• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES GERAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES GERAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO - EDITAL Nº. 277/01/2016 - PROCESSO 3632/2016

TECNOLOGIAS PARA MOBILIDADE

INSTRUÇÕES GERAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a seguir e aguarde a ordem do Aplicador para iniciar a Prova Escrita.

1.Este caderno contém 25 (vinte e cinco) questões em forma de teste.

2.Cada questão contém 4 (quatro) alternativas (A, B, C e D) das quais somente uma está correta. 3.Esta prova vale de 0 a 100 pontos.

4.A prova terá duração de 2 (duas)horas.

5.Após o início da Prova Escrita, você deverá permanecer na sala no mínimo 1 (uma) hora e não poderá levar consigo este caderno de questões.

6.Você receberá do Aplicador juntamente com este Caderno de Questões uma Folha de Respostas.

7.Leia atentamente cada questão e assinale na Folha de Respostas a alternativa que responde corretamente a cada uma delas. A Folha de Respostas será o único documento válido para a correção. O preenchimento da Folha de

Respostas e a respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá em hipótese alguma a

substituição da Folha de Respostas.

8.Observe as seguintes informações relativas à Folha de Respostas:

a. A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

b. Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma alternativa, e as emendadas ou rasuradas.

c. Responda a todas as questões. Para cômputo da nota, serão considerados apenas os acertos.

9.A última folha do Caderno de Questões estará em branco e caberá ao candidato anotar na mesma suas respostas e destacá-la para futura consulta ao gabarito.

10.Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova no Caderno de Questões.

11.Após identificado e instalado na sala, o candidato não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário de início da prova, bem como durante a sua realização.

12.Durante a realização da prova escrita não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, nem a utilização de máquinas calculadoras ou equipamentos eletrônicos.

13.Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue a Folha de Respostas da prova escrita.

14.Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao aplicador o Caderno de Questões e a Folha de

Respostas.

15.Não esqueça seus pertences.

16.O desrespeito às normas que regem o presente Concurso Público, bem como a desobediência às exigências registradas no Edital de Abertura de Inscrições, implicam a insubsistência da inscrição do candidato.

GABARITO OFICIAL: O gabarito da prova escrita será divulgado nas dependências da ETEC – SANTA FÉ DO SUL no primeiro dia útil após a realização da presente prova

NOME COMPLETO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

(2)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

01. Com relação à plataforma Android, assinale a opção correta.

A) Webkit é uma biblioteca redenrizadora de páginas para navegadores com suporte a DOOM e AJAX

B) Dalvik é um gerenciador de banco de dados para o armazenamento de dados estruturados

C) A camada RunTime, na arquitetura Android, fica acima de todas as outras camadas e é nela que as aplicações Java são executadas

D) A Content Providers, na arquitetura Android, gerencia as apresentações de janelas e os tratamentos gráficos das aplicações

02. Um desenvolvedor Android deseja inserir a funcionalidade de backup em uma aplicação móvel para, de tempos em tempos, armazenar dados automaticamente. A classe da API de Backup (versão 6.0 ou superior) a ser utilizada é a:

A) BkpAgent

B) BackupManager

C) BackupOutputData D) BackupDataStream

03. No contexto do desenvolvimento de um aplicativo móvel Android, sabe-se que este inicia o código em uma instância que invoca métodos específicos de retorno de chamada que correspondem a determinados estados do seu ciclo de vida. O estado onde a atividade está no primeiro plano e um usuário é capaz de interagir se chama:

A) created B) started

C) resumed

D) Activated

04. Com relação ao arquivo AndroidManifest.xml de um projeto criado no Android Studio, analise as afirmativas a seguir:

I. É a base de uma aplicação Android. Ele é obrigatório e deve ficar na mesma pasta raiz do projeto e contém todas as configurações necessárias para a execução da aplicação.

(3)

III. A primeira linha do arquivo é a tag <Manifest> que declara o pacote principal do projeto.

Está correto somente o que se afirma em:

A) I B) III

C) I e II

D) II e III

05. Em relação aos principais componentes de um aplicativo Android, analise os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa.

( ) Uma “atividade” do Android é tanto uma unidade de interação do usuário quanto uma unidade de execução. ( ) Um programa Android interativo é iniciado pela criação de subclasses da classe Activity.

( ) A classe ContentProvider do Android é utilizada em tarefas de segundo plano, que podem estar ativas, mas não visíveis na tela.

( ) A classe Service do Android possui o quarteto de atividades básicas para inserção, consulta, atualização e exclusão.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A) V, F, F, V. B) F, V, F, V. C) F, V, V, F.

D) V, V, F, F.

06. Assinale a alternativa que NÃO contém uma forma de layout padrão (view groups) do Android API level 22:

A) Flow Layout.

B) List View. C) Grid View. D) Relative Layout.

07. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Além do Android SDK, a configuração padrão para preparar um ambiente de desenvolvimento Android inclui a instalação do JDK.

II. O Android Virtual Device Manager provê uma interface gráfica do usuário, através da qual pode se criar e gerenciar Android Virtual Devices (AVDs).

(4)

III. Atualmente, somente é possível criar ambientes de desenvolvimento Android em sistemas operacionais open-source, como Ubuntu Linux e FreeBSD.

A) As afirmativas I, II e III são verdadeiras. B) Somente a afirmativa II é verdadeira.

C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

D) Somente a afirmativa I é verdadeira.

08. No Android, quais componentes são criados a partir de ações do usuário e representam a intenção de se realizar alguma atividade, como iniciar o aplicativo de correio eletrônico ou abrir uma página, utilizando-se do navegador que acompanha o Android. O código mostrado a seguir apresenta corretamente um exemplo de utilização desse componente.

Uri uri = Uri.parse("http://www.etec.sp.gov.br"); Intent intent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, uri); startActivity(intent);

A) Intents

B) windowsActivity C) parse

D) ACTION_VIEW

09. Apesar dos incrementos das capacidades de memória e de processamento dos dispositivos móveis, limites são sempre atingidos em razão da demanda crescente dos usuários por aplicativos com as mais variadas funções, muitas vezes envolvendo o uso de múltiplos sensores e recursos gráficos de alta qualidade.

Caso o conjunto de aplicativos utilizados exceda o total de memória disponível, o sistema operacional Android irá:

A) solicitar ao usuário que termine um dos aplicativos em uso.

B) terminar automaticamente o aplicativo de menor prioridade.

C) terminar todos os aplicativos.

D) terminar apenas o aplicativo em uso.

10. A respeito dos arquivos que compõem um projeto android, assinale a opção correta.

A) O arquivo mainActivity.java contém os métodos básicos de acesso ao android e às bibliotecas necessárias para que os aplicativos sejam executados.

B) O arquivo persistent.xml, criado por padrão no diretório raiz da aplicação, é utilizado para o armazenamento de constantes utilizadas no aplicativo.

(5)

C) Cada atividade criada em um aplicativo deve ser declarada no arquivo activity.xml.

D) O arquivo main.xml define a interface de usuário para sua atividade.

11. Em uma aplicação Android que utiliza um banco de dados SQLite se deseja acessar os métodos delete, update, insert, query e execSQL para executar operações no banco de dados. Para acessar estes métodos será necessária uma variável da classe.

A) PreparedSQLiteStatement. B) SQLiteDatabaseManager. C) SQLiteDatabaseTransaction.

D) SQLiteDatabase.

12. Os componentes gerenciadores de layout no Android, também chamados de ViewGroups, são classes que orientam o posicionamento dos componentes visuais na tela do dispositivo móvel. O gerenciador de layout:

A) AbsoluteLayout permite adicionar componentes na tela, sendo que a posição destes leva em consideração a posição de outro componente adicionado ou do gerenciador de layout no qual ele se encontra.

B) GridLayout permite dividir a área do container como se fosse uma grade formada por linhas e colunas, cujo cruzamento constitui uma célula. Não é permitido definir células vazias ou que uma célula ocupe mais de uma linha ou coluna.

C) TableLayout é utilizado para organizar os componentes no formato linha/coluna, sendo um dos mais utilizados para apresentar formulários de cadastros em aplicativos móveis.

D) FullLayout é usado quando um componente deve preencher toda a área da tela. Ele reserva um espaço que será utilizado por um único componente. Se mais de um componente for adicionado, haverá sobreposição ao anterior.

13. As APIs estabelecidas para o Android permitem total modificação por meio de programação do seu conteúdo. Porém, programas que não precisa envolver-se em detalhes da implementação do software podem apenas utilizar os serviços, se a preocupação de como funciona, utilizando apenas as características menos evidentes ao usuário padrão. Um ponto forte das APIs básicas do Android é a otimização que estas possuem, focando a utilidade dos pacotes, em conjunto com um bom aproveitamento, deixando de fora pacotes pesados e pouco evoluídos. Através destas, pode ser criada toda a interface com o usuário, permitindo a criação de telas, acessar arquivos, criptografar dados, ou seja, utilizar a funcionalidade definida pelo utilizador.

Entre as principais APIs podemos destacar a Responsável pela disponibilização dos dados através das aplicações tornando esses dados públicos. Quase todo tipo de dado é compartilhável, como áudio, vídeo, imagens e texto.

(6)

A) Content Providers (android.provider)

B) Window Manager (android.view) C) Location Manager (android.maps) D) Activity Manager

14. Toda aplicação Android deve possuir um arquivo de nome _________ em seu diretório raiz.

Preenche corretamente a lacuna: A) Andoid.xml

B) Manifest.xml

C) AndoidManifest.xml

D) Android.permission.xml

15. Um dos destaques do Android é que ele é um sistema aberto. Isso quer dizer que diversos desenvolvedores podem atuar nesse sistema, entregando melhorias conforme novas tecnologias vão surgindo.

Acerca do controle de processos do Sistema Operacional Android, assinale a alternativa correta.

A) Broadcast receivers são componentes responsáveis por receber e tratar eventos oriundos do sistema ou de outras aplicações e não possuem interface com o usuário, apesar de poderem lançar notificações de alerta.

B) Para permitir que um aplicativo interfira com a sandbox de outro aplicativo, acesse dados privados, ou execute quaisquer funções que não estão diretamente relacionadas com a aplicação em si, deve-se declarar a permissão em arquivo XML específico.

C) Uma activity é uma descrição abstrata de uma operação a ser executada. Ela representa uma mensagem, um pedido que é encaminhado ao sistema operacional, e pode ativar um broadcast ou enviar uma mensagem para aplicações que executam em outros processos, entre outros.

D) Uma intent é basicamente um elemento de gestão da aplicação Android para a interface com o usuário. Todo aplicativo Android começa por ela.

16. Assinale a opção correta com relação ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na plataforma Android.

A) É no arquivo denominado web.xml que se realiza a declaração de componentes de um aplicativo Android.

B) Para que a aplicação desenvolvida em Android seja compatível com versões mais antigas do sistema operacional, é necessário, quando da utilização de novos recursos, verificar a versão da plataforma por meio das constantes presentes na classe Build.

C) No sistema operacional Android, todos os aplicativos são executados sobre uma mesma máquina virtual.

D) Na construção de um aplicativo Android as telas são criadas mediante a API javax.swing, como em aplicações desktop em Java.

(7)

17. No desenvolvimento Android existem duas versões de API de Mapas, porém, em dezembro de 2012, o Google descontinuou a primeira versão criada e passou a utilizar apenas a versão mais atual, denominada Google Maps Android API – versão 2. Qual classe fazia parte da primeira versão e ficou obsoleta, deixando de existir na versão 2 ?

A) AccessFineLocation B) Maps

C) MapView D) MapsReceive

18. Bluetooth é muito utilizado como forma de comunicação entre dispositivos móveis, mas seu uso é um tanto quanto trabalhoso. É muito comum a necessidade de realizar uma validação conforme código abaixo:

BluetoothAdapter btfAdapter = BluetoothAdapter.getDefaultAdapter(); if ( btfAdapter != null ) {

} else { }

No código acima, o que significa se a condição do if for verdadeira:

A) Que o dispositivo está conectado com outro dispositivo via bluetooth B) Que o dispositivo possui bluetooth mas o recurso está desativado C) Que o dispositivo possui bluetooth

D) Que o dispositivo possui bluetooth e está visível para outros dispositivos

19. Para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis baseados em Android são utilizados elementos básicos, sobre os quais é INCORRETO afirmar:

A) A classe pai para os objetos que são colocados na tela do Android é a classe View. B) Uma View é um espaço retangular delimitado na tela do dispositivo Android.

C) O Android provê uma estrutura XML que declara as classes e subclasses das Views, mas o usuário pode criar o layout de uma aplicação apenas usando uma IDE Java.

D) Em uma View se encaixam os widgets e também os gerenciadores de layout, que funcionam como containers para outros widgets.

20. Em relação a desenvolvimento de Sistemas - Mobile Development, analise os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa.

( ) Com o uso do banco de dados SQLite, incluso no Android, é possível desenvolver um provedor de

conteúdo, bem como um servidor de banco de dados, que necessita gerenciar o acesso aos dados

com persistência. No entanto, não se justifica a utilização de um provedor de conteúdo para

disponibilizarem-se dados para várias atividades ou aplicativos distintos.

( ) O Android pode ser executado sobre qualquer sistema operacional, pois os aplicativos Android são

escritos na linguagem de programação Java e executados em uma máquina virtual Java.

(8)

( ) A classe Andoidbeans.javaC possui o quarteto de atividades básicas para inserção, consulta,

atualização e exclusão.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A) V, F, F

B) F, F, F

C) F, V, V

D) V, V, F

(9)

RASCUNHO

FOLHA DE RESPOSTAS

(10)

FOLHA DE RESPOSTAS DA PROVA TEÓRICA

CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO - EDITAL Nº. 277/01/2016 - PROCESSO 3632/2016

TECNOLOGIAS PARA MOBILIDADE

NOME COMPLETO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director