• Nenhum resultado encontrado

OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DA

PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO

ESTRATÉGIA DE GESTÃO AMBIENTAL

EM UMA INDÚSTRIA

SUCROALCOOLEIRA

Thales Botelho de Sousa (UNIVEM)

thaleseafsal@yahoo.com.br

Vania Erica Herrera (UNIVEM)

vania.erika1@terra.com.br

Douglas Taroco (EESC-USP)

douglas_taroco@hotmail.com

Carolina Belotti (UFSCAR)

carol_belotti@hotmail.com

Rafael Nobuishi Miyabara (UNIVEM)

miyabaraf@hotmail.com

Presente na economia brasileira desde a época da colonização do país pelos portugueses, o setor sucroalcooleiro sempre teve grande importância no agronegócio nacional. Com as crescentes exportações de açúcar, a crescente demanda interna porr combustíveis renováveis e o estímulo à produção de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, o setor vem se expandindo continuamente em todo o país. Por ser um grande utilizador de recursos naturais e gerar impactos significativos no meio ambiente, a gestão ambiental é uma área de grande importância nesse setor. O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma indústria sucroalcooleira situada no oeste do estado de São Paulo, e tem por finalidade analisar e apresentar os impactos da adoção da Produção mais Limpa como estratégia de gestão ambiental na indústria, destacando principalmente a relação dos seus níveis estruturais com as medidas mitigadoras dos impactos ambientais.

Palavras-chaves: Produção mais Limpa, Indústria Sucroalcooleira, Gestão Ambiental

(2)

2

1. Introdução

As indústrias sucroalcooleiras do Brasil atualmente se encontram em posição de destaque, por exercerem papéis fundamentais na economia, sendo agentes responsáveis pela geração de empregos e renda, bem como, por realizar o fornecimento de produtos e subprodutos considerados essenciais no cotidiano, tais como açúcar, álcool, energia elétrica, dentre outros.

O processamento da cana-de-açúcar e a produção de seus subprodutos acarreta diversos impactos no meio ambiente, tais como geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, emissão de substâncias odoríferas e gases poluentes na atmosfera, bem como outros que; se não forem armazenados, tratados, depositados ou reaproveitados de maneira adequada; acarretam sérios prejuízos a curto, médio e longo prazos ao meio ambiente.

Aliadas a todos os fatores abordados anteriormente, as indústrias sucroalcooleiras nos últimos anos vêm concentrando enormes esforços para se adequar aos padrões ambientais, pois a legislação ambiental está cada vez mais severa ante a implantação e ampliação de unidades industriais do setor, tendo em vista os significativos impactos ambientais decorrentes de sua atuação.

Atualmente, é relevante e crescente, tanto em âmbito nacional quanto internacional, a preocupação com os impactos ambientais decorrentes das atividades industriais, tendo surgido diversas técnicas e estratégias de gestão ambiental, com o objetivo de minimizar estes impactos, dentre as quais podemos citar a Produção mais Limpa, a qual pode ser definida como uma aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva e integrada nos processos produtivos, nos produtos e nos serviços, para reduzir os riscos relevantes aos seres humanos e ao ambiente natural e que provoca mudanças na produção industrial com a diminuição dos impactos negativos ao meio ambiente, por meio de medidas que têm como prioridade a utilização mínima de insumos e a diminuição de resíduos e emissões durante todo o processo produtivo (CNTL, 2003; PHILIPPI, 2009).

Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo verificar e analisar através de um estudo de caso, a aplicação da Produção mais Limpa como estratégia de gestão ambiental de uma indústria sucroalcooleira do interior do estado de São Paulo, demonstrando de forma geral, os principais impactos ambientais gerados nos processos da indústria, as medidas mitigadoras para controlá-los e a correlação destas medidas com os níveis estruturais da Produção mais Limpa.

2. Referencial teórico

Neste item do presente trabalho são apresentadas algumas definições básicas acerca dos termos gestão ambiental e Produção mais Limpa, tendo em vista embasar a análise a que os mesmos se propõem e possibilitar uma melhor compreensão do estudo de caso.

2.1 Gestão ambiental

Segundo Barbieri (2007), gestão ambiental pode ser definida como as diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como, planejamento, direção, controle, alocação de recursos, dentre outras, realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre

(3)

3 o meio ambiente, com o propósito de reduzir, eliminar ou evitar os danos causados pelas ações humanas no mesmo.

Já Bursztyn e Bursztyn (2006) definem gestão ambiental como um conjunto de ações que envolvem políticas públicas, o setor produtivo e a comunidade, tendo em vista o uso sustentável e racional dos recursos naturais. Essas ações podem ser de caráter político, executivo, econômico, de ciência, de tecnologia e inovação, de formação de recursos humanos, de informação e de articulação entre diferentes atores e níveis de atuação.

A gestão ambiental diz respeito ao conjunto de políticas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente por meio da eliminação ou mitigação de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida do produto (ROHRICH e CUNHA, 2004).

A gestão ambiental é um processo adaptativo e contínuo, por meio do qual as organizações definem seus objetivos e metas relacionados ao meio ambiente, à saúde de seus empregados, clientes e comunidade, e selecionam estratégias para atingir esses objetivos em um determinado tempo, através de constante avaliação de sua interação com o ambiente externo (SEIFFERT, 2007 apud ANDRADE, TAKESHY e CARVALHO, 2000).

A gestão ambiental requer, como premissa fundamental, um comprometimento da alta administração da organização em definir uma política ambiental clara e objetiva, que norteie as atividades da organização com relação ao meio ambiente e seja apropriada à finalidade, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços (VALLE, 2004).

Para Barbieri (2007), a expressão gestão ambiental aplica-se a uma grande variedade de iniciativas relativas a qualquer tipo de problema ambiental. Para o mesmo autor (2007), qualquer proposta de gestão ambiental inclui no mínimo três dimensões, a saber:

1) a dimensão espacial que concerne à área na qual espera-se que as ações de gestão tenham eficácia;

2) a dimensão temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam;

3) a dimensão institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão. Segundo Ferreira (2003), a finalidade principal da gestão ambiental é proporcionar benefícios à empresa, visando à superação, anulação ou redução dos custos das degradações provocados pelas atividades da empresa, principalmente as da área produtiva.

2.2 Produção mais Limpa

Segundo Barbieri (2007), Produção mais Limpa (Cleaner Production) é uma estratégia ambiental preventiva aplicada a processos, produtos e serviços, que visa minimizar os impactos sobre o meio ambiente e que vem sendo desenvolvida desde a década de 1980 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), fazendo parte dos esforços para instrumentalizar os conceitos e objetivos do desenvolvimento sustentável.

Produção mais Limpa foi definida, em um seminário realizado pelo PNUMA em 1990, como uma abordagem de proteção ambiental ampla que considera todas as fases do processo

(4)

4 de manufatura ou ciclo de vida do produto, tendo como objetivo prevenir e minimizar os riscos para os seres humanos e o meio ambiente a curto e longo prazos. Essa abordagem requer ações para minimizar o consumo de energia e matéria-prima, e a geração de resíduos e emissões. A Produção mais Limpa envolve produtos e processos e estabelece uma hierarquia de prioridades de acordo com a seguinte sequência: prevenção, redução, reuso e reciclagem, tratamento com recuperação de materiais e energia, tratamento e disposição final (BARBIERI, 2007).

A decisão de se adotar um programa de Produção mais Limpa depende diretamente da relação custo-benefício que o investimento terá. Quando há investimentos em Produção mais Limpa, verifica-se que os custos decrescem significativamente com o tempo, resultado dos benefícios gerados a partir do aumento da eficiência dos processos, do uso eficiente de matérias-primas, água e energia, e da redução de resíduos e emissões gerados (CNTL, 2003).

A Figura 1 ilustra os níveis de intervenção da Produção mais Limpa, baseada em um estudo elaborado pela CNTL (2003), o qual traz um delineamento e fluxo sequencial de trabalhos a serem realizados para a implementação do programa.

Housekeeping Substituição de materiais Mudanças na tecnologia Modificação no processo Modificação no produto

Redução na fonte Reciclagem interna

Nível 1 Nível 2

Minimização de resíduos e emissões

Estruturas Materiais

Reciclagem externa Ciclos biogênicos

Nível 3

Reutilização de resíduos e emissões

Produção mais limpa

Figura 1 - Produção mais Limpa - Níveis de intervenção Fonte: CNTL, 2003

(5)

5 Fazendo uma análise da Figura 1, é possível classificar os níveis de intervenção da Produção mais Limpa com base em seus objetivos, o que pode ser visualizado na Figura 2:

Figura 2: Níveis de intervenção da Produção mais Limpa e seus objetivos Fonte: Domingues, 2007

Segundo Silva e De Medeiros (2006), a Produção mais Limpa pode ser implantada em qualquer setor de atividade e constitui-se de análises técnica, econômica e ambiental detalhadas do processo produtivo, tendo como objetivo identificar as oportunidades que possibilitem a melhoria da eficiência, sem acréscimo de custos para a empresa.

Para De Medeiros et al. (2007), a Produção mais Limpa, como um instrumento que visa a melhoria da atuação ambiental das organizações, também pode proporcionar redução de custos de produção e aumento de eficiência e competitividade; redução de multas e penalidades por poluição; acesso facilitado a linhas de financiamento; melhoria das condições de saúde e segurança do trabalhador; melhoria da imagem da empresa junto a consumidores, fornecedores e poder público; melhor relacionamento com os órgãos ambientais e com a comunidade; e maior satisfação dos clientes.

Na Figura 3, tem-se um levantamento dos principais benefícios da implantação da Produção mais Limpa nas empresas.

(6)

6 Figura 3 - Resultados tangíveis e intangíveis da implantação da Produção mais Limpa

Fonte: Lemos (1998)

3. Metodologia

O presente trabalho pode ser classificado quanto aos seus objetivos como uma pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória foi escolhida tendo em vista que a mesma tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses, e o seu planejamento é bastante flexível, de modo que possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. (GIL, 2002).

Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Para a realização da pesquisa exploratória é necessário desencadear um processo de investigação que identifique a natureza do fenômeno e aponte as características essenciais das variáveis que se quer estudar (GIL, 2002; KÖCHE, 2009).

Com relação aos procedimentos técnicos utilizados para a realização do presente trabalho, o mesmo foi concebido através de um estudo de caso. Para Gil (2002), o estudo de caso consiste no estudo detalhado e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e minucioso conhecimento. Furasté (2008) afirma que para o desenvolvimento do estudo de caso é feito um estudo exaustivo de algum caso em particular, de pessoa ou de instituição, visando analisar suas circunstâncias envolventes.

Para a elaboração do estudo de caso, foram feitas pesquisas sobre os principais aspectos e impactos ambientais do setor sucroalcooleiro, elaborados questionários que foram enviados aos responsáveis pela área ambiental e feitas visitas técnicas na indústria objeto de

(7)

7 estudo. O estudo de caso ocorreu em uma indústria sucroalcooleira situada no interior do Estado de São Paulo, a qual solicitou sigilo quanto à sua identificação. Portanto, durante o decorrer do trabalho, a mesma será citada como Indústria X.

Atualmente, a Indústria X produz açúcar, álcool e energia elétrica proveniente da queima do bagaço de cana-de-açúcar. É importante ressaltar que parte da cana é de sua propriedade e parte é proveniente de fornecedores.

4. Perfil do setor canavieiro brasileiro

O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil começou no início da colonização do país pelos portugueses, em 1533. Na época da colonização a cana era utilizada exclusivamente para a produção de açúcar, o qual era exportado para a Europa pelos portugueses, sendo uma atividade bastante rentável, pois na época o açúcar tinha um valor tão alto quanto o ouro (FURTADO, 2007).

Até o século XX, a cana-de-açúcar era utilizada exclusivamente para a produção de açúcar nas indústrias sucroalcooleiras nacionais. Porém, ao final do referido século, com a crise dos combustíveis fósseis, foi desenvolvida a tecnologia de produção de álcool combustível ou etanol, e do final do século XX até os dias atuais, algumas indústrias sucroalcooleiras passaram a produzir energia elétrica, proveniente da queima do bagaço da cana-de-açúcar (UNICA, 2009).

Bragato et al. (2008) destacam que o setor sucroalcooleiro no Brasil é considerado evidente propulsor de desenvolvimento, com expressiva dimensão social e base de sustentação econômica do país. De acordo com dados do MAPA (2011), na safra de 2009/2010, foram produzidas 602.254.167 toneladas de cana-de-açúcar no Brasil, 25.714.732.000 litros de álcool etílico e 33.068.261 toneladas de açúcar. No ano de 2011, o valor das exportações de açúcar e álcool etílico chegou a 16.432.000.000 de dólares, representando 6,4% do valor das exportações brasileiras no ano MDIC (2011).

5. Principais impactos ambientais da indústria X

De acordo com a Resolução CONAMA nº 01/1986, impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

De acordo com a ISO 14001 (ABNT, 2004), impacto ambiental pode ser definido como qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, total ou parcialmente das atividades, produtos ou serviços de uma organização.

Com base nas respostas dos questionários aplicados e observações feitas nas visitas técnicas, os principais impactos ambientais da Indústria X apontados são listados a seguir: 1) contaminação do solo pela má disposição dos resíduos sólidos: de acordo com as informações prestadas pelos colaboradores, os resíduos sólidos gerados pela indústria X são proporcionais à quantidade de matéria-prima (cana-de-açúcar) processada, ou seja, quanto

(8)

8 mais produtiva for a safra, maior a quantidade de resíduos sólidos gerada nas atividades industriais. As principais fontes deste impacto são os resíduos gerados no escritório, refeitório, oficina, laboratório, áreas industriais, áreas de estocagem de matérias-primas e produtos; bagaço de cana; torta de filtro; esgoto sanitário; sucatas ferrosas e não-ferrosas; embalagens vazias de agrotóxicos e produtos químicos tais como graxas, óleos, lubrificantes, dentre outros; e cinzas provenientes da caldeira.

2) contaminação das águas superficiais e subterrâneas: as principais fontes causadoras desse impacto são as águas provenientes da lavagem dos gases da caldeira, a vinhaça e os esgotos sanitários.

3) poluição atmosférica: os principais poluentes do ar atmosférico são os materiais particulados provenientes dos processos industriais (queima do bagaço de cana para geração de energia elétrica) e das atividades agrícolas (queima de palha de cana nos canaviais); emissão de substâncias odoríferas provenientes do processamento industrial e do armazenamento de vinhaça em tanques; e emissão de gases poluentes emitidos pelos veículos movidos a combustíveis derivados de petróleo.

4) emissão de ruídos e vibrações: as principais fontes são os equipamentos utilizados no processamento industrial que emitem ruídos e vibrações, e o trânsito de máquinas e implementos agrícolas que são usadas nas áreas agrícolas para o transporte de cana e insumos. 5) efeitos sobre o sistema viário: os principais impactos desse tipo são a emissão de poeira e ruído, riscos de atropelamento da fauna, e espalhamento de cana nas estradas e rodovias durante o transporte da mesma da lavoura até a usina.

6) armazenamento do álcool: o álcool armazenado nas indústrias pode provocar sérios impactos ao meio ambiente e à segurança dos trabalhadores e das instalações industriais, tais como contaminação das águas e do solo, risco de explosões dos tanques com conseqüentes incêndios nas instalações.

6. Principais medidas mitigadoras dos impactos ambientais

A Indústria X procura sempre manter-se adequada dentro dos padrões ambientais, para dentre outros aspectos: atender as exigências da legislação ambiental e dos órgãos governamentais, atender às exigências do mercado consumidor, e evitar possíveis custos com a remediação dos passivos ambientais que o desenvolvimento de suas atividades podem gerar, e as autuações dos órgãos governamentais.

As principias medidas para minimização ou eliminação dos impactos ambientais da Indústria X, bem como o nível de intervenção da Produção mais Limpa associado podem ser visualizados na Tabela 1:

Principais impactos

ambientais Origem Medida mitigadora

Nível da Produção mais Limpa associado à mitigação

Resíduos gerados no escritório, refeitório, oficina, laboratório, áreas industriais, áreas de estocagem de matérias-Escritório, refeitório, laboratório e diversas áreas produtivas Acondicionamento em tambores e em locais fechados, para posterior envio para aterros sanitários devidamente licenciados

Nível 3 (depósito e destinação dos resíduos em local apropriado)

(9)

9

primas e produtos pela CETESB.

Bagaço de cana Produção de

açúcar e álcool

Utilização como

combustível na caldeira para geração de energia elétrica.

Nível 2 (reintegração dos resíduos no processo produtivo)

Torta de filtro Produção de

açúcar e álcool

Utilização como fertilizante na lavoura de cana.

Nível 2 (reintegração dos resíduos no processo produtivo)

Esgotos sanitários Banheiros e

refeitório

Tratamento atendendo aos padrões estabelecidos no

Decreto Estadual nº

8468/1976 e Resolução

CONAMA nº 357/2005,

com posterior lançamento nas águas superficiais.

Nível 3 (depósito e destinação dos resíduos em local apropriado)

Sucatas ferrosas e não-ferrosas

Toda a indústria em geral

Venda e/ou doação a sucateiros intermediários que efetuem destinação final adequada.

Nível 3 (depósito e destinação dos resíduos em local apropriado)

Embalagens vazias de agrotóxicos e produtos

químicos tais como

graxas, óleos, lubrificantes, dentre outros. Processamento industrial e abastecimento dos veículos Acondicionamento em

tambores e posterior envio

para unidades

reprocessadoras ou de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

Nível 3 (depósito e destinação dos resíduos em local apropriado)

Cinzas provenientes da queima de bagaço de cana na caldeira

Geração de

energia elétrica

Utilização como fertilizante na lavoura.

Nível 2 (reintegração dos resíduos no processo produtivo)

Águas provenientes da lavagem dos gases da caldeira

Geração de

energia elétrica

Tratamento, com posterior reutilização no processo de lavagem de cana.

Nível 2 (reintegração dos resíduos no processo produtivo) Vinhaça Produção de álcool Armazenamento em tanques impermeabilizados para posterior utilização no processo de ferti-irrigação da lavoura, por ser um composto rico em nutrientes.

Porém, é importante

ressaltar que para aplicação na lavoura, a indústria faz análises periódicas, visando atender o disposto na Norma

Técnica CETESB P

4231/2006.

Nível 2 (reintegração dos resíduos no processo produtivo) Materiais particulados provenientes da queima do bagaço de cana Geração de energia elétrica Implantação de lavadores de gases nas chaminés das caldeiras, visando recuperar esses materiais.

Nível 1 (evitar geração de resíduos e emissões) Materiais particulados provenientes da queima de cana-de-açúcar na lavoura Queima da cana-de-açúcar para colheita

A indústria vem diminuindo

gradativamente esse

impacto, com a aquisição de implementos agrícolas para colheita mecanizada da cana.

Nível 1 (evitar geração de resíduos e emissões) Emissão de substâncias odoríferas em geral Processos industriais e armazenamento e

Pelo fato de a indústria estar localizada em área rural, esse impacto não gera a

Nível 1 (evitar geração de resíduos e emissões)

(10)

10 disposição de vinhaça e torta de filtro necessidade de medidas mitigadoras. Emissão de gases

poluentes emitidos pelos veículos da indústria Veículos transportadores de cana A indústria faz periodicamente a revisão de seus veículos.

Nível 1 (evitar geração de resíduos e emissões)

Ruídos e vibrações Veículos e

equipamentos

Isolamento acústico dos equipamentos que emitem tais impactos.

Nível 1 (evitar geração de resíduos e emissões)

Efeitos sobre o sistema viário

Tráfego de

veículos no

transporte da cana

Parceria com as Prefeituras

dos municípios de

abrangência da indústria para manutenção do sistema viário

-

Armazenamento do álcool Estocagem do álcool

Utilização de bacias de contenção nos tanques que

armazenam o álcool

produzido.

-

Tabela 1 - Principais impactos da indústria, medidas mitigadoras de seus efeitos e nível de intervenção da Produção mais Limpa associado à mitigação

Fonte: Elaboração dos autores, com base nos dados da pesquisa

7. Considerações finais

Através do presente trabalho pôde-se conhecer melhor a estrutura da aplicação da Produção mais Limpa, bem como compreender sua importância no ambiente produtivo da Indústria X, como uma eficiente estratégia de gestão ambiental.

Resultados extremamente positivos foram obtidos pela empresa com a adoção da Produção mais Limpa, os quais podem ser visualizados na Tabela 2.

Ações de Produção mais Limpa Benefícios Dimensão do desenvolvimento

sustentável

Acondicionamento dos resíduos

sólidos em locais apropriados Senso de organização na empresa Política Utilização do bagaço de cana como

combustível Geração de energia elétrica Econômica e ecológica

Utilização da torta de filtro como

fertilizante Reaproveitamento na lavoura Econômica e ecológica

Utilização da vinhaça no processo

de fertirrigação Reaproveitamento na lavoura Econômica, ecológica e territorial

Tratamento dos esgotos sanitários Adequação à legislação ambiental Ecológica, social e territorial Venda de sucatas ferrosas e

não-ferrosas

Destinação final adequada e

ganhos financeiros Econômica e ecológica

Destinação adequada de

embalagens vazias de agrotóxicos e produtos químicos

Destinação final adequada Ecológica

Utilização das cinzas da caldeira

como fertilizante Reaproveitamento na lavoura Ecológica

Tratamento e recirculação das águas de lavagem de gases e utilização de no máximo 1 m³ de água por tonelada de cana moída

Economia de água Econômica e ecológica

(11)

11

nas chaminés ambientais territorial

Eliminação da queima de cana-de-açúcar

Atendimento às exigências ambientais, melhoria na qualidade de vida da população

Ecológica, social, política e territorial

Tabela 2 - Ações de Produção mais Limpa, benefícios e dimensão do desenvolvimento sustentável associado Fonte: elaborado pelos autores, a partir dos dados do estudo de caso

Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível verificar a relação que a Produção mais Limpa tem com a eficiência dos processos industriais, gestão equilibrada do uso dos recursos naturais, gerenciamento eficaz dos impactos ambientais gerados no processamento industrial, substituição de materiais perigosos, bem como com o atendimento eficiente das rigorosas exigências ambientais impostas a uma indústria sucroalcooleira.

Referências

ANDRADE, R. O. B.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. Gestão ambiental: enfoque estratégico

aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental -

requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2ª ed. atual e ampl. São

Paulo: Saraiva, 2007.

BRAGATO, I. R. et al. Produção de açúcar e álcool vs. responsabilidade social corporativa: as ações

desenvolvidas pelas usinas de cana-de-açúcar frente às externalidades negativas. Gestão & Produção, São Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, 2008.

BRASIL/CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução CONAMA nº 01, de

23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre procedimentos relativos a Estudo de Impacto Ambiental. Diário Oficial da

União, Brasília, 17 fev. 1986. Disponível em:

<http://licenciamento.cetesb.sp.gov.br/legislacao/federal/resolucoes/resolucoes.asp>. Acesso em: 07 mar. 2012.

BURSZTYN, M. A. A.; BURSZTYN, M. Gestão ambiental no Brasil: arcabouço institucional e instrumentos.

In: NASCIMENTO, E. P. do; VIANA, J. N. S. (Org.). Economia, meio ambiente e comunicação. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS - CNTL. Implementação de programas de Produção

mais Limpa. Porto Alegre, 2003. Disponível em:

<http://www.ifm.org.br/moodle/file.php/19/CNTL_guia_P_L.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2012.

DE MEDEIROS, D. D. et al. Aplicação da Produção mais Limpa em uma empresa como ferramenta de

melhoria contínua. Produção. São Paulo, v. 17, n. 1, p. 109-128, 2007.

DOMINGUES, R. M. Produção mais Limpa em Sistemas Locais de Produção. 2007. 109 f. Dissertação

(Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente). Centro Universitário de Araraquara, Araraquara, SP, 2007.

FERREIRA, A. C. de S. Contabilidade ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São

Paulo: Atlas, 2003.

FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação - com explicitação das

normas da ABNT. 14ª ed. amp. e reform. Porto Alegre: Dáctilo-Plus, 2008.

FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. 34ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 28ª ed.

(12)

12

LEMOS, A. D. C. A Produção mais Limpa como geradora de inovação e competitividade: o caso da fazendo

cerro do tigre. Dissertação (Mestrado em Administração). Escola de Administração, Universidade Federal do

Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA. Anuário estatístico da

agroenergia 2010. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/agroenergia/publicacoes>. Acesso em: 05 mar. 2012.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC. Balança

comercial brasileira: dados consolidados. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=571>. Acesso em: 05 mar. 2012.

PHILIPPI, D. A. A Produção mais Limpa e seus benefícios sobre a produção de usinados de precisão. In:

SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 16, 2009, Bauru. Anais. Bauru, UNESP, 2009. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/>. Acesso em: 07 mar. 2011.

ROHRICH, S. S.; CUNHA, J. C. A proposição de uma taxonomia para a análise da gestão ambiental no Brasil.

Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 8, n. 4, p. 86-95, 2004.

SEIFFERT, M. E. B. ISO 14001: sistemas de gestão ambiental: implantação objetiva e econômica. 3ª ed. São

Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, G. C. S. da; DE MEDEIROS, D. D. Metodologia de Checkland aplicada à implementação da

Produção mais Limpa em serviços. Gestão & Produção, São Carlos, v. 13, n. 3, p. 411-422, 2006.

UNIÃO DA INDÚSTRIA DE CANA-DE-AÇÚCAR - UNICA. Setor sucroenergético. Publicado em 2009.

Disponível em: <http://www.unica.com.br/>. Acesso em: 01 mar. 2012.

VALLE, C. E. do. Qualidade ambiental: ISO 14000. 5ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman,

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa foi descritiva porque se procura ressaltar o espectro que os alunos do ensino médio têm sobre a importância do uso de novas tecnologias no ensino da geografia, pois

GUSTAVO FREITAS OLIVEIRA E SILVA aprovado. GUSTAVO JOSE FERNANDES RODRIGUES

Normalmente, a receita tem o Código Nacional para a Prescrição Eletrónica de Medicamentos (CNPEM), que agrupa os medicamentos do mesmo grupo homogéneo (GH) com

Os serviços farmacêuticos prestados em farmácia comunitária estão definidos na Portaria nº 1429/2007, de 2 de Novembro como sendo apoio domiciliário, administração de

Os carvões obtidos utilizando como matéria- prima os caroços despolpados de açaí e a torta das amêndoas de inajá mostraram ser bons precursores para a obtenção de carvões

Contratação de empresa especializada em vigilância patrimonial para a prestação de serviços de vigilância desarmada, a serem executados no âmbito das

Art. 6º Deverá ser juntada aos autos Planilha Comparativa de Preços composta de, no mínimo, 03 valores válidos, obedecendo aos parâmetros estabelecidos no art. 4°, observadas as

E por fim, aprender as regras que conduzem a escrita das palavras, ou seja, o princípio ortográfico, conforme a perspectiva proposta por Soares (1998). O processo de