• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO GRÁTIS SOLDADO PMPA 60 QUESTÕES - PELO NOVO EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO GRÁTIS SOLDADO PMPA 60 QUESTÕES - PELO NOVO EDITAL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

SIMULADO GRÁTIS

SOLDADO PMPA

(2)
(3)

LÍNGUA PORTUGUESA

YARA COELI

Tempos de resiliência

É a palavra da moda empregada por políticos, esportistas e gurus da autoajuda

Resiliência designa a capacidade humana de superar traumas e feridas. Não é uma receita para a felicidade, mas uma atitude vital positiva que estimula a reparar os danos sofridos. As experiências de órfãos, crianças maltratadas ou abandonadas; de mulheres que sofreram com a violência machista de seus maridos; de vítimas de guerras, de tortura, de catástrofes naturais, ou de doenças permitiram constatar que muitas pessoas não se prendem a seus traumas a vida toda, mas contam com esse antídoto. Só precisam encontrar ambientes interpessoais e sociais que as ajudem a conhecer o valor terapêutico da solidariedade e do amor, porque são reconhecidos como afetados por experiências injustas e degradantes. Porque a resiliência dificilmente pode brotar na solidão. A confiança e a solidariedade de outras pessoas é condição imprescindível para que qualquer pessoa ferida por uma experiência traumática recupere a confiança em si mesma e na condição humana.

O termo tem sua origem na Física. É a capacidade que um material tem de resistir a um impacto e recuperar sua forma original. Uma bola de borracha é um objeto resiliente, ao contrário do vidro de uma janela que, diante de um impacto, se estilhaça e não recupera sua forma anterior. Este fenômeno físico serviu de metáfora para o ser humano, que pode receber o impacto de um trauma e seguir adiante sem se destruir.

Disponível em:<http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/22/ciencia/1458

660245_345067.html?rel=mas>. Acesso em 18 abr. 2016.

01. Com relação à tipologia textual, assinale a alternativa correta.

a) O texto é predominantemente argumentativo, visto que defende a ideia de que vivemos tempos de resiliência.

b) O texto é predominantemente narrativo, pois narra fatos ocorridos com pessoas resilientes.

c) O texto é predominantemente expositivo, uma vez que busca transmitir informações a respeito do sentido do termo resiliência.

d) O texto é predominantemente descritivo, o que se verifica pelo emprego de um número expressivo de substantivos e adjetivos, cuja função no texto é descrever o perfil de pessoas capazes de superar traumas.

e) O texto é predominantemente injuntivo, já que tenta convencer o leitor a ser resiliente.

02. Todos os fatos abaixo são citados no texto como causas de traumas vivenciados por pessoas resilientes, exceto

a) doenças

b) catástrofes naturais.

c) ofensa e abandono na infância.

d) tortura de guerra e violência doméstica. e) falta de confiança e traição dos maridos.

03. Tendo como referência as regras de formação, de ortografia e de acentuação gráfica vigentes, assinale a alternativa correta.

a) Os vocábulos "resiliência" e "vítima" são acentuados em razão da mesma regra.

b) As palavras "reconhecidos" e "imprescindível" foram criadas a partir do mesmo processo de formação. c) Como "dificilmente" é derivado de "difícil", deveria ter acento. Por isso a forma correta é: difícilmente.

d) Segundo o novo acordo ortográfico, "autoajuda" deveria ter sido grafado com hífen. Por isso a forma correta deveria ser: auto-ajuda.

e) O vocábulo "só" é acentuado por ser oxítona terminado em "o".

(4)

04. As formas verbais destacadas em "A confiança e a solidariedade de outras pessoas é condição imprescindível para que qualquer pessoa ferida por uma experiência traumática recupere a confiança em si mesma e na condição humana." estão conjugadas, respectivamente, no:

a) presente do indicativo e no presente do indicativo. b) presente do subjuntivo e no futuro do subjuntivo. c) pretérito perfeito do indicativo e no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

d) futuro do presente do indicativo e futuro do pretérito do indicativo.

e) presente do indicativo e presente do subjuntivo.

05. A respeito do emprego das classes de palavras no texto, assinale a alternativa incorreta.

a) Em "Uma bola de borracha é um objeto resiliente", o termo destacado é um numeral.

b) Em "ambientes interpessoais e sociais que as ajudem a conhecer", o termo destacado é pronome.

c) Em "afetados por experiências injustas", o termo destacado é preposição

d) Em "estimula a reparar os danos sofridos", o termo destacado é preposição.

e) Em "de catástrofes naturais, ou de doenças", o termo destacado é conjunção

06. Considerando a sintaxe da oração "Resiliência designa a capacidade humana de superar traumas e feridas.", assinale a alternativa correta.

a) O verbo "designa" é transitivo direto e indireto. b) O sujeito "Resiliência" é paciente porque sofre a ação expressa pelo verbo.

c) O termo "humana" é o núcleo do objeto direto. d) os termos "traumas" e "feridas" têm a mesma classificação.

e) A expressão "de superar traumas e feridas" funciona como objeto indireto do verbo "designa".

07. De acordo com as regras de concordância prescritas pela norma padrão, o trecho “Não é uma receita para a

felicidade, mas uma atitude vital positiva que estimula a reparar os danos sofridos.” poderia ser substituído

pela seguinte oração:

a) Não é uma receita para a felicidade, mas uma atitude vital positiva em que é necessário que existam reparos aos danos sofridos.

b) Não é uma receita para a felicidade, mas uma atitude vital positiva em que haverão reparos aos danos sofridos. c) Não é uma receita para a felicidade, mas uma atitude vital positiva em que se estimula os reparos aos danos sofridos.

d) Não é uma receita para a felicidade, mas uma atitude vital positiva em que o reparo aos danos sofridos são estimulados.

e) Não é uma receita para a felicidade, mas uma atitude vital positiva em que se repara os danos sofridos.

08. De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o período “Só precisam

encontrar ambientes interpessoais e sociais que as ajudem a conhecer o valor terapêutico da solidariedade e do amor, porque são reconhecidos como afetados por experiências injustas e degradantes. Porque a resiliência dificilmente pode brotar na solidão.”,

assinale a alternativa correta.

a) Do ponto de vista da regência, seria necessário substituir "as" em "as ajudem" por "lhes", já que se refere a pessoas. Por isso a construção correta deveria ser: que lhes ajudem a conhecer.

b) Pode-se dar continuidade ao período acrescentando

aonde não nascer nada de bom., desde que isolado por

vírgula. Ficando gramaticalmente correta a construção:

Porque a resiliência dificilmente pode brotar na solidão, aonde não nasce nada de bom.

c) Mantendo as regras de regência, pode-se reescrever a primeira oração do período da seguinte maneira: Só

precisam ir em ambientes interpessoais e sociais...

d) Pode-se substituir "na solidão" por da solidão mantendo a correção gramatical.

e) Caso o autor quisesse substituir "porque são

reconhecidos como afetados por experiências injustas e degradantes." por porque devem esquecer das

experiências injustas e degradantes., a regência verbal

(5)

09. No que se refere à relação entre orações, assinale a alternativa que classifica incorretamente a oração transcrita:

a) Em " uma atitude vital positiva que estimula a reparar os danos sofridos.", a oração destacada é subordinada adjetiva restritiva

b) Em "...permitiram constatar que muitas pessoas...", a oração destacada é subordinada substantiva objetiva direta.

c) Em "...não se prendem a seus traumas a vida toda, mas contam com esse antídoto.", a oração destacada é coordenada sindética adversativa.

d) Em "Este fenômeno físico serviu de metáfora para o ser humano, que pode receber o impacto de um trauma e seguir adiante sem se destruir.", a oração destacada é subordinada substantiva apositiva, já que funciona como um aposto, já que está explicando.

e) É absoluta a oração: "O termo tem sua origem na Física."

10. Considerando as regras de pontuação vigentes, assinale a alternativa em que a nova redação dada às frases do texto esteja correta:

a) "...muitas pessoas não se prendem a seus traumas a vida toda mas contam com esse antídoto."

b) "Só precisam encontrar ambientes interpessoais e sociais que as ajudem, a conhecer o valor terapêutico da solidariedade e do amor".

c) "Porque a resiliência, dificilmente, pode brotar na solidão."

d) "Uma bola de borracha é um objeto resiliente, ao contrário, do vidro de uma janela que, diante de um impacto, se estilhaça e não recupera sua forma anterior." e) "Este fenômeno físico serviu de metáfora para o ser humano que, pode receber o impacto de um trauma e seguir adiante sem se destruir."

ATUALIDADES

ALESSANDRO PINON E HELDER COELHO

11. (Alessandro Pinon) A concentração de investimentos públicos e privados no oeste paraense reflete a importância estratégica que a região exerce para o Estado do Pará e para o Brasil no que se refere, principalmente, a logística de escoamento da soja. Sobre

esses investimentos que contribuem para o

desenvolvimento do oeste paraense é correto afirmar. a) a pavimentação e manutenção da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) é fundamental para atenuar a saturação do escoamento de grãos pelo porto de Santos, apesar de encarecer em poucos quilômetros o frete por essa rota via região norte até a região portuária de Santarém.

b) Em Santarém situa-se o porto da Cargil, multinacional norte-americana, que trabalha com exportação de grãos para o mundo, sua implantação foi possível em virtude de investimentos públicos e privados que visa aumentar as exportações brasileiras e, consequentemente, equilibrar a balança comercial.

c) O fortalecimento de energia elétrica no oeste paraense pode ser exemplificado pelo projeto Tramoeste, que leva energia de qualidade e segura através dos linhões da Usina Hidrelétrica de Tucuruí sem gerar maiores danos socioambientais nas reservas indígenas.

d) A soja e o milho que vem do Mato Grosso via BR-163 (Cuiabá-Santarém) transbordam para as barcaças em Miritituba que segue até o porto da Cargil em Santarém para exportação. O porto, que é investimento privado, também recebe a produção de soja de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

e) O asfaltamento da BR-163 (Cuiabá-Santarém) foi totalmente concluído desde a divisa do Pará com Mato Grosso, passando por Miritituba, Rurópolis até Santarém. Não existindo, nenhum trecho sem asfalto ou problemas com buracos ao logo da rodovia.

(6)

12. (Alessandro Pinon) "A gente avançou bastante e passamos a chamar de SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. Fizemos um estudo e vimos que aquilo que era o Alter do Chão é muito maior do que sempre se considerou, e criamos um novo nome para que não ficasse essa confusão"

(Francisco Matos, professor do Instituto de Geociência da UFPA)

Sobre o Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA) é CORRETO afirmar.

a) o subsistema do Marajó corresponde ao menor volume de água (reserva) e o subsistema do Solimões a menor área territorial com cerca de 25.950 quilômetros quadrados.

b) o subsistema do Solimões tem maior área de abrangência, no entanto, seu volume de água confinado corresponde a menor parcela entre os outros subsistemas.

c) o subsistema do Marajó, apesar de possuir menor reserva, agrega maior área territorial e localiza-se em sua maior parte no Estado do Pará, onde o aquífero é bastante subutilizado.

d) Uma das vantagens do aquífero (SAGA) é a localização em terrenos de bacias sedimentares de fácil perfuração para exploração econômica de grande escala, já existente e em grande proporção nos Estados amazônicos.

e) Na Amazônia, vive apenas cerca de 5% da população do país, mas é a região que concentra mais da metade de toda água doce existente no Brasil.

13. (Alessandro Pinon) “O atual projeto de Belo Monte é muito diferente do projeto original Kararaô apresentado em 1989. O arranjo utilizado aumentou significativamente a eficiência e a proteção social e ambiental, por meio de medidas que incluíram uma redução da área do reservatório de 1.225 km² para 478 km²”.

(https://www.norteenergiasa.com.br) Marque a alternativa que o consórcio construtor da Usina Hidrelétrica de Belo Monte utilizou para atingir a redução da área alagada.

a) a redução da área alagada foi possível em virtude da localização da usina, que quando em períodos de seca, reduz intensamente a hidrologia do rio Xingu, isso faz com que o complexo chegue à totalidade de sua capacidade instalada de energia.

b) a utilização do modelo tradicional de construção de usina hidrelétrica na bacia do rio Xingu atenuou o reservatório e, consequentemente, os impactos socioambientais na volta grande do rio Xingu, onde fica localizada diversas comunidades indígenas como a tribo Juruna.

c) a utilização de um modelo mais tecnológico denominado “a fio d’água” associado à construção de um canal de derivação, que conecta os dois reservatórios do complexo Belo Monte, proporcionou a redução da área alagada na região, no entanto tal modelo aumenta a dependência do regime de chuvas para atingir toda sua capacidade instalada.

d) o Sistema de Transposição de Embarcações (STE) e o Sistema de Transposição de Peixes existentes no complexo de Belo Monte são medidas que contribuíram para redução da área alagada, na medida em que há uma rota determinada para navegação e também para a passagem dos peixes.

e) a manutenção do projeto original de Belo Monte na bacia do rio Xingu, dividindo em seis barramentos, inclusive no principal afluente o rio Iriri, ajudou na redução da área alagada, o que não isenta os impactos socioambientais da usina, principalmente, na volta grande do rio Xingu.

(7)

14. (Alessandro Pinon) A imagem abaixo retrata a expansão da soja pelo território brasileiro.

Especificamente no Estado do Pará percebemos que a soja abrange geograficamente diversas regiões. Sobre as regiões que produzem soja no território paraense é INCORRETO afirmar.

a) A região sul do Estado desenvolve o plantio de soja por meio de da agricultura comercial, com destaque para os municípios de Santana do Araguaia e Redenção.

b) Paragominas no nordeste paraense, é o município que lidera a produção de soja em todo o Estado. Esse desenvolvimento agrícola foi impulsionado pela existência de eixo rodoviário para o escoamento como a BR-010 (Belém-Brasília).

c) antes de chegar à região norte e, consequentemente ao Estado do Pará, a soja foi se expandindo do sul para o sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil.

d) o Estado do Pará no que se refere a produção de soja, ostenta a segunda posição na região Norte, ficando atrás apenas do Estado do Tocantins, que possui grande maioria de seu território coberto por cerrado.

e) A oeste do Estado, o município de Santarém, detém a maior produção de soja e o porto da Cargil, multinacional norte-americana que desenvolve a logística para exportação de grãos para o mundo.

15. Há 35 anos, no dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior a um dos principais porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, cargas e pessoas.

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia amazônica, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a

a) produção de energia para as principais áreas industriais do país.

b) produção sustentável de recursos minerais não metálicos.

c) capacidade de produção de minerais metálicos. d) logística de importação de matérias-primas industriais.

e) produção de recursos minerais energéticos.

16. A Câmara aprovou nesta segunda-feira 14/12/2020 um projeto que viabiliza a entrega, por parte da União, de R$ 58 bilhões para estados e municípios nos próximos 17 anos. Outros R$ 4 bilhões estão condicionados a futuros leilões de petróleo dos blocos de Atapu e Sépia, na Bacia de Santos. Com isso, a expectativa é que o repasse chegue a R$ 62 bilhões. A proposta é uma tentativa de solucionar um desentendimento de 24 anos entre os entes federados e a União pelas perdas de arrecadação decorrentes da isenção da cobrança do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação de produtos destinados à exportação decorrentes da chamada Lei Kandir. Sobre os impactos da lei Kandir sobre a economia paraense é correto afirmar:

a) Essa legislação passa não incidir sobre cobrança de ICMS a exportação de produtos primários e semielaborados, trazendo dificuldades para o Pará já que exportamos soja, carnes e minérios

b) com o objetivo de estimular exportações e reduzir custos para o produtor essa legislação passa não incidir sobre cobrança de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

c) A proposta de repasse estabelece a entrega direta de 75% dos recursos aos municípios paraenses e 25% ficando com os estados.

(8)

d) Com a o repasse de verbas do Governo Federal decorrentes dos imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, as verbas serão utilizadas de forma exclusiva na Secretária de Segurança Pública e Defesa Social.

e) Ao longo de 24 anos da lei Kandir operações interestaduais relativas a energia elétrica e petróleo, inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, quando destinados à industrialização ou à comercialização não foram beneficiados.

17. (HC-2020) O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Pará, em 2017, foi de R$ 155 bilhões, contribuindo com 2,4% do PIB nacional e 42,19% do PIB da região Norte. A economia paraense, no período de 2010 a 2017, cresceu, na média do período, 4%, superior a do Brasil, que foi de 2,34%. Sobre o tema em questão é incorreto afirmar que:

a) Dos 144 munícipios, apenas dez são responsáveis pela geração de 58% do PIB: Belém, Parauapebas, Marabá, Ananindeua, Barcarena, Santarém, Tucuruí, Castanhal, Paragominas e Altamira.

b) O setor Serviços que representa 35,4% do PIB total contribui para a geração de 48% dos empregos, destacando-se as atividades de comércio, cuja participação no PIB do setor é de 17,9%.

c) Destaca-se a cadeia mineral, como grande potencial e diversidade, destacando-se a excepcional qualidade do minério do S11D, em Canaã dos Carajás.

d) A grande riqueza mineral que o Pará possui é de importância estratégica para a economia paraense e de grande contribuição para a balança comercial do estado e do país.

e) Em relação à pecuária, o estado do Pará possuía, em 2018, o 5º maior rebanho bovino do país, com 20,6 milhões de cabeças, representando 9,66% do efetivo bovino brasileiro, com Redenção o município com o maior número de cabeças de gado

18. Em sua mais recente edição, a revista britânica The Economist produziu uma matéria de capa – sob o título “Velório para a Amazônia”, denunciando o que ocorre com a região.

Diante da matéria da revista podemos observar que a capa traduz

a) uma floresta inteira sendo derrubada porque a Amazônia precisa ser povoada, desenvolvida na sua economia como forma de integrar o circuito capitalista. A derrubada de árvores contribuindo para a rentabilidade da pecuária é a justificativa para os investimentos em políticas públicas.

b) a denúncia da derrubada da floresta amazônica mesmo que seja necessária para a produção de grãos e exploração mineral. A preocupação internacional com o meio ambiente ocorre apenas porque tem ocorrido muitos furacões nas ilhas caribenhas e na Flórida. c) o aumento acelerado do desmatamento da Amazônia brasileira que abriga a maior floresta tropical do planeta. A derrubada de árvores centenárias, entre outros fatores, atende a criação de pastagens de baixa produtividade, à especulação fundiária e à extração da madeira para diversos usos e fins comerciais

d) o desmatamento da floresta amazônica é o resultado de uma tradição cultural das populações tradicionais da região que continuam com a prática da coivara. As queimadas são necessárias na fase do plantio, além de favorecer a ampliação das pastagens para a pecuária. e) a evolução do antropismo, ocorre na borda da floresta equatorial, cumprindo as recomendações de desenvolvimento sustentável e de exploração, como proposto na Agenda 21, da ONU

(9)

RACIOCÍNIO LÓGICO

ALLAN MIRANDA

19. Considerando os símbolos representativos dos conectivos, a alternativa que apresenta a proposição verdadeira é a seguinte: a) 2 + 5 = 10 ∨ 5 × 8 = 32. b) 2 + 5 = 10 ∧ 5 × 8 = 32. c) 3 + 10 = 15 ∧ 4 × 10 = 40. d) 3 + 10 = 15 ∨ 4 × 10 = 40. e) 3 + 12 = 15 ∧ 40 ÷ 10 = 5.

20. Considere as proposições a seguir. p: Ricardo é arquiteto;

q: Fernando é acriano.

A proposição “Ricardo não é arquiteto e Fernando é acriano” é representada por

a) ~p ∨ ~q. b) ~p ∧ ~q. c) ~p ∨ q. d) ~p ∧ q. e) p ∧ ~q.

21. Assinale a alternativa que corresponde à negação lógica da proposição:

“Pedro não é farmacêutico e João não é analista de sistemas”.

a) Pedro é farmacêutico ou João é analista de sistemas. b) Pedro não é farmacêutico ou João não é analista de sistemas.

c) Se Pedro é farmacêutico, então João é analista de sistemas.

d) Pedro é farmacêutico e João é analista de sistemas. e) Pedro é farmacêutico ou não é analista de sistemas.

22. p q ~p (p ∧ q) V V V F F V F F

Considerando a tabela verdade apresentada, depois do correto preenchimento dos espaços em branco com os valores lógicos V ou F, quantas vezes aparecerá a letra V? a) 0

b) 1 c) 2 d) 3 e) 4

23. O uniforme para atividades físicas de determinado batalhão é composto por tênis, camiseta e calção. Na última encomenda, foram solicitados tênis em 3 cores diferentes, camisetas em 4 cores diferentes e calções em 5 cores diferentes. Dois uniformes são considerados iguais quando tiverem os respectivos tênis, camisetas e calções na mesma cor. Com base nessa situação hipotética, quantos uniformes diferentes podem ser montados para esse batalhão?

a) 12 b) 56 c) 48 d) 24 e) 60

24. Após um ano de observação em determinada cidade, foi constatado que a cada 7.000 nascimentos, 840 crianças apresentavam alguma anomalia cardíaca. Assim, a probabilidade de nascer uma criança que não apresente nenhuma doença cardíaca é igual a:

a) 12% b) 34% c) 66% d) 84% e) 88%

(10)

DIREITO CONSTITUCIONAL

JOÃO PAULINO

25. Segundo a Constituição Federal, é correto afirmar: a) Ninguém é considerado inocente até prova em contrário.

b) Não pode ser concedida extradição de estrangeiro por crime político.

c) O tribunal do júri tem competência exclusiva para julgar os crimes dolosos e culposos contra a vida. d) A prática de tortura é crime inafiançável e imprescritível, sujeitando o seu infrator à pena de reclusão, na forma da lei.

e) Não se admite ação privada em crimes de ação pública, ainda que esta não seja intentada no prazo legal.

26. Em matéria de Direitos Sociais, segundo a Constituição Federal, o trabalho na condição de aprendiz é permitido:

a) A partir dos doze anos de idade. b) A partir dos quatorze anos de idade. c) A partir dos dez anos de idade. d) A partir dos oito anos de idade. e) A partir dos treze anos de idade.

27. Segundo a Constituição Federal de 1988, NÃO é cargo privativo de brasileiro nato:

a) Presidente da Câmara dos Deputados. b) Oficial das forças armadas.

c) Cargos da carreira diplomática. d) Presidente do Senado Federal. e) Vereador.

28. Assinale a alternativa correta, em relação aos direitos políticos na Constituição Federal de 1988. a) É condição de elegibilidade a idade mínima de dezoito anos, para o cargo de Vereador, e trinta e cinco anos para o de Deputado Federal.

b) Os estrangeiros, os conscritos durante o período do serviço militar obrigatório e os analfabetos são inelegíveis.

c) Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado, do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até 3 (três) meses antes do pleito.

d) O militar alistável que tenha mais de dez anos de serviço será elegível, devendo ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, no dia seguinte à eleição, passará para a inatividade.

e) O povo exerce o poder, de forma direta, através do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular, sendo que o referendo pode ser definido como a consulta prévia ao povo para que delibere acerca de eventual ato legislativo ou administrativo.

DIREITO ADMINISTRATIVO

KLEWERTON CUNHA

29. Assinale a alternativa correta sobre o tema da organização administrativa do Estado, conforme estudado pelos autores do Direito Administrativo. a) O Estado é considerado um ente personalizado, seja no âmbito internacional, seja internamente e quando se trata de Federação.

b) O Estado é considerado um ente despersonalizado, seja no âmbito internacional, seja internamente e quando se trata de Federação.

c) O Estado é considerado um ente personalizado no âmbito internacional e despersonalizado internamente, ou seja, quando se trata de Federação.

d) No âmbito das relações internacionais, vigora o plunipersonalismo, ou seja, nas relações externas do Estado existem várias personalidades que compõem sua identidade para com a comunidade mundial.

e) No âmbito interno e quando se trata de Federação, vigora o unipersonalismo, porque além da pessoa jurídica central não existem outras internas que compõem o sistema político.

(11)

30. O Direito Administrativo no Brasil não é codificado. As normas administrativas encontram-se difundidas na Constituição Federal e em diversas leis e diplomas normativos. São usualmente apontados como fontes do Direito Administrativo a lei, a jurisprudência, a doutrina e os costumes. Considerando-se esse assunto, é correto afirmar que a doutrina pode ser conceituada como: a) qualquer veículo nominativo que expresse a vontade popular.

b) um conjunto de regras não escritas, porém observadas de modo uniforme pela sociedade.

c) um conjunto de teses, ou seja, construções teóricas produzidas por estudiosos do Direito que expressam o modo como os operadores da área jurídica devem compreender as determinações legais.

d) atos normativos infralegais expedidos pela Administração Pública.

e) reiteradas decisões judiciais em um mesmo sentido a respeito de determinado tema.

31. A necessidade de concessão de licença para execução de obra em terreno particular corresponde ao poder a) normativo.

b) de polícia. c) disciplinar. d) hierárquico. e) regulamentar.

32. No que se refere à análise dos poderes administrativos, assinale a alternativa correta.

a) Os servidores públicos têm o dever de acatar e cumprir as ordens de seus superiores hierárquicos, sob pena de violação do poder disciplinar.

b) Pelo poder de polícia, a administração poderá punir particular que possua vínculo administrativo, como o aluno de uma escola pública, por exemplo.

c) Poder de polícia originário é aquele executado pelas pessoas administrativas integrantes da administração direta.

d) A omissão, pelo agente público, diante de uma lei que determina a prática de um ato, não é considerada como uma hipótese de abuso de poder.

e) O poder hierárquico não está presente nos Poderes Legislativo e Judiciário.

DIREITO PENAL

RAPHAEL PINHO

33. O servidor público que pratica crime de corrupção contra a Administração Pública está sujeito à (a):

a) pena de expulsão do Brasil. b) pena de morte.

c) pena de reclusão.

d) somente pagamento de cesta básica. e) N.d.a

34. Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa CORRETA.

a) É isento de pena o agente que pratica o crime de roubo contra seu cônjuge, na constância da sociedade conjugal. b) É isento de pena o agente que pratica o crime de furto em prejuízo de seu cônjuge, que possui 50 anos de idade, na constância da sociedade conjugal.

c) A pena do delito de receptação é reduzida de um a dois terços se o crime for praticado contra descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo.

d) A pena do delito de furto é aumentada de um terço se o crime for praticado em prejuízo do cônjuge, na constância da sociedade conjugal.

e) É isento de pena quem pratica o crime de extorsão em prejuízo do cônjuge judicialmente separado.

35. Em relação às causas de exclusão de ilicitude, assinale a opção INCORRETA.

a) Um bombeiro em serviço não pode alegar estado de necessidade para eximir-se de seu ofício, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo.

b) Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. c) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

(12)

d) Considera-se causa supralegal de exclusão de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa.

e) Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

36. Com relação ao tempo e ao lugar do crime, o Código Penal brasileiro adotou, respectivamente, as teorias do(a) a) resultado e da ação. b) consumação e do resultado. c) atividade e da ubiquidade. d) ubiquidade e da atividade. e) ação e da consumação.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

WALNEY OLIVEIRA

37. Assinale a alternativa cuja informação preenche, correta e respectivamente, a lacuna, nos termos do caput do art. 4° do CPP. “A polícia judiciária será exercida _________ no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria”.

a) pela polícia.

b) pelas forças armadas. c) pelas autoridades policiais. d) pelos Juízes de Direito. e) pelo Ministério Público.

38. De acordo com a o Código de Processo Penal, a ação penal pode ser pública ou privada. O titular da ação penal privada chama-se querelante ou ofendido e a peça processual chama-se queixa-crime. Já em relação à ação penal pública, o titular é o Ministério Público e a peça processual chama-se: a) Queixa denunciativa. b) Queixa pública. c) Denúncia. d) Notícia do crime. e) Queixa substitutiva.

39. Com relação às características do inquérito policial (IP), assinale a opção incorreta.

a) Sigiloso. b) Prescindível. c) Oficial. d) Discricionário. e) Oralidade.

40. Marque a alternativa que possui os tipos de flagrantes delitos preconizados no Código de Processo Penal:

a) Flagrante Forjado.

b) Flagrante Próprio e Presumido, somente. c) Flagrante Próprio e Impróprio, somente. d) Flagrante Próprio, Impróprio e Presumido. e) Flagrante Esperado e Flagrante Próprio, somente.

DIREITO PENAL MILITAR

WALNEY OLIVEIRA

41. Deixar de apresentar-se o convocado à incorporação, dentro do prazo que lhe foi marcado, ou, apresentando-se, ausentar-se antes do ato oficial de incorporação com pena de impedimento, de três meses a um ano, caracteriza o crime de:

a) Motim. b) Revolta. c) Deserção. d) Insubmissão. e) Deserção especial.

42. O ato de exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida configura o crime militar de:

a) Prevaricação. b) Concussão. c) Peculato.

d) Corrupção passiva. e) Peculato.

(13)

43. Em relação ao tema Lugar do Crime preconizado no Código Penal Militar é correto afirmar:

a) Nos crimes comissivos a teoria adotada é da atividade. b) Nos crimes omissivos a teoria adotada é do resultado. c) A teoria adotada é a mista.

d) Tanto nos crimes comissivos como nos omissivos a teoria adotada é a da ubiquidade.

e) A teoria adotada independente se o crime é comissivo ou omissivo.

44. De acordo como o Decreto-Lei n° 1001/69, a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas. Este instituto é chamado: a) Retratação penal.

b) Refração penal. c) Detração penal. d) Perdão parcial. e) Retroatividade.

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

WALNEY OLIVEIRA

45. Em relação ao tema Inquérito Policial Militar, Código de Processo Penal Militar preconiza, exceto:

a) O inquérito policial militar é a apuração sumária de fato, que, nos termos legais, configure crime militar, e de sua autoria. Tem o caráter de instrução permanente, cuja finalidade precípua é a de ministrar elementos necessários à propositura da ação penal.

b) São efetivamente instrutórios da ação penal os exames, perícias e avaliações realizados regularmente no curso do inquérito, por peritos idôneos e com obediência às formalidades previstas neste Código.

c) Para verificar a possibilidade de haver sido a infração praticada de determinado modo, o encarregado do inquérito poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública, nem atente contra a hierarquia ou a disciplina militar.

d) Em se tratando da apuração de fato delituoso de excepcional importância ou de difícil elucidação, o encarregado do inquérito poderá solicitar do procurador-geral a indicação de procurador que lhe dê assistência.

e) Será encarregado do inquérito, sempre que possível, oficial de posto não inferior ao de capitão ou capitão-tenente; e, em se tratando de infração penal contra a segurança nacional, sê-lo-á, sempre que possível, oficial superior, atendida, em cada caso, a sua hierarquia, se oficial o indiciado.

46. De acordo com o Decreto-lei n° 1002/69, em regra o prazo para finalizar o inquérito policial militar estando o indiciado preso é de:

a) 10 dias. b) 20 dias. c) 30 dias. d) 40 dias. e) 60 dias.

47. Acerca do processo penal militar, assinale a opção correta.

a) A ação penal é privada e somente pode ser promovida por denúncia do Ministério Público Militar.

b) A denúncia deve ser apresentada sempre que houver prova de fato que, em tese, constitua crime indícios de autoria.

c) Apresentada a queixa, o Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

d) Apresentada a denúncia, o Ministério Público poderá desistir da ação penal.

e) NDA.

48. Os autos de Inquérito Policial Militar que apurou os fatos relativos a crime militar ocorrido em determinada organização militar foram encaminhados ao Ministério Público Militar, cabendo a este órgão ministerial propor ação penal militar. Ao ofendido caberá propor ação penal militar de iniciativa privada subsidiária da pública: a) a qualquer tempo.

b) caso o Ministério Público Militar venha pedir o arquivamento do inquérito.

c) em caso de inércia do Ministério Público Militar. d) em caso de requisição do Juiz.

(14)

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

RAPHAEL PINHO

49. São circunstancias que aumentam a pena do crime de tortura de 1/6 até 1/3, exceto.

a) Ser o crime é cometido por agente público. b) Ser o crime é cometido mediante sequestro.

c) Ser o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente.

d) Ser o crime praticado por qualquer meio insidioso ou cruel.

e) Ser o crime praticado contra maior de 60 (sessenta) anos.

50. A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação:

a) dos direitos sociais

b) dos direitos fundamentais. c) dos direitos constitucionais.

d) dos direitos e garantias fundamentais inerentes a pessoa humana.

e) dos direitos sobre-humanos.

51. Nos crimes previstos na Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 – que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor –, constitui efeito da condenação a perda do cargo ou função pública, para o servidor público, e a suspensão do funcionamento do estabelecimento particular envolvido por prazo não superior a: a) 1 mês. b) 1 ano. c) 6 meses. d) 3 meses. e) 3 anos

52. Nos termos da nova lei de abuso de autoridade, podemos afirmar:

I- Constitui efeito da condenação tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime, devendo o juiz, a requerimento do ofendido, fixar na sentença o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos por ele sofridos.

II- Constitui efeito da condenação a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública, pelo período de 1 (um) a 5 (cinco) anos, sendo nesse caso automáticos tais efeitos.

III- Que a perda do cargo, do mandato ou da função pública, é condicionada à ocorrência de reincidência em crime de abuso de autoridade e não são automáticos, devendo ser declarados motivadamente na sentença. IV- Jamais as penas privativas de liberdade poderão ser substituídas por restritivas de direito

Estão corretos apenas os itens: a) I, II, III, IV

b) I, II, IV c) I, III, IV d) I, III e) I, II, III

(15)

DIREITOS HUMANOS

LETÍCIA CASTRO

53. Considerando as diretrizes sobre o uso da força pelos agentes de segurança pública, conforme Portaria Interministerial nº 4.226/2010, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é CORRETO afirmar que: a) Todo agente de segurança pública que, em razão da sua função, possa vir a se envolver em situações de uso da força, deverá portar no mínimo 3 (dois) instrumentos de menor potencial ofensivo e equipamentos de proteção necessários à atuação específica, independentemente de portar ou não arma de fogo. b) O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e eficiência. c) Não é legítimo o uso de armas de fogo contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, a não ser que o ato represente um risco imediato de morte ou lesão grave aos agentes de segurança pública ou terceiros.

d) O ato de apontar arma de fogo contra pessoas durante os procedimentos de abordagem deverá ser uma prática rotineira e indiscriminada.

e) Os agentes de segurança pública não deverão disparar armas de fogo contra pessoas, mesmo diante de casos de legítima defesa própria ou de terceiro contra perigo iminente de morte ou lesão grave.

54. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é INCORRETO afirmar que:

a) Toda a pessoa acusada de um ato delituoso presume-se inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo público em que todas as garantias necessárias de defesa lhe sejam asseguradas.

b) Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.

c) Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade nem do direito de mudar de nacionalidade.

d) Toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países, inclusive em caso de perseguição por crime de direito comum.

e) Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

55. De acordo com a Proteção Internacional dos Direitos Humanos, há três (3) eixos, vertentes, que tencionam a conferir uma gama de princípios e regras para amparar os direitos essenciais do homem em situações de especial vulnerabilidade. Tais vertentes são:

a) Direito Internacional Humanitário, direito internacional dos deficientes, direito internacional dos direitos humanos

b) Direito Internacional dos Refugiados, convenção contra a tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, convenção contra a discriminação

c) Direito Internacional Humanitário, Direito Internacional dos Refugiados e Direito Internacional dos Direitos Humanos

d) Direito internacional do meio ambiente, direito internacional de conflitos armados, direito internacional dos direitos humanos.

e) Convenção contra a discriminação, convenção dos direitos da infância e convenção interamericana sobre a proteção dos direitos dos idosos.

56. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judicial autônoma cujo objetivo é aplicar e interpretar a Convenção Americana, exercendo, dentre outras, a função contenciosa, na qual se encontra a resolução de casos contenciosos e o mecanismo de supervisão de sentenças. Quanto a essa Instituição é CORRETO afirmar:

a) A Corte compor-se-á de doze juízes, nacionais dos Estados-membros da Organização, eleitos a título pessoal dentre juristas da mais alta autoridade moral, de reconhecida competência em matéria de direitos humanos.

b) Pode haver mais de um juiz da mesma nacionalidade compondo a Corte, no entanto, quando um caso contra seu país de origem chegar até a instituição, somente um deles poderá atuar no caso.

c) Os juízes da Corte serão eleitos por um período de seis anos e só poderão ser reeleitos uma vez.

d) O quorum para as deliberações da Corte é constituído por quatro juízes.

e) Mesmo após o término de seus mandatos, os juízes continuarão funcionando nos casos de que já houverem tomado conhecimento e se encontrem em fase de sentença.

(16)

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL

EMERSON CASTRO

57. (2020 - EMERSON CASTRO) De acordo com o Estatuto dos Policiais Militares da PMPA, assinale a alternativa em que não encontramos um dos motivos para ocorrência da exclusão do serviço ativo da Policial-Militar e o consequente desligamento da Organização, a que estiver vinculado o Policial-Militar.

a) Perda de posto e patente. b) Demissão

c) Exclusão a bem da disciplina d) Extravio

e) Ausência

58. (2020 - EMERSON CASTRO) A autoridade de hierarquia superior e competente, discordando da solução dada à sindicância ou ao processo administrativo disciplinar pela autoridade de hierarquia inferior, poderá avocá-la, dando-lhe solução diferente. Conforme o CEDPM-PA, o direito a avocação prescreverá no prazo de:

a) seis meses. b) um ano.

c) um ano, prorrogável por igual período. d) dois anos.

e) dois anos, prorrogável por igual período.

59. (2020 - EMERSON CASTRO) De acordo com a Lei Complementar nº 053/06, Os oficiais que compõem o Quadro Complementar de Oficiais Policiais-Militares (QCOPM) e o Quadro de Oficiais Capelães Policiais Militares (QOCPM) poderão ser promovidos até o Posto de: a) 1º Tenente. b) Capitão. c) Major. d) Tenente Coronel. e) Coronel.

60. (2020 - EMERSON CASTRO) De acordo com o Decreto no 88.777, de 30 de setembro de 1983, qualquer

mudança de organização, aumento ou diminuição de efetivos das Polícias Militares dependerá de aprovação do:

a) Ministério do Exército. b) Ministério da Defesa. c) Estado-Maior do Exército. d) Comando Geral do Exército.

e) Comando Geral do Exército em conjunto com o Comando Geral da Polícia Militar.

(17)

01. C

11. D

21. A

31. B

41. D

51. D

02. E

12. E

22. D

32. C

42. B

52. D

03. B

13. C

23. E

33. C

43. C

53. C

04. E

14. E

24. E

34. B

44. C

54. D

05. A

15. C

25. B

35. D

45. A

55. C

06. D

16. A

26. B

36. C

46. B

56. C

07. A

17. E

27. E

37. C

47. B

57. E

08. D

18. C

28. B

38. C

48. C

58. B

09. D

19. D

29. A

39. E

49. D

59. D

10. C

20. D

30. C

40. D

50. D

60. C

Caso haja divergência entre este gabarito e o gabarito do vídeo do Youtube,

valerá o gabarito do vídeo do YouTube..

SIMULADO GRÁTIS

SOLDADO PMPA

60 QUESTÕES - PELO NOVO EDITAL

VÍDEO:

https://youtu.be/ceTNbAcFlOQ

(18)

Referências

Documentos relacionados

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

O Present Continuous é um tempo verbal usado para indicar ações que estão em progresso no presente, ou seja, ações que estão acontecendo agora.. Algo como “Estou

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

Esses comportamentos são também vistos por Simmel como uma patologia porque, assim como ao avaro e ao pródigo, o dinheiro pode tornar-se um fim em si mesmo,

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0812786/CA.. buscam a realidade que as transcende. Para Robinson, considerar a eikasia como estado de engano, de

Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo - Brasil e University of Illinois –

9 Led indicador de aquecimento (KeepThermo) 10 Botão de cozimento: seleciona as funções aquecer ou cozinhar 11 Copo medidor 12 Colher plástica 13 Bandeja para legumes (cozimento