• Nenhum resultado encontrado

Sim, esperemos a YHWH nos dias da grande aflição que o mundo irá atravessar.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sim, esperemos a YHWH nos dias da grande aflição que o mundo irá atravessar."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Setembro 2012

Sim, esperemos a YHWH nos dias da grande aflição que o mundo irá atravessar. O título deste estudo reproduz as palavras que YHWH pronunciou após constatar que o povo de Israel se desviava dos Seus caminhos/preceitos, precisamente aqueles em que, segundo a promessa do Eterno, se por eles vivessem, prosperariam, eles e a sua descendência. Qual foi a consequência das desobediências da nação de Israel até aos nossos dias? Castigos sobre castigos. Porém, para o fim dos dias, quando a situação da nação de Israel se tornar insustentável face à força dos seus inimigos, eles lembrar-se-ão do Seu Criador. O Elohim YHWH, nesse momento, revelará, uma vez mais, que não esqueceu as Suas promessas, pelo que não os abandonará perante os seus inimigos:

Sofonias 3:8 – “Portanto esperai-me, diz YHWH, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo”.

Qual será esse “dia do despojo”? Através dos tempos, os vencedores das batalhas apropriavam-se dos despojos, i.e. dos bens deixados para trás pelos seus inimigos. Que batalha será essa que YHWH aqui aponta? Segundo a Sua Palavra, e pelo contexto deste versículo, em que Ele ajuntará as nações inimigas de Israel, podemos ver que O Eterno fala de uma grande batalha que será travada nos últimos dias, nos montes e à volta de Jerusalém. Sim, estamos a falar da Batalha de Armagedão, em que grandes exércitos travarão uma batalha derradeira contra o povo de YHWH e contra O Cordeiro Yeshua e Seus exércitos.

(2)

PORTANTO, ESPERAI-ME, DIZ YHWH 2

Vamos continuar a ver o que nos dizem ainda os profetas do Altíssimo a respeito destes dias que o mundo ainda terá de enfrentar.

Os que estudam a Palavra de YHWH compreendem que os dias que hão-de preceder a vinda gloriosa do Eterno serão dias de grande angústia entre as nações (e homens) como nunca houve nem voltará a haver…e que, se esses dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria. Estas palavras de Yeshua dizem-nos com toda a clareza que a loucura das nações há-de chegar a um clímax, tal que a destruição entre os exércitos em confronto será incalculável bem como as cidades dos povos envolvidos nessa “guerra total”.

O ódio acumulado pelos inimigos de Israel ao longo de milénios, terá a maior expressão nos dias da grande batalha do Armagedão. Muitos profetas nos falam deste morticínio generalizado e global. Mas, YHWH prometeu que se lembraria do Seu povo, naqueles dias.

Sim, neste tão grande confronto alargado, O Todo-Poderoso há-de intervir. Os Seus profetas falam-nos de uma vasta multidão de mortos que ficarão insepultos (e.g. Isaías 66:16); também:

Jeremias 25:23 – “E serão os mortos de YHWH, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra”.

Continuando a ler a profecia para estes dias, podemos compreender que YHWH, com a Sua vinda, irá colocar um fim à batalha destruidora, salvando a nação de Israel dos seus opressores:

Sofonias 3:6, 14-17 – “ [EU, YHWH] Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas; fiz desertas as suas praças, a ponto de não ficar quem passe por elas; as suas cidades foram destruídas, até não ficar ninguém, até não haver quem as habite…Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de

Jerusalém. YHWH afastou os teus juízos [os teus pecados], exterminou

o teu inimigo; YHWH, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. YHWH teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.

Ao lermos as palavras de Sofonias e as de outros profetas, somos imediatamente conduzidos a lembrar o castigo do arqui-inimigo de Israel, a Assíria (que inclui a actual Síria) cuja capital Damasco será completamente reduzida a escombros, de uma noite para a manhã seguinte (ler todo o capítulo 17 de Isaías):

(3)

PORTANTO, ESPERAI-ME, DIZ YHWH 3

Isaías 17:1, 14 – “Peso de Damasco. Eis que Damasco será tirada, e já não será cidade, antes será um montão de ruínas… Ao anoitecer eis que há pavor, mas antes que amanheça já não existe; esta é a parte daqueles que nos despojam, e a sorte daqueles que nos saqueiam”.

Os inimigos de Israel não terão descanso algum porque YHWH combaterá ao lado do Seu povo, como tem combatido desde que a nação de Israel foi reerguida em 1948 naquela pequena parcela de território. As muitas guerras travadas pelas nações árabes desde a refundação do Estado de Israel foram sempre mal sucedidas, pois YHWH prometeu que o Seu povo não seria mais arrancado da terra que Ele mesmo lhes deu:

Amós 9:15 – “E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz YHWH teu Deus”.

Quem poderá combater ou insurgir-se contra O Eterno e sair vencedor? Ninguém!!! Lembremos, de forma breve, as promessas de YHWH a Israel:

Isaías 60:21 – “E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz YHWH teu Deus”.

Jeremias 24:6 – “Porei os meus olhos sobre eles, para o seu bem, e os farei voltar [Israel juntamente com Judá] a esta terra, e edificá-los-ei, e não os destruirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei”.

Ezequiel 37:25 – “E habitarão na terra que dei a meu servo Jacob, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e David, meu servo, será seu príncipe eternamente”.

Muitas outras passagens proféticas poderiam ser acrescentadas, mas estas três já permitem ilustrar as promessas do Eterno…que não falharão. Toda a terra é Dele e Ele a dá a quem quer. Dele é o mundo e a sua plenitude como nos é ensinado em Salmo 24:1. Falharão os homens que forem contra Jerusalém, a cidade amada. Portanto, esperemos O Eterno: Ele prometeu e não faltará.

Voltando à profecia de Jeremias, vamos ler em maior detalhe o que ali nos é ensinado para os dias vindouros:

Jeremias 25:29-32 – “Porque, eis que na cidade que se chama pelo meu

nome [Jerusalém] começo a castigar; e ficareis vós totalmente

impunes? Não ficareis impunes [uma boa parte de Israel não será

poupada, pois os ímpios serão desarreigados dela], porque eu chamo a

(4)

PORTANTO, ESPERAI-ME, DIZ YHWH 4

Tu, pois, lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: YHWH desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a morada da sua santidade; terrivelmente bramirá contra a sua habitação, com grito de alegria, como dos que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra. Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque YHWH tem

contenda com as nações [inimigas de Israel], entrará em juízo com toda

a carne; os ímpios entregará à espada, diz YHWH. Assim diz YHWH dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levantará dos confins da terra”.

Sim, o conflito será global. Naqueles dias, o sangue dos homens que foram levados para combater na terra de Israel, contra Jerusalém, será derramado em abundância; assim o podemos entender pelo que a Palavra nos diz: “chegará à altura do freio dos cavalos”! Não fazemos a mais pequena ideia do que ali se poderá passar nem da dimensão desta catástrofe humana. As palavras dos profetas não nos permitem compreender a extensão desta calamidade. Dá para imaginar? Não, não dá para imaginar:

Apocalipse 14:20 – “E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios”.

O profeta Isaías diz-nos que O Autor dessa tão grande mortandade não será outro senão O Criador YHWH, Aquele que virá com toda a glória, poder e majestade que só a Ele pertencem – O Seu Braço majestoso, Adonai Yeshua, operará maravilhas naquele dia:

Isaías 63:1-6 – “Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua

grande força? Eu [YHWH], que falo em justiça, poderoso para salvar. Por

que está vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém

houve comigo; e os pisei na minha ira [a ira do Cordeiro], e os esmaguei

no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado. E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse, por isso o

meu braço [Adonai Yeshua] me trouxe a salvação, e o meu furor me

susteve. E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e a sua força derrubei por terra”.

Este que pisa as uvas no lagar do Todo-Poderoso, é O Seu Braço (O Verbo/Yeshua), Aquele que virá com todo o poder e glória do Pai, Adonai Yeshua. Ele será (uma vez mais) a manifestação visível do Elohim Todo-Poderoso ao Qual nenhum homem viu nem pode ver em toda a Sua glória, poder e majestade. Agora, virá como Rei e Sumo-Sacerdote Eterno. Este é O Salvador que nós esperamos.

(5)

PORTANTO, ESPERAI-ME, DIZ YHWH 5

Há muito que os profetas do Eterno vêm anunciando o que sucederá nestes dias vindouros…mas próximos. Mas, mesmo assim, o ódio dos dirigentes e dos próprios povos inimigos de Israel não os deixa entender as palavras de YHWH. Essas palavras estão encobertas para eles. Multidões serão ceifadas. O horror será instalado entre as fileiras dos inimigos de YHWH e do Seu povo:

Joel 3:2, 9-16 – “Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Josafat; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra... Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte. Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. YHWH, faze descer ali os teus fortes; Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Josafat; pois ali me asSuscitem-sentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia de YHWH está perto, no vale da decisão. O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor [como

quando há um forte fumo de incêndio]. E YHWH bramará de Sião, e de

Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas YHWH será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel”.

Neste texto misturam-se palavras de castigo para os inimigos de Israel e do Elohim Eterno com palavras de renovada esperança para o povo de YHWH.

2.Tessalonicenses 1:5-10 – “Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, descanso connosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós)”.

Serão dias de grande mortandade entre os que se dirigirem a Jerusalém com a pretensão de a destruir. Também os que habitam em Jerusalém sofrerão.

Isaías 34:2, 8 – “Porque a indignação de YHWH está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele as destruiu totalmente, entregou-as à matança… Porque será o dia da vingança de YHWH, ano de retribuições pela contenda de Sião”.

(6)

PORTANTO, ESPERAI-ME, DIZ YHWH 6

Jeremias 25:33 – “E serão os mortos de YHWH, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra”.

Nesses dias a loucura dos homens será total, pois somar-se-ão os mortos dos exércitos em confronto com os mortos que YHWH provocar nos exércitos inimigos de Israel:

Jeremias 25:38 – “[YHWH] Deixou a sua tenda, como o filho de leão; porque a sua terra foi posta em desolação, por causa do furor do

opressor [o anti-Cristo e Satanás], e por causa do furor da sua ira [a ira

do Cordeiro, O Seu Braço executor]”.

Isaías 26:21 – “Porque eis que YHWH sairá do seu lugar, para castigar os

moradores da terra, por causa da sua iniquidade [transgressão da Sua

Lei/Torá], e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu

mortos”.

Se a 2ª Guerra Mundial com meios de destruição muito inferiores aos que hoje estão à disposição do homem, que possuem enormes arsenais nucleares e outros meios de destruição maciça ainda em segredo, pôde causar entre 60 a 70 milhões de mortos e uma destruição material incalculável, será difícil de entender as consequências do uso das armas de destruição maciça que hoje existem em muitos países. Sim, o seu uso será uma realidade nos dias do fim.

Se os inimigos de Israel estão cegos pelo ódio ao seu semelhante israelita (chegando a educar as crianças nesse ódio desde tenra idade…), e levando esse ódio à prática, através de atentados suicidas, como não irão, em breve, usar armas de grande destruição? Claro que o farão. Se eles são o produto de uma cultura de morte e amam a morte (o sacrifício), revelando assim um completo desprezo pela vida, entregarão voluntariamente os seus corpos para morrerem, pois o seu ódio é maior que o valor que atribuem à vida. Por isso não têm medo de morrerem. Porquê? Porque uma falsa promessa lhes foi dada de virem a herdar benefícios inenarráveis “no paraíso” se se sacrificarem pela causa islamita. Porém o mundo tenta alcançar a paz, pois não compreende este tipo de mentalidade.

Quando o mundo gritar nas parangonas dos jornais: “Paz, paz”, então lhes sobrevirá repentina destruição, como nos é ensinado em:

1.Tessalonicenses 5:3 – “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão”.

(7)

PORTANTO, ESPERAI-ME, DIZ YHWH 7

Zacarias 14:12-13 – “esta será a praga com que YHWH ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca. Naquele dia também acontecerá que haverá da parte de YHWH uma grande perturbação entre eles; porque cada um pegará na mão do seu próximo, e cada um levantará a mão contra o seu próximo”.

Estas palavras só puderam ser compreendidas depois da descoberta da energia atómica e das bombas de neutrões, em meados do século XX. A primeira evidência do poder destruidor destas bombas (ainda nos seus primórdios, uma vez que hoje existem outros meios mais potentes ainda e com maior capacidade de destruição) pôde ser vista em 1945 quando duas cidades japonesas foram totalmente arrasadas.

Por isso Yeshua anunciou que se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria – Mateus 24:22. Mas Ele abreviará aqueles dias por amor dos escolhidos.

Mas continuemos a analisar o que a Palavra nos ensina para aqueles dias:

Jeremias 46:10 – “Porque este dia é o dia do Senhor YHWH dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor YHWH dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates”.

A espada do Eterno chegará aos confins da terra dos inimigos do Seu povo: a Bozra, Edom, ao Eufrates, etc. Este será o dia da grande batalha do Todo-Poderoso. Ali Ele manifestará a Sua força perante toda a terra:

Apocalipse 19:17-21 – “E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”.

(8)

PORTANTO, ESPERAI-ME, DIZ YHWH 8

Joel 1:15; 2:2 – “Ai do dia! Porque o dia de YHWH está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso… Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração”.

Zacarias 14:1-3 – “Eis que vem o dia de YHWH, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade. E YHWH sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha”.

Sim, muitos em Israel sofrerão e irão morrer às mãos dos seus inimigos. Mas YHWH velará pelo Seu povo, a Israel de YHWH:

Jeremias 30:7 – “Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacob; ele, porém, será salvo dela”.

Isaías 13:6-11 – “Clamai, pois, o dia de YHWH está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes. Eis que vem o dia de YHWH, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os

pecadores [Ele destruirá os que destroem a Terra]. Porque as estrelas

dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos”.

Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo, como nos é dito em Hebreus. Os homens ímpios fugirão da presença do Rei…esconder-se-ão nas cavernas das rochas e pedirão que as rochas caiam sobre eles…mas nesses dias de castigo a morte que eles pedem seria um castigo demasiado leve para toda a maldade que vem sendo executada por aquele que rejeita O Eterno. Sim, todos os rebeldes irão beber o conteúdo das taças da ira do Eterno que para eles estão reservadas. A Sua boca pronunciou estes juízos. Eles serão executados.

Demos honra, glória e poder a YHWH e ao Seu Ungido, para todo o sempre. Que assim seja, amém.

Ora vem Adonai Yeshua. AlleluYAH

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Ambas as versões do dinheiro analisados em relação à oposição tipológica entre teranga e business emergem protagonistas de alguns dos agenciamentos (CALLON, 2013) que

1 - Com o fim de examinar os progressos realizados na aplicação da presente Convenção, é constituído um Comité para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (em seguida

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..