• Nenhum resultado encontrado

VALIDAÇÃO DO SISTEMA COOK CHILL EM UM HOSPITAL PRIVADO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VALIDAÇÃO DO SISTEMA COOK CHILL EM UM HOSPITAL PRIVADO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

VALIDAÇÃO DO SISTEMA COOK CHILL EM UM HOSPITAL

PRIVADO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

J.M. Garcia1, L.A.S. Otoni2, K.S.M. Ferreira3, A.N.Severine4.

1-(Jacqueline Medeiros Garcia) - Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês – CEP:01308-050 – São Paulo – SP – Brasil, Telefone: 55 (11) 3394-4116 – e-mail: (jacqueline.mgarcia@hsl.org.br)

2-(Letícia Aparecida Salgueiro Otoni) - Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês –

CEP:01308-050 – São Paulo – SP – Brasil, Telefone: 55 (11) 3394-4116 – e-mail: (leticia.salgueiro@hsl.org.br) 3-(Katley Scarparo Morini Ferreira) - Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês – CEP:01308-050 – São Paulo – SP – Brasil, Telefone: 55 (11) 3394-4116 – e-mail: (katley.morini@hsl.org.br)

4-(Ariane Nadolskis Severine) - Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês – CEP:01308-050 – São Paulo – SP – Brasil, Telefone: 55 (11) 3394-4116 – e-mail: (ariane.severine@hsl.org.br)

RESUMO - O sistema Cook Chill de produção de refeições consiste na preparação dos alimentos seguido de resfriamento imediato, em condições controladas de tempo e temperatura e posterior armazenamento sob refrigeração. Com o objetivo de descrever o procedimento de validação de um processo Cook Chill realizou-se um estudo de caso. Os alimentos foram preparados e armazenados em cubas Gastronorm para, posteriormente, serem resfriados. Após este processo, os alimentos foram armazenados em câmara fria com temperatura controlada, seguiram para distribuição e posteriormente, foram regenerados em carro térmico que atinge a temperatura de 130ºC, por 40 minutos. A partir deste ponto, foram iniciados os testes sensoriais, de temperatura e microbiológicos. O principal fator contaminante verificado foi a contagem de bactérias mesófilas aeróbias. As preparações foram refeitas até a obtenção de resultados satisfatórios. Por se tratar de um método relativamente recente no Brasil são necessários outros estudos que visem à validação deste processo.

ABSTRACT - The Cook Chill food production system consists in preparing food followed by immediate cooling under controlled conditions of time and temperature and then stored under refrigeration. In order to describe the validation procedure of a Cook Chill process was conducted a case study. The food was prepared and stored in Gastronorm tanks to subsequently be rapidly cooled. After this process, the preparations were stored in a cold room with controlled temperature. After storing food followed for distribution and then were regenerated in thermal car that reaches a temperature of 130 ° C for 40 minutes. From this point, the sensory, temperature and microbiological tests were initiated. The major contaminant factor found was the count of aerobic mesophilic bacteria. Preparations were repeated to obtain satisfactory results. Cook Chill is relatively new in Brasil and further studies are needed that aim to validate this process.

PALAVRAS- CHAVE: Qualidade higienicossanitária, tecnologia para alimentos, refeições hospitalares

(2)

1. INTRODUÇÃO

A produção de alimentos é um tema de grande desafio nos cenários atual e futuro. O desafio não reside somente no fato de atender à demanda por alimentos, mas em cumprir os requisitos de qualidade, incluindo a inocuidade (Martins e Quarentei, 2013).

A conservação de alimentos depende da prevenção ou inibição do crescimento de micro-organismos, portanto para se conseguir um aumento da vida útil de um alimento, devem ser verificados os fatores que favorecem a sobrevivência e o crescimento microbiano. (Oliveira, 2009).

Dentre as novas tecnologias que auxiliam a produção de refeições está o Cook Chill, que consiste na preparação e cocção dos alimentos de maneira tradicional, seguido de resfriamento imediato, em condições controladas de tempo e temperatura e posterior armazenamento sob refrigeração. (Azevedo, 2006).

O sistema Cook Chill necessita de equipamentos de resfriamento rápido e de reaquecimento adequado das preparações, como refrigeradores por ar insuflado, e fornos combinados, que permitem o aquecimento homogêneo dos alimentos, por meio da circulação convencionada de ar quente e de vapor, porém há necessidade de maior atenção em termos de condições de higiene, controle de temperatura e especificidade de equipamentos, especialmente em decorrência do risco apresentado de possíveis contaminações durante as etapas de processamento (Kawasaki et al., 2007).

O tratamento térmico não é suficiente para garantir a inocuidade dos alimentos, sendo a refrigeração, etapa crítica no adiamento da deterioração do alimento e do crescimento de micro-organismos patogênicos (FSAI, 2006; Kaawasaki et al., 2007).

Atualmente, não há uma regulamentação brasileira específica para cada etapa do processo

Cook Chill, então, para validar um processo deve-se ter embasamento nas legislações Municipal,

Estadual e Federal vigentes, que podem ser somadas a alguma recomendação técnica, com adaptações para não transgredir a legislação brasileira, e que atendam às Boas Práticas de Fabricação (BPFs).

O objetivo deste trabalho foi descrever o procedimento de validação de um processo Cook

Chill, atendendo requisitos de segurança alimentar e qualidade das refeições oferecidas aos pacientes

de um Hospital privado do Município de São Paulo.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de um estudo de caso realizado em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar, localizada no Município de São Paulo, que fornece cerca de 1000 refeições/dia, entre almoço e jantar.

A coleta de dados foi realizada entre os meses de Janeiro à Novembro de 2014, visando à validação da implantação do sistema Cook Chill, em uma unidade hospitalar. Os equipamentos utilizados nesta coleta para o projeto foram: forno combinado, resfriador rápido, câmara fria e carro térmico com dupla função (aquecimento e resfriamento).

No método convencional, os alimentos são preparados de acordo com a ficha técnica de preparo, momentos antes do consumo, e ainda quentes são distribuídos em balcões térmicos que mantêm a temperatura mínima de 65ºC durante a distribuição. Na nova proposta, os alimentos foram preparados de acordo com a ficha técnica previamente definida, e armazenados em cubas Gastronorm (GN) para, posteriormente, serem resfriados em um resfriador rápido que diminui a temperatura da preparação de 60ºC para 10ºC em, no máximo, 2 horas. Após este processo, os alimentos foram

(3)

identificados com nome da preparação, data de fabricação, horário e validade, e foram armazenados em câmara fria com temperatura controlada (≤ 4ºC), por 48 horas.

Após armazenamento os alimentos seguiram para distribuição e montagem dos pratos em cadeia fria. A regeneração das preparações foi realizada em carro térmico a temperatura de 130ºC, por 40 minutos. A partir deste ponto, foram iniciados os testes sensoriais, de temperatura e microbiológicos. A adequação e as análises foram feitas com base nos padrões vigentes da Portaria 2619 e da Resolução RDC nº12/2001.

Para os testes de temperatura, foram avaliadas as temperaturas de todas as preparações após preparo, resfriamento e após regeneração em carro térmico por 40 minutos.

Os registros foram tabulados. Quando a temperatura não foi atingida, os processos foram estudados e alterados para adequação.

Para a aferição das temperaturas, foi utilizado um termômetro Testo®, com leitura de visor digital. A técnica utilizada na aferição da temperatura foi: introduzir a haste do termômetro no centro geométrico do alimento.

Após a regeneração em carro térmico e acompanhamento de temperatura, as preparações foram degustadas e avaliadas por Nutricionistas e Técnicas de Nutrição. Todos os dados encontrados foram tabulados e analisados através do Microsoft Excel 2010. As planilhas foram alimentadas com os seguintes dados: data, horário, identificação de alimento/preparação, temperatura (pós cocção, resfriamento e regeneração), conformidade de características sensoriais e de temperatura e responsável, sendo considerados para elaboração de uma nova ficha técnica, adaptada para o processo. As análises microbiológicas dos alimentos testados foram realizadas em Laboratório Homologado, que atende todas as exigências legais e que possui acreditações oficiais.

Dentre as preparações elaboradas as escolhidas para análise foram as que ofereciam maior risco e as que contemplavam parte do cardápio diário dos pacientes. Foram analisadas 14 preparações diferentes, sendo que para cada preparação foram realizadas 3 análises da preparação pronta (Amostra 0) e 3 análises da preparação após armazenamento de 2 dias – 48 horas em câmara fria, e posterior regeneração (Amostra dia 2). Os parâmetros verificados na análise foram: contagem de bactérias mesófilas aeróbias (UFC/g), contagem de Staphylococcus coagulase positiva (UFC/g), contagem de Bacillus cereus (UFC/g), contagem de Clostridio sulfito redutor (UFC/g), NMP de coliformes totais (NMP/g), NMP de coliformes fecais (NMP/g), pesquisa de Salmonella sp (ausência em 25g), Bolores e Leveduras (UFC/g).

Para os alimentos reprovados nas primeiras amostragens, estudou-se o tipo de contaminação encontrada, e a cadeia foi analisada para detecção do ponto de controle e eliminação do foco. Os processos de preparo foram monitorados, e as preparações foram novamente preparadas e enviadas para análise microbiológica para validação do processo.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Testes sensoriais

A ficha técnica das preparações foi adequada para o processo, assim como o tempo de cocção para cada uma delas, considerando posterior regeneração no carro térmico. Após a montagem, os pratos são protegidos com cloches (tampas para prato) que, todavia, não conseguem bloquear totalmente a entrada de ar.

Devido à utilização de calor seco para regeneração no carro térmico, as preparações com pouca água tendem a ressecar. Para correção deste critério, foi necessário inserir caldos de ervas e molhos mais ralos às preparações, no arroz e nos grelhados.

(4)

Para alimentos mais úmidos, como sopas, massas, purês e feijão notou-se a formação de uma película na parte superior da preparação após regeneração. A técnica que mais se adequou para corrigir o processo foi a utilização de recipientes individuais com tampas plásticas bem vedadas, que impedem que as condições do meio externo interfiram dentro do recipiente.

Durante a degustação, verificou-se que para algumas preparações o sabor dos temperos ficou acentuado devido ao tempo em que ficaram armazenadas na câmara, antes da regeneração. Para correção deste critério, a quantidade de temperos e sal foi revisada, e novas fichas técnicas de preparo foram elaboradas.

É imprescindível a utilização de equipamentos, recipientes e embalagens específicas para se garantir sabor, textura, temperatura agradável e características das preparações, considerando que em estudo realizado em Hospitais do Reino Unido estes são os fatores mais importantes na alimentação (PORTER e CANT, 2009).

Testes de temperatura

Durante os testes de temperatura, observou-se que determinadas preparações não atingiam a temperatura de segurança (74º C), sem que suas texturas fossem comprometidas. Para adequar a temperatura ideal do carro, fez-se necessário testar vários binômios de tempo x temperatura.

Verificou-se que a quantidade de água presente nos alimentos pode influenciar na sua temperatura, considerando que quanto mais água a preparação apresentar, mais facilidade ela terá em atingir a temperatura recomendada na superfície de contato. As preparações que mais apresentaram dificuldade para atingir a temperatura de segurança foram as carnes grelhadas. Utilizou-se como técnica de correção a alteração dos cortes das carnes para espessuras mais finas e a inclusão de molhos.

Apesar do guia da FSAI, específico para Cook Chill, propor temperaturas para todas as etapas do processo, no Município de São Paulo, os critérios utilizados devem ser consultados na Portaria 2619, além da Portaria Estadual CVS 5/ 2013 e da Resolução Federal RDC 216/ 2004, sendo que devem ser considerados para o processo os critérios mais rígidos. No quadro 1, pode-se observar a distinção dos dois critérios de temperatura.

QUADRO 1 - Comparativo de temperaturas adequadas aos processos do Guia Food Safety Authority

of Ireland (FSAI), 2006 em relação à Portaria 2619/11.

FSAI, 2006 Portaria 2619/2011

Preparo - atingir 70º C no CG* Preparo - atingir 74º C no CG*

Resfriamento - (70º C a ≤ 3° C em ≤ 150 minutos) Resfriamento - (60º C a ≤ 10° C em ≤ 120 minutos)

Armazenamento refrigerado - (≤ 3° C) até 5 dias Armazenamento refrigerado - (≤ 4° C) - 3 dias Regeneração - (≥ 70° C) ou equivalente Regeneração - (≥ 74º C)

Distribuição quente - (≥ 63° C) - 2 horas Distribuição quente - (≥ 60° C) - 6 horas Distribuição quente- (< 60° C) – 1 hora

Distribuição fria - (≤ 10° C) - 4 horas Distribuição fria (≤ 10° C) - 4 horas

Distribuição fria (Entre 10° C e 21° C) – 2 horas

(5)

Testes microbiológicos

QUADRO 2 -Análise do principal fator contaminante das amostras verificadas Alimento 1

Amostra Zero Amostra dia 2

Resultado Resultado

Purê de Batata (amostra 1)

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Purê de Batata (amostra 2)

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Purê de Batata (amostra 3)

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Alimento 2

Amostra Zero Amostra dia 2

Resultado Resultado

Arroz branco (amostra 1) Sem intercorrências

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Arroz branco (amostra 2) Sem intercorrências Sem intercorrências

Arroz branco (amostra 3) Sem intercorrências Sem intercorrências

Alimento 3

Amostra Zero Amostra dia 2

Resultado Resultado

Fusilli ao Pesto de Tomate Seco (amostra 1)

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Fusilli ao Pesto de Tomate Seco (amostra 2)

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Fusilli ao Pesto de Tomate Seco (amostra 3)

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Contagem significativa de Bactérias Mesófilas Aeróbias

Observou-se que das 14 amostras verificadas, 3 (21,4%) apresentaram resultados insatisfatórios nas análises microbiológicas, representadas no quadro 2.

O principal fator contaminante verificado foi a contagem de bactérias mesófilas aeróbias na Amostra 0 e Amostra dia 2. Esses micro-organismos são indicadores de processos falhos de higienização, podendo comprometer a qualidade higienicossanitária dos alimentos. Apesar deste grupo de micro-organismos não oferecer um risco direto à saúde, sua presença excessiva no ambiente pode favorecer a contaminação dos alimentos presentes na área de processamento e, consequentemente, sua deterioração (COELHO et al., 2010).

Todas as etapas do processo de preparo desses alimentos foram estudadas e supervisionadas para que uma nova análise fosse enviada ao laboratório. As preparações foram refeitas até a obtenção de resultados satisfatórios.

4. CONCLUSÃO

A aceitação do paciente em relação à dieta oferecida durante a internação é um importante fator para sua satisfação com o serviço em geral, assim, a implantação de qualquer sistema que possa interferir em aspectos sensoriais dos alimentos servidos, como textura e sabor das refeições e que

(6)

podem ser comprometidos durante um novo processo, sem mencionar os fatores relacionados à inocuidade dos produtos, devem ser analisados cuidadosamente.

A implantação de sistemas de Cook Chill acarreta a exigência de formação contínua da equipe de produção e todos os envolvidos, de modo a garantir produtos seguros e de qualidade, que são primordiais aos Serviços de Alimentação.

Por se tratar de um método relativamente recente no Brasil, com poucos estudos na área, e que pode impactar nos Serviços de Alimentação, são necessários outros estudos que visem à validação deste processo.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Azevedo, D. Sistema de Cook chill. Produção de refeições em sistema diferido. (2006). Segurança e

Qualidade Alimentar, 4 (1), 36 -37.

Coelho A. I. M., Milagres RCRM, Martins JFL, Azeredo RMC, Santana AMC. (2010). Contaminação microbiológica de ambientes e de superfícies em restaurantes comerciais. Ciênc. saúde coletiva, 15, 1597 -1606.

Food Safety Authority of Ireland (FSAI). (2006). Guidance Note No. 15: Cook Chill Systems in the Food Service Sector (Revision 1). Dublin.

Kawasaki V.M., Cyrillo D.C., Machado F.M.S. (2007). Custo-efetividade da produção de refeições coletivas sob o aspecto higiênico-sanitário em sistemas Cook Chill e tradicional. Revista de Nutrição, 20, 129 -138.

Martins E.A. e Quarentei S.S. (2013). Sistemas de gestão e padrões normativos aplicáveis ao

segmento alimentício. In: Germano PML e Germano MIS. Sistema de gestão: qualidade e segurança

dos alimentos. Barueri - São Paulo: Manole.

Oliveira M.F. (2009). Evolução de carga microbiológica de uma refeição pré - cozinhada– Resultados

experimentais e Microbiologia Preditiva (Dissertação de mestrado). Universidade de Aveiro. São

Paulo.

Porter J; Cant R. Exploring hospital patients' satisfaction with cook-chill foodservice systems: a preliminary study using a validated questionnaire. (2009). Journal of foodservice. 20, 81–89. São Paulo (Município). Portaria n. 2619 de 2011/ SMS.G. Diário Oficial do Estado de São Paulo. São Paulo, 6 de dezembro de 2011. p. 23.

Referências

Documentos relacionados

Discutir os benefícios alcançados até o momento (físico, econômico, social, etc); discutir as estratégias que os usuários vêm utilizando para lidar com a

A coleta de dados será realizada em uma empresa multinacional do segmento de varejo no Brasil cujo nome não será apresentado e será conhecida como Empresa AA. Serão

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Através da utilização das superfícies inteligentes os negócios de retalho têxtil podem obter, entre outras, as seguintes vantagens:. • reposições automáticas com base em

Para o ferro puro foi utilizado uma camada de entrada com 4 neurônios (um para cada classe de dados de entrada – temperatura, tempo, diâmetro inicial de grão e

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

aulas a serem ministradas, possibilitando a construção do senso crítico do aluno diante do estudo, buscando sempre uma relação com a temática proposta e o cotidiano