• Nenhum resultado encontrado

Grids and the Helvetica: a schizophrenia case

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grids and the Helvetica: a schizophrenia case"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Grids, retículas e a Helvetica: um caso de esquizofrenia

Grids and the Helvetica: a schizophrenia case

Pedro Gonzalez

Aluno especial do Programa de pós-graduação em Design UFPR pedro@pedrogonzalez.com.br

Resumo: O objetivo deste artigo é, a partir da leitura e análise de dois textos clássicos, um da História da Arte e outro do design, estabelecer um paralelo entre os dois, pois se situam sob o mesmo contexto histórico e conceitual. Além disso, os dois textos tratam de elementos estruturais da imagem e da informação, apesar de serem aparentemente dissonantes, pois um fala da pintura modernista e o outro de tipografia. Mas dentro de uma visão modernista, tanto a retícula (a grade na pintura) quanto a tipografia possuem particularidades funcionalistas e um comportamento que pode ser definido como esquizofrênico, pois possuem características análogas e ambíguas, mas em raros casos excludentes entre si.

Palavras-chave: tipografia; modernismo; grade; retícula

Abstract: The aim of this paper is to make an interpretation of two classic texts, one from Art History and the other from the design field, and establish a parallel between the two, because they are located under the same conceptual and historical context. Moreover, the two texts deal with structural elements of the image/picture and information, although seem to be incongruous because one speaks of modernist painting and the other is on typography. But within a modernist view, both the painting grid and typography have a particular functional and behavior that can be described as schizophrenic, because they have similar characteristics and ambiguous, but in rare cases mutually exclusive.

(2)

1. Introdução

Através da leitura e interpretação de dois textos clássicos, um do campo da História da Arte, e outro do design (especificamente a tipografia), este artigo pretende estabelecer um paralelo entre entre a retícula da pintura modernista e a teoria da “tipografia invisível”, respectivamente o conteúdo desses dois textos.

O ensaio “Retículas”, da historiadora e crítica de arte Rosalind Krauss faz uma análise da retícula na pintura modernista e a classifica como esquizofrênica, por possuir um comportamento ambíguo e praticamente simultâneo. Já “A taça de cristal”, de Beatrice Warde, faz uma comparação da tipografia com uma taça de cristal, ao afirmar que a tipografia deve ser invisível, sendo apenas uma estrutura feita para revelar o seu conteúdo.

Sendo a retícula um elemento de estruturação da imagem (e por conseguinte o grid seu análogo na diagramação), e a tipografia um elemento de estruturação da informação, os dois textos se tocam em algumas partes e uma interpretação possível é a de que a tipografia possui as mesmas características da retícula.

Essa interpretação é possível pois durante o mesmo período histórico tanto a pintura quanto o design estão discutindo os mesmos conceitos, e se alimentando das mesmas ideias – tanto no que diz respeito ao estado da arte (movimentos artísticos) quanto à recente e vertiginosa industrialização que se inicia na Revolução Industrial e culmina na Segunda Grande Guerra do século XX.

Através desse paralelo chega-se à conclusão de que a tipografia, enquanto elemento estrutural de organização e visualização da informação, não deve interferir nem se sobressair em relação ao conteúdo que se pretende informar. Ela deve ser lida e percebida e, ao mesmo tempo, permanecer invisível.

Nota: afim de distinguir melhor os termos usados na História da Arte e no Design, e manter-me fiel aos dois textos-base, utilizarei o termo “retícula” quando me referir a esse elemento especificamente na pintura, e “grid” quando o mesmo elemento aparecer no design e em outras áreas (urbanismo, na maioria dos casos).

2. O grid

O grid como conhecemos não é nenhuma novidade para o homem. Essa maneira ordenada (através de eixos ortogonais) de organizar o espaço territorial é um princípio com raízes nas sociedades mais antigas. Segundo Samara (2007: 9), “Levar uma vida com algum sentido, criar uma ordem compreensível para esse sentido e o pensamento estrutural são traços de culturas que lutam pela civilização.” Ainda de acordo com esse autor, chineses, japoneses,

(3)

gregos, romanos e incas obtiveram sucesso em seguir essas ideias estruturais para construir cidades, realizar guerras e organizar imagens. Outra característica importante do grid é o seu aspecto transcendental / espiritual: desde a antiguidade, em muitos casos essa estrutura se baseava no cruzamento de eixos que correspondiam a intersecção do céu e da terra.

Já no século XIX, com o período de industrialização e crescimento (e planejamento) das grandes cidades, o grid começa a exercer um importante papel na sociedade que se adaptava à novas tecnologias e na organização social que demandava soluções rápidas. Esse momento histórico e social fez com que o grid (a retícula) fosse naturalmente refletido na expressão humana através dos movimentos artísticos que se estruturaram no século seguinte. 3. O De Stijil e a produção em série

Foi no Neoplasticismo (ou De Stijl) que a retícula teve sua grande contribuição através dos ideais utópicos de ordem e harmonia pregados pelo movimento artístico. Apesar de ter sido usada em outros movimentos, foi nessa pintura modernista de origem holandesa que a retícula estabelecida pelo De Stijl reafirmou o antigo senso de ordem, formalizando-a ainda mais e transformando a si mesma em parte integrante da pintura. O movimento pregava o uso da retícula de maneira tão fervorosa que Theo van Doesburg, ao inclinar o eixo tradicional de 90º passou a ser ignorado por Piet Mondrian. (Samara, 2007: 10)

Após as duas grandes guerras do século passado, a ordem e a clareza (no sentido conceitual e prático da higiene e da assepsia) se tornaram os objetivos principais da sociedade, que encontrou terreno fértil para colocar ordem nas violentas mudanças provocadas pela industrialização e pelos confrontos que destruíram boa parte da Europa. Esses objetivos também foram incorporados ao design, que começava a sentir essas mudanças na própria sociedade que necessitava se reorganizar.

Essas condições sociais e culturais exerceram influência no design da Escola de Basiléia (Suíça), que deu origem ao chamado de Estilo Tipográfico Internacional. Essa corrente do design utilizou o grid de maneira muito eficiente, tanto em relação ao planejamento gráfico quanto aos resultados práticos obtidos com programas de identidade visual de grandes empresas.

A partir dos anos 1970 os designers começaram a utilizar o grid como um fim em si, e a explorar o potencial da própria forma. Esse experimentalismo atravessou a década de 1980 e a partir dos anos 1990 alguns professores de design começaram a utilizar outros métodos organizativos, com pesquisas fora do campo da estrutura racional. Desde então o grid passou a ser visto como uma das ferramentas úteis ao designer.

(4)

nas mídias digitais, e é improvável prever como o design se comportará daqui para frente, mas é ainda mais improvável que o grid deixe de estruturar as mensagens visuais.

4. Futurismo e o estilo tipográfico internacional

A tipografia moderna é fundamentada principalmente nas teorias e princípios do design desenvolvidos durante as décadas de 1920 e 1930. Walter Dexel, El Lissitsky, Kurt Schwitters, Jan Tschichold, Paul Renner, Moholy-Nagy, Joost Schmidt entre outros, deram nova vida para um design até então sustentado numa tipografia demasiadamente rígida.

Influenciado pelo movimento progressista e por uma visita a Bauhaus em 1923, o tipógrafo alemão Jan Tschichold publicou em 1928, Die Neue Typographie (“A nova tipografia”). Essa visão de uma “nova” tipografia vem amparada pelo momento descrito por Rosalind Krauss:

Un único elemento parece haberse mantenido constante en el discurso vanguardista: la originalidad. Por originalidad me refiero sobre todo en este caso al tipo de revuelta en contra de la tradición implícita en la proclama de Ezra Pound “¡Hazlo nuevo!” o en la pretensión futurista de destruir los museos que poblaban Italia de “incontables cementerios”. Más que como una negación o disolución del pasado, la originalidad de la vanguardia se concibe como una origen literal, como un comienzo desde cero, como un nacimiento. (Krauss, 1986: 171)

A nova tipografia proposta por Tschichold tornou-se o principal manifesto renovador do design gráfico. O livro defendia uma diagramação assimétrica dos elementos, algumas noções de composição através de linhas de estruturação bem marcantes, além de várias outras regras modernistas, e apresentava as primeiras explicações claras do uso de letras de diferentes tamanhos e pesos.

A sistematização das regras defendidas por Tschichold é aplicada de uma maneira mais abrangente no design por Josef Müller-Brockmann, designer suíço conhecido por um trabalho incrivelmente limpo e estruturado, baseado na ordem e na funcionalidade, e seus princípios influenciam até hoje o design gráfico. Tornou-se o mais influente teórico do design suíço (mais tarde o movimento ficou conhecido como estilo internacional) ao escrever Grid Systems, em 1961, cujo conteúdo é sustentado por um ideal de expressão absoluta e universal, através de concepções objetivas e impessoais.

Na sua renúncia à exteriorização de sentimentos pessoais e subjetivos, ou às técnicas propagandísticas de persuasão da publicidade comercial, Müller-Brockmann se alinhou na vereda da “despersonalização” do design – uma orientação que convinha à expansão do capitalismo na etapa imediata ao pós-guerra. Essas teorias austeras e rígidas tem clara

(5)

influência da mentalidade calvinista na Suíça.

O texto de Grid Systems insiste constantemente numa aproximação funcional e racional para o grid, como se nota na introdução do livro:

O fato de que a maioria dos designers são ignorantes desse sistema para estabelecer a ordem ou que os mesmos não o entendem e portanto não o usam corretamente pode ser entendido como um sinal de que o uso do grid é algo que peça um estudo sério. Qualquer um que deseje levar isso adiante perceberá que, com a ajuda do sistema de grid, se sentirá mais apto a encontrar uma solução para seus problemas de design que é funcional, lógica e também esteticamente mais interessante. (Müller-Brockmann, 1981: 9)

O manifesto futurista de Filippo Marinetti também parece exercer influência em Müller-Brockmann, ao explicar a filosofia do grid e do design, e ao trazer a ideia do novo como conceito de vanguarda e a preocupação com o futuro:

O uso do grid como um sistema ordenado é a expressão de uma certa atitude mental, na medida em que mostra que o designer concebe seu trabalho em condições que são construtivas e orientadas para o futuro. (…) O design construtivista significa a conversão das leis do design em soluções práticas. Trabalhar com o sistema de grid significa se submeter à leis de validade universal. (Müller-Brockmann, 1981: 10)

O texto continua como se fosse uma pregação, uma leitura de mandamentos divinos. Algumas citações são bastante conhecidas por aparecerem na bibliografia de design referente aos grids: “O sistema de grid é um auxílio, não uma garantia” e “É necessário aprender a usar o grid. É uma arte que requer prática” (Müller-Brockmann, 1981: 10). A filosofia do grid se expande para além da linguagem visual.

5. Rosalind Krauss: esquizofrenia

Em 1979, a historiadora e crítica de arte norte-americana Rosalind Krauss publicou “Originalidade da vanguarda e outros mitos”, contendo o ensaio “Retículas”, que aborda a vanguarda modernista, mitologia e seus limites. A autora descreve a retícula de uma pintura modernista como “planificada, geometrizada, ordenada... antinatural, antimimética e antirreal. É a imagem da arte quando ela se vira de costas para a natureza.” (Krauss, 1986: 23)

Por todas essas qualidades anti-, a retícula é o contrário da perspectiva (que é a projeção pictórica do mundo exterior), fazendo uma negação do natural, do real e priorizando a superfície da pintura através do uso da repetição e da modulação.

O poder da retícula está na sua capacidade de se esconder e se revelar, ao mesmo tempo (KRAUSS, 1986, p.26), e na maneira como se apresenta na pintura modernista como uma bandeira da liberdade, sendo simultaneamente uma restrição à própria liberdade devido à

(6)

sua peculiaridade principal ser a repetição (Krauss, 1986: 174). Mas em nenhum momento a teórica desmerece essa pintura em virtude das “limitações” impostas pela retícula.

Os diversos movimentos artísticos da época – Futurismo, Dadaísmo, Construtivismo e Cubismo, cada um com suas peculiaridades –, tornaram a retícula modernista um emblema de seu tempo, da modernização e da industrialização. Ela reflete a estandardização, a produção em massa, a mecânica do transporte. Em outras palavras, a retícula coloca a cultura contra a natureza e o corpo: “ela vira as costas para a natureza”.

Retícula centrífuga e retícula centrípeta

Para Rosalind Krauss, a retícula pode ser entendida de maneira esquizofrênica. Não se trata aqui de uma esquizofrenia doentia, ou negativa em qualquer aspecto. Essa leitura é feita de duas maneiras: centrífuga e centrípeta. Na perspectiva centrífuga, a grade reticular é uma representação diminuta do mundo exterior, e que continua além das bordas da tela, sendo um fragmento do mundo real. Como exemplo, algumas obras de Mondrian, que por mais que pareçam simplesmente retas e planos coloridos, são a expressão máxima do abstracionismo. Na intenção do pintor, o que se buscava era a simplificação de todas as formas e cores da natureza, além de exaltar as propriedades físicas da cor e da percepção ótica. Já na perspectiva centrípeta, a obra deixa de ser uma “janela para o mundo”, e faz a total separação entre o mundo e a arte, tornando-se uma projeção de si mesma e uma leitura auto-referencial da obra de arte (Krauss, 1986: 33-34). Como exemplo deste comportamento, podemos citar algumas obras de Frank Stella.

Todas essas condições acabaram por colocar a retícula como um discurso estético, e não como um elemento estrutural da imagem. Da mesma maneira, a tipografia presente no Estilo Internacional do Design teve um comportamento bastante semelhante.

6. A taça de cristal

Um dos textos mais lidos, criticados e reproduzidos do design e da tipografia é “A taça de cristal ou a impressão deve ser invisível”, publicado em 1932 por Beatrice Warde. Nesse ensaio, a historiadora de tipografia faz uma comparação entre uma taça de vinho e a tipografia, com um foco bastante específico na transmissão da informação escrita como forma de disseminação do conhecimento. Partindo do pressuposto de que alguém que toma vinho busca não apenas sorver o líquido, mas apreciar suas características como a cor e o aspecto visual, pois entende que essas são informações importantes para “conhecer” o vinho, a tipografia deve ter o mesmo comportamento em relação ao seu conteúdo, ou seja, a mensagem: “a taça de cristal foi feita para revelar e não para esconder” (Warde in: Bierut et

(7)

al, 2010: 58). Uma taça inapropriada (opaca, de cor dourada e adornada com pedras coloridas) tem o mesmo efeito que uma composição tipográfica ruim: vai se sobressair em relação ao seu conteúdo.

Outras metáforas são utilizadas pela autora: num exame oftalmológico, um pequeno texto em negrito, composto em corpo 14, sem serifa, é mais “legível” que um texto de tamanho 11, regular e serifado. Mas um tamanho maior de texto e em negrito, é comparável a uma voz de palanque, que grita o tempo todo e torna o texto inaudível. Um tamanho mais discreto e bem composto é uma voz suave e contínua, sendo um “veículo imperceptível para a transmissão de palavras e ideias” (Warde in: Bierut et al, 2010: 59). Uma terceira metáfora que chama a atenção é a comparação da tipografia com janelas e vitrais góticos. Um vitral gótico tem a função de decorar, e transformar a passagem da luz invisível em formas coloridas, decompondo-a através da coloração de cada pedaço do mosaico. Essa é a tipografia empregada de maneira equívoca, pois não serve para revelar o conteúdo, a informação. O “bom” uso da tipografia é equivalente a uma janela transparente, pois permite que vejamos a paisagem externa sem interferências ou distorções.

7. Conclusão: Schizogrotesk

As tipografias classificadas como grotescas (sendo a Helvetica a mais conhecida, embora historicamente existam outras famílias consagradas como a Akzidenz Grotesk e a Franklin Gothic) foram projetadas com o objetivo de maximizar sua legibilidade e ao mesmo tempo se absterem de qualquer significado intrínseco em seus desenhos. Em outras palavras, foram projetadas para serem lidas sem serem notadas. Essa é uma das particularidades da tipografia invisível de Beatrice Warde, mas considerando o período em que foram desenhadas, e a maneira com que foram utilizadas, também se enquadram no comportamento esquizofrênico das retículas de Rosalind Krauss. O comportamento ambíguo dessas tipografias, inseridas no contexto histórico descrito, é muito parecido com o da pintura daquela época. Também a tipografia, numa maneira mais abrangente, é um recorte (no sentido de “miniatura”) do mundo, pois serve para transmitir a informação contida no mundo real – e naturalmente fazer essa informação retornar ao ambiente exterior. Seu comportamento análogo é o próprio discurso de um cartaz, por exemplo, ao pertencer a um estilo bastante particular, neste caso a pela Escola Suíça. Nesse exemplo do cartaz, a peça faz uma auto-referência ao estilo e época em que foi criado.

Algumas questões ainda foram levantadas e ficam pendentes: se a tipografia deve ser uma “taça de cristal”, ou seja, transparente de forma a apenas revelar seu conteúdo, o que explica a numerosa quantidade de novos desenhos (e redesenhos) tipográficos lançadas ano

(8)

após ano, onde cada projeto busca se diferenciar dos demais? Outra pergunta que parece natural é a relação do ornamento com a tipografia: sabemos que em questões restritas à legibilidade dentro do design de informação, tudo o que não é necessário é eliminado (uma das premissas do modernismo), mas o uso do ornamento não torna um desenho tipográfico único, com particularidades que o distingue dos outros e que também pode ser aproveitado num esquema de hierarquia visual?

Referências

CHEREM, Rosângela. “A grade e o duplo, questões para pensar a relação da retícula com a obra de arte” In:16o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, ANPAP, Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. Florianópolis, 2007.

HIGGINS, Hannah B. The grid book. Cambridge: MIT Press, 2009.

KRAUSS, Rosalind E. The Originality of the Avante-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge: MIT Press, 1986.

LUPTON, Ellen: in ROBERTS, Lucienne and THRIFT, Julia: The designer and the grid. Rotovision. Minneapolis: 2002.

MEGGS, Phillip B. História do Design Gráfico. São Paulo: CosacNaify, 2009.

MÜLLER-BROCKMANN, Josef. Grid Systems in Graphic Design. Nova York: Hastings House Publishers, 1981.

ROCK, Michael. “Beyond typography” in: Eye Magazine nº 15. Inverno de 1994.

SAMARA, Timothy. Grid – Construção e Desconstrução. São Paulo: CosacNaify, 2007. WARDE, BEATRICE: in BIERUT, Michael et al (org.). Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.