• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO JOGUE LIMPO LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DE ÓLEO LUBRIFICANTE USADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO JOGUE LIMPO LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DE ÓLEO LUBRIFICANTE USADAS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO JOGUE LIMPO

LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DE ÓLEO

LUBRIFICANTE USADAS

Ezio Antunes- Diretor Executivo, Marcelle Azeredo – Assistente de Comunicação Instituto Jogue Limpo

XI PRÊMIO AEA DE MEIO AMBIENTE- CATEGORIA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Resumo:

O descarte de resíduos é um problema do mundo e o Jogue Limpo tem o compromisso de dar um destino ambientalmente correto às embalagens plásticas de lubrificantes usadas antes de serem jogadas em locais inadequados, que agrida o meio ambiente. O Programa faz a logística reversa destas embalagens, sem ônus para o ponto gerador cadastrado tratando assim, este resíduo para que não vire lixo. Outro objetivo do sistema é conscientizar o consumidor e outros agentes da revenda retalhista e atacadista de sua responsabilidade compartilhada no processo do descarte consciente e para tanto, produz dois materiais de educação ambiental: A História da Família Lubis e a Agenda Ambiental disponíveis no site e www.joguelimpo.org.br para download gratuito.

(2)

O Instituto Jogue Limpo comemora doze anos da implantação da logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas com motivos para comemorar os bons resultados e o desafio de expandir o sistema para regiões Centro-Oeste e Norte, além dos Estados do Maranhão e Piauí.

A meta é que a expansão de atuação geográfica do sistema ocorra a partir de 2017, com a modelagem dos PEVs

- Pontos de Entrega Voluntária - no lugar da coleta porta a porta dos estabelecimentos geradores das embalagens plásticas usadas, como funciona atualmente nas demais áreas do país. Para essas regiões, será aplicado outro modelo, uma vez que as distâncias entre as cidades são muito grandes, de aproximadamente 80 quilômetros. Nas regiões Sul e Sudeste, a média é de 18 quilômetros. O sistema de entrega nos postos de coleta se mostrou o mais adequado e já funciona em outros setores, como pneus e embalagens usadas de defensivos agrícolas.

Aplicabilidade: O Jogue Limpo é um serviço gratuito de logística reversa das embalagens de lubrificantes e seus públicos alvos são: Postos de serviço, concessionárias de veículos, Transportador Revendedor Retalhista, atacadistas e distribuidores de lubrificantes. Atua do Rio Grande do Sul ao Ceará, incluindo o Distrito Federal.

(3)

Objetivo:

Pesagem das embalagens recebidas no momento da entrega

O Jogue Limpo começou em 2005 no estado do Rio Grande do Sul e é um projeto de ação permanente, tendo em vista o atendimento a Politica Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305, a qual estabelece a responsabilidade compartilhada dos fabricantes de lubrificantes, revendedores atacadistas, retalhista e o consumidor final para a destinação ambientalmente correta das embalagens plásticas de lubrificantes usadas.

A iniciativa repercutiu muito positivamente entre os fabricantes associados e foi rápida a expansão para os demais estados do Sul, Paraná em 2008 e Santa Catarina em agosto de 2010, além do município de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro, ambos em Julho 2010. Em 2012 se expandiu para o Estado de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. Em 2014 o programa iniciou as operações na Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

(4)

Segregação das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas na central de Duque de Caxias – RJ

A experiência acumulada no período facilitou a proposta de modelagem de logística reversa da Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) e o segmento de lubrificantes assinou o primeiro Acordo Setorial com o Ministério do Meio Ambiente (MMA),tornando o Programa uma referência em logística reversa no Brasil ,atendendo aos princípios da Lei 12.305, que prevê a implantação da logística reversa pelas empresas envolvidas na fabricação, importação, distribuição e comercialização de óleos lubrificantes para o mercado automotivo. Com a logística reversa, as empresas do setor de lubrificantes assumem responsabilidade compartilhada pelo recolhimento e destinação final dos resíduos de suas embalagens plásticas, independente dos sistemas públicos de limpeza urbana.

(5)

Acomodação das embalagens de lubrificantes no caminhão

Além do Acordo Setorial foram assinados Termos de Compromisso com Secretarias de Meio Ambiente e outros signatários do comércio varejista e atacadista. Desta forma tendo o estado como parceiro e envolvido nas atividades da logística reversa e acompanhamento do Programa. Atualmente foram acordados com os Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas e o Distrito Federal.

Descrição das principais atividades do projeto (metodologia, conteúdo, número de pessoas envolvidas, local de trabalho, recursos);

Em cada estado onde opera, o gestor do Programa é escolhido pelo processo de concorrência atendendo a um edital com várias exigências ligadas a segurança, saúde, meio ambiente, procedimentos operacionais dentre outros. Os custos envolvidos são suportados pelos fabricantes associados.

Em 2016 foram gastos 20 milhões de reais na execução da logística reversa e administração de todo o Sistema. Os caminhões a serviço do Jogue Limpo obedecem a exigências de rastreamento e uma tecnologia embarcada com

(6)

balança e impressora eletrônica, canaletas para eventuais derrames e um tanque coletor.

O gestor selecionado propõe uma logística de recebimento, aprovada pela gerência do Jogue Limpo, composto de número de caminhões e centrais de armazenamento temporário o que, no Acordo Setorial é identificado por Sistema de Recebimento.

Nestas centrais, licenciadas pelo órgão ambiental, as embalagens recolhidas, são drenadas e prensadas ou picotadas para posterior envio a recicladoras licenciadas e credenciadas pelo Jogue Limpo através de um processo de auditoria.

Picotagem das embalagens de lubrificantes usadas na recicladora

Todo o registro de recebimento de embalagens é feito através de um smartphone que fotografa a etiqueta em código de barras com o peso do ponto gerador enviando online para o cadastro operacional do site as informações referentes ao CNPJ do ponto gerador. Para que o Jogue Limpo seja devidamente gerenciado, foi desenvolvido um sistema que disponibiliza informações importadas, em tempo real, diretamente das balanças eletrônicas, imediatamente após a pesagem no ato da devolução das embalagens aos fabricantes.

Uma das grandes qualidades do Jogue Limpo é a transparência e a rastreabilidade para os órgãos ambientais. Através de senhas recebidas, as agências ambientais podem visualizar a qualquer momento, tanto no município

(7)

quanto no estado, as informações disponíveis relativas às quantidades de embalagens recebidas de cada ponto gerador nos municípios onde atua e enviadas para reciclagem.

Registro de recebimento de embalagens feito através de um smartphone que fotografa a etiqueta em código de barras

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Um dos maiores desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos é fazer com que cada elo da corrente exerça o seu papel na responsabilidade compartilhada na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas:

Consumidor (pessoa física): deve devolver a embalagem usada aos canais de comercialização onde foi adquirida, preferencialmente.

Rede de Revenda e demais comerciantes varejistas: devem receber as embalagens entregues pelo consumidor e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o Sistema de Recebimento ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do fabricante.

Comerciantes atacadistas: devem receber as embalagens de seus clientes revendedores ou consumidores e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas embalagens geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o serviço de Recebimento ou encaminhando-as diretamente as Centrais de Recebimento do fabricante.

(8)

Fabricantes e Importador: manter o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas, recebendo-as dos comerciantes atacadistas e varejistas, assegurando a destinação ambientalmente correta dessas embalagens.

Caminhão do Jogue Limpo

Descrição dos resultados do projeto até agora:

Atualmente são 19 centrais, 60 caminhões, 192 empregos diretos, atuando em aproximadamente 4213 municípios e mais de 42.000 pontos geradores de embalagens de lubrificantes usadas. Desde o início do Programa em 2005 já foram recicladas mais de 550 milhões de embalagens e em 2017 a expectativa é reciclar 100 milhões.

(9)

Pallets das embalagens de lubrificantes para a confecção de novos produtos plásticos

Os compromissos assumidos no Acordo Setorial para 2016 tinham como metas atender a 14 estados, 100% dos municípios dos estados onde atua, receber 4.400 toneladas de plástico equivalente a 88 milhões de embalagens, 19 centrais de recebimento temporário, 60 caminhões e 192 empregos diretos, porém em 2015 muitas destas metas já tinham sido atendidas.

Todo o processo de recebimento e envio para reciclador feito pelo Programa é passível de verificação e acompanhamento dos órgãos ambientais municipais e estaduais através de uma senha onde podem ser verificados os pontos cadastrados por município, o peso gerado por coleta e destinados para reciclagem. O ponto gerador também pode obter uma listagem de suas entregas bastando digitar o CNPJ no portal do Programa.

Outro compromisso também importante é o de produzir material de educação ambiental. Em 2012 foi produzida uma historia infanto-juvenil, A História da Família Lubis com uma tiragem atual de mais 50.000 exemplares.

Em 2013 foi produzida a Agenda Ambiental Jogue Limpo destinada a estudantes do ensino fundamental composto de um material para capacitação de professores e outro para alunos em módulos. Este material aborda temas como lixo, resíduos, aterros, logística reversa, óleo usado, plástico, etc, além de uma ampla fonte de pesquisa. Até hoje já foram distribuídos mais de 40 mil exemplares.

O material está disponível para download gratuito no site do Programa

(10)

Revista da Famíla Lubis e Agenda Ambiental- Material de Educação Ambiental

Foi utilizada também a mídia eletrônica como forma de divulgação e educação ambiental através do facebook, atualmente com mais de 3000 de acessos por semana.

Em 2013 foi lançado o Concurso de Redação Jogue Limpo com o intuito de estimular e refletir sobre o exercício da cidadania em crianças e jovens de 10 a 17 anos, oriundos de escolas públicas próximas as nossas centrais espalhadas pelo Brasil. Nas redações abordaram suas preocupações com o lixo e suas consequências para o planeta. Na primeira edição foi aplicado o concurso em 7 estados e atingidos 1000 alunos. O ganhador foi de Ceilândia- DF.

Na 2ª edição em 2014 foi aplicado para 9 estados, com 2000 alunos de 24 escolas envolvidas no concurso. Os vencedores são de Betim, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Em 2015 a 3ª Edição, fez refletir sobre a água e sua importância para o planeta. Foram 42 escolas envolvidas e cerca de 3360 alunos entre o 6° ano do Ensino Fundamental e o 2° ano do Ensino Médio. Os 4 ganhadores estão distribuídos entre Passo Fundo, Fazenda Rio Grande, Serra e Betim.

Em sua 4ª edição o Concurso de Redação em 2016, refletiu sobre o Consumo Consciente e atingir 4200 alunos em 38 escolas espalhadas nos municípios onde atuamos. Os vencedores foram de Minas Gerais e Pernambuco. Para 2017 almeja-se somar 4600 alunos.

(11)

Descrição das principais dificuldades encontradas até o momento (infraestrutura, alcance do projeto, recursos financeiros);

Uma das principais dificuldades identificadas é o não cumprimento da responsabilidade compartilhada definida pela Politica Nacional de Resíduos Sólidos. Outro fator que dificulta o processo é a falta de recicladores licenciados para resíduos perigosos o que onera o custo de transporte para envio das embalagens. Diante da Magnitude dos seus números e das perspectivas de crescimento o Programa se transformou em Instituto Jogue Limpo e as associadas são: Castrol, Chevron, Cosan, Ipiranga, Petrobras, Petronas, Shell, Total, YPF, Sindicom, Valvoline, Repsol, Incol-lub, Packblend, Ingrax, Texsa, Petrol, Lucheti, Caterpillar, JXNippon, Elvin, Pax lub, Ultrax, PDV, Idemitsu Promax. e Lubrimotor’s

(12)

Produtos plásticos feitos com as embalagens de lubrificantes recicladas

Conclusão:

Instituto aposta na responsabilidade compartilhada para coletar embalagens plásticas usadas no Maranhão, Piauí e nas regiões Centro-Oeste e Norte

O Instituto Jogue Limpo comemora doze anos da implantação da logística reversa de embalagens plásticas usadas de óleos lubrificantes com motivos para comemorar os bons resultados e o desafio de expandir o sistema para regiões Centro-Oeste e Norte, além dos Estados do Maranhão e Piauí.

"Chegamos aos doze anos maduros, com resultados confiáveis e consistentes. Mas, agora, precisamos pensar em um novo modelo

Para começar a atuar nas áreas que ainda não são cobertas pelas nossas operações", afirma o diretor executivo do Instituto Jogue Limpo, Ezio Antunes. Segundo ele, a meta é que a expansão de atuação geográfica do sistema ocorra a partir de 2017, com a modelagem dos PEVs

- Pontos de Entrega Voluntária - no lugar da coleta porta a porta dos estabelecimentos geradores das embalagens plásticas usadas, como funciona atualmente nas demais áreas do país.

(13)

"Para essas regiões, tivemos de pensar em outro modelo, uma vez que as distâncias entre as cidades são muito grandes, de aproximadamente 80 quilômetros. Nas regiões Sul e Sudeste, a média é de 18 quilômetros. O sistema de entrega nos postos de coleta se mostrou o mais adequado e já funciona em outros setores, como pneus e embalagens usadas de defensivos agrícolas. O nosso desafio é conseguir uma conscientização maior de todos os envolvidos", diz Antunes.

O diretor do Jogue Limpo lembra que o fato de o gerador das embalagens usadas ter de se deslocar até o PEV - para depois o Instituto fazer a coleta e destinação ambientalmente correta.

Resultados:

•4 Operadoras Logísticas, gerando 192 empregos diretos •19 centrais de recebimento e 60 caminhões

•+ 42.000 pontos geradores cadastrados •+ 3.800 km/mês roda cada caminhão •11 pontos geradores por município •26 Kg coletados em cada visita

•4.500 toneladas de plástico com destinação ambiental correta •+ 550.000.000 de embalagens recolhidas desde 2005

•Premiações:

Certificado com o “Selo Verde” –Instituto Chico Mendes

10º Prêmio Brasil Ambiental / AmCham–Gestão de Resíduos Sólidos 5º Prêmio Hugo Werneck Sustentabilidade e Amor à Natureza

Prêmio von Martius de Sustentabilidade / AHK –Edição 2015 •Reconhecimentos como “destinador final”

(14)

INSTITUTO JOGUE LIMPO APOIA O PACTO GLOBAL

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios.

O Instituto Jogue Limpo compactua com os 10 princípios propagados no Pacto Global e está empenhado em torná-los também seus princípios e parte da estratégia, da cultura e das suas operações cotidianas. Envolver-se em projetos, que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é um comprometimento assumido.

Com o objetivo de agregar valor para a sociedade como um todo, o Jogue Limpo busca reduções significativas no descarte incorreto de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, sempre estudando novas ações para a maior abrangência do serviço de coleta e reciclagem nos 14 Estados, além do Distrito Federal, que opera atualmente.

O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

(15)

3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5. A abolição efetiva do trabalho infantil; e

6. Eliminar a discriminação no emprego.

7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

O objetivo do Pacto Global é encorajar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e os objetivos aplicáveis internacionalmente e universalmente acordados. Estes valores principais foram separados em dez princípios chave, nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.

As quatro áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ao meio ambiente e combate à corrupção foram escolhidas por possuírem um potencial efetivo para influenciar e gerar mudança positiva.

Jogue Limpo mantém Selo Verde em 2016

SELO VERDE CERTIFICAÇÃO

O Procert- Selo Verde e o Prêmio Chico Mendes têm a missão de acompanhar, apoiar e reconhecer aqueles que no cotidiano apresentam uma postura proativa com relação ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar social. Pelo segundo ano consecutivo, baseados nas análises das questões exigidas, conclui-se que o Instituto Jogue Limpo obteve um excelente resultado no processo de seleção, ultrapassando a pontuação mínima exigida.

(16)

Vale comentar que, o Instituto Jogue Limpo através da sua atividade de logística reversa de embalagens de óleo lubrificante usadas, contribui com a destinação ambientalmente correta desses resíduos, eliminando os riscos de poluição por derramamento de óleo, proporcionando a reciclagem e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o acordo setorial correspondente. Em comparação com a avaliação realizada no ano anterior (2015), o Instituto Jogue Limpo demonstrou uma evolução em seu desempenho, representado por 7 pontos (de 82 para 89 pontos), demonstrando seu contínuo compromisso com a gestão social e ambiental responsável.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

O primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Instituto Jogue Limpo é referente ao período de janeiro de 2015 a dezembro de 2015.

O inventário de emissões é uma espécie de raio-X que se faz em uma empresa, grupo de empresas, setor econômico, estado ou país para se determinar fontes de gases de efeito estufa nas atividades produtivas e a quantidade de GEE lançada à atmosfera. Fazer a contabilidade significa quantificar e organizar dados sobre emissões com base em padrões e protocolos e atribuir essas emissões corretamente a uma unidade de negócio, operação, empresa, país ou outra entidade (PBGHG Protocol).

A importância da realização de um inventário de emissões vai além da quantificação das emissões, abrange principalmente a possibilidade de redução e compensação dessas emissões, consequentemente a redução de custos operacionais e otimização do uso de energia.

Outras oportunidades surgem como, negócios no mercado de carbono, atração de novos investimentos, aumento da competitividade e benchmarking, antecipar-se a futuras políticas e em alguns casos até o aumento na validade da licença de operação do estabelecimento inventariante.

Em 2016, apesar das dificuldades de mercado e de outras contingências do país, o Jogue Limpo deverá continuar sua escalada de crescimento tanto quantitativa, como no aumento da conscientização de todos para a importância de atitudes e

(17)

ações que sejam sustentáveis no longo prazo. Desta forma, segundo Ezio Antunes, Diretor Executivo, estamos certos que o relatório de emissões deu um panorama completo de nossas operações e iniciativas e indicou o quanto o sistema tem realmente colaborado para que o meio ambiente seja mais bem cuidado.

Relatório do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em 2015

- Emissões totais (CO2) = 1.208 ton Operação total - Emissões evitadas (CO2) = 4.089 ton Reciclagem - Benefício ao Meio Ambiente = 2.881 ton CO2

(18)

O PEV (ponto de entrega voluntária) é a nova modelagem de recebimento de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas do Instituto Jogue Limpo em Maceió / AL.

O Instituto Jogue Limpo, a SEMARH de Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente- IMA, a Associação de Supermercados e Atacadistas e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió- SLUM, firmaram parceria para a implantação dos primeiros PEVs em quatro pontos de Maceió - Paradão do Óleo, Ladeirão do Óleo, Troca Fácil e nos Supermercado Unicompra do bairro de Ponta Verde. Os 3 primeiros mencionados são “Trocões” como lá são chamadas as supertrocas de óleo. A adesão dos 4 PEVs à nova modelagem foi de livre iniciativa dos próprios empresários, que viram nisso uma forma de ajudar e apoiar ações para melhorar o meio ambiente.

As embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, serão acondicionadas em contentores e serão coletadas e enviadas para reciclagem pela central Jogue Limpo local.

A iniciativa objetiva o aprimoramento da logística reversa de embalagens de lubrificantes usadas e espera um engajamento maior do varejo, notadamente dos pequenos geradores (oficinas, trocas de óleo e outros).

Os PEVs estão sendo criados no esforço de inibir o descarte inadequado do material plástico derivado do petróleo e que se fosse jogado na natureza teria um período de degradação na faixa de 400 anos. Além disso, sem o descarte adequado essa embalagem pode provocar obstruções de cursos e redes de escoamento de águas.

Ao entregar as embalagens, caso o gerador necessite, deve entrar no site do Jogue limpo (www.joguelimpo.org.br) e fazer um recibo auto declaratório da entrega. É uma forma simples, mas eficiente de documentar o encaminhamento ambientalmente correto dado àquelas embalagens.

O projeto piloto dos PEVs, de acordo com Elaine Melo, Gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, vai contribuir para que todos os seguimentos envolvidos na logística reversa de lubrificantes possam participar e ainda acrescenta, que é por esse motivo, que o Estado vem pleiteando desde 2015 a ampliação de pontos de coleta. O mais importante é criar novos modelos e absorver experiências provenientes da atividade até para melhorar ações futuras.

Para Ezio Antunes – Diretor do Instituto Jogue Limpo, esta modelagem dos PEVs é a melhor forma de integrar todos da cadeia de venda de óleos lubrificantes dentro da responsabilidade compartilhada na logística reversa, estabelecida na lei 12.305 de 2010. Se todos fazem um pouco o resultado será muito mais significativo, e bem melhor para o meio ambiente. Não temos dúvida que este

(19)

modelo veio para ficar. Maceió está sendo líder no momento, mas com o apoio dos principais varejistas do país, do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos ambientais estaduais e municipais, logo muitas outras cidades estarão tendo nos PEVs sua principal forma de dar um destino ambientalmente correto às embalagens plásticas de óleo lubrificante. Para 2017 estão previstos pelo menos mais 20 novos PEVs na área onde o Jogue Limpo atua.

Referências

Documentos relacionados

Sempre que a prescrição seja dirigida a um doente pensionista abrangido pelas condições previstas na legislação, será colocada a vinheta de cor verde de identificação

Este grupo reúne trimestralmente, sendo presidido por Ângelo Paupério (membro da Comissão Executiva), e é composto pelos membros do Conselho de Administração dos

e) Ao operar uma ferramenta elétrica em ambientes externos, use um cabo de extensão adequado ao uso externo. O uso de um cabo adequado para uso externo reduz o risco de

Para iluminação programada em Porto Alegre, os resultados mostram que o potencial de redução é de até 34,7% na potência de refrigeração de pico, de até 24,1% no consumo elétrico

Tendo como referência as informações contidas no texto e no gráfico precedentes, julgue os itens subsequentes.. 81 A sensação de frio causada ao se aplicar álcool 70%

Unidades ESTRATÉGICAS Unidades TÁTICAS Unidades OPERACIONAIS DIRETORIAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS GERÊNCIAS AUTÔNOMAS AUDITORIA INTERNA SUPERINTENDÊNCIAS ESTADUAIS

Dada a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento de uma agricultura sus- tentável, os horticultores do munícipio de Carlinda apresentaram elevada carência de

A palestra, realizada pela Associ- ação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Frigorífico Saudali, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS),