• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Geral. Art 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regerão as competições da Olimpíada Rosariense 2017.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento Geral. Art 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regerão as competições da Olimpíada Rosariense 2017."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Regulamento Geral

Evangelizar por meio do esporte é um desafio para a educação cristã. Os valores morais do esporte são inerentes a cada modalidade e são abrangentes para todas realidades. O fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, promovia atividades esportivas nos recreios de suas escolas na França.

Coerentes com o nosso ideal de proporcionar uma educação integral, incluímos a Educação Física, a saúde e o meio ambiente nas experiências de aprendizagem. Estimulamos as atividades esportivas como meio para desenvolver as habilidades físicas e a coordenação motora, a formação da personalidade, o espírito de equipe, a disciplina pessoal, o reconhecimento de suas próprias limitações, a capacidade de lidar com as frustrações e o desejo de obter êxito.

Art 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regerão as competições da Olimpíada Rosariense 2017.

Art 2º - A Olimpíada Rosariense será disputada nos dias 4, 5, 6 e 8 e 9 de setembro de 2017 em horários estipulados pela Comissão Organizadora, conforme a seguinte programação: 4/9 SEGUNDA M 5/9 TERÇA M 6/9 QUARTA M 7/9 FERIADO 8/9 SEXTA M 9/9 SÁBADO M 4/9 SEGUNDA T 5/9 TERÇA T 6/9 QUARTA T 7/9 FERIADO 8/9 SEXTA T SÁBADO T

(2)

Art 3º - Os participantes da Olimpíada Rosariense 2017 serão considerados conhecedores deste regulamento e das regras esportivas vigentes no país, nas diversas modalidades disputadas, e assim submeter-se-ão, sem reserva alguma, a todas as consequências que dele possam emanar.

Art 4º - A Olimpíada Rosariense é uma promoção conjunta do Grêmio Estudantil Rosariense (GER), Pastoral e Direção, organizada e supervisionada por uma Comissão de professores de Educação Física.

Art 5º - A Olimpíada Rosariense tem por objetivos:

 Promover o intercâmbio social e esportivo entre os alunos.

 Oportunizar aos estudantes uma atividade de lazer dirigida, incentivando o dinamismo, a participação e a criatividade que o esporte pode desenvolver.  Estimular nos alunos um espírito de competitividade baseado nos valores da

Filosofia Marista.

Art 6º - A organização da Olimpíada Rosariense está assim constituída:

COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA (CCO): André Pessin, Fernanda Santos, Graziela Acosta, Pauline Chagas, Rubiane Oliva, Thiago Mocelin e Vladimir Thier. Parágrafo primeiro: compete à Comissão Central Organizadora: exercer a execução, coordenação e supervisão da Olimpíada, em todos os detalhes técnicos e administrativos, de acordo com o Regulamento Geral e as determinações da Direção Geral; indicar os integrantes das subcomissões; resolver os casos omissos a este regulamento; elaborar o sistema de disputas e as tabelas de jogos; providenciar o material necessário para as disputas, oficializar os resultados.

Art 7º - Poderão participar da Olimpíada Rosariense todos os alunos com matrícula vigente no Colégio Marista Rosário, entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

Parágrafo primeiro – Ficam impossibilitados de participar todos os alunos que estiverem em período de dispensa médica, comprovada por atestado médico. A

(3)

inclusão de alunos nesta condição poderá ocasionar a desclassificação da turma envolvida.

Art 8º - Para participar da Olimpíada Rosariense, cada turma deverá seguir os seguintes passos:

1 - Participar do desfile de abertura que ocorrerá no dia 1º/9, às 14h30, no Pátio Central, quando todos os participantes deverão estar devidamente uniformizados.

2 - Ler atentamente o Regulamento Geral da Olimpíada Rosariense. 3 - Preencher corretamente a Ficha de Inscrição anexa.

4 - Entregar os alimentos na Pastoral, quando os representantes da turma receberão um comprovante.

5 - Comparecer na Tesouraria do Colégio com os seguintes itens:  Comprovante da entrega dos alimentos.

 Fichas de inscrição preenchidas.  O valor das inscrições.

 Tudo dentro de um envelope devidamente identificado com o número e o naipe (masculino e feminino) de sua turma.

6 - A equipe deverá possuir camisetas da mesma cor e numeradas, podendo ser utilizadas as mesmas da Taça Rosário. Caso duas equipes possuam a mesma cor de uniforme, o colégio fornecerá coletes.

Parágrafo primeiro- A inscrição será de R$ 50,00 para as equipes masculinas e femininas (valor único para diferentes modalidades esportivas), mais 25 kg de alimento não perecível por turma inscrita. A arrecadação será doada para instituições assistidas pelo Programa Solidariedade do Colégio.

Parágrafo segundo - A turma somente será considerada inscrita na Olimpíada Rosariense mediante pagamento, entrega das fichas de inscrição e dos alimentos.

(4)

Parágrafo terceiro - Se a turma não der W.O em nenhuma modalidade inscrita, terá todo o valor reembolsado após o término da Olimpíada. Caso contrário, o valor será revertido para o Grêmio Estudantil Rosariense (apoiador do evento). A responsabilidade de resgate dos valores será das turmas, diretamente na Tesouraria do Colégio.

Para melhor atender as instituições parceiras no Programa Solidariedade do Colégio, a divisão de doações será da seguinte maneira:

- 6º ano EF - massa. - 7º ano EF - arroz. - 8º ano EF - farinha.

- 9º ano EF - 91, 92, 93: arroz e 94, 95, 96, 97: massa - 1° ano EM - leite.

- 2º ano EM - óleo de cozinha. - 3º ano EM - feijão.

Orientação para inscrição:

- Na Pastoral, entregar os alimentos e receber o comprovante.

- Na Tesouraria, levar o comprovante da entrega dos alimentos, juntamente com o dinheiro e a ficha de inscrição em um envelope devidamente identificado com o número e o naipe (feminino ou masculino) de sua turma.

- As datas para inscrição das turmas será de 16/8 a 22/8. 24/8 – 3º ano EM

23/8 – 8º e 9º anos EF 21/8 – 1º e 2º anos EM 22/8 – 6º e 7º anos EF

(5)

Art 9º - A Olimpíada Rosariense será disputada nas seguintes modalidades e naipes: Modalidade 6º EF 7º EF 8º EF 9º EF EM Futsal Feminino      Futsal Masculino      Handebol Feminino      Handebol Masculino     1º EM Basquete Feminino     Basquete masculino     Voleibol Feminino    Voleibol Masculino    Voleibol Misto  Badminton   

Art 10º - As disputas serão organizadas conforme o número de equipes inscritas em cada modalidade e naipe, respeitando os seguintes critérios:

Até 5 (cinco) equipes – todos contra todos.

Acima de 5 (cinco) equipes – eliminatória simples, eliminatória dupla ou chaves.

Art 11º - Será estipulado na tabela de jogos apenas o horário de início da rodada, ocorrendo os demais na sequência.

Art 12º - A equipe que não comparecer ao local do jogo, preenchendo os requisitos necessários e no horário determinado, será declarada perdedora por W.O. (não comparecimento), tendo sua equipe desclassificada da competição.

Parágrafo primeiro – Será dada tolerância de 10 minutos apenas para o primeiro jogo da rodada. Em caso de W.O, os próximos jogos seguem a programação.

Parágrafo segundo – Para efeito de classificação, será desconsiderado o critério de saldo de gols das partidas realizadas, mantendo somente a pontuação da vitória. Em caso de empate entre duas ou mais equipes, será realizado sorteio ou jogo extra.

(6)

Parágrafo terceiro - Em caso de duplo W.O. (não comparecimento das duas turmas), a decisão sobre a continuidade dos jogos é da Comissão Central Organizadora (C.C.O.).

Art 13º - Poderá haver coincidência de horário nas diferentes modalidades, sendo que cada turma deverá ter atletas suficientes para participar naquelas modalidades em que, porventura, isto venha a ocorrer.

Art 14º - A identificação dos alunos participantes em cada turma será feita por meio dos espelhos de classe, fornecidos pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE).

Parágrafo primeiro – O estudante que não constar no espelho de classe não poderá participar dos jogos.

Parágrafo segundo – A Comissão Organizadora poderá solicitar a qualquer momento um documento de identificação a qualquer aluno, bem como impedir a participação do mesmo nas disputas.

Art 15º - Se no decorrer dos jogos forem percebidas pela Comissão Central Organizadora atitudes antidesportivas de qualquer equipe visando prejudicar outra turma, a equipe praticante do ato sofrerá punição, podendo acarretar desde a perda dos pontos da partida, até a desclassificação da equipe ou da turma do decorrer da competição.

Art 16º - Todo e qualquer estudante que antes, durante e após o seu jogo cometer agressão verbal contra a arbitragem, educadores, ou colegas, estará suspenso do mesmo, e automaticamente impossibilitado de participar da partida subsequente, podendo sofrer sanções mais severas de acordo com a análise da comissão.

Art 17º - Acontecendo alguma situação irregular decorrente das disputas, a equipe poderá encaminhar seu protesto à Comissão Central Organizadora (C.C.O.), por escrito, assinado pelo líder de esportes, imediatamente após o término da partida em questão.

(7)

Parágrafo único – É de responsabilidade das turmas encaminhar protestos ou pedidos de verificação com relação à participação de alunos nas equipes adversárias.

Art 18º - Todas as modalidades serão realizadas em obediência às regras oficiais e de acordo com o que estabelece este regulamento.

Parágrafo único – No futsal a partir de terceira falta será cobrado tiro livre direto.

Art 19º - A turma que não comparecer aos jogos com o número mínimo de estudantes estabelecido para a modalidade será declarada perdedora por W.O. e estará automaticamente eliminada do restante da disputa da mesma modalidade.

HANDEBOL - As equipes são constituídas por 7 (sete) atletas. O número mínimo para iniciar o jogo é de 5 (cinco) atletas.

Duração do jogo: 2 períodos de 10 (dez) minutos corridos.

Em caso de empate na fase final, decisão através da cobrança de 3 (três) tiros de sete metros por equipe, cobradas por atletas diferentes. Persistindo o empate, cobrança alternada de tiros de sete metros, por atletas diferentes até que se encontre um vencedor. Quando esgotar o número de atletas em condições de bater, pode-se repetir os cobradores.

Pontuação: Vitória – 3 pontos Empate – 1 ponto Derrota – 0 ponto Critérios de desempate: 1º- Confronto direto

2º- gols average 3º- Sorteio

FUTSAL - As equipes são constituídas por 5 (cinco) atletas. O número mínimo para iniciar o jogo é de 4 (quatro) atletas. Somente para as turmas de Ensino Médio será permitida a inscrição de duas equipes por turma, isso se a mesma possuir um número de alunos igual ou superior a 16 (dezesseis) praticantes do esporte.

(8)

Duração do jogo: 2 períodos de 10 (dez) minutos corridos.

Em caso de empate na fase final, decisão através da cobrança de 3 (três) tiros livres da marca penal por equipe, cobradas por atletas diferentes. Persistindo o empate, cobrança alternada de tiros livres da marca penal, por atletas diferentes até que se encontre um vencedor. Quando esgotar o número de atletas em condições de bater, podem-se repetir os cobradores.

Pontuação: Vitória – 3 pontos Empate – 1 ponto Derrota – 0 ponto Critérios de desempate: 1º- Confronto direto

2º- gols average

3º- Menor número de cartões amarelos 4º - Menor número de cartões vermelhos

BASQUETE – As equipes são constituídas de 5 (cinco) atletas. O número mínimo para iniciar a partida é de 5 (cinco) atletas.

Duração do jogo: 2 períodos de 10 minutos corridos.

Em caso de empate, serão realizados 3 (três) lances livres para cada equipe, cobrados por atletas diferentes. Persistindo o empate, cobranças alternadas de lances livres até se chegar ao vencedor.

Pontuação: Vitória – 2 pontos Derrota – 1 ponto

Critérios de desempate: 1º- Confronto direto 2º- cestas average 3º- sorteio

VOLEIBOL 7º, 8º e 9º EF – As equipes são constituídas por 6 (seis) atletas. O número mínimo para iniciar o jogo é de 6 (seis) atletas.

Duração do jogo: set único em tie-break até 25 (vinte e cinco) pontos, sendo necessária diferença mínima de 2 (dois) pontos para o término da partida.

(9)

OBS: A final será disputada em melhor de 3 (três) sets de 21 pontos.

Pontuação: Vitória – 2 pontos Derrota – 1 ponto

Critérios de desempate: 1º- Confronto direto 2º- pontos average 3º- saldo de pontos 4º - sorteio

VOLEIBOL MISTO 1º, 2º E 3º EM – As equipes são constituídas por 6 (seis) atletas. O número mínimo para iniciar o jogo é de 6 (seis) atletas.

Duração do jogo: set único em tie-break até 25 (vinte e cinco) pontos, sendo necessária diferença mínima de 2 (dois) pontos para o término da partida. OBS: A final será disputada em melhor de 3 (três) sets de 21 pontos.

Pontuação: Vitória – 2 pontos Derrota – 1 ponto Critérios de desempate: 1º- Confronto direto

2º- pontos average 3º- saldo de pontos 4º - sorteio

BADMINTON 8º e 9º EF, 1º, 2º E 3º EM – As equipes são constituídas por 2 (dois) atletas

Duração do jogo: set único de 21 pontos, se empatar em 20 pontos vantagem de 2 pontos até 30 pontos.

– Altura da rede é de 1,55cm.

– Para iniciar o jogo realiza-se um sorteio.

– Para sacar pode-se utilizar todo o fundo da quadra, o atleta deve manter os dois pés no chão, não podendo tocar os pés na linha do meio.

– Será considerada falta quando:

A) O atleta (roupa ou raquete) encostar na rede, ou se o atleta invade ou acerta a peteca do outro lado da quadra.

(10)

B) Se a peteca tocar o teto da quadra.

C) Se a peteca cair fora das linhas da quadra (linha é considerada parte da quadra).

D) Se a peteca for golpeada 2 vezes no mesmo lado da quadra.

OBS: Se durante o ato do saque a peteca tocar a rede e cair do outro lado da quadra, o saque é válido.

Sistema de disputa: eliminatória simples

Art 20º - Em caso de comprovação de inclusão irregular de aluno, a equipe infratora, assim como os atletas, estará AUTOMATICAMENTE ELIMINADA da competição.

Art 21º - O atleta expulso ou desqualificado (handebol) em uma partida estará AUTOMATICAMENTE SUSPENSO da partida subsequente daquela modalidade.

Parágrafo único – Em caso de expulsão por motivo grave, a mesma deverá ser relatada em súmula pela arbitragem, sendo a súmula encaminhada à Subcomissão de Disciplina que dará parecer sobre a pena a ser imposta ao (s) aluno (s) em questão.

Art 22º - As pessoas que invadirem as imediações da área de jogo durante as disputas, serão identificadas, podendo ser penalizadas juntamente com suas turmas.

Art 23º - A respeito das torcidas: está proibido o uso de instrumentos musicais, apitos, cornetas e outros tipos de sinais sonoros nas torcidas. Esses objetos atrapalham o bom andamento das partidas, dificultam a comunicação dentro de quadra e impactam na vizinhança.

- Não será permitido o porte, tampouco a colocação de cartazes, faixas, panos, trapos, balões, bandas ou algo semelhante no entorno das quadras durante os jogos.

(11)

Art 24º - De acordo com a gravidade dos fatos ocorridos, a pena imposta pode chegar até a DESCLASSIFICAÇÃO TOTAL da turma em todas as modalidades e naipes em que ela estiver inscrita.

Art 25º - A Comissão Central Organizadora (C.C.O.) encaminhará para a Direção do colégio todos os casos de indisciplina que julgar relevantes, estando os alunos sujeitos às normas que regem o funcionamento da escola.

Art 26º - Somente serão premiados o seguinte número de estudantes por modalidade:

Handebol Futsal Basquete Vôlei Badminton 6º ano EF 14 | 14 12 | 12 - - - - - - 7º ano EF 12 | 12 10 | 10 10 | 10 12 | 12 - - 8º ano EF 12 | 12 10 | 10 10 | 10 12 | 12 2 9º ano EF 10 | 10 10 | 10 10 | 10 10 | 10 2 1º, 2º e 3º anos EM 10 | 10 10 | 10 8 | 8 8 | 8 12

Maristinha Todos os participantes serão premiados por participação.

Art 27º - Os árbitros serão designados pela Comissão Central Organizadora (C.C.O.), não podendo ser vetados.

Art 28º - É de competência dos árbitros obedecer aos horários estabelecidos na programação dos jogos, bem como cumprir à risca o que rege este regulamento. Parágrafo único – Os árbitros não estão autorizados pela C.C.O. a alterar qualquer dispositivo que conste neste regulamento.

Art 29º - É de responsabilidade dos árbitros relatar qualquer incidente ou infração ocorrida durante o desenrolar das disputas, através de relatório anexo à súmula e enviado para a Comissão Central Organizadora (C.C.O.).

(12)

Art 30º - Serão premiados com medalhas 10 atletas do EM e 14 atletas do EF das equipes campeã e vice-campeã em cada modalidade e naipe correspondente.

Art 31º - Os líderes de esporte são responsáveis por receber e divulgar as informações relativas ao andamento da Olimpíada Rosariense 2017.

Art 32º - Somente podem ser consideradas informações oficiais aquelas divulgadas pela C.C.O. ou por aqueles a quem a C.C.O. destine esta responsabilidade.

Art 33º - Em caso de extravio de material de jogo, é responsabilidade da turma infratora providenciar a reposição do mesmo.

Art 34º - Dentro da área de jogo, somente será permitida a presença dos ESTUDANTES que estejam participando da partida.

Art 35º - Está VETADA a utilização de acessórios nas mãos, punhos e orelhas, tais como anéis, pulseiras, relógios e brincos.

Art 36º - A organização da Olimpíada Rosariense não se responsabiliza por acidentes ocorridos com alunos ou por estes provocados a terceiros, antes, durante ou após as competições.

Porto Alegre, setembro de 2017. Comissão Organizadora

Referências

Documentos relacionados

Os doentes paliativos idosos que permanecem nas instituições privadas são encaminhados pelos hospitais em que estavam ou internados pelos próprios familiares

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

fornece as regras básicas de interpretação dos evangelhos ao descrever em Hebreus a natureza do sacerdócio de Cristo através do significado do nome de Melquisedeque. Hb.7-1,2:

A análise por CGAR [Fig. 155) desta fração mostrou uma série de compostos. Os espectros de massas, obtidos por CGAR-EM [Fig. A presença de triterpenos pentacíclicos nesta fração

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from