• Nenhum resultado encontrado

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

ÍNDICE

ENQUADRAMENTO

3

CONTEXTO

3

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS

3

DESCRIÇÃO

4

ESTRUTURA DO PROJETO

5

RESULTADOS ATINGIDOS

6

CONCLUSÕES

7

REFERÊNCIAS

7

AUTOR(ES)

7

(3)

Importância do tema, na perspetiva

da organização e dos seus Stakeholders

Os programas da Academia contribuem para o compromisso dos colaboradores com a Empresa, potenciando o conhecimento e salvaguardando a retenção de talento, na medida em que favorecem o desenvolvimento de competências, promovem networking interno e aproximam os colaboradores da cultura e dos valores Galp.

Por outro lado, no âmbito dos vários módulos programáticos dos cursos da Academia são colocados aos formandos problemas e desafios reais da Galp, verificando-se frequentemente a capitalização das análises, investigações, ideias, reflexões e estratégias decorrentes de alguns trabalhos.

Testemunho do tutor interno:

O tema abordado poderia suscitar processos de consultoria avultados? Se sim, de que modo a experiência e conhecimento da Empresa por parte dos formandos pode ser uma vantagem a acrescer ao dispêndio evitado?

“Sim, poderia suscitar processos de consultadoria avultados. Na Galp este tipo de desafio é por norma entregue a empresas de consultadoria que têm know-how considerável no desenvolvimento e aplicabilidade deste tipo de ferramentas. Os alunos do grupo de trabalho traziam valências e experiência em áreas chave da empresa no âmbito do desafio lançado, como são o trading, refinação, supply e logística primária. Com o conhecimento, experiências diversas, motivação e vontade de criar valor para a Empresa, juntaram-se os ingredientes necessários para o sucesso do trabalho realizado. Este é um exemplo claro de como na Galp existe muito potencial humano a ser aproveitado na realização de casos de estudo ENQUADRAMENTO

Compromisso Galp:

Na Galp temos o compromisso de envolver a comunidade e

demais partes interessadas, promovendo a criação de valor

partilhado.

Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

CONTEXTO

A nossa estratégia

Para a Galp, o Capital Humano é um tema chave e estratégico, pelo que um dos principais eixos de atuação se prende com o Desenvolvimento Estratégico de Competências.

A Galp está empenhada no desenvolvimento de projetos estruturantes e transformadores que, para serem bem-sucedidos, carecem de ser suportados por Pessoas dotadas de competências sólidas de gestão, técnicas/tecnológicas e comportamentais.

Neste contexto, tornou-se evidente e inevitável a necessidade de garantir formação avançada aos Colaboradores, totalmente customizada e alinhada com as especificidades, a realidade e os objetivos estratégicos da Empresa e do setor.

Assim, da determinação em potenciar as competências dos Quadros da Galp e em fazer emergir novos líderes, capazes de assumirem responsabilidades crescentes ao nível dos negócios e funções corporativas da Empresa, surgiu o conceito de Academia Galp.

(4)

críticos para a Companhia. Neste tipo de iniciativa todos ganham: formandos, tutor e Empresa.”

OS CURSOS

A Academia Galp engloba e gere, atualmente, seis cursos (apresentados por ordem de desenvolvimento e concretização no terreno):

 EngIQ: Programa de Doutoramento e Formação Avançada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química;

 FormAG: Programa de Formação Avançada em Gestão;

 GeoER: Formação Avançada em Geoengenharia de Reservatórios;

 CompeC: Programa de Formação Avançada em Competências Comerciais;

 MScEP: Mestrado em Engenharia do Petróleo;

 CFO Simulator: Formação em Finanças.

Estes cursos encontram-se estruturados por forma a darem resposta às necessidades transversais da Empresa, específicas de uma área/sector ou de uma determinada função, integrando, deste modo, cursos ou ações de formação especificamente desenhados. Adicionalmente aos cursos em atividade, a Academia Galp tem igualmente em funcionamento duas vertentes adicionais: a organização de seminários, workshops e conferências de nível avançado e o estudo de casos da Galp, recorrendo aos melhores alunos dos diversos cursos e a Docentes das Universidades parceiras.

DESCRIÇÃO

A Academia Galp

A Academia Galp iniciou o seu percurso em maio de 2010, acompanhando o ritmo da Empresa e reforçando os seus eixos de atuação: a formação avançada e o respetivo assessment; o alcançar da excelência; e o futuro em termos de liderança. São salientados os conceitos de formação (training) e avaliação (assessment), porque os cursos da Academia Galp têm sempre associados processos efetivos de avaliação, que vão desde a realização de testes, trabalhos individuais e de grupo, à avaliação do perfil dos participantes.

A Academia assumiu como missão promover e gerir projetos integrados e inovadores de formação avançada, estáveis e estruturais, que se revistam de qualidade e de valor

sustentável. As actividades são desenvolvidas em parceria com instituições de Ensino Superior de prestígio, contribuindo para a maximização do potencial humano e para o crescimento da Empresa, criando condições para o sucesso da Organização a longo prazo, e que visem a excelência.

Através dos programas da Academia Galp tornou-se possível atuar em cinco eixos principais

(5)

CUSTOMIZAÇÃO DOS CURSOS PARA FORMAR NAS

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS

A customização dos cursos da Academia Galp, como demonstram os respetivos programas, é total e tem em vista a maximização dos interesses e necessidades da Empresa na formação dos seus quadros, para o exercício das suas funções atuais e futuras. Esta customização é garantida por um conjunto de especialistas internos, que alinham conteúdos dos cursos e módulos com os Docentes universitários e funcionam igualmente como tutores internos dos trabalhos.

ESTRUTURA DO PROJETO

O MODELO DE GOVERNO

Para que os objetivos definidos sejam efetivamente atingidos, foi definido um modelo de governo para todos os cursos, o qual, de forma resumida, é constituído por um Conselho Estratégico, um Conselho Executivo, Comités Pedagógicos e de Especialistas, e por Gestores Operacionais.

RETORNO DO INVESTIMENTO: APLICAÇÃO DO MODELO KIRKPATRICK

Um dos aspetos fundamentais da Academia Galp prende-se

com a medição da sua eficácia e do impacto que tem no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes nos diversos cursos.

Por esse motivo, a Academia Galp inspirou-se no modelo de “Donald L. Kirkpatrick” e adaptou-o de modo a medir a qualidade e efetividade da formação ministrada.

Assim, utiliza-se uma avaliação a partir da análise de quatro níveis, os quais são sequenciais e cada um tem a sua importância absoluta, embora influencie igualmente os seguintes:

• No nível 1 mede-se a reação, ou seja, procuramos aferir se o formando avalia positivamente o curso e os conteúdos do mesmo e, em caso afirmativo, se tem a pretensão de

colocar o que aprendeu em prática. Para tal, recorremos a questionários de satisfação em sala ou via e-mail e a meios digitais;

• No nível 2 mede-se a aprendizagem efetivamente realizada pelo formando, isto é, como os conhecimentos foram adquiridos; através de testes, trabalhos de grupo, trabalhos individuais e avaliações finais, conforme os modelos dos cursos (excluem-se, neste nível, avaliações de perfil); • No nível 3 avalia-se o comportamento, ou seja,

pretende-se aferir pretende-se o que foi aprendido está a pretende-ser aplicado na prática e se existem alterações comportamentais através do questionário de avaliação a 360º;

• No nível 4 mede-se a evolução, os resultados e o impacto dos cursos da Academia Galp no desenvolvimento da carreira dos formandos. Esta avaliação é realizada com base na análise ao desenvolvimento da carreira: avaliações globais, mobilidade, promoções.

Metodologias de aprendizagem customizadas: Exemplo 1: Contabilidade Financeira (12h), FormAG

”(…) Alguns casos são académicos, para permitir a melhor compreensão de alguns temas, mas o caso mais relevante é o da análise dos

documentos financeiros da Galp Energia(…)”. Exemplo 2: Gestão de Risco (8h), FormAG

A metodologia a aplicar será expositiva, na componente de conceitos de gestão de risco e do modelo implementado na Galp. Serão desenvolvidos casos para que os participantes apliquem na prática esses conhecimentos, em situações reais.

Exemplo 3: Coordenação de equipas e liderança a 360º (12h), FormAG

Avaliação de conhecimentos: Trabalho de investigação sobre “Práticas de Liderança na Galp: realidade atual e evolução futura.”

(6)

RESULTADOS ATINGIDOS

RESULTADOS 2015

FormAG: 16.472 horas de formação a 336

colaboradores

EngIQ: 4.100 horas de formação a 30 colaboradores GeoER: 2.400 horas de formação a quatro

colaboradores

CompeC: 9.038 horas de formação a 162 comerciais

em Portugal e Espanha

MScEP: 8.174 horas de formação a 31 formandos da

Galp, de um conjunto de 52 alunos.

CFO Simulator: 500 horas de formação a 25

colaboradores

FEEDBACK

DOS FORMADOS

Cerca de 90% dos formandos afirma que os conhecimentos adquiridos são úteis para o exercício das suas funções e têm aplicabilidade prática. Quando questionados quanto ao momento em que esses conhecimentos foram aplicados, os formandos responderam:

Os formandos da Academia Galp apontaram primordialmente as redes de contacto internas como o aspeto mais influenciado pela frequência da formação.

Assim, numa análise de retorno de investimento no desenvolvimento do capital humano, os benefícios do networking não podem, por isso, ser ignorados. De imediato 73,0% 1 a 3 meses 18,0% 3 a 6 meses 4,9% 1 ano ou mais 4,1%

As suas competências técnicas As suas competências comportamentais As suas redes de contacto internas O desempenho na sua função atual O desempenho noutra função O desempenho em projetos ou temas…

O reconhecimento que sente A sua motivação A sua mobilidade 6% 4% 1% 4% 21% 4% 13% 5% 26% 35% 21% 10% 30% 30% 30% 31% 15% 32% 45% 48% 41% 51% 39% 49% 37% 47% 28% 14% 27% 48% 15% 10% 17% 19% 33% 14% 1 (pouco) 2 3 4 (muito)

(7)

RECONHECIMENTOS

A Academia Galp recebeu o prémio de Melhor Estratégia de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, no âmbito dos Masters do Capital Humano 2015. Torna-se ainda mais relevante por corresponder ao terceiro prémio consecutivo que alcançamos desde 2013. Os Masters do Capital Humano

premeiam e valorizam práticas inovadoras, que são levadas a cabo por profissionais e empresas que se distinguem pelos resultados obtidos na gestão estratégica das pessoas, no desempenho das suas tarefas e em termos de contributo para o desenvolvimento do setor.

CONCLUSÕES

A Academia veio demonstrar que o investimento na formação dos colaboradores tem benefícios muito positivos, a vários níveis, nomeadamente:

• Um conhecimento de outro modo não alcançado: algumas formações apenas podem ser asseguradas porque foram criadas pela Galp, como sejam o EngIQ e o GeoER: nenhuma universidade conseguiria assegurar o conhecimento associado.

• Retenção de talento e redução da rotatividade, na medida em que:

 favorecem o desenvolvimento de competências vocacionadas para o exercício de funções na Empresa e promovem o desenvolvimento das carreiras;

 aproximam os colaboradores da cultura e valores Galp;

 promovem relações sociais entre colegas, contribuem simultaneamente para a identificação dos colaboradores com a Empresa e seus objetivos, resultando na criação do empenho e iniciativas necessários para “fazer acontecer”, diminuindo a rotatividade e salvaguardando a retenção de talento.

Perspetiva sobre custos evitados ou sobre a multiplicação do benefício: Numa perspetiva sobre custos evitados e multiplicação do benefício, o modelo desenhado permite formar 300 a 350 pessoas por ano, com um custo por colaborador inferior à formação externa. Assim, a Academia consegue formar 10 vezes mais colaboradores sobre matérias específicas do sector, e por um custo de cerca de 10 vezes inferior, por colaborador. Neste âmbito, pode, por exemplo, considerar-se o FormAG, curso de formação avançada em gestão da Academia Galp, como um MBA customizado.

Referências

Autor(es)

http://www.galpenergia.com/PT/Sustentabilidade/Valorizar-capital-humano/Formacao/Paginas/Academia-Galp.aspx

Ambiente, Qualidade, Segurança e Sustentabilidade da Galp Recursos Humanos da Galp

Referências

Documentos relacionados

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

4 - A presente comissão tem como missão verificar a conformação legal e corres- pondentes implicações orçamentais das políticas de gestão dos recursos humanos do Setor

Nessa toada, afirmam que a exigência moderna é no sentido de que nenhum consumidor vítima de acidente de consumo deve arcar sozinho com os seus prejuízos ou fique sem

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras 2007 |

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

O discurso científico acaba por ter uma inadequação ao sofrimento psíquico, pois sua forma redutiva de lidar com o homem em suas mais diversas expressões, não leva em

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o