• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO ENACTUS LEÃO SAMPAIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO ENACTUS LEÃO SAMPAIO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO ENACTUS LEÃO SAMPAIO 2017.2

Edital nº 002/2017

A Presidente do Time Enactus Leão Sampaio, Isaura Caroline Abrantes Silva, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos e todas, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo Enactus Leão Sampaio 2017.2, com objetivo de recrutar e selecionar estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Leão Sampaio, que tenha o desejo e a empatia de doar voluntariamente seus conhecimentos e habilidades aprendidos em sala de aula, possibilitando a continuidade e o progresso do Time Enactus Leão Sampaio. Os projetos realizados tratam do Empreendedorismo voltado para a sustentabilidade através do empoderamento econômico e social de comunidades, buscando ressaltar também o viés ecológico. Destarte, as atividades realizadas nesses, visam acoplar três facetas: o econômico, o social e o ecológico.

A Enactus é uma comunidade mundial de alunos, acadêmicos e líderes de negócios comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para transformar vidas e construir um mundo melhor e mais sustentável. (Handbook Enactus, 2015, p.2). Mais em: www.enactus.org

1. DAS DISPOSIÇÕES PRIMÁRIAS

1.1. Estarão aptos a se inscrever todos os alunos devidamente matriculados nos

cursos de: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Medicina Veterinária e quaisquer cursos de pós-graduação do Centro Universitário Leão Sampaio.

(2)

1.2. A jornada de trabalho mínima requerida para os membros é de 30 horas mensais.

1.3. O objetivo desse processo seletivo é encontrar talentos que somem com Time

Enactus Leão Sampaio, aplicando suas habilidades, competências e conhecimentos técnicos e administrativos nas ações e projetos desenvolvidos pelo time.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1.As inscrições serão realizadas no período de 30 de agosto a 06 de setembro de 2017, através do link: https://goo.gl/forms/J5St8SwU90nve3KC3 disponível nos sites da:

● Site da UNILEÃO: www.leaosampaio.edu.br;

● Time Enactus Leão Sampaio: http://enactusleaosampaio.org/

● Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/enactusleaosampaio/ ● Instagram do time: https://www.instagram.com/enactusleaosampaio/

2.2. Não será cobrada taxa de inscrição.

2.3. A inscrição será validada apenas se houver o preenchimento completo do

formulário online.

2.4. O candidato tem o dever de informar com exatidão os dados solicitados no

formulário de inscrição, podendo ter sua inscrição anulada a qualquer tempo se for comprovada falsidade nas informações prestadas.

2.5. Ao preencher e enviar o formulário, o candidato afirma ter conhecimento e

estar de acordo com todos os termos deste edital.

3. DAS VAGAS

3.1. Esse edital oferece 30 vagas para o Time Enactus Leão Sampaio (VER

(3)

3.2. No ato da inscrição, o candidato poderá especificar a vaga que deseja concorrer.

3.3. Ao Time Enactus Leão Sampaio, reserva-se o direito de distribuir os

candidatos pré-selecionados às áreas e projetos conforme seu desejo e necessidade própria.

4. DA SELEÇÃO

4.1. A seleção dos recrutados acontecerá no Campus Crajubar do Centro

Universitário Doutor Leão Sampaio, ocorrerá no dia 09 (Sábado) de Setembro de 2017 de 13:30 às 17:30 horas.

4.2. A sala de aplicação da seleção será informada ao candidato via e-mail.

4.3. Haverá a apresentação do Time Enactus Leão Sampaio e de seus respectivos

departamentos e projetos. Posteriormente, a participação em dinâmicas de grupo e a elaboração de uma redação a partir de temas ligados ao empoderamento sócio-econômico-ecológico que serão sugeridos.

Finalizando o processo seletivo a partir de uma entrevista individual.

4.4. Dinâmica de Grupo: os candidatos participarão de dinâmicas em grupo, que

buscarão perceber a interação e o dinamismo dos candidatos entre equipes para resolução dos problemas em questão, observando as habilidades e competências necessárias de um membro do time Enactus.

4.5. Redação: Os candidatos irão redigir uma redação de no mínimo 20 linhas e no

máximo 30 linhas resolvendo uma situação problema proposta.

4.6. Entrevista Pessoal: Os candidatos passarão por entrevista pessoal com os

Diretores de área do Time, sendo elas: Marketing, Recursos Humanos, Jurídico-Financeiro, Pesquisa e Inovação, e Projetos e Qualidade.

(4)

5. DOS PROJETOS:

5.1.

ACELERADORA DOS SONHOS:

Formado atualmente por 5 (cinco)

projetos: “Sonhos de Maria”, “Sonhos de Dona Lúcia”, “Sonhos de Dona Francisca”, “Sonhos de Dona Tica”, e recentemente implantado o “Agrovidas”, o projeto “Aceleradora dos Sonhos” tem por objetivo transformar a vida de mulheres e homens através do empoderamento social e empreendedorismo econômico, oportunizando a melhoria da qualidade de vida das mesmas e de suas famílias. O projeto é desenvolvido em várias partes da região do Cariri, entre os projetos do aceleradora um dos projetos se destacaram e que também serviu de exemplo para a replicação dos demais “sonhos” foi o “Sonhos de Maria” projeto realizado no Sitio Salobra, zona rural de Missão Velha, que também o prêmio Walmart de Empoderamento Econômico de Mulheres em uma das edições do prêmio Walmart. A missão deste projeto é ensinar e aprimorar a produção de bolos e doces feitos por mulheres agricultoras. O intuito fundamental além de gerar uma fonte de renda para uma população em vulnerabilidade social está em propiciar visibilidade e dignidade humana. Dois dos projetos do aceleradora, o “Sonhos de Maria” e o “Sonhos de Dona Francisca”, replicação do já citado Sonhos de Maria se desenvolvem a partir de uma cozinha comunitária, sendo uma das cozinhas no Sitio Salobra, na zona rural do município de Barbalha, a outra cozinha situa-se no Sitio Cruzeiro, na zona rural do município do Crato, onde elas estarão utilizando frutas com qualidade, porém que não são comercializadas por pequenos danos na colheita ou no transporte para os locais de venda, assim o que normalmente seria descartado será processado para se transformar em doces e bolos caseiros. Sem a criação desse projeto, a comunidade chegaria a perder cerca de 30% dos produtos que seriam comercializados. Os demais projetos do aceleradora surgem na busca de reaplicar os aspectos sustentáveis, teóricos e metodológicos em mais uma comunidade em vulnerabilidade

(5)

social, tendo como meta também que as mulheres do “Sonhos de Maria”, possam transmitir os conhecimentos construídos no decorrer do projeto a essa nova comunidade. Logo, o intuito dos Projetos de Mulheres é formular uma rede de empoderamento social, a partir de projetos que salientem a emancipação entre o gênero feminino, ampliando a equidade de gênero. O “Sonhos de Dona Tica”, projetado no CRAS Horto, no município de Juazeiro do Norte, consiste na produção de velas para serem vendidas em eventos da cidade, visto que há um grande número de pessoas durante todo o período do ano na cidade, número este que aumentam nos períodos festivos como as “Romarias”, marca registrada do Município de Juazeiro do Norte, já o “Sonhos de Dona Lúcia”, projetado no CRAS Triângulo, também no município de Juazeiro do Norte, consiste na produção de bolsas artesanais, apelidadas de EcoBags, estas bolsas são produzidas com matérias que comumente seriam jogados no lixo.

Recém implantado, o projeto AgroVidas consiste na construção de um galinheiro ecológico para a criação de galinhas, produção de ovos e a produção de hortaliças utilizando o adubo natural produzido pelas galinhas. Todo o projeto contará com um processo de irrigação artesanal realizado de forma a não gerar impactos ambientais para a comunidade. Os insumos produzidos serão vendidos pelas adjacências da comunidade e pelo aplicativo DuSitio no qual o cliente receberá na sua casa os produtos da comunidade.

5.2.

DU SITIO:

Composto por alguns dos projetos do “Aceleradora dos Sonhos”,

o Du Sitio é uma ferramenta tecnológica do campo, sobre a qual as pessoas podem comprar os produtos fornecidos por estes projetos, e recebê-los em suas casas. Assim, realizando uma interligação sem interceptores entre o (a) agricultor (a) familiar e os clientes, unindo campo a cidade. Dessa forma, o

(6)

aplicativo tem a venda produtos tais como proteínas, cereais, raízes, bolos, legumes/verduras e frutas.

5.2.1 Um pouco de história: O projeto “Viver da Terra” é uma iniciativa do Time Enactus Leão Sampaio em parceria com a Nufarm. Desenvolvido na comunidade do Sítio salobra, é composta por 25 famílias que tem como fonte de renda principal o cultivo de frutas, hortaliças e legumes. O projeto promove a integração das famílias fortalecendo os vínculos sociais, impulsionando o espírito empreendedor, e instruindo o homem do campo a gerir sua produção através do uso de ferramentas administrativas que possibilitem a capacitação dos pequenos agricultores para produzir de forma sustentável (utilizando processos orgânicos, por exemplos compostas orgânicas), cuidando de sua saúde e minimizando o impacto ambiental, garantindo eficiência no processo de venda e aumentando consequentemente a renda dos beneficiados. Dessa forma o projeto impacta nos aspectos social, ambiental e econômico e contribui com o progresso da comunidade. A partir das consequências desse Projeto, fundou-se a ideia de reaproveitar as frutas cultivadas na produção de produtos culinários que pudessem ser vendidos por mulheres da mesma comunidade, surgindo assim, o Projeto Sonhos de Maria.

6. CRONOGRAMA GERAL

CRONOGRAMA ENACTUS: PROCESSO SELETIVO 2017.2

Período de inscrições:

30/08/2017 a 06/09/2017

Realização do processo seletivo:

09/09/2017

Divulgação dos selecionados:

12/09/2017

Primeira reunião de selecionados e

(7)

6.1. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 12 de setembro

de 2017 nos sites:

● Site da Unileão: www.leaosampaio.edu.br

● Time Enactus Leão Sampaio: www.enactusleaosampaio.org.br;

● Fan Page do Facebook: https://www.facebook.com/enactusleaosampaio/ ● Instagram do Time: https://www.instagram.com/enactusleaosampaio/ ● E-mail do candidato aprovado.

7. DOS APROVADOS

7.1. Os candidatos aprovados passarão por um treinamento antes de iniciarem suas

atividades no estágio supervisionado (VER ITEM 8 DESSE EDITAL).

7.2. Todos os candidatos receberão e-mail informando sobre dia, horário e local

do treinamento.

7.3. Só será considerado membro efetivo e ativo do Time Enactus Leão Sampaio,

o candidato que concluir sem reprovação o estágio supervisionado.

8. DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

8.1. O candidato aprovado no processo seletivo passará por um período de 03

meses de análise por parte da diretoria.

8.2. Durante estes três meses de estágio será analisado:

● Assiduidade às visitas nas comunidades;

● Presença em reuniões gerais e de departamento;

● Eficiência no cumprimento de atividades;

● Desempenho técnico e administrativo dentro do seu departamento e de seu projeto;

● Vivência dos valores Enactus;

● Habilidades de Gestão;

(8)

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

● 9.1. A falta de exatidão nas declarações e/ou irregularidade nas informações prestadas, acarretará na nulidade da inscrição, e consequentemente no desligamento dessa pessoa do Time Enactus Leão Sampaio, a qualquer tempo.

● 9.2. O prazo de validade dessa seleção é de 2 (dois) meses, não podendo em nenhuma hipótese ser prorrogada, contando-se a partir da data de sua homologação.

● 9.3. O Time Enactus Leão Sampaio se reserva no direito de abrir novo processo seletivo nos casos de: vagas ofertadas não serem completamente preenchidas, desistência de aprovados durante estágio supervisionado, reprovação do candidato durante estágio supervisionado ou necessidade de mais membros.

● 9.4. Os casos omissos serão analisados pela diretoria do Time Enactus Leão Sampaio, quando se tratar de fato ocorrido até a homologação do final do resultado desse processo seletivo, ou quando aludirem a fato posterior à homologação, de forma irrecorrível.

(9)

ANEXO 1 – PERFIL DE CANDIDATO ÀS VAGAS

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Nº de vagas: 06

Valores Enactus principais:

● Determinação; ● Parceria

Habilidades e competências

● Empatia; ● Pró-atividade; ● Criatividade; ● Liderança; ● Resiliência.

Disponibilidade de tempo:

● 2 reuniões por mês a cada 15 dias, nas Quartas no horário do intervalo no período da noite;

● 6 horas semanais para Homework: Digitação de projetos de treinamento, conferencia de cargas horárias, envio de e-mails, emissão de documentos, criação de relatórios, leitura de livros da área e etc).

Cargos:

Coordenador (a) de treinamentos:

responsável por coordenar treinamentos abrangendo o Time Enactus Leão Sampaio e a comunidade, com diversos temas, como motivação, interação, formação de líderes e diretores, comunicação, fortalecimento do sentimento de grupo e da colaboração, dentre outros.

Coordenador (a) administrativo (a):

executa atividades administrativas ligadas ao departamento de Recursos Humanos, como controle e preenchimento de planilhas, e a produção de documentos técnicos-científicos relacionados as demandas do grupo.

(10)

Coordenador (a) de eventos:

cabe a esse, planejar, organizar e efetuar os eventos relacionados na responsabilidade do departamento em questão, procurando realizar eventos pertinentes as problemáticas do Time Enactus Leão Sampaio, colaborando para o fortalecimento da interação entre o time.

Auditor (a) de planilhas:

realizar a auditoria de planilhas de cargas horárias mensalmente, com o intuito de analisar de forma quantitativa e qualitativa a quantidade de horas trabalhadas e as atividades que foram executadas, respetivamente.

DEPARTAMENTO DE MARKETING

Nº de vagas: 06

Valores Enactus principais:

● Imaginação;

● Criatividade.

Habilidades e competências

● Edição de imagens em Corel Draw ou Photoshop

(NÃO OBRIGATÓRIO);

● Cumprimento de prazos (pontualidade);

● Comprometimento;

● Organizado;

● Proativo

● Visão de Mercado (visionário);

● Gostar de buscar parcerias.

Disponibilidade de tempo:

● Primeira quinta-feira do mês no horário do intervalo à noite;

● 6 horas semanais para Homework: Edição de imagens, atualização de fanpage, atualização de site, edição de vídeos, digitação de projetos da área, ligar para empresas em busca de parcerias, leitura de livros da área).

(11)

Cargos:

Designer Gráfico:

criação de logos, folders de divulgação, artes simples para publicação, designer para embalagens e etiquetas, edições de imagens e vídeos. Necessário conhecimento em programas de edição de imagens profissionais ou semiprofissionais e programas de edição de vídeo.

Coordenador (a) de Comunicação e Eventos:

organizar eventos internos e externos, atualizar as redes sociais do Time e auxiliar na criação de postagens simples. Não necessita conhecimento especifico.

Coordenador (a) de Relações Externas:

buscar clientes para os projetos e parcerias para o time. Não necessita conhecimento específico.

Técnico (a) em T.I:

dar suporte e administrar o site Enactus Leão Sampaio e o Aplicativo Du Sítio no que tange as partes técnicas. Necessário conhecimento na área de T.I.

DEPARTAMENTO DE PROJETOS E QUALIDADE

Nº de vagas: 06

Valores Enactus principais:

● Imaginação; ● Determinação.

Habilidades e competências ● Liderança; ● Proativo; ● Criatividade; ● Compromisso.

Disponibilidade de tempo:

● 1 vez por semana no intervalo das quintas no horário da noite;

● 10 horas semanais para Homework: Busca por editais de parceria na internet, leitura e interpretação de editais de financiamento, Criação e/ou

(12)

digitação de projetos, ligar para comunidades, preparar treinamentos da área, leitura de livros da área.

Cargos:

Coordenador (a) de atividades:

auxiliar a coordenar as atividades juntamente com os líderes de Projetos.

Coordenador (a) de editais:

deve está atento a todos os Editais lançados pela Rede Enactus Brasil, como também a outros editais que os projetos do Time atendam aos critérios.

Coordenador (a) de mensuração:

responsável pela sistematização das informações oriundas de todos os Projetos, tais como aumento da renda familiar, números de capacitações, treinamentos e dentre outros.

DEPARTAMENTO JURÍDICO-FINANCEIRO

Nº de vagas: 06

Valores Enactus principais:

● Parceria

● Determinação

Habilidades e competências

● Captação de recursos

● Habilidade com Excel, Power Point e Word

● Conhecimento jurídico básico

● Boa escrita e persuasão

Disponibilidade de tempo:

● 2 reuniões por mês a cada 15 dias no horário do intervalo no período da noite.

● 6 horas semanais para home-work: Criação de meios de sustentabilidade financeira, realizar cotações, Produção de relatórios, preparação de treinamentos da área, leitura de livros da área.

(13)

Cargos:

Assistente financeiro:

busca por patrocinadores para todos os projetos e para o Time Enactus Leão Sampaio. Sendo necessário, criatividade, boa oratória, além de um bom conhecimento sobre o território Juazeirense.

Assistente comercial:

auxiliar na elaboração e realização de atividades relacionadas a arrecadação de dinheiro para o time, exigindo noções de marketing.

Coordenador de vendas: auxiliar na elaboração e realização de atividades

relacionadas a arrecadação de dinheiro para o time, especificamente quanto

a vendas de produtos capazes de gerar recursos financeiros.

DEPARTAMENTO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Nº de vagas: 06

Valores Enactus principais:

 Imaginação;  Determinação.

Habilidades e competências:

 Liderança;  Proatividade;  Compromisso;  Boa escrita.

Disponibilidade de tempo:

 Duas reuniões por mês (a cada 15 dias) na reunião do departamento a ser definido pelo diretor do mesmo com prévio aviso de 3 dias úteis antes da reunião;

 Seis horas semanais para home-work (buscar inovações tecnológicas, leitura e interpretação de artigos científicos, criação e/ou digitação de artigos científicos, ir a campo nas comunidades para a busca de melhoramento das mesmas, diálogos com outros times e instituições em busca de melhorias, leitura de livros específicos).

(14)

Cargos:

Coordenador (a) de pesquisa:

este ficará responsável por todas as pesquisas solicitadas de inovação quanto ao melhoramento dos projetos.

Coordenador (a) de Inovação e Tecnologia:

cargo que tem como objetivo, fomentar a criatividade e a inovação dos membros para aplicar em nossas comunidades e acompanhar nossas tecnologias manuais enquanto a protótipos.

Coordenador (a) de artigos de empoderamento feminino:

com base em nossos resultados, este coordenador ficará responsável por escrever junto ao time, artigos e resumos que venham a serem publicados em anais científicos, revistas, congressos, eventos e afins.

Coordenador (a) de artigos de tecnologia no campo:

a partir de nossos resultados, sua função será escrever cientificamente sobre as inovações tecnológicas em zona rural, artigos e resumos que venham a serem publicados em anais científicos, revistas, congressos, eventos e afins.

Isaura Caroline Abrantes Silva

Presidente do Time Enactus Leão Sampaio

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Essa estrutura de repetição é utilizada quando não se sabe o número de vezes em que um trecho do algoritmo deve ser repetido, embora também possa ser utilizada quando

2.36.- Sugestão do dia 27 de janeiro de 2012, para realização da festividade de formatura da V Turma de Administração e da VII Turma de Bacharéis e Licenciados em

Os resultados do Cenário 2, que combina intensifi cação produtiva e expansão da pecuária sobre vegetação nativa própria (sobre excedente de Reserva Legal), no caso das

The Scenario 2 in a large farm showed the best economic return migrating from the initial medium productivity (6-12@/ha/year) to growing (12-18@/ha/year), using

Consideramos ainda, sempre limitando-nos a nossa amostra, que a introdução do conceito de função afim no 7º ano do Ensino Fundamental, por meio da resolução da resolução

Mediante a síntese das publicações, o presente estudo destacou que as características definidoras mais encontradas (em mais de 44% das publicações) para o DE

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O