• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO EIXO TEMÁTICO Regulamentação do programa de eixo temático no curso de direito da Faculdade das Américas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO EIXO TEMÁTICO Regulamentação do programa de eixo temático no curso de direito da Faculdade das Américas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO EIXO TEMÁTICO

Regulamentação do programa de eixo temático no curso de direito da Faculdade das Américas.

DA FIXAÇÃO DOS TEMAS

Será estabelecido semestralmente, em reunião a ser convocada pelo Coordenador do Curso de Direito, um único tema para o desenvolvimento da pesquisa científica a ser realizada pelos alunos do curso de Direito.

SISTEMA DE ORIENTAÇÃO

Serão designados professores orientadores, preferencialmente que lecionem no semestre orientando, para prestar a devida orientação aos grupos pré-determinados.

A orientação se dará durante o exercício da atividade acadêmica do professor, a fim de que o trabalho tenha características de trabalho científico e o formato de acordo com as normas da ABNT.

As orientações serão prestadas nas modalidades presencial e semi-presencial, cujos registros realizados no sistema semi-presencial.

DA FORMAÇÃO DOS GRUPOS

Os grupos serão formados livremente pelos alunos, pertencentes ao mesmo semestre letivo, em número mínimo e máximo de componentes a ser determinado pela coordenação do curso de Direito, em conformidade com o número de alunos regularmente matriculados.

DA DEFINIÇÃO DO TRABALHO

O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao desenvolvimento do trabalho (eixo temático), indispensável à avaliação do acadêmico do curso de Direito da Faculdade das Américas.

O trabalho deverá ser elaborado na forma de artigo científico, de cunho obrigatório ao processo de avaliação do aluno e consiste na realização de um trabalho de pesquisa coletivo sobre o tema relacionado ao conteúdo fixado pelos professores, através de orientações, denominado eixo temático voltado para a área do Direito.

O trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação do professor orientador a ser designado pelo Coordenador do Curso de Direito.

O objetivo do trabalho é o de propiciar aos alunos o aprimoramento teórico, o estímulo à produção científica e à consulta de bibliografia especializada e uma melhora na análise crítica de fatos associados à área do Direito.

DA OBRIGATORIEDADE DO TRABALHO

A realização do trabalho a partir de um eixo temático é obrigatória, importante e necessária para a complementação do processo ensino-aprendizagem e não haverá, a qualquer título ou pretexto, dispensa de realização.

Caso o aluno não venha a participar da realização do trabalho por vontade própria ou por desinteresse, não terá a oportunidade de apresentar trabalho fora do padrão estabelecido, nem mesmo individual e, desta forma, a nota atribuída será zero.

(2)

DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR São atribuições do professor orientador:

- Dar cumprimento a este Regulamento e obedecer aos prazos fixados em calendário.

- Freqüentar as reuniões convocadas pelo Coordenador do Curso. - Atender aos seus alunos orientandos, preferencialmente em grupo, no decorrer do semestre.

- Definir metas para pesquisa através da modalidade semi-presencial.

- Avaliar todo o material de pesquisa e orientar o grupo no desenvolvimento do trabalho na modalidade semi-presencial.

- Informar, quando solicitado pelo Coordenador, a respeito do desenvolvimento das pesquisas.

- Avaliar o trabalho apresentado entregue por cada grupo orientando.

- Atribuir conceito (zero, 0,5 ou 1,0) ponto ao trabalho. DAS ATRIBUIÇÕES DO ALUNO

São atribuições do aluno:

- Dar cumprimento a este Regulamento.

- Solicitar informações dos professores orientadores do semestre à confecção do trabalho.

- Respeitar os prazos e data de entrega dos trabalhos. - Realizar a defesa oral à banca examinadora.

DAS ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO

A responsabilidade pela elaboração do trabalho em grupo é exclusivamente dos alunos.

A elaboração do trabalho compreenderá etapas que serão desenvolvidas durante o semestre letivo do curso de Direito, distribuídas da seguinte forma:

- Pesquisa do tema macro determinado pelo Coordenador Acadêmico.

- Desenvolvimento do projeto de pesquisa e do trabalho.

- Registro de todas as atividades de pesquisa e de orientação na plataforma semi-presencial.

- Depósito do trabalho em data fixada.

DA ESCOLHA DO TEMA DO TRABALHO

O trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação do professor designado pelo Coordenador do Curso e os temas serão estabelecidos através de reunião, preferencialmente envolvendo a pesquisa do tema relacionado aos Direitos Humanos.

DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA Compete ao aluno no desenvolvimento do projeto de pesquisa: - Freqüentar as reuniões programadas pelo grupo que participar. - Participar das atividades determinadas pelo professor-orientador nas modalidades presencial e semi-presencial.

(3)

- Cumprir o calendário divulgado pelo Coordenador do Curso de Direito.

- Elaborar a versão final do trabalho, de acordo com o presente regulamento e com as instruções do seu professor orientador;

- Cumprir e fazer cumprir este regulamento.

O aluno deve elaborar seu trabalho de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vigentes à época do depósito.

O limite mínimo de páginas do trabalho é de 10 (dez) e o máximo é de 15 (quinze) laudas.

Os anexos e apêndices não integram o cômputo das páginas. DO DEPÓSITO DO TRABALHO

Caso o professor orientador aprove a versão final do trabalho, o mesmo deverá ser entregue no prazo estabelecido em calendário, da seguinte forma:

“uma via, devidamente encadernada em capa dura, na cor vermelha, letras douradas, em conformidade com as normas da ABNT, nos padrões da Faculdade das Américas, bem como outras duas vias em espiral para avaliação da banca examinadora”.

Na data de entrega deverá o grupo enviar versão final do trabalho em arquivo eletrônico para o endereço (npj@faculdadedasamericas.com), mencionando no assunto (eixo temático e o semestre de matrícula), na mensagem o título, o nome do orientador e os participantes do grupo.

Na primeira página (capa) deve constar: FACULDADE DAS AMÉRICAS

AUTORES: SEMESTRE____ NOME ___________, RGM PROFESSOR ORIENTADOR: __________________________ TÍTULO SÃO PAULO ANO Na segunda página deve constar:

Sistema de avaliação Professor orientador:

(4)

zero ponto 0,5 ponto 1,0 ponto Metodologia

Pesquisa Conteúdo Bibliografia

Média final: _______ ponto

Na terceira página, o resumo, palavras-chave. Na quarta, sumário e a partir da quinta página o trabalho.

1-Título - Em negrito, arial, 16, letras maiúsculas, centralizado;

2 – Autores - Em arial, 10, em ordem alfabética crescente, com alinhamento à direita, assim como as demais informações.

3- Resumo e palavras-chave Texto com no máximo 250 palavras, sem uso de parágrafos. Deve conter o objetivo do trabalho, metodologia, resultados e conclusões. Pode ser: informativo: descreve totalmente o conteúdo do trabalho; indicativo: indica ao leitor os pontos principais (usado para artigos de revisão); indicativo / informativo: aspectos mais relevantes são mais extensos. Palavras-chave: no máximo quatro (4), que devem ser os termos usados em pesquisas bibliográficas, não devendo ser as traduções literais do inglês, mas os termos usados em português.

4 - Corpo do trabalho Deve conter a introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão. A introdução deve conter a apresentação do trabalho, os objetivos e a revisão da literatura. Em material e métodos deve-se descrever detalhadamente os matérias e métodos usados, permitindo-deve-se que a pesquisa possa ser feita por outros pesquisadores. Apresentar a literatura referente aos métodos. Descrever os métodos estatísticos e sua literatura, quando for o caso.

Na seção de resultados, apresenta-los, incluindo tabelas, quadros e ilustrações. Os dados não devem aparecer no texto, mas precisam ser indicados em tabela, quadro ou ilustração se encontram.

As tabelas devem ser numeradas consecutivamente, em seguida a palavra Tabela e tituladas de forma clara e curta, na parte superior da tabela. As figuras (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos etc.) devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, em seguida a palavra Figura e tituladas de forma clara e curta, na parte inferior da mesma.

As tabelas e figuras devem aparecer o mais próximo possível do texto a que se referem. A fonte de tabelas e figuras deve estar abaixo das mesmas. (Norma ABNT NBR 6022 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa e IBGE.- Normas de apresentação tabular).

A discussão é a parte principal do trabalho. Deve comparar os resultados obtidos pelo autor, com o resultado obtido por outros autores, estabelecendo relações, deduções paralelas. Na conclusão, não mencionar trabalhos não concluídos; podem ser mostradas novas hipóteses, quando bem

(5)

justificadas; podem ser incluídas recomendações. Devem ser precisas e claras, devendo se fundamentar nos objetos do estudo.

5 - Referências bibliográficas Devem ser numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no trabalho. Para a citação no texto, deve-se usar a norma da ABNT - NBR 10520 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação).

10. DA RESPONSABILIDADE

O presente Regulamento poderá sofrer alterações, demandadas pelo Coordenador do Curso de Direito da Faculdade das Américas, desde que sejam observadas, no desenvolvimento das atividades pertinentes ao trabalho (eixo temático), eventuais necessidades de mudança.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Este Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação, revogando-se os anteriores.

São Paulo, 01 de janeiro de 2010.

Wagner Peralta Rodrigues da Silva Coordenador Acadêmico

Referências

Documentos relacionados

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em