• Nenhum resultado encontrado

AMB -ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS DIRETORIA DE ESPORTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AMB -ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS DIRETORIA DE ESPORTES"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

NOVO REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS DE FUTEBOL DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS - AMB

I - PARTE GERAL

Art. 1º. Os campeonatos Nacionais e Regionais de Futebol promovidos pela AMB, em parceria com as associações filiadas, têm por principal finalidade promover a integração dos Magistrados Brasileiros.

Art. 2°. Somente poderão participar dos campeonatos os associados da AMB que estejam em situação regular.

Art. 3º. Os Campeonatos Nacionais e Regionais de Futebol serão divididos nas seguintes categorias:

I – Categoria LIVRE – qualquer faixa etária.

II – Categoria MASTER - idade mínima de 38 anos. III – Categoria SÊNIOR - idade mínima de 48 anos.

IV - Categoria SUPER-SÊNIOR - idade mínima de 55 anos.

§ 1°. Nas categorias que possuam faixa etária determinada (II, III e IV), poderão participar atletas que ainda não estejam com a idade mínima na data do evento, desde que venham a adquiri-la no ano da competição.

§ 2°. A idade mínima dos atletas não será exigida dos goleiros, salvo na categoria SUPER-SÊNIOR (IV) em que deverão contar com ao menos 38 anos de idade.

(2)

Art. 4º. A devida comprovação da idade e da condição de Magistrado sócio regular da AMB será efetuada com a apresentação da carteira funcional ao Conselho Disciplinar sempre que solicitada.

Art. 5°. Os campeonatos nacionais poderão contar com até 16(dezesseis) associações, sendo as vagas distribuídas de acordo com a classificação nos campeonatos regionais, na seguinte forma:

I – 5(cinco) vagas: região Nordeste.

II – 3(três) vagas: regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste. III – 2(duas) vagas: região Sul.

§ 1°. Nas categorias Sênior e Supersênior, se não atingido o número limite do caput, após a realização dos campeonatos regionais, as Associações poderão solicitar inscrição junto ao Departamento de Esportes da AMB para participação nos campeonatos nacionais, até 60 (sessenta) dias antes do evento.

§ 2°. No caso previsto no §1°, se o número de candidatos inscritos for superior ao de vagas a escolha será feita por ordem de inscrição devendo para tanto o departamento de esportes da AMB protocolar hora e data do pedido de inscrição das associações solicitantes.

§ 3°. A associação sede fica com uma das vagas disponibilizadas para a região que ela compõe, disputando os demais estados da região as vagas remanescentes .

§ 4º. Caso ocorra a desistência de determinada Associação já determinada como séde dos jogos, em sediar os jogos Regionais/Nacionais, tal desistência deverá ser comunicada à Diretoria de Esportes da AMB, até 90 (noventa) dias antes do evento, ocasião em que as demais Associações da Região serão comunicadas pela AMB de tal

(3)

circunstância, e terão o prazo de 10 dias, após recebida a comunicação, para se candidatarem à sediar referidos jogos.

a). No caso de haver mais de uma candidata, a Diretoria da AMB fará a seleção e será eleita aquela que apresentar melhores condições para a realização dos jogos, em prejuízo das demais inscritas. Caso as condições sejam idênticas, a preferência será da melhor qualificada.

b). Todavia, se não houver inscritas da mesma região, será aberta a inscrição, pelo prazo de mais 10 (dez) dias, para as demais associações das outras regiões. Se uma das outras Regiões sediarem os jogos, a vaga da desistente será à esta transferida, dentro da referida Categoria, com prejuízo do disposto no artº. 6º. § 1º., deste Regulamento.

Art. 6°. A equipe que desistir de participar do campeonato nacional deverá fazer a comunicação às Diretorias de Esportes da AMB e da Associação Sede até 60(sessenta) dias antes do evento.

§ 1°- A desistente será substituída pela associação que a seguiu na classificação do campeonato regional.

§ 2° - A equipe que descumprir o prazo previsto no caput estará automaticamente excluída de participar da competição nacional no ano seguinte, ainda que se classifique no campeonato regional.

Art. 7°. Para o campeonato nacional da categoria SÊNIOR E SUPERSÊNIOR será permitida a fusão de equipes, devendo ser priorizadas as composições regionais.

(4)

Art. 8°. As Associações do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, classificadas para disputar o Campeonato Nacional, poderão inscrever até 04 (quatro) atletas de outras associações.

§ 1°. O nome dos atletas deverá ser informado pelas associações ao Conselho Disciplinar no Congresso Técnico.

§ 2°. Nos campeonatos regionais as equipes participantes poderão inscrever ate 3 (três) atletas de outras associações da região que não forem participar do certame, independente da quantidade de associados.

Art. 9°. Os campeonatos nacionais serão disputados através da formação de grupos, levando-se em consideração o número de participantes no evento.

I– 16(dezesseis) participantes: 4(quatro) grupos de 4(quatro) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º (primeiros) colocados de cada grupo.

II – 15 (quinze) participantes: 3(três) grupos de 4(quatro) equipes e 1(um) grupo de 3(três) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º(primeiros) colocados de cada grupo.

III – 14 (quatorze) participantes: 2(dois) grupos de 4(quatro) equipes e 2(dois) grupos de 3(três) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º(primeiros) colocados de cada grupo.

IV –13(treze) participantes: 3 (três) grupos de 3 (três) equipes e 1(um) grupo de 4(quatro) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º (primeiros) colocados de cada grupo.

V - 12(doze) participantes: 3(três) grupos de 4(quatro) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º (primeiros) colocados de cada grupo e o melhor 2º (segundo) lugar dos grupos.

(5)

VI – 11(onze) participantes: 2(dois) grupos de 4(quatro) equipes e 1(um) grupo de 3(três) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º (primeiros) colocados de cada grupo e o melhor 2º (segundo) lugar dos grupos.

VII – 10(dez) participantes: 2(dois) grupos de 3(três) equipes e 1(um) grupo de 4(quatro) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º (primeiros) colocados de cada grupo e o melhor 2º (segundo) lugar dos grupos.

VIII – 9(nove) participantes: 3(três) grupos de 3(três) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º(primeiros) colocados de cada grupo e o melhor 2º (segundo) lugar dos grupos.

IX – 8(oito) participantes: 2(dois) grupos de 4(quatro) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º(primeiros) e 2º(segundos) colocados de cada grupo.

X – 7(sete) participantes: 1(um) grupo de 4(quatro) equipes e 1(um) grupo de 3(três) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º (primeiros) e 2º (segundos) colocados de cada grupo.

XI – 6(seis) participantes: 2(dois) grupos de 3(três) equipes, classificando-se para as semifinais os 1º (primeiros) e 2º (segundos) colocados de cada grupo.

XII – 5(cinco), 4(quatro) ou 3(três) participantes: grupo único, sendo proclamada campeã a equipe que somar o maior número de pontos.

Art. 10. Os locais dos Campeonatos Nacionais serão escolhidos pelo Conselho de Representantes em reunião anual de definição do calendário esportivo.

Art. 11. A Associação Sede é responsável pelo traslado das equipes para os locais dos jogos e retorno destes para os hotéis, bem como providenciar na estrutura do campeonato a existência de ambulância, equipe médica e auxiliares no local das partidas.

(6)

Art. 12. As Associações participantes deverão, sempre que possível, observar as indicações de hospedagem da associação sede, visando facilitar a logística do evento.

Art. 13. Haverá tolerância de 15(quinze) minutos para entrada das equipes em campo e início da partida, contados a partir do horário marcado para o início do jogo, cabendo ao Conselho Disciplinar a decisão sobre eventual fato impeditivo relevante.

Art. 14. Todas as equipes deverão comparecer aos jogos com 2(dois) uniformes diferentes, no mínimo, podendo usar coletes de cores diferenciadas, se necessário.

Art. 15. Não haverá limitação do número de integrantes das delegações e nem de atletas relacionados para as partidas.

Art. 16. As associações participantes deverão estar representadas no Congresso Técnico e na Solenidade de Encerramento, cabendo aos Diretores de Esportes estimular a presença de todos integrantes de sua delegação, especialmente na festa de confraternização final do evento.

II - PARTE TÉCNICA

Art. 17. Os campos deverão medir setenta por cinquenta metros (70 m x 50m), no máximo, e sessenta por quarenta metros (60 m x 40 m), no mínimo.

§ 1°. As balizas terão no mínimo dois metros e trinta centímetros (2,30 m) de altura, por cinco metros (5 m) de extensão.

§ 2º. Nos Campeonatos Nacionais a associação Sede deverá providenciar 4 (quatro) campos nas dimensões mencionadas no caput, para a fase classificatória nas

(7)

hipóteses de o numero de equipes participantes for na forma dos incisos 1 e 2 do artigo nono e 2 (dois) campos nas situações dos incisos seguintes do referido artigo, sendo obrigatoriamente iluminados.

§ 3º. Todos os jogos da rodada final (Regionais ou Nacionais), deverão ser disputados no mesmo horário. No caso de acontecer numero impar de equipes finalistas, os horários serão estabelecidos pela Comissão Disciplinar.

Art. 18. Na arbitragem serão utilizados exclusivamente árbitros da Federação de Futebol Profissional ou Society do Estado sede, sendo obrigatória a presença de 2(dois) deles em cada partida.

Art. 19. Para todas as categorias o tempo total dos jogos será de 50(cinquenta minutos), dividido em 2(dois) tempos de 25(vinte e cinco) minutos, com intervalo de 10(dez minutos).

Parágrafo Único. Cada equipe terá direito a um tempo técnico de dois minutos por etapa da partida.

Art. 20. O intervalo mínimo entre partidas de uma mesma equipe deverá ser de 6(seis) horas, cabendo ao Conselho Disciplinar decidir sobre casos excepcionais.

Art. 21. As equipes em campo serão compostas por 8(oito) atletas, incluindo-se o goleiro.

Art. 22. Não será permitida a participação nos jogos de atletas portadores de aparelho de gesso ou similares que possam colocar em risco a integridade física dos demais participantes.

(8)

Art. 23. Todos os atletas deverão usar nas competições, obrigatoriamente, calçado próprio para a prática do futebol society, e caneleira, sendo vedada a utilização de tênis com travas (chuteiras).

Parágrafo único. A inobservância implica na expulsão do atleta, com suspensão automática para o próximo jogo.

Art. 24. As regras para os jogos serão as da International Board com as seguintes adaptações:

I – As substituições durante os jogos serão feitas livremente e de forma ilimitada. II – Não há impedimento.

III – As faltas serão batidas com tiro livre direto com barreira até a sétima falta de cada tempo.

IV – A partir da oitava falta de cada tempo, a equipe infratora sofrerá tiros livres diretos sem barreira, em uma distância de 12(doze) metros da linha do gol, permanecendo os demais jogadores atrás da linha da bola.

V – O goleiro que não possuir a idade mínima exigida para a categoria (art. 3º, II, III e IV) não poderá ultrapassar a linha divisória do meio de campo, bater pênalti ou falta direta.

VI – a reposição da bola que tiver saído pela linha de fundo somente poderá ser feita pelo goleiro e com as mãos, não sendo permitida a jogada/saída de jogo conhecida como “balão”.

VII – Além dos cartões amarelo e vermelho, a arbitragem deverá priorizar a utilização do cartão azul para desclassificação do atleta da partida, inclusive quando do segundo cartão amarelo, podendo a equipe, imediatamente, substituí-lo. O atleta

(9)

desclassificado pelo cartão azul não cumprirá suspensão automática, o que ocorrerá somente no caso de expulsão pelo cartão vermelho.

Art. 25. Para fins de classificação das equipes e definição do 2º(segundo) melhor colocado dos grupos serão obedecidos os seguintes critérios:

I – A vitória valerá 3(três) pontos e o empate 1(um) ponto.

II - Havendo empate em pontos na classificação, os critérios de desempate serão:

a) maior número de vitórias; b) confronto direto;

c) maior saldo de gols;

d) maior número de gols marcados;

e) equipe com menor numero de cartões vermelho, azul e amarelo. f) sorteio.

Art. 26. Caso haja equipes classificadas do mesmo grupo, elas não se enfrentarão na fase semifinal, havendo sorteio se necessário.

Art. 27. Ocorrendo empate no tempo regulamentar nas partidas semifinais e na final, a decisão ocorrerá em cobrança de penalidades máximas, sendo 5(cinco) para cada equipe.

§ 1° - Caso persista o empate, as cobranças serão alternadas até a definição do vencedor.

§2°- somente poderão cobrar penalidades os atletas que terminaram a partida jogando.

(10)

§ 3° - O atleta somente poderá bater novamente a penalidade, após a cobrança de todos os jogadores relacionados de sua equipe.

III – DO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 28. Deverão participar do Congresso Técnico o Diretor de Esportes ou Adjunto da AMB, os demais membros da Comissão Disciplinar, e apenas um representante de cada Associação participante, priorizando-se a presença dos Diretores de Esportes ou Representantes que estiveram na reunião anual do Conselho de Representantes da AMB.

Art. 29. O Congresso Técnico tem como única finalidade a realização do sorteio dos grupos na forma estabelecida no artigo 9º deste regulamento e a divulgação da programação do evento.

Parágrafo Único - A Associação Sede deverá definir e comunicar aos demais participantes até 30 (trinta) dias antes do evento, a data, local e o horário do Congresso Técnico, com o fito de permitir que todas as associações se façam representar.

Art. 30. O sorteio dos grupos será livre, respeitando-se apenas para a definição dos cabeças de chave a colocação do ranking da AMB.

§1º- o ranking será elaborado pela diretoria de esportes da AMB, com base nos resultados das equipes nos últimos 5(cinco) anos.

§2°- não haverá sorteio dirigido visando beneficiar equipe que chegue atrasada ao evento, eis que todas as delegações deverão estar no local dos jogos até o início da 1ª rodada.

(11)

Art. 31. Sempre que possível, a reunião do Congresso Técnico será acompanhada de um evento de abertura (coquetel, almoço, jantar) extensivo a todos os participantes para início do congraçamento.

IV – DA COMISSÃO DISCIPLINAR E DAS PENALIDADES

Art. 32. A Comissão Disciplinar será formada para cada campeonato e composta pelo Diretor de Esportes ou Adjunto da AMB e dois membros por ele indicados.

Art. 33. São atribuições da Comissão Disciplinar:

I – estar presente em todos os jogos, apresentando-se aos árbitros das partidas para esclarecimento de quaisquer dúvidas do regulamento.

II– participar do congresso técnico e da cerimônia de premiação.

III – decidir sobre a relevância de fato impeditivo que tenha obstado a presença da equipe em campo além do período de tolerância (art. 13 deste regulamento).

IV- decidir sobre todas as punições impostas pelos árbitros, podendo revê-las, mantê-las ou agravá-las, consignando-se em documento escrito os termos do recurso, as contra razões e a decisão exarada.

V- examinar todo ato ou manifestação que atente contra a dignidade da Magistratura, punindo o atleta inconveniente com a suspensão por determinado número de partidas, ainda que o punido esteja fora do jogo, ou o ato seja praticado após o encerramento da partida.

VI- coibir eventuais excessos por parte de componentes da delegação, agindo junto ao Diretor da Associação envolvida, quem, a partir de então, responderá pelos atos. Eventual punição, nesses casos, poderá corresponder a simples advertência, perda dos pontos da partida, ou suspensão coletiva para a partida seguinte.

(12)

Art. 34. O atleta suspenso deverá cumprir a penalidade na categoria em que foi punido, sem prejuízo de participar em outras categorias.

§ 1°. Caso a suspensão exceda o número de partidas do evento, a pena restante deverá ser cumprida na competição seguinte, regional ou nacional.

§ 2°. A punição do atleta que estiver representando outra associação será cumprida na competição em que ele foi punido, e o que exceder em partida da associação a que ele pertencer. Neste caso fica vedada a sua participação em outra equipe, enquanto ele não cumprir a pena.

Art. 35. Os recursos contra as punições impostas pela arbitragem deverão ser feitos apenas pelos representantes da associação a que pertencer o atleta à Comissão Disciplinar, no prazo improrrogável de dez minutos após o término do jogo em que foi aplicada.

§ 1°. Os recursos deverão ser feitos por escrito, em modelo próprio da Diretoria de Esportes da AMB.

§ 2°. Encerrado o Campeonato, não caberá qualquer tipo de recurso.

Art. 36. A utilização de atleta que não seja associado regular da AMB, ou com idade incompatível à categoria sujeitará a equipe infratora à perda dos pontos do(s) jogo(s) em que esse fato tenha ocorrido. Para tanto, o placar da partida será de derrota por 1x0, aplicando-se na íntegra os termos do artigo seguinte.

Art. 37. Serão consideradas infrações disciplinares MÉDIAS as seguintes condutas:

I – A equipe que não se apresentar em campo para início do jogo, no horário e tolerância previstos, com número mínimo de 5(cinco) jogadores.

(13)

II – utilizar atleta que não seja associado regular da AMB, ou com idade incompatível a sua categoria.

III - deixar de ter o número de jogadores indicados no inciso I no decorrer da partida.

Pena: A equipe infratora perderá o jogo pelo placar de 1 x 0.

Art. 37-A – Será considerada infração disciplinar GRAVE, a seguinte conduta: I – abandonar voluntariamente o campo de jogo por qualquer outro motivo que não os indicados no artigo anterior.

Pena: Perda do direito de participar nos demais jogos seguintes, tanto Regional quanto Nacional, no mesmo ano em que ocorreu a infração, bem como SUSPENSÃO, do direito de participar nos Campeonatos Regionais e Nacionais do ano seguinte ao da infração.

§ Único: Em qualquer dos casos, buscando minimizar os prejuízos aos demais participantes, todos os resultados anteriores da associação faltosa, serão considerados como derrota pelo placar de 1 x 0, inclusive a partida onde o fato ocorreu, independentemente do placar que estivesse, computando-se, contudo, somente para efeito de premiação de artilheiro e melhor goleiro, os gols marcados naquelas partidas.

V- DA PREMIAÇÃO E DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 38. A premiação, a cargo da Associação sede, corresponderá a troféus e 15 (quinze) medalhas, pelo menos, até o terceiro (3º) lugar, observada a classificação final do campeonato.

(14)

Parágrafo único. Deverão receber troféus, ainda, o artilheiro, o goleiro menos vazado, o melhor jogador, o melhor goleiro, e a equipe mais disciplinada, eleitos pela Comissão Disciplinar da AMB.

Art. 39. Nos campeonatos, as Associações poderão homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços para o esporte associativo.

Art. 40. A AMB poderá fazer a cobertura fotográfica e filmar o evento, dando aos participantes das respectivas equipes a mais ampla divulgação.

Art. 41. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Disciplinar.

Referências

Documentos relacionados

ACESSÓRIOS 15 CABEÇOTE DE CORTE 11 CAIXA DE VENTILAÇÃO 10 CARBURADOR 8 CARTER 6 CILINDRO 7 PARTIDA RETRÁTIL 5.. SISTEMA DE IGNIÇÃO E

Local de Votação: 1155 - ESCOLA PADRE JOSE LEITE SAMPAIO Endereço: SITIO LOGRADOURO ZONA RURAL..

The SUnSET bovine spermatozoa results demand the use of other translation elongation inhibitors, namely emetine, in place of cycloheximide, a competitive inhibitor of the

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

The general framework of proposed principles can be summarized in the following manner: (i) globalized, transnational AML action through common standards, international