• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Evolução e Organização da cidade de Natal

Para assegurar a posição conquistada, os portugueses iniciaram, a 06 de janeiro de 1598, a construção da Fortaleza dos Santos Reis, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos. Construída a fortificação, a cidade de Nata1599 é fundada em 25 de dezembro de 1599. O crescimento da cidade foi muito lento, ao completar 15 anos a cidade possuía apenas 12 casas ao todo, o limite da nova cidade ia da Praça das Mães, na subida da Avenida Junqueira Aires, à Praça da Santa Cruz da Bica, no Baldo.

No século XVII havia na cidade apenas 14 edificações na cidade alta, onde Já se tem idéia da futura rua Santo Antônio “antigamente, o Caminho do Rio de Beber Água”, àquela época com 4 casas, A primitiva igreja, ocupando o mesmo local da atual Matriz de N. S. da Apresentação, tinha como vizinhas 2 casas, que se lhe seguiam em direção àquele rio de beber. Em frente à matriz, já havia o início de um dos lados da atual praça André de Albuquerque, com apenas 4 edificações; na atual rua Presidente Passos, duas casas, ocupando terreno que hoje é correspondente à rua Passo da Pátria, uma casa isolada, e por fim apenas 7 casa na Ribeira.

De acordo com relatos de cronistas que visitaram a cidade, no período de 1599 a 1900, não existia de fato uma cidade, mas uma vila. Em uma visita do inglês Henry Koster, em novembro de 1810, ele relata:

As construções foram feitas numa elevação a pequena distância do rio, formando a cidade propriamente dita porque contém a igreja Matriz. Consiste n`uma praça cercada de residências tendo apenas o pavimento térreo, as igrejas que são três, o Palácio, a Câmara e a prisão. Três ruas desembocam nesta quadra mas elas não possuem senão algumas casas de cada lado. A cidade não é calçada em parte alguma e anda-se sobre uma areia

(2)

solta, o que obrigou alguns habitantes a fazerem calçadas de tijolos ante suas moradas. Esse lugar conterá seiscentos ou setecentos habitantes (CASCUDO, 1999, p.144, apud SEMURB, 2007,10)

Ate o inicio da década de 40 cidade do natal possui apenas dois bairros, Cidade Alta, e Ribeira, fora dos seus limites é construído no ano de 1856 o cemitério da cidade o atual cemitério do Alecrim, no ano de 1869 é construído o Cais Tavares de Lira, importante ponto de escoamento do algodão que vinha do interior do estado. O bairro da Ribeira matinha o comércio popular da então cidade.

É em 1909 que começasse a realizar conferencias de reflexão sobre o futuro de Natal, a partir daí que começa o fortalecimento das oligarquias do estado, e a pensasse em uma cidade representativa nos ideais republicanos. Natal chega ao século XX com traços urbanos do século XVIII, precisava crescer se modernizar.

Segundo Cascudo (1999), desde o governo de Pedro Velho (1892-1896), já existiam planos (esboços) de expansão da cidade com a criação de novos bairros. O Governador Pedro Velho, passeando de cavalo nas redondezas da Cidade Alta, atual bairro de Petrópolis, chamava aquela região de Cidade Nova, o que era alvo de gargalhadas dos natalenses. Ninguém acreditava que Natal cresceria até o “fim do mundo”. (SEMURB, 2007, p 14)

No inicio do século XX, há um facilitador para a modernização das capitais, no governo republicano a uma participação dos governos das províncias nas verbas publicas, Natal ainda conta com um recurso a mais, que era a verba mandada para amenizar os efeitos da seca na província, assim começasse a construção de um novo bairro, cidade nova (atual bairros de Petrópolis e Tirol), o causa a desocupação de centenas habitações existentes no local, induzindo a Favelização da atua praia do meio e paço da pátria.

A Cidade Nova se constituiu em uma dupla solução para o desejo de autosegregação das classes dominantes locais. Por um lado, o Plano Polidrelli superaria o antigo desenho irregular originário da cidade colonial, onde as classes conviviam, praticamente, no mesmo espaço ou guardando uma certa contigüidade. Por outro lado, serviria como refúgio, onde as

(3)

classes dominantes poderiam se proteger do contato com as péssimas condições ambientais e das epidemias que, então, grassavam pela cidade (LIMA, 2001, p 35 apud, SEMURB, 2007, p 18)

Mais uma vez devido sua posição estratégica, a cidade tem uma participação estratégica na Segunda Guerra Mundial, com a base americana sendo instalada na atual cidade de Parnamirim, os militares norte-americanos se instalam na cidade de Natal. Nesse período A cidade passa a ter um expressivo aumento no contingente populacional, oriundo ora por militares norte-americanos, ora por imigrantes rurais.

Em 1940 foi construída a Base Aérea, 1941 a Base Naval e a Policlínica do Alecrim, Em 1942 foi construída uma estrada asfaltada ligando Natal a comunidade de Parnamirim, que hoje corresponde as vias Av. Hermes da Fonseca, Senador Salgado Filho e BR-101.

Em 1942 o Estado sofre com a seca no Nordeste, o que faz com que muitas pessoas migrem do interior do Estado para a capital, aumentando significativamente o seu contingente populacional. Com isso o aumento do número de bairros, agora: Ribeira, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Alecrim, Rocas, Praia do Meio, Lagoa Seca e Areia Preta. Na sequência com esse aumento populacional a cidade de Natal vai se espraiando para a Zona Oeste, mas não de forma homogênea. De acordo com a expansão urbana cidade o bairro da Ribeira começa a perder significativamente suas funções ganhando aspectos de abando já a partir da saída dos militares, que durante a guerra se hospedaram no bairro, e também devido a transferência do comercio popular para o bairro do Alecrim.

Diante da intensificação do fluxo migratório, houve uma maior demanda por habitações, os limites da cidade se tornaram pequenos para conter a demanda populacional. Soma-se a isto a criação da SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste) em 1959, que dentre suas políticas de desenvolvimento contava com programas habitacionais.

(4)

Nesse contexto, o governo do Estado, sob a administração de Aluízio Alves, elabora, a partir de 1963, o primeiro Plano de Habitação Popular, tendo criado para a execução do plano a Fundação de Habitação Popular (FUNDHAP com recursos da SUDENE), que funcionou até 1971. Ainda com apoio da SUDENE houve também programas de intensificação da atividade indústria com a instalação do Parque Têxtil Integrado e do Distrito Industrial de Natal, somados intensificação da atividade extrativa do Petróleo.

Estas políticas públicas voltadas à habitação popular e que aceleraram o crescimento urbano de Natal e trouxeram como resultado a segregação espacial da cidade, uma vez que essas políticas beneficiavam as áreas de maior valor. A

localização dos conjuntos habitacionais que foram sendo construídos se dava em regiões periféricas da cidade, o que fez surgir vazios urbanos e consequentemente uma gradativa especulação imobiliária, uma vez que esses foram sendo valorizados.

A atividade turística que deu a capital potiguar uma nova face ou uma nova função intensificou as atividades de comércio e serviços (Construção de Shoppings, hotéis, bares, restaurantes). Ao Passo que o Estado realizava a ampliação do abastecimento de água, a criação da nova rodoviária, pavimentação das ruas, abertura de novas avenidas, a urbanização das praias, a criação do transporte em vias expressas, a ampliação do saneamento e da drenagem da cidade, a criação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ampliação da rede de escolas, a inauguração do Hospital e Pronto Socorro Walfredo Gurgel.

A expansão Centro-Sul foi estimulada com a abertura da BR-101, com a construção do viaduto de Ponta Negra, a abertura da Avenida Engenheiro Roberto Freire, e da Via Costeira, atraindo assim investimentos para a construção de hotéis, bares, restaurantes de empresários do Brasil e de vários países.

Com a crise mundial, os investidores e turistas estrangeiros desaceleraram drasticamente seus investimentos na Zona Sul de Natal, o que acarretou num novo ordenamento de valores do solo dessa região, tornando o valor dos imóveis mais acessíveis

(5)

aos padrões brasileiros. Houve também uma significativa diminuição na prostituição que assolava a orla de Ponta Negra.

A expansão da Zona Norte se deu mais tardiamente por vários fatores, o acesso é um deles, devido ao fato dessa área ser cortada pele Rio Potengi, mas aos poucos o Estado foi atuando ali com a construção de bairros populares. Atualmente, após a construção da Ponte Newton Navarro, a Zona Norte passou a ter um acesso, teoricamente, mais rápido, e percebe-se a construção de condomínios de padrões mais elevados. Porém a verticalização dessa região continua estagnada.

Tanto a zona Sul quanto a zona Norte tiveram a ocupação do solo mais tardia, porém com a crescente procura por habitações e para investimentos, essas duas zonas, e principalmente a Zona Norte que ainda possui espaços vazios, vem sendo valorizada e vem ganhando um expressivo comércio, como a construção do Norte Shopping, de centro de atendimento médico privado como o Hapvida, de grandes redes de supermercados como o Atacadão, Carrefour e o Nordestão.

Referências

Documentos relacionados

Frege utiliza a noção de arbitrário de maneira distinta daquela utilizada pelo linguísta: “Ninguém pode ser impedido de empregar qualquer evento ou objeto arbitrariamente

Icterícia Inapetência  anorexia Apatia Vômito Diarreia Hemorragia Distúrbios neurológicos Perda de peso rápida.. Presença de

A divulgação dos resultados do processo de seleção será feita pela internet no endereço ( www.ppgac.propesp.ufpa.br ) por ordem decrescente de classificação.. a) A

Quarta Etapa: entrevista (prova oral), de caráter eliminatório e classificatório, do candidato com a Comissão de Seleção, a ser realizada nos dias 01/03/2016 e

O fato de a porcentagem de mulheres no sistema prisional ser baixa (6,3% no Brasil e entre 0% e 29,7% no mundo) faz com que suas necessidades não sejam consideradas

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

O objetivo deste estudo foi verificar se a angina instável pós-infarto (classe C de Braunwald) aumenta o risco de eventos cardiovasculares maiores (morte hospitalar, infarto agudo