• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Ciclo 2012/2013. Relatório Final do Projeto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Ciclo 2012/2013. Relatório Final do Projeto"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Ciclo 2012/2013

(2)

1) Objetivos do Projeto

O projeto “Boa Energia nas Escolas – Ciclo 2012/2013” teve como objetivo principal promover a capacitação dos educadores das escolas municipais localizadas na área de concessão da EDP Bandeirante em agentes multiplicadores dos conceitos de uso eficiente e seguro da energia elétrica, por meio das atividades previstas na metodologia PROCEL Educação, bem como estimular a realização de ações pedagógicas que visem a sensibilização das pessoas e as mudanças dos hábitos de consumo da comunidade escolar.

Desta forma, o projeto buscou envolver professores e alunos da educação básica de forma direta e, indiretamente, suas famílias e as comunidades do entorno, por meio da disseminação de informações básicas sobre o uso racional da eletricidade, com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica em suas residências, bem como disponibilizar aos participantes um conjunto de atividades educacionais (materiais didáticos, unidade móvel de ensino, portal na internet, maquetes interativas, experimentos etc.), visando promover vivências presenciais e interativas.

2) Descritivo e Detalhamento do Projeto 2.1. Descritivo do Projeto

O projeto educacional “Boa Energia nas Escolas” utilizou a metodologia PROCEL Educação – A Natureza da Paisagem – Energia Recurso da Vida e lançou mão de diversas atividades complementares relacionadas aos princípios de uso racional e seguro da eletricidade, para disseminar conceitos, promover mudanças e/ou aquisição de hábitos positivos relacionados à conservação de energia elétrica.

O processo de capacitação dos educadores da rede municipal de ensino teve como base a aplicação da metodologia e utilização dos materiais didáticos do PROCEL Educação: Livro Clique, Livros 01, 02, 03, 04 e 05, Livro do Professor, Álbum Seriado, Folder, Jogo Lúdico Educativo e Programa de Vídeo. As ações pedagógicas e atividades complementares foram realizadas por meio do acesso a um conjunto de iniciativas disponibilizadas à comunidade escolar, para que os educadores pudessem desenvolver o tema em sala de aula e envolver seus alunos e familiares.

Objetivando ainda ampliar a sua abrangência e permitir uma maior flexibilidade, o projeto contou com um Módulo Itinerante – Unidade Móvel de Ensino e um Módulo Virtual – Portal Educacional na Internet.

O projeto, com a adoção desta mecânica, buscou difundir informações sobre o tema e também possibilitou experiências presenciais e interativas de professores, alunos e da comunidade escolar em geral.

Foram estruturadas ainda diversas atividades de planejamento junto as Secretarias Municipais de Educação e/ou Diretorias de Ensino nos 13 (treze) municípios, localizados na área de concessão da EDP Bandeirante, que foram beneficiados pelo projeto.

2.2. Detalhamento do Projeto

Objetivando a realização integral do projeto e cumprimento das metas previstas, o projeto “Boa Energia nas Escolas” foi dividido em 03 (três) frentes operacionais e complementares:

2.2.1 PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES

A primeira etapa do projeto consistiu no planejamento das atividades e no mapeamento do universo de escolas municipais a serem beneficiadas com a aplicação da metodologia PROCEL Educação, bem como a partir do desenvolvimento das seguintes atividades de campo:

(3)

a) Palestras de Sensibilização

Realização de Palestras de Sensibilização, com carga horária de 04 (quatro) horas de duração, envolvendo profissionais de educação e dirigentes de ensino dos municípios selecionados, para apresentação da estrutura do projeto, metodologia pedagógica, materiais didáticos e atividades complementares.

b) Cursos de Capacitação

Realização de Cursos de Capacitação, com carga horária de 08 (oito) horas de duração, com os educadores das escolas beneficiadas, para capacitá-los no desenvolvimento de atividades e aplicação da metodologia do PROCEL Educação, e para que fosse estabelecido um enfoque interdisciplinar junto aos alunos sobre o combate ao desperdício de energia elétrica.

Durante os cursos de capacitação, os educadores tiveram acesso aos conceitos de geração, transmissão, distribuição e usos finais de energia e ainda receberam diversos materiais didáticos do PROCEL Educação. Esses materiais foram utilizados em sala de aula com os seus alunos.

c) Reuniões de Avaliação e Acompanhamento

Realização de Reuniões de Avaliação e Acompanhamento do Projeto, com carga horária de 04 (quatro) horas de duração, envolvendo os educadores capacitados, objetivando mensurar a aplicação da metodologia e apresentar os trabalhos desenvolvidos com os alunos durante o ano letivo de 2013. As reuniões de avaliação e acompanhamento foram realizadas após um intervalo de 06 (seis) meses da realização dos cursos de capacitação, para que os educadores pudessem desenvolver as atividades em sala de aula com seus alunos.

2.2.2 MÓDULO ITINERANTE – UNIDADE MÓVEL DE ENSINO

O modulo itinerante consistiu no desenvolvimento, transformação e customização de um caminhão de médio porte em Unidade Móvel de Ensino – UME.

Esse caminhão foi totalmente personalizado e adaptado para receber toda infraestrutura necessária para a disseminação dos conceitos de uso racional e seguro de energia elétrica e para realização de oficinas e das demais atividades educacionais.

(4)

O projeto executivo da Unidade Móvel de Ensino contemplou a criação de ambientes cenográficos que simulam os processos de geração, transmissão, distribuição e usos finais de energia elétrica, além de um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas e interativas.

O objetivo foi fazer com que a comunidade escolar, durante o processo de visitação à Unidade Móvel de Ensino pudesse interagir, de forma concreta e presencial, com as práticas de utilização racional da energia elétrica e preservação do meio ambiente, além de proporcionar aos usuários, momentos de lazer e entretenimento.

A) Unidade Móvel de Ensino – Memorial Técnico

Caminhão VW Constellation VW 15-180

Distância Entre - Eixos: 4.800 mm

Peso Bruto Total – PBT: 13.000 kg

Ano de Fabricação / Modelo: 2011/2011

Cor: Branco

• Baú

Furgão Especial, tipo Unidade Móvel, customizada, com as seguintes dimensões 7,80 x 2,60 x 2,60 metros, maleiros e carenagens na parte inferior da base. O Furgão foi estruturado por uma porta palco automatizada por sistema hidráulico e dotada de uma Sala de Avanço Lateral, dentro da qual foram criados espaços cenográficos, instalados equipamentos multimídia e disponibilizados uma série de experimentos lúdicos e interativos.

O baú internamente foi revestido com isolamento térmico e acústico, sistema de iluminação especial, rede de distribuição de energia elétrica, piso com tratamento antiderrapante, mobiliário e um sistema completo de climatização.

• Experimentos e Maquetes Interativas

A Unidade Móvel de Ensino – UME foi equipada por equipamentos de multimídia (imagem e som) e por um conjunto de experimentos e maquetes lúdicas e interativas sobre os princípios da eletricidade, o uso da energia e suas aplicações, tais como: Anel Saltador, Bicicleta Geradora de Energia, Maquete Interativa de Consumo, Arco Voltaico, Gerador de Van der Graaf, Pilha Humana e Comparativo entre Lâmpadas.

Para simular a geração de energia através do sol foi instalado um painel fotovoltaico, onde é possível gerar energia suficiente para acender uma lâmpada de LED e tocar uma campainha.

B) Operacionalização de Campo – Unidade Móvel de Ensino

A Unidade Móvel de Ensino – UME percorreu, durante o ano letivo de 2012/2013, um universo de escolas municipais beneficiadas pelo projeto, com uma equipe composta de monitores treinados e uniformizados, levando informações e interagindo com os visitantes.

(5)

Durante esse período, os educadores e alunos foram convidados a visitar a Unidade Móvel de Ensino, onde tiveram a oportunidade de participar de um circuito roteirizado e monitorado que proporcionou uma relação direta entre o indivíduo e a energia, e, ao final de cada período de visitação, os alunos e professores receberam gibis, cartilhas e adesivos alusivos ao tema.

2.2.3 MÓDULO VIRTUAL – PORTAL EDUCACIONAL

O modulo virtual consistiu no desenvolvimento de um ambiente na internet, a partir da criação de um Portal Educacional com páginas e conteúdos sobre o uso racional e eficiente da energia, todo diagramado com fotos, jogos e atividades interativas. O Portal Educacional do projeto “Boa Energia nas Escolas” conta com as seguintes páginas e/ou conteúdos:

• Nossa turma

• Tipos e fontes de energia

• História da eletricidade na linha do tempo • Os caminhos da energia

• Bom uso da energia • Jogos e atividades

(6)

2.3. Detalhamento Operacional do Projeto

O projeto educacional “Boa Energia nas Escolas” teve inicio com o processo de sensibilização e capacitação dos educadores na metodologia PROCEL Educação, que envolveu ainda o planejamento de atividades junto às Secretarias Municipais de Ensino e/ou Diretorias de Educação, a partir das seguintes ações operacionais:

 Contatos telefônicos e pessoais com os representantes legais das Secretarias Municipais de Ensino e/ou Diretorias de Educação, para agendamento e programação das atividades de campo.  Realização de Palestras de Sensibilização com profissionais de ensino, com carga horária de 04

(quatro) horas de duração.

 Realização de Cursos de Capacitação – Metodologia PROCEL Educação com, no mínimo, 05 (cinco) educadores de cada escola beneficiada, com carga horária de 08 (oito) horas de duração.  Deslocamento, montagem, operacionalização e desmontagem da Unidade Móvel de Ensino, em

cada município/escola beneficiada, nas datas e horários previamente definidos.

 Atendimento monitorado do processo de visitação da comunidade escolar na Unidade Móvel de Ensino – UME e orientação sobre o bom uso da energia elétrica.

 Realização de Reuniões de Avaliação – Metodologia PROCEL Educação, envolvendo o universo de educadores capacitados, com carga horária de 04 (quatro) horas de duração.

 Criação, desenvolvimento de conteúdos e gerenciamento do Portal Educacional “Boa Energia nas Escolas – Internet”.

Atividades de Campo Duração Carga Horária

Palestras de Sensibilização – Dirigentes de Ensino ½ Dia 04 Horas

Cursos de Capacitação – Educadores 01 Dia 08 Horas

Unidade Móvel de Ensino – Operação de Campo Semanal 04 Dias 32 Horas Reuniões de Acompanhamento – Educadores ½ Dia 04 Horas

3) Abrangência do Projeto

A EDP Bandeirante tem por objetivo a prestação de serviços públicos de energia elétrica. Atua em 28 (vinte e oito) Municípios do Estado de São Paulo, especificamente nas regiões do Alto do Tietê e Vale do Paraíba, atendendo aproximadamente 1,401 milhões de clientes e distribuindo 13.268 GWh/ano.

Durante o Ciclo 2012/2013, com o projeto “Boa Energia nas Escolas” buscou atender um universo de 13 (treze) municípios localizados na área de concessão, conforme relação abaixo.

(7)

Item Município Item Município

01 Biritiba-Mirim 08 Potim

02 Caçapava 09 Salesópolis

03 Cachoeira Paulista 10 Santa Branca

04 Cruzeiro 11 Suzano

05 Guararema 12 Taubaté

06 Guarulhos 13 Tremembé

07 Pindamonhangaba XX XXXX

4) Metas e Benefícios do Projeto

O projeto “Boa Energia nas Escolas” teve como meta beneficiar diretamente educadores e alunos da rede municipal de ensino fundamental em 13 (treze) municípios. Desta forma, o projeto beneficiou 208 (duzentas e oito) escolas municipais, um universo de 1.077 (um mil e setenta e sete) educadores e um número estimado de 73.500 (setenta e três mil e quinhentos) alunos.

Entretanto, a principal meta foi promover o consumo consciente e seguro da energia em favor da preservação do meio ambiente, bem como multiplicar o conhecimento e a mudança de comportamento junto às famílias e as comunidades do entorno.

4.1. Processo de Capacitação de Educadores a) Palestras de Sensibilização de Diretores

No período de fevereiro a maio de 2013 foram realizadas 13 (treze) Palestras de Sensibilizações, com carga horária de 04 (quatro) horas de duração, envolvendo dirigentes de ensino, coordenadores pedagógicos e/ou diretores das escolas municipais pré-selecionadas.

Na oportunidade foram apresentados os objetivos do projeto, a metodologia pedagógica e as metas, bem como foi discutida a importância do comprometimento e participação efetiva dos educadores para êxito do projeto.

Municípios Datas Horários Número de Participantes

Escolas Diretores Biritiba-Mirim 05/02/2013 13h00 07 10 Salesópolis 05/02/2013 09h00 09 08 Guararema 19/02/2013 08h00 12 10 Santa Branca 20/02/2013 09h00 09 13 Cachoeira Paulista 25/02/2013 14h00 18 21 Potim 26/02/2013 09h00 08 12 Taubaté 08/03/2013 08h00 31 30 Suzano 13/03/2013 09h30 17 23 Guarulhos 22/03/2013 09h00 16 16 Caçapava 25/03/2013 09h00 14 16 Tremembé 01/04/2013 14h00 15 16 Cruzeiro 04/04/2013 09h00 22 38 Pindamonhangaba 03/05/2013 14h00 17 12 TOTAL 195 225

Nota: No número total de escolas descritas na tabela acima, não inclui 13 (treze) escolas vinculadas,

(8)

b) Cursos de Capacitação dos Educadores

No total foram realizados 33 (trinta e três) Cursos de Capacitação, com 08 (oito) horas de duração, envolvendo diretamente 1.077 (um mil e setenta e sete) educadores e/ou coordenadores pedagógicos de 208 (duzentas e oito) escolas públicas de ensino fundamental, as quais incluem também as escolas coligadas, onde foram abordados os conceitos de geração, transmissão, distribuição e o uso racional e seguro da energia elétrica, conforme descritos na tabela abaixo e em alguns depoimentos relatados pelos educadores.

“O curso foi muito pertinente, queremos educar nossas crianças para o mundo. Minha preocupação está em que cidadão estou ajudando a formar para cuidar do nosso planeta. Parabéns Bandeirante pela iniciativa e preocupação”. Depoimento: Maria Isabel Pacheco Baptista – EMEF Dr. Raif Mafuz

– Caçapava.

“É um trabalho de parceria muito bom, pois a maioria das pessoas já tem hábitos “ruins” enraizados, então, esse trabalho com os alunos deve ser bem aplicado, para que eles também se tornem multiplicadores em seus lares, em suas ruas e comunidades, para um bem comum”. Depoimento:

Ruth Aparecida Moreira – CEMEI Ramira da Silva Siqueira – Cachoeira Paulista.

“Projeto excelente! Espero conseguir aplicá-lo no mesmo padrão em que recebemos a capacitação. Parabéns a Bandeirante pela iniciativa!”. Depoimento: Vania Lucia De Castro Lopes – EMEIEF

Profa. Olga Ramos Ferreira – Cruzeiro.

“O curso foi excelente e muito dinâmico, e com conhecimento que levamos para nossa vida e para a vida dos alunos, que como futuros cidadãos devem ser conscientes quanto ao uso da energia e ao meio ambiente, buscando sempre a sustentabilidade do planeta”. Depoimento: Maria Bonsucesso

da Silva Machado – EM Dom Alberto Johnnes Steeger – Guararema.

“Este projeto vem de encontro às necessidades de conscientização sobre o uso racional de energia. Preservar o meio ambiente é um dever de todos”. Depoimento: Jenny da Fonseca – EMEF

Benedito Alves – Salesópolis.

“Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto. Muito interessante poder participar e, espero fazer um bom trabalho com meus alunos e também poder passar meus novos conhecimentos adiante, inclusive fora do ambiente escolar”. Depoimento: Marcia Cristina Ferreira – EMEF Padre Antonio Mario

Bonotti – Pindamonhangaba.

“O curso foi claro e objetivo, nós fazendo refletir sobre a fundamental participação dos professores na formação e sensibilização dos educandos no uso eficiente de energia em busca de uma melhor qualidade de vida”. Depoimento: Renata Reis Florêncio – EMEF Profa. Francisca Rosa Gomes –

Santa Branca.

“Esse curso fez-me repensar meus hábitos quanto ao uso da energia elétrica, para que a partir de hoje a consuma com eficiência e evite o seu desperdício”. Depoimento: Milena dos Santos de

Morais – EMEF Prof. Claudio Cesar G. de Toledo – Taubaté.

“Achei excelente a capacitação, pois tudo foi apresentado de forma clara e muito bem ilustrada. Também levou a reflexão sobre o uso correto da energia e a rever conceitos”. Depoimento: Renata

(9)

Municípios Datas Quantidades Número Total de Profissionais

Cursos Escolas Coordenação Educadores Total

Santa Branca 02/03/2013 01 09 02 40 42 Salesópolis 11/03/2013 02 19 04 103 107 14/03/2013 Biritiba-Mirim 12/03/2013 01 07 01 32 33 Potim 15/03/2013 01 08 03 34 37 Guararema 19/03/2013 04 12 02 121 123 21/03/2013 26/03/2013 28/03/2013 Cachoeira Paulista 02/04/2013 02 20 04 76 80 03/04/2013 Suzano 08/04/2013 03 17 04 93 97 09/04/2013 10/04/2013 Cruzeiro 16/04/2013 03 22 -- 100 100 17/04/2013 18/04/2013 Taubaté 22/04/2013 05 31 02 153 155 23/04/2013 24/04/2013 25/04/2013 26/04/2013 Tremembé 29/04/2013 03 16 02 69 71 30/04/2013 02/05/2013 Caçapava 06/05/2013 02 14 -- 70 70 07/05/2013 Pindamonhangaba 09/05/2013 02 17 03 57 60 10/05/2013 Guarulhos 18/05/2013 04 16 07 95 102 22/05/2013 24/05/2013 25/05/2013 TOTAL GERAL 33 208 34 1.043 1.077

c) Reuniões de Acompanhamento e Avaliação

Após um intervalo de 06 (seis) meses da realização dos cursos de capacitação, nos meses de Setembro a Dezembro de 2013, foram realizadas 33 (trinta e três) Reuniões de Avaliação e Acompanhamento do Projeto, com carga horária de 04 (quatro) horas de duração, envolvendo todos os educadores capacitados anteriormente. Durante essas reuniões, os educadores apresentaram as atividades que foram desenvolvidas, em sala de aula, com seus alunos, bem como puderam avaliar os resultados alcançados e explicitar a sua percepção sobre o projeto.

A dinâmica da reunião consistiu em reunir os professores em grupo por unidade escolar e no preenchimento da ficha de avaliação do projeto. Em seguida, os educadores de cada escola comentaram sobre a implantação e a aceitação do projeto, bem como apresentaram aos demais presentes, as atividades realizadas em sua unidade escolar.

Dentre os 1.043 (um mil e quarenta e três) educadores capacitados, participaram das reuniões de acompanhamento 1.032 (um mil e trinta e dois) docentes, ficando impossibilitados de comparecer 02 (dois) professores de Guararema, 01 (um) de Cruzeiro, 04 (quatro) de Guarulhos, 01 (um) de Pindamonhangaba, 02 (dois) de Suzano e 01 (um) professor de Tremembé, ausentes, devido a compromissos justificados por seus representantes legais.

(10)

“Consideramos o projeto excelente, alegre e atrativo. O tema realmente contribuiu para formação da conscientização ao uso e consumo consciente. É de fato uma urgência mundial, porque a ética e a cidadania também, está sendo fortalecida ao ser trabalhado os problemas causadores pela má utilização dos recursos naturais e tecnológicos que hora são empregados em nosso cotidiano. Parabenizamos a Bandeirante pela iniciativa e aguardamos em ação freqüente na escola, a continuidade do programa”. Depoimento: EM Antonio Xavier I – Cruzeiro

“Gostaríamos de parabenizá-los pela iniciativa do projeto, que é realmente muito bom e eficaz. Ressaltamos a qualidade global do material didático. Ficamos muito felizes com as mudanças de hábitos tanto dos educandos, quanto dos educadores. Esperamos receber atualizações e novidades sobre o projeto para que continuemos motivados neste trabalho. Por fim, quem realmente ganha com esta iniciativa e prática é o nosso planeta”. Depoimento: EPG Pixinguinha – Guarulhos

“Esse projeto foi muito importante, pois forneceu conhecimento da geração, da transmissão, da distribuição e o uso racional de energia elétrica, contribuindo para formação de atitudes positivas e dessa maneira, o exercício da cidadania. Todos tiveram acesso a esse conhecimento por meio de pesquisas, atividades em grupo, apresentações que colaboraram para mudanças de hábitos familiares para o uso racional de energia elétrica, ajudando assim o nosso planeta”. Depoimento:

EMEF Antonio Marques Figueira – Suzano

“O projeto é uma excelente iniciativa para além de informar os alunos, possibilitar uma mudança de hábito em relação ao consumo consciente de energia. A aplicação do projeto foi muito significativa, pois conseguiu atrelar o tema com o conteúdo bimestral gerando um bom resultado com os alunos que participaram. A iniciativa a EDP Bandeirante é boa, pois demonstrar o compromisso da organização com a sociedade”. Depoimento: EMEF Profa. Amália Garcia R. Pattos – Tremembé

(11)

Municípios Datas Números de Participantes

Escolas Capacitados Acompanhados

Guarulhos 20/09/2013 – M 16 95 91 20/09/2013 – T 21/09/2013 – M 21/09/2013 – T Pindamonhangaba 10/10/2013 – M 17 57 56 10/10/2013 – T Potim 18/10/2013 – M 08 34 34 Guararema 22/10/2013 – M 12 121 119 22/10/2013 – T 23/10/2013 – M 23/10/2013 – T Santa Branca 28/10/2013 – M 09 40 40 Taubaté 29/10/2013 – M 31 153 153 29/10/2013 – T 30/10/2013 – M 30/10/2013 – T Cachoeira Paulista 31/10/2013 – M 20 76 76 04/11/2013 – M Cruzeiro 04/11/2013 – T 22 100 99 05/11/2013 – M 05/11/2013 – T Salesópolis 11/11/2013 – M 19 103 103 11/11/2013 – T Biritiba-Mirim 12/11/2013 – M 07 32 32 Suzano 18/11/2013 – M 17 93 91 18/11/2013 – T 19/11/2013 – M Tremembé 21/11/2013 – M 16 69 68 21/11/2013 – T 22/11/2013 – M Caçapava 12/12/2013 – M 14 70 70 12/12/2013 – T TOTAL GERAL 208 1.043 1.032

(12)

4.2. Unidade Móvel de Ensino – UME

No período de 03/12/2012 a 12/12/2013, a Unidade Móvel de Ensino – UME percorreu 18 (dezoito) municípios da área de concessão da EDP Bandeirante, levando informação e conhecimento de forma lúdica e interativa para 53.299 (cinqüenta e três mil e duzentos e noventa e nove) estudantes e atendendo 162 (cento e sessenta e duas) escolas municipais de ensino fundamental, conforme cronograma operacional abaixo.

Unidade Móvel de Ensino – UME

Municípios Período Total de Atendimentos

Início Fim Alunos Escolas

01 Itaquaquecetuba 03/12/2012 05/12/2012 725 01 02 Guaratinguetá 06/12/2012 07/12/2013 321 03 Itaquaquecetuba 10/12/2012 13/12/2012 336 02 03 São Sebastião 10/01/2013 20/01/2013 640 - 04 Caraguatatuba 24/01/2013 03/02/2013 812 - 05 Guararema 22/02/2013 08/03/2013 2.095 07 06 Santa Branca 11/03/2013 15/03/2013 1.424 09 07 Biritiba-Mirim 18/03/2013 22/03/2013 1.645 07 08 Salesópolis 25/03/2013 28/03/2013 1.060 04 09 Potim 01/04/2013 12/04/2013 2.551 08 10 Cachoeira Paulista 15/04/2013 19/04/2013 1.446 07 11 Taubaté 22/04/2013 07/06/2013 9.649 20 12 Pindamonhangaba 10/06/2013 28/06/2013 3.839 13 Pindamonhangaba 10/07/2013 14/07/2013 344 - 13 Jacareí 31/07/2013 02/08/2013 1.158 03 14 Cruzeiro 05/08/2013 23/08/2013 4.474 18 15 Tremembé 26/08/2013 20/09/2013 4.796 16 16 Caçapava 23/09/2013 11/10/2013 3.874 14 17 Guarulhos 16/10/2013 08/11/2013 6.386 13 18 Suzano 11/11/2013 12/12/2013 5.724 17

TOTAL – Unidade Móvel de Ensino 53.299 162

Adicionalmente, foram realizadas atividades educacionais em áreas públicas durante o período de férias escolares e aos finais de semana nos Municípios de Salesópolis, Guararema, São José dos Campos, Caçapava, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, totalizando o atendimento de 2.038 (Duas mil e trinta e oito) pessoas.

ITAQUA 9% MOGI DAS CRUZES 8% CAÇAPAVA 16% SALESÓPOLIS 1% GUARAREMA 20% SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 46%

(13)
(14)

4.3. Portal Educacional na Internet – Site: Boa Energia nas Escolas

A internet hoje, além de ser uma realidade, é também a forma mais fácil e mais barata de se alcançar diversos tipos de públicos. Num mundo globalizado como o de hoje, a internet se coloca como uma ferramenta extremamente eficaz de relacionamento e difusão de conhecimento.

Durante os meses de Janeiro a Dezembro de 2013, cerca de 31.890 usuários puderam navegar no site “Boa Energia nas Escolas”, onde os internautas acessaram 91.225 páginas com diversos conteúdos sobre energia e sua história, os caminhos que ela percorre e o bom uso da eletricidade, conforme dados extraídos no link e detalhados nas tabelas e gráficos abaixo:

http://boaenergianasescolas.com.br/plesk-stat/webstat/. 1.158 1.060 4.183 2.095 1.061 9.649 321 640 812 1.424 1.645 2.551 1.446 4.474 4.796 3.874 6.386 5.724 17 13 14 16 18 3 13 20 7 8 4 7 9 7 3 3 -1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 6.000 7.000 8.000 9.000 10.000 11.000 ITAQ UAQ UECE TUB A GUARA TING UETÁ SÃO SEB AST IÃO CARAG UAT ATUB A GU ARAR EMA SANT A BRA NCA BIR ITIB A-M IRIM SALES ÓPO LIS POTI M CACH OEI RA PAU LIST A TAUB ATÉ PIND AMO NHAN GABA JAC AREÍ CRUZ EIRO TREM EMBÉ CAÇAPA VA GU ARUL HOS SUZAN O

(15)

4.4. Outros Benefícios

Além dos resultados em termos quantitativos e qualitativos alcançados pelo projeto, podemos destacar outros benefícios diretos e indiretos, relacionados diretamente aos objetivos do projeto.

a) Benefícios Diretos

Comunidade Escolar: Difusão dos conceitos de uso racional e seguro da energia elétrica, por meio

da capacitação de educadores, bem como através de atividades complementares e do fornecimento de materiais didáticos.

Educação do Público: Mudanças de comportamentos socioculturais, para garantir que haja uma

mudança de percepção quanto ao uso racional e seguro da eletricidade.

Podemos considerar ainda, o cumprimento dos pressupostos do programa PROCEL Educação, atingindo resultados no combate ao desperdício de energia elétrica, por meio da Educação Ambiental, da eficiência energética e da preservação dos recursos naturais, dos quais se estima uma economia média de energia elétrica por aluno de 07 (sete) kWh/mês ou 84 kWh/ano, conforme dados estatísticos do PROCEL Educação – Base 1990/2003.

Os resultados tabulados da amostra de 3.000 (três mil) alunos pesquisados demonstraram que houve uma economia mensal por residência, na ordem de 18 (dezoito) quilowatt/hora e um ganho médio por aluno envolvido, na ordem de 0,58 quilowatt/hora/mês.

b) Benefícios Indiretos

• Estabelecimento de uma política de Eficiência Energética nos Municípios e nas Escolas da Rede Pública de Ensino, refletindo a incorporação pela comunidade escolar do conceito e adoção de economia de energia.

• Aumento expressivo da sensibilização dos educadores, alunos e comunidade em geral sobre a natureza econômica da energia enquanto combustível escasso e não-renovável.

• Contribuição significativa à disseminação de práticas de economia de energia, segurança, cidadania e preservação do meio ambiente.

5) Metodologia de Avaliação do Projeto

Em se tratando de um projeto educacional, o projeto “Boa Energia nas Escolas” foi avaliado de acordo com a metodologia do PROCEL Educação. Esta avaliação levou em consideração a sazonalidade dos resultados, pois acompanha o consumo residencial dos alunos das escolas beneficiadas, por meio da análise das contas de energia elétrica de um mesmo período. Portanto, o processo de avaliação buscou atender os seguintes objetivos:

(16)

• Registro dos resultados da participação da comunidade escolar em termos qualitativos e quantitativos.

• Contabilização dos resultados do projeto a partir da tabulação das Fichas de Cadastro e de Acompanhamento da Escola e das Fichas de Cadastro e de Acompanhamento da Residência. Em termos práticos, a avaliação do projeto foi realizada nas fases de capacitação dos educadores, operacionalização de campo e acompanhamento do projeto, como segue:

• Avaliação Inicial: Realizada durante o processo de capacitação dos educadores e/ou coordenadores pedagógicos.

• Avaliação dos Resultados: Comparativo analítico entre as contas de energia elétrica, por meio de uma amostra de alunos beneficiados, considerando a sazonalidade e a influência do projeto. • Avaliação Quantitativa: Tabulação e análise dos dados de campo e do nível de envolvimento

das escolas e do corpo docente.

a) Processo de Capacitação dos Educadores

Itens Quantidades

Número de Municípios Atendidos 13

Número de Escolas Participantes 208

Número de Diretores de Ensino Envolvidos 225

Número de Educadores Capacitados 1.043

Nota-se, no quadro abaixo, que, em média, 85,1% dos educadores avaliaram como “ótimo” o processo de capacitação. Os pontos de atenção referem-se apenas ao local de curso e a carga horária que, segundo os participantes, deveria ser maior.

Avaliando a Capacitação

Itens Ótimo Bom Regular Ruim Total

Organização 956 87 - - 1.043 Metodologia 953 90 - - 1.043 Conteúdo 983 60 - - 1.043 Capacitador 985 58 - - 1.043 Local 707 302 28 06 1.043 Carga Horária 740 272 27 04 1.043

Com relação à avaliação das atividades, nota-se, no quadro abaixo, que, em média, 85,4% e 14,1% dos educadores avaliaram como “ótimo” e “bom”, respectivamente, as atividades educacionais desenvolvidas durante o curso.

Avaliando as Atividades

Itens Ótimo Bom Regular Ruim Total

Oficina de Conceitos 917 123 03 - 1.043 Exibição de Vídeos 901 136 06 - 1.043 Trabalho em Grupo 762 269 11 01 1.043 Orientações e Dicas 982 59 02 - 1.043

Nota-se, no quadro abaixo, que, em média, 94,9% dos educadores responderam que os conceitos apresentados foram “bem compreendidos” e 5,1% dos educadores responderam que os conceitos foram “compreendidos”, porém, exigindo maior aprofundamento”.

(17)

Em Relação aos Conceitos Itens Bem compreendidos Compreendidos, porém, exigindo maior aprofundamento Necessitando de novas explicações Não compreendidos Ambiente 1.009 34 - - Educação ambiental 991 52 - - Cidadania 1.000 43 - - Qualidade de vida 1.005 38 - - Energia 963 80 - - Conservação de energia 975 68 - -

Uso eficiente de energia 988 55 - -

b) Processo de Acompanhamento das Escolas e das Residências

• 195 Fichas de Cadastro de Escolas;

• 195 Fichas de Acompanhamento de Escolas; • 3.000 Fichas de Cadastro de Residências;

• 3.000 Fichas de Acompanhamento de Residências.

Resultados Finais – Escolas

Número de Escolas Acompanhadas 195

Número de Educadores Capacitados 1.043

Número de Educadores Acompanhados 1.032

Número de Educadores Envolvidos no Projeto 4.120

Número de Alunos Envolvidos no Projeto 88.028

Economia Mensal Estimada – Total em kWh 14.729

Média de Economia Mensal – Por Escola, em kWh 75

Resultados Finais – Residências

Consumo Mensal Estimado – Total Economizado, em kWh 52.621

Economia Mensal por Residência, em kWh 18

Média Estimada de Ganho por Aluno Envolvido, em kWh/mês 0,58 Ganho Potencial Envolvendo Todos os Alunos, em kWh/mês 51.427

c) Unidade Móvel de Ensino – UME

Conforme demonstrado nos quadros abaixo, a Unidade Móvel de Ensino levou entretenimento e informação para 55.337 alunos, educadores e população em geral, dos quais 53.299 foram para os alunos das 162 escolas beneficiadas e os demais 2.038 beneficiados nas ações complementares, desenvolvidas ao longo do ano.

Escolas – Itens Quantidades

Número de Municípios Atendidos 13

Número de Escolas Beneficiadas 162

Número de Alunos Atendidos 53.299

Número de Materiais de Apoio Distribuídos – Gibis 35.000

Número de Materiais de Apoio Distribuídos – Cartilhas 35.000 Número de Materiais de Apoio Distribuídos – Adesivos 35.000

Comunidade em Geral – Itens Quantidades

Número de Municípios Atendidos 06

(18)

6) Promoção e Divulgação do Projeto

Para promover e divulgar o Projeto “Boa Energia nas Escolas” foram realizadas diversas ações junto as Prefeituras e/ou Secretarias Municipais de Educação, principalmente, por meio de troca de informações durante o processo de capacitação dos educadores e na operacionalização da Unidade Móvel de Ensino.

Nesse sentido, o projeto despertou um forte interesse e foi amplamente divulgado no site das Prefeituras e nos meios e veículos de comunicação (televisão, rádio, sites, jornais, revistas, entre outros), conforme exemplos de matérias abaixo publicadas na Tribuna do Norte e no site da Prefeitura Municipal de Suzano.

Ainda com o objetivo de divulgar o projeto, os educadores receberam um kit promocional, composto por uma maleta, uma camiseta, lápis, canetas e blocos de anotações, com a aplicação do logo do projeto, da EDP Bandeirante e da ANEEL.

(19)

Com o objetivo de promover a disseminação do uso racional e seguro da energia elétrica, bem estimular a participação da comunidade escolar foram entregues as escolas participantes do projeto, um kit de material didático – PROCEL, composto por livros, jogos educativos e fitas de vídeo, além da distribuição de materiais de apoio (gibis, cartilhas e adesivos) alusivos aos conceitos do bom uso da eletricidade, conforme tabela abaixo.

Livro Zero – “Clique”: Indicado para os alunos do 1º ano do ensino fundamental e

contém uma história infantil que trata da economia de energia nas residências. "O Clique" é um texto que, de forma lúdica e bem ilustrada, mostra atitudes para evitar o desperdício de energia elétrica.

Livro 01: Indicado para alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental. De forma lúdica,

apresenta uma história que vincula a realidade de uma família às questões ambientais, convidando o leitor à reflexão.

Livro 02: Indicado para alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental e traz uma

história infantil acerca do cotidiano de uma família mostrando que a energia está em toda parte. Contém um texto lúdico, informativo, com diversas dicas de economia de energia e que faz pensar sobre a responsabilidade de cada um em utilizar a energia de modo sustentável.

Livro 03: Indicado para alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. São apresentados conteúdos

relacionados à transformação de matéria em energia, formas de geração de energia, energia no Brasil, desperdício, conservação e uso adequado da eletricidade, dentre outros, num texto lúdico, com muitas ilustrações e sugestões de como usar a energia sem desperdício.

Livro 04: Indicado para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O dia-a-dia de

uma turma de alunos é contado de forma lúdica, apresentando conceitos como ambiente e energia, tipos de geração de energia elétrica, potência e tensão, redução da conta de eletricidade, dentre outros. É enfatizada a importância de ações que ajudem a construção de um mundo sustentável.

(20)

Livro 05: Indicado para alunos do ensino médio. Apresenta diversas informações

sobre energia e meio ambiente, como: história da energia, leis da energia, matriz energética brasileira, setor elétrico brasileiro, entre outras. Incentiva o leitor a refletir sobre a relação entre a energia, o desenvolvimento econômico e os impactos sociais e ambientais.

Livro do Professor: Livro de apoio para os professores de todas as séries do ensino

fundamental e médio. Aborda: educação para a vida sustentável; a questão ambiental; conferências internacionais de meio ambiente e educação ambiental; princípios da educação ambiental; energia, tema gerador de mudanças; metodologia de implantação do Procel nas Escolas. Além disso, apresenta sugestões de atividades que podem ser adaptadas à realidade de cada escola.

(21)
(22)

LISTA DAS ESCOLAS PARTICIPANTES

ITENS MUNICÍPIOS ESCOLAS

01 01 CAÇAPAVA ANTONIO PEREIRA BUENO DR. EMEF

02 02 CAÇAPAVA ZÉLIA DE CASTRO MARQUES PROFA. EMEF

03 03 CAÇAPAVA EDMIR VIANA DE MOURA EMEF

04 04 CAÇAPAVA DAPHNE CÉSAR GHIDELLA PROFA. EMEF

05 05 CAÇAPAVA FERNANDO PANTALEÃO PROF. EMEF

06 06 CAÇAPAVA ELIEL DE ALMEIDA MARTINS REV. PROF. EMEF

07 07 CAÇAPAVA ALUÍSIO FRANÇA BARBOSA PROF. EMEF

08 08 CAÇAPAVA GENY FARAH SALLES PROFA. EMEF

09 09 CAÇAPAVA ZÉLIA DE SOUZA MADUREIRA PROFA. EMEF

10 10 CAÇAPAVA LINDOLPHO MACHADO PROF. EMEF

11 11 CAÇAPAVA RAIF MAFUZ DR. EMEF

12 12 CAÇAPAVA MARIA APARECIDA DE PINHO PROFA. EMEF

13 13 CAÇAPAVA HERMENGARDA RODRIGUES BRAGA PROFA. EMEF

14 14 CAÇAPAVA DURVALINA COSTA DA SILVA EMREF

15 01 GUARAREMA CÉLIA LEONOR LOPES LUNARDINI PROFA. EM

16 02 GUARAREMA ALBERTO JOHNNES STEEGER DOM EM

17 03 GUARAREMA ANTONIO LERÁRIO EM

18 04 GUARAREMA MARIA DA CONCEIÇÃO MAGUALHÃES SOUZA EM

19 05 GUARAREMA SYLVIO LUCIANO DE CAMPOS EM

20 06 GUARAREMA JOSÉ BENEDITO DOS SANTOS EM

21 07 GUARAREMA GETÚLIO VARGAS PRESIDENTE EM

22 08 GUARAREMA JOSÉ DONIZETE DE PAIVA EM

23 09 GUARAREMA JOSÉ QUERINO RIBEIRO EM

24 10 GUARAREMA BAIRRO DO FUKUSHIMA EM

25 11 GUARAREMA JOÃO BAPTISTA JUNGERS EM

26 12 GUARAREMA KEISABURO HONDA EM

27 01 BIRITIBA-MIRIM MARIA TEREZA DE MELO EMEF

28 02 BIRITIBA-MIRIM SANDRA REGINA DE FREITAS CARDOSO PROFA. EMEF

29 03 BIRITIBA-MIRIM JARDIM DOS EUCALIPTOS EMEF

30 04 BIRITIBA-MIRIM JOÃO CARDOSO DE SIQUEIRA PRIMO PROF. EMEF

31 05 BIRITIBA-MIRIM NELSON DE OLIVEIRA CAMARGO EMEF

32 06 BIRITIBA-MIRIM REGINA CÉLIA FREIRA DE ALMEIDA MELLO PROFA. EMEF

33 07 BIRITIBA-MIRIM HELENA RICCI BARBOSA PROFA. EMEF

34 01 POTIM JUDITH SIQUEIRA WEBER PROFA. EMEIEF

35 02 POTIM BENEDITO LUCIO THOMAZ EMEF

36 03 POTIM AMADOR GALVÃO CESAR EMEIEF

37 04 POTIM GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN DR. EMEF

38 05 POTIM JARDIM CIDADE NOVA EMEI

39 06 POTIM LAR MONSENHOR FILIPPO EMEI

40 07 POTIM VISTA ALEGRE EMEI

41 08 POTIM SANDRA APARECIDA SANTOS TEBERGA PROFA. EMEI

42 01 CRUZEIRO ANTONIO XAVIER I EMEIEF

43 02 CRUZEIRO ANTONIO XAVIER II EMEIEF

44 03 CRUZEIRO ARNOLFO AZEVEDO DR. EMEF

(23)

ITENS MUNICÍPIOS ESCOLAS

46 05 CRUZEIRO FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO PADRE EMEF

47 06 CRUZEIRO GIRLENE CARVALHO ALVARENGA MARTINOLLI PROFA. EMEIEF

48 07 CRUZEIRO ITA FORTES PROFA. EMEF

49 08 CRUZEIRO ITAMAR GIL MOELLER PROF. EMEIEF

50 09 CRUZEIRO JOÃO PIRES DE LIMA PROF. EMEIEF

51 10 CRUZEIRO JOAQUIM PAULA GUIMARÃES I PROF. EMEIEF

52 11 CRUZEIRO JOAQUIM PAULA GUIMARÃES II PROF. EMEIEF

53 12 CRUZEIRO JOAQUIM REBOUÇAS DE CARVALHO NETTO PROF. EMEF

54 13 CRUZEIRO JOSÉ DIOGO BASTOS CAIC

55 14 CRUZEIRO JOSÉ RIBEIRO DA SILVA EMEIEF

56 15 CRUZEIRO LIONS EMEIEF

57 16 CRUZEIRO MANOELA MAGALHÃES LEITE ESCOBAR PROFA. EMEIEF

58 17 CRUZEIRO MARCINIO PEREIRA CASTRO PROF. EMEIEF

59 18 CRUZEIRO MARIA GERALDINA RAMALHO GOSLING PROFA. EMEIEF

60 19 CRUZEIRO MARIA LEONOR COSTA PROFA. EMEF

61 20 CRUZEIRO MAURÍLIO BARBOSA TOMANIK PADRE EMEIEF

62 21 CRUZEIRO OLGA RAMOS FERREIRA PROFA. EMEF

63 22 CRUZEIRO BAIRRO DO PASSA VINTE EMEF

64 01 TAUBATÉ ANITA RIBAS DE ANDRADE PROFA. EMIEF

65 02 TAUBATÉ SILVINO VICENTE KUNZ PADRE EMIEF

66 03 TAUBATÉ EMÍLIO SIMONETTI PROF. EMIEF

67 04 TAUBATÉ GUIDO JOSÉ GOMES MINÉ PREF. EMIEF

68 05 TAUBATÉ JOSÉ BENEDITO MARCONDES DE MATTOS CEL. EMEF

69 06 TAUBATÉ JOSÉ SANT'ANNA DE SOUZA PROF. EMEF

70 07 TAUBATÉ CELINA MONTEIRO DE CASTRO PROFA. EMEF

71 08 TAUBATÉ JOSÉ LUIZ PEREIRA RIBEIRO CONÊGO EMEF

72 09 TAUBATÉ QUIRINO DR. EMEF

73 10 TAUBATÉ ERNESTO DE OLIVEIRA FILHO PROF. EMIEF

74 11 TAUBATÉ JOAQUIM FRANÇA VEREADOR EMEF

75 12 TAUBATÉ EVARISTO CAMPISTA CESAR MONSENHOR EMEF

76 13 TAUBATÉ JOSÉ EZEQUIEL SOUZA PROF. EMEFM

77 14 TAUBATÉ PEDRO GRANDCHAMP VEREADOR EMEF

78 15 TAUBATÉ MÁRIO MONTEIRO DOS SANTOS VEREADOR EMIEF

79 16 TAUBATÉ BENEDITO AUGUSTO CORRÊA CONÊGO EMEIEF

80 17 TAUBATÉ JUDITH CAMPISTA CÉSAR PROFA. EMEF

81 18 TAUBATÉ CLÁUDIO CESAR GUILHERME DE TOLEDO PROF. EMEF

82 19 TAUBATÉ JUVENAL DA COSTA E SILVA PROF. EMEF

83 20 TAUBATÉ LUIZ AUGUSTO DA SILVA PROF. EMEF

84 21 TAUBATÉ EMILIO AMADEI BERINGHS EMEIEF

85 22 TAUBATÉ MARTA MIRANDA DEL REI EMIEF

86 23 TAUBATÉ AVEDIS VICTOR NAHAS DR. EMIEF

87 24 TAUBATÉ JOSÉ ANGELO VICTAL DIÁCONO EMEF

88 25 TAUBATÉ ANTONIO CARLOS RIBAS BRANCO PROF. EMEF

89 26 TAUBATÉ RAMON OLIVEIRA ORTIZ DR. PROF. EMEF

(24)

ITENS MUNICÍPIOS ESCOLAS

91 28 TAUBATÉ EVERTON VENDRAMEL DE CASTRO CHAGAS SGTO. EMEF

92 29 TAUBATÉ LAFAYETTE RODRIGUES PEREIRA PROF. EMEF

93 30 TAUBATÉ WALTHER DE OLIVEIRA PROF. EMEF

94 01 CACHOEIRA PAULISTA EVANGELISTA RODRIGUES DR. EMEF

95 02 CACHOEIRA PAULISTA REGINA POMPÉIA PINTO PROFA. EMEF

96 03 CACHOEIRA PAULISTA CARMÉLIA FLEMING BITTENCOURT PROFA. EMEIEF

97 04 CACHOEIRA PAULISTA CLESTON MELLO PAIVA PROF. EMEF

98 05 CACHOEIRA PAULISTA DOMINGOS PAULA SILVA PROF. EMEIEF

99 06 CACHOEIRA PAULISTA JOSÉ DE GODOY ROSEIRA DIR. EMEIEF

100 07 CACHOEIRA PAULISTA MARIA ZÉLIA FREITAS LORENA EMEIEF

101 08 CACHOEIRA PAULISTA OTTON FERNANDES BARBOSA PROF. EMEF

102 09 CACHOEIRA PAULISTA JOAQUIM MONTEIRO DA SILVA PROF. EMEFEP

103 10 CACHOEIRA PAULISTA BENTO DA SILVA HUMMEL VEREADOR EMEIEF

104 11 CACHOEIRA PAULISTA YVONNE CIPOLLI RIBEIRO EMEIEF

105 12 CACHOEIRA PAULISTA ANA FERREIRA MARCONDES PROFA. EMEIEF

106 13 CACHOEIRA PAULISTA ANTONIO BENEDICTO HUMMEL EMEF

107 14 CACHOEIRA PAULISTA BAIRRO DO XAVIER EMEF

108 15 CACHOEIRA PAULISTA CLARA FERREIRA DO PRADO PROFA. EMEIEF

109 16 CACHOEIRA PAULISTA ALAIDE VIANNA HUMMEL CEMEI

110 17 CACHOEIRA PAULISTA MINA MENDES PROFA. CEMEI

111 18 CACHOEIRA PAULISTA CARMELINA MENDES DE AZEVEDO CEMEI

112 19 CACHOEIRA PAULISTA RAMIRA DA SILVA SIQUEIRA CEMEI

113 20 CACHOEIRA PAULISTA INSTITUTO CANÇÃO NOVA

114 01 SANTA BRANCA BARÃO DE SANTA BRANCA EMEF

115 02 SANTA BRANCA BENEDITA PEREIRA DE ALBUQUERQUE PROFA. EMEF

116 03 SANTA BRANCA ISAURA MARTINS ROSA DE SIQUEIRA EMEF

117 04 SANTA BRANCA MARINA NOGUEIRA PROFA. EMEF

118 05 SANTA BRANCA FRANCISCA ROSA GOMES PROFA. EMEF

119 06 SANTA BRANCA PALMYRA MARTINS ROSA PERILLO PROFA. EMEF

120 07 SANTA BRANCA MARIA APPARECIDA FONSECA PROFA. EMEF

121 08 SANTA BRANCA SYLVIA CANTINHO BRAGA CAMPOS PROFA. EMEF

122 09 SANTA BRANCA TEREZINHA DO MENINO JESUS PORTO WUO EMEIF

123 01 SALESÓPOLIS ANTONIO ALVES DE ALVARENGA EMEF

124 02 SALESÓPOLIS ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS EMEF

125 03 SALESÓPOLIS ANTONIO RODRIGUES FERNANDES VER. EMEI

126 04 SALESÓPOLIS BENEDITO ALVES EMEF

127 05 SALESÓPOLIS ELMIRA ESCOBAR BUENO FRANCISCO EMEF

128 06 SALESÓPOLIS ERNESTO ARDACHNIKOFF EMEF

129 07 SALESÓPOLIS HENRIQUETA MESTRA EMEF

130 08 SALESÓPOLIS JOÃO CARDOSO DO NASCIMENTO EMEI

131 09 SALESÓPOLIS JOSÉ FRANCISCO DA SILVA EMEF

132 10 SALESÓPOLIS MALVINA RODRIGUES CONCEIÇÃO EMEF

133 11 SALESÓPOLIS MARIA APARECIDA BIASOLI PROFA. EMEI

134 12 SALESÓPOLIS MARIA APARECIDA FREIRE DE FARIA PROFA. EMEI

(25)

ITENS MUNICÍPIOS ESCOLAS

136 14 SALESÓPOLIS MÁRIO DEL SANTE PADRE EMEF

137 15 SALESÓPOLIS NOBUMASA MYOSE EMEF

138 16 SALESÓPOLIS PEDRO DE SOUZA BRITO EMEF

139 17 SALESÓPOLIS SEBASTIÃO PINTO DA FONSECA EMEF

140 18 SALESÓPOLIS SONIA MARIA DA FONSECA PROF. EMEF

141 19 SALESÓPOLIS TERESA FEITAL DONA CMCI

142 01 GUARULHOS CELSO FURTADO EM

143 02 GUARULHOS IONE GONCALVES DE OLIVEIRA DE CONTI PROF EM

144 03 GUARULHOS ANSELMO DUARTE EM

145 04 GUARULHOS FELICIO MARCONDES EM

146 05 GUARULHOS PIXINGUINHA EM

147 06 GUARULHOS EVANIRA VIEIRA ROMAO EM

148 07 GUARULHOS MARFILHA BELLOTI GONCALVES EM

149 08 GUARULHOS HERBERT DE SOUZA - BETINHO EM

150 09 GUARULHOS MARIO QUINTANA EM

151 10 GUARULHOS JORGE AMADO EM

152 11 GUARULHOS ANISIO TEIXEIRA EM

153 12 GUARULHOS AMADOR BUENO EM

154 13 GUARULHOS CHICO MENDES EM

155 14 GUARULHOS ALVARES DE AZEVEDO EM

156 15 GUARULHOS PATRICIA GALVÃO EPG

157 16 GUARULHOS SEBASTIÃO LUIZ DA FONSECA EPG

158 01 PINDAMONHANGABA JOAQUIM PEREIRA DA SILVA PROF REMEFI

159 02 PINDAMONHANGABA JOAO CESARIO REMEFI

160 03 PINDAMONHANGABA ALEXANDRE MACHADO SALGADO PROF REMEFI

161 04 PINDAMONHANGABA ABDIAS JUNIOR SANTIAGO E SILVA REMEFI

162 05 PINDAMONHANGABA SERAFIM FERREIRA REMEFI

163 06 PINDAMONHANGABA LAURO VICENTE DE AZEVEDO PROF REMEFI

164 07 PINDAMONHANGABA MARIA APARECIDA ARANTES VASQUES PROFA REMEFI

165 08 PINDAMONHANGABA MARIO ANTONIO BONOTTI PADRE REMEFI

166 09 PINDAMONHANGABA VITO ARDITO REMEFI

167 10 PINDAMONHANGABA MANOEL CESAR RIBEIRO PROF.REMEFI

168 11 PINDAMONHANGABA RUTH AZEVEDO ROMEIRO PROFA REMEFI

169 12 PINDAMONHANGABA MARIA ZARA MINE RENOLDI DOS SANTOS REMEFI

170 13 PINDAMONHANGABA MARIA HELENA RIBEIRO VILELA PROFA REMEFI

171 14 PINDAMONHANGABA FELIX ADIB MIGUEL REMEFI

172 15 PINDAMONHANGABA AUGUSTO CESAR RIBEIRO PROF REMEFI

173 16 PINDAMONHANGABA PAULO FREIRE REMEFI

174 17 PINDAMONHANGABA ORLANDO PIRES PROF REMEFI

175 18 PINDAMONHANGABA YVONE APPARECIDA ARANTES CORREA PROFA REMEFI

176 19 PINDAMONHANGABA MARIA APARECIDA CAMARGO DE SOUZA REMEFI

177 20 PINDAMONHANGABA JAIRO MONTEIRO PROF REMEFI

178 01 SUZANO ADÉLIA DE LIMA FRANCO EMEIF

179 02 SUZANO ANA RITA GOMES PROFA. EMEIF

180 03 SUZANO ANTONIO MARQUES FIGUEIRA EMEF

181 04 SUZANO CÉLIA PEREIRA DE LIMA PROFA. EMEF

(26)

ITENS MUNICÍPIOS ESCOLAS

183 06 SUZANO IGNEZ DE CASTRO ALMEIDA MAYER PROFA. EMEF

184 07 SUZANO JOSÉ CELESTINO SANCHES EMEF

185 08 SUZANO LUIZ ROMANATO EMEF

186 09 SUZANO MANOEL VICENTE FERREIRA FILHO PROF. EMEF

187 10 SUZANO MÉRCIA AMARAL ANDRADE DE BRITO PROFA. EMEIF

188 11 SUZANO NEYDE PIÃO VIDAL PROFA. EMEIF

189 12 SUZANO NIZILDA ALVES DE GODOY PROFA. EMEF

190 13 SUZANO OSCAR DE ALMEIDA REDONDO PROF. EMEIF

191 14 SUZANO RUY FERREIRA GUIMARÃES PROF. EMEF

192 15 SUZANO SÉRGIO SIMÃO EMEF

193 16 SUZANO THEREZINHA PEREIRA LIMA MUZZEL PROFA. EMEF

194 17 SUZANO VICTOR SALVIANO EMEF

195 01 TREMEMBÉ ANTONIO DE MATTOS BARROS CENTRO EDUCACIONAL

196 02 TREMEMBÉ AMALIA GARCIA RIBEIRO PATTO PROFA EMEF

197 03 TREMEMBÉ TEIXEIRA POMBO COMENDADOR EMEF

198 04 TREMEMBÉ EMILIA DE MOURA MARCONDES PROFA EMEF

199 05 TREMEMBÉ JOSE INOCENCIO MONTEIRO I EMEF

200 06 TREMEMBÉ JOSE INOCENCIO MONTEIRO II EMEF

201 07 TREMEMBÉ MARIA AMELIA DO PATROCINIO PROFA EMEF

202 08 TREMEMBÉ NAIR MATTOS QUEIROZ PROFA EMEF

203 09 TREMEMBÉ NICOLAU COUTO RUIZ EMEF

204 10 TREMEMBÉ MARIA DULCE DAVI DE PAIVA PROFA EMEF

205 11 TREMEMBÉ MARIA PIA IORI PROFA EMEI

206 12 TREMEMBÉ JERONYMO DE SOUZA FILHO PROF EMEF

207 13 TREMEMBÉ ANNA QUEIROZ DE ALMEIDA E SILVA TIA ANITA EMEIEF

208 14 TREMEMBÉ PEQUENO PRINCIPE EMEI

209 15 TREMEMBÉ ERNANI GIANNICO PROF EMEF

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

1 – O subscritor do presente é pós-graduando do curso de especialização em gestão pública municipal, junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assim sendo, o

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa