• Nenhum resultado encontrado

CLAUDIO TOZZI SUPLEMENTO DIDÁTICO. Elaborado por

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLAUDIO TOZZI SUPLEMENTO DIDÁTICO. Elaborado por"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CLAUDIO TOZZI

Professor

Neste suplemento você encontrará duas sugestões de projetos pedagógicos para desenvolver com alunos do ensino fundamental: a primeira é destinada a turmas de 1a a 4a série e a segunda, a turmas a partir da 5a série.

Cada um desses projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar o trabalho do professor são aprofundadas questões sobre o movimento a que pertence o artista, além da contextualização de uma de suas obras.

Fica a critério do professor aproveitar as atividades para outros projetos, adap-tando-as ao perfil de sua turma.

A Editora

2 3 4

De Regina Machado

(Formada em Ciências Sociais pela USP em 1972, fez mestrado na Universidade de Nova York e doutorado e livre-docência na USP.)

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por

Rosa Iavelberg — Doutora em Arte-educação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou na elaboração dos PCNs de Arte e atualmente leciona no

Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da USP.

Luciana Arslan — Mestre em Artes Visuais, é professora do curso de Pedagogia

da Unisant´anna e de cursos de capacitação de professores.

POR QUE TRABALHAR COM TOZZI?

Claudio Tozzi é um artista contemporâ-neo com uma trajetória muito rica: várias de suas obras, por exemplo, consolidaram a pop art no Brasil e seus trabalhos da década de 1960 são um manifesto dos ideais da ju-ventude brasileira no período.

Artista plástico que combina as compe-tências de artista gráfico e arquiteto, Tozzi acaba revelando uma outra face dos artistas contemporâneos: o ecletismo e o caráter pouco hermético de suas produções. Como

ele produziu — e ainda produz — muitos painéis em espaços urbanos, conhecer a sua obra nos leva a perceber a interface entre arquitetura e arte, duas linguagens que po-dem conviver e dialogar nas cidades.

Regina Machado tem vasta experiência como pesquisadora e domina a arte de con-tar histórias. Seu livro sobre Tozzi é um es-paço de criação narrativa em que a biogra-fia cede lugar a uma viagem poética a partir das obras desse grande artista.

F FF F

F Objetivos

w Compreender como uma imagem matricial pode ser modificada, transformando-se seu ta-manho, alterando-se suas cores e usando essa imagem em diferentes composições.

w Identificar como Claudio Tozzi utiliza esses diferentes recursos para transmitir idéias e emoções distintas.

F FF F

F Conteúdos gerais (com referência nos

PCNs de Arte)

w Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais.

w Pesquisa e freqüência junto às fontes — artistas e obras — para reconhecimento e refle-xão sobre a arte presente no entorno.

w Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

w Consideração dos elementos básicos da lin-guagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

F FF F

F Conteúdos do projeto w Obra de Claudio Tozzi. w Procedimentos de criação.

w Ampliação, manipulação e projeção de imagens.

w A influência e a ação que a composição, a dimensão e as cores exercem sobre o desenho e a pintura.

F FF F

F Trabalho interdisciplinar: Português e Ciências.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA F

FF F

F Sensibilizando os alunos

Como o livro apresenta várias obras nas quais aparecem parafusos, o professor

inicial-mente pode propor aos alunos que façam uma pintura a partir desse tema. É aconselhável pre-parar essa atividade de modo que os alunos sin-tam-se motivados para o desafio. Por exemplo: w Coloque vários parafusos dentro de sacos opacos e peça aos alunos que os toquem para sentir a forma, o tamanho, e identificar a possí-vel utilidade desse objeto (eles podem formu-lar outras perguntas).

w Retire um parafuso do saco e proponha um jogo de imaginação: diga aos alunos que esses parafusos são mágicos e que, com eles, coisas incríveis e situações inéditas podem ser construídas e inventadas. Que coisas ou situa-ções seriam essas?

w Por fim, sugira que desenhem algo mágico ou novo a partir do parafuso (peça-lhes que deixem sempre destacada a posição do parafu-so, desenhando-o com linhas mais fortes ou uti-lizando uma cor mais viva).

w Concluída a tarefa, proponha que cada aluno apresente o seu desenho, indicando onde está o parafuso e mostrando o que criou a partir dele.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA F

FF F

F Orientações para ler o livro em sala de

aula

Professor, antes de propor a leitura do livro, convide as crianças a folhearem suas páginas, observando as imagens e imaginando como se-ria o autor de todas elas.

Conte-lhes que esse artista é brasileiro e que uma de suas séries foi feita a partir de um sim-ples parafuso. Peça às crianças que localizem no livro essas obras “inspiradas”. Será que, lendo o livro, poderemos descobrir mais sobre esses parafusos?

A leitura do texto pode ser feita de diversas maneiras: pelo professor, com os alunos em roda; pelas crianças, cada uma lendo uma página; ou dividindo-se a classe em pequenos grupos.

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO

PARA TURMAS DE 1

a

A 4

a

SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL:

PROJETANDO E TRANSFORMANDO UM DESENHO

O livro pode suscitar muitas questões entre as crianças. A seqüência didática planejada pelo professor deve sempre permitir uma abertura para que elas expressem suas idéias, comparti-lhando com os colegas diferentes leituras e in-terpretações.

Não deixe de aproveitar a narrativa sugeri-da nas páginas finais: coletivize as histórias cri-adas pelos alunos, fazendo perguntas e recor-rendo às imagens do livro.

F FF F

F Roteiro de apreciação das obras

reproduzidas no livro: Sem título (p. 20); Parafuso (p. 20); Parafusos (p. 21); Signo (p. 22) e Colheita (p. 22)

w O que essas obras possuem em comum? w Como está posicionado o parafuso em cada uma delas?

w Os parafusos pintados possuem a mesma forma? Existem parafusos mais pontiagudos, mais finos ou maiores?

w Em que contexto estão os parafusos? Eles aparecem do mesmo modo em que os vemos numa fábrica, oficina ou em nossa escola?

w Em qual dos trabalhos de Tozzi o parafuso aparece de forma mais inusitada?

w Em qual deles temos a sensação de que o parafuso está mais “apertado”?

w Como são as cores utilizadas pelo artista? (Por exemplo, a cor vermelha em Signo influen-cia de algum modo o nosso pensamento? Como?)

w Por que Tozzi teria feito tantos trabalhos a partir do parafuso?

w O que teria motivado o artista a escolher tal objeto?

w Em qual obra esse objeto foi repetido mais vezes? Qual delas nos transmite maior sensação de movimento?

w Que nome você daria para esses diferentes trabalhos? Escolha apenas um e crie um título para ele.

w No livro, a autora afirma que “o parafuso torna-se uma idéia puramente artística”.Como ocorreu essa transformação?

F Contextualização (veja quadro na página 7 deste suplemento)

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA F

FF F

F Produção

Após a leitura do livro, os alunos podem expe-rimentar alguns processos vivenciados pelo artista e descritos no livro, como escolher um tema e de-pois projetar sua imagem para brincar com as for-mas e cores. Para tanto, o professor pode reler com eles dois trechos do livro:

“Uma vez, quando tinha uns 16 anos, ga-nhou de presente um projetor de imagens cha-mado episcópio. [...]” (p. 6).

“Tozzi sempre teve curiosidade de experi-mentar diferentes combinações de cores e for-mas no espaço para construir seus trabalhos. [...] Mas o que é uma idéia artística? [...]” (p. 20).

Discuta com os alunos esse processo de criação do artista, e peça a um deles que, a partir da des-crição do livro, exemplifique como Claudio Tozzi iniciaria um trabalho, o que faria depois, e depois... O professor pode contar para as crianças que cada um possui um jeito muito particular de criar e executar seus trabalhos, e que, muitas vezes, um único artista trabalha de diferentes formas. (Como poderiam ser essas outras formas?)

Proponha aos alunos a criação de uma pintura a partir de um procedimento descrito no livro: es-colher primeiro o tema, projetar e ampliar a sua imagem, inventar novas relações (como sobreposi-ção e repetisobreposi-ção) e brincar com suas formas e cores. Para essa proposta, podem ser pensadas al-gumas etapas, como:

w A sala debater e definir um tema em co-mum para ser utilizado por todos os alunos. O professor pode facilitar o trabalho sugerindo objetos com formas simples como o parafuso de Tozzi (chave, lápis, pião, garfo, colher...).

w Distribuir transparências (ou plástico trans-parente e caneta para retroprojetor) e pedir que as crianças desenhem nessas superfícies, apenas uma vez, o objeto escolhido.

w Em sala com pouca iluminação, com auxí-lio de um retroprojetor, de um projetor de

sli-des ou de uma lanterna com luz forte, projete

os desenhos sobre uma superfície (ou papel) maior, permitindo que a criança apenas contor-ne a forma projetada.

Eu bebo chopp, ela pensa em casamento II, 1968, alquídica sobre madeira e espuma de nylon,

180x110x140 cm. Coleção do artista.

(2)

CLAUDIO TOZZI

Professor

Neste suplemento você encontrará duas sugestões de projetos pedagógicos para desenvolver com alunos do ensino fundamental: a primeira é destinada a turmas de 1a a 4a série e a segunda, a turmas a partir da 5a série.

Cada um desses projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar o trabalho do professor são aprofundadas questões sobre o movimento a que pertence o artista, além da contextualização de uma de suas obras.

Fica a critério do professor aproveitar as atividades para outros projetos, adap-tando-as ao perfil de sua turma.

A Editora

De Regina Machado

(Formada em Ciências Sociais pela USP em 1972, fez mestrado na Universidade de Nova York e doutorado e livre-docência na USP.)

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por

Rosa Iavelberg — Doutora em Arte-educação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou na elaboração dos PCNs de Arte e atualmente leciona no

Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da USP.

Luciana Arslan — Mestre em Artes Visuais, é professora do curso de Pedagogia

da Unisant´anna e de cursos de capacitação de professores.

POR QUE TRABALHAR COM TOZZI?

Claudio Tozzi é um artista contemporâ-neo com uma trajetória muito rica: várias de suas obras, por exemplo, consolidaram a pop art no Brasil e seus trabalhos da década de 1960 são um manifesto dos ideais da ju-ventude brasileira no período.

Artista plástico que combina as compe-tências de artista gráfico e arquiteto, Tozzi acaba revelando uma outra face dos artistas contemporâneos: o ecletismo e o caráter pouco hermético de suas produções. Como

ele produziu — e ainda produz — muitos painéis em espaços urbanos, conhecer a sua obra nos leva a perceber a interface entre arquitetura e arte, duas linguagens que po-dem conviver e dialogar nas cidades.

Regina Machado tem vasta experiência como pesquisadora e domina a arte de con-tar histórias. Seu livro sobre Tozzi é um es-paço de criação narrativa em que a biogra-fia cede lugar a uma viagem poética a partir das obras desse grande artista.

F FF F

F Objetivos

w Compreender como uma imagem matricial pode ser modificada, transformando-se seu ta-manho, alterando-se suas cores e usando essa imagem em diferentes composições.

w Identificar como Claudio Tozzi utiliza esses diferentes recursos para transmitir idéias e emoções distintas.

F FF F

F Conteúdos gerais (com referência nos

PCNs de Arte)

w Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais.

w Pesquisa e freqüência junto às fontes — artistas e obras — para reconhecimento e refle-xão sobre a arte presente no entorno.

w Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

w Consideração dos elementos básicos da lin-guagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

F FF F

F Conteúdos do projeto w Obra de Claudio Tozzi. w Procedimentos de criação.

w Ampliação, manipulação e projeção de imagens.

w A influência e a ação que a composição, a dimensão e as cores exercem sobre o desenho e a pintura.

F FF F

F Trabalho interdisciplinar: Português e Ciências.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA F

FF F

F Sensibilizando os alunos

Como o livro apresenta várias obras nas quais aparecem parafusos, o professor

inicial-mente pode propor aos alunos que façam uma pintura a partir desse tema. É aconselhável pre-parar essa atividade de modo que os alunos sin-tam-se motivados para o desafio. Por exemplo: w Coloque vários parafusos dentro de sacos opacos e peça aos alunos que os toquem para sentir a forma, o tamanho, e identificar a possí-vel utilidade desse objeto (eles podem formu-lar outras perguntas).

w Retire um parafuso do saco e proponha um jogo de imaginação: diga aos alunos que esses parafusos são mágicos e que, com eles, coisas incríveis e situações inéditas podem ser construídas e inventadas. Que coisas ou situa-ções seriam essas?

w Por fim, sugira que desenhem algo mágico ou novo a partir do parafuso (peça-lhes que deixem sempre destacada a posição do parafu-so, desenhando-o com linhas mais fortes ou uti-lizando uma cor mais viva).

w Concluída a tarefa, proponha que cada aluno apresente o seu desenho, indicando onde está o parafuso e mostrando o que criou a partir dele.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA F

FF F

F Orientações para ler o livro em sala de

aula

Professor, antes de propor a leitura do livro, convide as crianças a folhearem suas páginas, observando as imagens e imaginando como se-ria o autor de todas elas.

Conte-lhes que esse artista é brasileiro e que uma de suas séries foi feita a partir de um sim-ples parafuso. Peça às crianças que localizem no livro essas obras “inspiradas”. Será que, lendo o livro, poderemos descobrir mais sobre esses parafusos?

A leitura do texto pode ser feita de diversas maneiras: pelo professor, com os alunos em roda; pelas crianças, cada uma lendo uma página; ou dividindo-se a classe em pequenos grupos.

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO

PARA TURMAS DE 1

a

A 4

a

SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL:

PROJETANDO E TRANSFORMANDO UM DESENHO

O livro pode suscitar muitas questões entre as crianças. A seqüência didática planejada pelo professor deve sempre permitir uma abertura para que elas expressem suas idéias, comparti-lhando com os colegas diferentes leituras e in-terpretações.

Não deixe de aproveitar a narrativa sugeri-da nas páginas finais: coletivize as histórias cri-adas pelos alunos, fazendo perguntas e recor-rendo às imagens do livro.

F FF F

F Roteiro de apreciação das obras

reproduzidas no livro: Sem título (p. 20); Parafuso (p. 20); Parafusos (p. 21); Signo (p. 22) e Colheita (p. 22)

w O que essas obras possuem em comum? w Como está posicionado o parafuso em cada uma delas?

w Os parafusos pintados possuem a mesma forma? Existem parafusos mais pontiagudos, mais finos ou maiores?

w Em que contexto estão os parafusos? Eles aparecem do mesmo modo em que os vemos numa fábrica, oficina ou em nossa escola?

w Em qual dos trabalhos de Tozzi o parafuso aparece de forma mais inusitada?

w Em qual deles temos a sensação de que o parafuso está mais “apertado”?

w Como são as cores utilizadas pelo artista? (Por exemplo, a cor vermelha em Signo influen-cia de algum modo o nosso pensamento? Como?)

w Por que Tozzi teria feito tantos trabalhos a partir do parafuso?

w O que teria motivado o artista a escolher tal objeto?

w Em qual obra esse objeto foi repetido mais vezes? Qual delas nos transmite maior sensação de movimento?

w Que nome você daria para esses diferentes trabalhos? Escolha apenas um e crie um título para ele.

w No livro, a autora afirma que “o parafuso torna-se uma idéia puramente artística”.Como ocorreu essa transformação?

F Contextualização (veja quadro na página 7 deste suplemento)

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA F

FF F

F Produção

Após a leitura do livro, os alunos podem expe-rimentar alguns processos vivenciados pelo artista e descritos no livro, como escolher um tema e de-pois projetar sua imagem para brincar com as for-mas e cores. Para tanto, o professor pode reler com eles dois trechos do livro:

“Uma vez, quando tinha uns 16 anos, ga-nhou de presente um projetor de imagens cha-mado episcópio. [...]” (p. 6).

“Tozzi sempre teve curiosidade de experi-mentar diferentes combinações de cores e for-mas no espaço para construir seus trabalhos. [...] Mas o que é uma idéia artística? [...]” (p. 20).

Discuta com os alunos esse processo de criação do artista, e peça a um deles que, a partir da des-crição do livro, exemplifique como Claudio Tozzi iniciaria um trabalho, o que faria depois, e depois... O professor pode contar para as crianças que cada um possui um jeito muito particular de criar e executar seus trabalhos, e que, muitas vezes, um único artista trabalha de diferentes formas. (Como poderiam ser essas outras formas?)

Proponha aos alunos a criação de uma pintura a partir de um procedimento descrito no livro: es-colher primeiro o tema, projetar e ampliar a sua imagem, inventar novas relações (como sobreposi-ção e repetisobreposi-ção) e brincar com suas formas e cores. Para essa proposta, podem ser pensadas al-gumas etapas, como:

w A sala debater e definir um tema em co-mum para ser utilizado por todos os alunos. O professor pode facilitar o trabalho sugerindo objetos com formas simples como o parafuso de Tozzi (chave, lápis, pião, garfo, colher...).

w Distribuir transparências (ou plástico trans-parente e caneta para retroprojetor) e pedir que as crianças desenhem nessas superfícies, apenas uma vez, o objeto escolhido.

w Em sala com pouca iluminação, com auxí-lio de um retroprojetor, de um projetor de

sli-des ou de uma lanterna com luz forte, projete

os desenhos sobre uma superfície (ou papel) maior, permitindo que a criança apenas contor-ne a forma projetada.

Eu bebo chopp, ela pensa em casamento II, 1968, alquídica sobre madeira e espuma de nylon,

180x110x140 cm. Coleção do artista.

(3)

CLAUDIO TOZZI

Professor

Neste suplemento você encontrará duas sugestões de projetos pedagógicos para desenvolver com alunos do ensino fundamental: a primeira é destinada a turmas de 1a a 4a série e a segunda, a turmas a partir da 5a série.

Cada um desses projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar o trabalho do professor são aprofundadas questões sobre o movimento a que pertence o artista, além da contextualização de uma de suas obras.

Fica a critério do professor aproveitar as atividades para outros projetos, adap-tando-as ao perfil de sua turma.

A Editora

2 3 4

De Regina Machado

(Formada em Ciências Sociais pela USP em 1972, fez mestrado na Universidade de Nova York e doutorado e livre-docência na USP.)

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por

Rosa Iavelberg — Doutora em Arte-educação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou na elaboração dos PCNs de Arte e atualmente leciona no

Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da USP.

Luciana Arslan — Mestre em Artes Visuais, é professora do curso de Pedagogia

da Unisant´anna e de cursos de capacitação de professores.

POR QUE TRABALHAR COM TOZZI?

Claudio Tozzi é um artista contemporâ-neo com uma trajetória muito rica: várias de suas obras, por exemplo, consolidaram a pop art no Brasil e seus trabalhos da década de 1960 são um manifesto dos ideais da ju-ventude brasileira no período.

Artista plástico que combina as compe-tências de artista gráfico e arquiteto, Tozzi acaba revelando uma outra face dos artistas contemporâneos: o ecletismo e o caráter pouco hermético de suas produções. Como

ele produziu — e ainda produz — muitos painéis em espaços urbanos, conhecer a sua obra nos leva a perceber a interface entre arquitetura e arte, duas linguagens que po-dem conviver e dialogar nas cidades.

Regina Machado tem vasta experiência como pesquisadora e domina a arte de con-tar histórias. Seu livro sobre Tozzi é um es-paço de criação narrativa em que a biogra-fia cede lugar a uma viagem poética a partir das obras desse grande artista.

F FF F

F Objetivos

w Compreender como uma imagem matricial pode ser modificada, transformando-se seu ta-manho, alterando-se suas cores e usando essa imagem em diferentes composições.

w Identificar como Claudio Tozzi utiliza esses diferentes recursos para transmitir idéias e emoções distintas.

F FF F

F Conteúdos gerais (com referência nos

PCNs de Arte)

w Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais.

w Pesquisa e freqüência junto às fontes — artistas e obras — para reconhecimento e refle-xão sobre a arte presente no entorno.

w Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

w Consideração dos elementos básicos da lin-guagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

F FF F

F Conteúdos do projeto w Obra de Claudio Tozzi. w Procedimentos de criação.

w Ampliação, manipulação e projeção de imagens.

w A influência e a ação que a composição, a dimensão e as cores exercem sobre o desenho e a pintura.

F FF F

F Trabalho interdisciplinar: Português e Ciências.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA F

FF F

F Sensibilizando os alunos

Como o livro apresenta várias obras nas quais aparecem parafusos, o professor

inicial-mente pode propor aos alunos que façam uma pintura a partir desse tema. É aconselhável pre-parar essa atividade de modo que os alunos sin-tam-se motivados para o desafio. Por exemplo: w Coloque vários parafusos dentro de sacos opacos e peça aos alunos que os toquem para sentir a forma, o tamanho, e identificar a possí-vel utilidade desse objeto (eles podem formu-lar outras perguntas).

w Retire um parafuso do saco e proponha um jogo de imaginação: diga aos alunos que esses parafusos são mágicos e que, com eles, coisas incríveis e situações inéditas podem ser construídas e inventadas. Que coisas ou situa-ções seriam essas?

w Por fim, sugira que desenhem algo mágico ou novo a partir do parafuso (peça-lhes que deixem sempre destacada a posição do parafu-so, desenhando-o com linhas mais fortes ou uti-lizando uma cor mais viva).

w Concluída a tarefa, proponha que cada aluno apresente o seu desenho, indicando onde está o parafuso e mostrando o que criou a partir dele.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA F

FF F

F Orientações para ler o livro em sala de

aula

Professor, antes de propor a leitura do livro, convide as crianças a folhearem suas páginas, observando as imagens e imaginando como se-ria o autor de todas elas.

Conte-lhes que esse artista é brasileiro e que uma de suas séries foi feita a partir de um sim-ples parafuso. Peça às crianças que localizem no livro essas obras “inspiradas”. Será que, lendo o livro, poderemos descobrir mais sobre esses parafusos?

A leitura do texto pode ser feita de diversas maneiras: pelo professor, com os alunos em roda; pelas crianças, cada uma lendo uma página; ou dividindo-se a classe em pequenos grupos.

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO

PARA TURMAS DE 1

a

A 4

a

SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL:

PROJETANDO E TRANSFORMANDO UM DESENHO

O livro pode suscitar muitas questões entre as crianças. A seqüência didática planejada pelo professor deve sempre permitir uma abertura para que elas expressem suas idéias, comparti-lhando com os colegas diferentes leituras e in-terpretações.

Não deixe de aproveitar a narrativa sugeri-da nas páginas finais: coletivize as histórias cri-adas pelos alunos, fazendo perguntas e recor-rendo às imagens do livro.

F FF F

F Roteiro de apreciação das obras

reproduzidas no livro: Sem título (p. 20); Parafuso (p. 20); Parafusos (p. 21); Signo (p. 22) e Colheita (p. 22)

w O que essas obras possuem em comum? w Como está posicionado o parafuso em cada uma delas?

w Os parafusos pintados possuem a mesma forma? Existem parafusos mais pontiagudos, mais finos ou maiores?

w Em que contexto estão os parafusos? Eles aparecem do mesmo modo em que os vemos numa fábrica, oficina ou em nossa escola?

w Em qual dos trabalhos de Tozzi o parafuso aparece de forma mais inusitada?

w Em qual deles temos a sensação de que o parafuso está mais “apertado”?

w Como são as cores utilizadas pelo artista? (Por exemplo, a cor vermelha em Signo influen-cia de algum modo o nosso pensamento? Como?)

w Por que Tozzi teria feito tantos trabalhos a partir do parafuso?

w O que teria motivado o artista a escolher tal objeto?

w Em qual obra esse objeto foi repetido mais vezes? Qual delas nos transmite maior sensação de movimento?

w Que nome você daria para esses diferentes trabalhos? Escolha apenas um e crie um título para ele.

w No livro, a autora afirma que “o parafuso torna-se uma idéia puramente artística”.Como ocorreu essa transformação?

F Contextualização (veja quadro na página 7 deste suplemento)

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA F

FF F

F Produção

Após a leitura do livro, os alunos podem expe-rimentar alguns processos vivenciados pelo artista e descritos no livro, como escolher um tema e de-pois projetar sua imagem para brincar com as for-mas e cores. Para tanto, o professor pode reler com eles dois trechos do livro:

“Uma vez, quando tinha uns 16 anos, ga-nhou de presente um projetor de imagens cha-mado episcópio. [...]” (p. 6).

“Tozzi sempre teve curiosidade de experi-mentar diferentes combinações de cores e for-mas no espaço para construir seus trabalhos. [...] Mas o que é uma idéia artística? [...]” (p. 20).

Discuta com os alunos esse processo de criação do artista, e peça a um deles que, a partir da des-crição do livro, exemplifique como Claudio Tozzi iniciaria um trabalho, o que faria depois, e depois... O professor pode contar para as crianças que cada um possui um jeito muito particular de criar e executar seus trabalhos, e que, muitas vezes, um único artista trabalha de diferentes formas. (Como poderiam ser essas outras formas?)

Proponha aos alunos a criação de uma pintura a partir de um procedimento descrito no livro: es-colher primeiro o tema, projetar e ampliar a sua imagem, inventar novas relações (como sobreposi-ção e repetisobreposi-ção) e brincar com suas formas e cores. Para essa proposta, podem ser pensadas al-gumas etapas, como:

w A sala debater e definir um tema em co-mum para ser utilizado por todos os alunos. O professor pode facilitar o trabalho sugerindo objetos com formas simples como o parafuso de Tozzi (chave, lápis, pião, garfo, colher...).

w Distribuir transparências (ou plástico trans-parente e caneta para retroprojetor) e pedir que as crianças desenhem nessas superfícies, apenas uma vez, o objeto escolhido.

w Em sala com pouca iluminação, com auxí-lio de um retroprojetor, de um projetor de

sli-des ou de uma lanterna com luz forte, projete

os desenhos sobre uma superfície (ou papel) maior, permitindo que a criança apenas contor-ne a forma projetada.

Eu bebo chopp, ela pensa em casamento II, 1968, alquídica sobre madeira e espuma de nylon,

180x110x140 cm. Coleção do artista.

(4)

CLAUDIO TOZZI

Professor

Neste suplemento você encontrará duas sugestões de projetos pedagógicos para desenvolver com alunos do ensino fundamental: a primeira é destinada a turmas de 1a a 4a série e a segunda, a turmas a partir da 5a série.

Cada um desses projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar o trabalho do professor são aprofundadas questões sobre o movimento a que pertence o artista, além da contextualização de uma de suas obras.

Fica a critério do professor aproveitar as atividades para outros projetos, adap-tando-as ao perfil de sua turma.

A Editora

De Regina Machado

(Formada em Ciências Sociais pela USP em 1972, fez mestrado na Universidade de Nova York e doutorado e livre-docência na USP.)

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por

Rosa Iavelberg — Doutora em Arte-educação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou na elaboração dos PCNs de Arte e atualmente leciona no

Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da USP.

Luciana Arslan — Mestre em Artes Visuais, é professora do curso de Pedagogia

da Unisant´anna e de cursos de capacitação de professores.

POR QUE TRABALHAR COM TOZZI?

Claudio Tozzi é um artista contemporâ-neo com uma trajetória muito rica: várias de suas obras, por exemplo, consolidaram a pop art no Brasil e seus trabalhos da década de 1960 são um manifesto dos ideais da ju-ventude brasileira no período.

Artista plástico que combina as compe-tências de artista gráfico e arquiteto, Tozzi acaba revelando uma outra face dos artistas contemporâneos: o ecletismo e o caráter pouco hermético de suas produções. Como

ele produziu — e ainda produz — muitos painéis em espaços urbanos, conhecer a sua obra nos leva a perceber a interface entre arquitetura e arte, duas linguagens que po-dem conviver e dialogar nas cidades.

Regina Machado tem vasta experiência como pesquisadora e domina a arte de con-tar histórias. Seu livro sobre Tozzi é um es-paço de criação narrativa em que a biogra-fia cede lugar a uma viagem poética a partir das obras desse grande artista.

F FF F

F Objetivos

w Compreender como uma imagem matricial pode ser modificada, transformando-se seu ta-manho, alterando-se suas cores e usando essa imagem em diferentes composições.

w Identificar como Claudio Tozzi utiliza esses diferentes recursos para transmitir idéias e emoções distintas.

F FF F

F Conteúdos gerais (com referência nos

PCNs de Arte)

w Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais.

w Pesquisa e freqüência junto às fontes — artistas e obras — para reconhecimento e refle-xão sobre a arte presente no entorno.

w Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

w Consideração dos elementos básicos da lin-guagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

F FF F

F Conteúdos do projeto w Obra de Claudio Tozzi. w Procedimentos de criação.

w Ampliação, manipulação e projeção de imagens.

w A influência e a ação que a composição, a dimensão e as cores exercem sobre o desenho e a pintura.

F FF F

F Trabalho interdisciplinar: Português e Ciências.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA F

FF F

F Sensibilizando os alunos

Como o livro apresenta várias obras nas quais aparecem parafusos, o professor

inicial-mente pode propor aos alunos que façam uma pintura a partir desse tema. É aconselhável pre-parar essa atividade de modo que os alunos sin-tam-se motivados para o desafio. Por exemplo: w Coloque vários parafusos dentro de sacos opacos e peça aos alunos que os toquem para sentir a forma, o tamanho, e identificar a possí-vel utilidade desse objeto (eles podem formu-lar outras perguntas).

w Retire um parafuso do saco e proponha um jogo de imaginação: diga aos alunos que esses parafusos são mágicos e que, com eles, coisas incríveis e situações inéditas podem ser construídas e inventadas. Que coisas ou situa-ções seriam essas?

w Por fim, sugira que desenhem algo mágico ou novo a partir do parafuso (peça-lhes que deixem sempre destacada a posição do parafu-so, desenhando-o com linhas mais fortes ou uti-lizando uma cor mais viva).

w Concluída a tarefa, proponha que cada aluno apresente o seu desenho, indicando onde está o parafuso e mostrando o que criou a partir dele.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA F

FF F

F Orientações para ler o livro em sala de

aula

Professor, antes de propor a leitura do livro, convide as crianças a folhearem suas páginas, observando as imagens e imaginando como se-ria o autor de todas elas.

Conte-lhes que esse artista é brasileiro e que uma de suas séries foi feita a partir de um sim-ples parafuso. Peça às crianças que localizem no livro essas obras “inspiradas”. Será que, lendo o livro, poderemos descobrir mais sobre esses parafusos?

A leitura do texto pode ser feita de diversas maneiras: pelo professor, com os alunos em roda; pelas crianças, cada uma lendo uma página; ou dividindo-se a classe em pequenos grupos.

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO

PARA TURMAS DE 1

a

A 4

a

SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL:

PROJETANDO E TRANSFORMANDO UM DESENHO

O livro pode suscitar muitas questões entre as crianças. A seqüência didática planejada pelo professor deve sempre permitir uma abertura para que elas expressem suas idéias, comparti-lhando com os colegas diferentes leituras e in-terpretações.

Não deixe de aproveitar a narrativa sugeri-da nas páginas finais: coletivize as histórias cri-adas pelos alunos, fazendo perguntas e recor-rendo às imagens do livro.

F FF F

F Roteiro de apreciação das obras

reproduzidas no livro: Sem título (p. 20); Parafuso (p. 20); Parafusos (p. 21); Signo (p. 22) e Colheita (p. 22)

w O que essas obras possuem em comum? w Como está posicionado o parafuso em cada uma delas?

w Os parafusos pintados possuem a mesma forma? Existem parafusos mais pontiagudos, mais finos ou maiores?

w Em que contexto estão os parafusos? Eles aparecem do mesmo modo em que os vemos numa fábrica, oficina ou em nossa escola?

w Em qual dos trabalhos de Tozzi o parafuso aparece de forma mais inusitada?

w Em qual deles temos a sensação de que o parafuso está mais “apertado”?

w Como são as cores utilizadas pelo artista? (Por exemplo, a cor vermelha em Signo influen-cia de algum modo o nosso pensamento? Como?)

w Por que Tozzi teria feito tantos trabalhos a partir do parafuso?

w O que teria motivado o artista a escolher tal objeto?

w Em qual obra esse objeto foi repetido mais vezes? Qual delas nos transmite maior sensação de movimento?

w Que nome você daria para esses diferentes trabalhos? Escolha apenas um e crie um título para ele.

w No livro, a autora afirma que “o parafuso torna-se uma idéia puramente artística”.Como ocorreu essa transformação?

F Contextualização (veja quadro na página 7 deste suplemento)

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA F

FF F

F Produção

Após a leitura do livro, os alunos podem expe-rimentar alguns processos vivenciados pelo artista e descritos no livro, como escolher um tema e de-pois projetar sua imagem para brincar com as for-mas e cores. Para tanto, o professor pode reler com eles dois trechos do livro:

“Uma vez, quando tinha uns 16 anos, ga-nhou de presente um projetor de imagens cha-mado episcópio. [...]” (p. 6).

“Tozzi sempre teve curiosidade de experi-mentar diferentes combinações de cores e for-mas no espaço para construir seus trabalhos. [...] Mas o que é uma idéia artística? [...]” (p. 20).

Discuta com os alunos esse processo de criação do artista, e peça a um deles que, a partir da des-crição do livro, exemplifique como Claudio Tozzi iniciaria um trabalho, o que faria depois, e depois... O professor pode contar para as crianças que cada um possui um jeito muito particular de criar e executar seus trabalhos, e que, muitas vezes, um único artista trabalha de diferentes formas. (Como poderiam ser essas outras formas?)

Proponha aos alunos a criação de uma pintura a partir de um procedimento descrito no livro: es-colher primeiro o tema, projetar e ampliar a sua imagem, inventar novas relações (como sobreposi-ção e repetisobreposi-ção) e brincar com suas formas e cores. Para essa proposta, podem ser pensadas al-gumas etapas, como:

w A sala debater e definir um tema em co-mum para ser utilizado por todos os alunos. O professor pode facilitar o trabalho sugerindo objetos com formas simples como o parafuso de Tozzi (chave, lápis, pião, garfo, colher...).

w Distribuir transparências (ou plástico trans-parente e caneta para retroprojetor) e pedir que as crianças desenhem nessas superfícies, apenas uma vez, o objeto escolhido.

w Em sala com pouca iluminação, com auxí-lio de um retroprojetor, de um projetor de

sli-des ou de uma lanterna com luz forte, projete

os desenhos sobre uma superfície (ou papel) maior, permitindo que a criança apenas contor-ne a forma projetada.

Eu bebo chopp, ela pensa em casamento II, 1968, alquídica sobre madeira e espuma de nylon,

180x110x140 cm. Coleção do artista.

(5)

5 6 7 w A partir desse recurso, possibilite aos

alu-nos brincar com as formas, sobrepondo, repe-tindo, distorcendo o desenho projetado. Só en-tão aplicar cor.

Essa proposta pode ser feita em grupo, construindo-se um grande painel coletivo, ou individualmente, em que cada criança criaria sua composição.

É importante que, ao finalizar o trabalho, o professor discuta com os alunos o processo de transformação do objeto/tema escolhido. Como é

que eles chegaram àquelas formas e cores? Como avaliaram o resultado? O que acharam desse modo de trabalhar, sugerido por Tozzi? Quais se-riam as outras maneiras de se produzir um painel? Retome as imagens do livro que mostram painéis pintados por Claudio Tozzi. Se for pos-sível, seria interessante levar os alunos em ex-cursão para a cidade de São Paulo a fim de que eles possam conhecer pessoalmente os painéis pintados pelo artista (veja relação na página 7 deste suplemento).

F FF F

F Objetivo

Por meio do estudo e da reflexão sobre a obra de Tozzi, de seus contemporâneos e da produção de um trabalho expressivo, compre-ender a ação artística proposta pelos produto-res da pop art, reconhecendo o caráter crítico e político de seus trabalhos — feitos no Brasil e no exterior.

F FF F

F Conteúdos gerais (com referência nos

PCNs de Arte)

w Conhecimento e competência de leitura das formas visuais em diversos meios de comu-nicação da imagem: fotografia, cartaz, televi-são, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações, publicidade, design, desenho animado etc.

w Reflexão sobre a ação social que os produ-tores de arte concretizam em diferentes épo-cas e culturas, situando conexões entre vida, obra e contexto.

F FF F

F Conteúdos do projeto w Características da pop art.

w A produção de Claudio Tozzi relacionada à pop art.

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO PARA

TURMAS A PARTIR DA 5

a

SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL:

POP ART — TRANSFORMANDO A SOCIEDADE

DE CONSUMO EM ARTE

w Apropriação e crítica social (no caso, à socie-dade de consumo) por intermédio da arte. F Tema transversal: Trabalho e Consumo. F Trabalho interdisciplinar: Português, Geografia e História.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA F

FF F

F Sensibilizando os alunos

Para iniciar a seqüência didática aqui pro-posta, o professor poderá, antes mesmo da lei-tura do livro, apresentar algumas idéias e obras da pop art. Como ponto de partida seria interessante apresentar aos alunos a obra de Andy Wahrol, reproduzida no livro de Regina Machado (p. 10). Organize a leitura dessa obra começando por perguntar se a imagem se re-fere a uma propaganda de sopa ou a uma obra de arte. Peça aos alunos que, em duplas, analisem a imagem e reflitam sobre a respos-ta que será apresenrespos-tada para o grupo. A par-tir dos comentários dos alunos, o professor pode apresentar algumas características e o contexto da pop art (veja quadro na página 7 deste suplemento).

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA F

FF F

F Orientações para ler o livro em sala de

aula

Depois de os alunos terem feito a leitura indi-vidualmente, o professor pode conduzir uma con-versa a respeito da opinião deles sobre o livro.

Na seqüência, em pequenos grupos, eles podem procurar as relações entre as obras de Tozzi e as da pop art. Algumas sugestões:

w Tozzi aproveita imagens do cotidiano da sociedade de consumo? Quais?

w Que tipo de notícia jornalística ou letra de música ele usa em suas obras?

w Que outro assunto relacionado à socieda-de socieda-de consumo é utilizado por Tozzi?

Mostre aos alunos como Claudio Tozzi utili-za cores fortes e chapadas como se faz na pu-blicidade (em rótulos de produtos, propagan-das etc.).

F FF

FF Roteiro de apreciação da obra

reproduzida no livro: Desta vez eu consi-go fugir (página 13).

w Compare essa obra com uma tira de histó-ria em quadrinhos publicada em jornal. O que elas possuem em comum?

w Como parece ser a mulher representada? w Que idade aparenta? Trabalha, estuda? w O que mais poderíamos pensar sobre ela? w Como são suas roupas e seu corte de cabelo? w Como é o tratamento da imagem? As cores são chapadas? A figura é toda definida pelo con-torno preto?

w O que significa a retícula (as bolinhas pre-tas) no fundo? Algum dos alunos já colocou uma lente de aumento no jornal ou viu um

outdoor de perto?

w Por que o artista teria utilizado a linguagem das histórias em quadrinhos para construir uma pintura?

w Qual a relação desse trabalho com a pop

art?

w Apresente aos alunos a história do Bandido da Luz Vermelha e peça que estabeleçam uma relação entre a história e essa obra de Tozzi.

w Compare este trabalho de Tozzi com ou-tros da série O Bandido da Luz Vermelha.

F Contextualização (veja quadro na página 7 deste suplemento)

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA

F FF

FF Produção

Agora que os alunos sabem mais sobre a obra de Tozzi e sobre a pop art, o professor pode sugerir que eles utilizem algo da socieda-de socieda-de consumo para transformar em arte. Esse trabalho pode ser organizado em etapas:

1. Escolha do objeto/imagem/acontecimento da sociedade de consumo que o aluno julgue rele-vante (capas de CD, fotos de ídolos, embalagens e rótulos etc.).

2. Como transformar o assunto escolhido em um trabalho expressivo? Caso perceba alguma dificuldade por parte dos alunos, o professor pode retomar algumas manipulações que os ar-tistas pop costumavam fazer: desgaste da ima-gem, repetição, reversão, isolar elementos (con-sulte o quadro da página 7).

3. Seleção dos materiais disponíveis e/ou ne-cessários para a confecção do trabalho e... mãos à obra!

Não se esqueça de organizar, no final, uma lei-tura coletiva dos trabalhos, verificando sempre se ficou clara, pelo tratamento visual empregado, a idéia que o aluno pretendia transmitir sobre o as-sunto escolhido.

F FF

FF Variação para o ensino médio

O professor pode passar o filme de Rogério Sganzerla, O Bandido da Luz Vermelha, e relacio-ná-lo com a obra de Tozzi sobre o assunto; afinal são dois artistas discutindo o mesmo caso que es-tava em evidência na época.

Esse seria um ótimo caminho para motivar um trabalho sobre a ditadura militar na década de 1960. Por meio de uma pesquisa sobre o Bandi-do da Luz Vermelha (Acácio Pereira da Costa), os alunos podem também refletir sobre o sistema penitenciário brasileiro, que manteve Acácio no cárcere durante trinta anos, sem oferecer condi-ções para sua readaptação social. Com 54 anos, Acácio deixou o complexo penitenciário do Ca-randiru, mas não viveu por muito tempo.

O termo pop art foi cunhado pelo críti-co inglês Lawrence Alloway em referência ao movimento que existiu entre os anos 1950 e 1970, com maior evidência nos Es-tados Unidos e na Grã-Bretanha.

Os artistas da pop art se apropriavam de imagens divulgadas em periódicos, prate-leiras de supermercados, propagandas, bandeiras, jornais, revistas em quadrinhos, placas etc., e interferiam nelas de diferen-tes formas:

• refaziam ou desfaziam essas imagens; • retiravam a imagem do seu “consu-mo” normal, dando uma nova função para ela;

• isolavam a imagem do seu contexto e/ou transformavam um objeto produzi-do em série em um objeto único (como na série de Tozzi sobre o Bandido da Luz Vermelha);

• reconstruíam a imagem, imitando uma impressão malfeita ou transforman-do-a em uma exagerada retícula (na gra-nulação de uma fotografia, por exemplo, como na imagem de Roy Lichtenstein, p. 10 do livro);

• construíam, artesanal ou manualmen-te, a imagem que antes era produzida ape-nas com tecnologia industrial, remetendo à origem industrial dessa mesma imagem (como na criação de Andy Wahrol, na p. 10 do livro);

• gastavam a imagem (repetindo-a até a exaustão, como no Pastelão, de 1985, e nos parafusos pintados por Tozzi em 1972).

As obras dos artistas pop transmitem ce-ticismo e causam um certo impacto emoti-vo, evidenciando visualmente um grande “desconforto do indivíduo na uniformida-de da sociedauniformida-de uniformida-de consumo” (Argan,

PARA SABER MAIS

Elaboração gráfica Elaboração de uma imagem de forma que se considerem os recur-sos da indústria gráfica, meio pela qual será re-produzida.

Movimento dadaísta Movimento que, sur-gido em Zurique em 1915, negava os valores tra-dicionais e propunha uma arte solta das amarras racionalistas.

Nova figuração (ou novo realismo) Termo aplicado às obras produzidas por um grupo de

artis-BIBLIOGRAFIA Claudio Tozzi

ALVARADO, Daisy Valle Machado Peccinini de (coord.). Objeto na arte: Brasil anos 60. São Pau-lo: FAAP, 1978.

ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000. Sites www.claudiotozzi.com.br www.art-bonobo.com/claudiotozzi www.itaucultural.org.br Arte-educação

ARGAN, G. C. — Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

BARBOSA, A. M. Arte-educação: conflitos/

acertos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

––––––. A imagem do ensino da arte: anos

oi-tenta e novos tempos. São Paulo / Porto Alegre:

Perspectiva / Fundação Iochpe, 1981.

––––––. Arte-educação no Brasil: das origens

ao modernismo. São Paulo: Perspectiva,1997.

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental.

Parâmetros Curriculares: Arte. Brasília: MEC,

1996.

––––––. Secretaria do Ensino Fundamental.

Pa-râmetros Curriculares: Ensino Médio. Brasília:

MEC, 1999.

––––––. Secretaria do Ensino Fundamental.

Pa-râmetros Curriculares: Introdução. Brasília: MEC,

1998.

tas que, entre o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, passaram a incorporar imagens do cotidiano — muitas remetendo ao consumo — em suas obras. Com aparência mais naturalista, refletiam uma clara oposição ao expressionismo abstrato.

Rogerio Sganzerla (1946-2003) Cineasta re-presentante do cinema independente e margi-nal, dono de um estilo pouco convencional. O

Bandido da Luz Vermelha, seu primeiro

longa-metragem, rendeu-lhe fama internacional. Seu último filme foi O signo do caos. Catarinense, fa-leceu em São Paulo, cidade onde vivia.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão. São Paulo: Edusp,1992.

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte:

sala de aula e formação de professores. Porto

Alegre: Artmed, 2003.

JANSON, H. W. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARTINS, M. C. et alii. Didática do ensino da

arte: a língua do mundo — Poetizar, fruir e co-nhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

PARSONS, M. J. Compreender a arte. 1. ed. Lis-boa: Presença, 1992.

ROSSI, M. H. W. A compreensão das imagens da arte. Arte & Educação em revista. Porto Alegre: UFRGS / Iochpe. I: 27-35, out. 1995.

DICIONÁRIOS

DICIONÁRIO DA PINTURA MODERNA. São Paulo: Hemus, 1981.

DICIONÁRIO OXFORD DE ARTE. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARCONDES, Luis Fernando (org.). Dicionário

de termos artísticos. Rio de Janeiro: Pinakotheke,

1988.

READ, Herbert (org.). Dicionário da arte e dos

artistas. Lisboa: Edições 70, 1989.

ENCICLOPÉDIA

ENCICLOPÉDIA DOS MUSEUS. Museu de Arte de São Paulo. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

CONTEXTUALIZAÇÃO: TOZZI E A POP ART

1998: 575). É essa sensação de desconfor-to que temos ao observar a obra de Tozzi Eu bebo chopp, ela pensa em casamento II (p. 17 do livro).

Tozzi e a produção de painéis urbanos

Os painéis urbanos são também uma forma contemporânea pela qual a arte se faz presente: distantes dos museus e imer-sas no cotidiano, esimer-sas obras convivem com a arquitetura e a publicidade urba-na. Esta relação de painéis urbanos de Claudio Tozzi, podem ser vistos na cidade de São Paulo (informações retiradas do site art-bonobo.com/claudiotozzi).

• Painel Bank Boston-Berrini, 2002. Tin-ta acrílica sobre tela colada em madeira, 200x500 cm. R. Chucri Zaidan, 246.

• Painel para Edifício Exclusive, 2002. 600 m2. Av. Angélica, 2.016.

• Painel Zebra, 1972. Poliuretano sobre zinco, 800x800 cm. Praça da República.

• Painel Bank Boston. Tinta acrílica so-bre tela colada em madeira, 185x1.070 cm. R. Líbero Badaró, 487.

• Painel Hotel Mercure Jardins. Tinta acrílica sobre tela colada em madeira, 185x420 cm. Al. Itu, 1.151.

• Painel Novotel Center Norte, pasti-lhas de vidro, 180x1.600 cm. Av. Zaki Nar-chi, 500.

• Painel Restaurante Novotel Center Norte. Acrílica sobre tela, 140x500 cm. Av. Zaki Narchi, 500.

• Painel Edifício de Apartamentos Spa-zio. Av. Dr. Arnaldo, 2.222. Tinta acrílica sobre alvenaria, 6x32 m. e escultura 400x100x100 cm.

(6)

w A partir desse recurso, possibilite aos alu-nos brincar com as formas, sobrepondo, repe-tindo, distorcendo o desenho projetado. Só en-tão aplicar cor.

Essa proposta pode ser feita em grupo, construindo-se um grande painel coletivo, ou individualmente, em que cada criança criaria sua composição.

É importante que, ao finalizar o trabalho, o professor discuta com os alunos o processo de transformação do objeto/tema escolhido. Como é

que eles chegaram àquelas formas e cores? Como avaliaram o resultado? O que acharam desse modo de trabalhar, sugerido por Tozzi? Quais se-riam as outras maneiras de se produzir um painel? Retome as imagens do livro que mostram painéis pintados por Claudio Tozzi. Se for pos-sível, seria interessante levar os alunos em ex-cursão para a cidade de São Paulo a fim de que eles possam conhecer pessoalmente os painéis pintados pelo artista (veja relação na página 7 deste suplemento).

F FF F

F Objetivo

Por meio do estudo e da reflexão sobre a obra de Tozzi, de seus contemporâneos e da produção de um trabalho expressivo, compre-ender a ação artística proposta pelos produto-res da pop art, reconhecendo o caráter crítico e político de seus trabalhos — feitos no Brasil e no exterior.

F FF F

F Conteúdos gerais (com referência nos

PCNs de Arte)

w Conhecimento e competência de leitura das formas visuais em diversos meios de comu-nicação da imagem: fotografia, cartaz, televi-são, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações, publicidade, design, desenho animado etc.

w Reflexão sobre a ação social que os produ-tores de arte concretizam em diferentes épo-cas e culturas, situando conexões entre vida, obra e contexto.

F FF F

F Conteúdos do projeto w Características da pop art.

w A produção de Claudio Tozzi relacionada à pop art.

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO PARA

TURMAS A PARTIR DA 5

a

SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL:

POP ART — TRANSFORMANDO A SOCIEDADE

DE CONSUMO EM ARTE

w Apropriação e crítica social (no caso, à socie-dade de consumo) por intermédio da arte. F Tema transversal: Trabalho e Consumo. F Trabalho interdisciplinar: Português, Geografia e História.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA F

FF F

F Sensibilizando os alunos

Para iniciar a seqüência didática aqui pro-posta, o professor poderá, antes mesmo da lei-tura do livro, apresentar algumas idéias e obras da pop art. Como ponto de partida seria interessante apresentar aos alunos a obra de Andy Wahrol, reproduzida no livro de Regina Machado (p. 10). Organize a leitura dessa obra começando por perguntar se a imagem se re-fere a uma propaganda de sopa ou a uma obra de arte. Peça aos alunos que, em duplas, analisem a imagem e reflitam sobre a respos-ta que será apresenrespos-tada para o grupo. A par-tir dos comentários dos alunos, o professor pode apresentar algumas características e o contexto da pop art (veja quadro na página 7 deste suplemento).

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA F

FF F

F Orientações para ler o livro em sala de

aula

Depois de os alunos terem feito a leitura indi-vidualmente, o professor pode conduzir uma con-versa a respeito da opinião deles sobre o livro.

Na seqüência, em pequenos grupos, eles podem procurar as relações entre as obras de Tozzi e as da pop art. Algumas sugestões:

w Tozzi aproveita imagens do cotidiano da sociedade de consumo? Quais?

w Que tipo de notícia jornalística ou letra de música ele usa em suas obras?

w Que outro assunto relacionado à socieda-de socieda-de consumo é utilizado por Tozzi?

Mostre aos alunos como Claudio Tozzi utili-za cores fortes e chapadas como se faz na pu-blicidade (em rótulos de produtos, propagan-das etc.).

F FF

FF Roteiro de apreciação da obra

reproduzida no livro: Desta vez eu consi-go fugir (página 13).

w Compare essa obra com uma tira de histó-ria em quadrinhos publicada em jornal. O que elas possuem em comum?

w Como parece ser a mulher representada? w Que idade aparenta? Trabalha, estuda? w O que mais poderíamos pensar sobre ela? w Como são suas roupas e seu corte de cabelo? w Como é o tratamento da imagem? As cores são chapadas? A figura é toda definida pelo con-torno preto?

w O que significa a retícula (as bolinhas pre-tas) no fundo? Algum dos alunos já colocou uma lente de aumento no jornal ou viu um

outdoor de perto?

w Por que o artista teria utilizado a linguagem das histórias em quadrinhos para construir uma pintura?

w Qual a relação desse trabalho com a pop

art?

w Apresente aos alunos a história do Bandido da Luz Vermelha e peça que estabeleçam uma relação entre a história e essa obra de Tozzi.

w Compare este trabalho de Tozzi com ou-tros da série O Bandido da Luz Vermelha.

F Contextualização (veja quadro na página 7 deste suplemento)

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA

F FF

FF Produção

Agora que os alunos sabem mais sobre a obra de Tozzi e sobre a pop art, o professor pode sugerir que eles utilizem algo da socieda-de socieda-de consumo para transformar em arte. Esse trabalho pode ser organizado em etapas:

1. Escolha do objeto/imagem/acontecimento da sociedade de consumo que o aluno julgue rele-vante (capas de CD, fotos de ídolos, embalagens e rótulos etc.).

2. Como transformar o assunto escolhido em um trabalho expressivo? Caso perceba alguma dificuldade por parte dos alunos, o professor pode retomar algumas manipulações que os ar-tistas pop costumavam fazer: desgaste da ima-gem, repetição, reversão, isolar elementos (con-sulte o quadro da página 7).

3. Seleção dos materiais disponíveis e/ou ne-cessários para a confecção do trabalho e... mãos à obra!

Não se esqueça de organizar, no final, uma lei-tura coletiva dos trabalhos, verificando sempre se ficou clara, pelo tratamento visual empregado, a idéia que o aluno pretendia transmitir sobre o as-sunto escolhido.

F FF

FF Variação para o ensino médio

O professor pode passar o filme de Rogério Sganzerla, O Bandido da Luz Vermelha, e relacio-ná-lo com a obra de Tozzi sobre o assunto; afinal são dois artistas discutindo o mesmo caso que es-tava em evidência na época.

Esse seria um ótimo caminho para motivar um trabalho sobre a ditadura militar na década de 1960. Por meio de uma pesquisa sobre o Bandi-do da Luz Vermelha (Acácio Pereira da Costa), os alunos podem também refletir sobre o sistema penitenciário brasileiro, que manteve Acácio no cárcere durante trinta anos, sem oferecer condi-ções para sua readaptação social. Com 54 anos, Acácio deixou o complexo penitenciário do Ca-randiru, mas não viveu por muito tempo.

O termo pop art foi cunhado pelo críti-co inglês Lawrence Alloway em referência ao movimento que existiu entre os anos 1950 e 1970, com maior evidência nos Es-tados Unidos e na Grã-Bretanha.

Os artistas da pop art se apropriavam de imagens divulgadas em periódicos, prate-leiras de supermercados, propagandas, bandeiras, jornais, revistas em quadrinhos, placas etc., e interferiam nelas de diferen-tes formas:

• refaziam ou desfaziam essas imagens; • retiravam a imagem do seu “consu-mo” normal, dando uma nova função para ela;

• isolavam a imagem do seu contexto e/ou transformavam um objeto produzi-do em série em um objeto único (como na série de Tozzi sobre o Bandido da Luz Vermelha);

• reconstruíam a imagem, imitando uma impressão malfeita ou transforman-do-a em uma exagerada retícula (na gra-nulação de uma fotografia, por exemplo, como na imagem de Roy Lichtenstein, p. 10 do livro);

• construíam, artesanal ou manualmen-te, a imagem que antes era produzida ape-nas com tecnologia industrial, remetendo à origem industrial dessa mesma imagem (como na criação de Andy Wahrol, na p. 10 do livro);

• gastavam a imagem (repetindo-a até a exaustão, como no Pastelão, de 1985, e nos parafusos pintados por Tozzi em 1972).

As obras dos artistas pop transmitem ce-ticismo e causam um certo impacto emoti-vo, evidenciando visualmente um grande “desconforto do indivíduo na uniformida-de da sociedauniformida-de uniformida-de consumo” (Argan,

PARA SABER MAIS

Elaboração gráfica Elaboração de uma imagem de forma que se considerem os recur-sos da indústria gráfica, meio pela qual será re-produzida.

Movimento dadaísta Movimento que, sur-gido em Zurique em 1915, negava os valores tra-dicionais e propunha uma arte solta das amarras racionalistas.

Nova figuração (ou novo realismo) Termo aplicado às obras produzidas por um grupo de

artis-BIBLIOGRAFIA Claudio Tozzi

ALVARADO, Daisy Valle Machado Peccinini de (coord.). Objeto na arte: Brasil anos 60. São Pau-lo: FAAP, 1978.

ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000. Sites www.claudiotozzi.com.br www.art-bonobo.com/claudiotozzi www.itaucultural.org.br Arte-educação

ARGAN, G. C. — Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

BARBOSA, A. M. Arte-educação: conflitos/

acertos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

––––––. A imagem do ensino da arte: anos

oi-tenta e novos tempos. São Paulo / Porto Alegre:

Perspectiva / Fundação Iochpe, 1981.

––––––. Arte-educação no Brasil: das origens

ao modernismo. São Paulo: Perspectiva,1997.

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental.

Parâmetros Curriculares: Arte. Brasília: MEC,

1996.

––––––. Secretaria do Ensino Fundamental.

Pa-râmetros Curriculares: Ensino Médio. Brasília:

MEC, 1999.

––––––. Secretaria do Ensino Fundamental.

Pa-râmetros Curriculares: Introdução. Brasília: MEC,

1998.

tas que, entre o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, passaram a incorporar imagens do cotidiano — muitas remetendo ao consumo — em suas obras. Com aparência mais naturalista, refletiam uma clara oposição ao expressionismo abstrato.

Rogerio Sganzerla (1946-2003) Cineasta re-presentante do cinema independente e margi-nal, dono de um estilo pouco convencional. O

Bandido da Luz Vermelha, seu primeiro

longa-metragem, rendeu-lhe fama internacional. Seu último filme foi O signo do caos. Catarinense, fa-leceu em São Paulo, cidade onde vivia.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão. São Paulo: Edusp,1992.

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte:

sala de aula e formação de professores. Porto

Alegre: Artmed, 2003.

JANSON, H. W. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARTINS, M. C. et alii. Didática do ensino da

arte: a língua do mundo — Poetizar, fruir e co-nhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

PARSONS, M. J. Compreender a arte. 1. ed. Lis-boa: Presença, 1992.

ROSSI, M. H. W. A compreensão das imagens da arte. Arte & Educação em revista. Porto Alegre: UFRGS / Iochpe. I: 27-35, out. 1995.

DICIONÁRIOS

DICIONÁRIO DA PINTURA MODERNA. São Paulo: Hemus, 1981.

DICIONÁRIO OXFORD DE ARTE. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARCONDES, Luis Fernando (org.). Dicionário

de termos artísticos. Rio de Janeiro: Pinakotheke,

1988.

READ, Herbert (org.). Dicionário da arte e dos

artistas. Lisboa: Edições 70, 1989.

ENCICLOPÉDIA

ENCICLOPÉDIA DOS MUSEUS. Museu de Arte de São Paulo. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

CONTEXTUALIZAÇÃO: TOZZI E A POP ART

1998: 575). É essa sensação de desconfor-to que temos ao observar a obra de Tozzi Eu bebo chopp, ela pensa em casamento II (p. 17 do livro).

Tozzi e a produção de painéis urbanos

Os painéis urbanos são também uma forma contemporânea pela qual a arte se faz presente: distantes dos museus e imer-sas no cotidiano, esimer-sas obras convivem com a arquitetura e a publicidade urba-na. Esta relação de painéis urbanos de Claudio Tozzi, podem ser vistos na cidade de São Paulo (informações retiradas do site art-bonobo.com/claudiotozzi).

• Painel Bank Boston-Berrini, 2002. Tin-ta acrílica sobre tela colada em madeira, 200x500 cm. R. Chucri Zaidan, 246.

• Painel para Edifício Exclusive, 2002. 600 m2. Av. Angélica, 2.016.

• Painel Zebra, 1972. Poliuretano sobre zinco, 800x800 cm. Praça da República.

• Painel Bank Boston. Tinta acrílica so-bre tela colada em madeira, 185x1.070 cm. R. Líbero Badaró, 487.

• Painel Hotel Mercure Jardins. Tinta acrílica sobre tela colada em madeira, 185x420 cm. Al. Itu, 1.151.

• Painel Novotel Center Norte, pasti-lhas de vidro, 180x1.600 cm. Av. Zaki Nar-chi, 500.

• Painel Restaurante Novotel Center Norte. Acrílica sobre tela, 140x500 cm. Av. Zaki Narchi, 500.

• Painel Edifício de Apartamentos Spa-zio. Av. Dr. Arnaldo, 2.222. Tinta acrílica sobre alvenaria, 6x32 m. e escultura 400x100x100 cm.

Referências

Documentos relacionados

A) Promoção da qualidade de vida; assistência integral à saúde; prevenção de deficiências; ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; organização

Dois casos, ocorridos no 1.° semestre de vida não cumpriam os critérios clínicos clássicos de doença de Kawasaki: uma criança apresentava febre com 20 dias de evolução e

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, no entanto,

CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA - Cinto de segurança para recém nascido, alarme de alta temperatura limitado em 40ºC, Alarme de tensão de baterias, Temperatura da superfície

Considerando  que  toda  atividade  humana  reflete  no  ecossistema  seja  pela  extração 

Estabelece diversos~coeficientes de área me dia e produção para as culturas de arroz, milho, feijão, mandioca e cana-de-açúcar durante os anos

Outras linhas do tempo que também poderiam ser confeccionadas: as indicadoras do espaço, uma vez que Erico viajou por muitos lugares, dentro e fora do Brasil, e também as que

Após realização da leitura pela professora a mesma solicita para que alguns alunos da sala façam a leitura em pequenos trechos do livro, a professora também solicita a leitura da