito Federal aparece, desde a última quinta-feira (12), em terceiro lugar no ranking das unidades da federação que mais vacinaram sua população contra a covid-19 em primeira dose. Os dados são divulgados pelo Consórcio Nacio-nal de Veículos de Comunicação e mostram que a ascensão ocorreu depois que o Ministério da Saúde enviou o total de 290 mil doses extras ao Distrito Federal.

O

A

VANÇO

ocorreu após envio

de doses extras pela União

e mostra que ritmo sempre

dependeu do quantitativo

de remessas recebidas

IMUNIZAÇÃO

A Secretaria de Saúde havia reivindicado esse quantitativo, pois a capital federal não estava recebendo doses proporcio-nalmente à população. Além disso, no DF foram vacinados mais de 266 mil pessoas vindas de outros estados.

Segundo a secretária-ad-junta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, essas doses extras foram fundamentais para a subid a no ran k i ng.

“Essas doses nos mostraram a capacidade de vacinação no DF; mostraram que, tendo a vacina, nós vacinamos. E o brilhante trabalho que os ser-YLGRUHVGDVD~GH¿]HUDPQHVVD YDFLQDomR´D¿UPD

As 290 mil doses extras enviadas pelo Ministério da Saúde ao DF chegaram em solo brasiliense em três remessas: em 31 de julho, 6 e 9 de agos-to. Com esse quantitativo, o

APESAR da alta nas

tarifas energéticas, o consumo de energia elétrica no Brasil, em julho, subiu 3,1% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Isso seria normal diante do impacto maior da pandemia na economia em 2020. O que chama a aten-ção dos economistas é que a alta é consistente, mesmo diante de julho de 2019, apresentando crescimen-to do consumo de 3,8% em relação aquele mês. O PRESIDENTE da Confederação Nacional da Industria, Robson Braga, subiu o tom e disse que é inaceitável a aprovação da última versão do projeto de lei que trata da reforma do Imposto de Renda. O novo texto aumenta a tributação do IRPJ/CSLL/IR-Retido na Fonte (IRRF) sobre investi-mentos produtivos dos atu-ais 34% para, no mínimo, 39,2%. No entanto, caso a condição para a redução da CSLL não seja atingida, a tributação pode chegar 40,4% a partir de 2023.

Consumo

sobe junto

com preço

CNI ataca

reforma

PELA primeira vez na pandemia, os shoppings em datas

comemo-rativas tiveram resultados melhores que antes da chegada do corona-vírus no Brasil. O Dia dos Pais teve crescimento de 8,9% nas vendas destes estabelecimentos quando comparadas a agosto de 2019.

A EXECUÇÃO

orçamentária, no en-tanto, cumpriu o que foi estabelecido pelo PPA. Dos R $ 43,1 bilhões previstos, foram liquidados R $ 40,2 bilhões, repre-sentando 93,32% do total. Entre os temas das políticas públi-cas que ultrapassa-ram a previsão do PPA destacaram-se Educação, com R $ 8,8 bilhões; Saúde, com R $ 8,2 bilhões; e Segurança, com R $ 9 bilhões liquidados. A SUBSTITUIÇÃO do

milho, devido ao preço do pro-duto no mercado internacional, por arroz na composição da ração animal ja vai ter resul-tado no preço deste produto na cesta básica do brasileiro. A estimativa é de analista do mercado do agronegócio que projetam alta de preço de mais de 10% ate o fi nal do ano.

A SECRETARIA de Economia debate uma série de medidas

para ajudar ainda mais o setor de bares e restaurantes. Além de benefícios estendidos até 2022 no ICMS, o governo estuda isenção de IPVA e outras facilidades para o segmento, de forma a encorajar ainda mais as vendas que já dão sinais de recuperação.

O GOVERNO acompanha com lupa o desenvolvimento da

va-riante Delta no DF. Se os números confi rmarem o controle atual nos números do contagio é possível que ainda em setembro ocorra a li-beração maior de público em estádios e a fl exibilização ainda maior nos eventos ao ar livre e nos horários de bares e restaurantes.

FOTO:

REPRODUÇÃO DA INTERNET

Alegria no Dia dos Pais

FOTO: AGÊNCIA BRASÍLIA

Governo do Distrito Federal imediatamente iniciou a vaci-nação das pessoas acima dos 30 anos. A partir desta terça (17), a campanha engloba quem tem 18 e 19 anos e continua para quem tem acima disso — os locais de vacinação podem ser consultados no site saude. df.gov.br/locaisdevacinacao/.

RECORDES DIÁRIOS

O trabalho dos servidores da saúde e dos voluntários envol-vidos na vacinação foi essencial SDUDRVXFHVVRGDLPXQL]DomR no DF e a elevação no ranking nacional dos estados que mais vacinam. A partir do envio de mais doses, a Secretaria de Saúde elevou consideravel-mente o número de pessoas vacinadas diariamente.

No dia 3 de agosto, início da vacinação no público a partir de 30 anos, 85.910 pessoas foram vacinadas em um único dia. Desse total, 74.962 receberam a primeira dose, 10.629 a segunda dose e 319 a dose única da vaci-na Janssen.

Já no dia 12 de agosto – pri-meiro dia de vacinação para a faixa etária de 20 a 24 anos -, o DF bateu mais um recorde na campanha contra a covid-19. Ao todo, foram aplicadas 100.225 doses, sendo 91.764 para quem iniciou o esquema vacinal, 8.165 para quem completou o ciclo e 296 doses únicas.

O secretário de Saúde, Os-nei Okumoto, destacou à época que “esse número mostra, mais XPDYH]TXHR'LVWULWR)HGHUDO tem sim capacidade para vaci-QDUDSRSXODomRFRPUDSLGH]H segurança.”

-se a existência de dolo específi co vol-tado à ofensa da honra do querelante bem como de potencialidade lesiva das expressões tidas por ofensivas”.

“Em que pese o eventual dissabor sofrido pelo querelante, não vislumbro conduta apta a fazer incidir a tutela criminal na medida em que as ex-pressões proferidas pelo querelado, mesmo que inadequadas, não se revestem de potencialidade lesiva real de menoscabo à honra do querelante. Isso porque estão situadas no âmbito da mera expressão de opinião e não do aviltamento ou insulto”, afi rma na decisão.

Ainda de acordo com a magistra-da, “o direito de liberdade de expressão dos pensamentos e ideias consiste em amparo àquele que emite críticas, ainda que inconvenientes e injustas. Em uma democracia, todo indivíduo deve ter assegurado o direito de emitir suas opiniões sem receios ou medos, sobretudo aquelas causadoras de desconforto ao criticado”.

OUTRA DECISÃO

A juíza rejeitou ainda uma outra queixa-crime movida por Augusto Aras contra o jornalista Milton Blay, também por crimes contra a honra. Em um texto publicado no site “Brasil 247”, o autor disse que faltavam ao PGR “características básicas para o exercício da função: independência, honestidade, alto saber jurídico, respeito à Constituição”. Na decisão, a magistrada usou os mesmos argu-mentos para rejeitar a queixa.

(5)

Em suas considerações iniciais ao senadores da CPI, Alexandres Marques GLVVH TXH QXQFD D¿UPRX existir supernotificação de mortes por Covid-19 no Brasil.

“Em nenhum momen-WR D¿UPHL TXH KRXYH VX-SHUQRWL¿FDomR GH yELWRV por Covid-19 no Brasil. Apenas havia compilado

algumas informações pú-EOLFDV SDUD SURYRFDU XP GHEDWH MXQWR j HTXLSH GH auditoria”, disse ele.

De acordo com Ale-xandre, essas infor ma-ções foram retiradas do Portal da Transparência do Registro Civil – site mantido pela associação nacional dos registradores de pessoas naturais – e

apresentadas aos demais auditores em 31 de maio “em arquivo de formato Word, dentro da área de postagens da equipe no Microsoft Teams”.

“Na conversa que tive com a colega que est á FRRUGHQDQGR R WUDEDOKR HTXHpDEHUWDSDUDWRGDD equipe, concordamos que seria impossível haver um

FRQOXLR SDUD GHOLEHUD-damente, supernotificar RV FDVRV GH yELWR GH &R-YLG´D¿UPRX

Ele disse, porém, ter apresentado considera-o}HV VREUH VH R SUySULR formulário de declaração GHyELWRSRGHULDJHUDULQ-consistência de lançamen-to e, consequentemente, GHQRWL¿FDo}HV

A

LEXANDRE

Figueiredo Costa

Silva Marques diz à

CPI que material foi

adulterado e usado

indevidamente

Para Randolfe Rodrigues, Bolsonaro infringiu o Artigo 297 do Código Penal

FOTO: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

S

ENADORES

VEEM

CRIME

EM

ADULTERAÇÃO

DE

DOCUMENTO

POR

PARTE

DE

B

OLSONARO

S

ENADORES

SUSPENDEM

ACAREAÇÃO

ENTRE

O

NYX

E

L

UIS

M

IRANDA

ALEXANDRE FIGUEIREDO: ‘NUNCA AFIRMEI

QUE HOUVE SUPERNOTIFICAÇÃO DE MORTES”

Os senadores Randolfe

Ro-drigues (Rede-AP) e Simone 7HEHW 0'%06  D¿UPDUDP identificar possíveis crimes FRQWUDDDGPLQLVWUDomRS~EOLFD cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro pela divulgação do documento.

Randolfe reproduziu vídeos de transmissões ao vivo de Bol-VRQDURQDVTXDLVHOHD¿UPDTXHR documento teria sido feito por ele ±GHSRLVDWULEXLDDXWRULDDVXD HTXLSH ³(X Vy PH HTXLYRTXHL QRGLDTXHWURTXHLDFyUGmRSRU WDEHOD PDV FRQWLQXD YDOHQGR D mesma coisa. Foi feita por gente que está ao meu lado”, disse Bol-VRQDURDSyVR7&8GHVPHQWLUD H[LVWrQFLDGHWDOUHODWyULR

“São informações que de-monstram o modus operandi desde o começo da pandemia SRUSDUWHGRJRYHUQR8PDEXV-FDLQVHQVDWDSDUDREVFXUHFHUR

POLÍTICA

POLÍTICA

Alexandre Figueiredo se diz indignado pela divulgação do documento

CPI da Covid ouve o

auditor do TCU que fez

CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira (17) o DXGLWRU GR 7ULEXQDO GH &RQWDVGD8QLmR 7&8  Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele foi acusa- GRGHWHUHODERUDGRXP³HVWX-GRSDUDOHOR´QRTXDOD¿UPDYD que metades das mortes por &RYLG UHJLVWUDGDV

R¿FLDO-A

que teria enviado o documento

ao seu pai, em formato Word, VHPRFDEHoiULRFRPRHVFULWR ³7ULEXQDOGH&RQWDVGD8QLmR´

O pai teria repassado o documento ao presidente, que apresentou o levantamento DWULEXLQGRR R¿FLDOPHQWH DR 7ULEXQDOH Mi FRP R FDEHoiULR incluso.

“Minha indignação foi pelo IDWR GLVVR WHU VLGR DWULEXtGR DR 7&8 XP GRFXPHQWR TXH não era oficial. Vincular o QRPHGRWULEXQDODLVVRDFKHL irresponsável. Não houve de-WHUPLQDomRSDUDHODERUDUHVVH GRFXPHQWR 1yV WHPRV QRVVD competência de prospecção”, GHFODURXj&3,

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid decidiu suspender a acareação HQWUHRPLQLVWURGR7UDEDOKR Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Luis Miranda (DEM--DF). De acordo com uma agenda prévia apresentada na semana passada, os dois

¿FDULDPIUHQWHDIUHQWHQHVWD quarta (18). Em lugar disso, os senadores ouvem o advogado da Precisa Medicamentos, Túlio Silveira.

A decisão de cancelar a acareação foi tomada em uma reunião da cúpula que ocor-reu na noite da segunda (16).

Os parlamentares avaliaram que o confronto poderia ser pouco produtivo e tumultuar RV WUDEDOKRV GHVYLUWXDQGR D DWHQomRVREUHDVLQYHVWLJDo}HV de superfaturamento no con-trato para compra da vacina indiana Covaxin.

Pesou para isso o saldo

negativo da oitiva do líder do governo na Câmara, Ricardo Ba r ros ( PP-PR) n a se m a-na passada. O depoimento GHOH IRL PDUFDGR SRU EULJDV interrompido duas vezes e, p ost e r ior me nt e, s u s p e n so pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM).

‘estudo paralelo’

mente não teriam acontecido, mas contestou a informação e disse que os dados compilados por ele foram apresentados de maneira adulterada.

O presidente Jair Bolso-naro (sem partido) usou os argumentos de Alexandre, no GLDGHMXQKRSDUDD¿UPDU TXH XP ³UHODWyULR´ GD FRUWH teria apontando que 50% das mortes por Covid-19 teriam RXWUDVFDXVDV27&8QHJRX DH[LVWrQFLDGRGRFXPHQWRj época e afastou Alexandre.

Em seu depoimento, Ale-xand re Marques af ir mou que fez um levantamento de ³DOJXPDVLQIRUPDo}HVS~EOL-FDVSDUDSURYRFDUXPGHEDWH MXQWRjHTXLSHGHDXGLWRULD´H

QXPHURGHEUDVLOHLURVTXHHVWmR morots, como se, em vez disso, o mais importante não fosse FRPEDWHUDSDQGHPLD´FULWLFRX o senador.

Para ele, Bolsonaro infrin-JLX R $UWLJR  GR &yGLJR Penal, que considera crime “falsif icar, no todo ou em SDUWH GRFXPHQWR S~EOLFR RX DOWHUDU GRFXPHQWR S~EOLFR verdadeiro”.

-i 6LPRQH 7HEHW DILUPRX TXH D LUUHJXODULGDGH WDPEpP HQFRQWUDULDVXEVWkQFLDQR$U-tigo 299, que condena o ato de ³RPLWLUHPGRFXPHQWRS~EOLFR ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inse-rir ou fazer inseinse-rir declaração falsa ou diversa da que devia VHUHVFULWDFRPR¿PGHSUH-MXGLFDUGLUHLWRFULDUREULJDomR RXDOWHUDUDYHUGDGHVREUHIDWR MXULGLFDPHQWHUHOHYDQWH´ *ංඋൺ,ඇඏൾඌඍ%උൺඌංඅ3ൺඋඍංർංඉൺඡථൾඌ6$ CNPJ/ME n.º 14.875.622/0001-78 - NIRE 53.300.013.756 (ൽංඍൺඅൽൾർඈඇඏඈർൺඡඞඈඉൺඋൺ $ඌඌൾආൻඅൾංൺ඀ൾඋൺඅ2උൽංඇගඋංൺൾ(එඍඋൺඈඋൽංඇගඋංൺ

Ficam os acionistas da *ංඋൺ ,ඇඏൾඌඍ %උൺඌංඅ 3ൺඋඍංർංඉൺඡථൾඌ 6$ (“Companhia”) FRQYRFDGRVDFRPSDUHFHUj$VVHPEOHLD*HUDO2UGLQiULDH([WUDRUGLQiULDGD&RPSDQKLD DUHDOL]DUVHQRGLDGHDJRVWRGHjVKUVHPSULPHLUDFKDPDGDHjVKUV HPVHJXQGDFKDPDGDQDVHGHVRFLDOGD&RPSDQKLDHP%UDVtOLD'LVWULWR)HGHUDOQR 6HWRU&RPHUFLDO6XO4XDGUD%ORFR+Qž(G0RUUR9HUPHOKRž$QGDU3DUWH %6DOD&(3D¿PGHGHOLEHUDUHP$VVHPEOHLD*HUDO2UGLQiULD (i) WRPDU DV FRQWDV GRV DGPLQLVWUDGRUHV H[DPLQDU GLVFXWLU H YRWDU DV 'HPRQVWUDo}HV )LQDQFHLUDV UHIHUHQWHV DR H[HUFtFLR VRFLDO HQFHUUDGR HP  GH GH]HPEUR GH  H DR H[HUFtFLR VRFLDO HQFHUUDGR HP  GH GH]HPEUR GH  LL  GHOLEHUDU VREUH D GHVWLQDomRGROXFUROtTXLGRGRH[HUFtFLRVRFLDOHQFHUUDGRHPGHGH]HPEURGH HGRH[HUFtFLRVRFLDOHQFHUUDGRHPGHGH]HPEURGHEHPFRPRGHOLEHUDUVREUH D GLVWULEXLomR GH GLYLGHQGRV H LLL  ¿[DU D UHPXQHUDomR JOREDO GRV DGPLQLVWUDGRUHV GD&RPSDQKLDHHP$VVHPEOHLD*HUDO([WUDRUGLQiULD L GHOLEHUDUVREUHDUHGXomR QRPLQDOGRFDSLWDOVRFLDOGD&RPSDQKLDD¿PGHVHDEVRUYHUDWRWDOLGDGHGRVDOGR GH SUHMXt]RV DFXPXODGRV VHP R FDQFHODPHQWR GH Do}HV GH HPLVVmR GD &RPSDQKLD LL H[WLQJXLUR&RQVHOKRGH$GPLQLVWUDomRGD&RPSDQKLD LLL DSURYDUDUHIRUPDGR (VWDWXWR6RFLDOGD&RPSDQKLDH LY UHHOHJHURVPHPEURVGD'LUHWRULDGD&RPSDQKLD 2VDFLRQLVWDVGD&RPSDQKLDSRGHUmRVHUUHSUHVHQWDGRVQD$VVHPEOHLD*HUDO2UGLQiULD H ([WUDRUGLQiULD SRU VL RX VHXV UHSUHVHQWDQWHV OHJDLV RX SURFXUDGRUHV QD IRUPD GR DUWLJRGD/HLQžHGHYHUmRFRPSDUHFHUj$VVHPEOHLD*HUDO2UGLQiULDH ([WUDRUGLQiULD GH SRVVH GRV VHJXLQWHV GRFXPHQWRV D  GRFXPHQWR GH LGHQWLGDGH VH SHVVRD ItVLFD RX GH UHSUHVHQWDomR GR DFLRQLVWD VH SHVVRD MXUtGLFD DFRPSDQKDGR GR UHVSHFWLYR DWR FRQVWLWXWLYR &RQWUDWR 6RFLDO RX (VWDWXWR 6RFLDO FRQIRUPH R FDVR  H SURFXUDomR%UDVtOLDGHDJRVWRGH

&අൺඎൽංඈ/ඎංඓ0ංർർංൾඅංൽඈඌ6ൺඇඍඈඌ'LUHWRU3UHVLGHQWH

FOTO: MARCELO CAMARGO/ABR

O ministro Braga Netto foi à Câmara explicar suposta ameaça

SISTEMA ELEITORAL

B

RAGA

N

ETTO

DIZ

QUE

NOTA

NÃO

QUIS

DESRESPEITAR

SENADORES

O procurador-geral da República, Augusto Aras, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda--feira (16) que determinou a abertura de uma apuração preliminar para avaliar se a conduta de Jair Bolsonaro nos ataques ao sistema eletrônico de votação configura crime.

A decisão de Aras é uma resposta ao STF após a ministra Cármen Lúcia ter cobrado, por duas vezes, uma manifestação da PGR sobre o pedido de inquérito feito por parlamentares do PT.

O pedido de investigação leva em conta declarações do presidente em uma transmis-são ao vivo no fim de julho – quando, sem apresentar qualquer prova, Bolsonaro usou várias notícias falsas e boatos já desmentidos pelos órgãos oficiais para atacar as eleições brasileiras.

Passados 13 dias sem uma resposta da PGR, Cár-men Lúcia abriu prazo de 24 horas nesta segunda-feira para que o procurador-geral se manifestasse – e classi-ficou os fatos como “muito graves”. A ministra afirmou que o caso merece prioridade.

Nessa apuração pre-liminar, Aras vai avaliar se há elementos que indiquem possíveis crimes para justifi-car o pedido de abertura de inquérito.

No parecer, Aras conclui que, como já houve a abertura do procedimento preliminar, a notícia-crime dos parlamenta-res deve ser arquivada.

Bolsonaro já é investigado no STF e no Tribunal Superior Eleitoral por ataques às urnas.

PGR abre apuração

preliminar sobre ataques

de Bolsonaro às urnas

O ministro da Defesa, Bra-ga Netto, disse em audiência na Câmara nesta terça-feira (17) que não fez ameaças a favor da aprovação do voto impresso. Ele também negou que uma nota assinada por ele e comandantes das Forças, em resposta a uma manifestação do presidente da CPI da Covid, tivesse o objetivo de desrespei-tar os senadores.

Braga Netto participou de uma audiência conjunta das comissões do Trabalho, das Relações Exteriores e de Fis-calização Financeira e Controle. As comissões chamaram o ministro para ouvir explicações sobre: reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, publicada no mês passado. Segundo a reportagem, Braga Netto teria enviado mensagem ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dizendo que não haveria eleições em 2022 caso o voto impresso não fosse aprovado; e nota assinada por Braga Netto e pelos coman-dantes das Forças Armadas dizendo que não aceitariam ataques ‘levianos’. Era uma resposta a uma declaração do presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM). Na CPI, Aziz havia dito, em referência a militares envolvidos em denúncias sobre negociações de vacinas, que o lado bom das Forças Armadas deveria estar envergonhado do “lado podre”, envolvido em “falcatruas”.

VOTO IMPRESSO

Quando a reportagem do “Estadão” foi publicada, em ju-lho, Braga Netto já havia negado a suposta ameaça. Ele repetiu o tom na comissão e disse que considera o assunto “encerrado”.

“Reitero que eu não enviei ameaça alguma, não me co-munico com presidentes dos poderes por intermédio de interlocutores. No mesmo dia, ainda pela manhã, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, confirmou pu-blicamente que não houve esse episódio. Considero esse assunto resolvido, esclarecido e encerrado”, disse o ministro.

NOTA SOBRE A CPI

Ao responder sobre a nota que rebateu Omar Aziz, Braga Netto disse que o texto não se referiu a senadores ou ao Senado em geral, mas especificamente ao presidente da CPI. “Não houve ameaça em momento algum a mensagem teve por objetivo desrespeitar o Senado ou os senadores e nem mesmo a eles se referiu – como expliquei e conversei com próprio presidente do Senado, e ele compreendeu perfeitamente e depois fez um outro comunicado –, ou aos outros membros da CPI. Ao con-trário. Foi emitida uma resposta a um pronunciamento pontual considerado desrespeitoso e injusto. Essa resposta foi emitida de forma direta, clara, necessária e legítima”, concluiu o ministro. Além de críticas infundadas e distorções, o presidente fez uma live e fracassou em apre-sentar provas de problemas no sistema eleitoral. Bolsonaro ainda ameaçou não realizar as eleições em 2022 caso não fosse aprovada uma proposta de emenda à Constituição com voto eletrônico impresso.

PEDIDO DE INQUÉRITO

O pedido de abertura de inquérito foi apresentado por um grupo de deputados do PT no dia 30. Os parlamentares querem as apurações escla-reçam: se houve improbidade administrativa no uso da TV Brasil para transmitir a live – ou seja, se o presidente usou recursos públicos para atacar adversários políticos e o Tribunal Superior Eleitoral; se houve propaganda eleitoral antecipada; se houve abuso de poder político e econômico; e se houve “prática de crime de divulgação de fake news eleitoral”.

A ministra considerou que, mesmo não sendo o Supremo o foro para análise de ações de improbidade neste caso, é preciso uma análise da PGR, já que foram relatadas condutas que podem configurar crime. “Necessária, pois, seja determinada a manifestação inicial do Procurador-Geral da República, que, com a responsabilidade vinculan-te e obrigatória que lhe é constitucionalmente definida, promoverá o exame inicial do quadro relatado a fim de se definirem os passos a serem trilhados para a resposta judicial devida no presente caso”, determinou.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida - SBRA, por sua presi-dente, a Doutora Hitomi Miura Nakagawa, em atendimento ao disposto do artigo 20 de seu Estatuto Social, CONVOCA todos os seus associa-dos a comparecer à assembleia geral extraordinária que se realizará ON LINE pela plataforma Zoom no dia 26 de agosto de 2021, tendo inicio às 19:00h. A assembleia se considerará instalada em primeira convocação quando estiverem presentes a maioria simples dos associados. E em se-gunda convocação, 30 (trinta) minutos depois, com qualquer número de associados regularmente inscritos e estando em dia com a anuidade. A FRQ¿UPDomR GD VXD SUHVHQoD VHUi IHLWD DWUDYpV GR QRPH FRPSOHWR H D mesma estará sendo gravada. Com a chegada da pandemia houve neces-sidade de adaptações ao mundo digital e atualização do nosso estatuto conforme LEI Nº 11.127, DE 28 DE JUNHO DE 2005. A Assembleia Geral Extraordinária ora convocada tem como objetivo que os associados dis-cutam e deliberem sobre a questão. Por questões de segurança, no dia 24/08/2021, os associados receberão o link Zoom da reunião, por e-mail. A ordem do dia será a seguinte: 1. Aprovar alteração do Estatuto da SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.

Brasília, 27 de julho de 2021 Hitomi Miura Nakagawa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

(6)

6

PUBLIQUE O

BALANÇO ANUAL

DA SUA EMPRESA

PUBLIQUE

AQUI SEUS

EDITAIS

Anuncie

3344-9063

3344-9063

(61)

Ligue

www.brasiliaagora.com.br bsbagora@gmail.com

MARMITEX DA CASA COM CHURRASCO

15,99 NO DINHEIRO

99936-0606

17,99 NO CARTÃO

Qualquer vacina pode provocar reações e por diversos fatores

FOTO: GEOVANA ALBUQUERQUE/AGÊNCIA SAÚDE

É bom saber que o risco da reação é menor do que o de contrair a doença

Com a campanha de imu-nização contra a covid-19, as reações provocadas pelas vacinas passaram a ser muito comenta-das. Trata-se do chamado Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV) que pode ocorrer com qualquer imunizante e estar relacionado a causas variadas.

Segundo a gerente de Doenças Imunopreveníveis Renata Bran-dão, as reações podem estar liga-das ao tipo de vacina aplicada e sua forma de produção, à pessoa que recebeu a dose e suas condições físicas, tais como se possui alguma GRHQoDDOpUJLFDGH¿FLrQFLDLPX-nológica ou algum outro fator que predisponha ao EAPV, bem como ao modo como foi administrado o imunizante (via intradérmica, subcutânea ou intramuscular).

REAÇÕES

As principais reações ocasio-nadas pelas vacinas em geral são febre, dor e edema no local da DSOLFDomR(VSHFL¿FDPHQWHTXDQWR aos imunizantes contra a covid-19, a gerente destaca que as reações mais comumente relatadas são dor no local da aplicação, fadiga, febre baixa, mialgia (dor muscular), diarreia, náusea e dor de cabeça.

“Eventos incomuns também foram apresentados e incluem vômito, dor abdominal inferior, distensão abdominal, tonturas, tosse, perda de apetite, hipersen-sibilidade cutânea (reações na pele), pressão arterial elevada, diminuição da força muscular, coloração anormal no local da aplicação, entre outros”, destaca Renata Brandão.

IMUNIZANTES

SAÚDE

EDUCAÇÃO

SEDF determina entrega de carne para quatro regionais de ensino

Anunciado reforço

de carne vermelha

para a merenda

Com a conclusão da lici-tação do primeiro dos quatro lotes de compra de carne vermelha para merenda da rede pública de ensino, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, determinou que a Diretoria de Alimentação Escolar não espere a conclusão do processo inteiro. Assim, será iniciado o fornecimento de carne às escolas que ficam na área coberta pelo lote: as regionais de ensino do Guará, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto. A previsão é de que, cumpridas todas as etapas requeridas do fornecedor, a carne chegue dentro de duas semanas.

As demais regionais de ensino estão abarcadas nos outros três lotes, cuja licitação está sendo refeita. Na primei-ra tentativa de compprimei-ra, os preços apresentados ficaram muito acima da referência de mercado, medida cinco meses antes, no início do processo. A dificuldade é que o preço dos alimentos está aumentando rapidamente, o que dificulta o processo de compras públicas pela legislação brasileira.

A despeito disso, mais de 80% dos itens que compõem a merenda escolar já chega-ram às escolas. A segurança alimentar e nutricional dos estudantes está garantida. Entre outros produtos, há proteína – frango e peixe –, frutas, verduras, legumes e

hortaliças.

Sobre a compra de carne para os três lotes em aberto, que abastecem as outras dez regionais de ensino, a Secre-taria de Educação irá publicar o novo processo licitatório para a compra de carne moída até a próxima semana. Também vai sair a licitação para aquisição de acém por peça.

MAIS COMPRAS

Outro problema enfrentado é a compra do macarrão. A licitação chegou ao fim, mas a empresa vencedora pediu o ajuste do contrato, tendo em vista que o valor do produto aumentou posteriormente ao que era praticado por ocasião do certame.

Sobre o feijão, o Tribunal de Contas do Distrito Federal questionou o tipo do produto escolhido, o pré-cozido, que é um pouco mais caro que o in natura, mas tem a vantagem da durabilidade maior. A Se-cretaria de Educação enviou a justificativa e aguarda uma decisão do órgão.

Independentemente da posição do Tribunal de Contas, a secretária Hélvia Parana-guá determinou também que a Diretoria de Alimentação Escolar inicie imediatamente outra licitação para a compra de feijão in natura. Assim, se antecipa ao posicionamento do órgão de controle, seja qual for a decisão.

FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASÍLIA Conselho Gestor de Parcerias

Público-Privadas (CGP) do Governo do Distrito Federal reuniu-se ontem (16) para dis-FXWLUSURMHWRVTXHYmREHQH¿FLDURV usuários da rede pública de saúde no DF. Foi aprovada a abertura de dois novos procedimentos de manifesta-ção de interesse (PMI) para a área. Um dos projetos é a concessão dos serviços da rede de apoio de diagnóstico, que inclui laboratórios de análises clínicas e de procedi-mentos de diagnóstico por imagem. O outro é a concessão dos serviços da rede de lavanderia nas unidades hospitalares da rede pública.

O secretário de Projetos Es-peciais, Roberto Andrade, alertou sobre a necessidade desses dois processos que serão iniciados pela Sepe. “A Secretaria de Saúde nos provocou para a abertura dos pro-FHGLPHQWRV TXH WrP XP IDWRU fundamental na modernização dos serviços de saúde pública do ')'DUPHOKRUH¿FLrQFLDjUHGHp fundamental para melhorarmos o atendimento à população”, esclarece Andrade.

A rede de apoio de diagnóstico inclui laboratórios de análises clí-nicas e de procedimentos de diag-nóstico por imagem. Os serviços constituem importantes ferramentas de avaliação da situação de saúde dos pacientes. Também acabam tendo enorme impacto em diferentes estágios da cadeia de saúde, como prevenção, diagnóstico, prognóstico HDFRPSDQKDPHQWRWHUDSrXWLFR

O

Presidida pelo vice-governador, Paco Britto, reunião teve a participação de representantes de seis secretarias

FOT

O

: SEDES

-D

F

SERVIÇOS SÃO DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE NO DF

GDF inicia processo a novas parcerias

CGP aprova abertura

de procedimentos que

trarão melhorias aos

serviços da rede pública

para o setor

$MXVWL¿FDWLYDGD6HFUHWDULDGH 6D~GH 6(6 pTXHDH¿FLrQFLDQD execução desses serviços é de vital importância, pois há necessidade, em todas as regiões administrati-vas do DF, de precisão e rapidez nos diagnósticos de diversos tipos de enfermidades, seja por labora-tório de análises clínicas ou pelo diagnóstico por imagens.

A concessão dos serviços da rede de lavanderia envolve 13 unidades hospitalares que necessi-tam de serviços de processamento

de roupas hospitalares, além do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria, que integram o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges).

De acordo com a Secretaria de Saúde, as lavanderias apresentam um quadro de pessoal aquém das necessidades. A desocupação pro-duzida pela extinção total ou par-cial de diversos cargos do quadro geral do serviço público provocou XPDFDUrQFLDQHVVHVHWRU

MODELO DE PARCERIA

A Secretaria de Projetos Espe-ciais (Sepe), responsável por muitas das parcerias público-privadas do GDF, é quem vai lançar os Pro-cedimentos de Manifestação de Interesse dos dois projetos da Saúde. 2TXHVLJQL¿FDLQLFLDURVSURFHVVRV chamar empresas para desenvolver todos os estudos.

“A Sepe faz todo esse início burocrático e depois passa para a SES realizar a licitação”, explica o secretário de Projetos Especiais.

Empresa MORHENA oferta vagas exclusivas para PCDs e Reabilitados para atuar nas áreas da limpeza e administrativa. Não é necessário ter experiência. Enviar currículo para: morhenabrasilia@gmail.com

(7)

Os trabalhadores com carteira assinada podem se preparar para ver o saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) subir até o fim do mês. O Conselho Curador do FGTS deve decidir na reunião de hoje (17) a distribuição de parte do lucro de R$ 8,467 bilhões em 2020.

Formado por representantes do governo, das empresas e dos trabalha-dores, o conselho decidirá o percentual do lucro a ser repassado às contas do FGTS. Feita desde 2017, a distribuição ocorre de forma proporcional ao saldo de cada conta em 31 de dezembro do ano anterior. Quanto maior o saldo, maior o lucro recebido.

No ano passado, o FGTS distribuiu cerca de R$ 7,5 bilhões aos trabalhado-res, o que equivale a 66,2% do lucro de 2019. Caso o percentual seja mantido neste ano, seriam repassados cerca de R$ 5,8 bilhões às contas vinculadas. Segundo a Caixa Econômica Federal, caso a distribuição dos lucros seja aprovada, o crédito em cada conta será feito até 31 de agosto.

Em 2017 e 2018, a legislação fixava a distribuição de 50% do lucro do FGTS no ano anterior aos trabalhadores. Em 2019, o Congresso tinha aprovado a distribuição de 100% do lucro, na lei que criou a modalidade de saque-aniversário, mas o presidente Jair Bolsonaro vetou o artigo, e o percentual passou a ser apro-vado a cada ano pelo Conselho Curador. Com rentabilidade fixa de 3% ao ano, o FGTS tem os rendimentos engordados com a distribuição dos lucros. Em 2020, o procedimento elevou a rentabilidade do fundo para 4,9%.

O pagamento de parte dos ganhos do FGTS não muda as regras de saque. O dinheiro só poderá ser retirado em condições especiais, como demissões, compra da casa própria ou doença grave. Quem aderiu ao saque-aniversário pode retirar uma parte do saldo até dois meses após o mês de nascimento, mas perde direito ao pagamento integral do fundo no caso de demissão sem justa causa.

Conselho deve

decidir distribuição

de lucro a celetistas

FGTS

NACIONAL

Governo de São Paulo libera eventos, museus e feiras

partir de hoje (17), o gover-no de São Paulo permitirá a retomada de eventos sociais, feiras corporativas e reabertura de museus, que es-tavam proibidos desde o início da pandemia de covid-19. No entanto, a liberação segue con-dicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscara.

Esses eventos também não podem gerar aglomeração. Para o comércio e os serviços não haverá mais limitação de público ou de horário de funcionamento.

Eventos que provoquem aglomeração, como shows, casas noturnas e competições esporti-vas com público, por exemplo, continuam proibidos no estado.

“A partir de 17 agosto tere-mos toda a população [adulta do estado de São Paulo] com acesso à primeira dose [de vacina contra a covid-19]. Com isso, eventos

A

M

ANTIDAS

as medidas

como uso de máscara

e controle de público

Embora os eventos tenham sido liberados, não pode haver aglomeração nos locais e o uso de máscara deve ser mantido

FOTO: ROVENA ROSA/ABR

FOTO:

MARCELLO CASAL JR/ABR

sociais, corporativos, culturais e esportivos passam a ser permitidos em um modelo onde não há restri-ção de ocuparestri-ção, mas permanece a restrição de distanciamento. En-tão, o cálculo de ocupação precisa ser realizado, porque não pode haver aglomeração, e as pessoas precisam estar distanciadas. O uso de máscaras permanece”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

A liberação de atividades começa em um momento em que o estado vem apresentando queda no número de óbitos e de internações por covid-19, graças ao avanço da vacinação. No HQWDQWRLVVRQmRVLJQL¿FDTXHD pandemia esteja controlada.

Na semana passada, o estado voltou a apresentar um cres-cimento no número de casos. Além disso, o número de casos pela variante Delta (inicialmente

LGHQWL¿FDGDQDËQGLD MiYHPFUHV-cendo no estado e pode se tornar prevalente. A variante Delta foi responsável pelo aumento do nú-mero de casos em diversos países do mundo, inclusive na Europa e nos Estados Unidos.

Segundo a secretária, os shows com público em pé, torcidas e pistas de dança vão continuar proibidos no estado até o dia 1º de novem-bro, quando o governo espera que pelo menos 90% dos adultos de São Paulo tenham concluído o seu esquema vacinal contra a covid-19.

A partir daí, o governo espera liberar todos esses eventos, desde que continue havendo controle de público. “A partir de 1º de novembro será permitido eventos com controle de público, mas que possam ter pessoas em pé e pistas de dança. Lembrando que o dis-tanciamento e o uso de máscara FRQWLQXDPREULJDWyULRV´D¿UPRX

a partir de hoje

General Ferreira Martineli diz que basta ter CPF para o alistamento

PRAZO VAI ATÉ 31 DE AGOSTO

Por conta da pandemia do

novo coronavírus, o período para alistamento militar foi prorrogado novamente este ano. O novo prazo vai até o final deste mês – mais precisamente, dia 31. As inscrições podem ser feitas no site alistamento.eb.mil.br (link: https://alistamento.eb.mil.br/).

O diretor de Serviço Militar, general de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, entrevistado do Brasil em Pauta de domingo (13), adiantou que, para o alistamento, basta ter o CPF em mãos. Segundo Martinelli, os candidatos devem se alistar no ano em que completam 18 anos. “Se alistando, ele já vai estar aquele ano em dia com o serviço militar”, disse.

Segundo o diretor, o primei-ro semestre do serviço militar é

dedicado à formação como sol-dado, quando o aluno aprende conceitos como marchar e pres-tar continência. Numa segunda etapa, ele vai ter noções mais específicas do serviço militar, como paraquedismo, artilharia e comunicações, a depender da área para onde irá trabalhar.

De acordo com o militar, o treinamento coletivo possibilita que, em caso de necessidade, quem prestou serviço militar seja convocado para desempe-nhar essas funções. Segundo Martinelli, a estratégia é usada por muitos países para que não seja necessário ter um efetivo permanente muito grande e oneroso. “Esse é um sistema mais barato, já que você não precisa ter um exército gran-de”, disse.

ALISTAMENTO MILITAR

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública sobre a proposta de definir o có-digo 0303 para ligações de telemarketing. A Consulta Pública nº 41/2021 recebe contribuições até o dia 29 de setembro.

Com o código, o con-sumidor poderá identificar

ligações de oferta de pro-dutos e serviços. A agência acrescenta que a proposta decorre de trabalhos desen-volvidos pela Anatel com as prestadoras de serviços de telecomunicações.

Para enviar sugestões, o cidadão deve clicar em “contribuir” na página da consulta pública.

Código vai identificar telemarketing

Referências

Documentos relacionados

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento