• Nenhum resultado encontrado

Prefeituras do ABC descartam aplicação de doses da Astrazeneca com prazo de validade vencido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeituras do ABC descartam aplicação de doses da Astrazeneca com prazo de validade vencido"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano 29 nº 1032

  De 02 a 08 de julho de 2021 Tiragem: 30.000 exemplares

Distribuição Gratuita nos Terminais de Trólebus

Senado aprova projeto que tipifica violência psicológica contra mulher

O Senado aprovou projeto de lei que altera o Código Penal e tipifica ainda o crime de violência psicológica contra a mulher. O texto foi aprovado por 69 votos a zero e segue agora para sanção presidencial. Relatado pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES), a proposta cria o programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e tem a intenção de ajudar as mulheres a obter ajuda e as-sistência de órgãos públicos e de entidades privadas.

População desempregada no Brasil alcança

14,761 milhões no trimestre até abril

Página 02

Prefeituras do ABC

descartam aplicação de doses

da Astrazeneca com prazo

de validade vencido

(2)

folha

dotrólebus 02

Economia

Edição de 02 a 08 de julho de 2021

Taxa de desemprego fica

em 14,7% no trimestre

encerrado em abril

Contingente de desocupados, estimado em 14,8 milhões

de pessoas, é o maior da história da Pnad Contínua

A taxa de desemprego fi­ cou em 14,7% no trimestre fechado em abril, 0,5 ponto porcentual acima da calculada no trimestre encerrado em janeiro (14,2%). O número de desempregados va riou 3,4%, com o acréscimo de 489 mil desocupados. Com isso, o país totalizou 14,8 milhões de pes­ soas em busca de trabalho.

Tanto a taxa como o total de desocupados repe tem recordes registrados no tri mestre encer­ rado em março, os maiores da série da Pesquisa Nacional por Amos tra de Domi cílios (Pnad) Contínua, do Ins tituto Brasilei­ ro de Geografia e Es tatística (IBGE), iniciada em 2012.

“O cenário foi de estabili­ dade da população ocupada (de

85,9 milhões) e de crescimento

da população desocupada, com mais pressão sobre o mercado de trabalho”, afirmou a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, observando que o nível de ocu­ pação (48,5%) continua abaixo de 50% desde o trimestre en­ cerrado em maio do ano passa­ do, o que indica que menos da metade da população em idade para trabalhar está ocupada.

Na comparação com o tri­ mestre fechado em abril do ano passado, quando foram observados os primeiros efei­ tos da pandemia de covid­19, o mercado de trabalho ainda reg­ istra perdas na ocupação, mas em ritmo menor. “Ainda regis­ tramos perdas importan tes da po pulação ocupada (-3,7%), mas já tivemos porcentuais maiores, que chegaram a 12% no auge da

pandemia. Estamos observan­ do, portanto, redução no ritmo de perdas a cada trimestre. No computo geral, porém, temos me nos 3,3 milhões de pessoas traba lhando desde o início da pan demia”, ponderou Adriana.

A maioria dos indicadores ficou estável no trimestre até abril ante o anterior. Entre as cate go rias, só a de trabalha­ dores por conta própria cres­ ceu (2,3% ou mais 537 mil

pes-soas), totalizando 24 milhões.

Os tra balhadores com cartei­ ra no setor privado fi c aram está veis em 29,6 milhões. Na com paração anual hou ve re­ du ção de 8,1%, ou menos 2,6 mi lhões de pessoas. O total de empregados no setor privado sem carteira assinada ficou es­ tável em 9,8 milhões.

Outro destaque da pesqui­ sa foi a alta no total de sub utili­ za dos, que são os de so cu pados, subocupados por in su fi ciência

de horas trabalha das ou na for ça de traba lho po ten cial. Es se con­ tingente chegou a 33,3 mi lhões, o maior da série comparável. A taxa de subutilização de 29,7% também foi recorde.

Adriana observa que a popu lação subocupada por insu fi ciência de horas trabal­ hadas continua aumentando desde o trimestre faechado em outubro. O crescimento dos subocupa dos é maior que o dos ocupa dos. “Isso mostra que vem au mentando o número de pessoas que têm disponibi­ lidade para trabalhar mais ho­ ras do que aquelas habitual­ mente trabalhadas”, explicou.

Os desalentados, que de­ sistiram de procurar trabalho devido às condições do mer­ cado, somaram 6 milhões de pessoas, estáveis ante o tri­ mestre anterior, mas seguem como maior nível da série. (Reportagem Local)

C

aro(a) leitor(a), o controle de gastos pode ser um hábito normal para muitas pessoas, mas nem tanto para outras. Você controla seus gastos e despesas? Sabe para onde está indo seu dinheiro?

Controlar os gastos é importante para diversos fins, como criar uma reserva financeira ou mesmo comprar algo, como uma TV ou a casa própria.

Porém, este hábito exige disciplina e atenção, podendo ainda parecer chato e complicado, mas tenho certeza de que, se realizado, lhe trará benefícios e conhecimento.

A forma mais simples é criar uma simples planilha de Excel. Neste arquivo você deve anotar todos os gastos realizados dentro de seu mês. Tudo mesmo. Também é possível realizar projeções, simulações, além de descobrir para onde está indo seu dinheiro e no que está gastando mais do que deveria.

Diversas planilhas prontas e gratuitas podem ser encontradas na internet. Basta apenas baixá­las. Você também pode utilizar aplicativos de celular para realizar seu controle financeiro.

Agora que você já decidiu de que forma vai controlar seus gastos, vou lhe dar algumas dicas de atitudes que você vai precisar incorporar ao seu dia­a­dia.

Anote todos os gastos, crie o hábito de gastar e anotar e, assim que tiver a oportunidade, transfira essas informações à planilha.

Organize suas despesas por grupos de gastos, como Alimentação, Moradia, Estudos, Carro, Vestuário, Diversão, Saúde, entre outros.

Para apurar ainda mais suas despesas, crie subgrupos. No grupo Alimentação, por exemplo, crie os subgrupos restaurantes, mercado. Outro exemplo: no grupo Carro crie os subgrupos Combustível, Estacionamento, Manutenção, Seguro, IPVA. Assim, seu controle será ainda mais detalhado.

Não esqueça de que sua planilha deve conter também todos os valores de entrada de dinheiro em sua casa, como salário, comissões e até mesmo o 13º salário.

Pronto! Adquirindo o habito de anotar todos os gastos e repassá­los à planilha, depois de um tempo, você certamente terá total controle sobre suas despesas e gastos, aproveitando ainda para observar onde é possível economizar e poupar.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse

assunto, manda um e­mail que te explico. Meu e­mail é o falandofacil123@gmail.com e meu site é o

www.sergiobiagioni.com.br.

Sérgio Biagioni Junior trabalhou mais de 25 anos no mercado financeiro. É formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Banking, MBA em Controladoria e Custos. Cursa pós-graduação na PUC-RS em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais. Atualmente é mentor e planejador financeiro especializado em profissionais liberais, pessoas físicas e finanças familiares.

Onde você gasta seu dinheiro?

Família

&

Finanças

Por Sérgio Biagioni Junior

Segundo o IBGE, há 14,8 milhões de pessoas na fila do desemprego no país

(3)

Geral

folha

dotrólebus 03

Edição de 02 a 08 de julho de 2021

A Secretaria da Fa-zenda e Planejamento (Sefaz-SP) deu início, no último dia 29, à opera-ção Forasteiro II, com a finalidade de desarticu-lar esquema de sonega-ção baseado na criasonega-ção de empresas “fantas-mas” e na transferência de mais de R$ 800 mil-hões em créditos espúri-os de ICMS para o Estado de São Paulo.

A ação ocorre simul-taneamente nas 18 Del-egacias Regio nais

Tribu-Secretaria da Fazenda e Planejamento

paulista notifica 19 empresas do ABC

tárias (DRTs) do Es tado e tem co mo alvo 425 con tri buintes. No ABC, corres pon dente à DRT-12, 19 contribuintes foram notifi cados na operação que visa recu-perar R$ 11 milhões do imposto que deixou de ser recolhido aos cofres paulistas desde 2017.

Nos últimos meses, a Fazen da tem intensifi-cado as ações de monito-ramento das operações interestaduais em vários setores. Uma das

articu-lações identificadas tinha como modus operandi a criação de empresas de fachada, com quadro societário simulado e endereço falso em outro Estado. Essas empresas simulavam a transfer-ência de créditos, por meio de Notas Fiscais emitidas com destaque de imposto a contri-buintes paulistas, com a finalidade de diminuir o imposto devido ao Es-tado de São Paulo pelos destinatários.

Nos meses de julho e agosto de 2020 e de out-ubro de 2020 a janeiro de 2021 e mediante creden-ciamento prévio perante as Secretarias de Fazenda de outros Estados, uma equipe de agentes fiscais de renda da Diretoria de Fiscalização da Se faz-SP diligenciou 102 alvos loca lizados nos Estados do Espírito Santo, Mara-nhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Carina e Tocantins, cons ta-tando a inexistência ou

simulação desses estab-elecimentos.

Os 425 contribuintes paulistas, destinatários dos documentos fiscais emitidos, receberam on-tem Aviso de Autorregu-larização com orienta-ções de como estornar os créditos em sua escrita fiscal, bem como a retifi-car a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e declara-ções no prazo de 30 dias a fim de evitar eventuais infrações tributárias e cobrança de multas. Do

total de contribuintes, 18 fo ram selecionados para receber o aviso pes-soalmente por agentes fiscais de rendas do Es-tado de São Paulo. Entre as empresas fiscalizadas estão indústrias e comér-cios atacadistas de vários setores, a maioria no seg-mento de metais e plásti-cos. Depois do prazo de 30 dias, serão emitidas ordens de fiscalização aos contribuintes que não se autorre gu larizarem. (Re-portagem Local)

(4)

folha

dotrólebus 04

Geral

Edição de 02 a 08 de julho de 2021

Vacinação avança, óbitos caem e UTIs têm

lotação menor, mostra boletim da Fiocruz

Nesta quinta-feira, conforme os dados do consórcio da imprensa, o país alcançou 100 milhões de doses de vacinas aplicadas

Pixabay Nova edição do Boletim

Ob-servatório Covid-19/Fiocruz con-firma a tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de te-rapia intensiva (UTIs) no país. O avanço da vacinação, sobretudo nos grupos mais vulneráveis, explicaria o quadro. Nesta quin-ta-feira, 1º, conforme os dados do consórcio da imprensa, que inclui o Estadão, o país alcançou 100 milhões de doses de vacinas aplicadas - do total, 26.580.585 completaram o esquema vacinal, com duas doses ou dose única (12,55% da população).

Além disso, os registros de vítimas estão em queda há 12 dias consecutivos. A média móvel é a mais baixa desde 8 de março e, em relação a 14 dias atrás, o dado apresentou redução de 24%, con-forme o consórcio. Nesta quinta, foram relatados 1.943 óbitos e o total chegou a 520.189. O estudo da Fiocruz também indicou uma ligeira queda no número de casos (0,2%) e mortes (2,5%) por dia,

ainda que a transmissão continue em patamares muito altos - supe-riores aos registrados no mesmo período do ano passado.

Apenas três Estados apre-sentam taxas de ocupação de leitos iguais ou superiores a 90%: Tocantins, Paraná e Santa Catarina. Outros 15 (Amazonas,

Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mara-nhão, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas) estão na zona de alerta

intermediário, com índices de ocupação variando entre 60% e 80%. Fora da zona de alerta estão Rondônia, Acre, Amapá e Paraíba, com ocupação de leitos de UTI inferior a 60%.

Desde abril, a curva de óbitos mostra uma trajetória levemente descendente, diferentemente do padrão observado nos índices de transmissão do vírus, que estão em alta desde fevereiro - o que faz com que a pandemia ainda seja

Prefeito da Capital promete réveillon,

carnaval e Lollapalooza para 2022

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse na tarde desta quinta-feira, 1º, que o calendário da capital paulista para o ano que vem já inclui eventos como o carnaval dos blocos de rua, réveillon, Lollapalooza e o desfile das escolas de samba no Anhembi. Durante cerimônia de apresentação do Plano de Metas para 2024, Ricardo Nunes afirmou que a cidade começará a reabrir quando 70% da população já estiver vacinada contra a covid-19.

“Pretendemos fazer um

ré-veillon muito bacana, até porque todo mundo deve estar vacinado até o final do ano. Vamos começar a colocar nas pessoas o sentimento de que é importante você valorizar a vida”, disse.

Segundo Nunes, a expectativa da Prefeitura é de que 70% da população já esteja imunizada com a primeira dose até o final deste mês, quando pretende reabrir a Avenida Paulista, o parque do Anhangabaú e um “novo espaço que já tem o projeto finalizado”.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, 59,21% da população já recebeu a primeira dose de alguma vacina contra a covid-19. Já o porcentual dos paulistanos com a imunização completa, seja pela segunda dose ou dose única, é de 19,46%. Epidemiologistas são unânimes em afirmar que é preciso ter o esquema vacinal completo para garantir a proteção contra o coronavírus. (AE)

considerada fora de controle. n VACINAÇÃO

De acordo com o boletim, a redução do número de mortes e de casos mais graves (interna-dos em UTIs) estaria relacionada à vacinação, mais avançada, sobretudo, nas parcelas mais

vulneráveis da população. “É im-portante confrontar o comporta-mento das taxas de ocupação de leitos de UTI com os indicadores de incidência e mortalidade por covid-19 nos Estados e no Dis-trito Federal e buscar entender eventuais movimentações di-vergentes”, aponta o boletim. “A

dissonância observada entre o aumento nos registros de novos casos e a diminuição da mortali-dade é explicada pelo avanço da vacinação no país. Hoje, a cober-tura vacinal dentro dos grupos de risco, ou dos grupos prioritários, é mais ampla em relação ao res-tante da população.” (AE)

(5)

Regional

folha

dotrólebus 05

Edição de 02 a 08 de julho de 2021

Ministro entrega primeira etapa de obras em São Bernardo

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério

Marinho, participou da solenidade de entrega da primeira etapa das obras de urbanização integrada nas bacias dos córregos Colina e Saracantan, em São Bernardo. “Estão in-seridos (nas entregas) o sistema viário de 500 me tros da Ave-nida Luiz Pequini; a rotatória que permite a interligação dessa via urbana com a Avenida Pery Ronchetti e o acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Farina; a interligação da Ave-nida Wallace Simonsen e da Rua Rodolfo Primitz à AveAve-nida Luiz Pequini; o novo sistema de sinalização por semáforos; e a canalização parcial de 430 metros do Córrego Saracantan”,

Programa ‘Em Dia com 2020’ prevê descontos de 100% para multas, juros e honorários advocatícios nos débitos

Arquivo

Prefeitura estima arrecadar entre R$ 10 milhões e R$15 milhões

A Prefeitura de Diadema lançou o “Em Dia com 2020 - Programa de Refinancia-mento de Dívidas”, que pre-vê descontos de 100% para multas, juros e honorários advocatícios referentes aos débitos do exercício de 2020. O parcelamento poderá ser realizado em até 10 ve-zes. Porém, no casos de pagamento a vista o descon-to é de mais 3% sobre o valor total da dí vida. A adesão ao programa de refinanciamen-to pode ser feita até 30 deste mês. Vale des tacar que o Re-fis não se aplica às multas de trânsito. Em caso de atraso superior a 90 dias de qualquer parcela, o refinan-ciamento será rescindido.

“Em razão da pandemia da covid-19 estamos ofe-recendo condições mais favoráveis para os morado-res, moradoras e empresas de Diadema pagarem os tributos municipais pen-dentes do ano passado”, destacou o secretário de Finanças do município, Francisco Funcia.

De acordo com o secre-tário, a previsão de receita com o “Em Dia com 2020” gira entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões. “Vai fazer toda a diferença nas contas do município e trará benefí-cios para a população. Uma coisa está diretamente liga-da à outra. O pagamento de impostos ou tributos sig-nifica mais investimentos e melhorias para todos os cidadãos e cidadãs”, ressal-tou o secretário.

A adesão ao programa de refinanciamento pode ser feita pelo link http://www. diadema.sp.gov.br/pp2020. Outra opção é o pagamento do boleto que será encami-nhado pelo correio com mais 3% de desconto para quem optar pela parcela única.

Serviço - Mais

informa-ções podem ser obtidas pelo telefone: 4057.8066 - e-mail central.atendimento@ diadema.sp.gov.br. (Repor-tagem Local)

Prefeitura de Diadema lança programa

de refinanciamento de dívidas

divulgou, em nota, o ministério.

O investimento nessas intervenções é de R$ 25 milhões. Todo o projeto terá investimento de R$ 39,5 milhões, dos quais R$ 37,1 milhões foram recursos captados junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Pró-Mo-radia, que integra o Casa Verde e Amarela. Segundo previsão do ministério, o empreendimento vai contemplar ainda a realização de obras de infraestrutura, com a instalação de redes de abasteci-mento de água, de coleta de esgoto, de drenagem de águas pluvi-ais e de ligações domiciliares de energia, além da construção de dois centros comerciais e regularização fundiária. (Ag. Brasil)

(6)

folha

dotrólebus 06

Regional

Edição de 02 a 08 de julho de 2021

REGISTRO INPI Nº 915.593.040-92 - Publicado pelo GRUPO ABCD DE JORNAIS LTDA. - CNPJ 59.161.521/0001-73 - Administração - Publicidade - Parque Gráfico e Redação: Av

Alda nº 549 - Centro - Diadema - SP - Caixa Postal 246 - Cep 09910-170 - Telefax: 4057-9000 - Fundação: 29/11/1990 - Circulação: Semanal - Distribuição: Zona Sul, ABCD

e Zona Leste de São Paulo em todos os terminais da Rede Metropolitana de Trólebus, co mércio, shopping centers, bancas e residências. Diretor Responsável: Alicio Capel - Diretor Comercial: Elidio Capel. Impressão: GRUPO ABCD DE JORNAIS. Fone:/fax: 4057-9000 - e-mail: jornalismo@diarioregional.com.br

Prefeituras descartam aplicação de

doses vencidas da Astrazeneca do ABC

Matéria do jornal Folha de S.Paulo afirma que cerca de 26 mil doses do imunizante teriam sido aplicadas após o vencimento

Tomaz Silva/Agência Brasil

Ministério da Saúde descarta distribuição de doses vencidas

Matéria publicada no jornal

Folha de S.Paulo afirma que cerca

de 26 mil doses de vacinas contra a covid da AstraZeneca te riam sido aplicadas, até 19 de junho, após o vencimento em 1.532 municípios, dentre os quais, seis do ABC. Segundo a matéria, os dados constam de registros ofici-ais do Ministério da saúde.

A pasta informou que nen-huma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e o Distrito Fed-eral. Acrescentou, ainda, que o prazo de validade dos imuni-zantes é rigorosamente acom-panhado desde o recebimento até a distribuição.

Segundo o ministério, os esta-dos são orientaesta-dos a distribuírem imediatamente os imunizantes recebidos, sendo obrigação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) fazer o armaze-namento correto e a aplicação das doses dentro do prazo de validade.

Segundo listagem disponibi-lizada no site da Folha de São Paulo, à exceção de Rio Grande da Serra, os municípios do ABC teriam apli-cado 46 doses do imunizante com data vencida. Em São Bernardo, 15 doses teriam sido aplicadas nas UBSs Vila Marchi, Alves Dias, Vila Euclides e Monta nhão; Hospital Ifor e Hospital São Bernardo SA.

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, informou que nenhuma vacina fora do prazo de vencimento foi aplicada na cidade. “Apenas um dos

lotes mencionados na matéria foi enviado ao município e o mesmo foi aplicado na validade”, pontuou.

Santo André teria aplicado 11 doses com prazo vencido, nas UBS Espírito Santo. A prefeitura informou por meio de nota que “a cidade não aplicou nenhuma vaci-na vencida. O município recebeu apenas vacinas do lote 4120Z005 da AstraZeneca com vencimento em 14 de abril e todas as doses deste lote foram aplicadas em tempo oportuno, ou seja, dentro do prazo de validade”.

n DIADEMA

Em Diadema, as UBSs Centro, Vila Nova Conquista e Maria Ter-eza teriam aplicado o total de três doses da Astrazeneca com prazo de validade expirado. A prefeitura informou que em relação à maté-ria publicada nesta sexta-feira, no jornal Folha de S.Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tranquiliza os moradores de que não há na cidade doses arma-zenadas fora da data de validade.

“Sobre as três doses aplica-das em unidades de Diadema que aparecem no sistema de consulta disponibilizado ao leitor, trata-se de erro de digitação e, já foi provi-denciada a correção no sistema. As doses recebidas no município foram todas aplicadas dentro do prazo de validade”, afirmou.

Ribeirão Pires também descar-tou aplicação de vacina vencida. A matéria cita que uma pessoa teria sido imunizada na UBS Ribeirão

Pires com imunizante for a do pra-zo de validade.

A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que não aplicou vacina vencida em munícipes da cidade. Destacou que recebeu no dia 26/01/2021 o lote 4120Z005 da vacina Astrazeneca com ven-cimento em 14/04/2021 e des-tinou aos profissionais da Saúde durante de fevereiro.

“A população pode ficar tran-quila, que todas doses recebidas são destinadas imediatamente à população, por isso, não apli-camos nenhuma dose vencida”, destacou Audrei Rocha, secre-tário municipal de Saúde.

Em São Caetano, segundo listagem da Folha de São Paulo, duas doses vencidas contra a covid teriam aplicadas no Atende Fácil Unidade de Enfermagem. A pre-feitura afirmou que o município não aplicou nenhuma dose de vacina fora do prazo de validade. “A cidade recebeu apenas um dos lotes indicados - 4120Z005, no dia 26 de janeiro. Foi o primeiro lote de Covishield (Astrazeneca) que a cidade recebeu, com 3.700 doses e vencimento no dia 14 de abril. Foram utilizados para vacinar pro-fissionais da Saúde e o primeiro pú-blico alvo de idosos, entre janeiro e fevereiro, portanto, dentro do

prazo de validade.”

Em Mauá teriam sido aplicadas 14 doses da Astraze neca após o vencimento, nas UBSs Jardim Za-íra I, Jardim Primavera, Capuava; Jd. Itapark e Jardim Santista.

n FIOCRUZ

Em nota, a Fundação Oswal-do Cruz (Fiocruz) informou que os lotes que estariam com prazo de validade expirado não foram feitos no Brasil. O órgão pertence ao Ministério da Saúde e é re-sponsável pela produção nacional dos imunizantes da Astrazeneca contra a covid-19. Segundo a Fio-cruz, os lotes sob suspeita foram importados da Índia e são do tipo do imunizante da Astrazeneca chamado de Covishield. Os de-mais carregamentos foram envia-dos pela Organização Pan-Ameri-cana de Saúde (Opas/OMS).

“Todas as doses das vacinas importadas da Índia (Covishield) foram entregues pela Fiocruz em janeiro e fevereiro dentro do prazo de validade e em concordância com o MS (Ministério da Saúde), de modo a viabilizar a antecipa-ção da implementaantecipa-ção do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, diante da situação de pandemia. A Fiocruz está apoiando o PNI (Programa Nacional de Imunização) na busca de informações junto ao fabricante, na Índia, para subsi-diar as orientações a serem dadas pelo programa àqueles que ti-verem tomado a vacina vencida”, informou a Fiocruz. (Com ABR)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A função speedmatching esta sempre ativa nos câmbios Dyna-4 e através do computador de bordo Autotronic®, ela monitora a velocidade de deslocamento do trator e

Tendo em vista esse cenário de necessidade informacional atual, principalmente na área de Ciências da Saúde, essa pesquisa busca, como objetivo geral, compilar os produtos e

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Algumas vezes negócios relacionados a Propriedade Intelectual são questionados judicialmente em função de que a utilização de um método de avaliação ser muito subjetivo. Se

Para fomentar a plena prática gerencial da Responsabilidade Social, é descrita a utilização do sistema estratégico de gestão Balanced Scorecard, associando os fatores críticos

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de