• Nenhum resultado encontrado

Perspectivas de Implementação da Televisão Digital em Portugal. Representações e Expectativas em Relação à Televisão Digital e ao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perspectivas de Implementação da Televisão Digital em Portugal. Representações e Expectativas em Relação à Televisão Digital e ao"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Perspectivas de Implementação

Perspectivas de Implementação

Perspectivas de Implementação

Perspectivas de Implementação

da Televisão Digital

da Televisão Digital

da Televisão Digital

da Televisão Digital em Portugal

em Portugal

em Portugal

em Portugal

Representações e Expectativas em

Relação à Televisão Digital

e ao

(2)

Perspectivas de Implementação da

Televisão Digital em Portugal

Representações e Expectativas em Relação à Televisão Digital

A população portuguesa ainda não tem uma opinião formada em relação à televisão digital: quando questionados sobre se a televisão digital é melhor do que a analógica, 52,8% dos inquiridos optou pela categoria de resposta “não sabe/não responde”.

_____________________________________________________________________ TDT – a promessa da televisão do futuro

Apesar das novas ofertas de televisão digital existentes no mercado e do início das transmissões da televisão digital terrestre (TDT) agendado para 2009, verifica-se que a população portuguesa ainda não tem uma opinião consolidada em relação a este novo sistema televisivo. De acordo com os dados do inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008 (OberCom, 2008a), mesmo após uma breve explicação aos inquiridos sobre do que é a televisão digital e a TDT, o facto que primeiro se destaca quando analisamos os resultados é a elevada proporção da categoria de resposta “não sabe/ não responde”. Tal permite-nos inferir que a população portuguesa ainda não tem uma opinião formada em relação a estas temáticas. Por exemplo, 45,1% dos inquiridos respondeu “não sabe/não responde” à questão: “a TDT vai ser cara”, assim como 42,8% à questão “a utilização dos serviços digitais é complicada”.

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom (n=1036) Gráfico 1. Representações em relação à

televisão digital e à TDT (%) 35,8 12,7 5 5,7 22,4 5,7 42 45,9 35,7 52,8 42,8 45,1 49,2 34,8 41,5 41,4 59,3 22,2

para mim a TDT não tem vantagens a TDT é inevitável a mudança para a TDT mostra que Portugal acompanha as principais mudanças tecnológicas

a televisão digital é melhor que a analógica a utilização dos serviços digitais é complicada a TDT vai ser cara

(3)

Não obstante, verifica-se que 35,8% dos inquiridos não concorda com a afirmação “para mim a TDT não tem vantagens” (mesmo se 42% dos respondentes optaram pela não resposta, não deixa de ser significativo mais de um terço dos indivíduos estar consciente de que a TDT tem benefícios associados e representa uma evolução da televisão).

Tal como observado anteriormente em relação ao grau de awareness relativamente à televisão digital (OberCom, 2008b), o tipo actual de acesso TV constitui uma variável importante no seio das atitudes em relação à televisão digital e à TDT. De facto, a população cabo tende a ter uma atitude globalmente mais positiva e de maior aceitação em relação a este novo meio de recepção do sinal televisivo. Assim, 52,4% concorda com a afirmação “a televisão digital é melhor do que a analógica” (contra apenas 32,1% dos inquiridos com antena) e apenas 18,6% acha que a TDT não apresenta vantagens (contra 23,8% do total dos respondentes com antena).

Quadro 1. Representações em relação à televisão digital e à TDT, por tipo acesso TV (%)

Tipo de acesso TV (% da resposta “concordo”, em cada categoria)

Das seguintes afirmações sobre a televisão digital, indique com quais

concorda... Antena (n=583) Cabo (n=397) ... ainda não consegui perceber o que é 79,1 64,0 ... para mim a TDT não tem vantagens 23,8 18,6 ... a mudança para a TDT mostra que

Portugal acompanha as principais mudanças tecnológicas

52,0 69,3

... a televisão digital é melhor que a

analógica 32,1 52,4

... a utilização dos serviços digitais é

complicada 36,7 29,5

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom

Por outro lado, os inquiridos que acedem através do cabo demonstram possuir um maior grau de literacia em relação à utilização da televisão digital, sendo que apenas 29,5% concorda com a afirmação “a utilização dos serviços digitais é complicada” (contra 36,7% no caso dos inquiridos com antena), e 64% concorda com a “ainda não consegui perceber o que é a televisão digital”, contra 79,1% dos respondentes que têm acesso através de antena.

A análise das representações em relação à televisão digital e à TDT revela-se essencial para a compreensão do processo de eventual adopção destas tecnologias. De acordo com o Digital Television Project (2004), existem três níveis de actuação que interferem na decisão da adopção ou da não adopção da televisão digital e da TDT. Num primeiro nível, o do simbolismo da plataforma, é necessário agir directamente nas representações que os indivíduos têm da nova tecnologia, apresentando as

(4)

vantagens do novo sistema, e permitindo que seja integrada no sistema de valores de cada indivíduo. Num segundo nível, o da atractividade dos conteúdos, é necessário que o consumidor veja vantagens nas novas ofertas disponíveis, em termos de conteúdos, mas também de serviços oferecidos e de custos associados. Ou seja, o consumidor tem que perceber este novo sistema de TV como uma forma de melhorar a sua experiência televisiva. Num terceiro nível, mais factual, relaciona-se com as acções práticas necessárias para se poder ter a TDT em casa. Isto é, se o custo (não só em termos económicos, mas também de tempo e facilidade de instalação e utilização) for percepcionado como superior aos benefícios associados à televisão digtial, o mais provável é que o consumidor opte por não aderir à nova tecnologia.

Figura 1. Adopção da TDT - Níveis de Decisão

Fonte: Digital television Project (2004)

Estes três níveis deverão ser encarados de forma integrada e sucessiva, sendo que é antes de mais necessário que a TDT penetre no sistema de valores de cada um, para depois se apresentarem as suas vantagens, e para finalmente se proceder à conversão na prática. No caso Português, este modelo apresenta contudo algumas adaptações. De facto, quando questionadas acerca dos assuntos que consideram mais relevantes ver esclarecidos numa eventual campanha de sensibilização relativamente à TDT, os indivíduos referiram em primeiro lugar factores ligados ao simbolismo da plataforma (tais como o que é a TDT e o switchover), mas em segundo lugar manifestaram maior interesse em perceber as condições práticas de utilização desta tecnologia (ou seja, informação acerca do preço e de como utilizar), sendo os novos serviços e os conteúdos da TDT relegados para um terceiro plano.

(5)

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom (n=1036)

Valorização das potencialidades da televisão digitial

De acordo com o modelo apresentado, é antes de mais essencial que o consumidor desenvolva uma representação em relação à televisão digital, no seio do simbolismo associado a essa plataforma. Após essa fase inicial, outros factores começam a pesar no ambito do processo de adopção da televisão digital, nomeadamente as potencialidades oferecidas em termos de usability e novas funcionalidades. Similarmente ao que acontece em Espanha (Impulsa TDT, 2008), a melhor qualidade de som e imagem são dos atributos mais valorizados da televisão digital: 85,5% dos portugueses considera “muito útil” ou “útil” a melhoria de imagem proporcionada pela recepção digital, e 83,4% a melhoria em termos de qualidade de som.

Apesar de ser frequentemente apontado como um dos pontos fortes da televisão digital, apenas 13,8% dos inquiridos considerou o video-on-demand (VOD) um serviço “muito útil”. Tal deve-se possivelmente à falta de conhecimento em relação a esta potencialidade por parte da população, e devido aos custos associados. De facto, para a população que recebe televisão através de antena de forma gratuita, passar a ter de pagar para aceder a conteúdos audiovisuais, mesmo ganhando em termos de flexibilidade, pode ser percepcionado como pouco proveitoso.

Gráfico 2. "Que tipo de assuntos gostaria de ver tratados numa eventual campanha de sensibilização em relação à TDT?" (%)

64,5 35,4 42,9 37,5 44,8 56,5 57,5 conteúdos da TDT serviços da TDT processo de conversão da TDT como usar a TDT opções de tarifários e preço da TDT o que é o switchover o que é a TDT e a

televisão digital Simbolismo da

Plataforma Usability do Equipamento Atractividade dos Conteúdos

(6)

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom (n=1036)

Uma vez mais, o tipo de acesso televisivo actual revela-se uma variável importante no seio da percepção das vantagens da televisão digital. De facto, a população cabo mostra-se mais consciente da utilidade dos serviços oferecidos pela televisão digital (o que revela também uma maior exigencia por parte dos consumidores), quando comparada com a população que recebe o sinal através de antena. Assim, 53,1% dos inquiridos com recepção através do cabo considera a melhor qualidade de imagem proporcionada pela televisão digital “muito útil” (50,9% para o caso da melhor qualidade de som), contra apenas 37,2% dos individuos que dispõem de acesso através de antena (contra 35,2% no caso do som).

Gráfico 3. O que pensa em relação aos novos serviços possibilitados pela TV digital? (%) 13,8 14,8 21 29,4 45,8 41,1 41 34 37,7 33,9 23,6 24,9 38,1 36,3 9,4 2,4 3,7 13,2 24,8 15 12,9 20,2 13,1 5,8 12,5 12,1 12,9 27,7 17,9 31,3 49,7 40,2 27,7 28,5 32,2 42,4 44,4 25,1 19,6 19,9

maior oferta de canais melhor qualidade de

imagem melhor qualidade de som

mais interactividade ouvir rádio emissões múltiplas video-on-demand canais em mosaico mais opções de participação alta definição

(7)

Quadro 2. Valorização dos novos serviços oferecidos pela televisão digital, por tipo de acesso ao serviço de televisão (%)

Tipo de acesso ao serviço de TV (% da resposta “muito útil”, em cada categoria)

O que pensa em relação aos novos serviços possibilitados pela televisão

digital? Antena (n=583) Cabo (n=397)

... maior oferta de canais 29,0 34,8

... melhor qualidade de imagem 37,2 53,1

... melhor qualidade de som 35,2 50,9

... mais interactividade 20,2 30,5

... ouvir rádio 16,5 22,4

... múltiplas emissões 15,4 23,9

... video-on-demand 9,3 17,6

... ver canais em mosaico 11,0 17,9

... compatibilidade com o PC 10,5 21,4

... maior portabilidade 11,1 20,7

... facilidade de utilização para pessoas

com necessidades especiais 37,4 47,1

... mais opções de participação 18,0 23,9

... alta definição 22,8 37,0

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom

Similarmente, e do ponto de vista das opções de desenvolvimento de serviços inovadores por parte dos operadores (e das eventuais estratégias diferenciadas a adoptar para o caso dos lares com TV por cabo), verifica-se que 20,7% da população cabo considera “muito útil” as potencialidades da televisão digital em termos de portabilidade, e 17,6% valoriza a possibilidade de ter acesso ao serviço de video-on-demand (contra apenas 11,1% e 9,3% no caso dos indivíduos com antena, respectivamente).

Representações em Relação ao Switchover Digital

Em termos de representações em relação ao processo de switchover propriamente dito, verifica-se, à semelhança do que foi anteriormente destacado, que a percentagem da resposta “ não sabe/ não responde” é muito elevada, o que permite uma vez mais aferir a falta de opinião formada por parte dos indivíduos relativamente esta temática.

Verifica-se ainda um elevado descontentamento com o facto do custo de aquisição dos equipamentos necessários para a conversão ficarem exclusivamente a cargo do consumidor: 82,5% dos respondentes concorda com a afirmação “não devia ser o consumidor a pagar o equipamento necessário para a conversão”.

Destaque-se ainda dois resultados. Por um lado, existe um certo cepticismo em relação à migração para o digital, sendo que 17,4% dos inquiridos afirmou duvidar que o switchover venha a acontecer (e 57,3% optou pela categoria de resposta “não sabe/ não responde”). Por outro lado, verifica-se os indivíduos se sentem incomodados com este processo, e com o facto de não poderem permanecer com o sistema analógico

(8)

caso o desejem: 72,1% dos inquiridos concorda com a frase “não devia ser forçado a migrar para o digital”, e 62,6% com a afirmação “a opinião das pessoas não foi considerada quando se decidiu o switchover”.

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom (n=1036)

A maioria dos portugueses (68,7%) é também da opinião de que faltam acções de sensibilização e esclarecimento público sobre o switchover e a televisão digital.

Intensões de Conversão

Provavelmente devido ao desconhecimento em relação ao switchover, a população portuguesa ainda não começou a planear o processo de conversão para o digital, numa altura em que a maioria dos países europeus conta já com uma elevada percentagem de lares equipados para receber a TDT. De facto, a proporção de inquiridos que ainda não refletiu acerca de quando planeia aderir à televisão digital é muito elevada (66,1%), existindo também um grande número de respondentes que referiu não ter intensões de vir a aderir a esta tecnologia (17,8%). Uma vez mais, existem diferenças entre a população cabo e a que acede através de antena, sendo que a primeira se mostra mais interessada em aderir à TDT no curto prazo.

Gráfico 4. Atitudes em relação ao switchover (%)

45,5 68,7 3,3 6,8 4,1 5,4 25,3 11,2 4,4 2,3 14,2 21,1 33,3 46,8 57,3 56,4 50,1 29 82,5 62,6 72,1 47,8 17,4 32,4

não devia ser o consumidor a pagar o equipamento necessário para a conversão

não devia ser forçado a migrar para o digital a opinião das pessoas não foi considerada quando se

decidiu o sw itchover

o sw itchover serve interesses próprios e não a vontade do público em geral duvido que o sw itchover venha a acontecer

o sw itchover é injusto o sw itchover vai permitir a evolução da televisão faltam acções de sensibilização e esclarecimento

público sobre o sw itchover

(9)

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom (n=960 – indivíduos com serviço analógico de televisão)

De entre as principais razões encontradas para justificar a não adesão à DTV, destaca-se a percepção de que esta é cara (38,6%), e o facto de existir ainda um grande desconhecimento sobre esta nova forma de recepção (30,3%).

Fonte: Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom

(n=806 - indivíduos que não pretendem aderir à televisão digital ou que ainda não pensaram nisso)

Por outro lado, existe uma fatia considerável da população que afirmou estar contente com o serviço actual (17,6%), não vendo por isso razões para mudar para a televisão digital.

Gráfico 5. Quando planeia aderir à TDT? (%)

8,1 7,6 6,2 8,8 24 8,8 61,4 73,5 0,3 1,5 antena cabo

em breve só na altura do sw itchover

só quando os preços baixarem nunca não sei/ ainda não pensei nisso

Gráfico 6. Razões para a não adesão à televisão digital

17,6 30,3 38,6 0,1 4,2 2,6 5,3 8,6 16,5

a televisão digital não tem programas de qualidade

não tem vantagens em relação à televisão analógica

os serviços oferecidos não me interessam não saberei tirar partido da televisão digital sinto-me baralhado com as opções e tarifários

disponíveis

a televisão não é suficientemente importante para mim para justificar a adesão

estou contente com o serviço actual ainda não consegui perceber bem o que é é caro

(10)

Televisão Digital: Ausência de uma identidade defininida

Em suma, verifica-se uma ausência de representações relativamente à televisão digital e à TDT, verificando-se por um lado uma grande proporção da categoria de resposta “não sabe/não responde”, e por outro lado, uma dualidade entre a representação da TDT como sinónimo de progresso e a TDT como imposição e obrigatoriedade: apesar de 59,3% dos inquiridos concordar com a afirmação “a mudança para a TDT mostra que Portugal acompanha as principais mudanças tecnológicas” (gráfico 1), 72,1% considera que não deveria ser “forçado” a migrar para o digital (gráfico 4).

Tal leva-nos a considerar que existe uma ausência de envolvimento emocional no processo de migração para o digital, observando-se uma escassa percepção dos benefícios que por si só justificariam a adesão a este novo sistema de transmissão televisiva. Assim, as condições de desenvolvimento de uma procura sustentável para o mercado da televisão digital em geral, e da TDT em específico ficam em risco. Para evitar tal cenário, será essencial considerar a esfera do acesso (conhecimento, custo e usability) assim como compreender os factores humanos subjacentes à adopção ou rejeição de uma dada tecnologia (nomeadamente, identificar as reais necessidades dos utilizadores, fomentar o aumento do grau de awareness em relação à plataforma, e oferecer benefícios que sejam percepcionados como uma verdadeira melhoria da experiência televisiva).

Bibliografia

DIGITAL TELEVISION PROJECT (2004), Atitudes to Digital Television, The Generics Groups, UK, disponível em

http://www.digitaltelevision.gov.uk/pdf_documents/publications/Attitudes_to_Digital_Television.pdf

IMPULSA TDT (2008), Estudio Cualitativo sobre valoración y aptitud a la TDT, disponível em http://www.impulsatdt.es/pdf/CUALITATIVO-PRESENTACION.pdf

OBERCOM (2008a), Inquérito A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008, OberCom.

(11)

O presente relatório é o quarto de um conjunto de Flash Reports que foram publicados pelo OberCom relativamente ao panorama televisivo actual em Portugal no contexto da implementação da televisão digital:

Perspectivas de Implementação da Televisão Digital em Portugal Flash Report 1 - Televisão Digital e TDT: Conhecimento e Compreensão Flash Report 2 - Caracterização do Acesso TV 2008

Flash Report 3 - A Experiência Televisiva em Portugal: novas tecnologias, novos consumos?

Flash Report 4 - Representações e Expectativas em relação à televisão digital e à TDT

Título Perspectivas de Implementação da Televisão Digital em

Portugal

Conhecimento e Compreensão

Investigadores Vera Araújo

Coordenação Científica Gustavo Cardoso e Rita Espanha

Coordenação Editorial Rita Espanha

Questionário “A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008”

Gustavo Cardoso, Rita Espanha, Rita Cheta e Vera Araújo

Ficha técnica questionário “A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008”

Inquérito extensivo por questionário, através de uma entrevista directa, a uma amostra representativa da população portuguesa residente em Portugal continental, de idade igual ou superior a 15 anos de idade. A amostra teve como universo de referência a população portuguesa e os resultados do Recenseamento Geral da População –Censos de 2001. Os indivíduos foram seleccionados através da definição de quotas a partir do cruzamento das variáveis sexo, idade, escolaridade, região (5 regiões INE – NUT’s II) e habitat/dimensão dos agregados populacionais. A partir de uma matriz inicial de região e habitat, foi seleccionado aleatoriamente um número significativo de pontos de amostragem, onde foram realizadas as entrevistas, através da aplicação de quotas acima referidas. Em cada localidade, existiam instruções que obrigaram o entrevistador a distribuir as entrevistas por toda a localidade. A amostra final foi constituída por 1041 entrevistas. O trabalho de campo foi realizado em Fevereiro de 2008 e aplicado pela Metris GfK.

Referências

Documentos relacionados

Após isto , a central sai do modo de pr ogramação automaticamente; 4.Após ser digitada a seqüência de 3 teclas e a pr ogramação efetuada, a central volta a

Verificou-se que para que o evento estivesse em concordância às recomendações e requerimentos da entidade FIFA deveria ser seguido o check-list para obtenção

Também Luyster et al (2011, p.53) sugerem que a má qualidade do sono está associada a pior funcionalidade nos doentes com AR e que esta relação pode ser explicada pela

488 - O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo

Como bem destaca Cerisara (1992), cursos responsáveis pela formação de professores para educação infantil também não parece estar cumprindo com sua tarefa de formar educadores com

Como auditor do Escritório de Auditoria Independente Ronald Trump Auditores Independentes s/c, proceda aos testes de Auditoria nas transações da Cia Barack Obina,

Movimento”, no Ativo Circulante, pelo va- lor líquido pago à prestadora do serviço (ou seja, o valor da fatura líquido da CSL, da Cofi ns, do PIS-Pasep, do ISS, do INSS e do

A segunda avaliação consistirá na apresentação de (i) do Projeto de Monografia; e (ii) portfólio constituído pela devolução da Delimitação Temática e