• Nenhum resultado encontrado

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS Objetivo geral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS Objetivo geral"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

LINHAS, GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA PARA A

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – CHAMADA

PÚBLICA Nº 01/2015 – FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

– FVJ – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA – NEP

1. APRESENTAÇÃO

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, no que se refere a sua Política de Pesquisa, tem o propósito principal de incentivar e direcionar os interesses de pesquisa institucionais para a temática e para os desafios do Desenvolvimento Regional.

Trata-se de contribuir, por meio de esforços de pesquisa, com a redução dos muros que tradicionalmente separam as Instituições de Ensino Superior de seu entorno, do setor produtivo, do poder público e de toda a sociedade. Soma-se a isso o esforço de, pela pesquisa, educar alunos como sujeitos autônomos e protagonistas da produção de conhecimento, formando, assim, os líderes e empreendedores do futuro.

Nessa perspectiva, insere-se esta Chamada Pública de Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e Tecnológica, que tem como ponto de partida a constituição coletiva de Linhas de Pesquisa e Grupos de Pesquisa respectivos, capazes de direcionar as áreas de conhecimento dos cursos de graduação da Faculdade do Vale do Jaguaribe para a compreensão das particularidades e dos desafios políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais da Região.

Espera-se, conforme objetivos traçados a seguir, transformar a Faculdade do Vale do Jaguaribe em um Centro de Excelência na temática do Desenvolvimento Regional, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da região do Vale do Jaguaribe.

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo geral

• Realizar Projetos de Pesquisa sobre/para o Desenvolvimento da região do Vale do Jaguaribe sob os olhares integrados das mais diversas áreas do conhecimento dos cursos de graduação da Faculdade do Vale do Jaguaribe, como Gestão, Saúde, Direito e Educação, a partir da Área de Concentração Institucional – o próprio Desenvolvimento Regional – e de Linhas de Pesquisa e Grupos de Pesquisa coletivamente construídos por docentes e, em seguida, estrategicamente desenvolvidos com a participação dos discentes.

2.2. Objetivos específicos

• Caracterizar e constituir as Linhas de Pesquisa e os Grupos de Pesquisa, com seus líderes, membros docentes e sistemática de atuação, de cada curso de graduação da FVJ, de modo que passem a pautar e integrar não somente a produção e realização dos Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e

(2)

Tecnológica que são objetos desta Chamada Pública, mas todos os esforços de pesquisa institucionais subsequentes;

• Obter dos Grupos de Pesquisa constituídos, de forma alinhada à Área de Concentração Institucional e às Linhas de Pesquisa estabelecidas, a submissão de Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e Tecnológica; • Estabelecer Comissão Interna de Avaliação e avaliar os Projetos de Pesquisa

para a Iniciação Científica e Tecnológica submetidos de acordo com os Critérios de Elegibilidade e os Critérios para julgamento desta Chamada Pública;

• Recrutar e selecionar discentes voluntários dos cursos de graduação, de modo que passem a integrar os Grupos de Pesquisa instituídos e possam desenvolver as Linhas de Pesquisa estabelecidas e os Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e Tecnológica aprovados a partir desta Chamada Pública;

• Acompanhar a sistemática de trabalho dos Grupos de Pesquisa instituídos e o processo de desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e Tecnológica aprovados a partir desta Chamada Pública;

• Integrar os Projetos de Pesquisa desenvolvidos em torno de uma única proposta editorial, de modo que cada curso de graduação da FVJ tenha como produto final de seus esforços de pesquisa um livro com as contribuições de sua respectiva área do conhecimento para o Desenvolvimento Regional, a compor, consequentemente, uma Coletânea de Livros com as contribuições de toda a Instituição.

• Captar recursos e estabelecer parcerias para a editoração, publicação e distribuição de Coletânea constituída por um livro de cada curso de graduação da FVJ as contribuições de sua respectiva área do conhecimento para o Desenvolvimento Regional, como resultado final dos esforços de pesquisa empreendidos pelos Grupos de Pesquisa a partir de seus Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e Tecnológica aprovados.

3. ETAPAS DE REALIZAÇÃO

Esta Chamada Pública, na perspectiva do alcance dos objetivos supracitados, divide-se em 7 (sete) etapas de realização articuladas entre si (Figura 1).

• Etapa I: estruturação de Comissão Interna de Avaliação e de suas funções e formas de atuação, na perspectiva de alinhar, integrar e institucionalizar Linhas e Grupos de Pesquisa, bem como qualificar os Projetos decorrentes;

• Etapa II: constituição e institucionalização das Linhas e dos Grupos de Pesquisa, sob a liderança dos coordenadores de curso e a partir da competência, do compromisso e da integração dos membros do corpo docente; • Etapa III: submissão e seleção dos Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e Tecnológica elaborados por seus respectivos Grupos de Pesquisa;

(3)

• Etapa IV: recrutamento e seleção de membros do corpo discente como pesquisadores voluntários para compor os Grupos de Pesquisa instituídos e contribuir com a realização dos Projetos de Pesquisa aprovados;

• Etapa V: acompanhamento da realização dos cronogramas de pesquisa dos Projetos aprovados e da participação dos membros docentes e discentes de seus Grupos respectivos;

• Etapa VI: realização de esforços para captação de recursos a partir dos Projetos aprovados e do Programa de Pesquisa institucional que constituem, bem como de estratégias de apoio às propostas aprovadas;

• Etapa VII: editoração e publicação de coletânea de livros contento as pesquisas desenvolvidas com foco na questão do Desenvolvimento Regional e sob o olhar das diversas áreas do conhecimento presentes na instituição.

Figura 1 – etapas de realização desta Chamada Pública. Fonte: elaborado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa – NEP.

Os itens a seguir tratam das particularidades de cada uma dessas etapas, que, conjuntamente, formam o início de um sistema integrado de promoção e gerenciamento da pesquisa científica e tecnológica da instituição.

4. ETAPA I – ESTRUTURAÇÃO DA COMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO As propostas de Linhas e de Grupos de Pesquisa, bem como os Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica e Tecnológica, uma vez submetidos a esta Chamada Pública, serão avaliados por uma Comissão Interna de Avaliação, que será composta por:

• Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP); • Coordenadores dos cursos de graduação;

• Professores indicados por seus coordenadores; um para cada curso.

Os Projetos que, porventura, envolvam seres humanos serão, antes disso, submetidos aos crivos do Comitê de Ética em Pesquisa (COEPE) da FVJ, previstos em seu Regimento Interno (Anexo 1).

Cada Linha, Grupo e Projeto de Pesquisa submetida será avaliada por 3 (três) membros da Comissão Interna de Avaliação, de acordo com arranjos que impossibilitem a auto avaliação, considerando que o coordenador do NEP, os coordenadores de curso, os professores por eles indicados e, inclusive, os membros do COEPE também poderão ser proponentes.

I. Estruturação de Comissão Interna de Avaliação II. Institucionalização de Linhas e Grupos de Pesquisa III. Submissão e seleção de Projetos de Pesquisa IV. Integração de Discentes Voluntários V. Realização e acompanhamento dos Projetos de Pesquisa VI. Captação de recursos e apoio às propostas aprovadas VII. Editoração e publicação de coletânea de livros

(4)

A relação nominal da Comissão Interna de Avaliação será divulgada no endereço eletrônico da Faculdade do Vale do Jaguaribe até o dia 20 de junho de 2015.

As avaliações das propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa e dos Projetos de Pesquisa submetidos por parte dos membros da Comissão Interna de Avaliação serão realizadas com base nos respectivos Critérios de elegibilidade e nos Critérios para julgamento presentes nesta Chamada Pública.

Os resultados das avaliações, tanto das propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa como, em seguida, dos Projetos de Pesquisa, também serão divulgados no endereço eletrônico da FVJ até os dias 10 de agosto de 2015 e 10 de outubro de 2015, respectivamente.

Os 3 (três) membros da Comissão Interna de Avaliação responsáveis pela apreciação de cada Linha, Grupo e Projeto de Pesquisa deverão emitir seus pareceres finais de forma coletiva e qualitativa, deferindo ou indeferindo os manuscritos em questão somente mediante debates e consenso das percepções e ponderações individuais. Tais debates deverão ser organizados e realizados pelos próprios avaliadores em função de seus prazos de entrega dos pareceres finais (Anexo V).

Pelo fato desta Chamada Pública não se tratar de um concurso competitivo e eliminatório, e sim cooperativo e classificatório, os membros do COEPE e da Comissão Interna de Avaliação responsáveis por cada Linha, Grupo e Projeto de Pesquisa poderão, durante os períodos de avaliação, solicitar dos autores respectivos, a realização de melhorias em seus manuscritos, minimizando, assim, eventuais indeferimentos. Tais diretrizes constituem um processo de atuação da Comissão Interna de Avaliação, que está visualmente representado e sequencialmente organizado pela Figura 2 abaixo.

Figura 2 – processos de atuação da Comissão Interna de Avaliação. Fonte: elaborado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa – NEP.

1. Constituição da Comissão Interna de Avaliação 2. Divulgação da relação nominal da Comissão Interna de Avaliação 3. Estabelecimento de arranjos de membros da Comissão Interna de Avaliação para a avaliação

das propostas

4. Avaliação individual qualitativa das propostas

de Linhas e Grupos de Pesquisa com base nos Critérios de elegibilidade e

para Julgamento

5. Solicitações de eventuais ajustes aos proponentes

para melhoria das propostas de Linhas e

Grupos de Pesquisa

6. Avaliação dos Projetos de Pesquisa que envolvam

seres humanos pelo COEPE

7. Avaliação individual qualitativa dos Projetos de

Pesquisa com base nos Critérios de elegibilidade e

para Julgamento

8. Solicitações de eventuais ajustes aos proponentes para melhoria dos Projetos

de Pesquisa

9. Reuniões de consenso entre os avaliadores para a

emissão dos pareceres finais

(5)

5. ETAPA II – INSTITUCIONALIZAÇÃO DE LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA A Figura 3 logo abaixo apresenta os significados e as interconexões entre os conceitos de Área de Concentração, Linhas de Pesquisa, Projetos de Pesquisa e Grupos de Pesquisa, a partir de revisão de literatura e de conceitos, diretrizes e fomentos normalmente adotados por Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Figura 3 – significados de Área de Concentração e Linhas, Grupos e Projetos de Pesquisa. Fonte: adaptado de Borges-Andrade, 2003.

Fica, então, instituído, por meio desta Chamada Pública, que cabe aos coordenadores dos cursos de graduação da FVJ liderar seu corpo docente em torno do debate sobre tais significados e interconexões desses que são os conceitos essenciais para a gestão da pesquisa científica no Ensino Superior, permitindo, assim, o desenvolvimento das propostas de Linhas, Grupos e Projetos de Pesquisa, a ser submetidas à Comissão Interna de Avaliação.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

• É um campo específico de conhecimento, que constituirá o objeto de estudos escolhido pelos candidatos às pesquisas. Possui (contem ou encerra), como unidade institucional, as linhas de pesquisa.

LINHAS DE PESQUISA

• É um ponto intermediário; articula os conceitos de Área de Concentração e de Projeto de Pesquisa. Garante que o processo de pesquisa seja coletivo e articulado

institucionalmente. Deve, portanto, ser pensada e concebida para ser duradoura, refletindo objetivos de longo prazo, e não apenas de seu conjunto atual de projetos.

PROJETOS DE PESQUISA

• A implantação de uma linha de pesquisa se dá por meio de projetos de pesquisas. Estabelece, simultaneamente, os rumos da pesquisa, a orientação teórica e os procedimentos.

(6)

Figura 4 – Estratégias para o estabelecimento de Linhas, Grupos e Projetos de Pesquisa. Fonte: elaborado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa – NEP.

Nesse sentido, os coordenadores de curso devem submeter as propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa desenvolvidas pelos membros de seu corpo docente interessados impreterivelmente pela internet, das 00h00min00s do dia 20 de junho de 2015 até as 23h59min59s do dia 10 de julho de 2015 – horário oficial de Brasília –, a partir de Template de Submissão de Propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa (Anexo II).

Cada Grupo de Pesquisa poderá ser constituído com, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 8 (oito) membros docentes e deverá ter ligado a si somente uma única Linha de Pesquisa.

Uma vez submetidas a esta Chamada Pública, tais Linhas e Grupos de Pesquisa serão apreciados pela Comissão Interna de Avaliação de acordo com os Critérios de elegibilidade e os Critérios para julgamento descritos nos subitens 5.1 e 5.2 abaixo.

5.1. Critérios de elegibilidade dos membros docentes para os Grupos de Pesquisa

I. Ser formalmente membro do corpo docente da Faculdade do Vale do Jaguaribe;

II. Participar ativamente da concepção e constituição da Linha de Pesquisa respectiva a seu Grupo;

III. Comprometer-se com a realização dos cronogramas de pesquisa de seu Grupo, a ser construídos em parceria com os demais membros;

IV. Ter autorização formal de seu coordenador de curso para compor o Grupo e participar de suas atividades de pesquisa;

Tais Critérios de elegibilidade irão compor o Template de Submissão de Propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa, de modo que os coordenadores de curso possam constatar o atendimento dos proponentes aos mesmos no ato da submissão.

5.2. Critérios para julgamento da pertinência e da qualidade das Linhas e dos Grupos de Pesquisa

A Comissão Interna de Avaliação julgará positivamente as propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa na medida em que:

• Demonstrarem suas contribuições para a Área de Concentração Institucional, isto é, para o Desenvolvimento da região do Vale do Jaguaribe;

COORDENADORES DE CURSO ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE ESTRUTURAÇÃO E SUBMISSÃO DE LINHAS, GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA

(7)

• Estiverem alinhadas com as trajetórias, as competências e os interesses de pesquisa de seus membros docentes;

• Tiverem potencial de complementariedade com as demais propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa do mesmo curso e área de conhecimento.

Os resultados das apreciações realizadas pela Comissão Interna de Avaliação serão divulgados no endereço eletrônico da FVJ até o dia 10 de agosto de 2015.

6. ETAPA III – SUBMISSÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Quanto às modalidades de manuscritos, serão aceitas as seguintes: I. Ensaios Teóricos;

II. Artigos Teórico-empíricos; III. Casos de Ensino; e

IV. Relatos Tecnológicos.

Quanto ao significado, à estrutura e à formatação de cada uma dessas modalidades, os Grupos de Pesquisa proponentes devem seguir as orientações do Manual de Submissão de Trabalhos, que consta no Anexo III desta Chamada Pública.

Os Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos Grupos de Pesquisa instituídos devem ser submetidos pelos coordenadores de curso respectivos impreterivelmente pela internet, das 00h00min00s do dia 10 de agosto de 2015 até as 23h59min59s do dia 31 de agosto de 2015 – horário oficial de Brasília –, a partir de Template de Submissão de Projetos de Pesquisa (Anexo IV).

Obs.: o período acima definido se refere ao processo de submissão dos Projetos, que já devem estar em fase de produção a partir do Lançamento desta Chamada Pública em 15 de junho de 2015.

Cada Projeto de Pesquisa, independentemente de sua modalidade de manuscrito, deverá ter necessariamente um único Grupo de Pesquisa já instituído como proponente, só podendo ser submetido a sua respectiva Linha de Pesquisa.

Os Grupos de Pesquisa poderão submeter até 2 (dois) Projetos de Pesquisa, em quaisquer das modalidades de manuscrito disponíveis, em língua portuguesa.

Ao submeter seus Projetos de Pesquisa a esta Chamada Pública, os membros dos Grupos de Pesquisa reservam seus direitos autorais à FVJ, incluindo traduções. As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos trabalhos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Uma vez submetidos a esta Chamada Pública, tais Projetos de Pesquisa serão apreciados pela Comissão Interna de Avaliação de acordo com os Critérios de elegibilidade e os Critérios para julgamento descritos nos subitens 6.1 e 6.2 abaixo.

6.1. Critérios de elegibilidade dos proponentes dos Projetos de Pesquisa I. Ser membro de Grupo de Pesquisa responsável por Linha de Pesquisa

(8)

II. Ter suas propostas de Linha e de Grupo de Pesquisa deferidas por Comissão Interna de Avaliação.

6.2. Critérios para julgamento da pertinência e da qualidade dos Projetos de Pesquisa

A Comissão Interna de Avaliação julgará positivamente os Projetos de Pesquisa na medida em que:

• Demonstrarem suas contribuições para a Área de Concentração Institucional, isto é, para o Desenvolvimento da região do Vale do Jaguaribe;

• Estiverem alinhados com as trajetórias, as competências e os interesses de pesquisa de seus membros docentes;

• Estarem de acordo com as normas de estruturação e formatação presentes no Manual de Submissão de Trabalhos (Anexo III);

• Apresentarem cronogramas de pesquisa e divisão de tarefas condizentes com os desafios propostos e com a capacidade produtiva de seus membros docentes;

• Tiverem potencial de complementariedade com os demais Projetos de Pesquisa do mesmo curso e área de conhecimento.

Quanto à relevância científica, será analisado prioritariamente o alinhamento entre o Problema de Pesquisa, o Quadro Teórico que lhe fundamenta e as escolhas metodológicas realizadas, conforme os questionamento presentes no Manual de Submissão de Trabalhos (Anexo III) e abaixo destacados:

• Problema: resulta de uma contextualização? Define o que se deseja pesquisar? Envolve juízo de valor? Possui uma solução?

• Teoria: é um “amontoado de opiniões”? Sustenta problema e método de pesquisa?

• Método: é somente um instrumento? É também um instrumento?

Os resultados das apreciações realizadas pela Comissão Interna de Avaliação serão divulgados no endereço eletrônico da FVJ até o dia 10 de outubro de 2015.

7. ETAPA IV – INTEGRAÇÃO DE DISCENTES VOLUNTÁRIOS AOS GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA

Com a definição das Linhas, Grupos e Projetos de Pesquisa, passa-se a ter nas mãos um valioso mapa de atuação, no âmbito da pesquisa, de toda a instituição, que pode, enfim, instituir e desenvolver seu processo de Iniciação Científica e Tecnológica a partir do engajamento de seu corpo discente.

Para tanto, far-se-á necessário o estabelecimento de uma nova comissão interna avaliadora e também organizadora, a ser formada pelo coordenador do NEP, pelos líderes dos Grupos de Pesquisa instituídos e pelos membros do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), ficando responsável pela realização das seguintes atividades operacionais:

• Elaboração e confecção de material gráfico (cartazes, folders etc.) e técnico para divulgação do Programa de Pesquisa institucional e recrutamento de

(9)

membros do corpo discente como bolsistas voluntários dos Grupos de Pesquisa institucionais;

• Divulgação do Programa de Pesquisa institucional para os discentes por meio da distribuição do material gráfico e técnico produzido e de informes estratégicos dos professores membros dos Grupos de Pesquisa instituídos em salas de aula;

• Recebimento das inscrições dos discentes interessados em se integrar aos Grupos e Projetos de Pesquisa impreterivelmente pela internet, das 00h00min00s do dia 10 de outubro de 2015 até as 23h59min59s do dia 15 de novembro de 2015 – horário oficial de Brasília –, a partir de Template de Inscrição de Discentes (Anexo VI);

• Realização de processo seletivo de discentes, no período de 15 a 30 de novembro de 2015, a partir de infraestrutura, etapas e instrumentos definidos em função da real demanda e de acordo com as diretrizes presentes nos itens 7.1, 7.2 e 7.3 logo a seguir.

7.1. Definição das vagas disponíveis

As vagas para bolsistas voluntários serão disponibilizadas em função da quantidade de docentes engajados em Grupos de Pesquisa e da quantidade de Projetos de Pesquisa aprovados para desenvolvimento.

Cada docente poderá orientar apenas um bolsista por Projeto de Pesquisa. Como cada Grupo de Pesquisa terá no mínimo 4 (quatro) e no máximo 8 (oito) membros docentes e poderá submeter a esta Chamada Pública até 2 (dois) Projetos de Pesquisa, a quantidade de vagas poderá variar entre 4 (quatro) e 16 (dezesseis) bolsistas voluntários por Grupo de Pesquisa.

7.2. Critérios de elegibilidade dos discentes voluntários à Iniciação Científica e Tecnológica

Para concorrer a uma das vagas disponíveis, os discentes devem atender aos seguintes Critérios de elegibilidade:

I. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Faculdade do Vale do Jaguaribe;

II. Possuir bom rendimento acadêmico, comprovado através do histórico escolar atualizado com médias iguais ou superiores a 7 (sete);

III. Inscrever-se para participar de um único Projeto de Pesquisa e, consequentemente, de apenas um Grupo de Pesquisa;

IV. Poder dedicar 40 (quarenta) horas mensais de seu tempo, no período de vigência do Projeto de Pesquisa, às demandas de seu professor orientador, conforme Cronograma de Pesquisa e plano de trabalho respectivos.

7.3. Critérios para julgamento do potencial dos discentes para a Iniciação Científica e Tecnológica

A comissão interna avaliadora e organizadora se utilizará, para a apuração dos resultados, dos seguintes Critérios para julgamento:

(10)

• Relacionamento interpessoal;

• Cooperação para trabalho em equipe; • Visão sistêmica;

• Raciocínio lógico, analítico e quantitativo; • Curiosidade e inovação;

• Motivação e comprometimento.

Os resultados do processo de seleção dos discentes realizado pela comissão interna avaliadora e organizadora serão divulgados no endereço eletrônico da FVJ até o dia 30 de novembro de 2015.

8. ETAPA V – REALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS PROPOSTAS DE PESQUISA

A partir da integração dos discentes aos Grupos de Pesquisa, o processo de desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa respectivos deve ser iniciado e consequentemente acompanhado por parte do NEP, de modo a garantir o alcance dos objetivos traçados.

Para tanto, os Grupos de Pesquisa devem primeiramente revisar os Cronogramas de pesquisa de seus Projetos aprovados, integrando os mesmos aos planos de trabalho de cada um de seus membros, tanto docentes quanto discentes, formando, assim, um plano de trabalho único, que deve ser submetido por seus líderes ao NEP impreterivelmente pela internet no período de 30 de novembro a 15 de dezembro de 2015, a partir de Template de Plano de Trabalho de Grupos de Pesquisa (Anexo VII).

Tal planejamento deve, então, ser atualizado até a segunda sexta-feira de cada mês, mediante a submissão ao NEP, também pela internet e por parte dos líderes, do Relatório mensal de acompanhamento dos Grupos de Pesquisa (Anexo VIII).

Os Grupos de Pesquisa serão sistematicamente lembrados pelo NEP do cumprimento da entrega de seus relatórios nos prazos estabelecidos, bem como dos atrasos que, porventura, ocorram.

A recorrência e/ou a persistência em tais atrasos serão comunicados pelo NEP à Direção Geral da FVJ para a análise das particularidades em questão e a tomada de soluções cabíveis.

9. ETAPA VI – CAPTAÇÃO DE RECURSOS E APOIO ÀS PROPOSTAS APROVADAS

A definição das Linhas, Grupos e Projetos de Pesquisa representa a concretização de uma carteira de projetos gerenciável e capaz de constituir um único Programa de Pesquisa institucional, com alto potencial de impacto sobre uma única Área de Concentração e orçamento integrado.

Pode-se, portanto, com tal Programa em mãos, mobilizar os mais diversos atores públicos e privados, na perspectiva da geração de parcerias em torno do objetivo de se desenvolver a região do Vale do Jaguaribe, bem como da captação de recursos a fundo perdido para a própria viabilização e potencialização dos projetos, especialmente por meio do Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ, organização sem fins lucrativos ligada à FVJ.

(11)

Nesse sentido, a FVJ se compromete, por meio do NEP, a protagonizar estratégias de articulação institucional para a geração das mais diversas oportunidades para seus Grupos de Pesquisa e para o desenvolvimento e a disseminação de suas pesquisas.

Compromete-se ainda a buscar parcerias com editoras de credibilidade nacional para a publicação das produções decorrentes das pesquisas realizadas na forma de coletânea de livros focada na temática do Desenvolvimento Regional. A intenção é que cada livro de tal coletânea traga a contribuição de uma determinada área do conhecimento da FVJ para o Desenvolvimento Regional, representando os resultados de um esforço coletivo em prol da produção de conhecimentos e da contribuição dos mesmos para a região do Vale do Jaguaribe.

10. ETAPA VII – EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE COLETÂNEA DE LIVROS Para que as produções resultantes das pesquisas realizadas não sejam somente manuscritos isolados, os líderes dos Grupos de Pesquisa irão compor, no período de 30 de setembro a 20 de novembro de 2016, uma nova Comissão Editorial para tratar dos desafios de produzir uma coletânea de livros focados na contribuição de áreas distintas do conhecimento para o Desenvolvimento Regional.

Tal comissão será responsável por:

• Analisar as necessidades de alinhamento entre as produções individuais; • Definir quais outros elementos, como Prefácios, Orelhas, Contracapas etc.,

serão necessários para compor, de fato, uma coletânea de livros;

• Traçar estratégias e convidar autores para produzir tais elementos em função da unicidade do produto final;

• Cuidar dos aspectos relacionados à editoração gráfica, design, revisão vernacular, adequação às normas científicas, orçamento e o que mais for necessário para a efetivação da publicação desejada.

Com isso, espera-se alcançar os objetivos inicialmente traçados nesta Chamada Pública, contribuindo, enfim, para o Desenvolvimento Regional e para o amadurecimento das atividades de pesquisa da instituição a partir do desenvolvimento do protagonismo em seus docentes e discentes.

11. DATAS IMPORTANTES

Lançamento desta Chamada Pública 15/06/2015

Estruturação da Comissão Interna de Avaliação 15 a 20/06/2015 Divulgação da relação nominal da Comissão Interna de

Avaliação 20/06/2015

Submissão das propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa 20/06 a 10/07/2015 Avaliação das propostas de Linhas e Grupos de Pesquisa por

parte da Comissão Interna de Avaliação 10 a 20/07/2015

Realização de eventuais ajustes solicitados aos proponentes

pela Comissão Interna de Avaliação 20 a 31/07/2015

Divulgação dos resultados das avaliações das propostas de

Linhas e Grupos de Pesquisa 10/08/2015

Submissão dos Projetos de Pesquisa à Comissão Interna de

(12)

Obs.: o período se refere ao processo de submissão, mas os Projetos já podem estar em fase de produção a partir do Lançamento desta Chamada Pública em 15/06/2015

Avaliação dos Projetos de Pesquisa por parte da Comissão

Interna de Avaliação 31/08 a 10/09/2015

Realização de eventuais ajustes solicitados aos proponentes

pela Comissão Interna de Avaliação 10 a 30/09/2015

Divulgação dos resultados das avaliações dos Projetos de

Pesquisa 10/10/2015

Recrutamento e recebimento de inscrições de discentes para compor os Grupos de Pesquisa instituídos como bolsistas

voluntários 10/10 a 15/11/2015

Realização do processo de seleção dos discentes inscritos 15 a 30/11/2015 Divulgação dos resultados do processo de seleção dos

discentes inscritos 30/11/2015

Submissão de plano de trabalho unificado de cada Grupo de

Pesquisa 30/11 a 15/12/2015

Acompanhamento mensal do desenvolvimento dos Projetos de

Pesquisa por parte dos Grupos de Pesquisa 15/12/2015 a 30/09/2016 Realização de estratégias de articulação institucional para a

captação de parcerias e recursos oportunos para as pesquisas

em curso 10/10 a 30/11/2015

Estruturação de Comissão Editorial para a transformação e concretização das produções individuais numa coletânea de

livros sobre o Desenvolvimento Regional 30/09 a 20/11/2016

Lançamento da coletânea de livros sobre Desenvolvimento

Regional 30/11/2016

Promoção da publicação da coletânea de livros sobre

Desenvolvimento Regional 30/11/2016 a 30/11/2017

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos, porventura, não contemplados nesta Chamada Pública e os imprevistos inerentes às práticas de pesquisa e de gestão da pesquisa no Ensino Superior serão resolvidos pelo NEP e, quando não lhe couber, pela Direção Geral da FVJ.

Fortaleza, 15 de junho de 2015.

____________________________________ Eduardo Neto Moreira de Souza

(13)

ANEXO I – REGIMENTO INTERNO DO COEPE;

ANEXO II – TEMPLATE DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA; ANEXO III – MANUAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS;

ANEXO IV – TEMPLATE DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA;

ANEXO V – MODELO DE PARECER PARCIAL E FINAL DE AVALIAÇÃO DE LINHAS, GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA;

ANEXO VI – TEMPLATE DE INSCRIÇÃO DE DISCENTES;

ANEXO VII – TEMPLATE DE PLANO DE TRABALHO DE GRUPOS DE PESQUISA;

Referências

Documentos relacionados

Na minha opinião, são destaques inquestionáveis de 2012 os progressos no sentido do reforço da cooperação entre laboratórios de saúde pública dos diferentes Estados-Membros e

2001, foi dada ênfase apenas ao alongamento dos músculos isquiotibiais, enquanto o tratamento por meio da RPG alongou todos os músculos da cadeia posterior e, por meio do

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

Drusas de hematita botrioidal (FONSECA, 2.005) ocorrem preenchendo cavidades e fraturas diversas nas rochas lateríticas encontradas próximas ao local denominado de

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às