• Nenhum resultado encontrado

CAMADAS MÉDIAS E POPULARES DA CIDADE DE GOIÂNIA E SEUS DISCURSOS ACERCA DA PUNIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMADAS MÉDIAS E POPULARES DA CIDADE DE GOIÂNIA E SEUS DISCURSOS ACERCA DA PUNIÇÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADEFEDERALDEGOIÁS FACULDADEDECIÊNCIASSOCIAIS

PROGRAMADEPÓS-GRAUDAÇÃOEMSOCIOLOGIA

MESTRADOEMSOCIOLOGIA

SIMONE SILVA ALVES

CAMADAS

MÉDIAS

E

POPULARES

DA

CIDADE

DE

GOIÂNIA

E

SEUS

DISCURSOS

ACERCA

DA

PUNIÇÃO

GOIÂNIA

(2)

SIMONESILVAALVES

CAMADAS

MÉDIAS

E

POPULARES

DA

CIDADE

DE

GOIÂNIA

E

SEUS

DISCURSOS

ACERCA

DA

PUNIÇÃO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

SOCIOLOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS

HUMANAS E FILOSOFIA, DA UNIVERSIDADE

FEDERAL DE GOIÁS, COMO UM DOS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE

MESTRE EM SOCIOLOGIA.

ORIENTADORA:DRA.DALVA MARIA BORGES DE LIMA DIAS DE SOUZA

GOIÂNIA

(3)

DATA DE APROVAÇÃO

____/____/_______

BANCA EXAMINADORA

________________________

PRESIDENTE -PROF.DRA.DALVA MARIA BORGES DE LIMA DIAS DE SOUZA

PROFESSORA ORIENTADORA

________________________

PROF.DR.ARISTIDES MOYSÉS

________________________

(4)

Aos meus pais, Adélia e Jerônimo Pedro Alves, pelo exemplo de amor, carinho e união que sempre me inspiraram. E minhas irmãs, Silvana e Adriana Silva Alves, que tem me apoiado em todos os momentos importantes da minha vida.

(5)

A

GRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente ao CNPq pelo apoio financeiro tão fundamental no exercício da pesquisa. Ao Departamento de Ciências Sociais pela acolhida, em especial aos funcionários Domingos, Elder e Daisy. À Universidade Federal de Goiás responsável pela minha formação tanto durante a graduação quando agora na pós-graduação.

Ao longo dos dois anos do curso de mestrado muitas vezes recorri a ajuda e ao apoio de família e amigos e a eles agradeço.

À professora Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza que, além de me orientar neste trabalho, foi quem me inicio no campo de estudos da violência. Sempre me incentivou a fazer um trabalho cada vez melhor e me deu seu voto de confiança quando precisei.

Aos professores Dijaci David de Oliveira, Francisco Chagas Evangelista Rabelo, Jordão Horta Nunes, Revalino Antônio de Freitas e Pedro Célio Alves Borges por contribuírem de forma especial, cada um a sua maneira e em momentos diversos, para a minha formação acadêmica.

Aos meus familiares que, mesmo distantes da vida acadêmica conseguiram me ajudar a vivê-la.

Agradeço aos colegas e amigos Ana Carolina, Pablo, Patrícia, Regys, Sarah e Tiago, companheiros nas disciplinas e nos momentos de descontração durante os anos do mestrado.

Agradeço as pessoas que estiveram comigo nos momentos difíceis. Aos colegas e amigos conquistados ainda na graduação, Adrienny, Iamanda, Guilherme, Renato, Marina, Luanna e Rogério. Ao estarem ao meu lado, fizeram os momentos serem mais felizes.

Um agradecimento especial à Maria Abadia e ao Marcos Cristiano (Marquinhos) por tornarem possível o trabalho de campo em seus bairros, respectivamente Vila Pedroso e Vila Novo Horizonte. Por terem me introduzido na comunidade de forma tão generosa.

Aos amigos de vida, parceiros de todas as horas, Adriana (irmã), Fernando, Leonardo, Lucas, Priscila, Najla, Silvana (irmã) e Tatiana pela sempre prontidão em me ouvir e me orientar nas crises que tive. Por me manterem calma naqueles momentos e pela amizade que me dedicaram.

(6)

R

ESUMO

As questões relativas à punição e as práticas punitivas tem estado, com efeito, no cerne das discussões da teoria social. Não obstante, atualmente, essas questões se encontram de certa forma no núcleo de análise das profundas transformações que vêm ocorrendo em face do medo da violência nas grandes cidades brasileiras. Sendo assim, a questão central do trabalho consiste em captar através dos discursos os sentidos assumidos pela população de Goiânia acerca da punição e de suas práticas, considerando um contraponto entre indivíduos pertencentes a bairros de classe média e os residentes em bairros populares. É indispensável pensar e reabrir questões que relacionem a punição com a sociedade. Em um momento em que a punição racionalizada – pensada a partir de uma organização racional democrática sob princípios de direitos individuais - parece perder as ligações com a sociedade – que de certa forma abdica desses valores na tentativa de atingir a resolução do problema da criminalidade.

(7)

A

BSTRACT

The questions related to punishment and punitive practices have been, with effect, at the core of discussions of social theory. However, currently, these questions are somehow in the nucleus of the analysis of the deep transformations that have been occurring due to fear of violence in major Brazilian cities. So, the central question of the work is to capture through the speeches, the senses assumed by the population of Goiânia about the punishment and their practices, considering a comparison between individuals from middle class neighborhoods and residents in poor neighborhoods. Is very important to think and reopen questions that relate punishment to society. In a time when the rationalized punishment - thought starting from a rational democratic organization under principles of individual rights - seems to lose connections with society - that somehow abdicates these values in an attempt to reach resolution of the criminality problem.

(8)

PROTEGEI-ME DA SABEDORIA QUE NÃO CHORA, DA FILOSOFIA QUE NÃO RI E DA GRANDEZA QUE NÃO SE INCLINA PERANTE AS CRIANÇAS. (KHALIL GIBRAN)

(9)

S

UMÁRIO

INTRODUÇÃO...………...………...10

CAPÍTULO 1-PERSPECTIVAS TEÓRICAS: AS PRÁTICAS PUNITIVAS NA TEORIA SOCIAL...13

1.1AFUNÇÃO SOCIAL DA PENA: DA INTEGRAÇÃO SOCIAL À DISCIPLINA...13

1.2ASOCIOLOGIA DA PUNIÇÃO E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE...21

1.3 OS CAMINHOS DA PUNIÇÃO NO BRASIL: DA CRISE À DEMANDA POR ENDURECIMENTO PENAL...34

CAPÍTULO 2–CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS...43

2.1.DO DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO...43

2.2.PESQUISA QUANTITATIVA...44

2.2.PESQUISA QUALITATIVA...48

CAPÍTULO 3-PERCEPÇÕES DA VIOLÊNCIA,SEGURANÇA PÚBLICA E PUNIÇÃO...50

3.1.VIVÊNCIA NOS BAIRROS...50

3.2.DA EFICÁCIA DOS APARELHOS DE SEGURANÇA PÚBLICA...61

3.3.ACLAMAÇÕES PELO ENDURECIMENTO PENAL?...73

3.4-MEDIDAS DE REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA...87

CONSIDERAÇÕESFINAIS...102

REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...105

(10)

L

ISTA DE

T

ABELAS

TABELA 1-EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE PRESOS NOS EUA E BRASIL (1990-2010) TABELA II-BUSCA DE AJUDA POLICIAL

(11)

L

ISTA DE

G

RÁFICOS

GRÁFICO 1–SENTIMENTO DE INSEGURANÇA AO CIRCULAR SOZINHO NO BAIRRO À NOITE.

GRÁFICO 2-A SEGURANÇA PÚBLICA TEM SIDO EFICAZ NO COMBATE A VIOLÊNCIA. GRÁFICO 3-MELHOR POLICIAMENTO PODE REDUZIR O CRIME NO SEU BAIRRO.

GRÁFICO 4-PENAS MAIS RIGOROSAS REDUZIRIA O CRIME NO BRASIL.

GRÁFICO 5-A PENA DE MORTE SERIA UMA MEDIDA EFICAZ NA REDUÇÃO DO CRIME NO BRASIL.

GRÁFICO 6-A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL É UMA MEDIDA FUNDAMENTAL PARA REDUZIR A VIOLÊNCIA.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

No que tange à composição da equipe atual do PAPSE, formada por 6 (seis) técnicos, na visão da G1, esse número é insuficiente, dada à demanda de servidores, tanto

Em suma, ainda que seja uma forma de trabalho vista como degradante pela sociedade, os “ catadores de materiais recicláveis ” fazem do lixo uma forma de obter renda para o

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de