• Nenhum resultado encontrado

COPA TV TEM DE FUTSAL e COPA DOS CAMPEÕES REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COPA TV TEM DE FUTSAL e COPA DOS CAMPEÕES REGULAMENTO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

I - DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS DA COPA TV TEM DE FUTSAL E DA COPA DOS CAMPEÕES

1. A COPA TV TEM DE FUTSAL e a COPA DOS CAMPEÕES possuem como objetivo proporcionar maior intercâmbio esportivo entre os participantes e integração entre municípios que dela participam, bem como contribuir para o desenvolvimento técnico e tático do futsal no país.

2. A COPA TV TEM DE FUTSAL será realizada com a participação das Prefeituras dos Municípios que integram a área de cobertura da TV TEM: Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba, nas categorias masculina e feminina.

3. A COPA DOS CAMPEÕES congregará exclusivamente os municípios campeões de cada uma das regiões participantes da COPA TV TEM DE FUTSAL (Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba).

4. A COPA TV TEM DE FUTSAL e a COPA DOS CAMPEÕES são promovidas pela TV TEM – BAURU, ITAPETININGA, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E SOROCABA, com coordenação técnica dos representantes regionais, Panathlon Club Sorocaba (Sorocaba e Itapetininga), Liga Bauruense de Futebol de Salão (Bauru), Ligas Catanduvense e Riopretense de Futebol de Salão (São José do Rio Preto).

II - DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

5. A COPA TV TEM DE FUTSAL e a COPA DOS CAMPEÕES serão norteadas pelas regras oficiais adotadas pela C.B.F.S (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), C.B.J.D. (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e no Código Desportivo e Disposições Iniciais da F.P.F.S. 2017, com as devidas adaptações constantes deste Regulamento e anexo.

6. A direção, organização e coordenação geral de ambos os campeonatos (COPA TV TEM DE FUTSAL e COPA DOS CAMPEÕES) caberá à Comissão Executiva e à Comissão

(2)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

Disciplinar, ambas estabelecidas pela TV TEM que cumprirão e farão cumprir este regulamento e as demais regras cabíveis, conforme descritas no item 5 acima.

7. Será de competência da:

7.1 Comissão Disciplinar:

a) Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução;

b) Elaborar, observar e fazer cumprir a tabela de jogos, dispondo sobre os horários e locais de suas realizações;

c) Designar oficiais de arbitragem e delegados dos jogos, não sendo admitida qualquer impugnação ou veto aos indicados;

d) Efetuar os acertos financeiros;

e) Aprovar ou impugnar os resultados dos jogos após exames das súmulas e respectivo relatório;

f) Determinar a perda de pontos quando qualquer município utilizar atleta sem condição de participação no jogo, conforme regras previstas neste Regulamento;

g) Elaborar, com base nos resultados dos jogos aprovados, a classificação final nas respectivas fases dos campeonatos;

h) Escolha das quadras, bolas e cidades-sedes.

7.2 Comissão Executiva:

a) Escolha das datas e locais para a realização dos jogos;

b) Apreciar e julgar todos os recursos apresentados em face das decisões adotadas pela Comissão Disciplinar, com base no Código de Justiça Desportiva.

7.3 Nos casos de urgência, ou seja, quando não houver tempo hábil para a decisão conjunta de todos os membros da Comissão Disciplinar ou da Comissão Executiva, seus presidentes poderão tomar resoluções “AD REFERENDUM” dos demais membros.

7.4 As decisões da Comissão Executiva serão irrecorríveis.

III - DOS PARTICIPANTES

8. Apenas as Prefeituras dos municípios que integram a área de cobertura da TV TEM (Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto, Sorocaba), nas categorias masculina e feminina, poderão se inscrever e participar da COPA TV TEM DE FUTSAL. Todos os campeões

(3)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

(masculinos e femininos) de cada região pertencente à COPA TV TEM DE FUTSAL (Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto, Sorocaba), participarão da COPA DOS CAMPEÕES.

9. Para a COPA TV TEM DE FUTSAL poderá ser inscrita apenas 01 (uma) equipe por município nas categorias masculina e feminina.

10. A TV TEM, como organizadora da COPA TV TEM DE FUTSAL e da COPA DOS CAMPEÕES, poderá recusar a participação de municípios (e suas equipes e atletas) responsáveis por atitudes e ocorrências danosas, lesivas ou prejudiciais aos interesses dos campeonatos, incluindo-se aquelas já verificadas no decorrer das edições anteriores de ambas as COPAS.

11. Somente poderão participar da COPA TV TEM DE FUTSAL atletas e dirigentes que estiverem devidamente inscritos e que, no caso dos atletas, tenham nascido, no mínimo, no ano de 2000 para o masculino e no ano de 2002 para o feminino. Os dirigentes e responsáveis deverão ter maioridade civil.

OBS: Atletas menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar autorização assinada pelos pais ou responsável legal (com firma reconhecida) para participar, cujo documento deverá ser entregue ao árbitro nos jogos de seu Município, juntamente com os documentos citados no item 25.2 abaixo.

12. Somente poderão participar da COPA TV TEM DE FUTSAL atletas e dirigentes que estiverem devidamente inscritos nas equipes pertencente à sua região. Somente participarão da COPA DOS CAMPEÕES os atletas devidamente inscritos na COPA TV TEM DE FUTSAL.

13. Todos os participantes (atletas e dirigentes) da COPA TV TEM DE FUTSAL e da COPA DOS CAMPEÕES autorizam as emissoras da TV TEM e a própria Rede Globo de Televisão a fazerem uso e exibir, por tempo indeterminado, de suas imagens, nomes e som de voz fixados nos materiais colhidos através de filmes, fotografias e gravações em vídeo tape ou transmissão ao vivo em televisão, bem como na Internet e outros meios de comunicação/divulgação,

(4)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

durante e após a realização dos campeonatos, sem ônus e/ou direito a remuneração aos participantes, herdeiros e cessionários.

IV - DAS INSCRIÇÕES

14. As inscrições dos municípios e suas equipes (atletas, comissão técnica e dirigentes)

deverão ser feitas através de oficio com papel timbrado da Prefeitura Municipal ou entidade representada devidamente autorizada pela Prefeitura, constando nome completo, número do RG, data de nascimento, com assinatura do responsável.

14.1 Será cobrada a título de TAXA DE INSCRIÇÃO a quantia de R$ 450,00 (quatrocentos e

cinquenta reais) por município, que deverá ser paga no Congresso Técnico, em dinheiro ou através de cheque, diretamente ao organizador técnico. A inscrição do município e sua equipe só será confirmada mediante o pagamento da taxa ou, ainda, no caso de pagamento com cheque, após a compensação bancária deste.

OBS: não é permitida a duplicidade de inscrição (atletas e dirigentes).

15. Os atletas e dirigentes inscritos por um município, independentemente da região (Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto, Sorocaba), não poderão participar defendendo outro município nos campeonatos, em nenhuma das fases, mesmo que suas equipes tenham sido desclassificadas.

15.1 Será permitida a participação de atletas e dirigentes nas duas categorias (feminino e

masculino) desde que a inscrição decorra do mesmo município.

15.2 O atleta inscrito por mais de um município na COPA TV TEM DE FUTSAL, independente

da região, terá sua inscrição válida somente pelo qual participar primeiro, constando em súmula oficial da partida, sendo que os demais municípios que o inscreveram não poderão utilizá-lo ou substituí-lo por outro atleta, ficando inutilizada sua vaga na Ficha de Inscrição.

15.3 Se o fato for constatado após o início dos jogos, o município denunciado, nos termos do

presente Regulamento, perderá os pontos até então computados, e o registro do infrator (atleta ou dirigente) será cassado imediatamente.

(5)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

16. Será permitida a inscrição de 15 (quinze) atletas (sendo no máximo 5 atletas federados) e mais 5 (cinco) dirigentes (técnico, assistente técnico, preparador físico, médico ou fisioterapeuta e massagista) por município.

16.1 Atletas federados e inscritos no ano de 2017 no âmbito Brasil.

16.2 Caso o atleta venha ser inscrito na federação durante a realização do campeonato, ele

estará automaticamente impedido de participar dos jogos a partir da data do registro, caso exceda o número limite de 5 federados por equipe.

17. Os atletas inscritos na fase regional (COPA TV TEM DE FUTSAL) serão os mesmos relacionados para a COPA DOS CAMPEOES, não sendo permitidas substituições ou novas inscrições.

V - DO SISTEMA DE DISPUTA

18. A COPA TV TEM DE FUTSAL será disputada em fases distintas, a saber:

a) Classificatória; b) Semifinal; c) Final.

19. Na fase Classificatória, os municípios participantes serão divididos em grupos.

19.1 A COPA TV TEM DE FUTSAL em sua fase classificatória será disputada no sistema de

turno único.

19.2 A semifinal e final masculina da COPA TV TEM DE FUTSAL serão realizadas em dois

jogos com critério de pontuação. Em caso de empate a decisão será através da cobrança de 03 (três) pênaltis.

19.3 A semifinal e final da COPA TV TEM DE FUTSAL feminina será realizada em um único

jogo. Em caso de empate a decisão será através da cobrança de 03 (três) pênaltis.

20. Não haverá disputa masculina e feminina de 3º e 4º lugares. Os resultados finais implicarão nas posições de 3º e 4º lugares, ou seja, perdedor do município que conquistou o 1º lugar ficará com o 3º lugar e o perdedor do município que conquistou o 2º lugar ficará com o 4º lugar.

(6)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

21. Ficarão a critério da Comissão Executiva as datas e locais para a realização dos jogos. As sedes escolhidas para os jogos da COPA TV TEM DE FUTSAL deverão apresentar os ginásios em perfeitas condições de jogos e entregarem o TERMO DE COMPROMISSO, devidamente preenchido, carimbado e assinado, junto com a documentação necessária na sede da TV TEM da sua Região.

22. A COPA DOS CAMPEÕES será disputada em duas fases: semifinal e final, cuja forma

de confronto será definida por sorteio.

22.1 A disputa da semifinal da competição será realizada em uma partida única em dois

municípios que foram sedes na fase regional com possibilidade de atender as necessidades técnicas das categorias masculina e feminina e de distâncias entre os próprios municípios.

22.2 As finais masculinas e femininas serão realizadas em uma partida única, nas sedes dos

municípios classificados, de acordo com o sorteio.

22.3 Os jogos da semifinal e final feminina serão realizados na mesma sede determinada

pelo sorteio dos jogos masculinos.

VI - DOS JOGOS

23. Os jogos serão norteados através as regras oficiais em vigor, editadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão e da Federação Paulista de Futebol de Salão.

23.1 O tempo da partida será de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 20

(vinte) minutos cada, com o tempo mínimo de 5 (cinco) minutos até tempo máximo de 10 (dez) minutos, ambos corridos, para descanso. Durante o campeonato, o placar eletrônico não será utilizado para a cronometragem do tempo.

24. Cada município participante deverá apresentar para a realização da partida 01 (uma) bola

em perfeitas condições de jogo.

25. Na falta de um técnico devidamente registrado pelo município, será obrigatória a presença de um responsável nos jogos, devidamente registrado na competição, sem o qual o árbitro não dará início à partida.

(7)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

25.1 A identificação dos inscritos (atletas e dirigentes) será feita no dia da realização do jogo

através de relação nominal de inscrição, portada pelos oficiais de arbitragem.

25.2 Será obrigatória a apresentação do RG original e/ou carteira de motorista e/ou

documento oficial com foto. Caso o atleta seja estrangeiro será necessária apresentação do passaporte. Sendo menor de 18 anos, o atleta deverá apresentar também a autorização dos pais ou responsável legal. Em hipótese alguma será aceita cópia de documentos, mesmo que autenticadas, ou originais que contenham rasura. Sem a apresentação dos referidos documentos originais pelos atletas e dirigentes, os participantes serão impedidos de realizar a partida.

26. Poderão permanecer no banco de reservas:

- 1 (um) técnico registrado e regularizado na competição e no CREF;

- 1 (um) assistente técnico ou preparador físico registrado e regularizado na competição e no CREF;

- 1 (um) massagista registrado na competição;

- 1 (um) médico ou fisioterapeuta, devidamente registrado e regularizado em seus respectivos conselhos;

- 1 (um) representante devidamente inscrito na competição, sendo permitida a presença do mesmo somente na ausência do técnico, assistente técnico e do preparador físico;

- Os jogadores inscritos na sumula.

27. Será admitida uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos sobre o horário marcado para os jogos. O município que não se apresentar devidamente uniformizada neste prazo ou quando anunciada, perderá por não comparecimento, caracterizando W.O.

27.1 Da segunda fase em diante da COPA TV TEM DE FUTSAL e nos jogos da COPA DOS

CAMPEÕES a tolerância será de 30 (trinta) minutos sobre o horário marcado para os jogos.

27.2 A organização poderá estender este tempo de acordo com as festividades previstas nos

jogos da final.

28. Em caso de coincidência de cores dos uniformes, o município que estiver colocado em primeiro lugar na tabela dos jogos é quem terá o direto de “mando” do jogo, sendo esta a responsável pela troca de seu uniforme.

(8)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

28.1 Na fase semifinal e final o mando de jogo é da organização, ficando os dois municípios e

suas equipes obrigadas a levar dois uniformes de cores diferentes, para em caso de coincidência, ser efetuada a troca por liberalidade dos municípios ou, não havendo acordo, por sorteio a ser realizado na presença de um representante de cada equipe.

29. É obrigatório uso de caneleiras pelos atletas.

30. O uso de colete é facultativo.

31. Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior poderá ser transferida a realização ou o “mando” do jogo, competindo à Comissão Disciplinar tal resolução.

32. Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo e/ou for

anulado, será fixada a sua realização e/ou continuação, quando for o caso, pela Comissão Disciplinar.

33. Somente o erro de direito que ocasione prejuízo real ao município vencido, no tocante a alteração do placar e tempo útil de jogo, dará motivo à anulação do jogo, desde que esta anulação não beneficie o infrator.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO

34. Para efeito de classificação, na COPA TV TEM DE FUTSAL, quando adotado o sistema de turno completo, a contagem de pontos (GANHOS) será a seguinte:

a) Vitória: 3 (três) pontos ganhos; b) Empate: 1 (um) ponto ganho; c) Derrota: 0 (zero) ponto.

35. Para efeito de classificação, na COPA DOS CAMPEÕES, os municípios vencedores da fase semifinal estarão classificados para final.

(9)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

36. Na hipótese de um município e sua equipe vencer o jogo por W.O. (não comparecimento do adversário), além dos 3 (três) pontos, terá a seu favor o placar de 1 X 0 (um gol a zero).

36.1 Os gols serão computados somente para efeito de estatística, não sendo computado o

gol a favor de nenhum jogador do município beneficiado.

36.2 O município e sua equipe (composta por todos os inscritos) que deixarem de

comparecer para a realização de um jogo (W.O.), sem motivo justificado, serão automaticamente eliminados do certame e ficarão impedidos de participar do evento, em qualquer área de cobertura da TV TEM, por até 02 (dois) anos.

VIII – DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

37. Na COPA TV TEM DE FUTSAL:

37.1 Ao término de cada turno disputado será reconhecida em primeiro lugar do grupo o

município que somar o maior número de pontos ganhos, e em segundo lugar, aquele imediatamente após, na ordem decrescente.

37.2 Em caso de empate na classificação das fases, serão adotados os seguintes critérios: 37.2.1 Entre 2 (dois) municípios:

a) confronto direto;

b) maior número de vitórias na fase;

c) maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos na fase; d) maior número de gols marcados na fase;

e) maior “goal average” – divisão do número de gols marcados pelo número de gols sofridos considerando todos os resultados obtidos na fase.

f) menor número de cartões vermelhos; g) menor número de cartões amarelos; h) sorteio.

37.2.2 Entre 3 (três) municípios:

a) maior número de vitórias na fase;

b) maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos na fase; c) maior número de gols marcados na fase;

(10)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

d) maior “goal average” – divisão do número de gols marcados pelo número de gols sofridos considerando todos os resultados obtidos na fase;

e) menor número de cartões vermelhos; f) menor número de cartões amarelos; g) sorteio.

37.3 Na hipótese da aplicação do critério de “goal average”, quando um município não levar

gol, será classificado, pois 0 (zero) é indivisível, o que impossibilita o cálculo supracitado.

37.4 No caso de um jogo terminar empatado, e quando houver a necessidade de se ter um

vencedor, o desempate será feito da seguinte maneira:

37.4.1 A decisão dar-se-á através de cobrança de penalidades, com uma série de 3 (três) tiros

da marca de penalidade máxima alternadamente, vencendo o município que marcar maior número de gols.

37.4.2 Persistindo o empate, serão cobrados tantos tiros da marca de penalidade máxima

quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória a troca de atletas para a cobrança, vencendo o município que obtiver a primeira vantagem. Se, depois de todos os atletas terem cobrado a penalidade, permanecer empatado, inicia-se nova série na mesma ordem anterior das cobranças alternadas.

37.4.3 Atletas excluídos durante a partida, não poderão participar da série de cobrança de

penalidade.

38. Na COPA DOS CAMPEÕES:

38.1 No caso de um jogo terminar empatado, devido à necessidade de se ter um vencedor, o

desempate será feito da seguinte maneira:

38.1.1 Nas fases SEMIFINAL e FINAL serão cobradas uma série de 3 (três) tiros da marca de

penalidade máxima, alternadamente, pelos atletas que terminaram o jogo, vencendo o município que marcar maior número de gols;

38.1.2 Persistindo o empate, serão cobrados tantos tiros da marca de penalidade máxima

quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória a troca de atletas para a cobrança, vencendo o município que obtiver a primeira vantagem.

(11)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

39. Todas as infrações cometidas nos campeonatos serão apreciadas e julgadas pela

Comissão Disciplinar.

40. As penalidades serão aplicadas em grau de ADVERTÊNCIA, SUSPENSÃO e ELIMINAÇÃO.

41. As decisões da Comissão Disciplinar produzirão efeito imediato, mas eventuais punições, quando aplicadas com base em número de partidas, serão cumpridas no ano vigente e se necessário nos anos subsequentes.

42. Atletas e dirigentes expulsos estarão automaticamente suspensos por uma partida, independentemente das punições que lhes poderão ser impostas pela Comissão Disciplinar.

43. A suspensão automática por cartões amarelos consolidar-se-á na complementação do 3º cartão para a mesma pessoa.

43.1 Na COPA TV TEM DE FUTSAL, os cartões amarelos não serão zerados em nenhuma

fase da competição.

43.2 Caberá aos municípios e suas equipes participantes controlar a suspensão automática

de seus inscritos, não os incluindo na súmula da disputa seguinte.

43.3 Os atletas com cartões amarelos nas disputas regionais da COPA TV TEM DE FUTSAL

estarão anistiados para a COPA DOS CAMPEÕES. Já os atletas e dirigentes que foram expulsos no último jogo da fase regional terão que cumprir sua suspensão automática na COPA DOS CAMPEÕES.

44. Os atletas e dirigentes que estiverem cumprindo penas de suspensão deverão

permanecer a uma distância mínima de 20 (vinte) metros da mesa do anotador, cronometrista e banco de reservas.

45. Em caso de invasão de quadra ou outros incidentes que venham a inviabilizar ou suspender partidas, a Comissão Disciplinar poderá, desde que comprovada a autoria por parte de sua equipe, ou torcida, independentemente das outras medidas punitivas que forem cabíveis:

(12)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

a) Decretar a perda dos pontos do município e sua equipe infratora; b) Eliminar o referido município e sua equipe infratora da competição;

c) Suspender imediatamente o município infrator como sede dos jogos, independentemente das outras medidas punitivas que forem cabíveis.

45.1 Se a invasão for realizada para impedir um gol, a Comissão Disciplinar poderá punir o

município e sua equipe infratora com a perda dos pontos do referido jogo e suspende-lo de participar da COPA TV TEM DE FUTSAL e COPA DOS CAMPEÕES por até 02 (dois) anos.

45.2 Quando a invasão for realizada por um atleta ou membro da comissão técnica, o (s)

mesmo (s) estará (ao) automaticamente eliminado (s) da competição em andamento, podendo ser impedido de participar da COPA TV TEM DE FUTSAL e da COPA DOS CAMPEÕES por até 02 (dois) anos.

46. Em caso de agressão física a outro atleta ou dirigente, o infrator estará automaticamente eliminado da COPA TV TEM DE FUTSAL e da COPA DOS CAMPEÕES, independentemente de outras punições que poderão ser impostas pela Comissão Disciplinar, baseando-se sempre pelo C.B.J.D.

46.1 Quando a agressão física for praticada contra equipe de arbitragem ou membro da

organização, o município e sua equipe perderá pontos e poderá ser eliminado de ambos os campeonatos, ou suspenso de participar por até 03 (três) anos.

47. Serão penalizadas com SUSPENSÃO, por até 03 (três) anos, os municípios e suas equipes (jogadores e dirigentes) que realizarem no decorrer da partida, no seu início ou término, qualquer manifestação de caráter político ou religioso, bem como apoios a patrocinadores, marcas, produtos, serviços ou ainda a opiniões diversas, independentemente do caráter que possuam, exceto patrocinadores da COPA TV TEM DE FUTSAL.

X - DOS RECURSOS

48. Contra as decisões proferidas pela Comissão Disciplinar caberá recurso. Eventuais

recursos deverão ser dirigidos à Comissão Executiva e interpostos até às 17 horas do primeiro dia útil subsequente ao fato ocorrido.

(13)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

48.1 Os recursos, que poderão ser interpostos somente pela Prefeitura Municipal através do

Prefeito ou, ainda, pela Secretaria Municipal de Esportes, através do Secretário, deverão ser endereçados a Comissão Executiva, por meio de petição em papel timbrado, sempre acompanhados da taxa de recurso recolhida no ato da sua interposição através de depósito bancário na conta corrente do organizador técnico da região em que o município tenha sido inscrito para participar da COPA TV TEM DE FUTSAL ou COPA DOS CAMPEÕES, a saber: a) Região Sorocaba e Itapetininga - Panathlon Club Sorocaba, Caixa Econômica Federal, agência 0356, C/C 003 - 28600-2.

b) Região Bauru - Liga Bauruense de Futebol de Salão, Banco do Brasil, agência 0037-X, C/C 18.432-2.

c) Região Rio Preto - Liga Catanduvense de Futebol de Salão, Banco do Brasil, agência 69272, C/C 1427-3.

48.2 A taxa de recurso a ser recolhida no ato da interposição deste será de R$ 500,00

(quinhentos reais).

48.3 Caso a taxa de recurso não seja paga ou seu comprovante de recolhimento não seja

anexado ao procedimento, o recurso será considerado deserto e seus termos não serão apreciados.

48.4 Os recursos deverão ser acompanhados, no ato de sua interposição, de todas as provas

da reivindicação dos seus direitos. Só será recebido o protesto que estiver redigido em termos precisos e explicar claramente o assunto a que se refere. Não caberá a apresentação posterior de provas dos fatos alegados no recurso, cujo direito será considerado precluso.

49. A ignorância, desconhecimento ou má interpretação deste Regulamento e dos demais regramentos aplicáveis não eximem o infrator de culpa.

50. Não será permitida a apresentação de recursos por empresas ou entidades patrocinadoras das equipes participantes.

(14)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

52. Ocorrendo o acolhimento do recurso com provimento, 80% (oitenta por cento) do valor da taxa de recurso recolhida serão devolvidos à equipe recorrente. Caso contrário, não haverá devolução.

53. A equipe que recorrer à Justiça Comum de quaisquer decisões da Comissão Executiva, antes de esgotados todos os recursos da Justiça Desportiva, em decisão irrecorrível, será automaticamente suspensa e excluída do campeonato, mesmo em andamento.

XI - DA PREMIAÇÃO

54. Serão oferecidos:

54.1 Na COPA TV TEM DE FUTSAL: troféus e medalhas aos mais bem classificados na fase

final, da seguinte forma:

- Troféu de posse definitiva ao campeão (masculino e feminino); - Troféu de posse definitiva ao vice-campeão (masculino e feminino); - Troféu de posse definitiva ao artilheiro (masculino e feminino);

- Troféu de posse definitiva ao goleiro menos vazado (masculino e feminino); - Troféu Fair Play (masculino e feminino);

- Medalhas aos atletas e dirigentes campeões e vice-campeões (masculino e feminino).

54.2 Na COPA DOS CAMPEÕES: troféus e medalhas da seguinte forma:

- Troféu de campeão (masculino e feminino); - Troféu de vice-campeão (masculino e feminino);

- Medalhas aos atletas e dirigentes campeões e vice-campeões (masculino e feminino).

XII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

55. Não é permitido patrocínio nos uniformes das equipes dos municípios com menções de outros veículos de comunicação, empresas que conflitem com os de patrocinadores de ambos os campeonatos, referências políticas ou religiosas, bem como gravações e ou transmissões para Rádio, TV ou vídeo, sem a prévia autorização da Comissão Disciplinar.

(15)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

56. Não é permitida a utilização da logomarca da COPA TV TEM DE FUTSAL, da COPA DOS CAMPEÕES e da própria TV TEM sem previa autorização da Comissão Disciplinar.

57. Não é permitida a colocação de placas, banners e outros materiais de divulgação (impressos, eletrônicos e etc), próprios ou de terceiros, dentro da quadra e nas mãos dos atletas, bem como a distribuição de brindes ao público, sem a prévia autorização da Comissão Disciplinar.

58. Os promotores e organizadores dos campeonatos não se responsabilizarão por acidentes de qualquer natureza ou indenizações aos jogadores, dirigentes ou municípios e suas equipes participantes.

59. Os atletas e dirigentes inscritos concordam em dar entrevistas sobre os campeonatos, sempre que solicitados, bem como com a divulgação de suas imagens, nome e som de voz nos termos previstos neste Regulamento.

60. Às secretarias municipais, em conjunto com as entidades participantes, compete:

a) A responsabilidade civil, filiação a um convênio médico de sua escolha e seguro de vida aos seus participantes;

b) Todas as despesas de locomoção e alimentação das delegações;

c) Providência quanto às condições de aptidão físico-clínica dos atletas para a prática da modalidade;

d) Providenciar segurança, oficializando as autoridades competentes para: público, jogadores, dirigentes e equipe de trabalho, no local e nas proximidades dos jogos.

61. Os bares e lanchonetes que funcionam dentro de ginásios de esportes não poderão vender bebida alcoólica e não poderão liberar vasilhames (latas, garrafas, copos de vidro, etc.), sob pena de cancelamento da praça de esportes como sede de jogos. Não será permitida a entrada de charangas, instrumentos musicais e assemelhados, fogos de artifícios e sinalizadores (fumacinha) no recinto dos ginásios de esportes.

(16)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

62. Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior poderão ser transferidas a realização dos jogos, assim como as datas sugeridas para realização dos jogos finais da COPA TV TEM DE FUTSAL e também os jogos da etapa COPA DOS CAMPEÕES, cuja competência para decidir é apenas da Comissão Executiva. A TV TEM realizadora e responsável pela COPA TV TEM DE FUTSAL e COPA DOS CAMPEÕES se resguarda o direito de promover quaisquer alterações, inclusive de datas, para melhor promoção dos campeonatos e dos times participantes. Qualquer alteração será comunicada com antecedência necessária aos times participantes. A TV TEM possui a decisão soberana quanto ao regulamento e quanto às datas pré-definidas.

63. A Ata do Congresso Técnico, como todas as resoluções aprovadas, é parte integrante deste regulamento (Anexo 1).

64. Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Disciplinar.

XIII – DA COMISSÃO EXECUTIVA E DISCIPLINAR:

65. Comporá a Comissão Disciplinar na COPA TV TEM DE FUTSAL e na COPA DOS

CAMPEÕES:

a) Na Região de Sorocaba:

Mariana Almeida (TV TEM) - Presidente Cássia Giannecchini (TV TEM)

Pedro Souza (Panathlon Club Sorocaba) b) Na Região de Bauru:

Eric Ursini (TV TEM) - Presidente Mariane Cestari (TV TEM)

Maurício Nascimento Jr. (Liga Bauruense de Futebol de Salão) Marcio Luiz Augusto (Liga Bauruense de Futebol de Salão) c) Na Região de São José do Rio Preto:

Paulo Costa (TV TEM) - Presidente João Artico (TV TEM)

(17)

COPA TV TEM DE FUTSAL e

COPA DOS CAMPEÕES

REGULAMENTO

Mauro Olivier (Liga Riopretense de Futebol de Salão) d) Na Região de Itapetininga:

Leandro Costa (TV TEM) - Presidente Eduardo Araujo (TV TEM)

Pedro Souza (Panathlon Club Sorocaba)

66. Comporá a Comissão Executiva na COPA TV TEM DE FUTSAL e na COPA DOS CAMPEÕES:

Ricardo Colenci (TV TEM) - Presidente Patrícia Rossi (TV TEM)

Ana Paula Camargo (TV TEM) Riana Rocha (TV TEM)

Referências

Documentos relacionados

Em seus estudos sobre a Psicogênese da Língua escrita, Ferreiro (1985) relata como a criança se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever,

• O conceito de marketing afirma que a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades, desejos e valores de um conjunto de clientes escolhidos e adaptar

Autor dos Livros “Licitações e Contratos de Obras Públicas”, publicado pela Editora Fórum, “Contratação de Obras Públicas”, Publicado pela Universidade Estadual de Ponta

A Faculdade Integrada de Goiás-FIG/Ávila no uso de suas atribuições está divulgando a abertura de inscrições para o processo seletivo para formação de turma do Programa de

Para a plena aplicação do modelo animal ao melhoramento de animais domésticos, torna-se essencial o conhecimento dos parâmetros genéticos associados aos caracteres de importância

Em relação à dosagem de proteína carbonilada (gráfico C), observou-se um aumento significativo da concentração da proteína carbonilada no grupo D em relação ao

Também por isso, o nível local, neste caso a Equipa de Animação, sob su- perintendência do Chefe de Agrupamento, constitui o local primordial da formação; o local onde os Adultos

Pela abordagem da Análise Crítica do Discurso (ACD), em especial os postulados de Fairclough (2001; 2003) o discurso é considerado como forma de prática social, modo de ação sobre