• Nenhum resultado encontrado

NOTA SECTORIAL MERCADO DA POLÓNIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA SECTORIAL MERCADO DA POLÓNIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

________________________________________________________________________________ Construção Civil – Nota Sectorial – Delegação do Icep em Varsóvia

1 NOTA SECTORIAL – MERCADO DA POLÓNIA

CONSTRUÇÃO CIVIL

Breve caracterização do sector

O sector de construção é um dos mais importantes sectores da economia polaca, pois emprega cerca de 4,5% da população activa do país e representa 11% do PIB (2004).

A Polónia é hoje um dos mercados mais competitivos da Europa Central e Ocidental neste sector de actividade.

O “boom” do sector da construção na Polónia começou nos anos 1996/1998, baixando ligeiramente nos anos 2000/2002 e voltando novamente a apresentar crescimento assinalável a partir de 2004, ano da adesão deste país à União Europeia.

Em 2004, estavam registadas na Polónia cerca de 339.000 empresas construtoras, dos quais “de facto” só 186.000 existem actualmente com actividade regular. Destas empresas, 97% são privadas e apenas 3% pertencem ainda ao Estado.

As empresas com menos de 10 empregados, realizam cerca de 40% de toda a produção neste sector. A restante produção (60%) é executada por empresas com mais de 10 empregados, incluindo-se neste grupo cerca de 200 grandes empresas que têm mais de 240 trabalhadores.

Na lista das maiores empresas com intervenção no mercado polaco encontram-se a Budimex SA GK (Ferrovial), Skanska Polska SA GK, Strabag SA, Mitex SA, Wartbud SA, Mostostal Warszawa SA GK, PRIn SA Holding, Hochtief Polska SA, Mostostal Export SA GK, Mostostal Zabrze Holding SA GK, Bouygues e Mota Engil Polska, a maioria delas com capital estrangeiro.

A estrutura dos trabalhos realizados no sector polaco de construção, em 2004, mostra que 70% são obras de investimentos e projectos de construção de casas e edifícios de utilização pública, bem como estradas, auto-estradas e respectivas infra-estruturas), sendo os restantes 30% trabalhos de reparação e modernização.

Em termos da distribuição geográfica destas obras, as regiões com maior relevância são as seguintes:

- Voivodia Mazowieckie (27%), onde se integra a cidade de Varsóvia. - Voivodia l skie (14%), onde se integra a cidade de Katowice. - Voivodia Wielkopolskie (13%), onde se integra a cidade de Pozna .

Em suma, este é um sector que se encontra em fase de grande expansão e que se espera que venha a ter um crescimento sustentado nos próximos anos.

(2)

________________________________________________________________________________ Construção Civil – Nota Sectorial – Delegação do Icep em Varsóvia

2 Sub-sectores

Obras Públicas

As obras públicas representam cerca de 59% de actividade no sector de construção da Polónia. A maior parte destas obras é financiada pelos fundos europeus ou internacionais, como Banco Mundial, BERD e BEI.

Infra-estruturas rodoviárias

A Polónia tem 343.432 km de estradas dos quais 5% pertencem ao Estado e os restantes 95% são da competência das autoridades locais. A maioria destas estradas necessita uma renovação complexa (incluindo as ruas e avenidas dentro das cidades).

Os 550 km de auto-estradas existentes, foram construídos fundamentalmente nos últimos anos, entre 1990 e 2004. Para cobrir todo o país com uma rede moderna e funcional, deve-se ainda construir cerca de 2.000 km de auto-estradas.

Os planos existentes para o período 2003 – 2012 prevêem a construção de 1.535 km de auto-estradas, 3.086 km de estradas nacionais e renovação de 4.431 km de estradas locais. Existe também a intenção da construção de 2 novas pontes no rio Vístula com a toda a infra-estrutura necessária.

A Instituição responsável por todos estes projectos é a Direcção Geral de Estradas

Nacionais e Auto-estradas – GDDKiA (www.gddkia.gov.pl).

Infra-estruturas ferroviárias

O comprimento total de linhas ferroviárias de que a Polónia dispõe é de 21.073 km. As linhas de importância nacional representam cerca de 52,1% do total, ou seja, são 10.980 km. Tendo em atenção que pela Polónia passam vários importantes itinerários internacionais, a maioria das linhas necessita de uma modernização total, de modo a permitir uma melhor exploração e aproveitamento da velocidade máxima dos comboios modernos.

Para realizar os principais projectos, no período 2005–2007, relacionados com a modernização parcial de itinerários mais importantes (percursos E20, E30, E65 e E75) a Polónia vai beneficiar de verbas no valor de 1177,6 milhões Euros provenientes de Fundos Comunitários.

A instituição responsável por estes projectos é a Sociedade PKP (Comboios

Nacionais) – www.pkp.pl

Infra-estruturas aeroportuárias

A Polónia possui 9 aeroportos nas mais importantes cidades do país e, em 2004, o tráfico aéreo cresceu cerca de 24%, em comparação com o ano 2003, atingindo um total de 9 milhões de passageiros.

Este facto, resultou principalmente das facilidades formais nas deslocações, depois de entrada da Polónia na União Europeia e do alargamento da oferta de companhias aéreas, incluindo ligações “low-cost”. Por este motivo, decidiu-se alargar e melhorar,

(3)

________________________________________________________________________________ Construção Civil – Nota Sectorial – Delegação do Icep em Varsóvia

3 entre outros, o actual aeroporto de Varsóvia e também se iniciaram as discussões sobre a possibilidade de construção, no período 2010–2020, de um novo aeroporto a ser localizado a cerca de 60 km do centro da cidade de Varsóvia.

Para além, e no curto-médio prazo, está prevista a renovação dos aeroportos regionais nas cidades de Cracóvia, Wroclaw, Katowice, Poznan, Gdansk, Szczecin, Rzeszow e Olsztyn e a construção de um novo aeroporto em Lublin.

A instituição responsável pelos projectos acima mencionados é a empresa PPL -

Aeroportos da Polónia – www.porty-lotnicze.com.pl

Construção de edifícios Edifícios de habitação

Em 2004, foram construídos na Polónia 108.600 apartamentos, dos quais 10.300 em Varsóvia, 4.477 em Cracóvia e 3.069 na região de Gdansk/Gdynia. Já em 2005, a construção de apartamentos atingiu perto de 120.000 unidades. Respondendo à crescente procura das casas – resultado da melhoria do poder de compra da população polaca – diversos analistas prevêem que a construção de casas na Polónia, dentro de 5/6, anos deva atingir um ritmo de 220 – 250 mil unidades por ano.

Edifícios de escritórios

No ano 2005, registou-se um aumento significativo de procura de espaços para escritórios.

A capital da Polónia, Varsóvia, com 2,33 milhões de m2 de escritórios, dos quais 47% estão localizados no centro, é a cidade onde há maior concentração de construção deste tipo de edifícios.

Os projectos para os mais próximos anos prevêem novas construções: em Varsóvia, irão ser concluídos os projectos Towarowa Park (57.220 m2), Terraços Dourados (55.000 m2 para os escritórios), Rondo 1 (57.000 m2) e Rede Energética da Polónia (23.000 m2); em Poznan, os projectos Andersia Tower (44.000 m2) e ainda um conjunto de edifícios nas cidades de Wroclaw, Lodz e Katowice.

Superfícies comerciais

Nos princípios de 2005, a Polónia tinha mais de 5,1 milhões de m2 de superfícies comerciais modernas (29,8% em Varsóvia), quando em fins de 2003 só existiam 2,6 milhões de m2. Actualmente, funcionam 184 Centros Comerciais com uma superfície superior a 10.000 m2, dos quais 37 em Varsóvia.

Existe ainda um conjunto de novos projectos que estão em construção nas cidades de Varsóvia, Katowice, Lodz, Poznan, Gliwice e Wroclaw.

Para os próximo anos todas as grandes redes de distribuição, existentes na Polónia, apresentaram os seus projectos de desenvolvimento de superfícies comerciais, tendo como objectivo a expansão para cidades mais pequenas (entre 50 e 150 mil

(4)

________________________________________________________________________________ Construção Civil – Nota Sectorial – Delegação do Icep em Varsóvia

4 habitantes), mas continuando construção de grandes centros multi-funcionais nas cidades maiores.

Construção industrial

A Polónia dispõe de 1,54 milhões de m2 da superfície de armazenamento moderna. Só em 2005 foram construídos cerca de 476.000 m2 de novos espaços industriais. Na construção deste tipo de espaços, os investidores escolhem, na maioria dos casos, as zonas no centro de país e aquelas que têm ou terão, num próximo futuro, melhores infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias. Portanto as zonas escolhidas são sobretudo as seguintes: região de Lodz e Piotrkow Trybunalski (futuro cruzamento de auto-estradas A2 e A1); e aglomerações industriais da Silésia – cidades de Katowice e Wroclaw.

Em 2005, diversos investidores anunciaram a realização de uma série de construções industriais nas 17 Zonas Económicas Especiais, beneficiando deste modo das facilidades oferecidas pelas autoridades locais.

Produtos/Clientes/Serviços

Principais segmentos do sector de construção: - casas de habitação

- construções para serviços públicos

- construção industrial e de armazenamento - espaços comerciais e de serviços

- edifícios de escritórios

- construção para turismo e recreação - estradas e auto-estradas

- infra-estrutura industrial - pontes e viadutos

Principal legislação sobre o sector

Lei sobre construção – Aborda aspectos relacionados com o design, construção, demolição e manutenção de edifícios e funcionamento de unidades administrativas do sector de construção.

Lei sobre desenvolvimento espacial – Regras de utilização dos terrenos

Lei sobre procuração pública – Regras de funcionamento do segmento público do mercado de construção

Oportunidades

Participação em concursos privados e em concursos públicos para construção de determinadas obras, algumas delas financiadas pela União Europeia e/ou pelas autoridades regionais e locais polacas.

(5)

________________________________________________________________________________ Construção Civil – Nota Sectorial – Delegação do Icep em Varsóvia

5 Constituição de “joint-ventures” com empresas locais de construção civil de pequena e média dimensão.

Possibilidades de intervenção através da candidatura a projectos de redes rodoviárias no âmbito de parcerias público-privadas.

Exportação de materiais de construção e de máquinas e equipamentos para o sector da construção.

Associações sectoriais

Krajowa Izba Budownictwa – Câmara Nacional de Construção sekretariat@kib.bti.pl

Izba Przemysłowo Handlowa Budownictwa - Câmara Comercial e Industrial de Construção

www.piphb.com.pl

Ogólnopolska Izba Gospodarcza Drogownictwa – Câmara Nacional Económica de Construção de Estradas

www.oigd.com.pl

Izba Architektów Rzeczypospolitej Polskiej – Câmara dos Arquitectos da República da Polónia

www.izbaarchitektow.pl

Feiras sectoriais

BUDMA – Poznan - Feira Internacional de Materiais de Construção www.mtp.com.pl

INVESTCITY – Poznan - Feira de Investimentos das Cidades www.mtp.com.pl

HOUSEBUILDING – Gdansk – Feira de Construção Civil www.mtgsa.com.pl

AUTOSTRADA – Kielce – Feira Internacional de Construção de Estradas www.ctk.com.pl

TRAFIC EXPO – Kielce – Feira Internacional de Infra-estruturas www.ctk.com.pl

INTERBUD – Lódz – Feira Internacional de Construção www.interservis.pl

TARBUD – Wroclaw – Feira Internacional de Construção www.halaludowa.wroc.pl

(6)

________________________________________________________________________________ Construção Civil – Nota Sectorial – Delegação do Icep em Varsóvia

6 INFRASTRUTURA – Varsóvia – Feira Internacional de Infra-estruturas

www.mtpolska.com.pl

KAMIEN – Wroclaw – Feira Internacional de Máquinas e Pedras p/Construção www.geoservice.pl

Revistas sectoriais

Web site do sector de construção www.constructionpoland.com Polish Construction Reviev www.pmrpublications.com

Responsável pelo sector Janusz Klejny

Email: janusz.klejny@icep.pl

Delegação do Icep em Varsóvia, Polónia

Referências

Documentos relacionados

O presente artigo apresenta os resultados do primeiro inquérito prosopográfico (1) que incide sobre o conjunto dos deputados da I a República Portuguesa, realizado no

Nessa rubrica são reconhecidos os ajustes reflexos de ágio em transação de capital dos empreendimentos controlados em conjunto, mensurados pelo método de

Já que você está aqui comigo e eu lhe chamo de amigo, também sei que isso é uma coisa difícil para você, mas também para muitos outros, para entender por que

Ele nos diz em Sua Palavra que nestes últimos dias vai derramar o Seu Espírito sobre nós, teremos sonhos e vamos profetizar, mas tudo para a Sua glória e não para

Barthes se rado poziva na etimologiju riječi tekst od latinskog textere što znači tkati, plesti, pa bi prema tome ono što se trenutno čita bilo tek djelić pletiva koje je već

O uso de substâncias para melhorar alguma característica populacio- nal pode criar uma nova média e cada vez mais pessoas precisarão fazer uso delas para que consigam alcançar

É também recomendável efetuar-se as visadas a uma distância de pelo menos 0,80m (acima) do nível do solo, para minimizar os efeitos da refração atmosférica e da paralaxe, que

A) Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram esquecendo do jovem que não voltou. D) Os familiares voltaram-se para outros familiares. Qual a classe gramatical