• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE (FUSA) DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR CADERNO DE PROVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE (FUSA) DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR CADERNO DE PROVA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE PROVA

Médico Cardiologista

Nº. DE INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Domingo, 29 de abril de 2012. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

(2)

Pág

ina

2

ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1. Aguarde a orientação do aplicador da Uniuv para iniciar a prova.

2. Leia, atentamente, as questões, e atenha-se a elas, pois nenhum esclarecimento a mais poderá ser dado, e o sucesso de um concurso está na compreensão do que é solicitado.

3. Utilize somente caneta esferográfica preta ou azul para assinalar a folha de respostas. Utilize lápis e borracha apenas para suas anotações no caderno de provas.

4. Para assinalar as respostas na folha correspondente basta preencher todo o círculo que contém a letra escolhida da questão pertinente da seguinte forma:

5. Será nula a prova, se forem assinaladas todas as questões com uma única alternativa de respostas. 6. Serão nulas as respostas rasuradas ou múltiplas para uma mesma questão.

7. Não se atenha às questões que julgar difíceis, volte a elas, se lhe sobrar tempo.

8. Ao início da prova, o aplicador comunicará o período de tempo concedido para a realização dela. 9. Ao término da prova, entregue TODO O MATERIAL recebido.

10. Preencha claramente os dados na folha de respostas. Assine e marque seu número de inscrição. 11. Não é permitido, em hipótese alguma, o empréstimo de qualquer objeto.

12. Somente poderá ausentar-se da sala da prova, acompanhado do fiscal volante.

13. Permaneça no local da prova pelo prazo mínimo de uma hora, a contar do início da prova. 14. Guarde todo tipo de equipamento de comunicação eletrônico e relógio, durante a execução da

prova.

15. Use o espaço na capa do caderno de prova para copiar as suas respostas, para posterior conferência, se quiser.

16. O resultado do concurso não será divulgado por telefone.

17. Após a realização das provas, os gabaritos e o conteúdo das provas objetivas serão divulgados, via internet, no site concursopublico.uniuv.edu.br a partir das 17h do dia 30 de abril de 2012.

(3)

Pág

ina

3

1. Qual o componente mais característico da cardite reumática? A ( ) Regurgitação aórtica;

B ( ) Valvulite Pulmonar;

C ( ) Regurgitação mitral com comprometimento de cordoalha; D ( ) Regurgitação mitral sem comprometimento de cordoalha; E ( ) Regurgitação tricúspide.

2. Há 1 mês, paciente com insuficiência cardíaca e área cardíaca aumentada usa diariamente 0,25mg de digoxina e 80mg de furosemida, após ter suspendido captopril em virtude de tosse persistente. Neste momento, queixa-se de anorexia, cãibras e astenia. Ao exame: bradicardia e extrassístoles frequentes. Creatinina=1,2mg/dL; potássio=3,0mEq/L; magnésio=2,3mEq/L; sódio=135mEq/L; cloretos=92mEq/L. Entre as seguintes, a primeira medida a ser tomada seria:

A ( ) Repor magnésio por via oral;

B ( ) Acentuar a restrição de sódio na dieta;

C ( ) Prescrever a associação de hidralazina + dinitrato de isossorbida; D ( ) Aumentar a dose de digoxina;

E ( ) Repor potássio.

3. Em relação à doença de Chagas podemos afirmar que:

A ( ) O teste de Machado-Guerreiro, teste de fixação de complemento, apresenta grande especificidade e baixa sensibilidade.

B ( ) É causada pelo Trypanossoma cruzi, cuja patogenia parece estar relacionada, também, a um fenômeno imunológico.

C ( ) As alterações cardíacas na fase crônica incluem dilatação das quatro câmaras, formação de aneurisma apical, mais baixo índice de formação de trombo intracavitário.

D ( ) Na fase crônica, a manifestação da falência ventricular é predominantemente direita com sintomas de fadiga, ascite e edema pulmonar.

E ( ) As drogas antiparasitárias, como o benzonidazol, mostraram-se efetivas em reduzir o curso da doença e não a parasitemia.

4. Mulher assintomática, com hipertensão arterial essencial estágio I, sem lesão de órgão-alvo e sem fator de risco associado. Após 6 meses de tratamento não medicamentoso, decidiu-se iniciar a terapia medicamentosa. De acordo com as IV e V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, pode-se dizer que a prescrição inicial mais adequada para esse caso seria:

A ( ) Inibidores da ECA ou bloqueadores do receptor AT; B ( ) Diuréticos em baixa dose;

C ( ) Monoterapia com qualquer anti-hipertensivo, exceto vasodilatadores de ação direta e alfabloqueadores;

D ( ) Associação de medicamentos;

E ( ) Monoterapia com doses crescentes até a dose máxima e só então fazer associação de medicamentos.

(4)

Pág

ina

4

5. Em relação aos achados propedêuticos auscultatórios relacionados a valvopatias, relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita e assinale a alternativa com as correspondências corretas.

A. Rivero-Carvallo 1. Insuficiência Pulmonar B. Austin-Flint 2. Atividade Reumática C. Carey-Coombs 3. Insuficiência Aórtica D. Graham-Steel 4. Insuficiência Tricúspide A ( ) A-4, B-3, C-2, D-1;

B ( ) A-4, B-1, C-2, D-3; C ( ) A-4, B-1, C-3, D-2; D ( ) A-1, B-3, C- 2, D-4; E ( ) A-1, B-3, C-4, D-2.

6. Em relação ao tratamento farmacológico das dislipidemias com fibratos, podemos dizer que esse grupo de drogas:

A ( ) Reduz os níveis de triglicérides, aumenta o HDL-c e não interfere com os LDL-c; B ( ) Aumenta a produção e a ação da lipase lipoproteica;

C ( ) Não interfere com os anticoagulantes orais;

D ( ) Está indicado como classe I de evidência no tratamento da hipertrigliceridemia endógena e da mista;

E ( ) Não apresenta restrição em pacientes com alteração da função renal.

7. Na estenose aórtica grave, qual o sintoma relacionado a uma menor sobrevida? A ( ) Insuficiência cardíaca;

B ( ) Síncope; C ( ) Angina pectoris; D ( ) Tontura; E ( ) Palpitação;

8. Qual dos achados não costuma ser observado no ecocardiograma de pacientes com cardiomiopatia restritiva?

A ( ) Dilatação de um ou ambos os átrios; B ( ) Aumento da espessura miocárdica;

C ( ) Relação elevada entre a velocidade das ondas E e A do fluxo transvalvar mitral; D ( ) Ausência de variação respiratória exagerada do fluxo transvalvar mitral;

(5)

Pág

ina

5

9. Qual a alternativa correta em relação à avaliação ecocardiográfica da estenose aórtica?

I. A área valvar aórtica somente pode ser adequadamente aferida com o estudo com Doppler colorido.

II. Um gradiente médio acima de 30mmHg é sinal isolado de estenose aórtica grave.

III. Em portadores de disfunção ventricular esquerda grave e baixo gradiente médio VE/Ao, está indicado exame com dobutamina para quantificação correta da gravidade da lesão valvar.

A ( ) Somente a I está correta; B ( ) Somente a II está correta; C ( ) Somente a III esta correta; D ( ) I e II estão corretas; E ( ) Todas estão correta.

10. Homem de 45 anos apresenta quadro clínico de insuficiência cardíaca direita e esquerda. Radiografia de tórax: cardiomegalia; ecocardiograma; dilatação das quatro cavidades cardíacas e disfunção sistólica do ventrículo esquerdo; ECG: extrassístoles ventriculares frequentes, bloqueio completo de ramo direito, hemibloqueio anterior esquerdo e alterações inespecíficas da repolarização ventricular. Entre as seguintes , a alternativa diagnóstica mais provável é:

A ( ) Miocardiopatia restritiva; B ( ) Miocardiopatia chagásica; C ( ) Miocardiopatia hipertrófica; D ( ) Cardiopatia isquêmica; E ( ) Cardiopatia hipertensiva.

11. De acordo com os critérios de Duke modificados, para o diagnóstico definitivo de endocardite infecciosa é (são) necessário (s):

A ( ) Um critério maior;

B ( ) Um critério maior e dois critérios menores; C ( ) Um critério maior ou três critérios menores; D ( ) Dois critérios maiores;

E ( ) Quatro critérios menores.

12. Qual a opção de tratamento para paciente em parada cardiorrespiratória por fibrilação ventricular causada por infarto agudo do miocárdio?

A ( ) Desfibrilação;

B ( ) Bicarbonato de sódio, quando houver hipopotassemia; C ( ) Choque sincronizado;

D ( ) Nitrato intravenoso, quando a causa da fibrilação ventricular for infarto agudo do miocárdio; E ( ) Gluconato de cálcio.

13. Na avaliação diagnóstica do teste de esforço, não constituem causas de infradesnivelamento do segmento ST de origem extracoronariana:

A ( ) Uso de betabloqueador;

B ( ) Estenose aórtica e regurgitação aórtica graves;

C ( ) Síndrome de pré-excitação e hipertrofia ventricular esquerda; D ( ) Uso de digitálicos e anemia;

(6)

Pág

ina

6

14. Sobre a ecocardiografia de estresse com uso de dobutamina, assinale a correta:

A ( ) A resposta isquêmica é induzida pela vasodilatação diferencial entre artérias coronárias com e sem lesões obstrutivas.

B ( ) A recuperação da contratilidade segmentar nas doses iniciais de infusão de dobutamina (5-10mg/kg/min) é indicativa de resposta isquêmica.

C ( ) Sua acurácia para predizer eventos cardíacos após cirurgias vasculares é, no mínimo, equivalente ã da cintilografia miocárdica.

D ( ) A sensibilidade para o diagnóstico de doença arterial coronariana é de aproximadamente 70% E ( ) A sensibilidade é muito boa (em torno de 90%) para o diagnóstico de lesões obstrutivas na

artéria coronária circunflexa.

15. Paciente que sofreu infarto agudo do miocárdio, com disfunção sistólica ao ecocardiograma, consegue, após a alta, realizar atividades leves e manter os cuidados pessoais, mas refere cansaço para atividades maiores. Qual a sua avaliação funcional?

A ( ) Classe funcional NYHA II – estágio B; B ( ) Classe funcional NYHA III – estágio A; C ( ) Classe funcional NYHA III – estágio C; D ( ) Classe funcional NYHA IV – estágio C; E ( ) Classe funcional NYHA IV – estágio D.

16. Assinale a alternativa que contém os fármacos que diminuem a mortalidade em pacientes portadores de insuficiência cardíaca.

A ( ) Inibidores da vasopressina, inibidores da enzima conversora de angiotensina e milrinona.

B ( ) Inibidores da enzima conversora de angiotensina, antagonista do receptor da angiotensina e antagonista da aldosterona.

C ( ) Inibidores da enzima conversora de angiotensina, inibidores da renina e betabloqueadores. D ( ) Dobutamina, levosimendano e antagonista do receptor da angiotensina.

E ( ) Dobutamina, betabloqueadores e dopamina.

17. Em relação ã investigação e ao tratamento da sincope, qual das seguintes afirmativas está correta? A ( ) O teste de inclinação ortostática (tilt test) deve ser realizado em todos os pacientes com

estenose aórtica grave e síncope, para descartar uma etiologia vaso-vagal.

B ( ) A massagem do seio carotídeo está contraindicada em pacientes acima de 80 anos de idade. C ( ) Aumento da ingestão de sal e fluidos é o tratamento inicial da hipersensibilidade do seio

carotídeo com resposta cardioinibitória.

D ( ) Adotar medidas não farmacológicas e evitar desencadeantes constitui a terapia inicial da síncope vasovagal.

E ( ) A presença de palpitações precedendo a síncope exclui a necessidade de se fazer estudo eletrofisiológico para o diagnóstico.

18. A presença de onda épsilon é um sinal eletrocardiográfico de A ( ) Síndrome de Brugada;

B ( ) Displasia arritmogênica do ventrículo direito; C ( ) Hiperpotassemia;

D ( ) Hipotermia; E ( ) Hipopotassemia.

(7)

Pág

ina

7

19. Paciente de 21 anos apresentou parada cardiorrespirartória durante jogo de futebol, tendo sido ressuscitado com sucesso, com o uso de desfibrilador externo automático. Em uma avaliação posterior, sem alterações de exame físico, seu ECG apresentava ritmo sinusal, FC=68bpm, bloqueio de ramo direito e supradesnivelamento do segmento ST nas derivações V1 e V2. Qual a conduta correta a ser tomada?

A ( ) Prescrição de amiodarona;

B ( ) Implante de cardioversor-desfibrilador; C ( ) Solicitação de estudo eletrofisiológico; D ( ) Solicitação de Holter de 24h;

E ( ) Realização de teste de procainamida.

20. Mulher de 72 anos, internada na enfermaria, é encontrada inconsciente, sem ventilação espontânea (embora com as vias aéreas pérvias), sem sinais de circulação. Iniciadas manobras de RCR, no monitor cardíaco, observou-se um ritmo regular com QRS estreito. Qual dos medicamentos a seguir é melhor indicado para este caso?

A ( ) Bicarbonato de sódio; B ( ) Lidocaína;

C ( ) Adrenalina; D ( ) Atropina; E ( ) Amiodarona.

21. A principal complicação observada em crianças com comunicação interventricular (CIV) é: A ( ) Trombose cerebral;

B ( ) Infecção respiratória de repetição; C ( ) Endocardite bacteriana;

D ( ) Derrame pleural serofibrinoso; E ( ) Crise cianótica.

22. No segundo trimestre de gravidez encontram-se as seguintes variações hemodinâmicas em relação ao estado pre-gestacional (aumento ↑, redução ↓e inalterado I):

A ( ) Débito cardíaco ↑, pressão arterial sistólica ↑, frequência cardíaca I .

B ( ) Débito cardíaco ↑, pressão diastólica ↓, pressão venosa em membros inferiores ↓. C ( ) Volume sistólico ↑, pressão diastólica ↑, resistência vascular periférica ↑.

D ( ) Resistência vascular periférica ↑, glóbulos vermelhos I, frequência cardíaca ↑.

E ( ) Volume sistólico ↑, pressão arterial diastólica I, pressão venosa em membros inferiores ↑. 23. Qual das seguintes combinações farmacológicas seria a melhor alternativa ao uso de inibidores da

enzima conversora de angiotensina em pacientes com insuficiência cardíaca? A ( ) Nitrato e diurético tiazidico;

B ( ) Antagonistas dos canais de cálcio e espironolactona; C ( ) Digoxina e diurético tiazidico;

D ( ) Antagonistas dos canais de cálcio e nitratos; E ( ) Nitrato e hidralazina.

(8)

Pág

ina

8

24. A droga vasoativa de escolha no choque cardiogênico é :

A ( ) A noradrenalina, porque reduz o consumo de oxigênio periférico e tem ação inotrópica positiva. B ( ) A dopamina, porque em altas doses previne a falência renal sem efeitos alfa-adrenérgicos

concomitantes.

C ( ) O nitroprussiato de sódio, porque aumenta o débito cardíaco por sua ação beta-2-adrenérgica D ( ) A dobutamina, porque incrementa o inotropismo cardíaco e possui ação cronotrópica menor

que a dopamina.

E ( ) Os agentes inibidores da fosfodiesterase, porque reduzem a pós-carga sem interferir na contratilidade miocárdica.

25. Mulher de 35 anos, sem antecedentes de doenças cardiovasculares, após 18horas do parto de uma gravidez gemelar, apresentou edema agudo de pulmão. A pressão arterial era de 100/60mmHg; a frequência cardíaca de 110bpm (regular). `A ausculta cardíaca: ritmo de galope, primeira bulha hipo fonética,segunda bulha normofonética, terceira bulha presente e sopro protossistólico suave em área mitral e tricúspide. ECG: ritmo sinusal. Qual é o diagnóstico para esta paciente?

A ( ) Embolia amniótica; B ( ) Estenose mitral;

C ( ) Cardiomiopatia periparto; D ( ) Cardiomiopatia hipertrófica; E ( ) Dissecção de aorta.

26. Em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica são considerados fatores prognósticos evolutivos: I. A magnitude da hipertrofia.

II. O início precoce da doença.

III. A resposta anormal da pressão arterial ao exercício. A ( ) Apenas I está correta;

B ( ) Apenas II está correta; C ( ) Apenas III está correta; D ( ) I e II estão corretas; E ( ) Todas estão corretas.

27. No prolapso da valva mitral é incorreto afirmar que:

A ( ) A presença de estalido no ápice cardíaco é meso ou telessistólico;

B ( ) O agravamento pode ocorrer pela ruptura da corda anterior da valva mitral; C ( ) Tem maior prevalência em pacientes com escoliose e pectus excavatum;

D ( ) O prognóstico em crianças com prolapso da valva mitral é ruim, pela presença de sintomas rapidamente progressivos;

E ( ) O antiagregante plaquetário está indicado para pacientes que apresentarem um evento neurológico.

(9)

Pág

ina

9

28. Sabe-se que na endocardite infecciosa,

A ( ) O tratamento efetivo independe do tempo de duração de sua utilização;

B ( ) A associação de ampicilina e gentamicina é recomendada quando o agente infeccioso for estreptococo;

C ( ) Está contraindicada a utilização de penicilina cristalina quando a hemocultura for positiva para

Streptococcus viridans;

D ( ) O uso da vancomicina fica restrito aos casos de estafilococos sensíveis a meticilina, mas não a oxacilina;

E ( ) O emprego simultâneo de penicilina cristalina e vancomicina reforça a eficácia terapêutica na presença de bactérias Gram-negativas.

29. Acerca da hipertensão arterial em idosos, assinale a assertiva correta: A ( ) Betabloqueadores devem ser usados somente em associação.

B ( ) O diagnóstico deve se basear em pressão arterial sistólica superior a 160mmHg. C ( ) A pressão-alvo do tratamento é de 160/90mmHg.

D ( ) Diuréticos devem ser evitados.

E ( ) O tratamento pode produzir déficit cognitivo.

30. Em relação à interação medicamentosa da digoxina com outros fármacos, assinale a alternativa correta:

A ( ) Amiodarona, carvedilol e colestiramina aumentam o nível de digoxina plasmática.

B ( ) Por diminuir a depuração (clearance) renal de digoxina, a ciclosporida e o carvedilol aumentam o nível de digoxina plasmática.

C ( ) A nifedipina e a quinidina diminuem o nível de digoxina plasmática por aumento de sua depuração (clearance) renal.

D ( ) A indometacina e o alprazolam reduzem a depuração (clearance) renal de digoxina, reduzindo seu nível plasmático.

E ( ) A rifampicina e o salbutamol diminuem o nível de digoxina plasmático.

31. São causas secundárias de dislipoproteinemias: I. Diabetes e obesidade

II. Insuficiência renal crônica e uso de corticosteroides sistêmicos. III. Cirrose hepática e uso de testosterona

A ( ) Apenas I está correta; B ( ) Apenas II está correta; C ( ) Apenas III está correta; D ( ) I e II estão corretas; E ( ) Todas estão corretas.

(10)

Pág

ina

10

32. Qual das seguintes situações pode ser considerada como uma provável causa de claudicação intermitente? A ( ) Aterosclerose; B ( ) Coarctação da aorta; C ( ) Radiculopatia lombossacra; D ( ) Artrite de quadril; E ( ) Todas as anteriores.

33. Assinale a alternativa que correlaciona de forma correta a reação adversa cardiovascular ao fármaco:

A ( ) Exacerbação da angina e pericardite – Hidralazina; B ( ) Hipertensão e diurese – Ciclosporina;

C ( ) Derrame pericárdico e hipotensão – Contraceptivos orais;

D ( ) Intervalo QT prolongado e bloqueio atrioventricular – Amitriptilina; E ( ) Cardiomiopatia e derrame pericárdico – Sulfonamidas.

34. Qual a cardiopatia congênita mais frequentemente associada à síndrome de Wolff-Parkinson-White?

A ( ) Anomalia de Ebstein; B ( ) Comunicação interatrial; C ( ) Comunicação interventricular; D ( ) Tetralogia de Fallot;

E ( ) Transposição de grandes vasos.

35. A ablação por radiofrequência é uma terapêutica efetiva na presença de: A ( ) Taquicardia ventricular polimórfica;

B ( ) Taquicardia ventricular relacionada com cardiomiopatia dilatada; C ( ) Taquicardia ventricular ramo a ramo;

D ( ) Taquicardia ventricular monomórfica de frequência elevada; E ( ) Taquicardia ventricular pós-infarto.

36. Na presença de cardiomiopatia hipertrófica, qual dos critérios a seguir NÃO é um fator para prevenção primária de morte súbita?

A ( ) Desencadeamento de taquicardia ventricular ao estudo eletrofisiológico; B ( ) Espessura do septo superior a 3 cm;

C ( ) História de morte súbita precoce em parentes de primeiro grau; D ( ) Episódio de taquicardia ventricular não sustentada ao Holter de 24h; E ( ) Síncope inexplicada, desde que afastada origem neurocardiogênica.

(11)

Pág

ina

11

37. Considerando-se um paciente portador de doença do nó sinusal, assinale o principal critério para a indicação do implante de marca-passo definitivo:

A ( ) Tempo de recuperação do nó sinusal no estudo eletrofisiológico; B ( ) Duração das pausas ao Holter de 24h;

C ( ) Resposta da frequência cardíaca ao teste de atropina; D ( ) Sintomatologia associada ao registro eletrocardiográfico; E ( ) Resposta cronotrópica do paciente ao teste ergométrico.

38. É contraindicação absoluta para a realização do teste ergométrico: A ( ) Estenose de tronco da coronária esquerda;

B ( ) Bloqueio atrioventricular de grau avançado; C ( ) Estenose aórtica moderada;

D ( ) Hipertensão arterial grave; E ( ) Pericardite aguda.

39. Qual dos seguintes critérios clínicos não representa um prognóstico ruim para os pacientes com angina crônica estável?

A ( ) Hipertensão; B ( ) Idade avançada;

C ( ) Infarto do miocárdio prévio; D ( ) Insuficiência cardíaca; E ( ) Sexo feminino.

40. Sobre a “hipertensão do avental branco”, é correto afirmar: I. É encontrada em 20-30% dos pacientes adultos em ambulatórios. II. A possibilidade de ocorrer é maior nas mulheres.

III. Na maioria dos pacientes, são encontradas lesões de órgão-alvo. A ( ) Apenas a I está correta;

B ( ) Apenas a II está correta; C ( ) Apenas a III está correta; D ( ) I e II estão corretas; E ( ) Todas estão corretas.

Referências

Documentos relacionados

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

RESULTADO FINAL DO CONCURSO DOCENTE, EDITAL CCS Nº.. Marcos Antonio

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

A equidade pressupõe igualmente a situação de confronto entre o justo (ius) e o legal (lex). Para longe da noção de equidade como prevalência da.. ordem natural sobre a ordem

The early acquisition of two-way (shuttle-box) avoidance as an anxiety-mediated behavior: Psychopharmacological validation. Ascorbic acid and α-tocopherol attenuate