• Nenhum resultado encontrado

EXECUÇÃO POR COERÇÃO PATRIMONIAL E A EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXECUÇÃO POR COERÇÃO PATRIMONIAL E A EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação

PUCRS

EXECUÇÃO POR COERÇÃO PATRIMONIAL E A

EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

Isadora Albornoz Cutin.

José Maria Rosa Tesheiner (orientador)

Programa de pós-graduação stricto sensu – Mestrado em Direito, Faculdade de Direito, PUCRS.

Resumo

O presente trabalho presta-se a abordar a necessidade de se assegurar que a tutela jurisdicional seja efetiva. O tema, como demonstrado, é de suma importância não só para os operadores do direito, mas para toda sociedade.

O processo tem que ser um meio eficiente para proteger o direito material de violação ou ameaça1. As decisões devem ter efeito no “mundo real”, não somente no “mundo jurídico”.

As inúmeras reformas sofridas no Código de Processo Civil brasileiro visam, basicamente, a efetividade e a celeridade da tutela jurisdicional, com o objetivo de combater a morosidade do processo. Assim, os meios coercitivos, que exercem pressão sobre o demandado, surgem para assegurar a efetivação da decisão judicial2.

A condenação do obrigado a pagar determinado valor por cada dia de atraso, ou por tempo de atraso, no cumprimento da obrigação é denominada astreinte (condenação acessória)3.

Esta técnica executória tem sua origem no sistema jurídico francês4. A existência de tal artifício se justifica na necessidade de “pressionar” o cumprimento da obrigação, assim, tornando o provimento jurisdicional efetivo.

1 GRINOVER, Ada Pellegrini. Ética, Abuso do Processo e Resistência às Ordens Judiciárias: O Contempt Of

Court. Revista de Processo, n° 102, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, pág. 219.

2FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Comentários à novíssima reforma do CPC: lei 10.444, de 07 de maio de 2002. Rio de Janeiro: Forense, 2002, pág. 75.

3ASSIS, Araken de. Manual da execução. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, pág. 537.

4COUTURE, Eduardo Juan. Fundamentos del derecho procesal civil. 3. ed. Buenos Aires: Depalma, 1978, pág.

460. E o atual diploma francês dispõe que “todo juiz pode, mesmo de ofício, ordenar uma astreinte para assegurar a execução de sua decisão” (Art. 33, da Lei 91-650/91).

(2)

Para forçar o cumprimento da ordem pelo destinatário, o magistrado pode fixar as

astreintes. Araken de Assis esclarece que o fundamento dessa técnica “consiste na

condenação do obrigado ao pagamento de uma quantia, de regra por cada dia de atraso, mas que pode ser por tempo de atraso (461, § 5º), no cumprimento da obrigação, livremente fixada pelo juiz e sem relação objetiva alguma com a importância do vínculo”5.

José Maria Rosa Tesheiner ressalva:

“As astreintes, reguladas pelo artigo 461, visam a propiciar ao autor exatamente o bem a que tem direito. O artigo 14 tutela a dignidade da justiça. Embora se trate, num e noutro caso, de obter o cumprimento das ordens judiciais, há esta diferença fundamental: o artigo 461 tutela o interesse do autor; o artigo 14, o interesse público. Por isso mesmo, a multa do artigo 461 é do autor; a do artigo 14, para a Fazenda Pública.

(...) são, portanto cumuláveis com perdas e danos. Nada impede, tampouco, sua cumulação com as sanções do artigo 14, que têm natureza diversa e, ainda, com multa moratória, eventualmente prevista no contrato.”6

Enrico Tullio Liebman elucida que as multas têm “caráter executório, porque visam conseguir o adimplemento da obrigação pela prestação do próprio executado, compelido a cumpri-la”.7

É imprescindível que a decisão judicial tenha repercussão na realidade fática. A ordem emanada do Estado-juiz tem que ser cumprida e, para tanto, o ordenamento deve dispor de meios executivos capazes de proporcionar o resultado almejado. Assim, a multa atua sobre a vontade do devedor para pressioná-lo a adimplir.

Deve-se buscar a efetividade e celeridade processual, mas a execução não pode ser incompatível de fato com a certeza jurídica8.

Introdução

A motivação que resultou na escolha do tema proposto visa verificar meios de tornar a prestação jurisdicional mais efetiva e célere, através da coerção do demandado a cumprir as determinações judiciais. O que justifica o assunto selecionado no mundo acadêmico-jurídico é a busca técnico-científica de alternativas viáveis às questões fáticas.

5ASSIS, Araken de. Manual da execução. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, pág. 537.

6 TESHEINER, José Maria Rosa. Sobre as astreintes. Disponível em: http://www.tex.pro.br/wwwroot/

curso/processoseconhecimentoecautelar/sobreasastreintes.htm. Acesso em: 11/11/2006.

7LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de execução. 3. ed., São Paulo: Saraiva, 1968, pág. 170.

8CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de direito processual civil. Traduzido por J. Guimarães Menegale. São

(3)

O problema da efetividade do processo tem ligação com a não rara demora do processo. O anseio pela efetividade da prestação jurisdicional existe em decorrência de uma demanda da sociedade, que almeja o direito na prática e está incrédula com o Poder Judiciário. Assim, os operadores do direito, motivando os legisladores a realizar inúmeras reformas na legislação, fizeram que a “efetividade do processo” tenha se tornado “palavra de ordem no moderno processo civil”9.

Metodologia

São utilizados os seguintes métodos de procedimento: método histórico (analisa os acontecimentos relevantes do passado para verificar sua influência na atualidade); método monográfico (visando generalizações); e método estruturalista (com o intuito de partir a investigação científica de um fenômeno concreto).

A hermenêutica jurídica (ciência que estuda e confecciona o repertório de enunciados a serem respeitados pela via interpretativa) será sempre o ponto de partida para a compreensão de todos os fenômenos, em conformidade com a realidade social, que serão objeto de exame no decorrer do estudo.

Conclusão

A coerção patrimonial tem como finalidade a efetividade dos provimentos judiciais. Mostra-se como técnica eficiente para as execuções de obrigação de fazer, não fazer e entrega de coisa. Ressaltando-se que, sempre que possível, deve-se preferir a tutela específica à qualquer outra forma.10 Entretanto, será ineficaz nos casos de insuficiência patrimonial do executado.11

9TESHEINER. José Maria Rosa. Limites da coerção judicial (limites do artigo 461 do CPC). Disponível em:

http://www.tex.pro.br/wwwroot/curso/execucao/ limitesdacoercaojudicial.htm. Acesso em: 10/11/2006.

10MOREIRA, José Carlos Barbosa. A tutela específica do credor nas obrigações negativas. Revista Brasileira de Direito Processual. v. 20. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1979.p. 63.

11Athos Gusmão Carneiro explica que nos casos de executado sem patrimônio caracteriza a “imponibilidade das

‘astreintes, como meio de coação tendente a dobrar a recalcitrância do devedor”. CARNEIRO, Athos Gusmão. Das ‘astreintes’ nas obrigações de fazer fungíveis. Revista da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ajuris, ano V, n. 14, novembro, 1978, p. 129.

(4)

Referências

AMARAL, Guilherme Rizzo. As astreintes e o Processo Civil brasileiro: multa do artigo

461 do CPC e outras. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2004.

ARRUDA ALVIM. Interpretação da sentença liquidanda – fidelidade ao seu sentido original – multa convencional e “astreintes” – diferenças e limites. Revista de Processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, ano 20, n. 77, janeiro-março de 1995.

ASSIS, Araken de. O Contempt Of Court no Direito Brasileiro. Revista de Processo. v.111, ano 28, julho-setembro de 2003.

_____________. Manual da execução. 11. ed. rev. ampl.atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

CARNEIRO, Athos Gusmão. Das ‘astreintes’ nas obrigações de fazer fungíveis. Revista da

Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ajuris, ano V, n. 14, novembro,

1978.

CHABAS, François. L’astreinte em droit français. Revista de Direito Civil, n. 69. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.

CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de direito processual civil. Traduzido por J. Guimarães Menegale. São Paulo: Saraiva, 1965.

COUTURE, Eduardo Juan. Fundamentos del derecho procesal civil. 3. ed. Buenos Aires: Depalma, 1978.

FACHIN, Luiz Edson. Redução de multa imposta por não-cumprimento tempestivo de ordem judicial – incidência do § 6º do artigo 461 do enriquecimento sem causa. Revista Forense, vol. 392. Rio de Janeiro: Forense, 2007 (jun./ago.).

FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Comentários à novíssima reforma do CPC: lei 10.444, de

07 de maio de 2002. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Ética, Abuso do Processo e Resistência às Ordens Judiciárias: O Contempt Of Court. Revista de Processo, n° 102, ano 26. São Paulo: Revista dos Tribunais, abril-junho de 2001.

GUERRA, Marcelo Lima. Execução Indireta. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1998.

LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de execução. 3. ed., São Paulo: Saraiva, 1968.

MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de Processo Civil, volume 3: Execução. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

(5)

_____________. Tutela Específica: arts. 461, CPC e 84, CDC. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

MOREIRA, José Carlos Barbosa. A tutela específica do credor nas obrigações negativas.

Revista Brasileira de Direito Processual. v. 20. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1979.

PERROT, Roger. La coerzione per dissuasione nel diritto francese. Rivista di Diritto Processuale, n. 3, 1996.

PEYRANO, Jorge W. CHIAPPINI, Julio O. El proceso atípico. Parte terceira. Buenos Aires: Editorial Universidad, 1985.

TALAMINI, Eduardo. Tutela relativa aos deveres de fazer e de não fazer: e sua extensão

aos deveres de entrega de coisa (CPC, arts. 461 e 461-A; CDC, art. 84). 2. ed. rev., atual. e

ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

TESHEINER, José Maria Rosa. Sobre as astreintes. Disponível em:

http://www.tex.pro.br/wwwroot/curso/processoseconhecimentoecautelar/sobreasastreintes.ht m. Acesso em: 11/11/2006.

_____________. Limites da coerção judicial (limites do artigo 461 do CPC). Disponível em: http://www.tex.pro.br/wwwroot/curso/execucao/limitesdacoercaojudicial.htm. Acesso em: 10/11/2006.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Tutela específica das obrigações de fazer e não fazer. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil. Porto Alegre: Síntese, v. 3, n. 15, jan./fev., 2002.

WAMBIER, Luiz Rodrigues. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim, MEDINA, José Miguel Garcia. Breves comentários à nova sistemática processual civil. 3. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

_____________. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Breves comentários à 2ª fase da

reforma do Código de Processo Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. ARRUDA ALVIM NETTO, José Manoel. O grau de coerção das decisões proferidas com base em prova sumária: especialmente a multa. Revista

Referências

Documentos relacionados

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Nos mapas de concentração, cada pixel possui um valor de concentração de um dos componentes da amostra, assim, pode-se calcular a concentração das substâncias no comprimido como

Isso é importante, pois, segundo as autoras, possibilita-se ao leitor reconhecer o objetivo ou propósito pretendido no quadro interacional desenhado, determinar

Trata-se de um estudo realizado através do método dedutivo, de abordagem qualitativa, realizada por meio de fontes primárias, Constituição Federal de 1988, leis