• Nenhum resultado encontrado

Recuperação de login e senha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recuperação de login e senha"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Recuperação de login e senha

Guia Rápido

(2)

2

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

O objetivo deste documento é proporcionar ao consulente um guia rápido de consulta para que possa ser operada com eficácia a funcionalidade de recuperação de login e senha pelo Portal do Servidor. Este login servirá para autenticação na máquina, correio eletrônico do Tribunal (caso o usuário possua conta) e para acesso a todos os sistemas de Recursos Humanos, através do Portal do Servidor, tanto os que já se encontram disponíveis quanto aqueles que virão a ser implantados.

Os procedimentos que serão demonstrados abaixo permitirão ao funcionário:  Cadastrar nova senha caso a tenha esquecido;

 Cadastrar sua Frase de Segurança caso já possua Login e Senha;  Recadastrar Senha caso já possua Login, Senha e Frase de Segurança;  Obter Login (caso o desconheça) e cadastrar Senha e Frase de Segurança.

Ressaltamos que este Login e Senha são os mesmos do Correio do TJ (para quem o possui) e os já utilizados para acessar todos os Sistemas de Recursos Humanos. É de extrema importância que todos os funcionários que já possuam login e senha utilizem a funcionalidade para cadastrar sua Frase de Segurança.

Em todos os procedimentos aqui descritos, utilizaremos o Internet Explorer 7, acessando o Portal do Servidor (http://portaldoservidor.tj.sp.gov.br):

(3)

3

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

Se você não possui login ou esqueceu a sua senha

Na área de Acesso Restrito, clicar em Recuperar Login.

FIG. 2 – O LINK “RECUPERAR LOGIN”

Informe a sua matrícula e o dígito verificador. Este número pode ser localizado em seu hollerith.

FIG. 3 – DIGITAÇÃO DO NÚMERO DE MATRÍCULA COM DÍGITO VERIFICADOR

Observação importante: Caso o sistema aponte que este funcionário não possui login cadastrado, deve ser adotado o seguinte procedimento:

1. O Superior Hierárquico deste funcionário deve enviar e-mail para sti.correio@tj.sp.gov.br, solicitando a criação do Login;

2. O e-mail deve conter as seguintes informações do funcionário: Matrícula, Nome, Cargo e Prédio onde trabalha;

3. Depois de receber a informação sobre a criação de seu login, deve ser feita nova tentativa de recuperação através do Portal do Servidor.

(4)

4

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

abaixo:

FIG. 4 – DADOS CADASTRAIS SOLICITADOS PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE LOGIN

Tenha atenção nos seguintes detalhes:

1. Para o campo “RG” é necessário testar a digitação com e sem formatação. Por exemplo: 12.345.678-X, 12345678-X ou 12345678X. Recomendamos que seja testado primeiramente SEM os caracteres de formatação;

2. O campo “Nome da Mãe” não faz diferenciação entre fontes maiúsculas e minúsculas, porém a faz entre nome com ou sem acentos, cedilhas e apóstrofos. É recomendável que se tente digitar primeiramente SEM estes sinais gráficos.

FIG. 5 – MENSAGEM DE ALERTA EM CASO DE INCONSISTÊNCIA DOS DADOS

Se todos os dados digitados estiverem de acordo com o cadastro do RH, o sistema exibirá a tela abaixo com a informação de qual é o seu Login e com as orientações para que sejam cadastradas a Senha e a Frase de Segurança.

Caso o sistema não valide as informações, é necessário entrar em contato com a SGRH 2.1.1 - SERVIÇO DE CADASTRO PESSOAL E FUNCIONAL, através dos telefones (11) 3256-4873 ou (11) 3256-4653, para verificar se estas informações estão corretamente cadastradas no SGRH – Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos.

(5)

5

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

FIG. 6 – TELA QUE EXIBE O NOME DE LOGIN E QUE CADASTRA AS SENHAS

Após o preenchimento correto de todas as informações, será apresentada uma mensagem de sucesso no processo.

FIG. 7 – SUCESSO NO CADASTRAMENTO DE LOGIN E SENHAS

A frase de segurança funciona como uma segunda senha. Esta frase será solicitada todas as vezes em que for necessária a recuperação de login e senha, tornando desnecessária uma nova digitação dos dados cadastrais.

(6)

6

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

Ao se logar no Portal do Servidor, o sistema solicitará que seja cadastrada uma Frase de Segurança, caso você já não o tenha feito. O cadastramento é obrigatório e garante a segurança de seu Login.

FIG. 8 – TELA DE CADASTRO DE FRASE DE SEGURANÇA

Se você já possuir login, senha e frase de segurança, mas esqueceu

a senha

Na área de Acesso Restrito, clicar em Recuperar Login.

FIG. 9 – O LINK “RECUPERAR LOGIN”

Informar a matrícula com o dígito.

FIG. 10 – DIGITAÇÃO DO NÚMERO DE MATRÍCULA COM DÍGITO VERIFICADOR

2

(7)

7

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

A seguir, informar a Frase de Segurança.

FIG. 11 – DIGITAÇÃO DA FRASE DE SEGURANÇA

E efetuar a alteração da senha.

FIG. 12 – DIGITAÇÃO DE SENHA

Se você já possuir login, senha e frase de segurança e quer alterar

a senha e/ou a frase de segurança

Você deve se logar no Portal do Servidor e clicar em “Alterar Senha”.

FIG. 13 – O LINK “ALTERAR SENHA”

(8)

8

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

FIG. 14- TELA DE SELEÇÃO

Se a opção for Alterar Senha:

FIG. 15 – TELA DE ALTERAÇÃO DE SENHA

Se a opção for Alterar a Frase de Segurança:

(9)

9

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

APÊNDICE: Termos e conceitos de segurança utilizados na

funcionalidade de Recuperação de Login e Senha

Login:

É uma seqüência alfanumérica que permite fazer a identificação de um determinado usuário. No caso do Tribunal de Justiça, esta seqüência é composta por combinações entre nome e sobrenome do usuário. O Login não pode ser alterado pelo próprio usuário.

Senha:

É um código determinado pelo usuário para formar, em conjunto com o Login, uma chave de acesso aos equipamentos e sistemas do Tribunal de Justiça. A senha tem um caráter secreto, sendo que a sua digitação não é exposta, por intermédio da utilização de uma máscara [em geral, caracteres asterisco (****)].

Frase de Segurança:

Trata-se de uma segunda chave, utilizada para a modificação de Senha, como meio de garantir que a ela está sendo alterada pelo próprio usuário. A utilização desta segunda chave robustece os mecanismos de segurança. Pode ser utilizada em sistemas com funcionalidades que exijam um grau maior de segurança, como aqueles que lidam com valores.

Autenticação:

Processo pelo qual é executada a identificação de um determinado usuário e são concedidas as suas permissões de utilização em equipamentos e sistemas, de acordo como perfil estabelecido para ele.

Resistência da senha:

É a propriedade de uma senha possuir características que dificultam sua dedução por pessoas mal intencionadas. Uma senha resistente (ou forte) deve possuir uma quantidade mínima de caracteres, ser constituída de uma mescla de letras, números e caracteres especiais e não serem baseadas em informações óbvias (ver apêndice II).

(10)

10

STI 1.1.3

Sistemas de Recursos Humanos

segurança

Segurança da informação é um assunto bastante complexo para ser gerido por uma instituição do tamanho do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A colaboração de todos os funcionários é imprescindível para que essa segurança seja eficiente, e pode ser conseguida com medidas bastante simples, como a adequada construção de senhas e frases de segurança.

Evite utilizar senhas cuja fonte possa ser facilmente descoberta, como:

o O próprio login

o Seu nome ou de seus familiares o Números de documentos o Placa de carros

o Datas

Evite senhas simples demais, como seqüências alfabéticas ou numéricas. Exemplos: ABCDEFG ou 1234567.

Procure diversificar as senhas nos diversos ambientes em que elas forem utilizadas. Assim, não utilize no Tribunal a mesma senha que você utiliza no banco, em sites ou cartões.

Procure decorar as suas senhas, e evite a todo custo anotá-las no equipamento de seu uso, principalmente em arquivos do Word, Excel ou Notepad, ainda mais com nomes como Password.txt, pw.doc, senhas.xls, etc.

Crie senhas fortes, longas e compostas de letras, números e caracteres especiais. Podem dar mais trabalho para decorar, mas garantem uma segurança bem maior.

Amigos, amigos, senhas à parte. Não passe sua senha para ninguém, mesmo que seja de sua extrema confiança. Renove freqüentemente suas senhas. Estabeleça uma temporalidade para elas (por exemplo: 3 meses).

Mude sua senha imediatamente se desconfiar que alguém, por qualquer motivo, acabou por descobri-la.

Procure não reutilizar senhas utilizadas anteriormente. Preste bastante atenção para não digitar sua senha em um campo de login, erro bastante recorrente. Se alguém estiver próximo, mude de senha assim que possível.

Comentários:

A Microsoft possui um serviço de análise de resistência de senhas. Disponível em:

http://www.microsoft.com/brasil/at home/security/privacy/password_ checker.mspx

Para conhecer as diretrizes de segurança do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, acesse http://seguranca.tj.sp.gov.br/

Referências

Documentos relacionados

Estratégia Europa 2020 – Região Algarve Está-se em presença de um paradigma de desenvolvimento baseado em regiões e na sua capacidade de se afirmarem, diferenciando-se, no

EQUADOR TRÓPIC O DE CA PRICÓRNIO AMAZONAS MARANHÃO CEARÁ PARAÍBA PIAUÍ PERNAMBUCO BAHIA SÃO PAULO PARANÁ GOIÁS MATO GROSSO RIO DE JANEIRO ALAGOAS SERGIPE Belém Manaus Rio

Qualquer desvio sugerido para se adequar as condições de campo devem ser encaminhados ao representante da Jotun responsável para aprovação antes do início do trabalho... Variação

Para este estudo, na cidade de São José dos Campos, foi utilizado o modelo compartimental SUEIHCDR a fim de projetar cenários para um possível segundo pico da transmissão do

A equipe multidisciplinar tem papel de suma importância, desde o pré-natal e durante o período de aleitamento na promoção e manutenção do aleitamento materno nos seis

Na sua resolução sobre as orientações para o emprego em 1999, o Conselho realçou a importância do FSE para a satisfação dos objectivos da estratégia de emprego,

Para alterar as férias (reprogramar ou cancelar) não precisa abrir um novo processo apenas inclua os novos documentos no processo existente com ajuda do ícone incluir documentos e

Tela de Login (figura 6): esta será a primeira tela acessada pelo usuário, caso ele não esteja logado na aplicação, deverá informa seu login e senha, então