• Nenhum resultado encontrado

NÍVEL SUPERIOR Cargo: NUTRICIONISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÍVEL SUPERIOR Cargo: NUTRICIONISTA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N.º 001/2011 – PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAPU PROVA OBJETIVA: 13 de novembro de 2011

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: NUTRICIONISTA

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1.

Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de

escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de

inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao

fiscal de sala

.

2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas.

3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 30 (trinta) questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa, 05 de Noções de Informática, 05 de Noções de Meio Ambiente e 10 de Conhecimentos Específicos. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 8:00h e término às 12:00h (horário local).

4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 30.

5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção.

6. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação.

7. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, pois lápis não será considerado.

8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA.

9. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão.

10. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas.

11. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso.

12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA, recebidos.

13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Anapu, o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital nº 001/2011-PMA.

Boa prova.

Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________

________________________________________

(2)
(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ABAIXO, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 01 A 10.

DA IMPARCIALIDADE

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

A imparcialidade é uma atitude desonesta. De duas uma: ou o imparcial está mentindo, traindo acaso as suas mais legítimas preferências, ou então não passa de um exato robô, mero boneco mecânico sem opinião pessoal, sem nada de humano.

Aquela frase de Voltaire, tão citada: “Não creio numa só palavra do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de dizer”, é uma das coisas mais demagógicas que alguém já poderia ter proferido; se achamos que algo é nocivo, meu Deus, como dormir tranquilos sem evitar sua propagação? Felizmente para Voltaire, a sua vida toda foi um desmentido a isto, e até hoje nos admiramos da sua corajosa parcialidade.

Quem começou a desmoralizar o conceito de imparcialidade, se não me

engano, foi Pôncio Pilatos, que apenas desempenhou uma pontinha na História... Mas que pontinha! Todavia, a verdadeira imparcialidade não deve ser essa de Pilatos, tão cômoda e tão cara aos hedonistas. Mas sim a proclamação da verdade própria, ou da própria verdade, antes, acima e apesar de tudo. E, como o leitor em geral adora fatos e boceja com ideias, exemplifiquemos, para terminar, com dois casos da última grande guerra.

Von Braum, quando o instaram para que apressasse, inventasse, descobrisse, o quanto antes, por motivos óbvios, um novo foguete V, ou melhor, um V3, respondeu aos chefes nazistas: “Que importa quem ganhe a guerra? Eu quero é ir à Lua!”

E, por sua vez, o prefeito de Nagasaqui, Tsume Tajawa, após o bombardeio atômico de sua cidade, declarou: “Se o Japão possuísse o mesmo tipo de arma, tê-la-ia usado”.

Eis aqui duas imparcialidades: uma subjetiva, a outra objetiva, uma idealista, a outra realista.

Só resta discutir o que você teria feito se estivesse na pele de Pôncio Pilatos...

QUINTANA, Mário. Da preguiça como método de trabalho. São Paulo: Globo, 1994, p. 80-81.

01. Mário Quintana defende a ideia de que (A) ser parcial é mais humano.

(B) nada deve impedir o julgamento isento e imparcial.

(C) é necessário defender o direito de alguém, mesmo sem se acreditar no que é dito. (D) se deve procurar eximir-se das responsabilidades e do cumprimento deobrigações.

02. A palavra que não mantém relação de sentido com a ideia de “imparcialidade”, na perspectiva de Quintana, é

(A) traição. (B) mentira. (C) sinceridade. (D) desonestidade.

03. Segundo Mário Quintana, ser imparcial significa ser uma pessoa (A) autêntica, franca e honesta.

(B) fiel às suas mais legítimas escolhas. (C) espontânea e que tem ideias próprias. (D) sem ideias próprias e sem nada de humano.

(4)

04. O pensamento de Voltaire, citado pelo autor, (A) é um perfeito exemplo de atitude parcial. (B) corrobora as ideias defendidas por Quintana.

(C) ilustra apenas superficialmente a tese de Mário Quintana. (D) consiste na proposição contrária à ideia defendida por Quintana.

05. Ao se perguntar “se achamos que algo é nocivo, meu Deus, como dormir tranquilos sem evitar sua propagação?” (linhas 6-7), o autor demonstra

(A) força. (B) descrença. (C) indignação. (D) desesperança.

06. Em relação aos dois casos da última grande guerra citados por Mário Quintana, pode-se afirmar que

(A) estão a serviço da crítica feita por Quintana à imparcialidade. (B) ambos ilustram comportamentos extremamente demagógicos.

(C) o primeiro, se comparado ao segundo, relata um fato histórico de menor gravidade. (D) os dois casos revelam o comprometimento das pessoas com as causas da humanidade.

07. Com relação à regência verbal, a classificação do verbo destacado (indicada entre parênteses) não está correta em

(A) “boceja com ideias” (linha 14) (verbo intransitivo).

(B) “respondeu aos chefes nazistas” (linhas 17-18) (verbo transitivo indireto). (C) “se estivesse na pele de Pôncio Pilatos..." (linha 24) (verbo de ligação).

(D) “traindo acaso as suas mais legítimas preferências” (linha 2) (verbo transitivo direto). 08. No contexto em que se encontra, o termo “pontinha” (linha 11) significa

(A) “parte extrema de um objeto”. (B) “papel de pequena importância”. (C) “primeira posição ou primeiro lugar”. (D) “condição de alguém que se destaca”.

09. No enunciado “Todavia, a verdadeira imparcialidade não deve ser essa de Pilatos” (linha 11), o elemento coesivo sublinhado

(A) introduz uma explicação. (B) expressa uma conclusão.

(C) indica uma relação de causalidade. (D) estabelece uma relação de oposição.

10. Em relação à posição do adjetivo “própria” (linhas 12 e 13), é correto afirmar que (A) a anteposição atenua a crítica que o autor faz a Pôncio Pilatos.

(B) a anteposição do adjetivo não assinala nenhuma diferença semântica.

(C) a alternância é apenas um recurso de estilo para enfatizar a essência da imparcialidade.

(D) há dois sentidos diferentes: “verdade própria” significa “verdade pessoal” e “própria verdade”, “verdade autêntica”.

(5)

5

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

11. O programa que permite agrupar as conversas em forma de “messenger”, que possui integração com o Orkut, e que pode ainda notificar os usuários em relação a novos e-mails e a recebimento de recados é o

(A) Google Talk. (B) Altavista. (C) Access. (D) Writer.

12. Para inserir um novo contato no Microsoft Office Outlook 2007, é necessário selecionar a guia “Contatos” e em seguida utilizar o atalho de teclado

(A) Shift + C. (B) Ctrl + Alt + C. (C) Alt + O. (D) Ctrl + O.

13. Analisando a fórmula abaixo inserida na célula B1, que calcula a média aritmética dos valores armazenados nas células A1 a A4, numa planilha do Microsoft Office Excel 2007, observamos que ela pode ser alterada se a substituirmos pela função MÉDIA com o seguinte formato:

=(A1+A2+A3+A4)/4 (A) =MÉDIA(A1,A4)

(B) =MÉDIA(A1..A4) (C) =MÉDIA(A1:A4) (D) =MÉDIA(A1;A4)

14. No Microsoft Office Word 2007, para selecionar um texto verticalmente, utiliza-se a tecla ______, clicando e arrastando com o mouse.

- A tecla que preenche a lacuna acima é a (A) Ctrl.

(B) Tab. (C) Shift. (D) Alt.

15. No Windows XP, a alteração dos atributos de um arquivo pode ser realizada através de um clique inverso sob o mesmo, escolhendo o comando “Propriedades”. O atributo utilizado pelas ferramentas de backup para verificar se o arquivo é novo ou apresentou alguma alteração é chamado

(A) Arquivo oculto. (B) Arquivo morto. (C) Somente leitura. (D) Arquivo normalizado.

(6)

NOÇÕES DE MEIO AMBIENTE

16. Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área de atuação,

(A) arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos.

(B) arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.

(C) deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hídricos cujas repercussões extrapolem o âmbito dos Estados em que serão implantados.

(D) estabelecer critérios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hídricos e para a cobrança por seu uso.

17. Compete ao órgão ambiental estadual o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades (A) localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe.

(B) localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no mar territorial. (C) localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados.

(D) cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais municípios. 18. O processo que ocorre em vários ambientes naturais quando bactérias oxidam o amônio até o nitrato, denomina-se

(A) nitratação. (B) nitrosação. (C) nitrificação. (D) desnitrificação.

19. No processo administrativo para apuração de infração ambiental, o infrator deve oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração no prazo máximo de

(A) cinco dias. (B) dez dias. (C) quinze dias. (D) vinte dias.

20. As unidades de conservação integrantes do Sistema Estadual de Unidades de Conservação que têm como características básicas a proteção total, de forma transitória, dos recursos naturais e o uso indireto sustentável por parte das comunidades tradicionais são classificadas como Unidades de

(A) Manejo Sustentável. (B) Manejo Provisório. (C) Proteção Integral. (D) Proteção Parcial.

(7)

7

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. A pirâmide alimentar serve como instrumento de informação para a população em geral, apresentando os grupos de alimentos e as porções relacionadas com o respectivo valor calórico. Relacione as colunas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta de acordo com a pirâmide alimentar adaptada de Phillipi et al. (1999).

(1) Cereais, pães, massas ( ) 4 a 5 porções (35kcal) (2) Verduras e legumes ( ) 1 a 2 porções (190 kcal)

(3) Frutas ( ) 3 a 5 porções (35 kcal)

(4) Leite e derivados ( ) 1 a 2 porções (110 kcal) (5) Carnes e ovos ( ) 3 porções (120 kcal) (6) Açúcares e doces ( ) 5 a 9 porções (150 kcal) Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

(A) 4, 3, 2, 1, 5, 6. (B) 2, 5, 3, 6, 4, 1. (C) 3, 4, 2, 1, 5, 6. (D) 2, 5, 4, 3, 6, 1.

22. Identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas com relação aos pescados.

( ) Os crustáceos possuem uma carapaça dura e um pigmento chamado astaceno, responsável pela coloração verde dos mesmos.

( ) Os peixes migratórios, como os, atum, sardinha e taínha, apresentam músculos escuros e são gordurosos.

( ) Os moluscos com concha apresentam coluna vertebral cartilaginosa e seus representantes são o polvo e a lula.

( ) As lagostas frigorificadas que apresentam a cauda em sentido horizontal indica que foi cozida depois de morta.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) V, V, F, F.

(B) V, F, V, V. (C) F, V, F, V. (D) F, F, F, V.

23. Com relação aos microorganismos que causam doenças de origem alimenta, assinale a alternativa INCORRETA

(A) As neurotoxinas de C. botulinum são destruídas pelo aquecimento a 60ºC durante 20 minutos ou a 100ºC em 15 minutos.

(B) Os surtos por C. perfrigens são causados, em grande parte, pelo consumo de alimentos preparados em grande quantidade e consumidos várias horas depois.

(C) Dentre os vegetais, o arroz é o alimento grandemente envolvido no surto de toxinfecções por B. cereus.

(D) O período de incubação da intoxicação de um surto pelo S. aureus varia em torno de 30 minutos a oito horas, sendo a média de duas a quatro horas.

24. O ganho de peso para uma gestante gemelar, eutrófica, com idade gestacional de 19 semanas segundo a classificação de Luke e colaboradores (2003) deve ser de

(A) 0,57 a 0,79 Kg. (B) 0,45 a 0,68 kg. (C) 0,34 a 0,45 Kg. (D) 0,68 a 0,79 kg.

(8)

25. Os custos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição são a garantia da qualidade do serviço. A avaliação do custo percentual dos componentes de um cardápio é importante para o monitoramento do custo diário. Relacione as colunas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta.

(1) Salada ( ) 2,5 a 4%

(2) Prato protéico ( ) 5 a 7%

(3) Bebidas ( ) 5 a 17%

(4) Sobremesa ( ) 5 a 6%

(5) Material Descartável ( ) 39 a 58% (6) Prato base (arroz e feijão) ( ) 8 a 12% Assinale a alternativa com a sequência CORRETA. (A) 6, 5, 3, 2, 4, 1.

(B) 5, 3, 6, 1, 2, 4. (C) 5, 4, 3, 1, 2, 6. (D) 3, 5, 4, 2, 6, 1.

26. Em indivíduos hipertensos com função renal diminuída, a suplementação de potássio é (A) inferior a 2,7g/dia.

(B) superior a 3,5g/dia. (C) inferior a 4,7g/dia. (D) superior a 5,2g/dia.

27. Com relação ao índice glicêmico, marque a alternativa CORRETA.

(A) Fibras, frutose e sacarose são componentes alimentares que tendem a reduzir a resposta glicêmica. (B) Fibras, glicose, e lactose são componentes alimentares que tendem a reduzir a resposta glicêmica. (C) Fibras, glicose e sacarose são componentes alimentares que tendem a reduzir a resposta glicêmica. (D) Fibras, frutose e lactose são componentes alimentares que tendem a reduzir a resposta glicêmica.

28. Marcos, um adolescente de 16 anos, estudante, sedentário, apresenta um estado nutricional eutrófico e dirige-se a um consultório de nutrição com o objetivo de hipertrofia muscular. Sobre a orientação nutricional que deve ser indicada a Marcos, coloque (V) para as assertivas Verdadeiras e (F) para as Falsas.

( ) Deve-se conscientizá-lo de que há dois fatores importantes para a obtenção do aumento da massa magra: atividade física e alimentação equilibrada.

( ) Deve-se orientá-lo sobre a necessidade da prática de exercícios físicos de esforço.

( ) Deve-se ressaltar que o ganho da massa muscular pode ser conseguido no período de curto prazo, dependendo do esforço individual.

( ) Deve-se esclarecer que a alimentação servirá como suporte ao desenvolvimento adequado do tecido muscular.

( ) Devem-se priorizar na alimentação fontes energéticas para o aumento da massa muscular.

( ) Deve-se esclarecer que o cômputo protéico total será feito a partir das condições de treinamento, gasto energético, peso, altura e composição corporal.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA. (A) V, V, F, V, F, V.

(B) V, V, F, V, V, F. (C) F, V, V, F, F, V. (D) V, V, V, V, V, V.

(9)

9

29. Os inquéritos alimentares são considerados essenciais para a avaliação do consumo alimentar dos pacientes. A respeito desse assunto, relacione as colunas abaixo e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.

(1) Diário alimentar ( ) Necessita de memória.

(2) Recordatório 24h ( ) Não demanda tempo no momento da consulta. (3) Frequência alimentar ( ) Independe do nível de escolaridade.

( ) Depende da motivação do paciente.

( ) Obtém-se o consumo de alimentos específicos. ( ) Depende do nível de escolaridade.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA. (A) 1, 2, 3, 1, 3, 1.

(B) 3, 2, 2, 1, 2, 1. (C) 2, 1, 1, 2, 2, 1. (D) 2, 1, 3, 1, 3, 1.

30. Os estados e municípios deverão selecionar os alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referendado pelo Conselho de Alimentação Escolar, adotando os seguintes critérios, exceto:

(A) utilizar alimentos que tenham índice de aceitabilidade acima de 75%.

(B) vedar a aquisição de bebidas alcoólicas, refrigerantes, refrescos, sucos artificiais, balas, goma de mascar e outros.

(C) considerar os hábitos e culturas alimentares regionais, facilitando a melhor aceitação dos alimentos pelos estudantes.

(D) dar prioridade à seleção dos alimentos que compõem o cardápio do programa, conforme a vocação agrícola e agroindustrial da localidade.

Referências

Documentos relacionados

Superando o distanciamento Outras leituras: Religião, psicopatologia Religião, psicopatologia e saúde mental Paulo Dalgalarrondo.. Porto Alegre:

Amphibian species recorded in the municipality of Vitória, Espírito Santo, south-eastern Brazil.. Legend: Geographic distribu- tion: (+) restricted range, (++) wide range in

Considerando o aumento da obesidade em todo o mundo e a necessidade de se estudar seus determinantes, este trabalho teve como objetivo investigar a possível infl uência do peso

1. A expansão das áreas para agropecuária, elevando os indicadores de produtividade, mostra que os índices de uso da terra não precisam ser atualizados, pois ainda estão de acordo

Nesse contexto e coerente com a postura que marca sua trajetória de identificar conceitos e ferramen- tas de gestão mais modernas, a Câmara Brasileira da Indústria da

O representante da CBIC e presidente da Comissão Nacional do SiAC e membro da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira

O Homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável. Necessidade de também

1 — O processo de aquisição dos bens do Município obedecerá ao regime jurídico e aos princípios gerais de realização de despesas públicas em vigor, bem como aos