• Nenhum resultado encontrado

Doutoramento em Gestão de Empresas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Doutoramento em Gestão de Empresas"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Doutoramento em Gestão de Empresas

www.uc.pt/feuc/eea/doutoramentos/gestaoempresas

Edição 2018 | 2019

Coordenação:

Prof. Doutor Carlos F. Gomes Prof. Doutor Filipe Coelho

Informações gerais e atendimento: Escola de Estudos Avançados da FEUC

http://www.uc.pt/feuc/eea eea@fe.uc.pt

(2)

ÍNDICE

Mensagem de boas vindas ... 3

Coordenação ... 4

Plano de Estudos Indicativo ... 5

A orientação e a relação com o/a Orientador/a ... 11

Publicações e comunicações ... 12

Calendário Escolar Trimestral ... 13

Informações Úteis ... 14

Contactos ... 15

Este documento e a restante informação pretendem apoia-lo/a no processo de formação, que agora se inicia. Não se trata de um documento completo nem dispensa a consulta da página da FEUC para demais informações acerca das diversas dimensões do percurso académico (por favor visite

http://www.uc.pt/feuc/eea).

Quaisquer dúvidas ou questões devem ser colocados à Escola de Estudos Avançados da FEUC ou à coordenação do Doutoramento.

(3)

Mensagem de boas vindas

Seja Bem-vindo/a ao Programa de Doutoramento em Gestão de Empresas (PDGE) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

No âmbito do PDGE, estamos empenhados em fornecer o estímulo intelectual e as condições materiais conducentes à excelência na criação do conhecimento. Com este objetivo em mente, procuramos desenvolver competências que permitam a avaliação crítica de questões relacionadas com a gestão das empresas bem como originar contributos originais significativos para o avanço do conhecimento. Neste contexto, a estrutura curricular do PDGE contempla um conjunto de unidades curriculares que levam o doutorando a desenvolver competências numa determinada área da gestão e a identificar problemas/lacunas no conhecimento existente. Contempla também um conjunto de unidades curriculares que proporcionam o domínio de metodologias de investigação, incluindo as ferramentas quantitativas e qualitativas mais utilizadas na investigação em gestão. Para além destas unidades curriculares, o PDGE inclui um conjunto de seminários sobre metodologias de investigação mais especializadas, as quais visam enriquecer o portfólio de ferramentas dominado pelos doutorandos e aumentar o seu potencial para publicar a investigação que desenvolvem ao longo da sua carreira.

Os docentes que lecionam e orientam as dissertações no Programa de Doutoramento em Gestão de Empresas fizeram a sua formação em diferentes universidades e países, diversidade esta que proporciona uma combinação única de saberes. Têm também larga experiência em orientação de trabalhos científicos, participam em congressos internacionais e publicam em revistas indexadas por relevantes instituições internacionais.

Na página do PDGE poderá consultar as áreas científicas de interesse do corpo docente, exemplos de teses já realizadas e de publicações resultantes da investigação efetuada em anteriores edições do programa.

A FEUC faculta ainda condições de trabalho aos doutorandos alicerçadas num acervo bibliográfico muito variado, beneficiando da Biblioteca da FEUC, da sua integração na bOn (Biblioteca do Conhecimento Online) e dos empréstimos interbibliotecas. Dispõe ainda de instalações e espaços de estudo com acesso a meios informáticos e à Internet.

Desejamos por isso que desfrute do ambiente académico e científico da FEUC e obtenha os resultados que ambicionou quando se candidatou.

(4)

Coordenação

Filipe Coelho

Doutorado em Gestão pela Universidade de Manchester (2000). Previamente, obteve uma Licenciatura em Economia (FEUC, 1992) e um Mestrado em Gestão (ISCTE, 1995). Iniciou a atividade docente na FEUC em 1992, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas do marketing. É ainda investigador no CeBER. Os seus interesses de investigação centram-se no Marketing, com particular foco na criatividade, motivação e orientação para o cliente dos empregados de contacto (comerciais, empregados em serviços), inovação, marketing internacional e comportamento do consumidor, com particular destaque para a lealdade à marca, customer co-creation, a compra de marcas de distribuidor, comportamentos ecológicos, comportamentos financeiros, e o bem-estar/felicidade dos indivíduos. Tem várias publicações em revistas internacionais como o Journal of Retailing, Journal of Service Research, Industrial Marketing Management, International Journal of Human Resources Management, European Journal of Marketing, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Journal of Product and Brand Management, International Journal of Selection and Assessment, Journal of Consumer Affairs, Social Indicators Research, Service Industries Journal, Journal of Happiness Studies, entre outros. .

Gabinete: 204 | Telefone: 239 790 574 | E-mail: fcoelho@fe.uc.pt

Carlos F. Gomes

Carlos F. Gomes é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde leciona disciplinas da Licenciatura em Gestão, do MBA e do Doutoramento em Gestão de Empresas. Obteve o Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2004), tendo realizado a sua dissertação na área temática da gestão de operações.

Tem como principais interesses de investigação a medição e gestão de desempenho organizacional, a gestão estratégica de recursos produtivos e a melhoria de processos industriais e de serviços. Os resultados da sua investigação têm sido publicados em diversas revistas de circulação internacional, nomeadamente International Journal of Operations & Production Management, Service Industries Journal, Project Management Journal, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Benchmarking: An International Journal, International Journal of Health Care Quality Assurance, International Journal of Public Administration entre outros.

(5)

Plano de Estudos Indicativo 2018-2019

Os 3 anos do Programa (180 ECTS) encontram-se estruturados do seguinte modo: o 1.º ano será dividido em trimestres onde estará incluída a parte letiva. Os 2.º e 3.º anos destinam-se ao desenvolvimento da investigação e redação da tese, acompanhado por um Seminário de Investigação.

A parte letiva do programa de doutoramento, através de uma sólida formação em metodologia de investigação e enquadramento conceptual e analítico das diversas abordagens e perspetivas da teoria e da prática da Gestão, contribui para que os/as doutorandos/as identifiquem e desenvolvam temas relevantes para o avanço do conhecimento nesta área.

Unidades Curriculares

1.º ano

1.º trimestre ECTS 2.º trimestre ECTS 3.º trimestre ECTS

Metodologia da Investigação 6 Análise de Dados 8 Opção 1 6

Métodos Estatísticos 8 Novos Desenvolvimentos em

Gestão II 6 Opção

1 6

Novos Desenvolvimentos em

Gestão I 6 Seminário 6 Projeto de Tese 8

2.º e 3.º ano

Seminário de Investigação 2

Tese 3

10 110

1 O leque de opções poderá ser alterado a cada ano letivo.

UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS LECIONADAS EM 2018-2019:

- Cenários e Modelos de Investigação em Gestão; - Decisões Financeiras Estratégicas;

- Laboratório de Métodos.

4 Seminário de Investigação: Unidade curricular plurianual (2.º e 3.º anos), composta por 10 ECTS (5 ECTS 2.º ano + 5

ECTS 3.º ano). Seminário de Acompanhamento da Tese

3 Tese: Unidade curricular plurianual (2.º e 3.º anos), composta por 110 ECTS (55 ECTS no 2.º ano + 55 ECTS no 3.º ano).

No final do primeiro ano letivo, mediante solicitação dos/as interessados/as, será concedido um Diploma de

Especialização Avançada aos/às estudantes que tenham obtido pleno aproveitamento (60 ECTS) na parte curricular do

(6)

Metodologia da investigação

Patrícia Moura e Sá / Valentim Alferes

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é descrever os principais paradigmas e metodologias que suportam a investigação científica, de modo a ajudar a desenhar, definir e avaliar um projeto de investigação.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado do processo ensino-aprendizagem, o estudante deverá: - Identificar e refletir sobre diferentes paradigmas e abordagens, avaliando-as criticamente

- Avaliar as fontes secundárias utilizadas, nomeadamente quanto à sua credibilidade, validade e pertinência

- Conhecer um conjunto variado de métodos de investigação e ser capaz de analisar as suas potencialidades e limitações

- Construir e validar alguns instrumentos de recolha de dados, nomeadamente com recurso a questionários e guiões de entrevista

- Compreender os requisitos de utilização de algumas técnicas de análise de dados

qualitativos e quantitativos, bem como conhecer algumas ferramentas existentes.

Programa

- A natureza da investigação científica e os requisitos de um Doutoramento em Gestão; - Paradigmas e investigação e posições ontológicas. O desenho e as estratégias da investigação.

- Pesquisa e gestão das fontes bibliográficas; - Recolha de dados primários e métodos associados;

- Análise dos dados: métodos qualitativos e métodos quantitativos.

Métodos Estatísticos

Elias Soukiazis

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é transmitir conhecimentos de estatística que permitam especificar, estimar e analisar as relações existentes em dados de natureza quantitativa e, dessa forma, testar hipóteses de

investigação

Resultados de Aprendizagem

Os doutorandos deverão ser capazes de recolher, transformar e adaptar os dados estatísticos com o objetivo de quantificar as relações existentes, escolher o método de estimação mais adequado para o problema em causa e efetuar as devidas interpretações dos resultados.

Programa

Análise simples e multivariada de Modelos estocásticos;

Métodos de estimação, regressão múltipla; Propriedades dos estimadores;

Inferências estatísticas, testes de hipótese e análise ANOVA;

Medidas de precisão de ajustamento; Infração dos pressupostos básicos

(Multicolinearidade, Heteroscedasticidade, Autocorrelaçâo);

Correção das infrações (erros padrão robustos) Modelos dinâmicos de séries temporais

Modelos de Painel

Endogeneidade dos regressores e estimação das variáveis instrumentais

(7)

Novos desenvolvimentos em gestão I

Carlos F. Gomes

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos doutorandos um debate sobre diversos temas do domínio da Gestão, de forma a conhecerem alguns estudos

recentemente publicados, e que poderão ser utilizados como referências para o

desenvolvimento de futura investigação.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que os doutorandos fiquem

ambientados com as práticas de investigação, desenvolvam competências que lhes permitam abordar de uma forma crítica trabalhos de natureza científica, identificando as metodologias utilizadas e os principais resultados encontrados.

Programa

O programa da disciplina é baseado na apresentação de temas de investigação por docentes convidados nas diferentes áreas da Gestão.

Novos desenvolvimentos em gestão II

Arnaldo Coelho / Filipe Coelho

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é despoletar o processo de desenvolvimento de um trabalho de investigação. Em particular, pretende-se que os alunos entendam a importância de desenvolverem um modelo de investigação solidamente suportado na teoria, bem como estimular a identificação de uma lacuna na investigação.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado desta disciplina pretende-se que os alunos entendam a importância de terem um conjunto de hipóteses logicamente articulado e que tenham começado a delinear alguns objetivos de investigação para a sua tese de doutoramento.

Programa

A disciplina envolverá a discussão de artigos que se apoiem em teorias importantes da gestão e a apresentação de trabalhos no quadro da investigação a realizar por cada doutorando.

(8)

Análise de dados

Mário António Gomes Augusto

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é o de aprofundar os conhecimentos de métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados por forma a permitir uma escolha mais

informada das ferramentas a utilizar nos trabalhos de investigação.

Resultados de Aprendizagem

Os doutorandos deverão ser capazes de escolher e aplicar os métodos de análise mais apropriados às problemáticas de investigação que irão desenvolver na sua tese.

Programa

Métodos de análise quantitativa de dados - Análise de Conglomerados (Clusters)

- Análise fatorial exploratória e confirmatória - Modelos de equações estruturais

Métodos de análise qualitativa de dados - Introdução à Análise de Conteúdo

- Procedimentos básicos de uma pesquisa com recurso a análise de conteúdo

- Análise de dados qualitativos em MAXQDA;

Seminário

Paulo Gama

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é dar a conhecer aos doutorandos as diversas dimensões utilizadas na medição e gestão da performance organizacional.

Resultados de Aprendizagem

Concluída com sucesso esta unidade curricular, O doutorando deverá ter melhorado a sua capacidade de pesquisa e análise de textos de natureza científica assim como a sua

capacidade de síntese dos textos analisados. Deverá também ter melhorado o seu

conhecimento na área temática da que

pretende investigar bem como ter identificado a abordagem que possivelmente irá utilizar no desenvolvimento do seu projeto de tese.

Programa

Nesta unidade curricular, será analisada a temática da performance organizacional em todas as dimensões das empresas com especial ênfase nos temas escolhidos pelos

(9)

Projeto de Tese

Carlos F. Gomes

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é o de levar os doutorandos a desenvolverem, discutirem e finalizarem o seu projeto de tese.

Resultados de Aprendizagem

Concluída com sucesso esta unidade curricular, os doutorandos terão o seu projeto com as condições necessárias para ser submetido formalmente ao Conselho Científico da FEUC e para prosseguirem o seu trabalho de

desenvolvimento da tese de doutoramento.

Programa

- A construção do projeto de investigação - A identificação e discussão dos objetivos e quadro conceptual de uma dissertação - Os contornos e os limites da revisão da literatura

- As metodologias da pesquisa

- Apresentação e discussão do projeto com um painel de especialistas

Gestão do conhecimento

Victor Manuel Reis Raposo

Objetivo

O objetivo final desta unidade curricular é o de fornecer aos doutorandos os conhecimentos indispensáveis para compreenderem o atual estado de arte da gestão do conhecimento e dominarem alguns dos seus principais conceitos. Nomeadamente, a sua origem, as diferentes perspetivas de análise, a

aprendizagem organizacional, os diferentes campos de utilização do conhecimento e as ferramentas da gestão do conhecimento.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os doutorandos entendam a importância de um novo paradigma na gestão das organizações, que salienta o papel do conhecimento como um recurso crítico e estratégico dentro das organizações, nomeadamente no que se refere à sua competitividade, eficácia e efetividade.

Programa

- Introdução

– Evolução duma disciplina emergente; a organização do conhecimento; variedade de perspetivas e abordagens.

- Perspetiva conceptual do conhecimento e da GC

– definições; hierarquias; tipologias;

especificidade como recurso; características e geração dentro das organizações; importância da GC; modelo de criação; atividades e

(10)

Decisões financeiras estratégicas

Mário António Gomes Augusto

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos doutorandos os conhecimentos que lhes permita tomar consciência da importância das decisões financeiras estratégicas.

Adicionalmente, procura fomentar a

capacidade de análise e avaliação crítica das decisões que são tomadas em circunstâncias específicas da vida da empresa, tendo sempre como referencial a maximização do seu valor.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os doutorandos desenvolvam competências para aplicarem os conceitos apreendidos na tomada decisões em circunstâncias específicas da vida de cada empresa e ao longo das diferentes etapas do seu ciclo de vida.

Programa

1. Introdução

2. Decisões estratégicas de financiamento 3. Decisões de política de dividendos 4. Avaliação de empresas e negócios

5. Gestão do risco, estrutura de governo e valor da empresa.

Cenários e modelos de investigação em gestão

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Objetivo

O objetivo desta unidade curricular é

apresentar aos doutorandos a mais recentes abordagens à investigação em gestão e reforçar o seu conhecimento dos mecanismos de publicação.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os doutorandos consolidem as competências obtidas nas unidades

curriculares instrumentais e temáticas

anteriores, nomeadamente a análise crítica de trabalhos de investigação. Pretende-se ainda que obtenham competências que lhes

permitam identificar e incorporar, na sua tese, as mais recentes abordagens à investigação.

Programa

Vários trabalhos de investigação serão apresentados por convidados nacionais ou internacionais, proporcionando um ambiente de discussão que auxilie os doutorandos na obtenção das competências previstas.

(11)

Calendário de Avaliações

xxxxxxxx

A orientação e a relação com o/a Orientador/a

Uma boa relação com o/a orientador (a) assenta numa boa comunicação, baseada no interconhecimento, no respeito e na clarificação inicial das expectativas mútuas. Esta relação deve ser profissional, na medida em que a qualquer momento o/a orientador/a deve poder oferecer uma avaliação crítica e rigorosa do trabalho e o/a estudante deve sentir-se suficientemente à vontade para conversar sobre as suas dúvidas, fazer perguntas e poder mesmo revelar desconhecimento.

O/A estudante deve assumir inteira responsabilidade pelo seu trabalho de investigação, mas deve também aceitar os conselhos do/a orientador/a.

Existem hoje alguns princípios gerais sobre o tipo de apoio que o/a orientador/a pode prestar ao longo do processo de elaboração da Tese.

 Acompanhar o trabalho de revisão da literatura, a formulação do tópico de pesquisa e o seu desenho geral, devendo chamar a atenção para o estilo mais apropriado de escrita. Esta fase inicial serve, sobretudo, para a construção do projeto de Tese.

 À medida que o trabalho avança a relação vai-se convertendo numa discussão regular das ideias do/a estudante, dos resultados obtidos e do quadro teórico e analítico.

Existe também um conjunto de expectativas genéricas do orientador/a relativamente ao/à orientando/a, designadamente que este/a seja capaz de:

 Lidar com as principais teorias e conceitos da área de estudo e de reconhecer as suas fraquezas e procurar superá-las;

 Exprimir-se oralmente e de forma escrita de acordo com os padrões adequados da comunicação científica;

 Manter o/a orientador/a informado/a do progresso do trabalho, dando conta de eventuais problemas que possam ter impacto negativo no decorrer do processo de investigação e redação da Tese;

(12)

Publicações e comunicações

Ao longo do processo, e no contexto de trabalho desenvolvido conjuntamente, incentivam-se os/as estudantes e os/as orientadores/as a produzirem comunicações e textos em coautoria de modo a permitir que este trabalho possa ser apresentado e publicado em plataformas da mais elevada qualidade científica (revistas e conferências internacionais com revisão por pares, revistas indexadas, capítulos em obras coletivas, etc.). Estas coautorias devem ocorrer de modo a reconhecer o contributo de ambos para o trabalho, cabendo ao/à orientador/a a avaliação da pertinência da coautoria.

(13)

Calendário Escolar Trimestral

Períodos letivos e de avaliação

Doutoramento em Gestão de Empresas

Início Fim

1.º Trimestre

Aulas 28.09.2018 07.12.2018

Avaliações (época normal e de recurso)

10.12.2018 21.12.2018

2.º Trimestre

Aulas 11.01.2019 30.03.2019

Avaliações (época normal e de recurso)

02.04.2019 27.04.2019

Férias da Páscoa 15.04.2019 22.04.2019

3.º Trimestre

Aulas 03.05.2019 22.06.2019

Avaliações (época normal e de recurso)

24.06.2019 13.07.2019

Época especial *1 15.07.2019 26.07.2019

Épocas Extraordinárias *2 março e outubro

Provas de Doutoramento e de

Agregação *3 01.09.2018 31.07.2019

*1 A época especial destina-se à avaliação de estudantes que usufruam de Estatutos previstos nos regulamentos aplicáveis

aos Cursos Conferentes de Grau

(http://www.uc.pt/academicos/percurso/epoca_exames_especiais)

*2 As épocas extraordinárias de março e outubro destinam-se a avaliação de estudantes que usufruam de Estatutos previstos

nos regulamentos aplicáveis aos Cursos Conferentes de Grau (http://www.uc.pt/academicos/percurso/exames_extraordinarios)

(14)

Informações Úteis

CARTÃO DE ESTUDANTE

Este cartão reúne várias funcionalidades; é um: cartão de identificação do titular como membro da comunidade universitária, mas também pode ser utilizado para outros fins, como o acesso a cantinas, bibliotecas, parques de estacionamento, apoio médico. Pode servir ainda para consulta de informação pessoal, pagamento de propinas académicas e matrículas, controlo de acesso a edifícios e instalações, assinatura eletrónica e porta-moedas eletrónico. Veja mais informação em http://www.uc.pt/cartao.

SUPORTE INFORMÁTICO

Quando se matricula é-lhe atribuída uma conta de e-mail, que dá acesso, entre outros, ao Inforestudante, correio eletrónico e rede wireless.

A FEUC disponibiliza infraestrutura de rede sem fios (wireless) e uma sala de computadores, situada no Piso 4 do Bloco de Investigação da FEUC. Para ter acesso a essa sala é necessária uma password, que deve ser solicitada na EEA. Ainda, se precisar de auxílio na configuração do seu computador, dirija-se também à EEA.

FUNDO DE APOIO AOS ESTUDANTES DE DOUTORAMENTO

O Fundo de Apoio a Estudantes de Doutoramento da FEUC apoia, através do cofinanciamento, a participação de estudantes em encontros científicos, de cariz internacional, para apresentação de comunicações.

Podem candidatar-se a apoio os/as estudantes cujo projeto de tese já tenha sido formalmente aceite, podendo ser atribuído a cada estudante uma vez em cada ano letivo.

Para saber mais sobre este Fundo de Apoio consulte a página: www.uc.pt/feuc/eea/FundoApoio

CURSOS LIVRES DE LÍNGUAS

Recomenda-se, ainda, que aproveite as vantagens oferecidas no âmbito da Universidade de Coimbra, nomeadamente no respeitante aos Cursos Livres de Línguas, oferecidos na Faculdade de Letras, onde pode aperfeiçoar quer o domínio do Inglês, língua atualmente essencial no mundo académico, quer outras línguas como Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Chinês, Japonês, Russo, entre outras que podem ser úteis no trabalho académico (por exemplo, no desenvolvimento de trabalho de campo de cariz internacional).

São também oferecidos cursos de Língua Gestual Portuguesa, ou cursos de Português para estudantes estrangeiros/as. Para saber mais, consulte a informação na página:

(15)

Contactos

Escola de Estudos Avançados FEUC

Alexandra Sousa | Isabel Roque | José Almeida

Edifício dos Limas

Telefones: + 351 239 790 501/510 E-mail: eea@fe.uc.pt

Horário:

2ª a 6ª feira - das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30

Sábados – das 9:00 às 15:00

Coordenação

Prof. Doutor Carlos F. Gomes Gabinete: 316

Telefone: 239 790 588 E-mail: cfgomes@fe.uc.pt

Prof. Doutor Filipe Coelho Gabinete: 204

Telefone: 239 790 574 E-mail: fcoelho@fe.uc.pt

Referências

Documentos relacionados

Mantendo o mesmo tipo de paredes da linha anterior, têm áreas mais confortáveis com uma gama de acabamentos de qualidade

RESUMO: Tendo em vista a Tendo em vista a exploração das ferramentas gráficas disponíveis em softwares de exploração das ferramentas gráficas disponíveis em softwares de

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

O presente estudo avaliou o potencial teratogênico do óleo essencial de Origanum majorana (Omeo) nas doses 33mg/kg, 100mg/kg e 300mg/kg e de seus compostos

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Ao longo das aulas são aprofundados conceitos e realizados exercícios sobre: os documentos-base da Análise Financeira, nomeadamente as Demonstrações Financeiras e