• Nenhum resultado encontrado

Comunicado de imprensa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicado de imprensa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Parlamento Europeu propõe reforma da lei

eleitoral da UE: votação eletrónica, prazo comum

para apresentação das listas

A introdução pelos Estados-Membros da votação eletrónica e por correio nas eleições europeias, facilitando o voto dos cidadãos que residem no estrangeiro, e a fixação de um prazo mínimo comum de 12 semanas antes do dia das eleições para a apresentação de listas à escala nacional são algumas das alterações que os eurodeputados querem introduzir no Ato Eleitoral de 1976 que regula as eleições para o Parlamento Europeu. O relatório hoje aprovado em plenário recomenda ainda aos Estados-Membros que, "num passo futuro, ponderem o modo de harmonizar a idade mínima dos eleitores para os 16 anos, de modo a aumentar a equidade eleitoral entre todos os cidadãos da União".  

O Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE) confere ao Parlamento Europeu -a únic-a instituição d-a UE diret-amente eleit-a pelos cid-adãos - o direito -a iniciar uma revisão do Ato Eleitoral europeu de 1976 elaborando propostas sobre as quais o Conselho decide por unanimidade. As alterações ao Ato Eleitoral são depois apresentadas aos Estados-Membros para ratificação, de acordo com os seus requisitos constitucionais. A única reforma do Ato Eleitoral em si realizou-se em 2002.

O relatório elaborado por Danuta Hübner (PPE, PL) e Jo Leinen (S&D, DE) propõe uma série de alterações ao Ato Eleitoral europeu (Ato relativo à eleição dos representantes ao Parlamento Europeu por sufrágio universal direto). O documento foi hoje aprovado em plenário por 315 votos a favor, 234 contra e 55 abstenções.

Votação eletrónica e por correio nas eleições europeias  

A reforma do Ato Eleitoral de 1976 deve permitir a introdução pelos Estados-Membros da votação por meios eletrónicos e pela internet nas eleições para o Parlamento Europeu, diz o relatório. O voto pelo correio deve também ser permitido nas eleições europeias.

(2)

Esta alteração visa aumentar a participação e facilitar a votação de todos os cidadãos, especialmente das pessoas com mobilidade reduzida e das pessoas que trabalhem ou residam no estrangeiro.

O relatório ressalva, no entanto, que devem ser igualmente adotadas medidas para garantir a fiabilidade do resultado, o segredo de voto e a proteção de dados.

Atualmente, a lei portuguesa não prevê a votação eletrónica nem a possibilidade de votação pelo correio nas eleições europeias.

 

Prazo comum para a apresentação de listas  

O Parlamento Europeu defende que cada Estado-Membro deve fixar um prazo para o estabelecimento das listas eleitorais. Esse prazo deve ser de pelo menos 12 semanas antes do início do período eleitoral. Segundo os eurodeputados, esta alteração garantiria aos cidadãos europeus o mesmo tempo de reflexão para decidirem o sentido do seu voto e aos candidatos o mesmo tempo para a preparação da sua campanha.

Limite obrigatório para a atribuição de mandatos  

No caso dos círculos eleitorais e dos Estados-Membros com um único círculo eleitoral, em que seja utilizado o sistema de listas e compreendam mais de 26 lugares (como é o caso da França, Alemanha, Itália, Polónia, Roménia, Espanha e Reino Unido), "os Estados-Membros devem prever um limite obrigatório para a atribuição de mandatos que não deve ser inferior a 3% nem superior a 5% dos votos expressos no círculo eleitoral ou no Estado-Membro com um único círculo eleitoral em questão", propõe o PE. Atualmente, destes sete países, apenas a Alemanha e a Espanha não preveem um limite obrigatório, ou cláusula-barreira, para as eleições europeias.

A atual legislação eleitoral da UE permite estabelecer para as eleições europeias um limite não obrigatório de até 5% dos votos expressos. Quinze Estados-Membros introduziram limites entre 3% e 5%.

Segundo o relatório, "nos Estados-Membros mais pequenos e nos Estados-Membros que subdividiram o seu território em círculos eleitorais, embora não exista limite de jure, o limite de facto mantém-se acima de 3%."

(3)

Os boletins de voto utilizados nas eleições para o Parlamento Europeu devem conferir igual visibilidade aos nomes e logótipos dos partidos nacionais e dos partidos políticos europeus em que os partidos nacionais estejam filiados, dizem os eurodeputados.

Círculo eleitoral comum com listas encabeçadas pelos candidatos a presidente da Comissão

 

Os eurodeputados propõem a criação de um "círculo eleitoral comum" no qual as listas sejam encabeçadas pelo candidato de cada família política ao cargo de presidente da Comissão. Segundo o PE, esta medida "reforçaria, consideravelmente, a democracia europeia e daria maior legitimidade à eleição do presidente da Comissão".

Os partidos políticos europeus devem nomear os seus candidatos para o cargo de presidente da Comissão o mais tardar 12 semanas antes da data de início do período eleitoral, acrescenta o documento.

Idade mínima para o exercício do direito de voto  

O relatório recomenda ainda aos Estados-Membros que, "num passo futuro, ponderem o modo de harmonizar a idade mínima dos eleitores para os 16 anos, de modo a aumentar a equidade eleitoral entre todos os cidadãos da União".

Nos 28 Estados-Membros, devido às diferentes tradições constitucionais e eleitorais, a idade mínima de elegibilidade varia entre os 18 e os 25 anos e, para o exercício do direito de voto, entre os 16 e os 18 anos.

Intervenção de eurodeputados portugueses no debate em plenário, em 27 de outubro  

Pedro Silva Pereira (S&D): "Normalmente dedicamos mais tempo a lamentar o velho problema do défice democrático do que a debater medidas para melhorar a nossa democracia. Não é esse o caso de hoje e, por isso, quero saudar os nossos colegas Jo Leinen e Danuta Hübner pelo seu excelente relatório, que propõe uma reforma muito importante, mas realista, da lei eleitoral para as eleições europeias.

Esta é uma das poucas matérias em que o Parlamento tem direito de iniciativa legislativa, mas temos o dever, não apenas o direito, de fazer mais para fortalecer a dimensão europeia da democracia. Já demos um passo importante ao associar às eleições europeias as candidaturas

(4)

Com esta reforma, os boletins de voto e os materiais de campanha passarão a dar visibilidade também aos partidos europeus. Teremos em toda a Europa o mesmo princípio da igualdade de género, os mesmos prazos para apresentação de listas e candidatos, o mesmo horário de fecho das urnas, a mesma possibilidade de voto eletrónico e por correspondência, e teremos ainda uma cláusula-barreira exigindo um mínimo de 3 a 5% dos votos para eleger deputados nos Estados que elegem mais de 26 parlamentares. Regras mais harmonizadas e mais transparência para que os cidadãos saibam em quem votam e para quê. A democracia europeia ficará melhor com esta reforma eleitoral."

João Ferreira (CEUE/EVN): "Olhemos para os anos mais recentes: aprovação de tratados nas costas dos cidadãos, fugindo ao seu escrutínio democrático, fugindo aos referendos ou afrontando e desrespeitando o seu resultado quando este é inconveniente. Quando nem assim conseguem aprovar tratados, subvertem-se as regras em vigor e aprovam-se tratados à margem do ordenamento jurídico vigente, como sucedeu com o tratado orçamental, o tal que a senhora Merkel justificou dizendo «precisamos de algo que nos garanta que, mesmo que mudem os governos, não mudem as políticas». Interfere-se direta e abertamente, de forma ilegítima, nas decisões soberanas dos povos. Determinam-se governos, impõem-se políticas e submetem-se órgãos democraticamente eleitos, como os parlamentos nacionais.

Não há disfarce possível para a natureza antidemocrática desta União Europeia. O edifício é estruturalmente antidemocrático, não há tinta que lhe procurem aplicar nas paredes que lhe mude essa natureza. Este relatório contém aspetos da maior gravidade, pelo que significam uma escalada antidemocrática".

Contactos

Para saber mais

Ato Eleitoral de 1976 relativo à eleição dos representantes ao Parlamento Europeu por sufrágio universal direto

Website da Comissão Nacional de Eleições - Perguntas frequentes relativas às eleições para o Parlamento Europeu

Isabel Teixeira NADKARNI Serviço de Imprensa

(+32) 2 28 32198 (BXL) (+33) 3 881 76758 (STR) (+32) 498 98 33 36

(5)

Sara AHNBORG COMM - PRESS (+32) 2 28 34018 (BXL) (+33) 3 881 73856 (STR) (+32) 498 98 13 36 sara.ahnborg@europarl.europa.eu

(6)

Os Estados-Membros devem introduzir a votação por meios eletrónicos nas eleições para o Parlamento Europeu, como acontece atualmente na Estónia, propõe o PE

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.