• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/2018 CPGCV/UFRRJ PROCESSO SELETIVO ORDINÁRIO DE 2019 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS PARA SELEÇÃO DE MESTRADO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/2018 CPGCV/UFRRJ PROCESSO SELETIVO ORDINÁRIO DE 2019 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS PARA SELEÇÃO DE MESTRADO."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS BR 465 – KM -07 – Centro – Seropédica, CEP 23890-000

Telefone: (21)2682-1617 – homepage: http://www.cveterinarias.ufrrj.br/ e-mail: cpgcv@ufrrj.br, cpgcvufrrj@gmail.com

EDITAL 01/2018 CPGCV/UFRRJ

PROCESSO SELETIVO ORDINÁRIO DE 2019

DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS PARA SELEÇÃO DE MESTRADO.

O Colegiado Executivo do Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) faz saber aos interessados que em Reunião Extraordinário ocorrida em 08 de outubro de 2018 aprovou edital de seleção para o ano de 2019. No período de 01 a 30 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao programa em nível de mestrado, para início no primeiro semestre de 2019. O PPGCV é um programa nota 6 na CAPES pertencente a Grande Área da Ciência Agrárias, Área de Medicina Veterinária.

O público alvo do PPGCV é constituído principalmente por Médico Veterinário, Zootecnista, Biólogo e Farmacêutico com formação generalista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes à sua área de atuação e que está capacitado para trabalhar nas áreas de ensino, de pesquisa e do setor terciário, relacionadas com o diagnóstico, epidemiologia e controle de patógenos que provocam doenças em animais de companhia e de produção, e seus desdobramentos na saúde única, com uma conjunção dos métodos clássicos com os mais modernos, de acordo com a realidade brasileira, mas com uma visão internacionalizada dos avanços e de desenvolvimento interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da pesquisa.

As linhas de pesquisa do PPGCV são:

Bioecologia, Diagnóstico e Controle de Patógenos de Importância em Medicina Veterinária

Descrição: Estudos sobre a biologia e ecologia de agentes infecciosos e parasitários.

Descrição e redescrição de espécies. Estudo dos mecanismos de transmissão e disseminação, incluindo as espécies de importância zoonótica. Atualização e desenvolvimento de métodos de diagnóstico. Avaliação e desenvolvimento de métodos, técnicas e meios utilizados no controle integrado.

(2)

2

Descrição: Estudo da etiopatogenia, da epidemiologia, dos meios de diagnóstico e das

medidas preventivas, visando a elaboração de estratégias de controle de enfermidades que afetam animais de produção, companhia e silvestres.

Biotecnologia e Inovação Tecnológica em Medicina Veterinária

Descrição: Elaboração de investigações tecnológicas com foco no desenvolvimento de

produtos e processos com aplicação na nutrição animal, segurança dos alimentos, diagnóstico, métodos terapêuticos e profiláticos de agentes parasitos e microbianos de relevância para a veterinária, assim como a farmacologia, além da conservação da biodiversidade.

1 INSCRIÇÃO:

1.1 Período: de 01 a 30 de novembro de 2018.

1.2 Procedimento de Inscrição

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente no site da UFRRJ via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGGA), através do endereço https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S.

O horário das inscrições obedecerá ao horário oficial de Brasília-DF

1.3 O PPGCV não se responsabilizará por falhas na internet durante o envio, assim recomenda-se não deixar para a última hora o procedimento (quedas de energia elétrica ou intempéries podem afetar o funcionamento da Internet).

1.4 O candidato poderá solicitar à coordenação por email (cpgcvufrrj@gmail.com) o cancelamento de inscrição para a substituição por nova inscrição, desde que dentro do prazo e com tempo hábil para a realização do cancelamento.

1.5 O sistema online não aceitará inscrições ou documentos enviados fora do prazo. 1.6 Após o envio de toda a documentação pelo sistema online, será gerado um número de

inscrição com um código verificador, que deve ser impresso. Este é o comprovante de inscrição do candidato.

(3)

3

2 DOCUMENTAÇÃO

2.1 Ficha de inscrição a ser preenchida no SIGAA

( https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S).

2.2 Cópia do Diploma de Curso Superior de Graduação. Os candidatos deverão nomear o arquivo pdf como “Diploma de Curso Superior de Graduação” no momento da inscrição (anexar arquivo no sistema SIGAA).

2.3 Cópia do Histórico Escolar (graduação). Os candidatos deverão nomear o arquivo pdf como “Historico Escolar” no momento da inscrição (anexar arquivo no sistema SIGAA).

2.4 Currículo Lattes completo. Os candidatos deverão nomear o arquivo pdf como “Currículo Lattes completo” no momento da inscrição (anexar arquivo no sistema SIGAA).

2.5 Obs: A documentação de comprovação do currículo deverá seguir a ordem do Barema de pontuação conforme modelo (Anexo II). Os documentos de comprovação curricular deverão ser digitalizados em formato PDF em um único arquivo (anexar arquivo no sistema SIGAA).

2.6 Carta de aceite assinada pelo pretenso orientador no caso de aprovação no

processo seletivo. Consultar Anexo I para docentes com vagas (usar modelo do Anexo III). Os candidatos deverão nomear o arquivo pdf como “Carta de Aceite” no momento da inscrição (anexar arquivo no sistema SIGAA).

2.7 Cópia digitalizada do Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição. Através de guia de recolhimento da União que poderá ser emitida diretamente pela

página eletrônica da Receita Federal (https:

//consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp), unidade gestora: 153166, gestão 15240, código de recolhimento 28830-6, número de referencia: 2017, competência: mês/ano, vencimento: dia/mês/ano, CPF do candidato, valor: R$ 45,00).

Os candidatos deverão nomear o arquivo pdf como “Comprovante Pagamento” no momento da inscrição (anexar arquivo no sistema SIGAA).

2.8 Documentos de identificação pessoal. Copia digitalizada de documento (s) de identificação pessoal: Carteira de Identidade e CPF. Os candidatos deverão nomear o arquivo pdf como “Documento Identificação” no momento da inscrição (anexar arquivo no sistema SIGAA).

2.9 Informações Adicionais

2.9.1 Antes de efetivar a inscrição o candidato deverá entrar em contato com o

orientador pretendido para verificar se o mesmo possui vaga para novos alunos (Anexo I). Após entendimentos preliminares com o possível orientador e de posse da carta de aceite emitida pelo mesmo (Anexo III), o futuro candidato prosseguirá com todas as etapas para se submeter à avaliação e seleção.

(4)

4

2.9.2 Os candidatos que no ato da inscrição não tiverem concluído o curso de graduação, poderão apresentar declaração do curso com previsão de término até fevereiro de 2018, assim como histórico provisório ou declaração de créditos.

2.9.3 O PPGCV não garante a concessão de recursos financeiros para a realização dos projetos de dissertações.

3. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

3.1 Prova de língua inglesa (tradução, interpretação de texto e elaboração de resumo em Português). Prova Eliminatória, com peso 1 (nota para aprovação ≥ 5,0). Será permitido o uso de dicionário.

3.2 Prova escrita de conhecimentos (com base em programa e bibliografia disponível no site do CPGCV, (Anexo V). Classificatória, com peso 1.

3.3 Prova de Títulos (Curriculum Vitae) com caráter classificatório e peso 1 (critérios de avaliação no Anexo III).

3.4 O aceite de um professor orientador credenciado pelo programa e com vaga disponível (Anexo I), conforme modelo do Curso (Anexo III).

3.5 Os candidatos para serem aprovados deveram ter obtido nota ≥ 5,0 na prova de Inglês.

3.6 Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente com base na média aritmética das provas de Inglês, Títulos (Curriculum Vitae) e avaliação do projeto.

3.7 O critério de desempate será a nota da prova de Títulos.

3.8 O número de vagas é 15.

3.9 Serão selecionados os primeiros 15 classificados.

3.10 DESTACA-SE QUE O PRETENSO ORIENTADOR NÃO PODERÁ INDICAR UM NÚMERO DE CANDIDATOS SUPERIOR AO NÚMERO DE VAGAS DISPONIBILIZADAS A ELE, CONFORME CONSTA NO ANEXO I DESTE EDITAL.

4 CALENDÁRIO DAS PROVAS

4.1 Prova de língua inglesa: 10 de dezembro de 2018, 09:00h.

4.2 Prova escrita de conhecimentos: 10 de dezembro de 2018, 14:00h.

4.3 Local: Anfiteatro do Departamento de Parasitologia (sala 14), Anexo I, Instituto de Veterinária, UFRRJ (Campi Seropédica).

(5)

5

4.4 Resultados: 14 de dezembro de 2018, publicação na página eletrônica do CPGCV e no quadro de avisos do Curso no prédio do Departamento de Parasitologia Animal (Anexo I do Instituto de Veterinária da UFRRJ, Campi Seropédica).

4.5 Apresentação de recursos: 17 de dezembro de 2018, na secretaria do CPGCV durante o horário das 09:00h às 16:00h. O(s) recurso(s) à(s) prova(s) deverá(ão) ser apresentado(s) por escrito em papel A4, datado(s), identificado(s) com o nome e número do candidato e devidamente assinado(s) e serão feitos com base em vistas às provas realizadas imediatamente antes da apresentação do recurso. O resultado do recurso será publicado no dia 19 de dezembro de 2018 na página eletrônica do CPGCV e no quadro de avisos do Curso no prédio do Departamento de Parasitologia Animal (Anexo I do Instituto de Veterinária da UFRRJ, Campi Seropédica).

4.6 Resultados finais: 21 de dezembro de 2018, publicação na página eletrônica do CPGCV e no quadro de avisos do Curso no prédio do Departamento de Parasitologia Animal.

4.7 Não serão fornecidas informações relacionadas com os resultados ou possíveis recursos por telefone.

4.8 Os candidatos deverão comparecer ao local da prova munidos do respectivo comprovante e número de inscrição.

CRONOGRAMA ATIVIDADE DATA Início inscrições 01/11/18 Encerramento inscrições 30/11/18 Publicação aceite inscrições 05/12/18 Recurso contra indeferimento inscrição 06/12/18

Publicação recurso contra

indeferimento inscrição 07/12/18

Prova de língua inglesa 10/12/18 (09:00) Prova de conhecimento 10/12/18 (14:00)

Publicação resultados 14/12/18

(6)

6

ATIVIDADE DATA

Publicação recurso contra

o resultado 19/12/18

Publicação resultado final 21/12/18

5. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO.

5.1. As bolsas EVENTUALMENTE obtidas pelo Programa serão concedidas aos alunos respeitando os critérios e as normas das agências de fomento. NÃO HAVENDO GARANTIA DE BOLSAS PARA OS ALUNOS SELECIONADOS.

5.2. Tendo em vista o disposto no item 5.1., a concessão das bolsas, disponibilizadas pelos órgãos de fomento, obedecerá estritamente à classificação geral em ordem decrescente. Não será concedida bolsa de estudos para o aluno que tiver vínculo empregatício.

5.3. Para a finalidade de distribuição de bolsa este edital terá a validade até o dia 31 de agosto de 2019 (havendo disponibilidade de bolsa).

6. MATRÍCULA.

6.1. A matrícula dos candidatos selecionados realizar-se-á em período a ser comunicado pela Secretaria do PPGCV.

6.2. A matrícula será realizada através do SIGAA.

6.3. A matrícula daqueles ingressantes com vínculo empregatício só poderá ser realizada mediante entrega de documento de liberação por vinte horas para se dedicar ao Curso. 6.4. No primeiro período de curso o aluno deve cursar em disciplina (s) um mínimo de 90h.

7. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.

7.1 A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

7.2 Serão eliminados os candidatos com documentação incompleta.

7.3 A lista de candidatos cujas inscrições forem aceitas será publicada na página eletrônica do Curso até o dia 05 de dezembro de 2018. Da impugnação do processo de homologação da inscrição caberá recurso, que deverá ser impetrado na secretaria do curso no dia 06 de dezembro de 2018. O resultado do recurso será publicado na página eletrônica do Curso até o dia 07 de dezembro de 2018.

(7)

7

7.5. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado Executivo do Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias.

7.6. Este edital foi aprovado em Reunião Extraordinário ocorrida em 08 de outubro de 2018, Seleção 2019

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Instituto de Veterinária – UFRRJ, BR 465 - Km 7, CEP: 23.897-000 – Seropédica – RJ, Fax/Fone: +55 21 2682-1617, email: cpgcv@ufrrj.br e cpgcvufrrj@gmail.com,

http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgcv/ Seropédica, 01 de outubro 2018

Prof. Fabio Barbour Scott

Coordenador do CPGCV/UFRRJ

(8)

8

ANEXO I

DOCENTES COM VAGAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2019 Vagas-Seleção 2018 Docente Vagas Adivaldo Fonseca 1 Avelino Bittencourt 0 Bruno Berto 2 Carlos Alberto 0 Carlos Massard 2 Carlos Wilson 0 Cláuda Portes 1 Débora Decote 1 Douglas Chaves 2 Douglas McIntosh 1 Fábio Scott 3 Huarrisson Santos 3 Isabele Angelo 0 Jairo Pinheiro 2

João Luiz Horácio Faccini 0 José Luis Luque Alejos 3

Júlio Fernandes 2 Katherina Coumendouros 3 Kátia Famadas 3 Lucia Pinto 3 Marília Sato 0 Melissa Carvalho 1 Miliane Moreira 2 Patrícia Fampa 0 Patrícia Gôlo 4 Paulo Peixoto 0 Teresa Cristina 1 Thaís Azevedo 3 Shana Mattos 1 Wagner Tassinari 2 Vânia Bittencourt 3 Yara Cid 3

(9)

9

ANEXO II

PLANILHA PARA PONTUAÇÃO DE CURRÍCULO

1 Atividades Acadêmicas

Atividades Pontuação

1.1 Bolsa de Iniciação Científica (5,0 pts/semestre) (Máx. 20 pts) 1.2 Iniciação Científica sem Bolsa (3,0/semestre) (Máx. 15 pontos) 1.3.Bolsa de Monitoria (3,0 pts/semestre) (Máx. 10pts)

1.4 Bolsa de Extensão (3,0 pts/semestre) (Máx. 10pts)

1.5 Bolsas de aperfeiçoamento ou de apoio técnico (5 pts/semestre) (Máx.20 pts)

1.6 Curso de Especialização de interesse nas áreas de pesquisa do CPGCV – 360 horas (5,0 pts/curso) (Máx. 5 pts)

1.7 Cursos de interesse nas áreas de pesquisa do CPGCV (0,5 ponto/20 horas)(máx.10 pt) 1.8 Participação eventos científicos (0,5/evento)(máximo 20 pt)

1.9 Mestrado na área e áreas afins da ciências veterinárias (10 pt)(max 10 pt)

1.10 Estágios não curriculares na área de Ciências Veterinárias, Biológicas e da Saúde, 6 meses ou 40 horas (1 ponto/estágio) (Max. 10 pts)

Total (Item 1) (Máx. 40 pontos) (N1) 2 Produção Científica e Tecnológica

Atividades Pontuação

2.1 Artigos Publicados (ou com carta de aceite) na área de Ciências Veterinárias,

Biológicas e da Saúde em Periódico, com corpo editorial e indexada 5,0 pts/artigo(Qualis A1,A2,B1)* 2,5 pts/artigo(Qualis B2,B3,B4)*( (Max. 40 pts)

2.2 Artigos Publicados (ou com carta de aceite) em outras áreas em Periódico, com corpo editorial e indexada 1,5 pt/artigo (Qualis A1,A2,B1)* 1,0 pts/artigo (Qualis B2,B3,B4)*

(Max. 40 pts)

2.3 Artigos Publicados em Anais de Eventos Científicos na área de Ciências Veterinárias, Biológicas e da Saúde em Periódico como primeiro autor (2 pts/artigo), e demais autores

(1,0 ponto/artigo) (Max. 10 pts)

2.4 Resumos Publicados em Anais de Eventos Científicos na área de Ciências Veterinárias, Biológicas e da Saúde em Periódico

(0,5 pts/artigo) (Max. 15 pts)

2.5 Publicação de Livro como primeiro autor (10,0 pts/livro) e demais autores (5,0 pts/livro) (Max. 20 pts)

2.6 Publicação de Capítulo de Livro como primeiro autor (5 pts/capítulo) e demais autores (2,5 pts/capítulo) (Max. 15 pts)

2.7 Publicação em revistas (magazines), boletins e folhetos técnicos na área de Ciências Veterinárias, Biológicas e da Saúde (1,0 pts/trabalho) (Max. 10 pts)

2.8 Prêmios obtidos em Eventos Científicos (2,5 pts/prêmio) (Max. 5 pts) 2.9 Submissão de patente (5,0 pontos/cada) (max 40 pts)

2.10 Concessão de patente (10 pontos/cada) (max 40 pts)

Total (Item 2) (Máx. 40 pontos ) (N2)

3. Experiência Profissional relacionada às Ciências Veterinárias, Biológicas e da Saúde

Atividades Pontuação

3.1 Trabalho Remunerado (2 pts/semestre) (Max. 10 pts)

3.2 Palestras ministradas ou equivalentes, participação em bancas de conclusão de curso (1 ponto) (Max. 10 pts)

3.3 Aulas e cursos ministrados em Ensino Fundamental, Médio, Ensino Superior, Especializações (0,1 pt/hora ou 1 pt/ano). (Máx. 15 pts)

3.4 Orientações em estágios oficiais, monitoria, iniciação científica, monografia de final de curso, aperfeiçoamento e apoio técnico (1 ponto/orientado) (Máx. 10 pts)

3.5 Preceptoria residência (0,5 ponto/orientado) (Máx. 5 pts)

3.6 Orientações em Monografias ou Dissertações (2 pts/orientado) (Máx. 10 pts)

3.7 Consultoria a órgãos oficiais na área de Ciências Veterinárias, Biológicas e da Saúde (2,5 pts/consultoria) (Máx. 10 pts)

Total (Item 3) (Máx. 20 pontos) (N3)

(10)

10

ANEXO III

MODELO DE CARTA DE ORIENTADOR

Eu, ________________________________________, professor orientador do Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFRRJ, aceito orientar o candidato

___________________________________________, no nível de

____________________________, a partir de março de 2019, caso o mesmo seja selecionado conforme os critérios estabelecidos pelo Colegiado do CPGCV para ingresso neste Curso.

Data

Assinatura

(11)

11

ANEXO IV PROGRAMA DA PROVA DE CONHECIMENTOS (MESTRADO)

A prova de conhecimentos examinará o conhecimento dos candidatos em relação à informação contida em 10 artigos científicos de relevância para o CPGCV. Os 10 artigos podem ser acessados no seguinte link http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgcv/2018/10/31/artigos-para-prova-de-conhecimento-mestrado-2019/ na “home Page” do PPGCV (http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgcv/).

(12)

12

ANEXO V – COMISSÃO DE SELEÇÃO Prof. Douglas McIntosh (Presidente)

Profa. Débora Decote Ricardo de Lima (Membro Titular) Prof. Huarrisson Azevedo Santos (Membro Titular)

Prof. Jairo Pinheiro da Silva (Membro Titular) Prof. Júlio Israel Fernandes (Membro Titular) Profa. Kátia Maria Famadas (Membro Titular) Profa. Patrícia Fampa Negreiros Lima (Membro Titular)

Profa. Yara Peluso Cid (Membro Titular) Profa. Katherina Coumendouros (Membro Titular) Profa. Miliane Moreira Soares de Souza (Membro Titular)

Profa. Thaís Ribeiro Correia Azevedo(Membro Titular)

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational