• Nenhum resultado encontrado

MATEMÁTICA. Prezado(a) Aluno(a), Parabéns! Você está prestes a realizar o 2º Simulado ENADE Estácio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MATEMÁTICA. Prezado(a) Aluno(a), Parabéns! Você está prestes a realizar o 2º Simulado ENADE Estácio."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Duração do simulado: 3 horas.

Tempo mínimo de permanência: 1 hora.

Ao término, entregue CARTÃO e FOLHAS DE RESPOSTAS, assim como o caderno de ques-tões do simulado.

Responda a todas as questões sem deixar qualquer delas em branco – seja na discursi-va, seja na de múltipla escolha. Lembre-se que esta é uma das condições para você re-ceber as horas de AAC.

Após o início da prova é proibida a utilização de qualquer aparelho eletrônico (exemplos: notebook, tablet, câmera fotográfica, calcu-ladora etc) .

II Simulado Enade Estácio – Setembro de 2014.

1. Leia as Questões Discursivas de Conheci-mento Específico e esboce a resposta; 2. Faça as Questões Objetivas de

Conheci-mento Específico que souber, pule as que tiver dúvida;

3. Escreva a Resposta das Discursivas de Co-nhecimento Específico na folha de respos-tas;

4. Responda TODAS as Questões Objetivas de Conhecimento Específico no cartão de resposta;

5. Esboce as respostas das Questões Discur-sivas de Formação Geral;

6. Faça as Questões Objetivas de Formação Geral que souber, pule as que tiver dúvi-das;

7. Escreva a Resposta das Discursivas de For-mação Geral na folha de respostas; 8. Responda TODAS as Questões Objetivas

de Formação Geral no cartão de resposta.

Prezado(a) Aluno(a),

Parabéns! Você está prestes a

reali-zar o 2º Simulado ENADE Estácio.

Esta prova foi produzida

exclusiva-mente para o seu curso e é um

pas-so importante na preparação para

sua carreira e futuro profissional.

Um bom desempenho no ENADE

valoriza ainda mais o seu diploma e

o coloca à frente nas disputas do

mercado de trabalho.

Se você planeja prestar concurso

público, aproveite: essa também é

uma excelente preparação para as

provas que estão por vir.

Siga as instruções e prepare-se para

o ENADE em 23 de novembro!

BOA PROVA!

(2)

Formação Geral

QUESTÃO 01 .....__....__

A Morte — O Sol do Terrível

Com tema de Renato Carneiro Campos Mas eu enfrentarei o Sol divino,

o Olhar sagrado em que a Pantera arde. Saberei porque a teia do Destino não houve quem cortasse ou desatasse. Não serei orgulhoso nem covarde,

que o sangue se rebela ao toque e ao Sino. Verei feita em topázio a luz da Tarde, pedra do Sono e cetro do Assassino. Ela virá, Mulher, afiando as asas,

com os dentes de cristal, feitos de brasas, e há de sagrar-me a vista o Gavião. Mas sei, também, que só assim verei a coroa da Chama e Deus, meu Rei, assentado em seu trono do Sertão.

(Ariano Suassuna - http://www.jornaldepoesia.jor.br/ari.html)

No texto de Ariano Suassuna, o autor sugere que: A Ele se considera um fraco.

B O destino pode ser comandado por nós. C O Sertão é lugar sagrado.

D A tarde é um período do dia bom para dormir. E A morte é como uma mulher delicada.

ÁREA LIVRE .

QUESTÃO 02 ...____ O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.

Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir.

I. O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.

II. O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas de conservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.

III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.

IV. Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.

É correto APENAS o que se afirma em A I.

B II. C I e III. D II e IV. E III e IV.

(3)

Formação Geral

QUESTÃO 03 ...____ A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”. Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).

É um título adequado ao texto apresentado acima:

A Computador: o legado mundial para as gerações futuras

B Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas

C Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas D Engajamento de crianças e jovens na

preservação do legado natural: uma necessidade imediata

E Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras

QUESTÃO 04 ...____ Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.

PORQUE

Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As duas são proposições verdadeiras, e a

segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas são proposições verdadeiras, mas a

segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

D A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

(4)

Formação Geral

QUESTÃO 05 ...____

Na tabela abaixo, é apresentada a distribuição do número de empregos formais registrados em uma cidade brasileira, consideradas as variáveis setores de atividade e gênero, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Número de empregos formais por total de atividades e gênero, de 2009 a 2011.

Com base nas informações da tabela apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. O setor com o melhor desempenho em termos percentuais foi o da Administração Pública, com a geração de 7 490 postos de trabalho entre 2010 e 2011.

II. De uma forma geral, comparando-se os dados de gênero, as mulheres vêm ocupando mais postos de trabalho na Administração Pública e perdendo postos na Construção civil.

III. Entre 2010 e 2011, o aumento na distribuição dos postos de trabalho entre homens e mulheres foi mais equilibrado que o ocorrido entre 2009 e 2010.

IV. O setor com o pior desempenho total entre 2010 e 2011 foi o da Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, que apresentou aumento de somente 7 postos de trabalho.

É correto APENAS o que se afirma em: A I e II.

B I e IV. C III e IV. D I, II e III. E II, III e IV.

(5)

Formação Geral

QUESTÃO 06 ...____ O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.” CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado

de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado).

Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.

PORQUE

II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições

verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições

verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 07 ...____ A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.

O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.

O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe

A a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.

B a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

C o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

D a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico. E a distribuição homogênea das reservas naturais

entre as nações e as regiões em nível global e regional.

(6)

Formação Geral

QUESTÃO 08 ... ...____

Nelson Rolihlahla Mandela, (M vezo em 1918 -Joanesburgo em 2013) - Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não violenta da juventude; é considerado o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica.

Considere as alternativas abaixo:

I. O apartheid foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.

II. A luta contra a discriminação no país levou Mandela a ser acusado de traição, sabotagem e conspiração

contra o governo em 1963, tendo sido condenado à prisão perpétua

III. Em 1993, Nelson Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta e na ocasião, ele dividiu o prêmio

com Frederik de Klerk, ex-presidente da África do Sul que iniciou o término do regime segregacionista e o libertou da prisão.

IV. Em 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, adotando um tom de reconciliação e superação

das diferenças, com a realização da Copa Mundial de Rúgbi, em 1995, no país.

É correto o que se afirma em: A I e II, apenas.

B I e III, apenas. C III e IV, apenas. D I, II e III, apenas. E I, II, III e IV.

(7)

Formação Geral

QUESTÃO 09 – DISCURSIVA 01 – FORMAÇÃO GERAL ...

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.

O total de alunos matriculados na educação superior brasileira ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. É o que apontam os dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação em setembro de 2013. Esse número representa aumento de 4,4% no período 2011–2012. Enquanto o número de matrículas nas instituições públicas cresceu 7%, o aumento na rede particular, responsável por 73% do total, foi de 3,5%.

Se considerarmos o período de 2001-2012, podemos verificar que há tendência de crescimento nesta modalidade.

Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a distância, justificando brevemente cada uma delas.

(8)

Formação Geral

QUESTÃO 10 – DISCURSIVA 02 – FORMAÇÃO GERAL ... A Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como o uso de força física ou poder, por ameaça ou na

prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. Essa definição agrega a intencionalidade à prática do ato violento propriamente dito, desconsiderando o efeito produzido.

DAHLBERG, L. L.; KRUG, E. G. Violência: um problema global de saúde pública. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 18 jul. 2012 (adaptado).

A partir da análise das charges acima e da definição de violência formulada pela OMS, redija um texto dissertativo a respeito da violência na atualidade. Em sua abordagem, deverão ser contemplados os seguintes aspectos:

 tecnologia e violência;

 causas e consequências da violência na escola;

(9)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 11 .....__....__

Mário brinca com 24 moedas de R$ 1,00. Inicialmente, ele forma com elas três pilhas. Em seguida, dobra a segunda pilha colocando nela moedas retiradas da primeira; depois, dobra a terceira com moedas retiradas da segunda e, finalmente, dobra o que restou na primeira pilha com moedas retiradas da terceira, ficando, assim, as três pilhas com o mesmo número de moedas. O número de moedas que havia, no início, na pilha mais alta, era: A 6 B 7 C 8 D 11 E 12 QUESTÃO 12 ...____ Sabe-se que ao iniciar a utilização da água de um reservatório, o nível da superfície da mesma está 24m acima do fundo. Após dois dias de utilização, o nível da água está a 22,4 m e, após cinco dias, o nível cai para 17m. Admitindo que se possa utilizar uma função polinomial de grau dois para modelar a determinação do nível de água, em quanto tempo o reservatório esvaziará? A 8 dias B 15 dias C 12 dias D 20 dias E 10 dias QUESTÃO 13 ...____ Uma pequena turma possui 4 alunos. Uma professora coletou as provas resolvidas pelos alunos e imediatamente repassou para eles mesmos corrigirem. De quantas maneiras é possível fazer isto sem que um aluno receba a mesma prova que fez?

A 6 B 9 C 14 D 23 E 24 QUESTÃO 14...____ Considere f: R R uma função derivável até ordem 2, pelo menos, tal que

𝑓(𝑥) = {𝑥

3

𝑠𝑒 𝑥 ≤ 1

𝑥

2

− 2𝑥 + 4 𝑠𝑒 𝑥 > 1

Analise as afirmações a seguir:

I. A derivada da função f não é definida no ponto 1 II. A função f possui três pontos críticos e estes são:

1, 0 e 2

III. Temos dois pontos críticos e estes são zero e 2, onde zero é ponto de mínimo relativo e 2 é ponto de máximo relativo

Com base nos dados da função f defina quais das afirmações abaixo podem ser classificadas como verdadeira. A I e II, apenas. B I, II e III. C II e III, apenas. D III, apenas. E I, apenas. QUESTÃO 15 ...____ Um sólido de revolução é gerado pela rotação de uma região do plano, em torno de uma reta chamada eixo de revolução, contida no plano. Seja S o sólido gerado pela rotação do plano limitada por y = f(x) e y = g(x) em torno do eixo de revolução poderemos definir o volume deste sólido gerado.

Com base nesta informação determine o volume do sólido gerado pelo triângulo retângulo com vértices (a,0), (b,0) e (a,h) em torno do eixo y. Suponha que 0 < a < b e h > 0. A 𝜋ℎ3

𝑏𝑎

B 𝜋ℎ3 C 𝜋ℎ2 D 𝜋 2

(𝑏 − ℎ𝑎)

E 𝜋ℎ3

(𝑏 − 𝑎)(𝑏 + 2𝑎)

(10)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 16 ...____ Uma indústria de brinquedos infantis quer produzir um novo brinquedo para lançar no mercado antes do natal. O novo brinquedo é um sólido gerado no primeiro octante limitado pelo cone z = r e o cilindro r = 4 sen  que será parcialmente preenchido por um liquido azul. Sabendo que o brinquedo é dividido ao meio e o liquido azul preencherá uma das metades do volume do sólido, qual o volume do sólido que será preenchido pelo líquido azul? A 1289 u.v B 19 u.v C 124 u.v D 12818 u.v E 128 u.v QUESTÃO 17 ...____ Considere a função f: (-1,+oo)  R contínua e derivável. Sabe-se que f(0) = 0, f '(0) = a e que f(x+1) = ef(x) para todo x > – 1. Calculando f '(3), obtemos A a e(e+1) B a (e+1) C a (e+1) D a e(e+a) E e(a+1) QUESTÃO 18 ...____ As raízes da equação 𝑥2− 𝑎𝑥 + 𝑏 = 0 são diferentes de zero e são os quadrados das raízes da equação 𝑥2− 𝑏𝑥 + 𝑎 = 0 . As raízes das equações não são necessariamente reais, mas a e b são reais. Então, o valor de a é A −√2 B √2 C √3 D √23 E √33 QUESTÃO 19 ...____ Se as equações paramétricas de uma circunferência são

sen

y

x

4

1

cos

4

, com 0° < α < 360°, então as coordenadas do centro O e do raio r dessa circunferência são, respectivamente: A O(0,1) e r=4 B O(0,1) e r=16 C O(1,0) e r=4 D O(0,-1) e r= 16 E O(0,0) e r= 4 QUESTÃO 20 ...____ Um raio luminoso parte de M(2,12) e se reflete em N(10,0). É correto então dizer que a equação da semirreta r, trajetória do raio refletido e o ângulo formado pelos raios incidente e refletido são, respectivamente:

A 2x+3y-40=0 e 56° B 3x-2y-30=0 e 68° C 3x+2y-30=0 e 56° D 3x-2y-30=0 e 34° E 2x+3y+40=0 e 68° QUESTÃO 21 ...____ Um cone e um cilindro têm uma base comum e o vértice do cone se encontra no centro da outra base do cilindro. Determine o valor do ângulo  formado pela altura desse cone e por sua geratriz, sabendo que as áreas totais do cilindro e do cone estão entre si como 7 : 4.

A =arcsen(2/5) B =arcsen(1/5) C =arcsen(4/5) D =arcsen(3/5) E =arcsen(2/3) QUESTÃO 22 ...____ Seja MN uma corda paralela ao diâmetro AB de uma circunferência. A tangente à Circunferência no ponto A corta as retas BM e BN nos pontos P e Q, respectivamente. Sendo AP=x e AQ=y, o valor de AB será: A xy B 𝑥√𝑦 C 𝑦√𝑥 D √𝑥𝑦 E x.(x+y) QUESTÃO 23 ...____ Os catetos de um triângulo retângulo são iguais a “b” e “c”. O comprimento da bissetriz do ângulo reto desse triângulo é igual a: A 𝑏√2𝑏+𝑐 B 𝑏+𝑐𝑐√2 C 𝑏𝑐√2𝑏+𝑐 D 𝑏𝑐√2𝑏−𝑐 E 𝑏−𝑐𝑏𝑐

(11)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 24 ...____ Como foram erguidas as pirâmides do Egito?

“A construção das pirâmides botou milhares de egípcios para suar, exigiu conhecimentos avançados de matemática e muitas pedras. Das cem pirâmides conhecidas no Egito, a maior (e mais famosa) é a de Quéops, única das sete maravilhas antigas que resiste ao tempo. Datada de 2 550 a.C., ela foi a cereja do bolo de uma geração de faraós com aspirações arquitetônicas. Khufu (ou Quéops, seu nome em grego), que encomendou a grande pirâmide, era filho de Snefru, que já tinha feito sua piramidezinha. O conhecimento passou de geração em geração, e Quéfren, filho de Quéops, e Miquerinos, o neto, completaram o trio das pirâmides de Gizé. Para botar de pé os monumentos, que nada mais eram que tumbas luxuosas para os faraós, estima-se que 30 mil egípcios trabalharam durante 20 anos.” "Esses trabalhadores eram trocados a cada três meses. A maioria trabalhava no corte e transporte dos blocos", diz Antonio Brancaglion Jr., egiptólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...” (por Marina Motomura, Revista Mundo Estranho – Grupo Abril - Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foram-erguidas-as-piramides-do-egit)

Desejando-se construir uma pirâmide cuja base é um triângulo de lados 7, 8 e 9 e cujas arestas laterais formam ângulos de 60° com a base, qual será a altura dessa pirâmide? A 2310√15 B 2315√13 C 2110√13 D 2310√13 E 2110√15 QUESTÃO 25 ...____

Em uma determinada loja, uma mercadoria tem o preço de $ 2.400,00 e o comprador tem um mês para efetuar o pagamento. Se o comprador quiser pagar à vista, a loja dá um desconto de 20%. Sabe-se que o mercado financeiro oferece rendimento de 35% ao mês.

Com relação ao cenário descrito, assinale a opção correta.

A A melhor opção é o pagamento à vista.

B Não há diferença entre as duas modalidades de

pagamento.

C No pagamento a prazo, o comprador lucra, no

fim do mês, $ 192,00.

D No pagamento a prazo, o comprador lucra, no

fim do mês, $ 210,00.

E No pagamento a prazo, o comprador lucra, no

fim do mês, $ 252,00.

QUESTÃO 26 ...____ Em uma turma, a média das alturas de seus 20 alunos é 1, 5 m. Se Luiz, um dos alunos da turma, for retirado da contagem, a média aumenta em 2%. Por uma questão de adaptação, Antônio, que é um aluno desta escola, será transferido para a turma de Luiz, fazendo com que a média das 21 alturas diminua em 2%.

Assim, a diferença entre as alturas de Luiz e Antônio é: A 6 cm B 5 cm C 4 cm D 3 cm E 2 cm QUESTÃO 27 ...____ A soma de todas as soluções da equação em C :

z2+|𝑧|2 +iz -1 =0 é igual a: A 2 B ½ C 0 D -1/2 E -2i QUESTÃO 28 ...____ Para calcular a probabilidade de uma moeda de raio r cair totalmente dentro de um ladrilho formado com ladrilhos quadrados de lado l , calculamos a probabilidade de seu centro cair dentro de um quadrado menor com lado l-2r (tiramos uma "borda" de tamanho r dos lados do quadrado). Essa probabilidade é igual a (𝑙−2𝑟𝑙 )2.

Na Esmeralândia, as moedas são retangulares. Qual é a probabilidade de uma moeda de lados 3 e 4 cair totalmente de um ladrilho formado por retângulos de lados 10 e 20? A Menos de 0,375. B Exatamente 0,375. C Mais de 0,375 e menos de 0,595. D Exatamente 0,595. E Mais de 0,595.

(12)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 29 ...____ Considere um triangulo equilátero com 10 metros de lado que está dividido em triângulos, também equiláteros, com 1 metro de lado. Uma centopeia encontra-se no triângulo da primeira linha indicado pelo sombreado na figura e pretende deslocar-se até ao triângulo do topo. A centopeia passa de um triângulo para outro com o qual tenha um lado em comum, mas não recua nem passa para triângulos de linhas abaixo. Quantos caminhos possíveis existem? A 7! B 8! C 9! D 10! E 11! QUESTÃO 30 ...____ Uma indústria precisa produzir, para uma determinada loja, caixas retangulares sem tampa de maior volume. Considerando que estas caixas devam ser construídas de modo que sua área seja 36m2,

determine quais devem ser as dimensões desta caixa.

A A caixa terá base triangular de lado 2 m e altura 3m.

B A caixa terá base quadrada de lado 2 √3 m e altura 2 m.

C A caixa terá base retangular de lado √3 m e 3 e altura 2 m.

D A caixa terá base quadrada de lado 2 m e altura 2 m.

E A caixa terá base quadrada de lado 2 √3 m e altura √3 m.

(13)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 31 ... ...____ Um esqueitista treina em três rampas planas de mesmo comprimento a, mas com inclinações diferentes. As figuras a seguir representam as trajetórias retilíneas AB = CD = EF, contidas nas retas de maior declive de cada rampa.

Sabendo que as alturas, em metros, dos pontos de partida A, C e E são, respectivamente, h1, h2 e h3, conclui-se que h1+h2 é igual a:

A ℎ3√3 B ℎ3√2 C 2ℎ3 D ℎ3 E ℎ3√3

3

QUESTÃO 32 ... ...____ Um dos Símbolos do Rio de Janeiro, o Bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos em 2013, contabilizando recorde de viagens: foram 77.441 percursos nos dois bondinhos.

Em 24 de outubro de 2012, o site de noticias do IG, Último Segundo, exibiu uma reportagem sobre o aniversário deste que é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro.

“O projeto era ousado. Construir um caminho aéreo entre os dois morros da enseada da Baía de Guanabara. O ano, 1908. Quatro anos depois, o primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado. O bondinho comportava 22 passageiros, era de madeira e sustentado por apenas um cabo de aço. O segundo trecho do percurso, que ligaria o morro do Pão de Açúcar, entrou em operação no ano seguinte. Até então só existiam dois teleféricos no mundo: o do Monte Ulia, na Espanha (com 280 metros de extensão), e o de Wetterhorn, na Suíça (com 560 metros). Nada que se comparasse, portanto, ao Pão de Açúcar, cujas duas linhas somam 1 263 metros. “Como não havia helicópteros, a construção utilizou equipes de alpinistas especialmente treinados, que levavam as peças nas costas, em escaladas perigosas”, diz Giuseppe Pellegrini, diretor técnico da empresa que administra os bondinhos.

Da Praia Vermelha ao Morro da Urca, a distância é de 528 metros, percorridos a uma velocidade de aproximadamente 22 km/h, com tempo total de 3 minutos. Da Urca até o Pão de Açúcar, a distância é de 735 metros, percorridos a uma velocidade de aproximadamente 31 km/h, com tempo de viagem também de 3 minutos.”

(14)

Conhecimento Específico - Matemática

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2012-10-24/simbolo-do-rio-de-janeiro-bondinho-do-pao-de-acucar-completa-100-anos.html

Considere as afirmativas a seguir.

I. A média de visitantes por hora da baixa temporada é inferior a 20% da média de visitantes por hora na alta temporada.

II. O aumento do peso da cabine de 1972 a 2008 foi igual a 20% do aumento do peso da cabine de 1912 a 1972.

III. Houve um aumento de 400% na velocidade média em relação aos anos de 1912 e 2008.

Com relação a estas afirmativas, às informações contidas na reportagem e no infográfico, está(âo) correto(s): A II, apenas.

B I e II, apenas. C I, II e III. D III, apenas. E II e III, apenas.

(15)

Conhecimento Específico – Conhecimentos Pedagógicos

QUESTÃO 33 ...____ O estudo mais profundo da realidade nos leva a perceber que ela é mais complexa do que parece à primeira vista. Nem sempre todos os aspectos parecem claros, quando olhamos um fato, uma realidade ou mesmo um quadro. Nossa forma de raciocinar foi condicionada ao pensamento disjuntivo. É forma comum de pensar e falar: é isso ou aquilo, é certo ou errado, é ficção ou realidade, é falso ou verdadeiro etc. Numa perspectiva relacional dizemos que uma determinada situação pode ser certa e/ou errada; falsa e/ou verdadeira; ficção e/ou realidade.

Observe atentamente o quadro a seguir do gravador Holandês Maurits Cornelis Escher e leia as afirmações.

I. O quadro retrata um garoto e uma garota montando um quebra cabeça.

II. No quadro, o garoto ajoelhado representa a realidade e os demais personagens são fictícios, pois são parte do quebra cabeça.

III. O quadro nos apresenta uma relação de continuidade e complementaridade entre a ficção e a realidade.

IV. No quadro, há nítida separação entre ficção e realidade.

V. No quadro, todos os personagens, figuras humanas, são retratados como fictícios. VI. Há uma relação de oposição entre a ficção e a realidade.

Assinale a afirmativa que contém, na perspectiva relacional, TODOS os itens verdadeiros: A I – II.

B II – III. C II – IV. D V- VI. E III-VI.

(16)

Conhecimento Específico – Conhecimentos Pedagógicos

QUESTÃO 34 ...____ Analise o seguinte enunciado:

Nesse mundo de expressões diversificadas, o leitor é chamado a interagir de forma mais efetiva, nos diferentes processos comunicativos,

PORQUE

pensar em leitura e escrita, nos dias de hoje, é considerar a existência de uma nova dinâmica promovida pela difusão de inúmeras linguagens, que participam das atividades cotidianas dos

indivíduos em sociedade. Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.

A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira. C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E Tanto a primeira asserção como a segunda são proposições falsas.

QUESTÃO 35 ...____

Quando perguntado em entrevista à Revista Kalunga: "O que o professor precisa desenvolver na sala de aula?" o professor Nilson Machado respondeu: "Eu acho que em vez de ler, escrever e contar, ele tem que desenvolver a capacidade de expressão e compreensão. Expressão de si e compreensão do outro. Expressão em diferentes linguagens. Antigamente, a ideia geral de leitura era ler e entender um texto; agora, é preciso ler o mundo."(www.revistakalunga.com.br.)

Correlacionando a tirinha da Mafalda com a argumentação de Nilson José Machado, avalie as afirmativas a seguir: I. O processo de conhecimento deve ser construído de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno

possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca. II. O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar a realidade.

III. A escola deve ensinar os conteúdos com o compromisso de que tudo que foi proposto durante o ano letivo seja transmitido aos alunos.

IV. O Currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal.

V. O ato de planejar deve ser encaminhado sob uma perspectiva de uma prática social. Estão corretas APENAS as afirmativas:

A I e II. B I , II e III. C I , III e V. D II , III e IV. E I , II e V.

(17)

Conhecimento Específico – Conhecimentos Pedagógicos

QUESTÃO 36 ...____ Os meios de comunicação têm causado impactos nos modos de pensar e nas práticas sociais da juventude que afetam os processos de ensino e aprendizagem.

“É em razão dessas demandas que a didática precisa incorporar as investigações mais recentes sobre modos de aprender e ensinar e sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Mais precisamente, será fundamental entender que o conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar. Nesse caso, a característica mais destacada do trabalho de professor é a mediação docente pela qual ele se põe entre o aluno e o conhecimento para possibilitar as condições e os meios de aprendizagem, ou seja, as mediações cognitivas”

(LIBÂNEO). Dessa forma, a prática do professor deverá contribuir para:

A um ensino que conforme o estudante para o respeito e a obediência em qualquer situação. B a formação de sujeitos pensantes e críticos com competências para lidar com a realidade. C a formação de um sujeito que depende sempre do professor para aprender.

D um ensino que privilegie a atividade do aluno e esteja centrado no professor.

E a formação do professor que privilegie a transmissão do conhecimento centrada na sua ação em sala de aula.

QUESTÃO 37 ...____ Um dos desafios impostos ao professor seria criar, na sala de aula, um ambiente onde os alunos questionassem o mundo, se sentissem insatisfeitos com as limitações de suas representações e abertos às explicações científicas, a fim de que, através do conhecimento crítico, pudessem lutar pela transformação das suas realidades sociais. Entretanto, para que essa prática pedagógica se concretize no espaço de sala de aula, é necessária uma mudança de postura por parte de alunos e professores. É preciso romper com o modelo tradicional de ensino em que o aluno apenas assimila passivamente o conteúdo que o professor determinou como verdade absoluta. Requer uma prática desveladora, que desoculta realidades e contribui para a formação crítica e emancipada dos alunos.

Nesse sentido, é preciso que o professor assuma uma postura de pesquisador, na qual o docente:

A reproduz modelos teóricos em sua prática, seguindo o livro didático como referência determinante.

B age intuitivamente sem intenção em sua prática, tratando em sala de aula apenas conteúdos trazidos pelos alunos.

C é empirista em sua prática, tomando como referência experiências passadas que deram certo.

D se aprofunda nas fontes teóricas e as confronta dialeticamente com sua prática, buscando novas respostas. E faz experimentos em laboratórios, visando à descoberta de uma prática que possa ser aplicada em todos

(18)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 38 – DISCURSIVA 03 – FORMAÇÃO ESPECIFICA ...

(19)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 39 – DISCURSIVA 04 – FORMAÇÃO ESPECIFICA ...

Seja

f

(

x

)

e

x

sen x. Calcule f

(2001)

(0).

(20)

Conhecimento Específico - Matemática

QUESTÃO 40 – DISCURSIVA 05 – FORMAÇÃO ESPECIFICA ...

Uma roda com 8 cm de raio, encostada a uma semicircunferência com 25 cm de raio, como se mostra na figura, desloca-se apoiada no diâmetro da semicircunferência até que choca com esta.

Qual é o comprimento da porção daquele diâmetro que não é tocada pela roda?

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Pés Banco: Tubo Retangular de Aço Acabamento: Ripamento em esmalte sintético, verniz ou rústico (pentox), pés do banco em esmalte sintético Fixações: Parafusos Francês.

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo